Você entende (mesmo) o que Marina fala?

Não adianta negar os fatos: Marina Silva é um fenômeno político. Contudo, é um fenômeno muito diferente de Lula, por exemplo. A grande vantagem do ex-presidente sempre foi a sua forma de se comunicar – as pessoas mais simples entendem o que ele fala, pois fala como o povo, ou seja, fala um português coloquial mesmo nos ambientes mais formais.

Todo fenômeno político requer uma razão de ser. Marina, portanto, tem lá sua característica de fenômeno para conseguir seduzir boa parcela do eleitorado brasileiro. Contudo, essa característica, à diferença da de Lula, não está em sua comunicação verbal e, sim, em suas características físicas.

Marina tem cara de povo, ou seja, cara de gente humilde. Por que? Porque é negra e “magrinha” (como disse Eduardo Jorge, no debate da Band). Você olha para ela e pensa em uma mulher sofrida. Então se lembra de até onde ela chegou e isso, obviamente, desperta simpatia nos que se identificam com belas histórias de vida como a dela.

Marina é, por assim dizer, um excelente produto de marketing. Em alguma medida, talvez mais convincente do que Lula. Explico: no início de seu primeiro mandato, ele esteve em algum fórum internacional e um dos chefes de Estado presentes declarou que se surpreendeu ao conhecê-lo pessoalmente, pois não achava que fosse “tão branco”.

Já Marina é o retrato do povo brasileiro, em termos de biótipo.

Mas o fenômeno Marina é parecido com o de Lula pela forma como ela se posiciona diante de uma plateia, seja por via eletrônica ou presencial. Ela sabe exprimir um ar lírico e de sinceridade.

Tem, ainda, uma vantagem sobre Lula que lhe permite transitar entre a elite: é formada, tem curso superior – é historiadora, professora e psicopedagoga. A elite não perdoa Lula por não ter diploma, pois não admite que alguém sem formação universitária possa atingir um alto cargo como o de presidente.

Vivemos no país da “prisão especial”, caro leitor. Aqui – e em nenhuma outra parte do mundo – o diploma universitário é visto como divisor da humanidade. Quem é formado não seria um cidadão comum, pela ótica das classes média e alta. Seria “especial”.

Se um pobre é pego pela polícia vendendo um pacotinho de droga na porta da favela ele é jogado em uma masmorra superlotada, daquelas em que para alguns presos poderem dormir outros têm que ficar de pé. Já o cidadão “especial”, ou seja, com diploma universitário, se atirar pelas costas numa jovem namorada e lhe tirar a vida – como fez o ex-diretor do Estadão Pimenta Neves, por exemplo –, fica sozinho numa cela com direito a tevê, vazo sanitário, cama, colchão…

Marina, pois, é um grande produto de marketing. Por conta disso, seu eleitorado não liga muito para o que diz; atenta para seu tipo físico, para seus trejeitos e entonações do que diz sem se importar com o conteúdo.

Há, inclusive, um exemplo recente desse fato que cai como uma luva para esta análise. A entrevista de Marina no Jornal Nacional, na quarta-feira, será utilíssima para comprovar que essa senhora não diz nada, mas tem recursos imagéticos para seduzir quem a assiste.

Antes de escrever este texto, o blogueiro fez um teste: escolheu um grupo heterogêneo de pessoas para analisar a entrevista de Marina ao Jornal Nacional. Os escolhidos variaram entre pessoas com maior e menor instrução, jovens e maduras.

Foi perguntado a cada uma dessas pessoas o que entenderam das respostas que Marina deu aos entrevistadores daquele telejornal. Ninguém soube responder.

Para entender o que ocorreu, comecemos pela primeira pergunta de William Bonner – sobre o avião mal explicado que era usado por Marina e Eduardo Campos – e pela resposta que ela deu.

William Bonner: Muito obrigado pela sua presença. O tempo da entrevista começa a ser contado a partir de agora. Candidata, o avião que o PSB vinha utilizando na campanha eleitoral, até aquele acidente trágico de duas semanas atrás, está sendo investigado pelas autoridades competentes. Ele foi objeto de uma transação milionária feita por meio de laranjas. Essa transação não foi informada na prestação de contas prévia, parcial, à Justiça Eleitoral. A senhora tem dito que vai inaugurar uma nova forma de fazer política, que todo político tem que ter certeza absoluta da correção de seus atos. No entanto, a senhora usou aquele avião como teria feito qualquer representante daquilo que a senhora chama de velha política. Eu lhe pergunto: a senhora procurou saber que avião era aquele, quem tinha pago por aquele avião, ou a senhora confiou cegamente nos seus aliados?

