Por que Globo e Folha brigaram com Ibope e Datafolha

pesquisas

Na última quarta-feira, o Jornal Nacional noticiou parte dos dados divulgados no âmbito da última edição da série histórica de pesquisas que o Ibope faz para a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O site da CNI diz que a popularidade de Dilma Rousseff aumentou. Porém, o JN se limitou a exibir um gráfico que distorceu esse fato.

 

pesquisas 1

 

 

pesquisas 2

 

 

Como se vê, o Ibope fez a pesquisa e concluiu que a popularidade de Dilma subiu. E os números do gráfico da CNI-Ibope não batem com os números do gráfico exibido no Jornal Nacional.

O que aconteceu é muito simples: o JN pegou números de outras pesquisas Ibope deste ano sobre a popularidade de Dilma e os apresentou como se fizessem parte da série histórica que o Ibope faz para a Confederação Nacional da Indústria.

Mas por que os números de outras pesquisas Ibope são diferentes dos números das pesquisas que o instituto faz exclusivamente para a CNI?, perguntará o leitor. Há vários fatores que explicam essa discrepância: índice de confiança, número de pesquisados etc.

Como cada pesquisa tem uma particularidade, não dá para misturar uma série histórica de pesquisas – que tem sempre o mesmo critério – com pesquisas aleatórias, feitas sobre base de dados diferente.

Ou seja: o Jornal Nacional perpetrou uma trapaça. Forjou uma série histórica da CNI para enganar seu telespectador.

Dez dias antes da divulgação da pesquisa CNI-ibope, a Folha de São Paulo estampou em sua primeira página uma pesquisa Datafolha que apresentou excelentes resultados para Dilma, mas que, tal qual ocorreu no Jornal Nacional, foi distorcida por quem a noticiou.

 

datafolha 6

 

O assunto foi tratado no post Folha manipula gráfico e inverte dado da pesquisa Datafolha. O texto mostra que, na primeira página, a Folha uniu os que achavam que Dilma tinha pouca responsabilidade pelo escândalo na Petrobrás com quem achava que tinha muita. Graças a esse artifício, o jornal chegou aos tais 68% que estariam culpando Dilma pelo escândalo.

Contudo, analisando a pesquisa encontra-se dados que mostram que, ao contrário do que sugeriu a manchete, Dilma está sendo muitíssimo bem avaliada por combater a corrupção não só na Petrobrás, mas de forma geral.

 

datafolha 7

 

Na própria Folha, um dos colunistas mais antigos e eminentes do jornal sugeriu que este manipulou a divulgação do estudo do Datafolha. Janio de Freitas insinuou que o instituto e o jornal que o controla fizeram uma pergunta ambígua para os entrevistados de forma a poderem construir a manchete.

 

pesquisas 4

Os fatos supracitados levam a uma conclusão inevitável: tanto o Jornal Nacional quanto a Folha brigaram com os dois institutos que lhes fornecem pesquisas de opinião. Enquanto esses institutos dizem uma coisa, o telejornal e o jornal dizem outra.

A fabricação de uma realidade mais rósea para as famílias Marinho e Frias por empregados que tentam adivinhar os desejos dos patrões decorre de um fato surpreendente. Há meses e meses que Dilma está sob intenso bombardeio. E após o fim da campanha eleitoral, com a reeleição dela, a artilharia não parou. Parece que a campanha não terminou.

Com todo o aparato de desmoralização mobilizado contra a presidente, tanto a Globo quanto a Folha noticiarem pesquisas mostrando que o bombardeio pós eleitoral não só não produziu efeito negativo para o alvo como tampouco impediu resultados positivos, seria arrasador.

O que surpreende é a manipulação grosseira dos fatos. Aliás, o mais surpreendente – porém, nem tanto – é a manipulação de pesquisas dessa forma. Certamente esses veículos já foram tão longe, mas, de momento, não ocorre quando…

Para finalizar, relato um fato que pode explicar ao leitor o que está acontecendo – por que a mídia não consegue destruir a presidente da República.

Na semana que finda, fui jantar com dois amigos comunistas para planejarmos como transformar o Brasil em Cuba… Brincadeiras à parte, o fato é que, durante o jantar, o garçom que nos servia relatou que lê este Blog e quis me cumprimentar.

 

pesquisas 6

 

 

Os fatos supracitados guardam relação íntima com pesquisa recentemente divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República sobre os hábitos dos brasileiros em relação às mídias.

Essa pesquisa confirma o que aconteceu no restaurante em que fui jantar. Cada vez mais, os brasileiros informam-se pela internet e, cada vez mais, informam-se por blogs como este. Dessa forma, as versões dos JN’s e Folhas da vida não ficam mais sem contraponto.

É por isso que a velha mídia tem tido que recorrer a falsificações da realidade. É simples assim.

Tags: , , , ,

103 Comentário

  1. Adorei o nome do restaurante no uniforme do garçom Sujinho….kkkk

  2. Mais uma previsão “catastrófica” que não se conforma: o estouro do teto da meta de inflação. O índice acumulado para 2014 ficou em 6,46% a.a – abaixo do teto da meta. E ainda tem babaquara manipulado que acredita nessa imprensa terrorista.

    • A bandalheira BandNews já estourou a meta inflacionária do ano de 2015 segundo as suas previsões.

  3. Eduardo, você continua a ser um exemplo a ser seguido por todos nós que ainda não “resignamos” e queremos fazer política “viva” e “verdadeira”. Um abraço.
    Paulinho

  4. Valeu, Edu, parabéns, cara! O blog sempre foi muito bom, mas pelo que sei, só nós da classe média de esquerda líamos. Agora atingiu o povão. O pig está f…e mal pago.
    PS: O Fernando Rodrigues vai tirar as calças pela cabeça depois dessa!

  5. Espero que o simpático garçom tenha argumentação suficiente para triturar a enormidade de reaças comandados pelo adolescente rebelde Lobão, que vão ali fazer suas refeições.

  6. como sempre um baita avaliação…tinha algo de errado nessa história

  7. Acredito que esta foi a ultima eleição em que a midia teve alguma influencia.Mas não quer dizer que teremos dias mais tranquilos,pois ha os grandes da rede que a sabem usar muito bem para criar ondas,bolhas que são altamente perigosos.Outra é ,um arejamento do juridico brasileiro,com profissionais oriundos das mais varidas raizes,sociais,economicas e racias e não este contigente de insensiveis filhinhos de papai.Espero um ministro da justiça que imponha autoridade na policia federal e coloque na linha este bando de coxinhas que maculam a instituição.E com a democratização economica da midia,dimina em muito os riscos a democracia e demova os aventureiros.

