Sem militância na rede, Aécio usa “robôs” indianos e sul-coreanos

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

A “virada” de Dilma Rousseff nas pesquisas de intenção de voto tem várias razões, muitas das quais oferecidas pelos próprios adversários, sobretudo por Marina Silva e suas contradições, idas e vindas, discursos dúbios e alianças esdrúxulas. Contudo, por certo a militância petista na internet pode se arrogar grande parte desse mérito.

De meados de agosto em diante, uma certa apatia que vicejava entre essa militância, tanto nas ruas quanto na rede, foi cedendo espaço a forte engajamento de centenas de milhares de filiados e não-filiados do PT que passaram a enfrentar a avalanche pró Marina e Aécio Neves na grande mídia.

A força do PT na internet ou nas ruas tem razão de ser. Segundo a Justiça Eleitoral, o PT é o segundo partido com mais filiados no país. Porém, em termos de engajamento desses militantes, é, de longe, o primeiro.

Oficialmente, o PMDB é o partido com o maior número de filiados, com 2,3 milhões de inscritos (15,36% do total de filiados a partidos políticos no país). E, conforme dados divulgados em abril pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em seguida vem o PT, com 1,5 milhão de filiados (10,37% do total).

Vale dizer que o Brasil tem, ao todo, 15.329.230 de cidadãos filiados a partidos políticos.

O PMDB tem mais filiados porque, por muito tempo, foi um dos dois únicos partidos tolerados pela ditadura militar – o do governo (Arena) e o de oposição (MDB). É o partido político mais antigo do Brasil. Sob o nome de Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi fundado dois anos após o golpe de 1964 – em 1966. Já o PT, foi fundado 14 anos depois – em 1980.

O caráter aguerrido da militância do PT é histórico e nem os inimigos do partido negam tal caráter. Com o advento da internet e a popularização da rede no Brasil a partir do início do século XXI, a militância massiva das ruas tornou-se muito mais eficiente.

No início da campanha eleitoral deste ano, Marina, cuja militância na rede e nas ruas é insipiente, espalhou que o PT havia contratado militantes pagos para atuar na internet. Contudo, essa versão jamais foi comprovada. Até porque, o PT não precisa pagar militantes tendo tantos que trabalham espontaneamente, muitas vezes tirando dinheiro do bolso para militar.

Palavras de Marina: “Eles [o PT] têm milhares de pessoas pagas nas redes sociais para mentir. É um verdadeiro mensalete”. E, depois, ela se queixa de ser alvo de virulência dos adversários. Faz uma acusação dessas e não apresenta uma só prova. E quando o PT revida, Marina se faz de vítima.

Mas há candidatos usando militância paga, sim. O campeão é o PSDB. Mas esse uso de militantes pagos tem se resumido a eventos de rua, carreatas, comícios etc. Na rede, estudos recentes mostram que os tucanos preferem usar “robôs”.

O estudo mais recente foi feito pelo Laboratório de Estudos Sobre Imagem e Cibercultura (Labic), da Universidade Federal do Espírito Santo. O campo de estudo escolhido pelo Labic foi o debate entre candidatos a presidente levado ao ar no domingo, pela TV Record.

O Laboratório da UFES passou a monitorar desde a tarde do último domingo as menções na internet aos candidatos Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves. O gráfico abaixo mostra um dado surpreendente – mas não tanto – que o Labic apurou.

Como se vê, desde as 16 horas do último domingo até o fim do debate na Record (por volta dos 45 minutos da madrugada de segunda-feira), as menções a Marina e a Dilma nas redes sociais se mantiveram, subindo levemente durante o início do debate. Já no caso de Aécio, as menções ao seu nome subiram abruptamente pouco antes do debate.

Pesquisando um pouco mais, descobre-se por que isso aconteceu. E que aconteceu porque o PSDB usa “robôs” – programas que simulam comentários humanos nas redes sociais – para suprir a falta de militantes, que sobram a Dilma e que Marina tampouco têm. Por conta disso, no gráfico acima o leitor percebe que fora do horário do debate da Record Aécio era bem menos mencionado nas redes sociais.

