Entrevista de FHC estimulou ataques a nordestinos na internet

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

De domingo para cá, tal qual ocorreu em 2010 uma onda de racismo começou a se insinuar na internet. E, mais uma vez, o alvo foi o povo nordestino, responsável por parte expressiva dos votos que Dilma Rousseff recebeu na eleição de domingo passado.

Na manhã de segunda-feira, ocorreu um fato que pode explicar o aumento daquela onda racista: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma entrevista ao portal UOL na qual acusou os eleitores da presidente de serem “mal-informados” e residentes “nos grotões”.

Confira, abaixo, a entrevista. FHC começa a externar seu preconceito por volta de 4 minutos e 22 segundos.

 

 

 

Pouco após a entrevista do tucano ao portal de internet do Grupo Folha, colunista do jornal mineiro O Tempo posta no Twitter proposta de separar o Sul e o Sudeste do Norte e do Nordeste por conta de o povo destas duas últimas regiões ter votado maciçamente em Dilma.

 

Já no domingo, quando os votos começaram a ser apurados, aqui e ali já se viam manifestações de racismo no Twitter, mas esse fenômeno só começou a tomar corpo após a entrevista de FHC. Na tarde de segunda, a onda racista já se espalhara como uma praga.

 

 

Estranhamente, até agora nenhuma autoridade se pronunciou sobre o caso.

Seja como for, a presença crescente do ex-presidente tucano na campanha de Aécio Neves é uma boa notícia para Dilma. Segundo pesquisa Datafolha feita em junho, 57% do eleitorado não vota em candidatos apoiados por FHC, o que representa uma péssima notícia para Aécio.

 

clique aqui para acessar a notícia em sua fonte original

Aécio escondeu FHC de sua propaganda eleitoral no primeiro turno justamente por causa disso.

Como o PT, no primeiro turno, se concentrou quase que totalmente em Marina, o apoio de FHC e casos como o do aeroporto que Aécio mandou construir na fazenda de sua família com dinheiro público foram deixados de lado.

Esse racismo de boa parte do eleitorado tucano (basicamente, sediado em SP) que acaba de ser estimulado por FHC, aliado à péssima imagem do ex-presidente, podem fazer com que o segundo turno não comece muito bem para Aécio.

No caso do racismo, a notícia de que eleitores tucanos do Sul e do Sudeste estão insultando os eleitores petistas do Norte e Nordeste se espalhou como fogo pela imprensa destas duas regiões. No caso de FHC, o eleitorado ainda não lembra bem dele porque Aécio o escondeu em seus programas eleitorais.

Mas, agora, o PT vai lembrar os eleitores desse “detalhe”…

Resta, até aqui, uma inaceitável ausência de providências do Ministério Público contra essa onda de preconceito que esbofeteia o país e, mais do que isso, os brasileiros do Norte e do Nordeste. Vai ficar por isso mesmo?

Tags: , , , , , ,

117 Comentário

  1. NORDESTE INDEPENDENTE – (Uma resposta ao preconceito.)
    https://www.facebook.com/video.php?v=711880535555277&fref=nf

  2. Eduardo, concordo com o José Marcos, até quando o comando do PT vai ficar calado??? Eu não aguento ver tanta injustiça pela mídia e outras pessoas com tanto ódio e preconceito com os nordestinos e nortistas. Eles esquecem que o voto do nordestino vale o mesmo que vale do sulista. Sr FHC só está estimulando o ódio no nosso país. Se eu tinha algum respeito por ele ter sido presidente( um péssimo presidente ) hoje ele é digno de pena.

  3. Depois dessa peço aos irmãos nordestinos fazer uma mobilização em todo o nordeste para reeleger a Dilma e calar a boca do FgágáC.

  4. Ah, tanta coisa pra escrever sobre isso…

    FHC apela para o pecado do orgulho de quem se acha elite. E como os fatos não o ajudam a provar que a opção tucana é superior, então ele – e seus asseclas e papagaios – apelam para a tautologia non sense: nossas escolhas são melhores pq somos superiores e somos superiores pq nossas escolhas são melhores.

