Ibope (e companhia) versus Vox Populi: alguém está mentindo

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Graças à divulgação da pesquisa Vox Populi na rodada de pesquisas eleitorais desta semana, foi possível chegar a uma conclusão inevitável: alguém está mentindo sobre os números de Marina Silva e Dilma Rousseff recém-divulgados por esse e outros institutos.

Na terça-feira (23), foram divulgadas as pesquisas CNT/MDA, Vox Populi e Ibope. Os dois primeiros institutos foram a campo no sábado (20) e no domingo (21) e o terceiro, com maior amostragem de eleitores, também no dia 22.

O instituto MDA ouviu 2002 eleitores, o Vox Populi 2000 eleitores e o Ibope, 3010 eleitores.

MDA e Ibope apuraram números muito parecidos tanto no primeiro quanto no segundo turnos, mas o Vox Populi apurou percentuais fora das margens de erro desses institutos.

Para entender, veja o gráfico abaixo

 

Como se vê, o percentual de Marina em primeiro turno no Vox Populi está fora da margem de erro do MDA e do Ibope. Na banda inferior da margem de erro desses dois institutos, Marina poderia ter 25,2% no MDA e 27% no Ibope, mas, no Vox Populi, ela aparece com 22% e, na banda superior da margem de erro desse instituto, poderia ter, no máximo, 24,2%.

Já o problema no segundo turno afeta Dilma, em vez de Marina. Na banda superior da margem de erro do Ibope, a presidente poderia ter 43%, mas, no Vox Populi, Dilma aparece com 46%. Na banda inferior da margem de erro deste instituto, porém, só poderia ter 44%.

Agora façamos uma “conta de português”. O TSE estima o eleitorado brasileiro em 140 milhões de eleitores. Cada ponto percentual, portanto, vale cerca de 1 milhão e 400 mil eleitores.

A diferença fora da margem de erro do percentual de Marina no primeiro turno do MDA para o primeiro turno do Vox Populi, é de 1,2 ponto percentual, ou 1,68 milhão de votos. Já a diferença entre Vox Populi e Ibope é de 2,8 pontos percentuais, ou 3,92 milhões de votos.

No segundo turno do Ibope, a diferença fora da margem de erro de Dilma para o Vox Populi é de 1 ponto percentual, ou 1,4 milhão de eleitores.

A diferença de 1 ou 3 pontos percentuais pode parecer pequena, mas há que levar em conta que estamos fazendo o cálculo FORA da “margem de erro”, ou seja, estatisticamente a diferença é significativa, fora da metodologia proposta pelos institutos conflitantes.

Além disso, há o fato clamoroso de que no resto dos números (ou na maioria dos números) os três institutos concordam. Nos números de Marina no primeiro turno e nos de Dilma no segundo, portanto, ocorrem exceções.

Por que só nesses pontos há discordância?

Vale lembrar, aqui, a lei 9.504, de 30 de setembro de 1997, Artigo 33, § 4º : A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de cinquenta mil a cem mil UFIR

Caso ainda não tenha me feito entender, reproduzo, abaixo, matéria do portal IG de 12 de maio de 2010.

clique na imagem abaixo para visitar o site original da matéria

O que gerou a investigação que a matéria acima informa foi justamente esse tipo de “diferença”.

A análise da denúncia feita por este Blog em 2010 ficou a cargo da vice-procuradora-geral de então, doutora Sandra Cureau, quem, há época, muitos diziam ser “tucana”. Hoje, o vice-procurador-geral-eleitoral é o doutor Eugênio Aragão, a quem não se atribui esse tipo de inclinação política, por assim dizer.

Talvez alguns leitores não tenham entendido o recado, mas os institutos de pesquisa por certo entenderam. Senão, serei mais direto: qualquer cidadão pode representar à Procuradoria pedindo uma investigação como a de 2010. Um cidadão como este que escreve, por exemplo.

Como dizem em espanhol, portanto, ¡Ojo, señores!

