Pesquisas põem PSDB em desespero; Veja tenta última cartada

 

A previsível subida de Dilma nas pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no fim da tarde de quinta-feira 23 se fez acompanhar de indícios de que o PSDB e a parcela mais engajada de seu eleitorado – inclusive uma boa parcela que milita nos grandes meios de comunicação – podem se recusar a aceitar um resultado das urnas que não seja o que desejam.

 

 

Enquanto colunistas tucanos como Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnoli já falam em derrubar Dilma no segundo mandato, Veja antecipou em dois dias a capa de sua edição que só deve sair no próximo sábado para tentar contaminar a tempo a parcela do eleitorado que ainda não se decidiu ou que for mais suscetível a manipulações de última hora.

Detalhe: Magnoli publica seu artigo golpista no site de um “Clube Militar” e Azevedo diz, em seu texto não menos golpista, a seguinte pérola:

“(…) Se Dilma for reeleita e se for verdade o que diz o doleiro, DEVEMOS RECORRER ÀS LEIS DA DEMOCRACIA — não a revoluções e a golpes — para impedir que governe”

Azevedo sugere que a oposição tentará pedir o impeachment de Dilma com base em suposta declaração de um meliante. Já Magnoli afirma que, mesmo vencendo a eleição, Dilma não terá “legitimidade para governar”.

Quanto a Veja, o de sempre: sem provas, acusa a presidente da República e o ex-presidente Lula de saberem de um suposto esquema de desvio de dinheiro na Petrobrás. É a última cartada.

A teoria de Veja é a seguinte: como a eleição supostamente estaria “apertada”, qualquer denúncia que não puder ser rebatida a tempo por Dilma pode levar os mais suscetíveis a mudar de voto.

Paralelamente, o centro de São Paulo viu ocorrer no mesmo dia agressão odiosa de militantes do PSDB contra militantes do PT. Parte de um grupo de 500 militantes tucanos invadiu uma manifestação de cerca de 50 petistas no centro da capital e os agrediu. Os petistas reagiram e foi necessária intervenção da Polícia Civil para separar os contendores.

Como se vê, vencer a eleição nem chega a ser o maior problema de Dilma, que, apesar da tentativa desesperada da Veja, dificilmente será derrotada com ou sem a denúncia irresponsável da revista, que espera que a presidente e seu padrinho político sejam condenados preliminarmente, sem apelação, de preferência até o próximo domingo.

Não vai rolar.

Mas o que se percebe é que a campanha eleitoral deixará cicatrizes. O PSDB não vai querer conversa. Se a mídia vai entrar na dos tucanos e participar de uma tentativa de sabotar o segundo governo de Dilma ao ponto de provocar seu impeachment, como sugere Reinaldo Azevedo, é outra história.

A impressão que se tem é de que alguns veículos já buscam se dissociar do extremismo da Veja e do próprio PSDB, que parece achar que pode ganhar a eleição se gritar bastante.

Seja como for, alguém deveria dizer a Azevedos, Magnolis, Vejas e Aécios que o Brasil é uma democracia e, em democracias, cara feia de perdedores de eleição é fome. Essa gente aproveitaria melhor seu tempo se começasse a planejar já alguma estratégia para 2018 que convença este povo a lhe dar nova chance de governar o Brasil.

 

Tags: , , , ,

182 Comentário

  1. Sugiro que os sindicatos ou esquerdistas que tenham um dinheirinho disponivel comprarem a revistinha nojenta e fazer uma grande fogueira em uma cacamba em frente ao predio dessa ‘mmm’ e tambem em frente da emissora dos golpistas. O que vcs acham nao seria uma boa ideia.

    • Não dou um centavo furado pra essa gente. Eles que consigam dinheiro de outro lugar, não do meu bolso.

    • Apoio essa idéia, Laura. E olha vendo tanto ódio dos antipetistas chega a ser hilário o que ficam propagando e insinuando desde 2002 de que gente do PT tem algo a ver com a morte do nosso saudoso Celso Daniel. Só quem tem tanto ódio do PT é que está trás da morte de Celso Daniel.

    • Eu sugiro que no domingo,após a derrota dos tucanos, a militância faça a festa na frente das sedes da Globo, Abril e demais jornais por todo o Brasil.

  2. EDU: Deu no Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim,:

    Advogado desconhece declaração de Yousseff sobre Dilma e alerta para especulação eleitoral

    Em matéria postada na noite desta quinta-feira (23), O Globo traz declarações de Antonio Figueiredo Basto , advogado do doleiro Alberto Yousseff, sobre suposta revelação de seu cliente divulgada pela Veja.