    E os fatos não ajudam pq o país que os tucanos querem – o Brazil – é uma extensão do governo FHC: um país com desemprego, salários baixos, muita pobreza e sem nenhuma ascensão social. Tudo do jeitinho que os capitalistas preguiçosos – o famigerado 1% – gostam: largas margens de lucros, nenhum risco e nenhuma possibilidade da “gentalha” vir a disputar a propriedade dos meios de produção com eles.

    E só é possível dizer que essa opção é “inteligente e consciente” se, e somente se, 1) vc fizer parte desse 1% ou for diretamente beneficiado por eles e 2) se vc for um psicopata sem nenhuma noção de compaixão ou moralidade, preocupado apenas com o próprio umbigo.

    Assim, como não dá pra argumentar que essa opção é superior – especialmente em face da história recente do país – o negócio é apelar pra tautologia do fanatismo mesmo.

    E é interessante como esse discurso psicopata do preconceito espelha a própria ideia de “meritocracia”. O “meritocrata” é aquele que considera a apropriação da riqueza produzida por outrem como um mérito, como uma prova de superioridade de quem se apropriou. E esse discurso da suposta “superioridade econômica” de SP, que fundamenta sua suposta “superioridade intelectual” é exatamente o mesmo, já que SP enriqueceu se apropriando da riqueza produzida pelos filhos de outros Estados – e isso quando não da riqueza produzida EM outros Estados – e agora usa dessa riqueza tomada dos outros como “prova” de sua “superioridade”.

    É exatamente o mesmo raciocínio. E isso pq, como já escrevi antes, é assim que a direita vê o mundo: da forma mais descarada e fácil. Afinal, no fundo, todo direitista é um preguiçoso. É trabalhoso analisar e pensar racionalmente? Então a solução é um preconceito! Os fatos não ajudam? Basta apelar pra propaganda! É difícil produzir riqueza? Então basta se apropriar da riqueza que os outros produzem!

    Não causa nenhum espanto que esse tipo de raciocínio torpe termine no discurso do ódio – que, aliás, é muito mais fácil do que o discurso da razão e dos fatos, só pra não perder o vício!

    Enfim, e por fim, esse discurso anacrônico é, evidentemente, fruto do desespero. O governo Lula/Dilma foi muito, mas MUITO superior ao de FHC. O Brazil é uma proposta que rende apenas 1% dos votos e não pode ser levantada como uma bandeira. O que resta a eles senão apelar para o que há de mais baixo? Quando a realidade não ajuda, o que resta senão a fantasia?

    Quando os fatos não ajudam, que alternativa senão a propaganda? Quando a razão desfavorece, só resta a paixão. E quando o amor e a compaixão estão com os adversários, sobra apenas o ódio.

    Bem vindo ao Brasil do sec. XXI. Vai ser assim por MUITO tempo…

  5. Caro Pilantra FHC

    O espaço é pouco para descrever sua safadeza com a minha Pátria, BRASIL. Comento apenas a privataria da Vale do Rio Doce (valia 40 bi, foi doada por 3 bi com empréstimo do BNDES) qdo o pilantra entregou o estudo do nosso subsolo a banca internacional anglo-sionista; por pouco a PETROBRAS não no mesmo caminho. Energia elétrica?! Pergunte a Duke Energy se querem sair de S. Paulo? Então aquelas companhias de eletricidade davam o que? Lucro ou prejuízo? Qto sua turma meteu no bolso? O que foi que a AES Eletropaulo fez em S.Paulo? Por que o GAFE não publica? E a grana do Fórum de S.Paulo? Onde esta o secretário particular? No Cayman? E o TRENSALÃO? E a Lista de FURNAS? Que nomes estão lá? MENSALÃO do PSDB? Qto foi a grana para o JB fazer o que fez? Por que não abriu o processo 2474? Onde está a grana que o BNDES deu na privataria da CSN para sanar a poluição ambiental? Tá com o filhinho e/ou Steinbruck? Não se esqueça de dizer que o filho do Lula ficou rico com o FRIBOI. O FHC deixa de ser safado, sem vergonha, pilantra, cínico, … . Olha se você gosta de judeuSS americanos se mude para os EUA e não venha dar uma puta arrependida, depois da zona que fizeste no BRASIL. Apátrida, vendido, fajuto. Qto você recebeu do NED (national endowment for democracy)=CIA=NSA na eleição qdo o çERRA perdeu para o LULA. Vamos diga que 1,2 milhão de dólares. Bandido! Olha aí nunca vi amante por chifre! Pelo visto sua boca=aparelho excretor está a solta. Ruim com a DILMA, pior sem Ela. Você não passa de um sociólogo/filósofo da tv gRobo. Garoto propaganda da Fundação Ford, por que esconde isso? Apátrida/sem moral/pulha …