Marina Silva: Nós tínhamos, William, uma informação de que era um empréstimo, que seria feito um ressarcimento, num prazo legal, que pode ser feito, segundo a própria Justiça Eleitoral, até o encerramento da campanha. E que esse ressarcimento seria feito pelo comitê financeiro do candidato. Existem duas formas, três formas, aliás, de fazer o provimento da campanha: pelo partido, pelo comitê financeiro do candidato e pelo comitê financeiro da coligação. Nesse caso, pelo comitê financeiro do candidato. Essas informações eram as informações que nós tínhamos.

Você considera, leitor, que a pergunta foi respondida? Aliás, o que foi que Marina respondeu?

As pessoas escolhidas para analisar as respostas de Marina no JN são todas simpatizantes dela. Foram perguntadas sobre se ficaram satisfeitas com as respostas de sua candidata e disseram que ficaram. Então, foram perguntadas sobre que resposta Marina deu ao caso do avião, mas não souberam sintetizar.

Sabe por que, leitor? Porque ela nada respondeu.

Bonner perguntou se era coerente com esse papo de “nova política” Marina e o seu companheiro de chapa, agora falecido, usarem um avião do qual ela afirma que não sabia a origem e que, agora, descobriu-se que era produto de uma transação milionária entre testas-de-ferro.

O Blog sintetizou, acima, a pergunta de Bonner. Faça um teste, leitor, e tente sintetizar a resposta de Marina.

Conseguiu? Não? Então aqui vai uma ajuda: Marina respondeu que fez justamente o que Bonner a acusa de ter feito: confiou cegamente nos aliados e não foi a fundo na origem do avião. Porém, usou o bom e velho “embromation” para responder. Citou formas de arrecadação de recursos de campanha, mas não respondeu se “confiou cegamente”, como disse Bonner.

Seria condizente com o conceito de “nova política” um político aceitar dinheiro para suas necessidades de campanha sem saber nada sobre aquela doação? Afinal, receber um avião para usar como seu durante meses e meses é, em resumo, receber dinheiro.

Bonner não aceitou a resposta, como ninguém mais poderia aceitar. Afinal, não houve resposta. Então insistiu:

William Bonner: A senhora sabia dos laranjas? Essa informação foi passada para a senhora como candidata a vice-presidente?

Marina Silva: Não tinha nenhuma informação quanto a qualquer ilegalidade referente à postura dos proprietários do avião.

William Bonner: Eu lhe pergunto isso…

Marina Silva: As informações que tínhamos eram exatamente aquelas referentes à forma legal de adquirir o provimento desse serviço. Agora, uma coisa que eu quero dizer para todos aqueles que estão nos acompanhando é que, para além das informações que estão sendo prestadas pelo partido, há uma investigação que está sendo feita pela Polícia Federal. E o nosso interesse e a nossa determinação é de que essas investigações sejam feitas com todo o rigor para que a sociedade possa ter os esclarecimentos e para que não se cometa uma injustiça com a memória de Eduardo.

A pergunta não poderia ter sido mais direta: “A senhora sabia dos laranjas?”. Simples, não? Porém, Marina deu uma longa resposta, mas não respondeu. Mais uma vez, então, leitor, você saberia resumir a resposta da candidata da “nova política”?

O que Marina disse é que não se importou com a origem do avião, que há uma investigação e que não se deve acusar antes para não ferir a memória de Eduardo Campos. Mas não explicou se a “nova política” comporta conduta tão igual às da “velha política”, ou seja, não procurar saber se os recursos usados na campanha são legais antes de gastá-los.

Contudo, o gestual de Marina, sua cara de sofredora, sua entonação de voz induzem a crer que é quase uma heresia com a “memória” de alguém pedir a uma candidata a governar o país que diga no que difere seu comportamento se, tal qual qualquer candidato da “velha política”, ela abraçou o avião disponibilizado pelos “amigos” de Campos sem perguntar nada.

Você poderá argumentar que Dilma ou Aécio também têm contra si ausência de questionamentos que deveriam ter feito em determinados casos. Ok, essa argumentação pode ser válida. Contudo, quem está se apresentado como encarnação da “nova política” é Marina. Certo?

