CNT/MDA: ótima para Dilma, (não tão) boa para Aécio e péssima para Marina

 

Antes de comentar a pesquisa CNT/MDA recém-divulgada, confira, abaixo, matéria do jornal Valor Econômico on line. Em seguida, comento.

 

Como se vê, tudo caminha dentro do previsto. Agora, cada vez mais gente vai percebendo por que este Blog viu, lá na última pesquisa Ibope de terça-feira da semana passada, uma situação “ótima” para Dilma.

A pesquisa CNT/MDA é ótima, excelente, magnífica para Dilma por ela ter ampliado consideravelmente a vantagem sobre a principal adversária no primeiro turno – Marina despencou 6 pontos –, por tê-la ultrapassado numericamente no segundo turno e por a rejeição dos três principais candidatos ter chegado ao mesmo patamar da presidente (ao redor de 40%).

A situação de Aécio melhorou um pouco. Mas, até aqui, melhorou bem pouco. Ao menos na pesquisa CNT/MDA. E Marina ainda tem cerca de 10 pontos de vantagem. Diferença que, em 10 dias para a eleição em primeiro turno, parece praticamente impossível reverter.

Contudo, os números dessa pesquisa ainda não são tão bons para Dilma quanto dizem que são os do Vox Populi, que, por alguma razão misteriosa, deixaram de ser apresentados pelo Jornal da Record da última segunda-feira, apesar de ter sido anunciado que seriam apresentados.

Como se disse aqui no post imediatamente anterior a este, conforme vamos chegando perto da eleição os institutos de pesquisa vão “acertando” os números.

E como ainda não há números que mostrem uma possibilidade concreta de Dilma vencer no 1º turno, os institutos de pesquisa e seus controladores ainda não mergulharam em total desespero, a ponto de irem para o tudo ou nada a fazerem manipulações mais grosseiras.

 

Bom Dia Brasil usa entrevista com Aécio para criticar Dilma

 

Era previsível que o Bom Dia Brasil tratasse de formas distintas os candidatos a presidente da República. O mesmo ocorreu com as entrevistas com esses candidatos que o Jornal Nacional apresentou em agosto. Porém, não se imaginava que o tratamento dispensado a Dilma Rousseff fosse tão pior do que aquele que recebeu no telejornal noturno.

O fato é que, no telejornal matutino, Dilma pôde falar ainda menos do que no telejornal noturno devido às obsessivas interrupções dos entrevistadores, os quais, tanto em um telejornal quanto no outro, impediram a presidente de completar seus raciocínios.

Na entrevista de Dilma, para que se possa medir a gravidade da coisa os entrevistadores, da abertura ao encerramento, proferiram 1.524 palavras. Dilma, a entrevistada, proferiu 3.193 palavras. Ou seja, os entrevistadores falaram 48% do tempo que a entrevistada falou.

Por qualquer critério que se queira usar aquilo não foi uma entrevista, foi um debate.

Com Aécio Neves não foi igual. Os entrevistadores assistiram bovinamente às longas respostas dele, que aproveitou perguntas sobre “recessão”, “desemprego” e “inflação” no país para atacar Dilma.

Miriam Leitão, por exemplo, diz a Aécio que “(…) A gente não sabe ainda como o senhor vai fazer isso que o senhor acabou de dizer que vai fazer, tirar o pais da estagnação e reduzir a inflação (…)”

Ou seja, os entrevistadores levantaram temas que permitiram a Aécio atacar a adversária em vez de fazer perguntas sobre sua administração em Minas Gerais (2003 – 2010), sobre escândalos envolvendo o PSDB como o mensalão tucano, o de Alstom e da Siemens, o da Copasa (em Minas), o do aeroporto que ele mandou construir praticamente dentro de terras de sua família com dinheiro público.

Aliás, Aécio poderia ter sido perguntado sobre seu mandato no Senado. Ou não interessa como um candidato cumpre mandato que obteve nas urnas?

Após longos minutos da primeira resposta de Aécio sobre como iria resolver os problemas criados pela atual administração do país, e diante da mudez e dos sorrisos abestalhados das duas entrevistadoras, Chico Pinheiro tratou de colocar um pouco de sal na coisa.

Miriam Leitão, quem praticamente não deixou Dilma completar seus raciocínios, pouco se manifestou. Os mais incisivos foram Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo.