    P.S. O que não presta para o BRASIL passa na tv gRobo.

    • FALOU TUDO!

      A GLOBO ESCONDE ESSAS COISAS PARA ATACAR O PT, POIS SABE QUE A DILMA NÃO IRÁ DEIXAR A GLOBO EM PAZ NO PRÓXIMO MANDADO… ESTÃO COM MEDO!

      MAS A MAIORIA DO POVO NÃO É BURRO COMO ESSE FHC PENSA QUE É… ACHA QUE O NORDESTINO É UM OUTRO SER DENTRO DO NOSSO BRASIL!

      MAS A LUTA CONTINUA!!!!

    • É vero. E esses bandidos querem voltar, e o pior, apoiado por parte dos que se dizem progressistas. São, e acho que não percebem, caixas de eco de palavras de ordem produzidas por usinas de fofocas patrocinadas pelos saudosos do erário.

      A propósito da produção de material de contra-informação detratando o governo, percebo que há um padrão nas peças que lembra de imediato os textos apócrifos de quando o movimento popular começou a se aproximar do poder. Ou seja, hoje a esquerda radical e a direita compartilham dos mesmos instrumentos para atacar os avanços obtidos nos últimos anos. Inocentes úteis ou irresponsáveis?

  6. Vamos ver se O Ilustre MP mostra serviço.

  7. Bom dia, senhores.
    Creio que a este indigente mental devemos a partir de agora nos referir como FHCanalha. Assim, explica melhor o caráter da criatura.

