É alta a probabilidade de Dilma vencer no 1º turno

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no início da noite de quinta-feira, 2 de outubro, a 3 dias da eleição, mostram quadro impensável há 30 dias: além de ser alta a possibilidade de Dilma Rousseff reeleger-se em primeiro turno, mesmo em caso de segundo turno sua vantagem é muito maior que a da (até aqui) segunda colocada, Marina Silva.

Precisamente às 18 horas e 52 minutos, a “Rádio Estadão” (na Web) divulgou os resultados da mais recente pesquisa Ibope (com 3010 entrevistados e campo de 29 de setembro a 1º de outubro) sobre a sucessão presidencial.

Cerca de 40 minutos depois, o portal UOL divulga pesquisa Datafolha (com amostra muito maior, de mais de 12 mil entrevistados, e mais recente, de 1 e 2 de outubro)

No Ibope, Dilma aparece com 47% dos votos válidos. No Datafolha, aparece com 45% dos votos válidos.

Se formos nos basear pelo pior resultado para a atual presidente da República (o do Datafolha), falta-lhe o percentual mais baixo de votos para vencer em 1º turno desde o início da campanha eleitoral. Precisaria crescer 2,5 pontos percentuais até domingo.

Difícil? Talvez. Impossível? Jamais. Até porque, os números do Datafolha divergem de sondagens do PT.

Nesse aspecto, vale dizer que fonte da campanha de Dilma com a qual conversei recentemente previu que ela seria “retida” abaixo do necessário para vencer em primeiro turno através do uso da margem de erro e, se necessário, de algo além dessa margem. Totalmente condizente com o que dizem as duas pesquisas recém-divulgadas.

Outro ponto que vale ressaltar é que candidatos que passam para o segundo turno com tal vantagem sobre o segundo colocado dificilmente perdem a eleição. Esse é, inclusive, um conceito dos próprios institutos de pesquisa, marqueteiros, cientistas políticos etc. Desse modo, haver segundo turno não mudaria em nada o favoritismo de Dilma.

Por fim, a pesquisa Datafolha mostra que há 5% de indecisos. Se Dilma herdar desse grupo os 45% que tem dos votos válidos, estará a poucas casas decimais de se reeleger em primeiro turno. Esses números esbarram na margem de erro das pesquisas.

 

Tags: , , , ,

78 Comentário

    • Fica frio, companheiro. Isso não terminou

      • Como é que pode? O voto de um só juiz vale mais do que de sete?

        • É que o STF se sobrepõe ao TSE

          • O Gilmar Mendes, aborto da natureza que chegou a magistrado do STF, move-se atropelando a jurisprudencia. Ele existe apenas pra isso. — O ministro Zavascki refutou alegação de que conceder direito de resposta ao PT feria a “liberdade de expressão” e foi clarissimo:

            “o instituto jurídico do direito de expressão é composto também pelo direito de resposta. É assim que está estruturada a liberdade de expressão na nossa Constituição. Direito de resposta não significa punição”

        • Pelo que entendo do assunto, ele só suspendeu os efeitos da medida para permitir um novo julgamento pelo STF, onde todos os ministros do STF julgarão. Lá a Veja perderá de lavada.

          • Com certeza Veja perderá de lavada. O STF está aparelhado pelo governo.

          • Não. Ela vai levar de lavada pq o que fez foi completamente ilegal e a Constituição – aquele documento que vc acha que serve pra assoar o nariz – garante o direito de resposta.

            Agora, se vc acha que é necessário aparelhar o STF pra que a Constituição seja cumprida, então vc deveria estar reclamando é o STF não aparelhado que rasgava a Constituição, oras!

    • ISSO QUE ESTA acontecendo é uma puta sacanagem do juiz .muito estranho o procedimento deste Juiz,PRINCIPALMENTE EM CASOS em que os envolvidos são dos Partidos de oposição e grande midia.

    • Gilmar é lixo, é escória, é imundice pura, tudo que for lixo da direita é com ele mesmo.

  1. Certamente, meu caro Eduardo, a Dilma vencerá no primeiro turno. Essas últimas duas semanas foram simplesmente mágicas ao PT com tudo dando certo. E assim será no dia 05: tsunami vermelha! Avante à vitória!