    O advogado foi enfático: “eu nunca ouvi nada que confirmasse isso (que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobras). Não conheço esse depoimento, não conheço o teor dele. Estou surpreso “. Ele ainda disse que conversou com toda a sua equipe e ninguém teria conhecimento de declarações desse teor: ” Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação”.

    Parece que a tentativa de terrorismo midiático da revista Veja realmente não está dando muito certo.

  3. atençao militancia em sao paulo. A estrela sobe, portem tem mais argumento.
    É contra o interesse paulista votar no A.N. da cunha!!
    E bom ninguem votar no Neves em SP. Se aecio perde, Geraldo é candidato de imediato a presidente em 2018.
    Ta na cara que terá mais afinco e empenho em minorar e reduzir agora a temivel CRISE da agua por aqui! Afinal eh firme candidato a candidato.
    JA se ocorre o contrário, o aecio se re elege em 18, só vai querer manter o seu grupo politico e o empenho nao deve ser o mesmo. Inclusive porque ja ficou demonstrado que tem a imprensa ao seu lado.

  4. Bom texto, Eduardo.
    O advogado do doleiro e sua equipe, desconhecem este depoimento. Ora, qualquer acusado só poder depor na presença de seu advogado…Bem, ele já desmentiu a revista(?)
    Continuo temendo manipulação do resultado com fraudes nas urnas pois todas as declarações de Aécio e seu séquito convergem para isto – Inclusive as pesquisas SENSUS.
    Sei que você não aprova o que vou dizer, apesar de estar esmorecendo: Olha Eduardo, é uma luta desigual…Toda a mídia, judiciário, MP, PF contra o PT e o povão…
    Acredito que haja algo acima de todos nós que não permitirá que este povo seja atirado na miséria outra vez.
    O capital, em Países de terceiro mundo, deixa poucas sobras…

  5. Edu,
    Esses raivosos meliantes embuçados de colunistas de uma publicação criminosa, como é a revista Veja, não merecem um mínimo de atenção do público brasileiro. Pregar o golpismo, neste momento, é um recurso próprio dos derrotados antidemocráticos. Dizer que a presidente Dilma não terá “legitimidade para governar” rescende a alguma coisa extremamente doentia e incoerente, como incoerente e doentio é o autor da frase, embora esta já seja muito antiga. Magnoli não passa de um demente sofrendo de delírios psicóticos.Precisa de tratamento clínico, bem como o seu parceiro Azevedo. Interná-los já em clínica especializada para tratamento de doença mental que os aflige.

  6. Eduardo,

    O PT precisa entrar com uma ação e exigir direito de resposta no site da revista para a gente compartilhar e o recolhimento da revistinha vagabunda e na segunda, dia 27, eleita ou não eleita, Dilma tem que cortar o último centavo de verba publicitária do Governo Federal para este esgoto mal cheiroso!

  7. BOMBA, BOMBA!

    Dizem que o Jornal Nacional vai exibir este vídeo hoje à noite. Mas desfrute dele agora:

    http://www.blogdadilma.com/component/allvideoshare/video/latest/ae-cio-neves-bebado-igual-um-gamba-no-rio

    • Se o Jornal Nacional exibir este vídeo eu como uma jaca com a casca.

      • Oi Antonio

        Dá pra trocar a jaca por uma banana?

        O Bananélli precisa ser consumido, mas ninguém se habilita porque a fruta já tá meia passada.

  8. Não, Laura, não me parece uma boa ideia. Ninguém deve usar seu ‘dinheirinho’ para comprar uma publicação tão escrota. Só desconhece a falta de credibilidade desse ‘folhetim de esgoto’ quem quer. Com tiragem em queda livre, só compra esse lixo e acredita em suas matérias quem QUER acreditar: pois, bem, que assim seja, uma vez que tais leitores não mudariam sua disposição eleitoral com nenhuma ‘fogueira’. Eles que se ‘derretam’ por eles mesmos. A resposta a esse tipo de infâmia, no meu entender, deverá ter duas vertentes: uma, institucional, através dos devidos mecanismos republicanos, e outra, através da massiva participação popular pela já anunciada regulação dos meios de comunicação, capaz de fazer jus ao pleno estado democrático de direito pelo qual temos cotidianamente lutado. O processo eleitoral está praticamente definido, mas continuaremos mobilizados e vigilantes por todo o país.