  8. Sou nordestino, com raça amor e prazer e vou feliz com essa sina até morrer. Não me senti atingido pelas palavras do senhor ex-presidente FHC, pois na cultura brasileira, em qualquer estado (UF) há pessoas de formação acadêmica (classes: média, pobre, pobreza) , porém com uma personalidade grotesca. Há ricos e pobres desinformados. E, ainda mendigos intelectuais -, basta ver alguns nas ruas de São Paulo-SP. Digo ainda que no Nordeste (formado por 9 Unidades Federais) há muitas pessoas intelectuais, bem como pessoas pobres que não tiveram oportunidade de escola ou por motivações sociais, psíquicas (condição sócio-afetiva) ou ainda por decidirem de trabalhar mais em nome da sobrevivência. Qual é a formação acadêmica de Patativa de Assaré-CE? E ainda, bom não esquecermos que temos estrangeiros intelectuais (religiosos), residentes no Nordeste inteiro. E não sofrem com preconceito! Amam e dão a vida pelo povo que o cerca. Isto é um belo testemunho e mostra nosso Nordeste como um lugar de realidade encantadora.
    Há pobres com necessidade de pão, de moradia, de escola, de saúde, de emprego, de transporte público, de lazer . . . estas são as mais básicas possíveis. Agora, por favor, digam-me, aonde não há estas situações já foram superadas? O Brasil todo está sedento para superar.
    Mas é bom lembrar que até agora poucos políticos que governam (o país, o Estado e o Município\Cidade) não demonstrou superação nestas realidades. Não foi e não é, simplesmente um acordo internacional entre nações que eliminará as necessidades. Pois até agora só foi pensado na fome: ‘comer pelo menos uma vez por dia’. Que nada! Tem que acontecer um governo que trabalhe pelo desenvolvimento do país em si, uma nação. Somos pessoas e não camponeses mendicantes como era pensado na Europa da Idade Média.
    Acredito que o ex-presidente não estimulou ataques ao nosso povo nordestino. Caso não esteja enganado, no ano de 1996 deu-se inicio o ‘bolsa gás’. Nessa época, eu era professor de series iniciais no sertão de Canindé-CE, e vi muitas famílias neste projeto iniciado pela senhora Rute Cardoso, esposa do ex-presidente FHC.
    E assim vieram as demais formas de ajuda do governo federal já com o senhor ex-presidente LILS. Eu sempre votei no senhor LILS. Minha família assistia os famosos debates, inclusive onde o senhor LILS acusava o outro candidato, chamando-o de “caçador de maracujá” -, contradizendo a frase do seu adversário político: “caçador de marajás”. Pois é! E meus pais vibravam! Na verdade, a vibração correspondia uma libertação do sistema do governo anterior. E, eu, entrei no sonho de um mundo possível. E vi no PT essa ideia, mas ao longo da caminhada as decepções foram aparecendo.
    Jamais pude votar no PT que tanto melindrou o povo com libertação e “agora José”, de Carlos Drummond de Andrade. Então, como Paulo aos Coríntios:”Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido” (1Cor 13,11-12). Tudo foi uma enganação! Falácias! Fomos enganados e tivemos muito para refletir. Deixamos viver por ‘promessas’ -, talvez pesando que nossas promessas feias aos Santos pela fé fosse a mesma situação com as promessas dos candidatos e partidos políticos.
    Ao contrário do PT, o PSDB salvou o Brasil, o povo daquela inflação avassaladora. Não posso dizer que o PSDB não gosta de pobre. Bem como é perceptível que o PT já não mais. Pois ficou muito ricos os ‘intelectuais’ PT. E onde estão eles? E o ex-presidente FHC tem razão em dizer que do segundo mandato o ideais do PT mudou. Sou nordestino, pobre e não voto na Dilma.
    Claro, que pessoas má intencionadas vieram agredir a cultura e sofrimento do povo Nordestino. Um certo dia, eu escutei de uma pessoa de outra confissão, falando contra os nordestinos. Dizia que era um povo amaldiçoado, miserável e mendigava das regiões ricas. Percebi que seu discurso era político e religioso. E ai pude dá minha defesa nordestina. Ainda recordo um colega meu de seminário que dizia: “Se o nosso Brasil tivesse sido civilizado pela porta da sala da Europa, seríamos uma nação rica”. É um discurso preconceituoso. E a nosso realidade nordestina tem sua contradição na dimensão geopolítica diante do sistema político governamental. Ou seja, a riqueza que possui o Nordeste não respeitada pelo sistema político e muito menos pelo restante do Brasil. Por isso, se pensa num Nordeste de penúria. Mas, nós nordestinos sabemos da beleza e raça que cada um traz em seu coração a força de mudar e transformar para melhor. E não continuar com essa miséria colocada como um véu que enriquece alguns em detrimento de outro número maior. Vamos mudar! Vamos transformar essa realidade medíocre e de rebaixamento humilhante da nossa realidade nordestina. Por um Brasil unido e transformado em uma Nação digna de saber cuidar de todos os membros de seu país.