Faça-se Justiça a Marina: o estudo mostra que ela não usou os mesmos recursos de Aécio.

O mais surpreendente, porém, foi a descoberta de um estudo independente que mostra mais provas de que Aécio usa fraudes para suprir a falta de militância de seu partido. Esse estudo foi feito por um cineasta mineiro.

Esse cineasta produziu um documentário intitulado Gagged in Brazil (Amordaçado no Brasil).  Trata-se de Daniel Florêncio, cineasta mineiro radicado em Londres.  Ele produziu esse comentário para a Current TV, do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore.

O documentário mostra como o então governador de Minas Gerais Aécio Neves utilizou meios de comunicação comerciais do Estado para promover a sua imagem e calar adversários. Daniel Florêncio utiliza trechos do filme “Liberdade, Essa Palavra”, sobre o mesmo tema, realizado em 2006 como trabalho de conclusão de curso do então estudante de jornalismo da UFMG, Marcelo Baeta.

Florêncio descobriu que Aécio mandou fazer um vídeo para se contrapor ao documentário “Liberdade, Essa Palavra”. O título do documentário tucano: “Aécio Neves responde a Liberdade, Essa Palavra”.

O cineasta mineiro ficou intrigado porque o documentário-resposta do tucano em pouco tempo conseguiu cerca de 50 mil visualizações no You Tube. Assim, decidiu verificar as estatísticas que todo vídeo postado nessa rede social tem e que possibilitam saber quantos assistiram, quando assistiram e de onde são os que assistiram.

Como se vê, praticamente todas as visualizações ocorreram em duas datas específicas: outubro de 2009 e março de 2010.

Não satisfeito, Florêncio decidiu pesquisar de onde eram aqueles internautas que acorreram maciçamente ao documentário-resposta do tucano nas duas datas supracitadas e descobriu que praticamente todos os que assistiram eram da Índia e da Coreia do Sul… (?!!).

 

Isso mesmo, muito mais indianos e sul-coreanos se interessam por Aécio do que brasileiros.

Eis um dado interessantíssimo sobre o desempenho de Aécio Neves nesta campanha eleitoral. Apesar de tanto dinheiro para formular fraudes, apesar de todo o apoio da mídia e dos bancos, ele não consegue mais do que um pífio terceiro lugar na corrida pela sucessão de Dilma. Dá vontade de torcer para que substitua Marina no 2º turno, se houver.

Assista, abaixo, ao vídeo explicativo de Daniel Florêncio sobre as fraudes marqueteiras de Aécio.

 

Tags: , , , , , , ,

73 Comentário

  1. Pau que nasce torto não tem jeito, morre torto: Suplicy, que tinha resolvido partir prá cima do Serra nesta derradeira semana eleitoral, foi dissuadido pelo PT. Resolveu abrandar a campanha e falar só das suas próprias virtudes. A tempo: Suplicy foi imposto ao PT, que não o queria, pelo Lula. Assim, belamente como não podia dar noutra coisa, São Paulo vai ficar sem senador pelos próximos 4 anos.

    • Até acho bom. Melhor sem Suplicy; além de não fazer nada, ainda mancha o nome do PT. Oxalá outros “petistas” paulistas ficassem fora do governo, principalmente o “Zé”, ministro amigo do Dantas.

  2. Edu,

    Aócio vai precisar muito mais que isso. Só em Sampa que os robôs fascistas acreditam ( ou fingem acreditar) nele

  3. Edu parabéns pelo post

  4. Edu, por acaso, tem algum tracking de hoje? Seria interessante não deixar globope e datafalha dizerem sem algum contraponto.

  5. Querem honestidade de tucanalha e pedir demais. Não tem nada no munda que os façam ser honestos. E camo a globo, veja, estadão, folha, tão no dna. Quem nasceu para ser bandido, nunca muda. Ta no sangue.

  6. duvido que o drogado tenha militância espontânea como o pt

    • A militância da direita é e sempre foi a mídia. E não dá para negar que ela é muito aguerrida.

    • Ele é muito chique tem militância internacional, na India e na Coreia do Sul. Esse coitado tá é ferrado, no internet a militância é internacional, não vota, nos eventos de rua a militância é paga, recebe o dinheiro e vota em outro candidato.