Abaixo, algumas respostas de Dilma, na sua vez no Bom Dia Brasil, compostas de uma só frase incompleta, por conta das interrupções.

Dilma Rousseff: Só um pouquinho…

Dilma Rousseff: Ah, não. Mas eu te asseguro…

Dilma Rousseff: Foi, foi…

Dilma Rousseff: Mas, eu posso, eu posso…

Dilma Rousseff: Mas nem eles. Nem eles, então…

Dilma Rousseff: Eles estão… A meta deles…

Dilma Rousseff: Deixa eu continuar porque senão é impossível…

Dilma Rousseff: Eu estou então construindo a seguinte…

Dilma Rousseff: Mas eu estou falando…

Dilma Rousseff: Não, não é isso. Pera lá…

Todas essas frases cortadas derivam de interrupções quando a presidente meramente tentava responder. Com Aécio, não houve nada assim. Ele pôde concluir todos os seus raciocínios. Quando os entrevistadores tentavam interrompê-lo, ele continuava falando e eles se calavam. Isso sem falar na simpatia com que foi tratado.

 

109 Comentário

  1. Edu,

    Estou começando a perceber que você está assustando com o encaminhamento da eleição. O segundo turno vem aí!

    • A sua percepção é muito apurada. Estou perpkexo. Anda jogando na loteria?

      • Pesquisa que saiu ainda a pouco na Record, do VoxPopuli, manda Dilma 40%, Marina 22% e Aécio 17%, Everaldo Pereira (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada um. Com margem de erro de 2,2%. Isso dá ou não dá primeiro turno ???? Dilma vem subindo muito, Marina caindo muito..

  2. .Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  3. Eduardo, acho que é hora de acionar o MSM de novo e solicitar investigação sobre os institutos de pesquisa. Não há para onde correr: ou Ibope ou Vox estão manipulando as pesquisas e incorrendo em crime eleitoral. No mesmo período, o Ibope dar 29% para Marina e o Vox 22% é escandaloso! E no segundo turno, no Ibope Marina e Dilma numericamente empatadas e no Vox Dilma com 6 pontos na frente, inexplicável. Tem alguém mentindo!

  4. Diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiilmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ! ! ! !

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  5. Saiu a pesquisa Vox Populi…estou ansiosamente aguardando sua análise, Eduardo. abs

  6. Ao mesmo tempo que estou feliz, estou com medo. Medo de nossa imprensa, que não hesita em fazer jogo sujo. Todo cuidado é pouco.

  7. Não consegui fechar a conta sobre o índice de rejeição dos 3 candidatos. Dilma é 43,9, Marina 38,5 e Aécio é 43,2 isso totaliza 125,6%. Alguém poderia me explicar isso?

    • A margem é feita de 100% para cada candidato quando se diz que tem 40% de rejeição é que os outros 60% votariam nele, entendeu?

  8. Como dizia uma velha propaganda de TV, “temos que aumentar esses números”: eu quero Dilma eleita logo no primeiro e único turno presidencial.

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  9. A “entrevista” do Bom (?) Dia Brasil com a Presidente Dilma esteve mais para tentativa de linchamento do que para entrevista. Mas, como sempre acontece, a Presidente “nocauteou” a Miriam Leitoa quando está tentou “tergiversar” sobre os dados econômicos.

    Com o Aébrio Winehouse, o comportamento dos entrevistadores foi totalmente diferente: não foi interrompido e tratado com cortesia. Eu já estava vendo a hora em que iriam oferecer um cafezinho a ele.

    Este é o “jornalismo” da Globo…

    Continuemos firmes pois a vitória em primeiro turno só depende de nós!

  10. O índice de rejeição a Dilma preocupa, mas na medida que a campanha avança o povo vai percebendo a diferença entre os candidatos portanto Dilma tem mais margem pra subir, Aécio definha até em MG, a ambiguidade e falta de clareza de Marina esta arrastando ela pra baixo, Só Dilma tem o que mostrar e o povo tá percebendo