Tags: , , , , ,

152 Comentário

  1. Estamos na reta final desta campanha e neste momento além de intensificar nossa mobilização, levando nossas bandeiras e camisetas vermelhas para a rua nas campanhas da Presidenta Dilma, dos nossos candidatos aos governos estaduais, nossos senadores e senadoras e nos candidatos aos parlamentos

    Por isso quero chamar a atenção de todos e todas para duas importantes mobilizações. Neste final de semana vamos lutar para defender os direitos trabalhistas e da política de valorização do salário. Se você também acha que CONQUISTAS E DIREITOS DOS TRABALHADORES é algo que não se mexe, não se arrisca, não pode ter retrocesso, mobilize-se, junte-se a Dilma. Confirme sua presença e convide seus amigos e amigas clicando aqui.

    Precisamos, desde já, organizar nossa militância para garantir que a vontade do eleitor seja expressa pelas urnas. Se você tiver mais de 18 anos procure o PT em sua cidade. Como fiscal, você receberá um crachá de identificação e todas as orientações necessárias, além do apoio de um plantão jurídico que dará todo o suporte aos fiscais quando alguma irregularidade for identificada.

    O PT tem muita tradição e experiência na fiscalização do processo eleitoral e o envolvimento da nossa militância será fundamental para conseguirmos acompanhar as mais de 400 mil seções eleitorais espalhadas em 95mil locais de votação, nos 5.570 municípios no Brasil.

    A nossa democracia é um patrimônio de todos e todas, vamos garantir a lisura e a transparência destas eleições e nós sabemos que é nessa hora que o PT mostra sua força. Por isso no dia 5 de outubro, além de votar 13, seja um fiscal voluntário e ajude o PT a defender a democracia brasileira.

    Ajude a divulgar este chamado nas redes sociais clicando aqui!

  2. Cara, fiquei com medo desse chamado…nunca vi o PT pedir apoio de voluntários fiscais….a coisa pode ficar feia…eu já estou esperando pedido de impugnação dos ‘Endeusados’

    • Nunca viu? Então você não deve ter participado de campanhas pelo PT, pois sempre há pedidos para fiscalizar as milhares de urnas espalhadas pelo país. Somente com muito voluntariado da militância e simpatizantes isso será possível.

  3. É DILMA já reeleita em 1º turno com 99% dos votos dos eleitores desse imenso BRASIL.

  4. já vi pesquisa com estratificação e amostragem perfeitamente corretas MENTIR. Tudo foi registrado no TRE-AM em 2004.
    Na ocasião, para colher amostras de classe social, instrução, estrutura familiar, e outros, um institutio de pesquisa simplesmente “visitou” um bairro que tinha sido, diga-se, urbanizado anos antes por um dos candidatos. Alguma metodologia no mundo leva em conta esta variável?
    Precisariamos saber quais são os “municipios” visitados pelos institutos, só para começar.

  5. Para o Infomoney, que, assim como Veja, adora dizer que é imparcial, o errado é o Vox Populi. Citaram até o erro de 2010. Claro que esconderam o erro dos outros institutos:

    http://www.infomoney.com.br/blogs/blog-da-redacao/post/3595728/vox-populi-errou-resultado-eleicao-por-milhoes-votos-2010

  6. Muito bom post Edu, como sempre você vai no centro da questão.
    Obrigada
    Angela

  7. Uma pesquisa que mostra um cenário mais apertado não é ruim não.
    Isso impede que a militância fique acomodada e acaba evitando surpresas.
    Quanto mais apertado parecer que está, melhor.