  8. Ora, se eles criaram toda uma realidade econômica não apenas brasileira, mas mundial, pq não inventariam tbm uns números de popularidade e aprovação?

    A pesquisa sobre a Petrobrás foi simplesmente criminosa. A questão, como bem colocado pelo Jânio, era claramente ambígua – e qdo um instituto de pesquisa experiente como esse faz uma pergunta tão explicitamente ambígua, é pra inflar o resultado que deseja.

    E se o caso da Petrobrás realmente for até o final, e aparecerem os verdadeiros responsáveis – a tucanada a quem os corruptos sempre serviram -, aí que o JN terá que inventar uma realidade ainda mais esquizofrênica pra tentar salvar ao menos algumas penas…

    E como seria bom se a Dilma realmente resolvesse ir a fundo. Eu sei que não é possível, compreendo as razões dessa decisão, mas não dá pra deixar de desejar profundamente que a maior roubalheira da nossa história – a privataria – fosse finalmente investigada.

    A melhor defesa, como dizem, é o ataque. Mas com essa PF e esse Judiciário abarrotados de penosos, é até temerário terminarem dando um certificado de lisura e uma medalha pra FHC e cia.

    Acabariam dando-lhes mais 100 Bilhões de dólares, se depender de Gilmar Dantas e cia.

  9. Olá Eduardo.

    Mas infelizmente o Governo Federal continua financiando o PIG com propagandas oficiais. Eu não consigo entender essa lógica do Governo Federal que financiar quem o destrói. Sinceramente estou cansado de defender um governo que não se defende e creio que muitos militantes do PT estão ficando cansados. Para resolver essa questão, bastaria a Dilma indicar o Senador Requião para ministro das comunicações, pois ele sabe muito bem como lidar com o PIG.

    • Cara, o governo está apenas cumprindo a Constituição.

      O Estado deve observar sempre o princípio da impessoalidade, reza a CF88. Não pode, portanto, escolher a quem vai contratar ou fazer propaganda dessa forma. Seria absurdo o governo escolher colocar toda a verba publicitária apenas em veículos que dizem o que ele quer.

      Isso estaria completamente fora do Estado Democrático de Direito.

      Tenho até minhas dúvidas em relação à atitude tomada contra a Veja.

      Eu quero que essa imprensa marrom se exploda, mas NÃO sacrificando a lei. A imprensa não vale a pena.

      • É exatamente assim que o Lula, a Dilma e o PT pensam e bancam de republicanos. Consequência disso: falta pouco para o PT ser desconstruído pelo PIG e depois vai ser choro para todo lado.

        • Cara, cumprir a lei e a Constituição não é “bancar o republicano”. É ser honesto, cumprir uma obrigação e fazer aquilo para o que foram eleitos.

          Não é pq uma pequena minoria dos que os elegeram gostariam que passassem por cima das leis que eles devem fazê-lo.

          É preciso fazer a lei da mídia, isso sim. Esse é o caminho e não o atropelo da Constituição.

          • Uma coisa que eu acho que pode ser feita, dentro da lei e sendo bem republicando, é a queda do BV da globo e da publicidade dos veículos que tenham sua audiência diminuída. Na minha humilde opinião, acho que o PIG não merece tanta verba, mas não pelo fato de ser o PIG, mas pelo fato da queda de audiência.

            Há uma grande disparidade da verba que vai para o PIG e da que vai para a mídia progressista. Deveria haver um equilíbrio. Este equilíbrio é justamente o que o PIG não quer. A ley de médios também será um grande passo, pois acabará com a concentração midiática que fica na mão de um grupo só. O complexo midiático da globo é uma aberração que deveria ser dividida.

            A mídia progressista já faz um “estrago” no PIG com o que tem agora, imagina se houvesse mais equilíbrio de verbas.

          • Silvio, acho que vc acertou na mosca.

            É exatamente pra isso que o “critério técnico” serve.

            E é por isso que a imprensa marrom está desesperada.

          • Ops, é Sávio, e não Silvio.

            Foi mal :)

          • Preocupe-se não, companheiro! Meu nome é um pouco diferente. Já me chamaram de Silvio, Flávio, Saulo, SAUVIO (Tiram até onda comigo dizendo: “SAUVIO Corinthians, o campeão dos campeões”), etc. E por aí vai.

        • Eu gostaria que este Governo Dilma seja tão republicano e respeitador das leis quanto o foi o governo do finado FHC na questão da comunicação.

          Se não quiser praticar o mesmo republicanismo praticado pelo finado FHC, que corte toda a verba publicitária do Estado nos meios de comunicação. Como os blogues não recebem nada praticamente, eles não sofrerão com isto, mas o PIG e seus mafiosos vão sofrer demais com esta medida, pois a maior parte da Bolsa Imprensa fica nas mãos do PIG.

          • Não creio que os tucanos foram tão cumpridores da lei nesse ponto, não. Acho que a introdução do critério técnico e a pulverização das verbas feitas por Lula seguiram muito mais a lei e seu espírito do que a concentração nas mãos das 7 famílias.

            Cortar totalmente as verbas seria uma medida perfeitamente legal e moral. O que não pode é escolher subjetivamente quem as merece ou não. Seria ilegal, imoral e um BAITA dum precedente extremamente danoso pra democracia que certamente voltaria pra nos assombrar no futuro.

          • Ricardo, os tucanos cumpriram a lei na parte que lhes interessavam: criar brechas legais para se poder colocar dinheiro nas organizações mafiosas do PIG. É isto que o governo do Picolé de Chuchu faz até hoje: renova os diversos tipos de patrocínios “culturais, educacionais, científicos e esportivos” com os órgãos do PIG, mas não permite que empresas de comunicação progressistas, trabalhistas ou de esquerda tenham acesso às mesmas brechas legais dadas ao PIG.

          • O que Roberto Requião fez no Paraná, cortar todas as verbas publicitárias do Estado, é uma boa sugestão para o Governo Dilma, pois poucos blogues honestos e sérios (Conversa Afiada e Nassif, desconheço outros) tem acesso a uma merreca das verbas publicitárias. Quem seria mais prejudicados com o corte total das verbas publicitárias do Governo Federal e estatais são os órgãos mafiosos do PIG.