  7. Coreia do Sul e Índia? kkkkkk

  8. Mantenho um blog político e comento regularmente aqui no Blog da Cidadania. Sou bem ativo no twitter. Tudo isso sem receber nada e ainda investindo tempo de minha atividade de autônomo.

    O titular deste blog gasta MUITO para manter a página, tudo do próprio bolso. Finalmente apareceu uma janelinha de propaganda paga da Prefeitura de Guarulhos mas que, obviamente, não cobre nem de longe os gastos com o blog.

    Pessoa de minha família fez o seguinte: tapou o nariz e assinou a Folha digital. Eu perguntei: “mas pra que gastar dinheiro com o PIG”? E ela respondeu: “é que a Folha só permite que assinantes comentem na maior parte das notícias. Eu não podia deixar de fazer meus comentários para me contrapor aos coxinhas”. Ou seja, ela está pagando para fazer militância!!

    É isso que a direita não entende, pois a direita é, basicamente, vendida. Há exceções, aqui e ali — acho que algumas dessas exceções são de comentaristas aqui do blog — mas, via de regra, o “militante” de direita primeiro pergunta: “e quanto é que eu levo nisso?”.

    • É o que mais me irrita,vagabundos dizem que somos pagos justamente por não possuirem um ideal custam a crer que não usamos de parcimônia ao tirarmos dinheiro do bolso em prol da igualdade.

    • Parabéns Roberto Locatelli pela sua militância digital. Lembro de ter lido seus comentários já em outras eleições, sempre a favor da igualdade e da justiça social.

    • Olá, Locatelli.
      Gosto muito de seus comentários.
      Qual o link do seu blog? Gostaria de acessá-lo.
      Abraço.

    • Caro Roberto Locatelli
      Também tenho o que chamo de nanomicroblogue, substitui a militância do corpo a corpo, pois perdi a paciência, pela militância digital, não ganho nada e como muitos outros daqui, o ganho vem pelas conquistas sociais.
      Copio e colo. Escrevo nos comentários de outros blogues.
      Passe endereço de seu blogue, por favor.
      Saudações

    • Me fez lembrar da favela cenográfica do Serra.

      • Também lembra aquele metrô cenográfico que é muito frequentado por tucanos na época das eleições!

        O Picolé de Chuchu manteve até agora um ambiente cenográfico mostrando que tem bastante água no Cantareira. Os paulistas, que gostam de ser masoquistas, sabem que é um ambiente cenográfico, mesmo assim ainda votam no Picolé de Chuchu.

  9. Esse sujeito, Aécio Never, é tão autêntico quanto uma nota de R$4,00 (nem sei se vale tudo isso)… Marionete criado pelas elites mineiras, não colou em nenhum outro lugar do Brasil. Seu desempenho eleitoral tem sido bem pífio, apesar de representar ele mesmo, aquilo que ainda reunia algum potencial eleitoral dentro do demotucanato… Obviamente, não considero Marina Silva minimamente apta ao exercício da presidência da república; entretanto, me apraz vê-la eleitoralmente à frente de mais esse embuste bicudo. Testemunhamos, neste exato momento, o fim desse lastimável grupamento político composto pela coligação PSDB-PFL… Que vão ao seu devido lugar na história, de mãos dadas com quem lhes aprouver (que certamente não será boa companhia…).

  10. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk

    Edu,será que esses robôs do Aecin respondem as pesquisas do Pig???
    Votar nós sabemos que não votam,né?

  11. Para nossa alegria robô não vota.

  12. É DILMA reeleita em 1º turno para a benção dos BRASILEIROS.

  13. Além de robos asiáticos percebe-se que devem haver muitos contratados pela falta absoluta de qualidade das postagens dessa turma. O básico é o uso de linguagem de baixo calão, de cunho precunceituoso, reacionário e o xingamento como única opção, justamente por não possuírem capacidade de análise crítica. Nesse sentido não faltam vagas para coxinhas nas candidaturas neoliberais.