  8. Quem tenta fraudar pesquisa tenta fraudar eleição também.

  9. E este cidadão aqui, que assinará a Representação, pergunta porque essa Representação já não foi enviada!!!!!!!!!!!!!!??????????? Afinal, se já não bastasse o calhamaço de indícios de fraudes nas pesquisas eleitorais anteriores(deformações da amostra, manipulação na margem de erro)a discrepância entre os números do Vox Populi, se comparados aos do IBOPE e MDA, É UM INDÍCIO ESCANCARADO DESSA MANIPULAÇÃO. É tão claro ainda mais porque os institutos da direita nem se preocuparam em disfarçar, colocando dados errados em relação a todos os números, mas concentraram seu “erro” somente no que interessa, ou seja, aumentaram os votos da decadente Marina Silva e rebaixaram Dilma. Desse modo, escondem que a eleição caminha para definir-se em primeiro turno. Temos mais de uma semana para o pleito e candidatura Dilma segue um rimo constante de crescimento(cresceu, se comparada com o último Vox populi, 4 pontos em uma semana), enquanto Marina caiu cinco pontos. O que significa que a próxima semana poderá encontrar Dilma com 45% das intenções de votos e Marina próxima dos 17% de Aécio Neves, que não sai do lugar há muito tempo. É esse fato que IBOPE, MDA e Datafarsa querem esconder e vêm conseguindo fazê-lo, exatamente para modificar a realidade conforme o desejo de seus patrões. Lembrando que em 2010, foi exatamente a Representação, solicitada pelo MSM junto ao MPE que impediu a continuidade de uma quadro idêntico ao atual, Dilma já ultrapassara Serra e o Datafolha escondia, apoiado, ainda que de forma branda, pelo IBOPE, sendo que ambos os institutos eram desmentidos pelo Vox Populi, onde já se via o quadro de liderança de Dilma, ao qual os dois institutos tiveram que aderir, finalmente retratando a realidade, por medo da investigação do MPE que, além das penas criminais, destruiria a a reputação desses institutos, que não só fazem pesquisas em ano de eleição, mas trabalham com isso durante todo o tempo e obviamente veriam seus clientes minguarem se ganhassem fama de mentirosos. DEVEMOS AGIR DESSE MESMO JEITO, ANTES QUE A MANIPULAÇÃO DE IBOPE, DATAFARSA E MDA CONSIGA DEFORMAR UMA REALIDADE QUE CONSTRÓI-SE CONFORME A VONTADE DOS ELEITORES, DIRECIONANDO-A AO GOSTO DA MINORIA DOMINANTE QUE CONTROLA ESSES INSTITUTOS E DESEJA IMPEDIR A VITÓRIA DAS FORÇAS POPULARES. JÁ PERDEMOS TEMPO DEMAIS COM VACILAÇÃO, ENVIEMOS ESSA REPRESENTAÇÃO, A QUAL ASSINAREI APOIANDO, AMANHÃ.

  10. O Vox Populi perdeu muito de sua credibilidade depois da lambança do Coimbra, afirmando categoricamente que não haveria 2º turno em 2010.

    No entanto, é bom ter em mente que essas pesquisas não refletem a realidade exatamente tal como ela é. Questões de método e exceções dentro do universo de amostragem escolhido podem ter um efeito significativo nos resultados sem, contudo, configurar tentativa de fraude.

    De qualquer forma, se há algum instituto errado, o mais provável seria o Vox Populi, já que ele discrepa de todos os outros.

    • Morro de rir. O Ibope também disse que não haverus 2o turno em 2010, palhaço. O Vox perdeu a credibilidade entre vocês tucanos? Grande coisa. Seu partido acabou.

      • TÓIM !!!

      • Opa. Quanta agressividade, Eduardo. Creio que o meu comentário não foi ofensivo.

        Quer dizer que, se eu não concordo com você, ou não acredito que o Vox Populi tenha a mesma credibilidade que antes, automaticamente sou um palhaço tucano, e isso lhe dá o direito de me ofender e zombar de mim?

        Caro, Eduardo, este seu blog já foi um ótimo espaço para discussão política de alto nível. Espero que esta minha mensagem lhe possa ajudar a retornar àquele Eduardo de antigamente, mais equilibrado e respeitoso, menos envenenado de preconceitos, e menos disposto a despachar rótulos.

        Vale.

  11. Mas teve um post esses dias atrás que você disse que o Vox Populi estava a trabalho do PT, logo a resposta de qual instituto de pesquisa está mentindo fica óbvia! Ou não Eduardo?

    • Sensus e MDA trabalham pro PSDB. Sensus oficialmente. Datafolha pertence a um jornal que faz oposição ao PT há 12 anos. Você não gosta dos números do Vox e fica desqualificando o instituto, mas a eleição está aí, safadinho

      • Engraçado é que , se há erro , só pode ser do instituto que aparentemente se inclina para o PT , jamais para os outros , que são claramente alinhados com a oposição . Afinal , a direita é corretíssima , ética e moralmente intocáveis.
        Morro de rir com isso. A dissimulação , conveniencia e falta de visão das pessoas é flagrante .
        Essas pessoas não conseguem enxergar nada além do óbvio ?