  2. este datafalha não tem jeito, vamos para cima deles

  3. Não tem como não votar em DILMA.
    Vamos lá, militância.
    Vamos votar em DILMA, BRASILEIROS!

  4. game over para aecio do pó e marina

  5. Acredito que ela já está eleita no 1 turno. Criminosamente, os “institutos de pesquisa, mancomunados com o PIG estão “segurando” os índices da petista. Todos os ventos no momento sopram a favor dela: Pleno emprego, Brasil sem fome, inflação sob controle, seu governo com ótimos índices de aprovação, chegando a mais de 70% entre ótimo/bom/regular e a mulher não passa de 40%, não ganha um voto ? Não me convence. Mais triste ainda é ver o TSE se fingindo de morto frente a esse golpe das pesquisas e do pig. Nunca seremos um País livre e verdadeiramente democrático enquanto não tivermos a Ley de Médios, espero que Dilma dê esse presente aos brasileiros no próximo mandato. Se Deus quiser, vamo qui vamo galera, 05 de outubroé 13 na cabeça.

  6. Sugestão para as pesquisas nos próximos anos: aumentar a margem de erro do PT para 10% para menos e só 2% para mais. E para a oposição, colocar 5% para mais e 1% para menos. No exemplo acima, Dilma estaria com 30 ou 42 pontos, Marina com 29 ou 23 e Aécio com 26 ou 20.

    Quem sabe assim a oposição chega mais perto. Nesse ano, nem nesse critério chegariam nos pontos da Dilma.

    Em tempo: Se o PT dependesse de direito de resposta da Veja…

  7. Eduguim, cabra positivo!
    Não perde as esperanças, nunca!

    Firme, amigão, domingo vai dar 1º turno!

    13 confirma!

    • Grande Luciano, mano véio.
      Vi sua colinha com PT de ponta a ponta, a minha não é muito diferente, ei la:

      Pra Presidente digito 13 e confirmo Dilma Rousseff (PT)

      Pra Governador digito 13 e confirmo Antonio Gomide (PT)

      Pra Senador digito 131 e confirmo Marina Santana (PT)

      Pra Deputado Federal digito 6.565 e confirmo Tatiana Lemos (PCdoB)

      Pra Deputado Estadual digito 13.500 e confirmo Ozair José (PT)

  8. Minha humilde opinião também é de que os dados das pesquisas eleitorais mostram uma possibilidade cada vez maior da reeleição no primeiro turno.

    E considero que uma avaliação correta e imparcial deste cenário indica que a vitória definitiva em turno único é o resultado mais provável. Ademais, concordo com a opinião sustentada no artigo em tela acerca do fato das pesquisas indicarem que o sucesso da reeleição ocorrerá mesmo que haja um segundo turno.

    Todavia, apesar dos indícios de que a manipulação midiática patrocinada pela direita golpista já não é capaz de iludir a maioria do eleitorado, cabe lembrar que ainda não é hora de cantar vitória. Ao contrário, é tempo de redobrar nossos esforços.

    É importante prosseguir na campanha de conscientização do eleitorado com máximo empenho, sem esquecer em nenhum momento que a perseverança incansável dos militantes que defendem a candidatura do governo é que deverá garantir a vitória petista, inclusive na improvável hipótese de haver um segundo turno.

    Por tais razões, mesmo em face dos indícios que mostram, com consistência crescente, a possibilidade concreta de vir a ser consagrada a reeleição no primeiro turno, é hora de redobrar os esforços para ampliar o debate objetivo e coerente acerca da comparação entre as perspectivas positivas do prosseguimento das políticas dos governos petistas, voltadas para a promoção do desenvolvimento nacional com redução das desigualdades, e a expectativa negativa sinalizada pelas pretensões anti-sociais esboçadas nas propostas dirigidas pela direita golpista através do PSB e do PSDB, que são caracterizadas por medidas econômicas recessivas, por um danoso favorecimento dos interesses predatórios do capital globalizado e pela ameaça de redução de direitos trabalhistas.

    Vamos perseverar, com disposição inabalável, até a reeleição ser confirmada.

  9. O PIG não está tirando só isto não “tirar pontos de Dilma” só, estão abrindo seus jornais na internet (coisa que só franqueavam com assinaturas), estão abertos para a criação em profusão de “factóides” contra a Dilma até as eleições.