  14. Prezado Eduardo:
    “Eis um dado interessantíssimo sobre o desempenho de Aécio Neves nesta campanha eleitoral. Apesar de tanto dinheiro para formular fraudes, apesar de todo o apoio da mídia e dos bancos, ele não consegue mais do que um pífio terceiro lugar na corrida pela sucessão de Dilma. Dá vontade de torcer para que substitua Marina no 2º turno, se houver.”

    Essa turma do PSDB é especialista em falsificar a história. Veja o que segue abaixo para provar o que estou dizendo. Os caras vivem dizendo que fizeram um bom governo e eu acredito que tenham feito mas não para o povo brasileiro e sim para o capital financeiro internacional.

    No livro A BATALHA DA AMÉRICA LATINA, de Otto Maria Carpeaux, Ed. Civilização Brasileira S.A., ele começa o livro escrevendo a frase ” No início eram o céu e a terra e a Doutrina de Monroe. E com a doutrina de Monroe começou a falsa interpretação dela e começou a falsificação da história ” (1 )
    Com o PSDB começou tambem a falsificação recente das história econômica e social do Brasil.

    Com o PSDB ( Partido Sabotador do Desenvolvimento Brasileiro ) começou o ciclo mais recente do entreguismo brasileiro, onde se acelerou a venda a preço de banana de fim de feira das empresas estatais brasileiras sob o pretexto de diminuir o peso do Estado na economia .Esse processo de desnacionalização da economia, os tucanos ( partidários do senhor Aécio Neves) chamaram de privatização. Como bem disse o professor Reinaldo Gonçalves ,em GLOBALIZAÇÃO E DESNACIONALIZAÇÃO, Ed. Paz e Terra – pag. 197 –“ Não há registro na história do Brasil de um processo tão rápido, amplo e profundo de desnacionalização quanto o que tem ocorrido durante o governo de FHC”.
    Além da venda de empresas estatais para “investidores estrangeiros”, (aqueles que compraram as nossas empresas com dinheiro emprestado pelo BNDES) a turma do governo tucano entregou a política macroeconômica do nosso pais aos banqueiros de WALL STREET para que eles decidissem o nosso futuro.

    Vamos ver o que diz sobre isso o prof . Michel Chossudovsky, no seu livro A GLOBALIZAÇÃO DA POBREZA ( pag. 300), Ed. Moderna Ltda. “ Os próprios administradores financeiros de WALL STREET que decidem a agenda macroeconômica do Brasil são os principais agentes especulativos versados na arte de manipulação de mercados.Desde julho de 1998, US$ 30 bilhões de dólares foram extraídos do Brasil. ( aqui o autor está se referindo ao período de julho de 1998 quando as reservas brasileiras eram de 78 bilhões de dólares e em apenas sessenta dias, ou seja, em setembro de 1998 elas passaram para 48 bilhões de dólares- essa é a maneira tucana de administrar – nota de Valdir-Ba.) Esse confisco de reservas de moeda forte da nação é resultado de manipulação política. Os especuladores sabiam que a moeda seria desvalorizada após as eleições presidenciais de outubro.Eles já haviam convertidos seus reais brasileiros em dólares, usando o mercado de câmbio futuro. As condições que possibilitavam o fluxo das reservas de moeda forte para fora do país haviam sido cuidadosamente criadas pelo FMI e pelo governo de Fernando Henrique Cardoso em consulta aos maiores bancos comerciais e corretoras do mundo. O Banco Central teria que sustentar o real vendendo maciçamente dólares no mercado de câmbio. Em outras palavras, suas reservas foram saqueadas. Elas estão sendo privatizadas.

    (1)Para quem não se lembra a doutrina de Monroe diz respeito ao presidente norte americano James Monroe, que enviou ao congresso daquele pais em 2 de dezembro de 1823, uma mensagem que ficou famosa pelo seu conteúdo onde advertia as potências européias contra o estabelecimento de seus sistemas políticos em qualquer parte das Américas, dando a entender que os Estados Unidos não tolerariam esse estabelecimento e que defenderia contra isso o continente, ou seja “ A América para os americanos”…do norte.Com base nisso eles tomaram metade do território do México, exatamente 2.490.000 km² . Pelo tratado de Guadalupe , em 2 de fevereiro de 1848 o México cedeu aos Estados Unidos os atuais estados de Texas, Califórnia, Arizona, Nôvo México, Nevada, Utah e metade do Colorado.