O avião fantasma de Marina e Campos não era usado só por ele, mas também por ela. Ao dizer que perguntar sobre o caso seria “injustiçar” a “memória de Eduardo” é, no fim das contas, empurrar para o falecido toda a responsabilidade, ainda que ela fosse tão candidata quanto ele e pretensamente o arauto da “nova política”.

Mas o caso do avião não é o tema deste texto. Aqui se procura incentivar o leitor a que procure entender – de verdade – o que Marina diz, pois, analisando diversas falas dela, o que o Blog descobriu é que, via de regra, não se consegue resumir ou explicar o que diz.

Como Marina, à diferença de Lula, fala difícil, o ouvinte fica pensando: “Olha só, uma mulher tão sofrida e fala tão bonito”. Esse é o fenômeno que Marina representa. Ela não se comunica com o seu eleitor como Lula faz justamente porque seu discurso é só gordura. Se submetê-lo ao calor de uma análise, derrete e não sobra nada.

 

Tags: , ,

130 Comentário

    • Caríssimo Eduardo, já consegui até mesmo entender o que Gilberto Gil diz em seus pronunciamentos filosofico-musicais.

      Mas confesso que não entendi absolutamente nada do que disse a verdejante e conservacionista Marina.

      No entanto sei quem é capaz de entender até mesmo suas pausas e seus parênteses.

      Aquela jovem senhora do banco Itaú.

  1. A Marina Itaú Chevron da Silva pretende também interromper as ações da Petrobrás no Pré-Sal, pois o Pré-Sal tem combustível fóssil, portanto ela prentede desativar as operações no Pré-Sal para que o Brasil não use uma energia poluente. Provavelmente ela pretende entregar o Pre-Sal para a Chevron.

  2. Este texto sobre a CARA da Marina também é bom:
    Marina, interpretação cubista:
    http://jornalggn.com.br/noticia/o-retrato-cubista-de-marina-silva-por-urariano-mota

  3. Desculpem a franqueza, mas estou c gando e andando para o que marina diz, porque não faz a menor diferença. Quem está disposto a votar nela não deve dar muita importância para palavras, apenas para imagens, estereótipos. Peço um milhão de perdões pelo que vou dizer, mas o perfil de Marina é muito semelhante ao de milhões de senhoras que entram em condomínios de classe média pelo elevador de serviço. Bastará uma palavra de ordem detonada por uma veja da vida, para que todo tipo de ofensa contra ela baseado nisto será ouvido e postado pela classe média nos faceburros da vida. O importante é prestar atenção a quem ela se aliou, o resto é blablablarinês.

    • Carlos,

      Pessoas como você produzem a cura misturada com a doença, representada nesta eleição pela Marina. Não importa se no Sul do País as empregadas domésticas são louras, enquanto o país enxergar determinado biotipo como subalterno, as distorções demagógicas nos fará andar historicamente em círculos.

  4. Caro Eduardo, Será que essa imagem pode ser desconstruída em tão pouco tempo? Abs

  5. Biotipo do tempo passado.

  6. Edu,

    Como dizia meu orientador: aprendeu de orelhada, não sabe repetir e então enrola. Mas nosso amigo Aócio também, mistura tudo e não explica nada. Deus nos proteja pois estamos na beira do abismo….