  9. Essas atitudes autoritárias da mídia golpista (Globo, Veja, etc) farão com que Dilma faça um governo mais à esquerda. Para começar, é preciso debater o plebiscito pela Constituinte para a reforma política. E aqui falamos da reforma dos 3 poderes. Essa é a luta que precisamos travar em 2015.

  10. É a penúltima bala de prata.

    A última poderá ser a fraude na apuração dos votos.

  11. Só quero fazer uma pergunta: se a Dilma for reeleita, será que o seu governo vai continuar enchendo os bolsos do PIG por meio de propagandas oficiais?

  12. O advogado do tal doleiro já desmentiu que ele tenha dado essas declarações. Veja já sai nas bancas desatualizada.

  13. Como diz Paulo Moreira Leite:

    “A tentativa criminosa da revista Veja de solapar a democracia brasileira, a 48 horas do segundo turno da disputa presidencial, merece uma resposta institucional: a democratização dos meios de comunicação no Brasil.”

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/158119/PML-golpe-de-Veja-for%C3%A7ar%C3%A1-democratiza%C3%A7%C3%A3o-da-m%C3%ADdia.htm

    Será que o PT não vai fazer nada. Que entre com uma ação junto ao TSE e mande recolher toda essa edição da revista INVEJA.

  14. Prezado Eduardo e amigos do Blog:

    Inicialmente, vale sugerir destaque para a divulgação de advogado do pretenso autor da nova acusação sem prova alardeada pela revista (perce) Veja, conforme publicado no site Conversa Afiada, com citação de notícia do jornal O Globo de 23/10. O link da nota é http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/10/24/advogado-desmente-a-veja/

    Por outro lado, cabe destacar que, na minha humilde opinião, é importante promover também o amplo debate acerca das suspeitas de fraude nas eleições, pois manda a prudência e o bom senso que se adote medidas profiláticas.

    Ainda ontem o site do GGN publicou dois excelentes artigos sobre as suspeitas de fraude nas eleições, e ambos permanecem na primeira página até este momento. E devem permanecer por muito mais tempo, pois são de relevância extrema.

    Considero um dever de toda a imprensa honesta enfrentar esta questão relativa às suspeitas de fraude no processo eleitoral, e é indispensável abordar o tema de modo direto e objetivo, amplamente e com a máxima urgência.

    Já há alguns dias tenho postado sucessivos comentários com a insistente advertência acerca da necessidade de definir diretrizes para adotar cautelas especiais nos procedimentos de fiscalização, tanto da votação quanto da totalização. E tenho insistido também na necessidade de buscar informações junto ao TSE acerca das auditorias amostrais certificadoras da imunidade do software das urnas.

    As suspeitas de fraude nas eleições de 05/10 surgiram para mim, embrionariamente, de modo instintivo e difuso, desde a divulgação dos resultados do pleito. Mas começaram a assumir traços mais reais a partir da leitura do artigo de Bajonas Teixeira, publicado no site do Viomundo, em 07/10. E adquiriram uma consistência mais densa com a leitura de um texto apócrifo, publicado no jornal GGN em 08/10 (links abaixo).

    O referido texto apócrifo foi editado provisoriamente, sem destaque na primeira página do jornal. E parece ter sido fechado para comentários em seguida, pois dois dos três comentários que postei na página nunca foram editados.
    Imagino que a gravidade das suspeitas e a carência de elementos aptos a permitir uma verificação mais confiável das denúncias tornaram difícil o enfrentamento da questão.

    Considero que toda a mídia tem o dever de divulgar este tema com destaque, pois se afigura indispensável que estas questões sejam enfrentadas com rigor e com transparência, para que exista a possibilidade de se evitar a concretização do dano maior, caso seja real a ameaça detectada, como parece ser.

    Vale acrescentar que as denúncias sobre suspeitas de fraudes no sistema de votação foram na seqüência reforçadas pela leitura de artigo de Jura Passos, publicado no site do Diário do Centro do Mundo, em 05/10. E mais ainda por artigos assinados por Ápio Gomes e por Gustavo Castañon, publicados no Viomundo em 11/10.

    Tais leituras foram reforçadas por pesquisas em artigo de Josias de Souza, publicado na Blogosfera Uol em 06/11/2013, e também por notícia publicada no site da Convergência Digital, em 14/04/2014. O referido artigo fala sobre a decisão do STF que julgou inconstitucional o dispositivo de lei criado pelo Congresso
    Nacional em 2009 para tornar obrigatório o voto impresso. E a noticia citada relata a recusa do TSE às solicitações da comunidade de informática relativas à realização de testes públicos destinados a verificar a segurança das urnas eletrônicas.