  15. Faço militância sim, não sou paga nem sou filiada ao PT…Voto 13 desde 1994, minha seção de votação é a 13…
    Dilma13…

  16. Edu

    Me desculpe pois é fora do contexto: creio que seja interessante investigar. Hoje 30 de Setembro em uma Casa de solidariedade (casa Espirita) aqui em Santo Andre, SP , ouvi um relato de uma senhora, muito simples, falando com uma outra pessoa que é responsável pela biblioteca (também uma pessoa simples). Uma dizia a outra que seu medico lhe havia orientado a não pegar remédios nos postos de saúde, pois não eram de boa qualidade. A outra (da biblioteca) retrucou dizendo que, a medica a qual se tratava, também lhe tinha dado esta orientação, e usava o seguinte argumento; ” voce não paga para ter um bonito vestido, então porque não pagar pelo remédio!”
    Falei com elas sobre a mercantilização da saúde, onde os médicos ganham para receitar os remédios e ainda a briga que a classe tem com o governo, acerca dos médicos cubanos. não sei se convenci, mas fica ai o registro de como a mafia branca esta agindo.

    • Caramba, se isso for verificado, é algo gravíssimo… Teria que haver uma investigação e ver se é algo pontual ou não… Médico que diz isso aos pacientes devia ser enquadrado pelo conselho de ética… mas, sabemos que os CRM foram dos mais ferozes críticos ao programa mais Médicos…. deve ter sido exatamente por isso! Eu sempre desconfiei que por trás de tanto repúdio da classe havia algo muito podre que não queriam que viesse à tona. Pra mim tem que investigar bem os planos de saúde e o merchandizing dos fabricantes de remédio…. isso é um crime com as pessoas pobres!

  17. É o candidato virtual. Rsrsrsrsrsrsrsrsr……………

  18. o drogadão só tem votos no mundo virtual kkkkkk

  19. Isso explica tudo. O Blog da Dilma foi invadido por postagens ofensivas à Dilma e à militância. Tentei excluir mas não tive sucesso porque na medida que eu ia excluindo vinha uma enxurrada. Logo percebi que tinha alguma coisa estranha e pensei exatamente em robô.

  20. Dilma! Não vá ao debate (circo) da Globo!

  21. O genérico da direta e os spams… Que patético!!!

  22. Vocês leram o texto pateticamente desesperado de Eliane Cantanhêde??? Ela já nem faz mais questão de esconder seu ridículo…
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/elianecantanhede/2014/09/1524575-mato-sem-cachorro.shtml

  23. Ótimo, Eduardo.
    Por você aflora o que a m´dia jamais publicaria.
    Parabens.

  24. Este Aécio não tem projeto, não ofereçe nada, gosta mesmo é de farsa.

  25. estamos neste front desde 2006, a osmarina nao sabia……..!

