Jornalista da Globo News debocha do Piauí por apoiar Dilma

 

Às 19 horas e 10 minutos do último domingo, agora com a votação encerrada em todo o Brasil, a apresentadora dos programas Jornal da Globo News (Edição das 18h) e Arquivo N, ambos da emissora a cabo Globo News, postou no Twitter um comentário literalmente asqueroso.

Assim como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso faria na manhã do dia seguinte, em entrevista ao UOL, ao atribuir aos “desinformados dos grotões” – leia-se, do Nordeste – a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno, Leilane difundiu preconceito contra nordestinos.

Confira, abaixo, o tuíte da jornalista

Começava, ali, uma onda de ataques preconceituosos contra as regiões Norte e Nordeste do país, nas redes sociais. O que, aliás, já se tornou regra nas últimas eleições. Sobretudo quando o PT obtém grandes vitórias.

O comentário da apresentadora da Globo News no Twitter recebeu vários comentários de apoio, inclusive com manifestações de mais preconceito contra o Nordeste, o que demonstra bem o sentido do comentário dela. Porém, a maioria dos comentários foi de repúdio.

 

Leilane respondeu e, como sempre, respondeu como respondem os preconceituosos quando são pegos no pulo: disse que “não foi compreendida”.

A apresentadora foi muito bem compreendida. Além de insultar os piauienses, ao dizer que “não foi compreendida” insultou a inteligência das pessoas que se revoltaram com seu comentário debochado e preconceituoso não só contra o Piauí, mas contra o Nordeste.

Quem não compreendeu nada, porém, foi Leilane. Querendo ser engraçada, insinuou que a votação maciça de Dilma no Norte e no Nordeste se deveria à incapacidade de discernimento daquela parcela do povo brasileiro. Contudo, quem não discerne é a jornalista da Globo News.

O Nordeste vive, em 2014, situação inversa à do resto do país no que diz respeito a crescimento econômico. Confira, abaixo, gráfico do IBGE sobre o crescimento do Nordeste em comparação com o do resto do país.

Seria esperável que uma jornalista com tantos anos de estrada e que trabalha no maior império de mídia do país fosse melhor informada. Ou então, se for bem informada, seu problema será má fé mesmo…

Por fim, como se vê o preconceito contra o Norte e o Nordeste por votarem em causa própria, não surgiu do nada. Formadores de opinião como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ou como a apresentadora da Globo News, são responsáveis por tanta ignorância.

E o pior é que a eminência desses propagadores de preconceito não fez com que alguma autoridade sequer se manifestasse.O máximo que aconteceu, até agora, foi a OAB do Ceará se manifestar no sentido de que acionará os racistas que estão difamando o Norte e o Nordeste nas redes sociais.

Segundo o jornal Tribuna do Ceará, a Ordem dos Advogados do Estado do Ceará “Entrará com ação contra internautas que postaram mensagens preconceituosas contra nordestinos após o resultado do 1º turno da eleição de 2014, no último domingo (5)”

O jornal ainda informa que a onda de preconceito está sendo reunida em um perfil no Tumblr chamado de “Esses Nordestinos”. As denúncias serão reunidas e analisadas por dois procuradores.

O que revolta, porém, é que não houve iniciativa nenhuma do Ministério Público ou mesmo da Justiça Eleitoral. O que se percebe é que o envolvimento de gente como FHC e Leilane faz com que as autoridades finjam não ver o que está acontecendo.

Tags: , , , , ,

192 Comentário

  1. “Minha filha já alcançou coisas que eu não alcancei e meus filhos não passam fome… Eu digo pra eles: olha, vocês têm de estudar porque tem a oportunidade que eu não tive. A única herança que eu tenho é botar eles na escola”, diz dona Norma Alves Duarte. “Estou terminando meus estudos e pretendo continuar… Quero fazer curso de enfermagem, fazer faculdade e dar uma vida melhor para minha mãe, porque eu não quero seguir a carreira que ela teve. Quero ter um futuro para lá na frente eu me orgulhar”, completa a jovem Mirele Aline Alves da Rocha.” — Esses depoimentos estão no curta-metragem ”Severinas”, disponível na internet, que a documentarista Eliza Capai realizou por meio do concurso de microbolsas de reportagem da Agência Pública de Jornalismo Investigativo.

    ”Uma vez que ninguém pode sem crime espoliar seu semelhante, oprimi-lo, violentà-lo, matà-lo, a classe dominante brasileira dà por assente que o proletario não è semelhante, por ser inferior.”  (Leblon)

    A violência das elites, sobretudo das elites nordestinas, não tem somente o objetivo de garantir a submissão do povo; insiste em desumaniza-lo. Quem resiste, vai morrer; quem cede, degrada-se; a vergonha e o temor vão ofender-lhe o carater, desintegrar-lhe a personalidade. O programa das elites, particularmente das elites nordestinas, é continuar mantendo o povo nordestino na condição de rendição permanente.