  10. Inclusive Edu, se formos para a pesquisa espontânea, de votos válidos, a Dilma tem 48%.
    Agora se considerarmos a margem de erro que é de 2 pp, segundo o Ibope, a Dilma já tem mais que 50%.
    E olha que Dilma continua crescendo, Marina caindo e Aécio estabilizado.

  11. Cara, ler teu blog levanta o astral da gente. G1, Uol, never more.Mas Eduardo, existe outras possibilidades ainda, que são o voto útil do eleitores: do PSOL; dos eleitores do PSB que estão com medo que Aécio ganhe da Marina,etc…..Parece que vem uma linda manhã de segunda-feira.

  12. Moderadamente otimista, o percentual de votos válidos que faltem ou excedam (torcida) à “conta do chá” para uma vitória em primeiro turno deverá ser baixo.

    O retrospecto das três eleições presidenciais passadas recomenda cautela quanto à eleição de Dilma já no domingo.

    O ânimo por um êxito definitivo já no domingo, por outro lado, não pode, de modo algum, como descolado da realidade. O crescimento da campanha nas últimas três semanas alimenta a esperança.

    Independentemente de maior ou menor acerto dos institutos de pesquisa, o que salta aos olhos é a urgente necessidade de desmistificá-los, trabalho que, a propósito, tem sido realizado por este e por outros canais alternativos de informação.

    Mas em termos de interferência indevida na vontade popular, segue o descarado desequilíbrio das mídias hegemônicas como a questão principal.

    Por mais que estejamos calejados pelas cascas de banana e as balas de prata das vésperas, e por isso mesmo sempre cautelosos, como não recear por alguma indignidade de última hora?

    Hoje haverá o “debate” na Globo.

    É o caso de insistirmos na pergunta: até quando esse “script” temerário prosseguirá, com a comprovadamente vil emissora de TV, exercendo o estranho direito (perpétuo?) de realizá-lo às portas do início do período oficialmente restritivo à propaganda eleitoral mais impactante?

    A chamada democracia, mesmo em seus limitados termos (mera opinião), não pode conviver com o virtual monopólio da “verdade”. Mesmo porque há várias “verdades”.

    E a sem aspas, assim espero, derrotará, ao menos nessa dura peleja, àquela entre aspas posta.

  13. Ah, se você soubesse o que eu sei…

    • Sr. Eduardo Guimarães, peço vênia, mas, como não tenho procuração para defende-lo, o faço de officio, ou seja, vide código penal.

      Resposta ao missivista do ataque.

      Sr. Luis Antônio de Castro, a proposito: você que acredita em duendes, lhe coloco a par do normal: O Youssef, sim, o doleiro, já fez lá atrás mesmo tipo de ‘trato’ com a justiça. Lembra da CPI do Banestado? No governo FHC? Não? O que aconteceu, foi aceita a ‘delação premiada’. O que ocorreu? Nada, Sabe por quê? O homem refugou, descumpriu o trato! Quebrou a ‘promessa’. Entendestes, ó parvo? Sabes quem estava na alça de mira? Leia o livro ‘A privataria Tucana” do Amaury Jr. Ok?

    • Fale o que sabe, porra!

    • Se você sabe tanto porque não conta para nós ?

    • Assustou o coxinha. kkkkkk

  14. Edu, vc mudou o post! Sei que atualizou para não dar mancada com a campanha. Mas diz aí: a Dilma ganha no 1º turno? O que dizem os trackings? Valeu!

    • Não mudei nada. É outro post

    • Não mudou.
      É post novo.
      Eu também fiquei surpreso.
      São três posts no mesmo dia (2/10/2014)

      Alvíssaras

      • época de eleição a gente tem que trabalhar…rs

        • Eduardo, de segunda em diante você poderá descansar um pouco. O povo quer manter as conquistas dos últimos 12 anos e vai votar em peso na única proposta que nos atende. O que mais me dói é estar confinado, a trabalho, nas brenhas do estado do AM de onde só sairei no próximo dia 14, e não poder votar. Seu blog é uma das fontes onde busco informação de qualidade para manter-me conectado com o mundo. Muito obrigado pelas análises sempre lúcidas contidas nos seus textos. Domingo vamos pintar esse país de vermelho. Abração!