  26. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Esse é mais um retrato do fracasso do cheirador mineiro! Melhor do que isso só a militância paga para gritar o nome dele em comícios. Contudo, não há maneira de denunciar-se esse fato à Justiça Eleitoral!? Se não constituir crime eleitoral, pelo menos o é moralmente e deve ser denunciado à Sociedade brasileira na mídia alternativa e nas redes sociais. Há entretanto outro golpe mais grave que os robôs de Aécio para ser denunciado desde já e com a participação ativa da militância petista nas redes sociais(essa estatística estranha de que o PMDB tem mais filiados do que o PT soa ainda mais estranha quando sabemos que o PT é disparado nas estatísticas o partido mais simpatizado pelos brasileiros. Claro que simpatizar não quer dizer filiar-se, mas há uma relação direta entre as duas ações). Voltando ao assunto do golpe, falo do debate da Globo, o famigerado debate que ocorre na quinta-feira, após o término do horário eleitoral, com direito à “edição” do jornal nacional na sexta, que poderá transformar todo o debate para prejudicar Dilma. Dirão que não estamos em 89, quando a Globo editou o debate entre Lula e Collor para passar a falsa impressão de que o fascista da direita ganhara o debate; que hoje há a INTERNET, que disponibilizará a versão na íntegra no embate, assim que ele terminar. Contudo boa parte dos brasileiros não têm acesso à INTERNET, ou se tem usam a rede apenas para bobagens; o que significa que Globo e sua turma ainda detêm margem de manobra sobre uma boa parcela da população, o que numa eleição em que estamos por milímetros à beira da vitória no primeiro turno, significa uma grande chance para impedir essa vitória. Por isso sugiro imediatamente o início de uma campanha denunciando a emboscada armada para Dilma pela Globo, a qual já começa a avisar antecipadamente que ocorrerá, o que mostra o quanto a Globo é arrogante quando ao seu poder de manipular. Se observarmos a chamada global para o debate, o nome de Dilma é o último a ser relacionado, ficando atrás dos nanicos, numa “ordem” que reflete as preferências globais : primeiro Aécio, depois Marina e Dilma após todos os outros serem citados. Para piorar, as fotos dos candidatos aparecem juntas depois da chamada, com Dilma novamente sendo a última à direita. PARA BOM ENTENDEDOR MEIA FOTO BASTA, E NESSE CASO HÁ UMA CHAMADA E UMA FOTO, ESSA COLOCAÇÃO DE DILMA NÃO É ACIDENTAL OU ALEATÓRIA(SE O FOSSE, AÉCIO E MARINA NÃO SERIAM OS PRIMEIROS, NUMA POSIÇÃO SEMELHANTE ÀS SUAS POSIÇÕES NA CORRIDA, QUE DEVERIAM GUIAR A ORDEM DAS APRESENTAÇÕES NA GLOBO, OU SEJA PRIMEIRO DILMA, DEPOIS MARINA E SEGUINDO-A O TUCANO); A GLOBO JÁ COMEÇOU A MOSTRAR ONDE PRETENDE COLOCAR DILMA NESSE DEBATE. PRECISAMOS IMPEDIR O GOLPE GLOBAL, DENUNCIANDO-O AO MUNDO. QUE TAL CRIARMOS UMA HASTAG NO TWITTER COM O LEMA #GOLPE NO DEBATE GLOBAL, A SER REPERCUTIDA EM TODO O MUNDO. Não sei se cabe uma denúncia ao MPE, não há ainda fatos concretos, mas cabe sim mobilizar a militância virtual em uníssono antes do debate, para que a Globo fique acuada quando iniciar o circo para tentar atingir. Dilma. Acho que o Cidadania deveria contribuir nessa luta, tanto nas redes sociais como escrevendo um post específico sobre isso. É hora da militância petista agir, denunciando o golpe nas redes sociais e cercando a sede da Globo durante o debate. Tenham certeza de que muita coisa acontecerá nesses dias, esse debate(e o possível atentado previsto no post anterior)são apenas algumas das balas de prata que a direita desesperada pensará em usar. Cabe a nós mostrarmos a ela que não deve tentar, ou a faremos se arrepender de ser golpista. Comecemos agora cercando o golpe que a Globo anuncia a toda hora. Vamos agir.

  27. Pessoal, fui até o Diretório Municipal hoje pegar material de campanha.
    Tá sobrando material, gente! Tem “kits” a dar com pau!
    Precisamos nos empenhar mais um pouquinho: mais uns pontinhos e pronto!
    Vamos deixar de corpo mole.

  28. Caro Edu,
    um dado que acho interessante considerar é o de que há muitos petistas que usam alguma forma de identificação nas ruas (botons, estrelinhas, adesivos, etc. – eu mesmo sou um deles) e, acredito, por isso não são procurados pelos pesquisadores para entrevistas.
    E, concordando com seu post, não há militância voluntária como a petista, especialmente na reta final de uma campanha como esta.
    Acho que vai dar para chegar lá no primeiro turno.
    Grande abraço.

  29. Esses caras são perigosos, ainda bem que robô não vota

  30. último comentário : aecio virou pó kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  31. Depois das provas contundente apresentadas, podemos afirmar sem medo algum de errar que AÉCIO NEVES não é FRAUDULENTO, ele é a PRÓPRIA FRAUDE.