  11. Hoje assistindo o programa eleitoral do Aécim no período da tarde ,em que ele estava com várias pessoas fazendo perguntas e ele respondendo ,quando um senhor de nome inocenti que se diz presidente licenciado do sindicato nacional dos aposentados da força sindical ,fez uma pergunta sobre o fator previdenciário e o aecim enrolou e só respondeu que vai estudar o que pode ser feito para substituir o tal fator.O senhor inocenti (vai ser inocenti assim na pqp) disse que estava satisfeito e que ele tinha ganho o voto dele e de todos os aposentados do Brasil .
    O voto de todos os aposentados do Brasil uma OVA, o meu ele não vai ter, e também por causa da trairagem do pauzinho da força e do senhor inocenti, que debandaram para o lado daqueles que sempre foram contra os trabalhadores , eu solicitei ao INSS o cancelamento do desconto em folha da minha contribuição para o referido sindicato e acho que todos os aposentados deveriam fazer o mesmo, para que esses senhores não usem o nosso dinheiro para se promover e ainda nos apunhalar pelas costas.

  12. os mais distraidos de nosotros deveriam atentar para uma série de leis, principios, postulados, regras ou
    mandamentos da MIDIA de bordel sobre pesquisas e eleiçoes:

    a midia do bordel desinformativo precisa sempre e impreterivelmente:

    1-que haja de qualquer jeito 2º turno – ou pelo menos passar a impressao que vai haver
    2-Elevar ao seg turno um dos dois, aquele que der melhores numeros
    3-Isso nao pode desanimar o perdedor, para evitar numero maior de voto nulo/ ausente dos seus adeptos
    4-Tem que inflar ao maximo o opositor do PT mas ir ajustando os numeros para nao errar em escala escandalosa
    5 No processo tem q tentar impedir uma “onda” pro PT de ultima hora porque ha uma faixa de gente que nao quer perder seu voto, e estar no lado vencedor.
    6-A 1ª e imutavel LEI cósmica do PIG é que Dilma e PT nao pode vencer em 1º turno, nao pode dar impressao que vai faze-lo, e muito menos pode vencer em 2º turno.
    7-Todas as alternativas anteriores
    8-Para dirimir toda e qualquer dúvida, questionamento, demanda ou conflito quanto a estes itens, fica designado em inapelavel e ultima instancia o Foro da Rede Plimplim de TV com sede no JdmBOTANICO.

  13. Temos que ter o pé no chão não tem nada ganho, temos que esperar a bala de prata que será usado até 04 de outubro, somente festejarei em 06/10/14 com a vitória de Dilma e com o trabalho de todos os Brasileiros que acreditam neste projeto de União do Brasil, em favor do Povo e Trabalhador do Pobre da mulher, dos estudantes.

  14. Que o desespero tomou conta dos boxes de Aécio e de Marina com o nó tático que a equipe do Bispo Macedo deu neles, não tenho dúvida. Ou seja, amanhecemos hoje com a pulga atrás da orelha porque o Jornal da Record não deu o que se fazia chamada ontem o dia inteiro pelas redes sociais: o resultado da pesquisa que havia encomendado ao Vox Populli. Timidamente por volta das 10 da manhã de hoje a CNT/MDA disponibilizou o que havia coletado… ??? (muitas dúvidas). Ao entardecer a Globonews (o que não é normal) muito seguros antecipou ao Jornal Nacional e deu o resultado do IBOPE… pausa para risos… ai o golpe (e foi sentido) o Jornal da Record sem pompa e sem muito barulho divulga o que prometera para ontem… bateu desespero… o resto vocês estão vendo na rede, façam suas apostas… grande abraço e boa noite…

  15. Depois de assistir à entrevista, fiquei pensando…

    Guardadas as devidas proporções, a Miriam Leitão também foi presa e torturada.
    Ela sempre criticava o Lula, mas com a Dilma parece que ela quer destruí-la.
    Então, como a Dilma é economista e a Miriam jornalista de economia, será que ela não queria estar no lugar da Dilma, à frente de algum ministério, ou ser uma iminência parda na área econômica?
    Por mais que ela esteja cumprindo ordens, a linguagem corporal e expressão facial revelam algo muito mais profundo e de muita força.
    A inveja, principalmente se é inconsciente, dirige o comportamento de um indivíduo por caminhos jamais pensados.
    Penso que a Miriam se percebe muito semelhante à Dilma em capacidade e habilidades. Note que eu disse que é uma percepção dela, o que não necessariamente corresponde à realidade.
    E, então, vem aquela pergunta: por que ela e não eu?
    Como dizia Millôr: Livre pensar é só pensar…