        • Parabéns Edu, passo sempre por aqui para me informar das analises.
          Das quatro eleições acho que esta tem a maior chance de acabar no 1º turno. A procura por bala de prata na oposição deve estar em clima de desespero. Se não conseguirem nem um golpe de ultima hora, esta barreira de 45-47% de votos válidos vai pro espaço. Eles sabem disso. Por isso, permaneçamos vigilantes.
          Forte abraço e vamos com tudo domingo.

          • Domingo é o Dia-D.

          • Parabéns ao blogueiro pela ilustração desse post.
            Quanto ao texto é a mesma coisa de sempre:
            alta qualidade de quem entende e sabe do que fala.

  15. Desculpem o pessimismo. Acho que essa segurada que esses institutos deram foi porque devem estar esperando uma bomba contra o PT ou Dilma. Caso nada cole, na pesquisa de sábado eles dão uns 2-3pp e na boca de urna anunciam ela vencendo por 55% dos válidos.

    Eles são golpistas, não desistem. É por isso que eu desanimo. Não que não possamos conseguir esses votos que faltam, mas porque eles vão inventar escândalos, fraudes… que caem por terra mas só depois das eleições.

    Em tempo: Gilmar Mendes, a criatura de fhc, é um fdp, escroto, canalha, pistoleiro, jagunço do pig,

  16. Dilma no primeiro turno, porque Deus é brasileiro!

  17. Vai é? Kuákuákuá.. se fosse para abrir o bico já teria feito, e já deve ter feito, só que os nomes que ele mencionou são todos do partido das aves plumadas. Daí que a PF não vazou, como faz seletivamente. Amigão, segura aí que seu candidato virou pó, ou já era pó?

  18. Eduardo, seu otimismo me anima.
    Tomara que a Dilma ganhe no primeiro turno.
    Tenho acompanhado as noticias por aqui mas, mesmo assim, estava bem desanimada.

  19. http://www.viomundo.com.br/denuncias/covas.html
    Edu, essé Bruno Covas é o sucessor do Alckmin no gov. de SP para 2018.
    Pior, escandalo esse que ficou muito bem guardado e protegido pela PF do Zé.

  20. Muito boa a imagem! O Globope e o Datafalha mentindo e com vergonha de serem desmascarados!

    Mas no domingo o Globope o o Datafalha serão desmascarados novamente.

    Governo Novo, Ideias Novas: Dilma Presidenta.

  21. Sr. Eduardo

    O Sr. Escreve

    “….No Ibope, Dilma aparece com 47% dos votos válidos. No Datafolha, aparece com 45% dos votos válidos.

    Se formos nos basear pelo pior resultado para a atual presidente da República (o do Datafolha), falta-lhe o percentual mais baixo de votos para vencer em 1º turno desde o início da campanha eleitoral. Precisaria crescer 2,5 pontos percentuais até domingo…..”

    O pior resultado é o do Datafolha, 45% dos votos válidos. Logo, para que o total seja 100%, a soma dos demais candidatos é 55%.
    Para ficar empate tem que chegar a 50 a 50. Ou, se Dilma tem 45, tem que crescer 5 pontos e não 2,5.
    Dilma tem que crescer a metade da diferença (55-45=10). A diferença é 10, então Dilma tem que crescer 5 (metade de 10).
    Dilma tem que crescer metade da diferença, não metade do índice dela para 50%.
    50-45=5, metade é 2,5.
    Pretenciosamente presumo que eu, com minha réplica ao Sr Tales esta tarde, induzi-o ao equívoco.

  22. Em que pese as pesquisas, só na reta final, estão a favor da Presidenta Dilma, os institutos de pesquisas, salvo raras exceções, não são confiáveis. Não obstante, não ficarei surpreso se a Presidenta se reeleger no 1° turno.

  23. Sem otimismo exagerado mas na expectativa do melhor: Vitória de Dilma em primeiro e único turno presidencial ! ! ! ! * * * *

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  24. Näo devemos esquecer que muita gente que declara voto em Dilma, säo pessoas simples que tem dificuldade com a urna. Pode errar , pode anular sem querer o voto. Eu por exemplo, estou pedindo para uma parente orientar uma senhora que tem essa dificuldade mas quer a todo custo votar em Dilma. Minha parente orá explicar calmamente, até a senhora entender. Mas será que muitos faräo isso ? Petistas que tem pais com essa dificuldade, eu sei que eles explicam direitinho, se esforcam, mas acho que tem muita gente que näo recebe essa orientacäo.
    Vamos aguardar.