  7. Eu entendo o que a ecocapitalista Marina Silva não diz em palavras, mas está muito óbvio em seu discurso para quem quiser enxergar : QUE SUA VISÃO DE MUNDO É CONSERVADORA, RETRÓGRADA, ALIADA À “ELITE” CANALHA(QUE ELA DIZ QUE NÃO EXISTE)QUE ASSASSINOU NÃO SOMENTE CHICO MENDES, COM QUEM MARINA BRIGOU ANTES DELE FALECER, MAS BILHÕES DE BRASILEIROS AO LONGO DE NOSSOS MAIS DE 500 ANOS COMO NAÇÃO, COMO TAMBÉM O FUTURO DO BRASIL. Também enxergo que essa defesa dos interesses conservadores ainda se torna mais grave, se é que algo pode ser mais grave que o neoliberalismo, por vir de alguém sem NENHUM CARÁTER, SEM QUALQUER COMPROMISSO MORAL QUE NÃO SEJA COM SUA AMBIÇÃO, E COM UM ÓDIO E INVEJA AGUDOS QUE TEM DE DILMA, TUDO ISSO MISTURADO A UM MESSIANISMO RELIGIOSO DOENTIO, SÓ POSSÍVEL DE EXISTIR NUMA FANÁTICA QUE ACREDITA EM CRIACIONISMO, NÃO QUER AS PESQUISAS COM CÉLULAS TRONCO E DEFENDE UM “AMBIENTALISMO” CONSERVADOR QUE, NA VISÃO DA PRESIDENTA DO SINDICATOS DOS SERINGUEIROS DE XAPURI(DE ONDE MARINA SURGIU), SÓ INTERESSA AO CAPITAL, EM NADA TENDO A VER COM OS CONCEITOS AMBIENTAIS DE ESQUERDA, QUE ENVOLVEM DESENVOLVIMENTO COMO RESULTADO DA LUTA DE CLASSES E DA INCLUSÃO SOCIAL, CONCEITOS DEFENDIDOS PELOS SERINGUEIROS E PELOS POVOS ORIGINA´RIOS DA FLORESTA. Portanto, Marina é um perigo, muito maior do que Collor e Jânio Quadros(incomparavelmente pior do que Aécio), não porque os citados tenham qualidades, não valiam ou valem nada e destruíram o Brasil com seu “modelo” econômico voltado à dependência em relação aos EUA e às multinacionais e gerador de exclusão social); Marina é muito pior do que todos eles porque junta os elementos conservadores dos três com um messianismo religioso que, ao menos de forma direta, eles não tinham. Claro que há características messiânicas no marketing dos dois primeiros(Jânio, o homem da vassoura; e Collor, o caçador de marajás); mas Marina supera-os em muito, já que para além de sua aparência frágil e sua tentativa proposital de passar por coitadinha(que escondem um personalidade arrogante e violenta), encontramos um messianismo religioso que forma uma fanática do pior tipo, em nada diferentes dos fundamentalistas religiosos que tanto mal causaram e causam à Humanidade; que surge num país que já manifesta em parte de sua população, cada vez maior, tendências a um fundamentalismo religioso pentecostal perigosíssimo. Há um excelente artigo em carta Maior, de uma estudiosa que mostra como Criacionismo e outras concepções religiosas são incompatíveis com a Democracia, já que nos apresentam um mundo pronto e perfeito, onde todos seriam resultado de uma Decisão superior, como também os papéis ocupados, não existindo elementos como o acaso ou a conjuntura responsáveis por pela ordenação das coisas, os quais podem ser modificados para se obter resultados diferentes e criar um mundo melhor. Nesse texto, a brilhante professora nos mostra como as concepções religiosas e fanáticas de Marina são semelhantes à visão neoliberal, para quem as forças econômicas seguem também o ordenamento de um deus superior, o Mercado, que não pode ser questionado, não sendo o resultado da ação dos homens, o que as colocaria no patamar de serem passíveis de melhora através da ação coletiva e de um projeto destinado a colocá-las a serviço de todos. POR ISSO MARINA É TÃO PERIGOSA E POR ISSO SEU MESSIANISMO É TÃO “ACEITO” POR UMA DIREITA APARENTEMENTE LAICA, MAS QUE PARA DEFENDER SEUS INTERESSES CRIOU UMA RELIGIÃO, A DO “MERCADO”, TÃO OU MAIS FANÁTICA QUE AS OUTRAS, QUE VÊ NESSE MESSIANISMO MAIS UMA FORÇA QUE A AJUDARÁ A REIMPLANTAR O DOMÍNIO DO SEU MESSIANISMO MERCADOLÓGICO, O QUAL CONDENARÁ O BRASIL E SEU POVO, COMO VEM CONDENADO À A EUROPA, A SEREM DIZIMADOS PELA EXPLORAÇÃO FINANCEIRA. Temos que agir de todas as formas, isso inclui as demandas judiciais que tanto peço : exigindo investigação sobre o jatinho, que pode punir Marina por crime eleitoral; exigindo abertura de investigação sobre a parcialidade da globo, vem aí a “bala de prata” global, que fará a entrevista boazinha do JN com marina parecer brincadeira e principalmente exigindo uma investigação sobre a fraude nas pesquisas. Nesse aspecto, acaba de sair uma nova “pesquisa” do Datafarsa. Não conheço seu conteúdo, mas sabendo quem é o Datafarsa, é evidente que colocou Marina já eleita(mesmo que Dilma possa estar, como tenho certeza que está, às vésperas de levar no primeiro turno). A cara da múmia do Jornal nacional, patrícia Poeta, anunciando a “pesquisa” já dizia tudo. Temos que agir, há muita gente que vota conforme as pesquisas apontam, há demais em jogo para ficarmos parados esperando a direita agir. não devemos esperar a moleza do PT, não fazemos isso pelo partido, agimos por nosso futuro.