  16. O OBAMA (APESAR DE GASTAR MILHÕES DE DÓLARES), COMO NÃO CONDEGUIU DERRUBAR O PRESIDENTE DA SIRIA, BASHAR AL ASSAD, DO PODER E MATÁ-LO COM OS SEUS MERCENÁRIOS/ASSASSINOS/ TERRORISTAS COMO MANDOU FAZER COM O MUAMAR KADHAFI E AGORA COM A DESCULPA DE QUE UM PEQUENO GRUPO DO ESTADO ISLÂMICO ESTÁ INFILTRADO NA SÍRIA, RESOLVEU SE VINGAR DA SÍRIA (ONDE GASTOU MAIS DE 200 MILHÕES DE DÓLARES INUTILMENTE COM O OS SEUS MERCENÁRIO/ASSASSINOS/TERRORISTAS) BOMBARDEANDO A SÍRIA E LOGO NO PRIMEIRO ATAQUE O SEU LACAIO ASSASSINO, ISRAEL, DERRUBOU UM CAÇA SÍRIO QUE RONDAVA A FRONTEIRA DE SEU PAÍS. ISRAEL MENTE CÍNICAMENTE COM A DESCULPA DE QUE O CAÇA INVADIU A FRONTEIRA DE ISRAEL! É BOM QUE SE ESCLAREÇA QUE O ESTADO ISLÂMICO TEM CERCA DE 40 MIL SOLDADOS PRONTOS PARA MORRER PELOS SEUS IDEAIS LOCALIZADOS NO IRAQUE EREDONDEZAS. ENTÃO POR QUE BOMBARDEAR A SÍRIA?
    OBAMA NÃO QUER SÓ MATAR O PEQUENO GRUPO DO ESTADO ISLÂMICO, ELE QUER DERRUBAR O BASHAR AL ASSAD DO PODER, MATÁ-LO E SE APODERAR DOS 460 MIL BARRÍS DIÁRIOS DE PETRÓLEO DO POVO SÍRIO, COMO FEZ, REPITO, COM MUAMAR KADHAFHI NA LÍBIA! ALIÁS, OBAMA ESTÁ PRESTES A PERDER A “BOQUINHA” DO PETRÓLEO NA LÍBIA!

  17. Edu , Vamos continuar trabalhando . A manipulação de pesquisa eleitoral nesse país é vergonhosa. Algo precisa ser feito urgentemente.

  18. Estamos na reta final desta campanha e neste momento além de intensificar nossa mobilização, levando nossas bandeiras e camisetas vermelhas para a rua nas campanhas da Presidenta Dilma, dos nossos candidatos aos governos estaduais, nossos senadores e senadoras e nos candidatos aos parlamentos

    Por isso quero chamar a atenção de todos e todas para duas importantes mobilizações. Neste final de semana vamos lutar para defender os direitos trabalhistas e da política de valorização do salário. Se você também acha que CONQUISTAS E DIREITOS DOS TRABALHADORES é algo que não se mexe, não se arrisca, não pode ter retrocesso, mobilize-se, junte-se a Dilma. Confirme sua presença e convide seus amigos e amigas clicando aqui.

    Precisamos, desde já, organizar nossa militância para garantir que a vontade do eleitor seja expressa pelas urnas. Se você tiver mais de 18 anos procure o PT em sua cidade. Como fiscal, você receberá um crachá de identificação e todas as orientações necessárias, além do apoio de um plantão jurídico que dará todo o suporte aos fiscais quando alguma irregularidade for identificada.

    O PT tem muita tradição e experiência na fiscalização do processo eleitoral e o envolvimento da nossa militância será fundamental para conseguirmos acompanhar as mais de 400 mil seções eleitorais espalhadas em 95mil locais de votação, nos 5.570 municípios no Brasil.

    A nossa democracia é um patrimônio de todos e todas, vamos garantir a lisura e a transparência destas eleições e nós sabemos que é nessa hora que o PT mostra sua força. Por isso no dia 5 de outubro, além de votar 13, seja um fiscal voluntário e ajude o PT a defender a democracia brasileira.

    Ajude a divulgar este chamado nas redes sociais clicando aqui!

Trackbacks

  1. Direitos trabalhistas serão tema de mobilização nacional #EmDireitoMeuNinguémMexe “nem que a vaca tussa” | MANHAS & MANHÃS

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.