Ibope e Vox divergem de Datafolha; em 2010, só Ibope acertou

Análise

 

A disputa eleitoral deste domingo não deve ser só entre Dilma Rousseff e Aécio Neves. Pesquisas Datafolha, de um lado, e Vox Populi e Ibope, de outro, divergem fundamentalmente sobre as intenções de voto dos dois candidatos a governar o país.

Se no Vox Populi (54% a 46%, votos válidos) nada mudou com capa da Veja e tudo, o Ibope (53% a 47%) tirou 1 ponto de Dilma e deu outro para Aécio. As duas pesquisas colocam a petista à frente do tucano fora da margem de erro.

Já no Datafolha (52% a 48%), há empate técnico. Contudo, essa movimentação de Aécio no instituto de pesquisas da Folha de São Paulo, ela mesma variou dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, o que significa que pode não ter havido movimento algum.

No dia 30 de outubro de 2010, a um dia da eleição em segundo turno, os institutos de pesquisa também divergiram de forma até parecida.

O Datafolha deu 55% para Dilma e 45% para José Serra (votos válidos); o Ibope deu 56% para Dilma e 44% para Serra; Vox Populi deu 51% para Dilma e 39% para Serra.

No dia seguinte, Dilma teve 56,05% (55.752.529 votos) e Serra, 43,95% (43.711.388 votos). Como se vê, só o Ibope acertou.

Os números de Ibope e Datafolha, por outro lado, sugerem reação de Aécio. Porém, os dois institutos deram variação para cima de Aécio e para baixo de Dilma dentro da margem de erro, o que quer dizer que pode não ter ocorrido mudança alguma.

Resta, ainda, um contingente de indecisos que o Datafolha afirma que é composto de mulheres negras, acima de 45 anos e de baixa escolaridade. Integram, pois, o eleitorado menos escolarizado e informado, que, tradicionalmente, vota no PT.