Vox Populi sugere que instituto Sensus cometeu crime eleitoral

A edição do Jornal da Record de 13 de outubro divulgou pesquisa Vox Populi que foi a campo nos dias 11 e 12. Dilma Rousseff tem 45% dos votos absolutos e 51% dos votos válidos; Aécio Neves tem 44% no primeiro caso e 49% no segundo.

48 horas antes – na noite de sábado, 11 –, o instituto Sensus publicou pesquisa que mostrou Aécio com 52,4% dos votos absolutos e 58,8% dos votos válidos, e Dilma com 36,7% dos votos absolutos e 41,2% dos votos válidos.

Em votos válidos, são 17,6 pontos de diferença de Aécio para Dilma; no instituto Vox Populi, são 2 pontos de vantagem de Dilma sobre Aécio.

Quem está mentindo? Matéria publicada no mesmo dia no portal do jornal Mineiro O Tempo dá uma dica: o Sensus usou proporção incorreta de cidades onde Aécio venceu no primeiro turno. Ele venceu em 1/3 dos municípios brasileiros e Dilma, em 2/3. Mas o instituto usou amostragem com metade dos municípios em que o tucano venceu.

No primeiro turno, Dilma venceu em 3.648 municípios, enquanto Aécio ficou à frente em 1.821 cidades, e Marina obteve melhor votação em 99 municípios. Ou seja: Dilma venceu em 65,51% dos municípios, enquanto Aécio venceu em 32,70% e, Marina, em 1,77%.

No levantamento da Sensus, no entanto, das 136 cidades escolhidas, 66 deram vitória à presidente no primeiro turno, enquanto 61 deram vitória ao PSDB e 9 ao PSB. Portanto, na amostra do instituto, 48,52% das cidades foram “dilmistas” no primeiro turno, 44,85% foram aecistas e 6,61% preferiram Marina.

O caso é muito grave. Falsificação de pesquisas eleitorais é crime punível com prisão e multa. Essa situação tem que ser esclarecida. O Ministério Público Eleitoral ou a campanha de Dilma Rousseff deveriam propor uma investigação. Mesmo que não ocorra antes da eleição, Isso tem que ser esclarecido.

Não se consegue conceber que se possa promover algo como falsificar com tal suposta grosseria uma pesquisa que pode influir decisivamente em um processo eleitoral, como já ficou sobejamente provado em estudos de politólogos eminentes como Carlos Alberto de Almeida, autor de “A Cabeça do Eleitor”.

Este Blog e a ONG Movimento dos Sem Mídia aguardarão os fatos. Alguém tem que tomar essa atitude em nome da cidadania brasileira.

Não se pode aceitar que promovam uma trapaça dessa magnitude em nosso país. Não somos uma república bananeira. Até parece que somos, mas não somos. Dilma não pode permitir que pesquisas fajutas elejam Aécio fazendo os brasileiros de trouxas.

Tags: , , ,

108 Comentário

  1. Pessoal alguém poderia me resumir o que este tal de Romanelli escreve, pois há anos que acompanha este blog e confesso que nunca tive saco de ler o que ele escreve.

  2. Para mim, o que se foi permanente e definitivamente, foi a credibilidade da Isto É, aquilo não tem mais jeito, sequer com nova direção e novo dono. Se fosse o decente PML sairia daquele covil o quando antes.

  3. Caro Eduardo Guimarães,
    achei esse vídeo na net que mostra a era da fome no Brasil dos tucanos.
    Seria interessante se pudesse publicar para as pessoas compartilharem para todo o Brasil.
    https://www.youtube.com/watch?v=-A9zEQ1-ODQ

    • Estou copiando este vídeo(quem diria, produzido pela velha Globo). Vou tentar divulgá-lo ao máximo. Cada vez que um “coxinha” sem noção de como era o Brasil nos tempos dos tucanos, FHC e companhia, vierem falando em “bolsa esmola” vou tentar que assistam o vídeo -vai ser difícil, mas vou tentar…

    • Perfeita a reportagem sobre a fome. Cade este flagelo? Graças a Lula, Dilma e ao PT, superamos esta fase sombria de nossa história em apenas 12 anos, enquanto nossa direita, movida à “meritocracia” não foi capaz, porque na verdade nunca quis, nos 500 anos de domínio político e econômico. Este povo não tem coração, se ainda estivessem no poder, estas seriam cenas do presente e não do passado. Xo DEMOTUCANALHAS. ATÉ NUNCA MAIS.

  4. Não sei como pode alguém querer votar em homem que gosta de bater em mulher, entre outras coisas não menos piores: no dia 25/10/2009 em festa da Calvin Klein no Hotel Fasano do Rio de Janeiro o Aécio, então Governador de Minas Gerais, bêbado, lascou um soco na cara da atual esposa dele.E depois desmentiram , e ficou o disse-que-disse. Há vídeos do Sr. Aécio completamente alterado na noite carioca, é só procurar que vocês acham. E mais: por que os eleitores mineiros deram um NÃO para o candidato dele agora já no primeiro turno?Por que escondem os escândalos dele? Por que o Aécio persegue quem fala sobre as suas fraquezas ou aponta qualquer coisa negativa dele ?

  5. Caro Eduardo,

    Eu li essa matéria e acredito que está bem fundamentada os pontos que foram levantados. O PT caminhou demasiadamente para o Centro e com isso vem perdendo votos.