  9. Ramiza,
    Li seu comentário sim. Existe uma coisa chamada inferência ou leitura implícita daquilo que a gente lê. E não é apenas sobre o que estamos lendo no momento, mas também sobre quais são as falas que permeiam o que estamos lendo, já que todos os textos escritos falam com outros textos que já tenhamos lido. Quando você faz o questionamento “onde está a mentira de que nos grotões estão as pessoas menos escolarizadas deste país?” certamente você não faz a pergunta sem uma intenção. O Lauro faz a mesma pergunta que você, no entanto, ele é mais honesto e diz claramente que são eleitores do PT porque são beneficiados com programas sociais, não com essas mesmas palavras. Vocês não falaram isso por nada, mas, sem dúvida, na esteira do pensamento do senhor Fernando Henrique Cardoso. Você condenou o preconceito, embora não tenha dito que ele, o senhor FHC, estava não apenas sendo preconceituoso, mas também desumano, uma vez que o Estado tem o dever de dar instrução e educação de qualidade para os mais pobres — atitude que ele não teve a decência de pôr em prática. Como pôde ter a coragem de falar da ignorância dos nordestinos?! Quem se comporta desse modo está endossando e aceitando o preconceito e a desumanidade como fator real e verdadeiro do seu modo de olhar para aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades. Ramiza, os direcionamentos de nossas ideologias são dados e validados pelo modo como olhamos para o outro e pela quantidade do tempo que dispensamos na compreensão das razões pelas quais eles são como são e porque são! Não penso que todas as pessoas tenham que pensar e perceber as coisas de maneira igual, visto que seria impossível, por conta da educação e o direcionamento do caráter, contudo, espero delas o mínimo de honestidade em seus pontos de vista e ações!
    No dia da apuração das eleições, na Globo News, os jornalistas Merval Pereira, Cristiana Lobo e outros, o tempo inteiro, se referiam aos votos do interior do Norte e do Nordeste como voto dos grotões. Você acha que eles estavam querendo dizer o quê, a cada vez que falavam usando a palavra grotões?! Por que não usavam o mesmo termo quando era para falar dos interiores paulista, mineiro e sulista?! Sou nordestina, piauiense. Não tenho orgulho de ser brasileira e nem de ser nordestina. Não gostaria de ser americana, inglesa… Porque tudo isso é invenção das necessidade humanas de pertencer para dividir. É tudo absolutamente simbólico, e, portanto, passível de preconceitos! Mas tenho um imenso orgulho de ser humana e dispensar meu tempo na compreensão daquilo que faz parte de minha humanidade e contribuir de modo simples e direto com a construção de uma sociedade livre e sem preconceitos, sejam eles quais forem. Minha honestidade é tão cristalina e cotidiana que morro, sem questionamentos, para mantê-la, porque tenho orgulho dela, porque ela sou eu! Isso não é uma invenção!Muito menos simbólica!
    Maria Antônia

    Maria Antônia

    • Maria Antônia.
      Não sei sua profissão, mas me parece que está ligada à psicologia.
      Por favor, não tente ‘me ler’. Eu não faço isso com gente que conheço, imagine com quem não conheço.
      Me diga onde está a mentira em dizer que ‘nos grotões’ as pessoas são menos atendidas social e academicamente e por isso mesmo, menos informadas? Está inerente a essa situação, minha senhora.
      Você é nordestina, piauiense e eu sou paulista paulistana.
      Somos as duas brasileiras, ponto.
      Esse preconceito contra a figura do presidente FHC beira à paranoia, com todo o respeito.
      Como minha profissão não é ligada à psicologia, não sei como explicar esse fenômeno que ataca só os lulo petistas, uma vez que FHC não é e jamais será um homem de direita.

      Mas já que você levou a conversa para o preconceito que existe, na sua opinião, contra os nordestinos, vamos a algumas comparações sobre políticos.
      O Sr. Sarney é nordestino. Foi presidente da República, tive a oportunidade de conhece-lo socialmente fora do Brasil, numa embaixada brasileira. O que dizer do seu desempenho político – só o político – no seu estado de origem, o Maranhão? Na visão social e democrata do Brasil, péssimo. É considerado um dos piores índices do desenvolvimento humano. Pedrinhas está tão exposta quanto as ações do EI e ninguém dos governos maranhense e federal se abalam em fazer declarações a respeito para a sociedade brasileira.
      São os grotões maranhenses.

      O Sr. Renan Calheiros, senador da República pelo Estado de Alagoas. Sua vida particular não nos interessa, a menos que sustente suas relações familiares e extra familiares com dinheiro público desviado. Foi inocentado pelos seus pares. O seu estado não está com os melhores desempenhos no IDH.
      São os grotões alagoanos.