  8. Marina tem o discurso daqueles ripongas caricatos de antigamente. Fala, fala e não fala nada.

    Isso não há como questionar.

    Mas não podemos esquecer que nossa atual presidente não é um bom exemplo na arte de se expressar:

    Recentemente Dilma afirmou que “a morte tirou a vida” do Eduardo Campos…

    O site Buzzfeed fez uma coletânea intitulada “10 frases da Dilma que estamos tentando entender até agora”. É impagável: http://www.buzzfeed.com/rafaelcapanema/frases-da-dilma-que-estamos-tentando-entender-ate-agora
    _____________

    Logo, como não é o Lula o candidato do PT, creio que a capacidade de comunicação não é um bom argumento pró-Dilma…

  9. Isso fica muito mais latente na entrevista feita por Renata Lo Pretende, que é muito melhor entrevistadora que o Boner.
    A Marina simplesmente foi ridícula, mas seus simpatizantes adoram seu jeito de muito falar sem nada dizer.

  10. pera ai cabe aos blogs sujos desinflar a blablarina: caso do aviao,neca setubal,itau mandando via bancos,pre sal pros gringos….vamos a luta….ate fim do segundo turno!!!!!! AVANTE!!!!!!!!!!!

  11. Edu, boa noite, diante da catástrofe que se avizinha, ( pré sal em segundo plano, Banco Central ao sabor da especulação nacional e internacional, estado minimo…. não seria o caso realmente e sem demora de Lula voltar?

  12. NÃO CONCORDO COM A MAIOR PARTE DO ARTIGO. NÃO ACHO MARINA UM FENÔMENO POLÍTICO, ACHO ELA UMA FRAUDE. SÓ CONCORDO QUANDO O ARTICULISTA DIZ QUE ELA É UM PRODUTO DE MARKETING. ISSO É MESMO. UMA CRIAÇÃO, COMO AQUELE PERSONAGEM DE UMA NOVELA ANTIGA, QUE NÃO LEMBRO O NOME, MAS O PERSONAGEM ERA “SASSÁ MUTEMA”, INTERPRETADO POR LIMA DUARTE. ISSO ELA É. A DIREITA A PROGRAMOU, NESTA BISONHA CRIAÇÃO. MAS SÓ ISSO! ONDE VAI NÃO TEM POVO. VIVE DE REUNIÃO COM GRUPOS DE EMPRESÁRIOS E BANQUEIROS. POVO NEM PENSAR. BEM DIFERENTE DE DILMA QUE ONDE VAI O POVO VAI PARA CIMA. ESSA MUTANTE, CHAMADA MARINA, EXISTE DESDE 2010, QUANDO A INVENTARAM, NA INTENÇÃO DE BUSCAR OS VOTOS DOS DESCONTENTES COM PT E PSDB, PARA FORÇAR UM 2º TURNO. CONSEGUIRAM PRORROGAR A DERROTA POR MAIS UM MÊS. AGORA É A MESMA COISA. JOGARAM TUDO NELA DE NOVO, APÓS A MORTE DE CAMPOS, PARA FORÇAR UM SEGUNDO TURNO ENTRE DILMA E AÉCIO. SÓ QUE AÉCIO JÁ ESTAVA DESIDRATADO E COM A MORTE DE CAMPOS, RESSUSCITARAM O O ROBÔ DE 2010. AS PESQUISAS, TODAS FORJADAS, TENTAM DAR UMA APARÊNCIA DE VERDADE NESTA FRAUDE CHAMADA MARINA. NÃO PASSA DE UMA DOIDA, COMO A RAINHA D.MARIA, A RAINHA LOUCA, E ELA DESEMPENHA SEU PAPEL DE SASSÁ MUTEMA COM LOUVOR, OS HOLOFOTES A DEIXAM EM ESTADO DE TRANSE, SÓ FALTA BAIXAR O SANTO.