  32. Sou militante do PT na rede e nas ruas.
    Não recebo nada.
    Ao contrário , gasto dinheiro se preciso para
    garantir o direito de uma sociedade mais justa.
    Detalhe: sou classe média , classificada como B,
    e não classe mérdia que apóia os tucanalhas ou a marineca.

  33. Algumas pessoas simplesmente não acreditam que pode haver militância política por puro idealismo. Eu mesmo já fui acusado de receber dinheiro do PT. Dou risada. Para alguns que dizem que eu só posso estar ganhando, digo brincando: “E quem disse que não estou?”. Só pra sacanear.

  34. Epa! O partido mais antigo do Brasil é o PCB, que é de 1922, ou não o considera partido ou brasileiro?

    • O PMDB é o partido mais antigo criado na Ditadura Militar.

      O PCB (Partido Comunista do Brasil) foi criado em 1922, ficou a maior parte de sua vida na ilegalidade. O primeiro período legal desse partido foi entre 1945 e 1947, quando o partido foi considerado ilegal pelo TSE e os mandatos de seus deputados e senadores foram cassados a pedidos do governo Dutra e EUA.

      No final dos anos 50 Luiz Carlos Prestes e outros comunistas mudam o nome do PCB para Partido Comunista Brasileiro, mais um grupo minoritário resiste e reorganiza o Partido Comunista do Brasil com a sigla PCdoB. Dessa época em diante passa a ver dois partidos comunistas que brigam pela legenda comunista: o Partido Comunista Brasileiro (PCB) liderado por Luiz Carlos Prestes e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) liderado por João Amazonas.

      Nessa época o PCB era maior que o PCdoB, mas ao longo da ditadura militar e no período da redemocratização, o PCB vai se definhando e perdendo espaço para o PCdoB.

      Com o farsante e pilantra Roberto Freire à frente, o PCB se torna PPS e abandona de vez os ideais comunistas. Então do PCB de 1922 o único herdeiro que restou foi o PCdoB, que hoje tem 92 anos de idade (além de ter recebido legalmente do TSE todas as papeladas do PCB do período legal de 1945-47).

      Atualmente existe um outro PCB com o nome de Partido Comunista Brasileiro, que é o PCB de Mauro Iasi. Provavelmente ele e outros vieram do PCB que o pilantra do Freire destruiu ao transformá-lo em PPS.

      Nas eleições de 1982 o PCB recebeu a legenda 23 do TSE, enquanto o PCdoB recebeu a legenda 24. O PCdoB alterou a sua legenda para 65. Como o PCB mudou de nome, para PPS, o PPS manteve a legenda 23 e isto até os dias de hoje.

      Já do PCB de Mauro Iasi tem a legenda 21. Então desta forma podemos afirmar que o PCdoB é o único herdeiro legal do PCB de 1922.

      • Obrigado, Luis, por nos refrescar a memória. É muito fácil fazer afirmações: o resgate Histórico é muito mais refinado e importante.
        Tanto que o comentarista nem retrucou…

      • Luís…

        Legal demais esse seu comentário, aliás, como de praxe são seus comentários.

        Eu tenho muito apreço pelo PCdoB. Pra mim a verdadeira esquerda.

        Sempre que elaboro minha lista de candidatos dou um jeito de colocar ao menos um do PCdoB.
        É minha maneira de retribuir ao partidão a fidelidade que este tem para com o PT.

        Grande abraço, Luís

  35. Bolsa caindo, Dilma subindo. kkk

    • A bolsa cai, mas os lucros dos pilantras que ganham com as pesquisas sobem.

      Para o povo a queda da bolsa parece não surtir efeito nenhum. Então que ela continue caindo, pois isto é sinal de vitória já no primeiro turno de Dilma Rousseff.

      Mas pra a frente o governo Dilma vai ter que fazer uma conversa com os pilantras que dirigem a CVM e os pilantras da Bolsa de Valores e colocar eles na linha…ou na cadeia, pois o que eles estão fazendo é crime contra a economia do Brasil.

