Apoio a Aécio vai desmascarar Marina

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Os jornais de terça-feira, 7 de outubro, anunciam o que todos os que sempre souberam do que se tratava a candidatura Marina Silva já intuíam: a autoproclamada representante da “nova política” irá apoiar Aécio Neves e o PSDB no 2º turno contra Dilma Rousseff.

Antes de prosseguir, porém, façamos uma viagem no tempo. Voltemos a 2010, logo após a eleição em 1º turno. Matéria da Folha de São Paulo, publicada poucos dias após o pleito, explica o déjà vu que causa ver o emocional da militância petista de domingo para cá.

Como se vê, em 2014 a militância petista cometeu o mesmo erro de 2010, quando acreditou que a subida de Dilma na reta final do primeiro turno bastaria para ela se eleger.

Como agora, em 2010 a vitória em 1º turno não aconteceu e a militância ficou abalada, razão pela qual a campanha de Dilma, neste ano, pedia desesperadamente para não se falar em vitória no 1º turno. Porém, assim como no caso do “volta Lula”, é difícil controlar os sentimentos de centenas de milhares de militantes.

Até porque, neste ano tudo conspirava para esse sentimento de vitória no primeiro turno proliferar. Além de Marina ter começado a derreter, a situação de Aécio era muito ruim. Tão ruim que a jornalista mais tucana do Brasil, em sua coluna na Folha, previa o desastre.

A maioria da grande imprensa e da imprensa alternativa previa uma catástrofe não só para Aécio, mas para seu partido. Se o tucano não tivesse reagido, o PSDB teria afundado. Beneficiários do voto desiludido em Marina, o tucano e seu partido ressurgiram das cinzas na última hora e surpreenderam o país.

Agora, porém, começa nova etapa da eleição e, com isso, os eleitores terão mais claro quem é quem.

Os tucanos, seus apoiadores na população e, sobretudo, a mídia tucana já estão se precipitando de novo e comemorando suposta vitória de Aécio sobre Dilma no 2º turno. Fazem uma conta que pode não ser bem assim. Acreditam que cem por cento dos votos de Marina migrarão automaticamente para Aécio.

Desculpe, tucanada, mas, como já disse, não é bem assim.

Ainda na Folha, dois colunistas de preferências político-ideológicas diametralmente diferentes analisam o resultado das “jornadas de junho” sobre esta eleição. Cada um tem uma visão sobre o que os protestos de 2013 causaram na política.

Os colunistas em questão: a mesma Eliane Cantanhêde, citada acima, e Vladimir Safatle, a cota do PSOL entre o time de colunistas da Folha. Vale muito a pena ler esses dois textos porque mostram o que foi que o país colheu daquele processo.

Cantanhêde vê com bons olhos que tudo aquilo tenha redundado em Aécio.

Apesar de temerosa em sua comemoração – como mostra o seu último parágrafo –, Cantanhêde acha que existe algum simbolismo de amadurecimento do eleitorado paulista ao vitaminar um partido que implantou racionamento de água sem avisar a população e que está metido em uma miríade de escândalos, a começar pelo próprio Aécio.

Por outro lado, a cota “esquerdista” dos colunistas da Folha também reflete sobre os efeitos eleitorais das “jornadas de junho”. Vladimir Safatle, ligado ao PSOL, decepciona-se com o que “as ruas” produziram em termos de “renovação”.

A analogia de Safatle é perfeita: falar em renovação no futebol brasileiro e chamar Dunga para dirigir a Seleção equivale a falar em renovação na política e chamar Aécio e o PSDB para dirigir o país.

Filiado ao PSOL, entusiasta das “jornadas de junho”, finalmente caiu a ficha de Safatle: tudo aquilo, como tantas vezes se disse nesta página, só serviu para fortalecer a direita. A menos que alguém ache que trazer a privataria tucana de volta “renova” a política.

Contudo, o texto de Safatle mostra que muitos dos que embarcaram não só na onda das “jornadas de junho” quanto na onda Marina receberão muito mal a adesão da candidata derrotada a Aécio.