    Fernando Brito escreveu: ”O PT e seu Governo devem olhar bem para o que são e para com quem conta, nas horas do combate e  deixar de lado a pretensão de ser de  ”todos”, algo  que se esfumaça a cada embate, um vício que Darcy Ribeiro selou com a frase  sobre  querer ser “a esquerda que a direita gosta”. Porque, afinal, a direita não gosta dela, não. Tanto que despreza e odeia, mesmo quando seus privilégios são intocados. A classe dominante brasileira é burra, tão burra que não quer ser a elite de um país imenso. Prefere ser o capataz de uma colônia.”

    A corrupta elite nordestina, mosca pousada no coco do cavalo da elite branca, é a pior de todas. Maldita herança do colonizador; reconhecida como a quintessência da covardia, da discriminação, da ganancia, da tirania e da ferocidade, é aceita pela elite branca do sul-este na condição de ”mosca”

    Em tempo:

    Grampos da Polícia Federal revelam esquema milionário durante governo de Eduardo Campos. Investigações revelaram intensa atividade de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e corrupção de empresários e políticos ligados ao PSDB e ao PSB. http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Grampos-da-Policia-Federal-revelam-esquema-milionario-durante-governo-de-Eduardo-Campos/4/31952

    Como disse um conhecido compositor carioca, Eduardo Campos parou de mentir por motivo de força maior.

  2. O Movimento dos Sem-Mídia precisa fazer um ato defronte à Jovem Pan, na Av. Paulista, alguém tem que denunciar os crimes daquela concessionária de radiodifusão para assustar (o termo é este mesmo) o PIG, já que o PT não tem UM advogado para denunciar os abusos, e o Ministério Público paulista está sob o sovaco do Alckmin.

  3. Sou Nordestino e moro no Piauí. Essa garota pode ter agido com preconceito sim, porém, não acredito que seja por arrogância, mas sim por ignorância de alguém que não conhece bem o assunto o qual aborda.

    Como falam nos comentários, algumas perguntas:

    – O voto de um paulista vale mais que o de um nordestino?
    – Por qual motivo um paulista seria mais inteligente que um nordestino? Lembrando que no Piauí está uma das melhores escolas do Brasil (Dom Barreto)
    – Cada região tem sua necessidade, pela lógica, os mais fracos serão os que mais crescerão.

    Por último, saiba a diferença entre arrogância e ignorância. Caso seja necessário, busque no dicionário o significado de cada palavra.

  4. Votar em Aecioporto é dar tiro no pé, saiba pq
    http://josecarloslima85.blogspot.com.br

  5. Lastimo e me penitencio: durante anos pensei que a moça fosse “bem informada”. Por ingenuidade minha, claro! Afinal, ela é ” in-formada” nos grotões da Grobo: é, como já disse a Mariana Godoy “o jeito paulista [grobal] de fazer notícia”.

  6. Seja por fidelidade canina aos donos da emissora, seja por ideologia similar, não se pode esperar outra coisa de quem recebe o contra-cheque todo mês da estrela-mor do PIG. Termos um Paulo Moreira Leite na Folha é uma exceção que só se explica porque os Frias querem se dizer (e fingir) plurais, coisa com que a Globo não se importa. Para os Marinhos,é pau em pobre, preto, puta, prostituta, nortistas e nordestinos. O bacana, porém, é ver o tanto de reações contrárias e a ‘pseudo’ jornalista (está mais para porta-voz da Casa Grande) se obrigada a dizer alguma coisa, ainda que uma desculpa esfarrapadíssima. Da próxima vez ela deixa a boca fechada, que combina com sua carinha e voz arrogantes.

  7. Depois das insinuações preconceituosas de Leilane Neubarth, da Globonews, sobre o Piauí – é claro que elas estão disseminadas em toda a rede, mas vinda de uma jornalista que pressupomos ser competente para chegar onde chegou, essa merece várias respostas.

    Tenho algumas verdades para dizer sobre o Piauí:

    Estive duas vezes em Teresina, capital. Na primeira, para participar do congresso de História Cultural. Posso dizer que foi um dos lugares mais hospitaleiros em que já estive e não só por parte dos amigos que já sabia que encontraria por lá. É pela facilidade de se puxar uma conversa com o(a) desconhecido(a) que está do lado, pelo sorriso simpático da moça que trabalha na padaria onde tomava meu café, pelas caronas que me foram oferecidas quando as pessoas de lá percebiam que eu era de fora e estava meio “perdido”, etc. No mais, a cidade apresenta problemas sociais como qualquer outra cidade brasileira.

