Repórteres da Globo provocam blogueiros na porta do Alvorada

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

Na sexta-feira (26), a presidente Dilma Rousseff deu a primeira entrevista de seu mandato a blogueiros independentes. Por conta da legislação eleitoral, porém, à diferença da entrevista que o ex-presidente Lula deu a blogueiros em 2010 logo após as eleições daquele ano, ela não pôde recebê-los no Palácio do Planalto.

A legislação eleitoral não impede que um presidente da República que disputa a reeleição dê entrevistas em sua residência, que, no caso daquela que é hoje a primeira mandatária da nação, fica no Palácio da Alvorada, residência oficial de presidentes da República, ainda que um presidente não seja obrigado a residir nesse palácio – o ex-presidente Fernando Collor, por exemplo, continuou em sua residência particular após assumir o cargo, na famosa “Casa da Dinda”.

Dilma recebeu os blogueiros Altamiro Borges (Blog do Miro), Conceição Oliveira (Blog da Maria Frô), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Conceição Lemes (Viomundo), Miguel do Rosário (Cafezinho), Paulo Moreira Leite (247), Kiko Nogueira (Diário do Centro do Mundo) e Renato Rovai (Revista Forum).

A entrevista que Dilma deu a esses blogueiros teve forte repercussão, foi noticiada por vários grandes jornais e telejornais e por todos os grandes portais de internet. Uma das exceções foi o Jornal Nacional, que ignorou o assunto apesar de equipe de reportagem da Globo ter estado no Palácio da Alvorada na mesma hora que os blogueiros.

Durante a campanha eleitoral, Dilma vem recebendo repórteres da grande imprensa diariamente no Palácio em que reside, para falar da campanha. Essa reunião costuma ocorrer na parte externa do Alvorada. Os repórteres ficam na portaria do Palácio à espera de ser convocados para ir até a presidente.

Nenhum veículo não-oficial atravessa os portões do Alvorada. Da portaria até o Palácio, os visitantes são levados por vans.

Após deixarem o Alvorada, os blogueiros supracitados foram levados pelas vans até a portaria, onde quase todos tomariam táxis até o aeroporto – à exceção de Paulo Moreira Leite, que reside em Brasília. Quando lá chegaram, encontraram-se com a equipe da TV Globo, capitaneada pelo repórter Julio Mosquéra, que reportaria no JN apenas a entrevista de Dilma aos repórteres da grande mídia, omitindo a entrevista com blogueiros que ocorrera pouco antes.

Enquanto os blogueiros esperavam táxis na portaria do Palácio, Mosquéra e a equipe de apoio da Globo (cinegrafistas, assistentes etc.) embarcavam em uma das vans do Palácio para irem à coletiva de Dilma, desta vez no mesmo salão que os blogueiros tinham acabado de deixar.

Durante o embarque da equipe global, uma integrante dessa equipe da emissora começou a gritar com intenção evidente de ser ouvida pelos blogueiros: “Vamos lá, mídia golpista! Vamos embarcar, mídia golpista!”. Nesse momento, outros membros daquela equipe acompanharam o “cântico” provocador.

Os outros blogueiros ignoraram a provocação, mas este blogueiro respondeu, no mesmo tom de voz da provocação, que os repórteres não são golpistas, que golpista é o patrão deles. A repórter da Globo que começou o coro provocador retorquiu dizendo que também era “golpista” tanto quanto seu patrão, ou seja, tanto quanto a família Marinho, dona da Globo, que recentemente reconheceu que “errou” ao participar do golpe militar de 1964, que jogou o Brasil em uma ditadura de vinte anos.

Promessas de Dilma aos blogueiros

 

 

Na entrevista, minha questão à presidente foi sobre política. Relatei que a grande mídia tem vendido – ou tem tentado vender – ao país que estaria à beira do desemprego, que a Petrobrás estaria quebrada e que, por conta dessas mentiras, pesquisas de opinião vêm mostrando que boa parte dos brasileiros acredita nelas.

Ponderei com a presidente que ela só começou a reagir neste ano eleitoral e que, por conta de ter “apanhado calada” nos últimos anos, parte considerável – ainda que minoritária – dos brasileiros acredita, por exemplo, que o desemprego vai aumentar apesar de o IBGE ter divulgado que em agosto o desemprego foi o mais baixo para esse mês em 12 anos, e que a Petrobrás estaria quebrada, apesar de a empresa valer hoje 8, 10 vezes mais do que quando o PT chegou ao poder e de ter, recentemente, atingido a marca de extração de 500 mil barris de petróleo dos campos do pré-sal.