            Por isto torço para que o Governo Federal corte a Bolsa Imprensa do PIG, sabendo que poucos outros meios de comunicação (sérios e honestos) perderiam algo com isto. Mas quem acabaria sendo os mais prejudicados seria a imprensa mafiosa do PIG.

            O Governo Federal e as estatais poderiam manter a ajuda direta com as Confederações esportivas (com exceção de quem deve para algum órgão federal, em especial a CBF e federações de futebol, que se tornaram antros ou filiais da famiglia Marinho), com clubes esportivos que apliquem totalmente os recursos somente nas áreas olimpicas, com associações culturais que invistam diretamente no pequeno produtor cultural, etc.

      • Não vejo que o PIG está desesperado. Muito pelo contrário, o PIG conseguiu desconstruir o PT. Para você ter uma ideia, aqui no ABC paulista o PT perdeu feio nas eleições desse ano. Isso nunca tinha acontecido. E digo mais, nas próximas eleições o PT vai diminuir muito mais e se transformará num partido nanico. Boa parte da culpa é do Lula que não quis enfrentar o PIG. A Dilma não vai conseguir fazer a o marco regulatório da imprensa. Era para ter sido feito no segundo governo Lula. Agora o choro é livre, pois a Dilma vai apanhar 24 horas todos os dias até as eleições de 2018.

  10. Caro Edu8,
    De mais a mais, as informações quotidianamente vendidas pela mídia impressa, custam os olhos da cara ao seu cada vez mais reduzido público consumidor,

  11. Acho que se mais pessoas fizessem como eu e alguns amigos, que imprimimos e panfgletamos diariamente uma papeletinha com a lista dos principais blogs “sujos”, que arremetem depois para inúmeros outros, o número de pessoas bem informadas aumentaria significativamente. Começamos com uma conversa descontraída ou engatamos em alguma já iniciada e sugerimos essa leitura. A esmagadora maioria aceita muito bem. É uma modesta contribuição para por os brasileiros para refletir sem lavagens cerebrais ou bombardeio midiático.

  12. Edu,

    À folha e a Grobu não escondem que preferem a luciferina do Aecio “Chucher” Never a doçura de Dilma. Gosto não se discute

  13. Caro Edu,

    Uma fonte minha, confiável, me disse que a Folha pretende noticiar, finalmente, a nota de R$3,00!

    Feliz Natal a você, sua família, em especial a Vitória, e a todos os que habitam esse maravilhoso Blog!

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  14. CONVOCAÇÃO:
    Dia 1 janeiro 2015 todos os companheiros, militantes e simpatizantes em Brasilia na posse da nossa querida Dilma!
    VIVA O BRASIL

    • Com certeza este evento sera totalmente distorcido, manipulado, falseado pelos 7 demônios do PIG: jornais Globo, Folha, E(x)tadão (tadinho), revistas Veja e a do conglomerado Globo, Rede Globo (tv) e portais do inferno Uol e Globo.
      Depois, estaremos todos a nos lamentar sobre o boicote e as distorções do PIG.
      Em suma, a iniciativa e as ciladas ficam sempre por conta deles, da imprensa inimiga dos projetos nacionalistas e populares. Ao final ficamos todos indignados sem dar jeito no mal feito deles, sem qualquer ação preventiva para neutralizá-los. Bem a propósito, Bernardo plim plim já entregou o cargo ou não irá largar a rapadura?

  15. A Folha está no nível de seu filho bastardo, o Uol. Hoje, o Josias (será que ele frequenta a mesma sauna do Reinaldo???), comentou que a Dilma não tem autoridade para pedir pacto contra a corrupção.No IG, outra nota interessante: a Joven Pan pensa em contratar Bolsonaro para comentar,formando um belo time com Joseval Peixoto, Neumane, Reinaldo, Sherazade. Lemos nossos blogs mas a produção de conteúdo de massa é feita e manipulada pela direita. Talvez, um caminho, seja criar, dentro da EBC, uma poderosa agência de notícias,independente e sobre o controle da sociedade.

    • ♫ Sem dúvida que frequenta. E de vez em quando “trocam idéias”…

    • Mas para fortalecer a EBC, o ministro da Comunicação não pode ser nenhum covarde no estilo Paulo Bernardo Plim Plim (ou Trim Trim).

      Deveria ser um nome com a características de um Roberto Requião.

      Dilma, nossa presidenta, não faça a gente sofrer, corte logo a Bolsa Imprensa do PIG!

  16. A que ponto chegamos! Estão certos de que não enganam mais , mesmo porque poucos compram esses jornais.

  17. o cidadania.com foi o primeiro blogue que ascessei, depois vieram outros, do paulo, azenha, rodrigo, os últimos foram tijolaço, cafezinho e o mais recente o megacidadania, que é mais um programa de entrevista transmitido pela internet (https://www.youtube.com/channel/UCXcyBVHZ0Bx5zVRkNSQYeXA)…notei de uns tempos pra cá que não tenho mais assistido tele jornais, faz mais de 2 meses, só ligo a tv pra ver filmes e séries, quando exibem um bom filme ou uma boa série(só tenho tv aberta)!!…a tv aberta que mais assito é a TV Brasil, depois a cultura pq causa dos filmes!!

  18. O jurídico do PSDB, o tal Carlos Sampaio, pediu a diplomação do Aecim Pozim e do Aloysio 300 envés de Dilma e Temmer, eles ainda não desistiram do 3º turno, eles acreditaram piamente que os dois seriam diplomados, o ministro Toffoli merece aplausos de pé pelas palavras simples, claras, breves e extraordinariamente oportunas com as quais encerrou a cerimônia de diplomação de Dilma. “Não haverá terceiro turno na Justiça Eleitoral” balde de água fria na pretensão desses derrotados.

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/12/20/vox-todos-os-partidos-tem-culpa-na-petrobras/

    • Diplomar Aloysio VTNC como presidente eventual do Brasil? O PSDB pirou de vez. A qualidade da oposição brasileira SE AUTO DEFINE. O Aécio, coitado, todos os dias grita alto e bom som no PIGLOBO e acessorios: “”os que não votaram em mim (Aécio) estavam certos. Sou um poço de mágoas, de despeito, sou aluno piorado do FHC, não sei perder, não respeito à vontade da maioria dos brasileiros, minha urna é o tapetão, tenho viés golpista…etc,etc.” Desse jeito vai perder por muito tempo ainda e o Serra e o Alckmin só deixando o PlayBoy quebrar a cara, na esperança de que estarão blindados da Privataria e do Trensalão até 2018. A propósito, quando Dilma nomeará um Ministro das Comunicações, já que o cargo permanece vago desde a saída do Franklin Martins?