    Na outra vez, fui para participar de um concurso da UFPI. Não passei, mas pude conhecer melhor ainda a solidariedade e a hospitalidade do povo do Piauí. Na viagem, perdi meu notebook, com todos os estudos fichados para o concurso e a bibliografia em PDF (recuperei depois pela empresa através da qual fiz o voo). Ao contar minha situação, o proprietário do hotel em que eu estava percorreu toda a cidade comigo até localizar um lugar no qual esses equipamentos eram vendidos pelos preços mais baratos e ainda disse que se eu precisasse de dinheiro para a compra de um novo, ele me emprestaria. Isso para um ilustre desconhecido. Nunca esquecerei desse gesto e, apesar de não ter passado no concurso, posso dizer a receptividade e a atenção que os piauienses destinam aos forasteiros é algo raro nesses tempos pobres em experiências humanas.

    • Caro Joachin Melo,
      Obrigada pelo depoimento sobre o povo e a capital de meu Estado! Apesar de Teresina ainda ter um povo, em sua maioria, hospitaleiro e gentil, já foi melhor! Eu, particularmente, adorava quando ela, ainda, conservava os hábitos e costumes de uma cidade provinciana e quase esquecida pelo resto do Brasil! Entretanto, nos últimos vinte anos a população aumentou em quase cem por cento e a gente já percebe os maus hábitos e costumes dos grandes centros urbanos! O Estado tem recebido muitas empresas, principalmente do agronegócio, inclusive, os paulistas, cuja única preocupação é explorar o povo piauiense! Como parece ser inevitável, expande-se, também, a cultura de baixa qualidade e isso se pode ver claramente, na música! Infelizmente, os governantes não têm o mesmo interesse em desenvolver o social como têm pelo investimento na expansão da economia, e, isso tem feito a violência que era baixíssima, aumentar a cada ano! Quando quem realmente tem poder, que são os donos do capital, tomarem um pouco de consciência — se é que isso é possível de acontecer — de que são os maiores responsáveis pela violência em todos os aspectos, e, os governantes, diminuírem suas dependências dessa choldra, tenhamos um país menos injusto e com menos encarcerados!
      Abraço
      Maria Antônia

  8. vamos fazer uma análise simples:
    a) È subordinada da Globo,
    b) não conhece o Brasil, deve está querendo uma empregada doméstica, de preferência nordestina,
    c) não se conforma porque somos vencedores mesmo com todas as intempéries pelas quais passamos.
    d) com esse sobrenome pode ser originária de países NAZISTAS….

    Mas senhora, não se apoquente não, vamos votar em quem acreditamos ter feito as mudanças. Somos brasileiros, pertencemos a uma nação, nosso voto pesa a mesma coisa, mas temos o direito de não concordar com sua postura..mas é melhor te banhar nas águas frias e sujas do Tietê, afinal água é uma coisa que falta por ai..
    Se quiser o Piauí mande um pouquinho pra vcs..em gratidão as esmolas que nos enviavam no passado, porque somos o Estado mais rico em água subsolar, mas ninguém podia acessar na época de seu governo..agora não! temos até para emprestar…
    Espero que sua postura não seja preconceituosa mesmo, porque não precisamos da Globo tanto quanto Vossa Senhoria

  9. Dá o que pensar mesmo. São Paulo elegeu Celso Russomano, Paulo Maluf, Marcos Feliciano, Serra, etc……e mais 4 anos de PCC.

  10. Quando o Príncipe da PRIVATARIA, mais conhecido como tartufo fala, alguns súditos se calam.

  11. Dá pare pensar mesmo. São Paulo, estado mais conservador do Brasil, dominado em todos os setores pelos Tucanos e com esta urna nada confiável.
    Se fosse o TSE, no segundo turno substituiria todas as urnas utilizadas no primeiro turno em são paulo e acompanharia de perto o transporte, instalação e a votação.
    Eu também desconfio.

  12. Tenham paciência !

    A perua tá nervosa.

    Achou que Aécio ia “estourar” no 1 º turno. Não deu.

    É coisa de perua de Ipanema.

    • FHC, esqueceu que teve maioria em todos os estados do Nordeste quando foi eleito Presidente pela primeira vez, enquanto isso Lula teve teve maioria apenas no RS. Na reeleição FHC novamente teve maioria em todo o Nordeste com exceção do CE, onde a maioria foi de Ciro Gomes, e Lula somente teve maioria no RS e RJ. Isso dá o que pensar….

  13. Leilane começa a ficar fora dos padrões de beleza necessários às apresentadoras da Globo. Pondo-se, servilmente, ao lado dos que crê sejam os poderosos, ela acredita que cuspindo para cima possa permanecer no emprego mais um pouco. Em certas pessoas a sordidez não tem limites.