Diante disso tudo, perguntei à presidente se ela não acha que em um eventual segundo mandato deveria dar mais atenção à política, sendo mais “proativa” no que diz respeito a embate com uma imprensa que faz oposição cerrada ao seu governo.

Dilma prometeu que em um seu eventual segundo mandato não irá mais apanhar calada, que fará o enfrentamento político quando necessário. Além disso, respondendo a pergunta do blogueiro Altamiro Borges, Dilma disse que o país já está “maduro” para passar por uma regulação econômica da grande mídia, nos moldes das legislações de países como Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra e tantos outros nos quais a imprensa se submete a regras.

Ao fim da entrevista, a presidente conversou em particular com este blogueiro e prometeu que irá apurar denúncia feita nesta página na sexta-feira, sobre planos de setores da Polícia Federal autoproclamados “antipetistas” de fazerem uma denúncia contra o PT no segundo turno da eleição presidencial a fim de “tirar o PT do poder”.

ASSISTA À ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DE DILMA A BLOGUEIROS

 

Tags: , , , ,

219 Comentário

  1. Caro Eduardo,
    Se não fosse a persistência dos blogueiros sujos, é possível que até hoje ainda não soubéssemos como pensa e age a presidenta! É confortador saber que podemos contar com vocês, e, principalmente com você para relatar as ações da administração do Executivo dita pelo Executivo! Obrigada e parabéns!
    Abraço
    Maria Antônia

  2. Dilma passou 04 anos de mandato e nunca deu muita importância aos blogueiros proguessistas.Nunca incentivou o aumento dos meios de comunicação de modo a refletir a diversidade de opiniões da sociedade brasileira. Sempre evitou o embate citando o controle remoto.
    Mesmo senda massacrada pela mídia empresarial, passou 04 anos calada, nunca se defendeu. E, sem mudar uma vírgula na distribuição de verbas públicas.
    Só depois de ser ameaçada por Marina e correr o risco de perder a eleição, concede uma inédita entrevista aos blogueiros.
    Será que dá para acreditar?

  3. eu vi a entrevista toda e fiquei com gostinho de “quero mais”
    2 horas foi muito pouco rsrsrsr

    e bem que podia aproveitar a disposição de Dilma e tratar de fazer entrevistas assim sempre, que Dilma venha e com tranquilidade apresente ao Brasil o que o governo está fazendo

    vamos lá meus blogueiros – vamos pensar nesse projeto?

  4. Há quem diga, Eduardo, que os repórteres estão se saindo piores que os patrões. Eu concordo.

  5. Eduardo, cara, leva essa questão como bom carioca, na brincadeira, porque na verdade, com certeza os blogueiros estão incomodando a mídia familiar, se não vejamos, o Mosquera não teria dado a mínima pra vocês. É um bom sinal, veja por esse ângulo.

  6. Tirar foto com a Presidenta com a mão num ombro,
    tendo a cabeça dela inclinada para o outro ombro,
    NÃO TEM PREÇO.
    Tô babando de inveja, Eduardo.
    Isso vai queimar o rabo da mídia.

    • Eu fiquei emocionado vendo essa foto. E como foi bom ouvir uma entrevista em que a presidenta Dilma pôde falar sem aquelas intervenções raivosas. Meu muito obrigado Eduardo.

  7. Mosquera estará ligado a uma mosqueira?
    Tô na dúvida, Wilsoleakes ajude-me com sua sapiência.
    Mosqueira e uma quantidade de insetos cujos o Aurélio da
    a seguinte designação:
    “Designação comum a todos os insetos dípteros, ciclorrafos,
    esquizóforos, entre os quais se inclui a mosca-doméstica.
    Hummm…onde tem m tem moscas…

  8. Pode ser que sim, pode ser que não, parece – me que a grande mídia está bem consciente de que praticamente sairá derrotada desta eleição. Os donos da Globo estão a pensar seriamente na manutenção e crescimento das dezenas de bilhões de reais que acumularam, ao longo dos anos de ditadura e de chantagens contra todos os governos. Quem sabe já não estejam a sonhar com um entendimento com o grupo a ser reeleito visando aliviar a barra pesada e o festival continuado de ataques, a maior parte deles mentirosos, que praticaram e intensificam ao extremo nas atuais circunstâncias? Talvez se vejam sem opção diante da regulacao economica e tentem a todo custo um armisticio, em troca de um adiamento, por parte do governo a ser reeleito, na questão da “regulação economica” da mídia, que uma Dilma, vitoriosa, certamente levará a cabo, com determinação implacável. Ao observar a presidenta na entrevista com os blogueiros “sujos” me foi possivel ter alguma percepção do grau de determinação irremovível desta mulher no tocante àquilo que ela estabelece para si, como meta. Estou confiante que ela regulará a mídia canalha e venal, para o bem do Brasil. O que move as famiglias mafiomidiaticas é puramente e acima de tudo grana. O resto, dos paus mandados deles, eles se descartam de quem for necessário, a qualquer hora, sem qualquer contemplação ou piedade. Dos Ali Kameis às Mirians, sem pestanejarem, quanto mais dos Mosqueras, Jabores ou Noblats. Os e as repórteres puxa sacos mal sabem o quanto são dispensáveis e substituíveis.