  13. Seu artigo é impecável como sempre. No entanto, Eduardo, a verdade que temos que enfrentar é que, mesmo sem entender, estas pessoas querem acreditar na Marina. Estamos diante de um golpe e um golpe bem montado. A reeleição de Dilma não periga porque ela não é assim tão calma diante das câmeras quanto a outra. Durante quatro anos, dia e noite, a imprensa não fez senão tratá-la como gerentona, gorda, dentuça, grosseira, um “poste” em suma. Esta coisa insuportável e burra foi tão repetida que, não raro, foi assumida até por eleitores do PT. Muitos engoliram mesmo esta baboseira de que Dilma faz Ministro chorar. De certo modo continua-se a atribuir o perigo atual ao fato de não ser Lula o candidato, pois Lula é simpático, tem carisma, etc., etc. Todas estas questões, a meu ver são absolutamente falsas. A grande verdade – aliás defendida por Lula, é que Dilma é a pessoa mais competente, neste momento, para governar o Brasil. Ela é extremamente competente e domina mais as questões do país do que qualquer dona de casa a sua despensa. A direita sabe disto perfeitamente. A direita sabe que não pode perder estas eleições. A direita precisa criar desemprego para poder baixar salários. Só na indústria naval, se conseguirem derrotar o PT nas eleições, eles conseguem uns 80 mil desempregados. A direita precisa acabar urgentemente com o pré -sal. Assim como precisa acabar com o PREUNI, com o Minha Casa, com o PAC e tudo mais. A direita sabe perfeitamente o que tem a perder e, por isso mesmo, move uma implacável campanha de desmoralização (veja as vaias) e difamação da Dilma (e, por conseguinte, do programa do PT). Por isto é que ninguém entende o que diz a blablarina, mas…

  14. Eu não entendo, mas, o pessoal do “mercado” deve entender muito bem. Vale a pena ler o noticiário econômico do UOL para dar boas risadas. Atribuem a alta de 10% da bolsa, no mês, ao desempenho de Marina Silva nas pesquisas. Quer dizer que se eu fosse investidor e pudesse ganhar muito dinheiro com aplicações na bolsa, ficaria melindrado e deixaria de investir porque quem venceu foi a Marina e não a Dilma? Conta outra: desde quando o investidor está preocupado com política? Com Marina, Dilma ou Aécio o país viverá mais um período de estabilidade política e isso é a única coisa que importa para o investidor. Ele não veste a camisa dos verdes, dos vermelhos, ou dos azuis. Só pensa nos lucros.

  15. Que ela não tem GOVERNABILIDADE até os minerais sabem, mas esse ESTELIONATO POLITICO chamado Bláblárina TEM POR OBJETIVO levar as eleições ao 2º turno e junto com o , neoliberalismo escancarado que tem propagado ~tomar o GOVERNO COM RUMO do poder do PT, e entregar a quem irá DES-GOVERNAR O PAIS. A pergunta é o esta sendo feito para combater a febre negra que assolará a NAÇÃO SE NÃO FOR CONTIDA A TEMPO???? O assunto é sério!

  16. Desde a eleição passada que percebo, claramente, os verdadeiros objetivos da marina:
    1- Livrar o maridinho dos dois processos que existem contra ele.( veja no google);
    2- Enriquecer.
    Ela já traiu vários envolvimentos e não está nem ai para o Brasil. Para ela vale tudo. Pura hipocrisia….
    Observem a foto dela, fazendo pose para fotos, sorrindo e de cotovelo sobre o caixão.
    Se não fizermos nada, nós e o PT, contra a marina, o Brasil sofrerá um grande retrocesso e será o fim do PT.

    Dilma Coelho

  17. Como ela não diz nada de concreto, ninguém entende nada. Ela é uma marionete em pessoa. Besta de quem acreditar nessa traíra.

  18. Otimo artigo Eduardo. Blablarina é uma grande fraude. O fim da picada essa mulher.

  19. Todo mundo já deve saber das últimas. MP vai investigar o caso do Jatinho acidentado, num prazo de 60 dias. As pesquisas DataFolha indicam empate técnico entre Marina e Dilma, Marina subiu 13 pontos, Aécio caiu 5 pontos. Se é manipulada ou não, vamos saber depois. O vídeo falso do apoios de Lula a Marina foi retirado do ar e foi feito por militantes do PSDB. Dirceu por meio de seus blogues desmente frase atribuída a ele em matéria de Fernando Rodrigues. Vejam como o meio de campo está se embolando. Se Marina estiver subindo, como dizem, e vencer o primeiro turno, com a investigação do avião de Campos, a divisão do país vai se dar pela primeira vez, sem ter o PSDB visível no cenário (mas por trás da instabilidade que será gerada). Porque caso Marina vença e um crime eleitoral for confirmado, como fica seu eleitorado? Vamos ter um outro cenário, pelo menos está prometendo. Não creio que é para ficar atacando o PT nem ficar alvoroçado com uma possível eleição de Marina, o PT sabe onde está pisando. Olhem para a mídia, é ali que está a realidade. Se Marina é contraditória, a mídia é mais ainda. Vamos desmontar o discurso da mídia dia a dia. Essa é a nossa saída. Não tem outra. Na outra eleição, conseguimos diminuir e muito a audiência das televisões brasileiras. Agora, teremos que ler jornais a contragosto e ampliar a queda da credibilidade deles e das TVs.