  14. Que nossos números falem por se só!!! (Nordestino _ Piauiense de coração)

  15. PAULISTA NAO VAI NO PIAUI ,POR QUE SE FOR PASSA VERGONHA LA SIM TEM GENTE INTELIGENTE..

  16. A Gloebells deveria apresentar o DARF ao povo brasileiro e parar de sonegar. O preconceito contra o norte/nordeste é a cara da imprensa GOLPISTA.

  17. Aliás, é uma perua SUBURBANA que venceu na vida. É só observar o sotaque pesado da carioca suburbana!
    Leilane, respeite o povo nordestino, que não comunga com a roubalheira do teu partido (PSDB).

  18. IMPORTANTE : UM RECADO PARA MEU QUERIDO NORDESTE

    O FERNANDO HENRIQUE CARDOSO LÍDER DO PSDB DECLAROU QUE QUEM VOTA NO PT É IGNORANTE – BURRO AO ATRIBUIR aos “desinformados dos grotões – leia-se, do Nordeste” , FALOU DIRECIONANDO SEU PRECONCEITO-COMENTÁRIO AOS NORDESTINOS.

    Sou nordestino e sei que se o PSDB ganhar as eleições eles vão boicotar e acabar com o desenvolvimento DO NORDESTE por retaliação vingança, já que a Dilma tem boa quantidade de eleitores no Nordeste . O PSDB vai acabar com tudo que conquistamos graças aos governos do Lula-Dilma.

    Analisem : se uma das pessoas mais importantes do PSDB tem preconceito contra nordestino, imaginem o resto do partido. NÃO PODEMOS VACILAR, PARA EVITAR O RETROCESSO VAMOS NOS MOBILIZAR CONVENCENDO PARENTES E AMIGOS A VOTAREM NA DILMA

    COM FÉ EM DEUS OS NORDESTINOS INDIGNADOS COM A DECLARAÇÃO DO PRECONCEITUOSO FHC VÃO DAR A RESPOSTA NAS URNAS ELEGENDO A DILMA PRESIDENTE. ___VAMOS NOS UNIR PARA QUE O NORDESTE CONTINUE SE DESENVOLVENDO E NOSSOS IRMÃOS NÃO TENHAM QUE MIGRAR PARA SP E RIO PARA MENDIGAR EMPREGOS E SER DESCRIMINADOS e HUMILHADOS

  19. A sra. Neubarth deve estar tendo aulas de política com o nobríssimo sr. MERDAL. Este senhor catedrático em falar asneiras já ganhou prêmio até internacional e aqui virou imortal. Realmente o BRASIL não um país para pobres e sim para este tipinho gente como esses dois. Aliás, o PSDB tem pérolas irrepreensíveis, como do Imortal Príncipe que pelo seu aparelho excretor superior já elogiou os Aposentados chamando-os de VAGABUNDOS (como se trabalhasse muito e não vivesse da grana dos Fóruns de S.Paulo, Pasta Rosa, PROER, entrega da Vale do Rio Doce, … ) e agora por esses dias chamando od NORDESTINO de analfabetos/burros/idiotas/… . Então Neubarth se você visse o tape de suas apresentações de seu jornal, veria o montaréu de asneiras que consegue falar em tão pouco, será 88 palavras por minuto! Um conselho: Não saia da tv gRobo porque não arranjará uma colocação de jornalista nem para irradiar briga de galo.

  20. O NORDESTE ACORDOU ! Por décadas construimos São Paulo , Brasilia, etc é éramos chamado de um povo trabalhador. Cansamos de ser subalternos agora queremos ser protagonistaS ! agora somos “burro”, cansamos de ver a riqueza do pais ir só para o Sul e Sudeste, cansamos de de ver nossas praias serem invadidas no verão pelos sulistas, para gastarem as “migalhas`” e se divertirem as nossas custas. Acorda NORTE! porque o nordeste acordou. Agora nos nordestinos ” Cabra da peste ” vamos invadir A “praia” DOS sulistas, ” ETA POVO RETADO É NORDESTINO , CHUPA QUE É DE UVA PAULISTANOS” RSSSSSSSSSSSSS

  21. Ela é muito politizada, no sul, vota em Bolsonaro. Ou diz isso , ou perde o emprego. Essa mulher é asquerosa

  22. Tenho, Fedelho.
    E agora está lavada e enxaguada.

  23. E se incluirmos você fora dessa, Bedelho?
    Aí é sim, né?

Trackbacks

  1. Marina deve jogar para Aécio decisão sobre apoio | MANHAS & MANHÃS
  2. JORNALISTA DA GLOBO DEBOCHA DO PIAUÍ POR APOIAR DILMA.Era o que faltava. | Epocaestado Brasil
  3. Jornalista da Globo debocha do Piauí por apoiar Dilma | Blog do José Duarte Lima

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.