  12. Bom, Edu…

    Dois dias depois o Vox Populi divulga uma nova pesquisa, que parece uma errata da pesquisa anterior.

    Desta vez Dilma tem 38%, Marina 25%, e Aécio 17%.

    Dado que Dilma está em trajetória ascendente e Marina descendente, não seria absurdo supor que há alguns dias Dilma tinha 36% e Marina 27% — exatamente o resultado do MDA,

    Nesse cenário, os resultados do IBOPE — Dilma 38% e Marina 29% estariam dentro da margem de erro.

    O que me parece inteiramente absurdo é acreditar que Dilma tinha 40% e Marina 22%, como disse o Vox Populi. Absurdo pois, se este fosse o caso, teríamos que nesses poucos dias Dilma caiu 4 pontos e Marina subiu 5 — quando nada indica que isso possa ter ocorrido.

    Conclusão:

    Ninguém estava mentindo. Quem errou (feio) foi o Vox Populi, que agora confirma os resultados dos outros institutos de pesquisa.

    E o mais importante: é melhor levar as pesquisas a sério do que superestimar sua própria força — pois este é um caminho certo para a derrota.

    • Não vi, mas eu disse que “alguém” mentiu. Não disse quem.

      • Eduardo,

        você prima pelas análises lúcidas e brilhantismo de ideias. Mas quando o tema é pesquisas você acaba comprometendo suas análises. O Vox Populi virou piada até entre os petistas. O fato é que todas as pesquisas concordam nas tendências e o Vox anterior foi uma vergonha tão grande que até o R7 escondeu os resultados ao divulgar a pesquisa de hoje.

        Com toda a consideração, esqueça o Vox Populi.

        Liberio

      • Pois é Edu, nas pesquisa do Vox/Carta Capital o mais estranho é a diferença, em relação a pesquisa Vox/Record, em relação ao segundo turno. Estranho mesmo! Como vc escreveu, alguém está mentindo ou muito errado.

        • Ninguém mentiu; o Vox Populi apenas errou.

          E errou tão feio que elimina até mesmo a possibilidade de manipulação, pois daria muito na vista.

          Espero que isto desmonte, por uma vez por todas, a idéia de que os outros institutos de pesquisa manipulam seus resultados. Ok, eles podem errar — mas não há nenhuma evidência concreta para além do nosso desejo de ver nossos candidatos na frente.

          E a melhor prova de que ninguém estava falsificando os resultados é que a última pesquisa do Vox Populi convergiu para os mesmos resultados.

          Moral da história: Institutos de pesquisa erram. Mas quando diversos institutos apresentam dados similares, podemos ter um grau maior de confiança nas pesquisas.

  13. É verdade agora saiu uma nova pesquisa da Vox com Dilma 38, Marina 25 e Aecio 17. A anterior dava Dilma 40, Marina 22 e Aecio 17. O mais preocupante é o segundo turno, enquanto na primeira Vox Dilma tinha 46 contra 39 da Marina, nesta última Dilma tem 42 e Marina 41. Antes de mais nada quero dizer que sou eleitor convicto da Dilma e essas variações das pesquisas irão nos fazer sofrer até o dia 5 de outubro. Toda a sorte do mundo para a nossa candidata Dilma.

  14. Francamente , conhecendo os métodos altamente “éticos” e “probos” de discutir e informar política à massa de Veja , Globo e Folha de São Paulo , não me surpreenderia nem um pouco com a manipulação de números , métrica, amostragem das pesquisas de Datafolha e Ibope.
    Vai ser uma maravilha no dia 5 , os números do Vox Populi se confirmarem.

  15. O trecho “Afinal , a direita é corretíssima , ética e moralmente intocáveis.” num comentário acima só pode ser piada. Eu não acredito em “social democracia”, nem nos políticos deste pais e muito menos acredito que este modelo político nos levará a uma epopéia.

  16. Marina vai ganhar. Pois todos que pergunto so da Marina silva presidente.voces vao ver Marina vai ganhar no primeiro turno.

  17. Marina mesmo mitchel. Ela é a melhor para o Brasil.marina presidente vamos lá marinaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Trackbacks

  1. Em defesa da política | MANHAS & MANHÃS

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.