  19. Antes noticiavam o que bem entendiam e ficava por isso mesmo. Agora não é bem assim, Edu, gracias ao seu trabalho e dos outros “sujos”. Abraço.

  20. A dose negativa da mídia, contra o PT foi tão forte, que em vez de matar, o fortaleceu.

  21. A globo trabalha muito com a imagem ,pois muitos bares,consultórios ,lojas etc. sempre mantém uma tv ligada e geralmente na dita cuja,porém em um volume que você praticamente não houve todos os detalhes ,então a impressão que fica é a imagem.
    Esta semana eu estava em uma grande loja de calçados ,a qual possui uma área para café e lanches e havia nesse lugar uma tv sintonizada na globo news em um programa do Alexandre 55 milhões de cúmplices,e não se conseguia ouvir nada do que eles falavam e em um dado momento eles apresentaram um gráfico que mostrava a quantidade de empresas que foram autuadas pelo TCU por superfaturamento de obras em 2002 que girava em torno de 45 e em 2013 que girava em torno 195. Eu tenho certeza que aqueles que estavam ali naquele momento e que só se informam pelo PIG saíram dali com a nítida impressão de que o super faturamento de obras é praticamente 5 vezes maior nos governos do PT.

  22. a única coisa que não falsificam é o repasse público para globo, existem muitas coisas entre a globo e a Presidenta permissiva que podemos imaginar, se apanha tanto desses jornalecos por que investe o mesmo tanto? Tem coisas inexplicáveis e que não há quem entenda?

  23. Eles não cansam nunca de dar tiros nos pés ? E ainda vem fhc (o vendilhão) me chamar de burro e desinformado.

  24. **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  25. **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … …

  26. Vão morrer atirando, mesmo que só lhes reste munição imaginária.

    E fico feliz em ver como os blogs sujos estão cada vez mais populares. Imagino então o quanto não fica feliz você, Edu. Parabéns, você merece!!!

  27. ♫ Em casa onde falta “pão”, todos brigam e ninguém tem razão…

  28. E facilitaria muito o trabalho para os blogues progressistas, trabalhistas, nacionalistas e de esquerda (e para todos nós) se o Governo Federal cortasse a Bolsa Imprensa do PIG (que fizesse esse corte de forma republicana, a mesma forma republicana usada pelos governos tucanos).

    Mas parece que o Governo Dilma prefere continuar apanhando e desacreditando a imagem dos partidos de esquerda e da Petrobrás!

    • Luiz, o governo da presidente Dilma tem totais condições de analisar quem são os blogueiros que defendem a verdade e permitem o debate sério e imparcial e já passou da hora de patrociná-los ao invés de encher as burras de quem só quer f…ê-la, aliás de quem só quer f…er-nos. Eu continuarei a defender o PT porque sou trabalhador e não tenho outra alternativa. Mas que da vontade de chutar o balde, lá isso dá. Mudando de assunto, há poucos dias soltei os cachorros no José (o amigo do povo) e ingênuos como o Ricardo Pierri e uma tal de Marly não gostaram nadinha. Então aconselho os dois a lerem com mais atenção as baboseiras do José, pois já li comentários dele bastante simpáticos ao Alckmin, aqui mesmo no Cidadania. Pode ter sido de algum homônimo amigo do povo e ninguem melhor que o próprio pra esclarecer essa questão. Então, diz aí, José amigo do povo: voce tem simpatia pela esquerda, direita, ou é apenas mais um tolo que odeia politica e ainda não descobriu que nos reunimos aqui pra debater politica ? E dê-nos sua opinião sobre o governador Geraldo Alckmin, se não for pedir muito.

      • Cara me esquece, pois eu não sou novela para ser seguido! Você só pode ter algum problema!

        • Aqui nesse blog, só coloquei um projeto para ajudar o povo paulista, pois estão sofrendo com a falta d’água, se isso te incomoda pois você não gosta de ajudar os outros, isso é um problema seu. Como já falei, tenho uns 100 (projetos) ideias enviadas para o governo federal, mas isso você não vê, mas tenho certeza que muito gente sabe disso. me deixe em paz. Eu pelo menos tento ajudar os outros (fazer o bem) e não implico com ninguém nesse blog e nos outros que participo.

          • Eu não implico, pois sou de paz, você pode divergir politicamente sem trollar os outros , pois os trols estão tornado a politica uma coisa muito ruim.

          • Voce tem 100 projetos e nenhum foi aproveitado. Então, porque não faz como todos nós e exige apuração de todas as denuncias de corrupção nos governos Alckmin e Aécio ? Sr Amigo dos tucanos, digo Amigo do Povo, queremos sua opinião sobre o Alckmin e queremos agora !!! Qual sua corrente ideológica, Sr Leonardo Da Vinci, e o que o Sr tem a dizer da canalhice da Revista Veja e sobre o Aeroporto de Claudio ?

      • Cara, acho que vc está no blogue errado.

        Não ficamos patrulhando quem posta aqui pra saber se é “simpático” a tucano ou não. Não me incomodo nem me interesso pelas simpatias dos outros. Se aparecer alguém declarando seu amor pelos tucanos, paciência. Posso até tentar dissuadi-lo com argumentos, mas é direito do cara.

        E enquanto o exercício desse direito não for abusado com a falta de respeito e as falácias e mentiras dos trolls tucanos, beleza.

        Os trolls, sim, merecem resposta e ataques por serem agressões a nós, a nossa inteligência e à própria lógica e bom senso. Quem nos respeita merece respeito de volta.

        Mas não vou ficar atacando quem vc acha que parece que tem alguma simpatia por um tucano. Eles não são inimigos.

        Inimigos são os trolls e os fanáticos.

        Como eu escrevi, não confunda o Cláudio José com os trolls Rocambolli e Nigro.

        • Obrigado Ricardo pela consideração!

        • Pierri, ao contrário de muitos aqui jamais pedi censura a quem quer que seja. Sou perfeitamente capaz de demolir o discurso do Nigro ou do Romannelli, com um pé nas costas. Voce é ingênuo, e deve ser daqueles que sonha derrotar os inimigos do povo, apenas dedilhando teclados. Lamento por voce, francês !!!