  20. Corrigindo: Dirceu desmentiu a frase através de pessoas que mantém o seu blog, não de seus blogues como escrevi.

  21. Está difícil. O pais esta novamente engatinhando rumo à democracia. São tentativas e erros sucessivos. A Europa, a Alemanha, também tiveram os seus povos seduzidos. Faz parte da natureza humana o deixar-se iludir.
    Cedo ou tarde o povo brasileiro teria que fazer uma escolha. Marina não é o.Lula, não traz em si a mesma inteligência, a genialidade e o coração daquele que tirou milhões da miséria, mas que não poderia tirar todos desta servidão em tão pouco tempo. Na verdade o Lulismo é um processo, requer tempo para se fixar em definitivo. Marina é fruto do processo que o Lula desencadeou. Não fora ele, o Lula e o seu processo de inclusão, jamais uma mulher, negra sonharia sequer em tornar-se presidente do Brasil.
    Infelizmente, as propostas de Marina, se é que as tem, na minha opinião, trarão o pais de volta ao inicio do seculo 20.
    O criacionismo marineiro não se sustenta em nenhuma das potências mundiais. Tampouco as sustenta. Com Marina e suas ideias insustentáveis o povo aprenderá uma lição amarga e os golpistas já afiam as garras para colocarem o pais na rabeira entre os países de maior desigualdade condição da qual tiram todo proveito.
    A sustentabilidade da Marina é uma quimera, insustentável. Por cima, tal qual Joaquim Barbosa, traz dentro em si mesma a marca da ingratidão, para não dizer traição com o grande líder que lhes proporcionou visibilidade.
    As eleições de outubro revelarão o verdadeiro caráter do povo brasileiro. Os semelhantes, neste caso, se atraem. Os ingratos encontraram a sua musa. Os gratos não esquecerão o seu grande benfeitor.

  22. Caro Edu.
    Mais uma excelente análise: desnuda a farsa que é Marina Silva.
    Para mim, a cara dela é sinistra.
    Grande abraço.

  23. Não entende o que Marina fala? Seus problemas acabaram!! Use o fantástico Marineitor!!!!!

    http://www.zueracard.com.br/marineitor/

    Ah meu Deus, só rindo!! Na boa, a Marina me lembrou muito minha primeira professora na faculdade, boa pessoa, ninguem entendia patavinas alguma o que falava! É tipico de candidato em entrevista de emprego, sempre aparece alguem que fala, fala, e fica uma enorme interrogação no ar. As vezes contratam a pessoa, outras vezes dão a resposta padrão, ‘olha você é um excelente profissional, etc, mas já encontramos a pessoa com o perfil que procuramos”

    • Consultei o Marineitor! adorei! é o retrato fiel da bla-bla-rina. E concordo que tem muita gente que aceita, sem entender, belas palavras arranjadas de modo aleatório. Acho que vamos precisar trabalhar mais para desnudar a farsa.

  24. Não se entende nada do que essa senhora fala .Mas para bater Dilma vale qualquer animal por mais peçonhento que seja. O pior de tudo é que por total falta do comunicação do governo Federal alguns jovens acreditam ser ela a melhor opção para o Brasil .

  25. Ola, passei por esse blog para ver o vídeo ( As crianças pobres nos EUA), ei dei uma vasculhada para ver os post do mesmo aqui, dou uma olhada nessa matéria e vejo os comentários para analisar a opinião da sociedade brasileira.
    E percebo somos uns fanfarrões, hipócritas, ignorantes e entendedores de TUDO(nada).Nunca estamos satisfeitos com nada, FHC, LULA, DILMA, MARINA, AECIO, etc.
    Me falem agora um politico IDEAL para o nosso BRASIL sem nenhum defeito ou tipo de marketing.
    Agradeço a atenção de vcs.
    OBS; PERTENÇO A ESSA SOCIEDADE BRASILEIRA, fanfarrões, hipócritas, ignorantes e entendedores de TUDO(nada).