O eleitorado que se manteve ao lado de Marina no 1º turno acreditou nela quando se disse arauto da “nova política”. Agora, com a adesão à privataria tucana, boa parte daqueles mais de 20% que descarregaram seus votos nela no domingo, pensará melhor.

Boa parte do PSB e do eleitorado de Marina não enxergam os tucanos como ela. Esse apoio formal ao partido que se tornou o principal reduto da direita brasileira pode selar a vitória de Dilma, quem precisa crescer 4 pontos (votos válidos) para se reeleger.

 

Tags: , , , ,

148 Comentário

  1. Creio que desde o começo a Marina já sabia que não teria condições de ir para o segundo turno e, caso fosse, não teria condições de enfrentar o debate. Tanto é que ela, no final, acabou reduzida ao mesmo patamar que teve em 2010. Mas ela cumpriu um papel importante: serviu de “sparrer” para o Aécio, semear a confusão ideológica e, com isso, acabar levando para o segundo turno uma eleição que estava praticamente certa de ser resolvida no primeiro turno. Ou seja, a Marina é uma espécie de everaldo, eymael e fidelx mais sofistificada. Enquanto esses são mera garganta de aluguel excretora do Aécio, Marina é a linha auxiliar político-ideológica dos tucanos.

    • Por favor, explique aos monoglotas, o que vem a ser um(a) “sparrer”

      • Oi Hermes, não temos uma palavra em português para sparring = aquele que entra pra levar porrada no treino de boxe.

      • Sparrer é um pirata do Caribe.

        Jack Sparrer foi imortalizado nas telas pelo ator Johnny Depp.

        • Cabra que gosta de filme este garoto Wilso…

          • Luciano…
            Você assistiu ao filme “Um Sonho de Liberdade”?
            Se não assistiu, assista.
            Tim Robbins e Morgan Freeman imortalizaram os personagens Luciano Bastiani e Wilsoleaks Alves na telona. Imperdível !

          • Você, por ser mais boa pinta e inteligente, é o Tim, Luciano.
            Eu sou o Freeman porque sou mais neguinho e também por ser o único condenado que não é inocente.

          • Acredite se quiser, Wilso, aluguei novamente este filme na semana passada.
            E de tanto que eu enchi o saco do dono da locadora, como ele não achou a capa mas encontrou o dvd numa gaveta, me cedeu a locação como cortesia.
            Eita filme bão!
            Especialmente na hora em que, depois de fugir da prisão, ele vai ao banco, saca todo o din din que o ‘warden’ foi depositando ao longo dos anos e ainda deixou o livro caixa numa redação de jornal. E também quando o Freeman acha a tal pedra preta.
            É uma lição de vida!
            Abraços, mano!

    • Resumindo: pelego dos patrões. Amortecer o choque que deveria receber do adversário e assim ser poupado e favorecido dos embates diretos. Resumindo sindicalista dos trabalhadores vendido ao patrão. Resumindo amortece as porradas que o patrão levaria, contra o oponente. Resumindo: foi comprada para confundir os trabalhadores, durante uma campanha salarial e derrotar os trabalhadores, como o dirigente sindical ou dirigentes sindicais vendidos aos patrões.

    • Romualdo, costuma-se dizer dos políticos ‘profissionais’, aqueles que fazem da política sua profissão.

      Depois de ver estes dois tapados, eymael e fidelix se candidatarem pela enésima vez, sem sequer fazer cócegas no resultado, concluí que se tratam de ‘candidatos profissionais’, ou seja, fazem do ato de meramente se candidatar uma profissão.

      Quanto será que ganham com isso?

      • Caro Luciano…
        Esse negócio de família, tradição e propriedade tem se revelado um grande negócio, né?