          • Cara, não me importo se vc acha que sou “ingênuo”. Eu simplesmente não creio que haja qualquer diferença entre dizer que “todos os petistas são criminosos” e “supostos simpatizantes dos tucanos são inimigos”.

            Não é com radicalismo que vamos chegar a algum lugar. Ao contrário, os trolls que aparecem por aqui, completamente cegos, são o resultado do radicalismo.

            Esses, sim, que mentem, distorcem, consideram quem pensa diferente como “criminoso”, exageram tudo contra o lado “inimigo” e fecham os olhos pros “amigos”… São esses que eu combato, são esses que são uma mácula na democracia, são esses que são fascistas e nazistas e devem ser combatidos.

            E não alguém que vc SUPÕE nutrir “simpatia” pelo Alckmin. No máximo, caso a suposição esteja correta, trata-se de um inocente que precisa ter os olhos abertos e não ser patrulhado e combatido. Só os fanáticos vêem inocentes como inimigos.

            Lamento, cara, mas vc está completamente errado, e está se portando exatamente como os trolls radicais que aqui vem encher o saco, considerando que os outros estão “ou comigo, ou contra mim”, a lá Bush II, o irmão do Jeb.

            E não é assim que vamos vencer a “guerra”. Ao contrário, isso só serve pra nos isolar.

      • A “tal de Marly”, lamenta muito a falta de sensibilidade e análise, daqueles que não têm a capacidade de entender as postagens de Claudio José. É uma agressão desnecessária àqueles em que a alma fala mais alto que a razão. Foque um pouco nos comentários de Cláudio José e talvez com um esforço intuitivo, consiga entender. Aproveito para enviar ao Edu e família e a todos que aqui comparecem e ao Cláudio José, meus votos de UM FELIZ NATAL!

        • Marly um Feliz Natal para você e todos do Blog! Que esse espírito de paz e amor se espalhe, para o mundo inteiro.

        • Marly, voce é uma sonhadora ingênua. Insinuei que o “Amigo do povo” é tucano admirador do Alckmin e ele calou. Quem cala consente e talvez voce tambem seja admiradora do Picolé de Chuchu. Direito seu, do Claudio José e do Pierri. Jamais preguei punição ou censura para eleitor tucano.

          • Cara eu sou livre , se isso te incomoda é um problema seu. Quando o governo acerta eu bato palmas, mas quando erra eu não passa a mão na sua cabeça. Não sou militante de nenhum partido, pois todos eles tem sérios problemas e certas doenças (trollite) de alguns militantes infelizmente estão afastando as pessoas do meio político.

          • Pare com essa racionalidade fanática! A sua ingenuidade está escancarada. Uma ingenuidade que faz com que sua alma ( seu psicológico ) passe ao largo de, através dos “escritos”, analisar o que vai no íntimo dos outros. Repito: Foque nos comentários de Cláudio José nos vários blogs que ele visita! Cláudio José pouco comenta sobre política. E nem sempre quem cala consente. Dependendo das agressões e das injustiças, as criaturas sensíveis se chocam e calam. Procure entender um pouco de todo esse caso que você criou. Talvez um psicólogo lhe trará a luz para a correta interpretação .Feliz Natal! E deixe o Cláudio José e seus “projetos” em paz. Quisera que toda a humanidade tivesse uma pequena porcentagem de Cláudio José! Este mundo seria melhor.

          • Este é um projeto do bem e para o bem. Vamos criar o projeto “Blog do Bem do Claudio José”.
            Neste blog o Cláudio José pode colocar todos os seus projetos do bem para conhecimento de todos.

            Claudio José, mande para a nossa presidenta Dilma um outro projeto do bem: “Projeto Dilma Corta a Bolsa Imprensa do PIG”.

            Um feliz natal para o nosso Claudio José, o homem do bem e dos projetos do bem.

  29. O Ibope foi vendido para multinacional. E, além disso, agora uma concorrente alemã medirá (DE VERDADE) a audiência das TVs e as tiragens dos veículos em papel. Então, é possível que agora o Ibope faça pesquisas mais sérias, para não jogar no lixo aquilo que ele já tem pouco: credibilidade.

  30. Globosta é ridícula,só alienado assiste a porcaria,foi provado + uma vez,que não ELEGEM +,PRESIDENTE,e nem de condôminio.

  31. o pig não merece atenção, pois tem por natureza ser golpistas, nosso governo erra ao dar o bv a esses golpistas

  32. Bom domingo e boa semana para você Eduardo e família. Fico cada vez mais feliz em saber que as pessoas estão se informando pela internet. Eu já há uns bons anos não me informo em nada pela TV, rádio, jornais ou revistas; só pela internet, em especial os blogs sujos. Pelo que tenho constatado, a cada dia as pessoas confiam menos no PIG. Isto é muito salutar. Se for implantada a Lei dos Meios, aí sim teremos na Imprensa, confiabilidade. Abraços.

  33. Eduardo,
    gostaria de saber o que de importante aconteceu no encontro no planalto de um dos donos da Globo com a nossa presidenta há uns dias atrás. Você poderia nos dizer algo? Grato.

  34. Eduardo, você e o Nassif, conseguiram com as denúncias, abortar o golpe paraguaio. Hoje, o Nassif denuncia a manipulação do Globo para manter o Zé Cardozo e a consequente criminilização do PT. Isso não valeria outra mobilização ?

  35. Edu, isso é a prova do excelente trabalho que vem desenvolvendo, Parabéns , Há muitos anos não assisto JN, não leio veja …. Infelizmente manipular ,mentir é o que essa imprensa nojenta sabe fazer . Mas o exemplo desse garçom mostra que as coisas começam a mudar para melhor . UM FELIZ NATAL para você e sua família ,com votos de muita saúde . Um beijo em vitória .

  36. A equipe do Sarzemberg deve ter participado da montagem de mais esse gráfico, uma especialidade do Jornal das Hienas. Deduzo que eles o construíram calçados na tal da teoria do Domínio do Fato, e cientes da aberração, provavelmente recorreram a Literatura, digo, ao Código de Ética da GLOBO. Se nessa peça, digo, nessa montagem, tivesse havido um minimo de Democracia e Participação Popular, provavelmente mediante a indignação do ” contraditório” eles teriam dito arrogantemente como nos tempos da Ditadura ” FOI PARA ISSO SIM”.

  37. O que um garçom não faz para levar um gorjetinha, né !

    • Comentârio cretino de um típico exemplar dessa elite cretina que acha o povo é besta. Como ele adivinharia que eu tenho um blog, seu panaca?