    Em face de todos estes indícios alarmantes, voltei a insistir nos últimos dias neste assunto, para lembrar que cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém. E questionei qual a razão para o silêncio acerca do tema.

    Agora, diante da abertura importantes espaços para levar adiante o debate deste tema tão crucial e urgente, reitero que cabe recomendar uma atitude atenta e vigilante por parte do PT e do comando da campanha pela reeleição, pois os interesses estrangeiros têm atuado intensamente com o objetivo de influenciar o destino do nosso Brasil, conforme mostra o texto Brazil under CIA Pressure, editado em 21/10 no link http://www.strategic-culture.org/news/2014/10/21/brazil-under-cia-pressure.html e traduzido em http://port.pravda.ru/cplp/brasil/22-10-2014/37492-brasil_pressao_cia-0/

    Por fim, cabe ressaltar que as razões para tratar com máxima cautela as hipóteses de fraude no sistema de votação e de totalização de votos estão bem demonstradas em um texto magistral que mostra a importância da reeleição de Dilma e os imensos obstáculos erguidos pelo imperialismo fascista e pelas oligarquias brasileiras, denominado: Denúncia Do Golpe Eleitoral Contra A Reeleição De Dilma Rousseff
    No Brasil , disponível em http://port.pravda.ru/cplp/brasil/22-10-2014/37494-golpe_eleitoral-0/

    Diante de tudo isso, é dever reiterar a necessidade de serem definidas imediatamente diretrizes para adotar cautelas especiais nos procedimentos de fiscalização, tanto da votação quanto da totalização, bem como para obter do TSE a garantia de realização de auditorias amostrais, públicas e multilaterais, com vistas a uma rigorosa certificação da imunidade do software das urnas eletrônicas.

    E é indispensável fazer tudo que manda a prudência sem deixar de intensificar mais e mais a militância pela reeleição Vamos em frente, com vigor, e sem salto alto.

    Seguem os links relacionados:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/bajonas-teixeira-junior-subida-de-145-pontos-de-aecio-em-72-horas-precisa-ser-investigada.html

    http://jornalggn.com.br/noticia/as-duvidas-no-sistema-de-apuracao-do-tse

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-urna-eletronica-brasileira-e-um-caso-para-o-procon/

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/voto-eletronico-hacker-de-19-anos-revela-no-rio-como-fraudou-eleicao.html

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/gustavo.html

    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2013/11/06/stf-sepulta-voto-impresso-em-urna-eletronica/

    http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36487&sid=18#.VDsqlleKbFw

    http://www.strategic-culture.org/news/2014/10/21/brazil-under-cia-pressure.html

    http://port.pravda.ru/cplp/brasil/22-10-2014/37492-brasil_pressao_cia-0/

    http://port.pravda.ru/cplp/brasil/22-10-2014/37494-golpe_eleitoral-0/

    http://jornalggn.com.br/noticia/como-se-montam-as-fraudes-eleitorais

    http://jornalggn.com.br/noticia/o-historico-de-favorecimento-e-irregularidades-nas-licitacoes-das-urnas-eletronicas

    http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/10/24/advogado-desmente-a-veja/

  15. o advogado de Youssef já desmentiu a Veja em seu Twitter, precisa explorar essa resposta dada o mais rápido possível. Está lá no conversa Afiada.

  16. A Veja perde tempo e dinheiro pregando para convertidos.

  17. A capa da Veja é só a justificativa para fraudarem o resultado nas urnas. Falarão que foi a “denúncia da Veja” (fato novo) que fez com que os milhares de indecisos mudassem os votos. Continuo preocupado com a “pseudo” inviolabilidade das urnas eletrônicas. Alô Polícia Federal! É preocupante a situação Edu. Abraços.

  18. Caro Eduardo,

    Esse Instituto Sensus de pesquisas não tem jeito. Divulgou há pouco uma nova pesquisa para Presidente da República, apontando Aécio com nove pontos à frente da Presidente Dilma. Alguém tem que tomar alguma providência.