        • No caso deles, Tradição de Família é ter Propriedades…
          Afinal são todos homens de bens…
          rsrsrs

  2. Brasileiro, que sou, com formação tipica individual numa infancia esplendida de inicio dos anos trinta, somo agora 85/86 anos. Esforços, facilidades, obstaculos é óbvio marcam a quilometragem percorrida, por aqui e também pela Europa logo após final da nefanda Guerra, provocada a partir do nazismo-fascismo-franquismo-niponismo,etc.etc. Embora em plena mocidade, vi claro o quanto a pedagodia do sofrimento de um lado abrandou alguns extremismos no velho continente. Fui me apercebendo tambem de que os “novos tempos”, traziam no ventre prováveis crises cronicas e futura desordem geral na socidade das nações. Pudera. Tive mestres notáveis em meus estudos de filosofia pura. Sempre muito interconectados na realidade de teoria e de prática. Portanto, com base nessa sintese, registro aqui meu entendimento e valorização bem amadurecidos pelo que representam os últimos 12 anos de reestruturação no Brasil, numa luta para que sejamos uma Nação de verdade e autentica. Repito, portanto, devo em especial, louvar e agradecer Eduardo Guimarães e inclusive seus colegas de blogosfera, que destemidamente defendem o que pode e deve ser defendido, em relação ao que está em jogo exatamente agora e aqui, na decisão do segundo turno das eleições para Presidência do Brasil. Recusar apoio e escolha ao trabalho iniciado por Lula, é um ato llesa Pátria.POr isso, ajudemos. Brademos. Tudo de ordenado, racional, mesmo emocional, em pauta. Essa luta tem de ser vencedora, contra os traidores, os hipócritas, os arrogantes, cujo auto-convencimento e complexo de superioridade os fazem convencer-se estarem acima do bem e do mal. E serem os eternos, legitimos donos e mandantes das capitanias hereditárias.

    • Caro Fabio, Obrigado por compartilhar sua experiência de vida. Abs

    • Prezado Fabio,
      espero chegar lá também, 85-86 anos, com a mesma lucidez. Espantam-me o ódio, a indignação seletiva e a falta de formação política de nossa sociedade de modo geral, em todas as idades. Sinto-me isolado, um estranho no ninho desta sociedade classista e preconceituosa. Depoimentos como o seu são reconfortantes para aqueles que como eu, encontram semelhantes apenas no mundo virtual. Abraços, anderson.

  3. Nas manchetes dos jornais a desgraça que foi o governo FHC:

    Publicado em 26/05/2014 no Conversa Afiada

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/05/26/tem-saudade-do-fantas

  4. O Aélcio vai viver o “efeito Marina”. Vai começar ganhando mas depois vai caindo, caindo, caindo.
    Vale lembrar tb que no governo FHC os médicos, engenheiros, etc entravam em fila prá conseguir emprego de gari, p. ex.

  5. O problema é que hoje já é o segundo dia do segundo turno e só se fala em Aécio e Marina!
    Acorda campanha da Dilma!!
    Tem que criar fatos positivos e ocupar espaços.
    Marina é a prova que choramingar é o caminho mais curto para derrota.

  6. KEEP CALM:
    Dilma fica
    Lula volta
    Aécio, NEVER!

  7. A pancadaria sobre Marina foi um tiro que saiu pela culatra e serviu para aumentar ainda mais a rejeição contra o PT. Convenhamos, Dilma não tem carisma. Certos estavam os que pregavam o volta Lula.

    • E o picolé de chuchu é um primor de carisma e por isso foi eleito com todos aqueles votos? Está mais do que na hora de parar com este papo de que Dilma não tem carisma. Isto é conversa da direita. Serra é perfeito? A direita, porque não tem argumentos, está sempre com o papo de que Dilma não discursa bem, de que ela está gordinha, etc., etc. Dilma é um senhor quadro. Preparada para ser presidenta deste país. Foi no seu governo que o Brasil saiu do mapa da fome. A Petrobras está bombando. Eles querem derrubar a Dilma – e para tanto valem todos os argumentos – não porque ela não é boa, mas porque ela é ótima. Este é que tem que ser o foco das nossas ações e nossas discussões.

      • Nizinha, direto ao ponto. Parabéns!