    • Tá precisando de uma gorjeta de atenção? parece…

    • Vou sugerir ao Claudio José, o homem de bem e dos projetos do bem, que ele crie um projeto: “Dê uma gorjetinha de atenção para o Aloísio”.

  38. Historicamente, o Ibope quando é contratado pela CNI trás resultados MELHORES para Dilma do que quando o instituto é contratado pela Globo.

    Não só a popularidade, mas também as intenções de votos quando em época das eleições presidenciais.

    Contudo, está EVIDENTE, que a popularidade da presidente caiu em relação ao final de outubro (quando o governo tinha 44% de aprovação segundo o Datafolha e 45% segundo o Ibope). Efeito da propaganda eleitoral.

    Acaba a propaganda eleitoral, a popularidade sofre uma queda. Foi assim com FHC, com Lula e agora com Dilma. Não tem nada de anormal nisso.

  39. Olha, eu já ando com o nome impresso de alguns “blogs sujos”, na carteira, para repassar aos amigos que navegam na internet apenas nas mídias tradicionais da Casa Grande.

  40. EU SEMPRE DISSE E REAFIRMO. PARA FICAR BEM INFORMADA, LEIO ESTE BLOG. PARA MIM EDUARDO GUIMARÃES FAZ UMA ANÁLISE CONFIÁVEL DOS FATOS POR ISSO DESEJO-LHE TUDO DE BOM NO NATAL E ANO 2015.ASSIM COM A TODA SUA FAMÍLIA. QUE DEUS OS ABENÇOE.

  41. O sujo se juntando com o sujinho e lá em cima nas headlines, o roto querendo jantar o esfarrapado, hahaha.

  42. Edu, o que você achou da entrevista da Venena, ops Venina, no “fantástico, o show de horrores” desta noite? alías, você fará um artigo em cima desta entrevista de agora a noite?
    abraços!

  43. Fora de Pauta, mas importante.

    O QUE A GEÓLOGA DA PETROBRAS NÃO DISSE NO FANTÁSTICO NEM A GLÓRIA MARIA PROCUROU SABER

    Ex-gerente da Petrobras, que disse ter alertado a presidente da estatal, Graça Foster, sobre irregularidades na construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, assinou pedido para que a obra fosse adiantada; para inaugurar a fábrica ainda em 2010, durante o período eleitoral, ela assinou dezenas de aditivos milionários; alguns custos adicionais foram de US$ 328 milhões com equipamentos, US$ 182 milhões com serviços de engenharia e US$ 375 milhões com sistemas de segurança; depois de finalizado um relatório da comissão interna criada para apurar irregularidades nas obras, Venina Velosa da Fonseca foi demitida.

    Matéria completa: http://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/164341/Algoz-de-Gra%C3%A7a

  44. VENINA VENENO

    A heroína do Fantástico e a Venina do Linkedin…Duas vidas diferentes?
    22 de dezembro de 2014 | 09:07 Autor: Fernando Brito

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=23923

    venina1a

    Depois de aceitar que Paulo Roberto Costa passou ao menos três anos roubando “enojado” e “enojado” continuava recebendo parcelas de propinas por contratos mesmo depois de ter sido afastado da empresa, agora temos a história mais que capciosa de D. Venina Fonseca, a quem não posso, por desconhecimento – a

    Petrobras não abriu os detalhes dos processos interno que correm contra ela, embora ela tenha ido ao Fantástico acusar a presidente da empresa de cúmplice de todos os malfeitos da empresa.
    Mas posso, como qualquer jornalista deveria fazer, comparar o que ela disse na televisão com o que é, segundo ela própria, sua carreira na empresa.

    Segundo a transcrição da entrevista feita pelo Diário do Centro do Mundo, ela diz que “eu trabalhei junto com Paulo Roberto, isso eu não posso negar. Na diretoria de abastecimento, a partir de 2005″.
    Não é verdade, segundo a própria Venina informa em seu currículo no Linkedin.

    Lá, consta que ela era – o texto eu cito em inglês, como está escrito – “Manager, Implementation of Integrated Management Systems at Natural Gas Logistics Supervision Centre. De “May 2002 – May 2004 (2 years 1 month)“.

    Ora, de 2001 a 2003, Paulo Roberto Costa era responsável pela Gerência Geral de Logística da Unidade de Negócios Gás Natural da Petrobras…
    Depois, segundo a própria Venina, em seu Linkedin, foi ser “Assistant Manager to the Downstream Director’s Office” (diretor de abastecimento), em maio de 2004.
    Paulo Roberto Costa assumiu a diretoria de abastecimento em…14 de maio de 2004.
    Não seria justo inferir ligações anteriores, mas é a própria Venina quem documenta que não foi “na diretoria de Abastecimento, a partir de 2005″, mas durante ao menos sete anos era auxiliar de confiança de Paulo Roberto Costa.

    Mais adiante, Venina diz:
    “A opção que eles fizeram em 2009 foi realimente me mandar para o lugar mais longe possível, isso está entre aspas, onde eu tivesse o menor contato possível. Com a empresa, aparentemente eu estaria ganhando um prêmio indo para Cingapura, mas o que aconteceu foi que realmente quando eu cheguei lá me foi dito que eu não poderia trabalhar, que eu não poderia ter contato com o negócio, era para eu procurar um curso”.

    De fato, Venina foi para Cingapura, como “Chief Executive Officer, PM Bio Trading Pte Ltd”, uma joint-venture entre a Petrobras, a Mitsui e a empreiteira Camargo Correia, empresa subordinada a….Paulo Roberto Costa, o diretor de Abastecimento enojado …

    Quando PRC cai, Venina não é perseguida, mas promovida.
    Passa a diretora-gerente (“Managing Director, Petrobras Singapore Private Limited”).
    E, segundo ela própria, com amplos poderes pois assim ela define suas funções, desde então:

    “Responsável por conduzir o aumento das receitas junto com as margens de lucro e ser responsável por todos os contratos, a evolução dos negócios, as principais partes interessadas e clientes. – Reestruturação de toda a unidade, que resultou em significativa redução de custos e aumentando o lucro líquido três vezes nos primeiros seis meses de nomeação. – Liderou s Petrobras Singapore (PSPL) para atingir um lucro líquido recorde de US 59,5 milhões em 2012 de US $ 18 milhões em 2011, e, posteriormente, outro avanço no lucro líquido, de US $ 184 milhões em 2013″

    Nada de ficar “encostada”, portanto. E muito menos de viver trancada, numa situação de quase “escrava branca”, algo que justificasse a melodramática declaração ao Fantástico de que ” me afastar(am) do meu país, das empresas que eu tanto gostava, dos meus colegas de trabalho. Eu fui para Cingapura, eu não vi minha mãe adoecendo. Minha mãe ficou cega, transplante de coração, eu não pude acompanhar minha mãe. Meu marido não pôde mais trabalhar, ele teve que retornar.”

