Lewandowski assume Presidência do STF hoje e recebe apoio da Blogosfera

Ativismo político

 

Após a passagem catastrófica do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa pela Presidência do Poder Judiciário brasileiro, nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2014, a principal Corte de Justiça do país ingressa em uma nova era, ao menos pelos próximos 2 anos.

Enrique Ricardo Lewandowski (66) assume hoje a Presidência do Supremo Tribunal Federal trazendo consigo a esperança da nação em que tenha fim o uso daquela instituição como instrumento político.

Todavia, a Presidência de Lewandowski desperta outras esperanças. Por exemplo, em que o STF reforme decisões intempestivas, inconstitucionais e injustas que tomou nos últimos anos e que ficarão pairando como ameaças sobre a democracia brasileira até que sejam revistas.

Sim, como o leitor intuiu, o parágrafo anterior alude ao julgamento do mensalão. Daqui até 2015 a Corte analisará os últimos recursos de condenados pelo julgamento do mensalão e o que se espera é que, desta feita, reavalie decisões que foram tomadas sob o tacão de Barbosa.

Enquanto tudo isso não acontece, o país comemora a volta da sensatez ao comando do STF. Lewandowski, como presidente, passa a administrar a pauta da Corte e é nesse ponto que reside a esperança, pois Barbosa interferia politicamente naquela pauta.

Nesta data auspiciosa, o signatário desta página, a convite de Lewandowski, terá a honra de participar de sua cerimônia de posse. A cerimônia terá lugar às 15 horas e às 20 horas haverá um coquetel em um hotel de Brasília.

 

 

O blogueiro, por óbvio, terá muito a registrar. Em 2012, esteve no gabinete de Lewandowski no mesmo dia da posse de Joaquim Barbosa. Fora entregar um manifesto de apoio ao ministro firmado por milhares de seus amigos, alunos, familiares e até admiradores.

Estando no STF, o blogueiro literalmente penetrou na cerimônia de posse de Barbosa e viu muita coisa interessante.  A fauna política presente incluiu figurinhas carimbadas da grande mídia e as mais importantes autoridades da República.

Desta vez, como convidado, será bem mais fácil anotar fatos políticos que fatalmente ocorrerão no evento.

Vale confidenciar aos leitores que o novo presidente do STF é leitor antigo deste Blog. Começou a lê-lo em 2007, quando o blogueiro convocou centenas de pessoas a realizarem um ato público diante do Jornal Folha de São Paulo.

Lewandowski, poucos dias antes, fora flagrado por uma repórter daquele jornal enquanto conversava ao telefone em um restaurante em Brasília. Ela o ouviu dizer que o STF aceitara indiciar José Dirceu no inquérito do mensalão por conta de a mídia ter lhe posto uma “faca no pescoço”.

Este blogueiro não se conformou com que o Judiciário brasileiro pudesse processar alguém por pressão da mídia e, assim, convocou uma manifestação diante do jornal que deu o “furo” sobre a “faca no pescoço”.

No dia 15 de setembro de 2007, duas centenas de leitores desta página reuniram-se diante da Folha de São Paulo para protestar. No dia seguinte, o jornal noticiou o protesto discretamente, citando este blogueiro.

Segundo relato do próprio Lewandowski, aquela notícia o fez descobrir o Blog da Cidadania, que, desde setembro de 2007, tem a honra de ter o agora presidente do STF entre seus leitores.

Conforme promessa feita aqui no domingo, as centenas de mensagens de congratulação que os leitores do Blog deixaram a Lewandowski via comentários foram impressas, encadernadas (vide foto no alto da página) e serão entregues a ele em mãos antes da cerimônia de sua posse.

Cada leitor do Blog da Cidadania que deixou mensagem de congratulação ao novo presidente do STF estará hoje com o blogueiro, quem, além de homenagear Lewandowski, ficará de olhos e ouvidos bem abertos durante evento que reunirá a nata da República.

O resultado da participação em tão importante evento estará aqui ao fim desta quarta-feira ou, no máximo, amanhã. Em nome do doutor Lewandowski, pois, o Blog cumprimenta os amigos leitores que atenderam ao seu pedido e deixaram mensagens.