      Então dizer que só FHC não se importa com os ‘grotões’, desculpe, isso é preconceito da sua parte. Na verdade, dando uma de quase psicóloga, vi um rasgo de raiva nas suas escritas a respeito dele.

      Mas não vamos ficar aqui a discutir esse assunto pois, como sabemos, não nos levará a nada.
      Você continuará com sua opinião e eu com a minha.

      Na verdade, o que realmente importa é o destino da NAÇÃO e seu povo e não o partido A ou B.
      E não o que dizem os jornalistas C ou D.
      O dia que a população entender isso aí sim o país começará a ser justo com seus cidadãos, pois isso será conquista deles. E sempre dentro de um Estado Democrático de Direito.
      Enquanto isso veremos Tiriricas e outros similares serem eleitos.
      Eu também não aprovo, mas antes assim do que termos um ditador dizendo sobre o que podemos e não podemos fazer, sobre o que se deve ou não publicar, sobre o que fulano ou sicrano fala ‘no ar’.
      Vamos em frente, ainda que aos trancos e barrancos, mas sempre democraticamente.
      Tenha uma boa noite.

      • Ramiza,
        Definitivamente estamos em lados tão opostos que é impossível mantermos algum diálogo que seja coerente. Primeiro você diz que falei sobre aquilo que você não comentou. Agora sou eu que te digo: minha inteligência não consegue alcançar sua tão eloquente opinião! Não conheço e não tenho a menor ideia de que pressupostos você usou para fazer seu comentário. Não entendi, NADA! Principalmente não entendi que nação é essa que tem grande importância sem partido e sem jornalistas! Preconceitos contra o senhor FHC?! Fatos viraram preconceitos? Vida particular de políticos!? O que vem a ser isso?!
        Último e definitivo. Para pensar, agora instituíram a necessidade de ter profissão?! Sou nordestina, sou vagabunda e preguiçosa! Amo o ócio! Adoro uma rede para balançar as cambitas! Contudo, conheço mais de 60% da Literatura Clássica mundial e sem incluir o conhecimento sobre Filosofia, Ciências Políticas, Sociologia, Antropologia, Teoria do Conhecimento e Lógica. Sou uma nordestina arretada na arte de reconhecer uma falácia e muito arrogante e prepotente quando necessário, como agora, por exemplo! No entanto, JAMAIS faço uso dessas más qualidades com quem não teve as mesmas oportunidade que eu!
        Tenha você também uma boa noite!
        Maria Antônia

      • Ramiza, paulista paulistana. eu tbm paulista paulistano, mas nao me esqueco que o nosso estado, foi
        praticamente construido por maos nordestinas, principalmente na mao de obra pesada.
        O nosso querido FHC esquece que se nos grotoes estao os menos informados, talves seja por que ele
        nao investiu em escolas e universidades nesses GROTOES. Nao sejamos hipocritas, alguem tinha que
        olhar por esses grotoes e fazer algo, por que nao escolheram nascer la. E muito facil para os paulistas
        paulistanos assistirem os telejornais da globo mostrando a falta de agua e educação a miseria, mas nao
        tomar nenhuma ação a fovor dos groteos.

  10. EU LEMBRO… TENHO MEMORIA FERTIL

  11. A hipocrisia do FHC é tamanha que ele se esquece que, sendo as classes D e E maioria em seus períodos eleitorais, ele foi eleito exatamente pelos menos informados e politizados e, uma vez que a realidade do Brasil pós Lula mudou, agora a maioria é da classe C, mais informada portanto. Só depois de Lula, os mais pobres puderam ver quem de fato se preocupou em resgatar a injustiça de que foram vítimas por séculos!

  12. A resposta dos Nordestinos para os Sudestinos vai ser dada no segundo turno: 90% de votos para a Dilma, inclusive em Pernambuco, onde só deu Marina no primeiro turno por causa do Eduardo Campos.