    O marido de Venina, Mauricio Luz, também segundo o seu Linkedin, “had been lived in Singapore from january 2010 to june 2012, working as a consultant and helping to implement the Braskem office in Singapore“.
    A Braskem é uma empresa que tem, entre os principais acionistas …a Petrobras, com 47% e a Odebrecht, com 50%.

    A saída de Luz, também casualmente, coincide com a queda de Paulo Roberto Costa.
    Não se faz aqui, como se viu, nenhuma acusação a Venina, porque seria um absurdo acusar, como ela faz, alguém de irregularidades e cumplicidadessem ter provas cabais disto.
    Mas não é possível afasta-la de todo este caso. Ela estava dentro dos esquemas de Paulo Roberto ou, pelo menos, aceitou-os.

    O Brasil está mesmo virando uma fábrica de “santinhos”

  45. O desespero da mídia e do Aécio têm uma boa razão, Eduardo. Eles foram encarregados de entregar o Brasil para os seus “senhores” do norte e não conseguiram, e no meio aonde eles vivem não se aceita fracasso de subordinados.

  46. Segundo a revista Forbes (2014), os três filhos de Roberto Marinho estão entre os 50 bilionários brasileiros.

    Juntos, os três somam uma fortuna de quase R$ 50 bilhões.

    Esses senhores, com toda essa grana, não estão nem aí se a Secom cessar toda a publicidade governamental em sua emissora.

    Emissora essa dada em concessão pública.

    O que eles querem é tirar do poder um governo com proposta populares.

    É uma espécie de obsessão, é uma tara capitalista e anticomunista pior que a do senador americano Joseph McCarthy que morreu aos 49 anos cheio de ódio à esquerda.

    Esses senhores, dono da Globo, põem em tela diariamente o fiel escudeiro Willian Bonner (muito bem pago, óbvio) para fazer caras e bocas na maioria das notícias sobre o governo do PT.

    Assim como Roberto Civita, que ao menos declarou que iria “derrubar Dilma”, os filhos de Roberto Marinho têm o mesmo objetivo.

    Em off o que eles querem é acabar coma raça do PT”, bem aos moldes de Bornhausen.

    Pena que Dilma prefere o caminho mais ameno e procura não bater de frente como fez Hugo Chávez com a emissora de TV semelhante a Globo na Venezuela. Fechou-a. Não lhe renovou a concessão.

    Cada país com seus líderes, cada país com sua história.

    A nossa é assim, tudo é paulatino, lento e pisando em ovos.

    A Comissão Nacional da Verdade é prova disso.

    Aqui não se toma decisões rápidas, aqui é tudo na base da câmera lenta, ou slow-motion para os apreciadores de anglicismos.

    Mas a esquerda insiste, persiste e não desiste de fazer do Brasil um país soberano e digno.

    Por mais que a direita queira puxá-lo para trás, a esquerda puxa para frente.

    Ao lado do povo a esquerda há de conquistar um grande país entre os melhores do mundo.

    • Quanto a diferença de atitude em relação a Chavez, a questão é que apenas o Congresso pode renovar ou negar a renovação de uma concessão pública. Chavez tinha controle sobre o Congresso. Aqui, o Congresso é hostil e composto de donos de concessões e com negócios com a Globo.

      Dilma não conseguiria fechar a Globo da mesma forma que fez Chávez.

      Quem sabe depois da lei da mídia e da reforma política? Se bem que, nessa situação, a imprensa vai deixar de estar acima de tudo, vai passar a ter responsabilidade e vai se comportar.

      • Você está certo, Ricardo. E como observei, cada país com seus líderes, cada país com sua história, aproveito para acrescentar ”cada país com seu congresso’. Convenhamos, o nosso deixa muito a desejar. Espero que esteja certo e torço por isso, Ricardo: “Quem sabe depois da lei da mídia e da reforma política? Se bem que, nessa situação, a imprensa vai deixar de estar acima de tudo, vai passar a ter responsabilidade e vai se comportar.” Parece utópico, mas eu sou um otimista. Abs.

  47. VENINA VENENO

    A heroína do Fantástico e a Venina do Linkedin…Duas vidas diferentes?
    22 de dezembro de 2014 | 09:07 Autor: Fernando Brito

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=23923

    venina1a

    Depois de aceitar que Paulo Roberto Costa passou ao menos três anos roubando “enojado” e “enojado” continuava recebendo parcelas de propinas por contratos mesmo depois de ter sido afastado da empresa, agora temos a história mais que capciosa de D. Venina Fonseca, a quem não posso, por desconhecimento – a

    Petrobras não abriu os detalhes dos processos interno que correm contra ela, embora ela tenha ido ao Fantástico acusar a presidente da empresa de cúmplice de todos os malfeitos da empresa.
    Mas posso, como qualquer jornalista deveria fazer, comparar o que ela disse na televisão com o que é, segundo ela própria, sua carreira na empresa.

    Segundo a transcrição da entrevista feita pelo Diário do Centro do Mundo, ela diz que “eu trabalhei junto com Paulo Roberto, isso eu não posso negar. Na diretoria de abastecimento, a partir de 2005″.
    Não é verdade, segundo a própria Venina informa em seu currículo no Linkedin.

    Lá, consta que ela era – o texto eu cito em inglês, como está escrito – “Manager, Implementation of Integrated Management Systems at Natural Gas Logistics Supervision Centre. De “May 2002 – May 2004 (2 years 1 month)“.

    Ora, de 2001 a 2003, Paulo Roberto Costa era responsável pela Gerência Geral de Logística da Unidade de Negócios Gás Natural da Petrobras…
    Depois, segundo a própria Venina, em seu Linkedin, foi ser “Assistant Manager to the Downstream Director’s Office” (diretor de abastecimento), em maio de 2004.
    Paulo Roberto Costa assumiu a diretoria de abastecimento em…14 de maio de 2004.
    Não seria justo inferir ligações anteriores, mas é a própria Venina quem documenta que não foi “na diretoria de Abastecimento, a partir de 2005″, mas durante ao menos sete anos era auxiliar de confiança de Paulo Roberto Costa.