        • bom meu amigo, acho que vc precisa tomar um remedinho ativador da memoria, vc tem uma memoria muito fraca, doente e inutil, bom, comecando pelo mensalao que so dava ptistas, o sus no governo atual esta uma calamidade, petrobras 40% dos lucros sao do Brasil e os outros 60% sao do estrangeiro, CPI da petrobras a “inocente” dilma, disse estar desinforfada da roubalheira, quem nao sabe o que acontece no Brasil nao serve para o governar, bom a fifa fez seu joguinho aqui sem ao menos impostos pagou, bom prepare-se porque o imposto vira do seu bolso, tenho pena dessa gente que vai comprar carne no açougue e acham caro, mas nao devem saber da auta inflacao que ronda o governo atual, e aqueles milhoes de reais investidos no porto de cuba¿ que logicamente tambem sairam do seu bolso e dos bolsos do seus familiares, meu amigo a cada ano que passa o Brasil se afunda e vc¿ é brasilero ¿ acho que nao porque se fosse acordaria para realidade, medicos cubanos foram contratados com salario de 10.000 reais mas coitados so recebem 2.000 cade os outros 8.000¿ tanto que os medicos brasileiros o chamaram de escravos¡¡¡ meu amigo vc nao deve assistir jornal e nem olhar noticias pela internet… pesquisa e vera as calamidades terriveis que abramgem nosso país, ate um cachorro governaria o Brasil melhor do que esse tal de ptralha ….. acorda pra vida… pense no futuro de seu filho de sua filha de seus netos…. o Brasil ate agora so caminhou para o fundo do abismo, precisamos de mudancas, vc vive com bolsa familia de 70, 90, 120 reais¿¿¿¿ pois eu nao prefiro um Brasil rico, prospero e cheio de empregos para o povo brasileiro do que uma renda mensal de miseria, o Brasil e miseravel porque nao reage, ficam aplaudindo o pt enquanto seu dinheiro suado com esforco vao para o bolso dos cabecas, bom melhor eu parar porque se nao fico dias semanas meses e ate anos falando dos podres do pt….

      • Nizinha…

        Quando fez esse comentário você deu muita sorte de não estar próxima a mim, porque iria ficar toda desconjuntada com o abração apertado que eu lhe daria.

    • Stones, você por acaso está a serviço do PSDB?

  8. Muito bem colocado, Eduardo. Muito bom. Mudanças com Aécio, só ressuscitando a ESSO e trocando o carro do jingle por um helicóptero. Porque em termos de mudança, com esse playboy que não conhece o Brasil, só se for definitiva mudança para a boa vida no Rio de Janeiro. A Lusitana entra em cena e Aécio roda.

  9. Atenção companheiros e comando da campanha não caiam na onda da mídia e dos “bundões” do PT que dizem que não tem que partir para cima do Aécio. Tem que desconstruir, lógico que sem baixarias, o Aécio SIM, e o que não alta é munição. O jogo será pesado, tem que entrar em todas as divididas SIM.

  10. Se a Dilma perder a culpa é da PF do Zé Cardoso (quer dizer, deveria ser do Zé, mais ele não manda em nada é um inepto total, típico espécime da raça “petispaulis”)

  11. Em 2010, quando Dona Osmarina se filiou ao PV para concorrer a Presidência, eu postei no conversa afiada, que ela não passava de uma oportunista de carteirinha, então o fato dela apoiar o Aécio não me surpreende.
    Ela e tão vazia quanto uma bolha de sabão. Os dois se merecem, são farinha do mesmo saco.

  12. Tudo indica que o ódio de Marina a Dilma, que foi a preferida de Lula, dará a tônica de suas próximas ações.

    Tudo indica que ela prefere detonar sua trajetória política, “endireitando” de vez, para ferrar Dilma.

    Sendo assim, que nunca, nunca mais venha nos falar em ser “terceira via”.

  13. Marina vai desagregar o PSDB!

  14. E ainda querem oferecer o Itamaraty para esta fada que é uma mestra da diplomacia. Só pode ser piada.

    • Que nada… dizer que vai oferecer o Itamaraty, no caso dela, é dar uma passagem para ela ir embora do Brasil. Onde você já viu falar em embaixadora só verde?Embaixador cuida de toda a política externa do Brasil, vão dar um cargo para ela, para ela aparecer como tanto quer, e dar um chega prá lá, lógico com uma boa remuneração pelos serviços prestados contra a nação.

  15. Caro Eduardo,

    Agora que sabemos a Marina confirmou que vai apoiar Aécio, eu gostaria de saber de você, se isto implicará muitos votos para esse candidato. Em 2010, ela se manteve neutra. A minha preocupação é saber se esse apoio influenciará os mais de vinte milhões que votaram em Marina.
    Aguardo sua resposta.