  25. Caro Luis
    Adoraria que ele abrisse o bico.
    Tremo de alegria só de pensar nisso.
    Em caso de morte dele, a culpa já foi projetada para ser do PT, mas as acusações, não seria o PT que iria tremer.
    Saudações

  26. DILMA 1º TURNO. CHORA PIG, CHORA GILMAR, CHORA BONNER, CHORA FHC & CIA.

  27. Toda vez que vejo estas estatísticas penso que chegou o momento de eu me pedir uma BOLSA, como INVÁLIDO.

    1. VOTO nulo ..mas sou OBRIGADO a ir votar ..e meu voto é tido como invalido, não é computado

    2. sou homem, adulto, hétero e branco, classe média, logo ..valho nada

    3. sou Paulista ..portanto um cabra que ajuda o Estado a responder por 42% dos recursos da União, só que recebendo em troca 11 % deles.

    4. UM CIDADÃO que por morar em SP tem seu direito à isonomia democrática vilipendiado, pois embora sejamos 22% da população (essa é pro Augusto) respondemos por apenas 3,7 % dos votos do Senado e 13,7 % na Câmara (ou 12,3% do Congresso)

    enfim ..sou um sub cidadão, num sub país, mergulhado num sub continente, dentro duma sub democracia, e ainda por cima ANULADO em meus direitos, esforços e necessidades ..realmente

    https://www.youtube.com/watch?v=qxRRxN5Lx3o

    ps – será que diante destas estatísticas alguns conseguem entender parte do que nossas escolas não explicam sobre 1932 ?

    • duvida – caso tenhamos 2o turno, será que as delações premiadas feitas pelo diretor, contadora e doleiro virão à tona ? e será que terá impacto no pleito ? O que vocês acham ?

      Só num exemplo – hoje noticia-se que a Petrobrás pagou MAIS CARO 17 vezes por um mesmo material que ela mesmo havia confeccionado ..coisa feia…

      de qq forma, se der:

      Dilma x Marina – pra mim será a DEPRESSÃO x a DISTIMIA

      e se Dilma x Aócio – o Estado OBESO x o Estado DISLÉXICO

      https://www.youtube.com/watch?v=I4fWFyRu21w

    • já disse aqui ..mas nunca é demais

      ..a culpa pelo colapso hídrico no país encontra de vários responsáveis : SÃO PEDRO, aquecimento global, governos federal, estadual e municipal, a população, industria e o agronegócio locais.

      Veja que realidade interessante ..recentemente estive em Sta Fé do SUL e passei perto de FURNAS (as represas de lá estão SECAS, uma em MS e outra em Minas), e tb cruzei o Araguaia (MT/GO- o rio estava muito baixo diziam os moradores) ..pois bem

      e eis que agora sabemos que as Cataratas do Iguaçu esbanjam 6 x (SEIS VEZES) mais volume d´água do que o normal ..SC/PR e RS tb enfrentam problemas com excesso de água ..até bem pouco era o AC e AM

      francamente gente ..já passou da hora de nos permitirmos termos rios navegáveis e LIMPOS, não ? ..de termos um modelo de SEGURANÇA HÍDRICA que interligue os mananciais por TODO o país

      mas ..mas, como ? se desde 1992 o TIETE torrou bilhões pra , pra nada ..ou se as próprias obras do S.Francisco se atrasam, se aditam, e pior, contam com águas dum rio que esta por um fio ??!

      difícil ..será que precisaremos duma crise econômica descomunal pra acordar ?!

      http://www.youtube.com/watch?v=sXRFcB8ydgE

    • “2. sou homem, adulto, hétero e branco, classe média, logo ..valho nada”

      Aprendeu a se vitimizar e chorar com a bláblá, hein?

    • Para mim o que acontece com São Paulo é o seguinte: Aqui se sofre por se votar em tucano. Se Padilha fosse eleito tudo aqui mudaria da água para o vinho.

      Haveria harmonia nos trabalhos se os três executivos fossem do mesmo partido, e quem ganharia com isso é a população.