  26. A resposta dela está nas entrelinhas. Ela partiu de premissas pressupostas e concluiu, de maneira clara a meu ver.

  27. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  28. Caro Mauricio Bernardi, os investidores “ENTENDEM” o que a marina silva fala, não é difícil explicar, com a marina silva, os investidores, e os agiotas do mercado financeiro, “ENCHERÃO AS BURRAS DE DINHEIRO”, veja porque, “A TAXA SELIC IRÁ PARA AS NUVENS, OS JUROS BANCARIOS IDEM, O DESEMPREGO FORÇARÁ A REDUÇÃO DOS SALARIOS – MAIOR GANHOS PARA OS EMPRESARIOS, SEM A PETROBRAS OS COMBUSTIVEIS SERÁ REAJUSTADO DE FORMA ABSURDA, E AI A INFLAÇÃO SURGIRAR FORTEMENTE, E O CAOS SERÁ INSTALADO”, os ricos ficarão mais rico, e os pobres mais pobres, eles sabem que a marina é um “ENGODO”, mas eles querem apenas “SE DAR BEM”, o povo que exploda, quem manda eles serem “BURROS”, a marina é igualzinha ao fhc, na “ARTE DE ENGANAR”, fala, fala, fala, e as pessoas não entendem “BULUFAS DE NADA”, o fhc, tinha um agravante, ele falava um “PORTUGUES INGLESADO”, parecia que estava com uma “UVA” na boca o tempo todo, o que dificultava falar, já a marina usa outra “TATICA”, alonga quilômetros, uma resposta que seria “SIM E NÃO” , e não responde a pergunta, é bem capaz de algum jornalista pedir a ela que pare de responder o que foi perguntado, se eu fosse jornalista faria pior, perguntaria 10 vezes a mesma pergunta, gravaria tudo, e depois juntamente com a marina ouviria como ela respondeu a mesma pergunta nas 10 vezes que fora perguntado, “AS 10 RESPOSTAS DA MARINA DEVERIA SER IGUAIS”, se não o fosse, estaria “DESMASCARADA O ENGODO QUE É A MARINA”, os blogs sujos poderiam fazer essa entrevista, e depois publicar na internet.

  29. Nós já vimos esse filme antes e o final é terrível para o país. Toda vez que algum candidato a presidência se lançou como arauto da boa e nova política numa evidente negação da política real se deu muito mal. Vimos a famosa campanha da “vassoura” que o Sr. Jânio Quadros pintou na eleição para presidente na década de 60 e que só durou 7 meses na presidência, depois mais recentemente na década de noventa vimos o fenômeno Collor, o famoso “Caçador de Marajás”, e ao final de dois anos (90 a 92) saiu da presidência esculachado pela população, apesar da evidente ajuda da mídia que anos antes o havia endeusado.
    A Marina segue o mesmo figurino, está sendo incensada pela grande mídia como a grande aposta para derrotar o PT, inflando sua imagem e pretensa competência, porém é uma candidatura vazia , incubada num partido estranho a sua ideologia, mostrando toda incompetência para criar um partido coisa que outros novos partidos conseguiram sem maiores problemas, que peca entre outras coisas por absoluta falta de base parlamentar, perigosos personagens de passado nebuloso sendo confirmados como futuros ministros, confusos para não dizer inexistentes explicações a cerca dos mais diversos assuntos que são abordados em entrevistas e debates, enfim um grande, angustiante e perigoso VAZIO de ideias e propostas. Caso seja eleita (toc,toc,toc) que Deus tenha piedade de todos nós.

  30. Surfista da linguagem. É como o Joel Santana com seu inglês macarrônico.

  31. Esta postagem é reveladora. Os eleitores de Marina podem ser classificados como analfabetos funcionais. São pessoas com alguma escolaridade que são facilmente manipuláveis por idiotas idolatrados pela mídia. Mas no momento em que se demonstra claramente a falsidade dos argumentos da idolatria, são os primeiros a abandonar o falso ídolo e buscam as explicações que são capazes de entender. Isto explica porque o tracking da DataCaf já demonstra Dilma em ascensão e Marina em queda.

Trackbacks

  1. Você entende (mesmo) o que Marina fala? |...
  2. » Você entende (mesmo) o que Marina fala?Entre Fatos
  3. Você entende o que Marina fala? | Altamiro Borges

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.