  16. SERÁ QUE MARINA SILVA VAI APOIAR QUEM MANDOU FAZER ISSO??????

    Sangue no Pará

    Na terça-feira passada, 1.500 sem-terra ocupavam uma rodovia no Pará para protestar contra a demora do governo federal em assentar suas famílias. O governador Almir Gabriel deu a ordem:”Desobstruam a estrada”. No dia seguinte, os policiais chegaram a Eldorado dos Carajás. Atiraram primeiro para o alto, para assustar. Depois para baixo, para ferir. Não se contabilizou o número de assustados. Mas, até o fim de semana, já haviam sido contabilizados dezenove mortos e 51 feridos.
    (24 de abril de 1996) http://veja.abril.com.br/30anos/p_084.html

    Morre Chico Mendes

    Francisco Alves Mendes Filho pegou uma toalha e virou-se para a mulher. “Vou tomar um banho.” Com uma lanterna na mão para iluminar o quintal de casa, onde fica o banheiro, ele abriu a porta da cozinha. Um tiro de escopeta jogou Chico Mendes ao chão. Na noite de quinta-feira 22, em Xapuri, o vale-tudo da questão social produziu um de seus cadáveres mais ilustres ? e um dos mais humildes.
    (4 de janeiro de 1989) http://veja.abril.com.br/30anos/p_084.html

    • Ela já apoiou, ela apoiou o Geraldo Alckmin em São Paulo, os panfletos saíam com ela e o Geraldo juntos, e graças também, não só é claro, à ajuda dela, o cara foi eleito em primeiro turno, um estado que está sem água e agora já começou a faltar luz,o que afeta principalmente os pobres da periferia. Mas ela sempre apoia discretamente para não dar muito na cara e para poder mudar de lado se necessário.

  17. Corrupao no Governo Eduardo Campos Blog Noelia Brito.

  18. Eu, antes de falar da “sparring”, gosto de falar do idealizador do projeto (que, COM CERTEZA, nao contava com a astucia da CIA) Eduardo Campos. O traíra MOR. Sim, se estamos nesta merda (com o perdao da palavra) é por causa de um ser egoista, ganancioso, narcisista e TRAIDOR. Traiu, primeiro Lula, seu povo nordestino e os demais brasileiros. Mas, em sua “memória”, faremos força para que o povo lhe de o presente do esquecimento, mesmo que ele esteja lá nos 5ºtos dos ….

  19. A Marina Silva cometeu ou (estar a cometer) as piores das corrupções. Se corrompeu nos valores morais, éticos e de sentimentos. É nisto que dá sair da floresta para os salões, onde toma chá com as socialites, da maior metrópole do país…

  20. E temos de VENCER o MEDO com a VERDADE:o BRASIL MUDOU e só vai CONTINUAR MUDANDO com o aperfeiçoamento das POLÍTICAS SOCIAIS dos governos LULA e DILMA!!!!Só não vê quem não quer ou quer o RETROCESSO do ARROCHO SALARIAL,o DESEMPREGO e a INFLAÇÂO DO PLANO REAL,lembram-se????DILMA JÁ!!!!

  21. Edú e amigos, peço-lhes encarecidamente que leiam esta notícia. Por denunciar essa proteção da Justiça Eleitoral a uma quadrilha do PSDB paulista, Irani Gomes de Lima e eu, jornalistas e blogueiros, estamos sendo processados por uma juíza. Se nem os blogueiros “sujos” nos derem alguma solidariedade, nossa luta ficará quase anônima. Não temos estrutura nem meios para nos defender de uma armação que envolve até altos magistrados. Qualquer detalhe, é só nos perguntar:
    http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/10/pela-5-vez-julgamento-do-prefeito-ortiz-jr-e-adiado-no-tre.html

Trackbacks

  1. Apoio a Aécio vai desmascarar Marina | B...
  2. Se eleito, Aécio pode convidar Marina para Itamaraty “verde” | MANHAS & MANHÃS
  3. Apoio a Aécio vai desmascarar Marina | Altamiro Borges

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.