      Você pode dizer que isso é incorreto, que o governo federal deveria apoiar São Paulo incodicionalmente mesmo tendo um governante tucano. É verdade, mas nada na prática é como deveria ser.

      Não se trata aqui de má vontade de nenhum deles, como os partidos são adversários ferrenhos as equipes não se conversam e nada funciona.

      E não se deve esquecer, da mesma forma que Dilma não colabora com Alckmin, Alckmin também não colabora nem com ela nem com Haddad. O problema é cultural, não tem partido.

  28. Espero muito ansiedade ganhar logo domingo dia 5, Dilma 13.

    Quanto “gilmazão ou Gilmar Dantas” já era esperado esta decisão sórdida, ele não é magistrado, nunca foi, nunca teve postura isenta, ética, nem justa é uma “garoto de recado” do “DEM/PSDB, age desta forma desde que foi a mandado para STF com esta missão pelo “insuspeito” FHC. Gilmar macula a imagem do STF.

  29. Edu, sua “charge” foi genial, em verdade, em verdade vos digo, ela vale desde 1964 pra cá!

  30. Tem pesquisa à contra gotas
    Por demais nesta eleição.
    O IBOPE e o DATA FOLHA
    Dando ré na contra mão
    Pra desmotiva o povo
    Que tá com Dilma de novo
    Na mente e no coração.

  31. As simulações de segundo turno realizadas pelo Datafolha (se estiverem corretas) confirmam o que eu tenho falado a algumas semanas:

    1- Aécio Neves será um adversário muito mais difícil para Dilma do que Marina. Ele tem um partido mais forte, mais organizado, presente em estados importantes como São Paulo, Minas e Paraná. Além do que, o vetor dele é de alta, o da Marina é de queda. Talvez os colegas petistas tenham se preocupado demais com Marina Silva (que foi facilmente desconstruída) porque ela representa muito mais uma abstração do que um projeto. E por suas próprias contradições, desmontou-se. E esqueceram-se do Aécio, por considerá-lo fora do páreo. E o mineiro já vinha demonstrando reação, enquanto Marina já começava a se mostrar um balão de gás, e os colegas petistas continuavam com a mesma coisa: bate em marina, bate em marina, bate em marina. Isso pode ser o maior tiro no pé que a sigla já deu.

  32. sabe aquele negocio de a.q.i.p >aqueminteressarpossa?
    diquinha desaforada sempontuaçao quando o amigoai vieradizer que nao lê mais a grandemidiazorranenhuma
    faz alguns anos eperguntaremporque pode dizerque depoisdebomtempo q agentecresceamadurece temmaisnoçao eequilibrio a gentenao entramaisemcasadeputa.poisnavidarealéassimquefunciona.

  33. A pior herança maldita do FHC foi esse pulha do Gilmar Mendes!

  34. Edu você sempre nos estimulando a continuar lutando ,Mais uma vez parabéns . Onde chego e percebo alguma possibilidade, começo a falar sobre as conquistas do governo do PT e o que o país e o povo vão perder com essa direita inescrupulosa . Tenho observado que a resistência em relação a Dilma caiu bastante e que com bons argumentos e boa vontade tenho conseguido ganhar votos de indecisos e mudar outros que pretendiam votar na oposição. Minha filha faz medicina graças ao Fiés . Só tenho o que agradecer a LULA e DILMA por ela está realizando um sonho e de forma brilhante. Domingo vou está comemorando a vitória já no primeiro turno ,mas se ela não vier ,no dia seguinte estarei novamente na luta. MUITA LUZ para DILMA , LULA , e VOCÊ .

  35. Não vimos projetos pra reforma do poder judiciário no Brasil.Parte deste poder tem dado demonstrações de serem verdadeiros templos da injustiça.Ainda bem que a Dilma fala em acelerar os julgamentos de corrupção nos tribunais, em acabar com a impunidade, ainda é muito pouco.!!!