    Mais adiante, Venina diz:
    “A opção que eles fizeram em 2009 foi realimente me mandar para o lugar mais longe possível, isso está entre aspas, onde eu tivesse o menor contato possível. Com a empresa, aparentemente eu estaria ganhando um prêmio indo para Cingapura, mas o que aconteceu foi que realmente quando eu cheguei lá me foi dito que eu não poderia trabalhar, que eu não poderia ter contato com o negócio, era para eu procurar um curso”.

    De fato, Venina foi para Cingapura, como “Chief Executive Officer, PM Bio Trading Pte Ltd”, uma joint-venture entre a Petrobras, a Mitsui e a empreiteira Camargo Correia, empresa subordinada a….Paulo Roberto Costa, o diretor de Abastecimento enojado …

    Quando PRC cai, Venina não é perseguida, mas promovida.
    Passa a diretora-gerente (“Managing Director, Petrobras Singapore Private Limited”).
    E, segundo ela própria, com amplos poderes pois assim ela define suas funções, desde então:

    “Responsável por conduzir o aumento das receitas junto com as margens de lucro e ser responsável por todos os contratos, a evolução dos negócios, as principais partes interessadas e clientes. – Reestruturação de toda a unidade, que resultou em significativa redução de custos e aumentando o lucro líquido três vezes nos primeiros seis meses de nomeação. – Liderou s Petrobras Singapore (PSPL) para atingir um lucro líquido recorde de US 59,5 milhões em 2012 de US $ 18 milhões em 2011, e, posteriormente, outro avanço no lucro líquido, de US $ 184 milhões em 2013″

    Nada de ficar “encostada”, portanto. E muito menos de viver trancada, numa situação de quase “escrava branca”, algo que justificasse a melodramática declaração ao Fantástico de que ” me afastar(am) do meu país, das empresas que eu tanto gostava, dos meus colegas de trabalho. Eu fui para Cingapura, eu não vi minha mãe adoecendo. Minha mãe ficou cega, transplante de coração, eu não pude acompanhar minha mãe. Meu marido não pôde mais trabalhar, ele teve que retornar.”

    O marido de Venina, Mauricio Luz, também segundo o seu Linkedin, “had been lived in Singapore from january 2010 to june 2012, working as a consultant and helping to implement the Braskem office in Singapore“.
    A Braskem é uma empresa que tem, entre os principais acionistas …a Petrobras, com 47% e a Odebrecht, com 50%.

    A saída de Luz, também casualmente, coincide com a queda de Paulo Roberto Costa.
    Não se faz aqui, como se viu, nenhuma acusação a Venina, porque seria um absurdo acusar, como ela faz, alguém de irregularidades e cumplicidadessem ter provas cabais disto.
    Mas não é possível afasta-la de todo este caso. Ela estava dentro dos esquemas de Paulo Roberto ou, pelo menos, aceitou-os.

    O Brasil está mesmo virando uma fábrica de “santinhos”

  48. E seria ainda mais simples democratizar as comunicações no Brasil(que, apesar da melhora, ainda se informa largamente pela televisão), uma vez que, esse aumento da procura dos brasileiros pela informação livre, mostra que eles iriam compreender com facilidade a necessidade de democratizarmos os outros veículos de comunicação eletrônica(embora a imprensa escrita também deva ser democratizada), já que começam a perceber que nesses veículos encontram apenas uma única versão dos fatos, sendo qualquer contestação a essa versão completamente censurada. POR ISSO PODEMOS VER O QUANTO É URGENTE E RELEVANTE DEMOCRATIZARMOS A MÍDIA, O POVO JÁ COMEÇA A PERCEBÊ-LO(COMO MOSTRA O EXEMPLO CONCRETO OCORRIDO COM VOCÊ) E ESSE MESMO POVO QUE JÁ COMEÇA A ENXERGAR QUE VIVE NUMA DITADURA MIDIÁTICO-OPINATIVA, COMPREENDERIA SEM GRANDES DIFICULDADES AS CAMPANHAS QUE SERIAM VEICULADAS PARA MOSTRAR-LHE QUE A DEMOCRATIZAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES É O CAMINHO PARA ESTABELECER-SE A PLURALIDADE INFORMATIVA E DIVERSIDADE OPINATIVA, OU SEJA, É A FORMA MAIS EXPLÍCITA DE SE ATINGIR A DIVERSIDADE DE OPINIÕES, A RIQUEZA DE IDEIAS E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO BRASIL, QUE NÃO É VIVIDA NESTE PAÍS, DESTRUINDO ASSIM A MENTIRA USADA PELOS BARÕES DA MÍDIA , QUE CHAMAM DE “CENSURA” A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA; E MOSTRANDO AOS CIDADÃOS QUE QUEM PRATICA CENSURA HOJE SÃO GLOBO E SUA CORJA, QUE IMPEDEM A OPINIÃO QUE DIVERGE DE SEUS INTERESSES DE SER DIVULGADA. Essa é a luta que o Governo Dilma precisa emplacar, sob pena de viver eternamente num clima golpista durante os próximos anos, e de ser responsabilizado por fugir ao papel histórico que lhe foi conferido, o de libertar o Brasil de um dos pilares do autoritarismo conservador, o controle da opinião e da informação nas mãos de treze famílias oligárquicas, ligadas ao que existe de mais conservador em matéria de pensamento político e social. É preciso pedir ao Governo um pouco de vergonha na cara para enfrentar a Globo. Temos que forçar Dilma e o PT a partirem para cumprir essa tarefa indispensável ao futuro de nossa Sociedade. Vamos à luta antes que seja tarde para as forças populares e a mídia destrua o Brasil, que já é sabotado diariamente pelos defensores de uma país subalterno e excludente, que estamos procurando modificar, enfrentando as forças do atraso, que continuam falando sozinhas. É hora de assumirmos a centralidade dessa questão como projeto indispensável das forças progressistas, antes que não existamos mais e que esse o processo de transformar o Brasil num país fascista, que a mídia encampa todo dia, se torne irreversível.

Trackbacks

  1. Por que Globo e Folha brigaram com Ibope e Datafolha | Blog da Cidadania | EVS NOTÍCIAS.
  2. “POR QUE GLOBO E FOLHA BRIGARAM COM IBOPE E DATAFOLHA” | JVDR

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.