  13. Bom dia,

    Como que pode um ex Presidente pode fomentar um ataque desses a uns irmãos de sociedades, tenho amigos que mora no nordeste e outros que vieram de lá.. São pessoas até mais educadas que muitos que moram aqui para o SUl, É inadmissível uma pessoa querer ver a divisão de um povo por causa de votos;

    Aécio e FHC nem morto voto em VC!

    #ApoioDIlma13

    O Brasil é um Só!

  14. UMA PARTE DO POVO FALA EM MUDANÇA E VOTA EM AÉCIO – FHC …!!!!

    MEU DEUS!!!.

  15. os nomes estão visíveis com referencias, não vao processar esta ratalhada ,são só porquinhos com pinta de cachorrinho de madame, come ração aos privilegio de banho e tosa , é assim que o Sampa se apresenta como brasileiros, próximas manifestações vou torcer pra policia ,KKKKKK, para com isso cambada, triste pra estes vai ser a certeza da derrota de Aécio ,preconceito contra justiça eleitoral , só pra calarem seus sentimentos negativo aos Nordestinos, eu não votei na Dilma ,mas depois dessa, eu faço com gosto.

  16. O ‘Sociólogo’ quando abre a boca é o mesmo que tirar a tampa da fossa!
    Fala muita M´… Já chamou os aposentados de “VAGABUNDOS”. Na certa se inclui no grupo, já que acumula aposentadorias. A preocupação dele agora é, brigar pela liberação da maconha.
    Racista, preconceituoso e VAGABUNDO!

  17. Sr. Fernando Henrique Cardoso, há muito vivemos um apartheid social no Brasil, apenas não oficialmente. Como homem informadoo sr. tem conhecimento disso. Outra coisa, dizer que nordestino é um povo desenformado, creio eu que o sr, quis dizer, politicamente, parte, com certeza sim, como em qualquer região.

  18. Não entendi como discriminação. Como disse Israel Pontes, pessoa desinformada tem em qualquer classe social. Mas o FHC errou em uma fala na minha opinião. Disse que “informação quem dá é o estado” Claro que no golpe militar de 64 isso aconteceu, tiraram do povo o direito de ter informação, queimavam-se livros, censuravam as músicas os filmes. Mas nos dias de hoje o estado não tem o dever de dar a informação como se fosse babá. Hoje o acesso a internet e livros já é mais fácil, se ao invés de gastar todo o tempo com coisas irrelevantes no facebook, programas idiotas de TV e whats up o povo procurasse informação, garanto que teriam. O povo não pode esperar o estado dar informação, nós temos que ir atrás delas.

  19. NÃO GOSTA DO NORDESTINO?ENTÃO VÁ MAMAR EM UMA ONÇA SEU OTÁRIO

  20. Não foi os paulistas que sempre votaram em malufes e pitas da vida durante quase 30
    anos, agora ficam dizendo que os nordestino não sabem votar, me faça uma garapa!!

  21. Esse senhor Joaquim Barbosa Ex.Presidente do STF, possivelmente não conhece o passado e intenções do PSDB(verdadeiro caça níquel-privatização amigas ou duvidosas e arbitrárias)…….

  22. A maioria dos paulistanos e o FHC,têm preconceito contra nordestinos,e o recalcado FHC por motivo de ser rejeitado pelos irmãos nordestinos,pela sua má gestão principalmente contra os nordestinos em seus 8 anos de privatizações(doações à arbitrárias e duvidosas).Pois o país continuou na miséria e caos geral…

  23. Meu amigo, pra quem esperou décadas um ano não é nada!

Trackbacks

  1. Entrevista de FHC estimulou ataques a nordestin...
  2. BLOG DA CIDADANIA: ENTREVISTA DE FHC ESTIMULOU ATAQUES A NORDESTINOS | TABIRA EM DEBATE
  3. Entrevista de FHC estimulou ataques a nordestinos na internet - Bem Blogado
  4. OFICIAL : Elleciones Brasil 2014 ! Quien va a Ganar ? - Page 133

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.