  36. Acredito que ela leva no 1° turno, embora com aperto.

  37. Dilma precisará tratar da politização do povo brasileiro no próximo mandato (não deve esperar nada do PT ou do Lula). É inadiável. É preciso acabar com o republicanismo (o Brasil é uma república mas não deve admitir, na sua organização como nação, os ismos dos políticos e dos partidos). O PT precisa entender que voto não dá poder. A oposição, sem voto, tem mais poder que o governo porque soube ocupar espaços de poder essenciais. O governo precisa ocupar estes espaços colocando pessoas chaves no lugar certo e modificando a estrutura e o funcionamento das instâncias de poder. Consultas às entidades de classe servirão apenas para possíveis coincidências nas nomeações, mas os nomeados deverão ser gente da casa e não inimigos que passem o tempo a dificultar a vida do governo.
    É preciso acabar com a governabilidade que compactua com os vícios de sempre na política brasileira do toma lá dá cá, do balcão de negócios comum a todos os partidos, mas nos quais o PMDB se constitui a síndrome e o PT e o governo, que se lambuzam na prática, os cúmplices.
    Praticar a comunicação correta e completa do povo competindo com a mídia privada. Órgãos de comunicação do governo tem condições de sobra para levar à falência o PIG cortando as suas verbas e redirecionando-as para a comunicação oficial. Seria até mais econômico.

  38. Seria um golpe sério na mídia oposicionista. Seria a primeira vez que o PT ganharia no primeiro turno, sinal que o PT só se tornou mais forte mesmo com todo o esforço deles tentando enfraquecer o partido.

    • Seria a vitória da verdade contra a mentirada do PIG. Seria um alegria tão grande quanto foi a alegria da 1ª eleição do Lula.

  39. Meu caro quem vai tremer é o dono do Opportunity

  40. O maior perigo para a Dilma é o Zé Cardoso. Se não fosse ele a vitória no primeiro turno seria tranquila.

    Eduardo, você que tem contatos no PT, saberia me dizer porque a Dilma manteve este tucano enrustido como ministro????? Você no encontro com blogueiros chegou a comentar sobre isto????

  41. Edu, o fato do processo da veja ter sido distribuído justamente ao Gilmar é extremamente esquisito.

    Pq vcs não fazem uma pesquisa no STF de como funciona esse esquema de distribuição.

    Fuxique que vc vai achar esquema, pode acreditar

  42. Sinto o cheiro de vitória no 1º turno. Sinto que o povo anseia e luta por isso. O PT e a presidenta Dilma estão com os pés no chão, firmes, sem oba-oba! A militância está nas ruas e nas redes sociais. Sinto que a grande maioria dos ditos ‘indecisos’ são da Dilma, pois não se expressam com receio de represálias, de serem constrangidos. Hoje mesmo vi um porteiro sendo praticamente coagido para dizer em quem votaria no dia 5. O inquisidor, logo deu o direcionamento do seu voto: “Vou votar no irresponsável do Aécio”, disse. O porteiro ficou desconversando, mudando de assunto. É assim que se constitui a grande maioria dos indecisos no País. Vamos com força e fé na vitória, logo no domingo. É 13! Valeu Edu pela contribuição que você e muitos blogueiros “sujos” têm dado ao Brasil.

  43. Espero que possamos resolver essa eleição no primeiro turno, mesmo. Muito stress. Minha preocupação é com o tamanho do investimento contra o trabalhismo; a gente sabe que essa turma não joga para perder. Tô achando a turma golpista conformada demais pro meu gosto.

  44. É claro que os dois institutos de pesquisa da direita aramaram para segurar Dilma, ou alguém acha que IBOPE e Datafarsa iam publicar “pesquisas” para saudar a vitória de Dilma em primeiro turno!!!!!!!!!!!????????? Essa vitória já está acontecendo. Ou seja, há números que mostram que ela já se concretizou na afirmação dos eleitores, precisamos agora concretizá-la no voto, transformando a intenção das pessoas em voto e conseguindo novas adesões entre os indecisos ou mesmo entre aqueles que professam voto na oposição sem grande convicção. Vamos à luta conseguir mais votos para Dilma, não devemos nos basear nas sabotagens da direita e sim partir para a ação concreta de convencer as pessoas mostrando os êxitos do Governo Dilma. A vitória será nossa. Vamos para as ruas.

  45. Thiago Scoberti vá baixar noutro terreiro, alma penada

Trackbacks

  1. É alta a probabilidade de Dilma vencer no 1º turno | MANHAS & MANHÃS
  2. Dilma pode vencer no primeiro turno | Altamiro Borges

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.