    Seria de bom grado que essa análise pudesse ser lida pelo PT.

    Segue o link:

    http://www.marxismo.org.br/content/nao-existe-onda-conservadora-no-brasil-nem-em-sp

  6. Edu, tenho uma denúncia. Sou ouvinte da rádio Scalla FM, ouço através da internet. Estão passando horário eleitoral somente do Aécio, estou neste momento ouvindo, o horário começou às 13:20 e está até agora que são 13:55 passando uma propaganda horrorosa de muito mal gosto. Isso tem de ser denunciado ao TSE.

  7. A revista ISTOÉ foi comprada por empresas do setor financeiro: está explicado!

  8. “O Ministério Público Eleitoral ou a campanha de Dilma Rousseff deveriam propor uma investigação. Mesmo que não ocorra antes da eleição, Isso tem que ser esclarecido.”
    Resume tudo, Edu
    Essa falta de reação e de combatividade da cupula petista é revoltante.
    Contar com o judiciario é carochinha.

  9. Há má intenção dos grandes veículos de comunicação. Querem a todo custo convencer os desinformados a votarem em Aécio. Que o povo vote com consciência.

  10. Só um detalhe… vi algumas referências a esta pesquisa referente ao estado de MG e até o momento não localizei pelo número de protocolo que está rodando pela internet… Alguém poderia confirmar o número dos protocolos do TRE e do TSE?

  11. Quem defende tucanos deveria estar preso por cumplicidade!! Bandidada sem vergonha!!

  12. Vocês querem esperar o que, cara pálida!!!!!!!!!!!!!!!????????????? Que Aécio vença a eleição!!!!!!!!!!?????????????????????? Desculpe-me mas é o Cidadania que está agindo como uma ONG Bananeira!!!!!!!!!??????? Vamos esperar que o PT haja!!!!!!!!!!!???????? O que mais é preciso para escancarar que há uma fraude escandalosa em andamento!!!!!!!!!!!!!!???????? O Cidadania deve possuir algum motivo muito forte, que não pode revelar, para ser tão omisso, uma vez que, ao contrário de agora, em 2010 o blog denunciou fraude nas pesquisas eleitorais com evidências muito menores do que as de agora. Não deixou a coisa crescer, como está fazendo atualmente, cortando o mal pela raiz num gesto extraordinário, que ao meu ver foi decisivo para a vitória de Dilma., Após a divulgação das “pesquisa” do Sensus, tive que demover pessoalmente uma pessoa humilde que simplesmente mudou o voto para Aécio porque não acreditava mais na vitória de Dilma. acredito que consegui trazê-lo de volta para Dilma, mas pelo grau de volatilidade desse eleitor, que representa o perfil de milhões no Brasil, nada garante que eles acabem optando pelo tucano depois de ouvirem, na sexta-feira antes da eleição, “pesquisas” encomendadas pela Globo que darão vitória a Aécio mesmo que Dilma esteja muito na frente. SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER QUE PRECISAMOS AGIR IMEDIATAMENTE, OU DO CONTRÁRIO TAMBÉM SEREMOS RESPONSÁVEIS POR UMA DERROTA QUE PODEMOS IMPEDIR FACILMENTE COMO FIZEMOS EM 2010. NÃO VALE AQUELA “SE O PT NÃO FAZ NADA, POR QUE EU FARIA?”, JÁ QUE NÃO ESTAMOS LUTANDO PELO PT, NEM POR DILMA, MAS PELA CONTINUIDADE DE UM PROJETO QUE VEM MUDANDO O BRASIL, INCLUINDO MILHÕES. SE TIVESSE MEIOS DE FAZÊ-LO, EU MESMO ENVIARIA A DENÚNCIA AO MP. COMO NÃO POSSO, REAFIRMO QUE APOIO, COM DINHEIRO E ASSINANDO O PEDIDO, QUALQUER REPRESENTAÇÃO QUE O BLOG DA CIDADANIA ENVIE AO MPE PARA TENTAR COIBIR ESSA FRAUDE. Ainda há tempo, só a repercussão do envio da representação, que existirá independentemente da censura midiática(temos o horário eleitoral para que seja divulgado), já coibirá os institutos que, além do medo da punição legal, também verão suas reputações ameaçadas por um escândalo que afastará os clientes que precisam ter durante o resto do ano onde não há eleições. Mas uma vez reafirmo que você não pode se omitir até mesmo em nome do trabalho que realiza durante tanto tempo contra essa direita que não tem escrúpulos para retomar o poder, do mesmo modo que não os terá quando for destruir o Brasil. Não se acovarde.

  13. Vamos divulgar os blogs que fazem contraponto à mídia golpista!

  14. Aqui todos falam, xará.
    No Blog da Cidadania ninguém é censurado e até as bananas e os cães podem se expressar livremente.
    Este espaço, cedido pelo Eduardo Guimarães, é democrático e muito diferente do esgoto de onde você vem.
    Capiche?

Trackbacks

  1. Dilma ensaia virada e PT pode ganhar primeira eleição pela esquerda | MANHAS & MANHÃS
  2. Além de fraudar pesquisa , Folha volta a mentir para favorecer Aécio Neves.Vox contradiz o Data Folha. | Epocaestado Brasil

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.