  36. A direita está muito assustada… a musa da massa cheirosa deu hoje várias dicas a seu candidato Aécio. Nunca sei quando ela é jornalista da Folha e quando é assessora de imprensa do PSDB… Essa coisa de jornada dupla deve ser bem cansativa!

  37. Eu voto 13, faço minha parte por ideal.
    Uma preocupação :Dilma não deve aceitar nem água oferecida pela globo no debate.

  38. Eduardo, só não entendi por que daria vontade de torcer para que Aécio vá ao segundo turno?

    Acho melhor ele cair agora num humilhante terceiro lugar. Para o PIG, mesmo perdendo, ele chegar ao segundo turno é uma vitória. É um pouco de oxigênio para o PSDB, suficiente para continuarem se vendendo como segunda força política mesmo não sendo.

    Aliás, parece que eles estão trabalhando para isso, tenho dúvidas se os eleitores estão realmente trocando automaticamente de Marina para Aécio como as pesquisas mostram.

  39. Hoje a história é diferente, O PIG e sua corja j´não é o mesmo.Com a chegada da internet,nós militantes do PT,que outrora estávamos nas ruas,agora estamos na internet contrapondo todas as mentiras do PIG.Com a popularização das reses sociais,os DONOS da MÉDIA terão que nós ouvir.

  40. A Bolsa caindo é a melhor pesquisa de todas! Pelo andar da carroagem vai dar primeiro turno.

  41. o PT não precisa de robôs… tem os correios!

  42. A Globo, do alto da sua onipotência(?), onisciência(?) e onipresença(?) se delicia quando os japoneses apresentam novos jogos, novas máquinas e quetais, ou seja robôs. Diretamente de Tóquio, a TV Globo e a Globonews em suas reportagens dedicam mais tempo a estas maquinetas de que a qualquer fato que venha reduzir ou mesmo dizimar alguma das chagas sociais que tanto afligem o Brasil e as brasileiros, a exemplo do reconhecimento da FAO quanto a redução da miséria, em setembro p.p. Para a Globo, os robôs são quase deuses, ou em menor escala, semideuses. O bê-a-bá das tiradas apontam para uma suposta troca do homem pela máquina, para o gáudio e delírio de muitos que os assistem. Pensando nisso e tendo como pano de fundo esta eleição – na sua fase preliminar – e sem esquecer a de 1989, abro um largo sorriso. Motivo: Nós, a militância dos partidos de esquerda, do PT em especial, onde sou filiado e militante. Em 1989, estávamos nas ruas – como hoje -, não nos negando a ‘brigar’ pela causa, seja com quem quiser. Hoje, à luta se dá em em várias frentes, incorporando-se, agora, a ala cibernética. Sem a dinâmica das ruas, mas de similar importância, vemos e sentimos como o elemento humano é primordial e decisivo quando se trata de tratar o destino dos homens. ‘Convocar’ ‘guerreiros’ do Índico, ou melhor dizendo, contratar máquinas (drones) para fazer frente à militância do PT, via internet, passa recibo, emite atestado de quão insípido é esse candidato e sua agremiação. Os partidos de esquerda e em especial o PT, e sua militância (não contratada, diga-se de passagem) torno a dizer, continuam sendo o grande diferencial, pois o elemento humano jamais será suplantado. A propósito, estas máquinas chorarão dia 05.102014 se Aécio Neves não vencer?

  43. Recebo vários e.mails respostas me questionando e até me distratando, sempre que comento algo contra o Aécio ou revista Veja em redes sociais e blogs
    Acho estranho que o mesmo remetente envia as mensagens com vários padrões de escrita: algumas vezes com erros de português; outras bem escritas, algumas com ofensas (até palavrões); outras com linguagens mais amenas. Parecendo até que são pessoas diferentes que escrevem.

  44. O FDP DO DROGADO CONTINUA USANDO ROBÔS NO FACEBOOK ..

Trackbacks

  1. Sem militância na rede, Aécio usa ...
  2. Para Sindicato dos Bancários de SP, negociação esbarra na ganância dos banqueiros | MANHAS & MANHÃS
  3. Sem militância na rede, Aécio usa ‘robôs’ | MANHAS & MANHÃS

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.