  19. Eu disse que poderíamos esperar tudo dessa imprensa vendida.

  20. Estou em pavor com todo este ódio : Deus nos livre que esta gente ganhe, porque soube de um suposto plano para uma “garfada psdbista na Poupança” igual àquela do Collor , lembram? E com apoio do PIG : amplo , geral e irrestrito. E mais : o PIG já está planejando também, depois da vitória de DILMA, uma forma de provocar o seu impeachment . Alerta geral, muita vigilância nessa gente satânica! São capazes de tudo. Como dizia a minha avó: CRUZ CREDO, AVE MARIA. SANGUE DE JESUS TENHA PODER! E eu digo VADE RETRO SATANA ( “vai para trás satanás” ou “afasta-te satanás” ).

  21. Se tiver áudio, sem provas, continua a ser o que é, fofoca de desesperado a quem se prometeu a safa da guilhotina.

    • Não se esqueça que o José Dirceu foi condenado SEM PROVA ALGUMA. O judiciário estava todo dominado. Melhorou um pouco, mas já livrou a cara do Eduardo Azeredo e do outro senador que não recordo o nome, que vão só esperar o prazo prescrever, como aconteceu com o Valfrido Mares Guia. Além disso, o juiz Moro, juntamente com a PF estão vazando informações supostamente sigilosas, sem que o PT tome qualquer providência, como de costume. Com um pessoal frouxo como o do PT, todo mundo deita e rola, resultando nesse clima de ódio que eles permitiram. Um advogado me falou uma vez que a lei não beneficia quem dorme, e vejo que é uma verdade. Vamos ver se a Dilma, se escapar dessa, fica mais esperta.

  22. Essa veja e uma bactéria nosciva a saude de qualquer eleição e a democracia, que tem tentado penetrar na grande massa do eleitorado brasileiro, de forma invisivel sorrateira e covarde, Invisivel, porque a grande massa que e composta do povo não percebe a sua infestação, essa ainda e a salvação, torna sem efeito, uma vez que o povo não lê esta revista, ele fica imune da sua virose (fermento que não leveda a massa) a pequena parcela que ela atinge não tem nutrientes suficiente para produzir o pão que ela quer, graças a imunidade da grande maioria, sua imundice se torna sem efeito, E covarde porque a grande massa sem perceber e sem fazer parte deste ciclo deficiente, acaba sofrendo o desgaste pela corrosão desta virose que roubam da grande massa parte de seus nutrientes, e como um cancer que ainda não foi percebido pelo resto do corpo, mas que vem tentando penetrar pela via sanguinea, deixando o ser vivente sempre em ameaça sem que ele saiba, ate aqui estamos imunes, pois se não ingerimos coisa contaminada vamos estar sadios, não ler “veja”, significa saude para uma sociedade que quer ser democratica, espero que isso dure para sempre.

  23. Dilma tem o debate para denunciar o golpe, se isso for necessário. Pode simplesmente usar qualquer ataque de Aécio ou pergunta “isenta” da platéia ou do mediador.

  24. NÃO É PRECISO COMPRAR ESTA PORCARIA DO INFERNO,DEIXE QUE POUCOS COMPRARAM. SE COMPRÁMOS ESTAREMOS CONTRIBUINDO COM O CAIXA DESTA IMUNDÍCIE .VAMOS CONGELAR ATE QUE MORRA .

  25. Acho que nós somos tolerantes demais com esses golpistas.

  26. Prezado Eduardo,

    “o Brasil é uma democracia e, em democracias, cara feia de perdedores de eleição é fome.”

    Fome não, que o Brasil já saiu do mapa da fome da ONU! Podem ser cólicas, constrições, soluços… fome, não!

  27. Eu sou menos emotivo com esta onda de acusações. Vale o preto no branco – uma vez investigado e provado, vão mesmo todos pra cadeia. Esta dinheirama toda desviada pertence ao povo brasileiro e faz sim falta a qualquer governo decente pra enfrentar as misérias e o caos dos sistemas brasileiros (educação, saúde, transporte, segurança e infraestrutura). Quem acha que a revista pertence a A ou a B não consegue ver que tal grana daria pra construir milhares de casas aos pobres ou incrementar o bolsa família ou ainda aumentar a renda de aposentados? É negando os crimes que estão ajudando? A mim não importa quem esteja no poder, desde que tenha no mínimo integridade. Esta coisa de dividir o país entre PT e PSDB ou ricos e pobres ou ainda nós contra eles, só interessa a quem quer lesar a pátria. Contra estes deve cair a justiça. Paz e bem a todos.

Trackbacks

  1. Pesquisas põem PSDB em desespero; Veja tenta última cartada | Santa Luzia Empresas | Guia comercial da Cidade
  2. Angelina Anjos: Mulheres, entre a barbárie e os direitos | MANHAS & MANHÃS

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.