  9. Caramba, Edu, que foto.
    Emocionante.

  10. Hoje desembarquei no RJ, e na ida do aeroporto ate…, vi malocas e miseraveis pelas ruas, por um momento achei que estava em outro país , pois Dilma e o PT dizem que isso acabou…

  11. Junto com visão também vem o cérebro. Aproveita e também use o

  12. Lewandowski, Dilma… Cê tá demais, hein? Ou seria “Dilmais”?

  13. Queridos blogueiros.

    Os chamo de queridos por carinho ao compromisso de voces com a sociedade que, apesar de aculturadas às grandes midias formadoras de opinião, como dizia minha professora de sociologia – AIP – APARELHO IDEOLÓGICO DE PODER.
    Escrevo-lhes para agradecer, por prmitir a essa presidenta forte e guerreira que fale aos brasileiros do norte, do sul, do nordeste …. Realmente, se não fosse vocês o caus não estaria ele SERIA.

  14. Esse Júlio Mosquéra foi quem entrevistou o ex-ministro Palocci com cara de bravo, aliás bravo pra mim é sinal de fome e por conclusão, salário baixo. Então o zé bravinho ganhou de prêmio da gRobo ser papagaio da imprensa-empresa-press_tituta anglo sionista com sede em N.Y. na AIPAC, aparecendo na tela contando a mentirada do comportamento do governo terrorista dos EUA/iSSrael. Sem vergonha tem em toda parte.

  15. Edu, sensacional!! Tô morrendo de inveja do seu Rousselfie!!!
    E você ainda andou de braço dado com a nossa soberana, que privilégio!!!
    Sei que vc nos representa muito bem, mas, nessa hora, eu bem que gostaria de estar lá pessoalmente, euzinha mesmo!!! rsrsrs

    Aquela provocação da mídia golpista merecia ter ficado sem resposta, pois nada é pior para um provocador do que ver seu intento falhar. No entanto, entendo muito bem a vontade de responder, e o que a coisinha merecia ouvir é que ela não passa de um mero CAPACHO de golpistas. É muita petulância querer equiparar-se ao patrão, hein?

    Dilma pessoalmente deve ser mesmo um encanto, com aquele jeito mineiro que eu adoro (e graças a Deus nunca perdeu)! Espero que ela tenha captado, através de vocês, que ela conta com grande respaldo popular, que fora do mundinho raivoso e amargo do PIG, existem pessoas que a apoiam e confiam nela nas decisões que precisam ser tomadas.

    Mais uma vez agradeço por nos representar, querido companheiro Edu!

  16. Há dezenas de testemunhas

  17. Espero que cale mesmo.
    E é tão fácil: basta secar as artérias que saem de Brasília e o câncer metastático míngua até à morte.
    Espero mesmo que Dilma faça o garrote para felicidade geral da Nação (e desespero de alguns vira latas da tua laia).

  18. Haja saco pra ler uma estupidez dessas.

    O infeliz reclama por “provas” do que a Dilma falou e depois “sugere” uma possível censura apesar de mais de uma década PROVAR, sem a menor sombra de dúvida, que essa “possibilidade” só existe na cabeça desses tipos. O cara exige prova e depois dispara algo CONTRA todas as evidências, baseado em suas alucinações e nas vozes em sua cabeça!

    Ah, vai catar coquinho, moleque. Aprende a pensar, pelo menos!

Trackbacks

  1. Ex-senador Luiz Estevão é preso e levado para São Paulo | MANHAS & MANHÃS
  2. Dilma se reuniu com 8 "blogueiros sujos" no Palácio Alvorada. Lá estiveram Miguel do Rosário (O Cafezinho), Renato Rovai (Revista Fórum), Paulo Moreira Leite (Brasil 247), Kiko Nogueira (Diário do Centro do Mundo), Conceição Oliveira (Mar
  3. Dilma se reuniu com 8 "blogueiros sujos" no Palácio Alvorada. Lá estiveram Miguel do Rosário (O Cafezinho), Renato Rovai (Revista Fórum), Paulo Moreira Leite (Brasil 247), Kiko Nogueira (Diário do Centro do Mundo), Conceição Oliveira (Mar

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.