Por que Ibope e Datafolha não pesquisaram 2º turno entre Aécio e Marina?

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Desde o dia 18 último que uma pergunta ficou rondando a mente do blogueiro. Para não sentir-se obcecado, porém, este que vos escreve não deu muita atenção ao fato. Agora, porém, com a repetição do fenômeno a dúvida ganhou significação.

O que aconteceu no dia 18 de agosto passado? Saiu uma pesquisa Datafolha que, tal qual a de terça-feira, do Ibope, inexplicavelmente não pesquisou o embate em segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.

E daí? Este seu servo, leitor, é que pergunta: por que, diabos, os dois maiores institutos de pesquisa do país não pesquisaram a possibilidade de, por exemplo, Aécio ultrapassar Dilma Rousseff e disputar o segundo turno com Marina?

Impossibilidade estatística? Alguma lei da natureza ou dos homens impede que tal confronto possa ocorrer?

Na noite de terça, logo após noticiar a sondagem do Ibope, o Jornal Nacional deu a informação, porém sem qualquer explicação: assim como o Datafolha, o Ibope não pesquisou esse cenário.

Logo vem à mente uma dúvida: a lei permite que uma mesma pesquisa eleitoral não submeta um ou mais candidatos a escrutínios aos quais submete outros?

É só para saber…

Mesmo que a lei permita, ainda seria de bom alvitre que os que encomendaram a pesquisa Ibope – bem como o próprio instituto – explicassem por que não foi pesquisado um cenário que pode até ter pouca chance de ocorrer, mas que de maneira alguma é impossível que ocorra.

Hoje, é pouco provável que Aécio passe para o segundo turno com Dilma, mas isso não impediu que o Ibope pesquisasse um eventual segundo turno entre os dois. Por que não Marina e Aécio?

Se houver uma explicação, ela deveria ser dada. Fica parecendo que não é do interesse de quem encomendou as pesquisas Ibope e Datafolha que seja exposta a possibilidade maior de que Aécio fosse massacrado em um confronto direto com Marina.

Ah, mas Aécio poderia vencer, dirão. Tudo pode acontecer, mas se ele perde de Dilma por boa margem no segundo turno o mais lógico é supor que sua derrota para Marina seria acachapante em um eventual segundo turno.

Esse parece ser o problema de quem encomendou as pesquisas Ibope e Datafolha: não querer expor mais de um péssimo resultado de Aécio numa mesma pesquisa. Queriam um mau resultado para ele (cair para terceiro lugar) e outro para Dilma (perder de Marina no segundo turno).

Pergunta: quanto mais de manipulação têm essas pesquisas?

Mas é claro que se o dileto leitor tiver uma teoria melhor para explicar esse troço tão esquisito, que fique à vontade para expor.

Debate na Band

O debate na Band começou tarde (22 horas) e terminou já no rastro da segunda hora da madrugada desta quarta.

De certa forma, foi surpreendente ver Dilma sendo alvo de todos os adversários, inclusive de Aécio e  Marina. A lógica era a de que Marina fosse a mais atacada, mas nem o principal interessado em desgastá-la – Aécio – fez dela seu alvo principal, preferindo focar em Dilma.

Menos surpreendente foi Marina ir para o ataque contra Dilma e Aécio, repisando, vez após outra, o papo da “polarização” entre PT e PSDB.

Dilma se defendeu como pôde. Particularmente, o Blog julga que passou bem pelo corredor polonês dos adversários. Manteve postura digna, apesar do nervosismo que não a abandona nunca.

Marina foi, de longe, a mais serena. Parece muito segura de seu bom momento. Contudo, enrolou o tempo todo. Fugiu dos problemas que seus correligionários banqueiros e mega empresários têm com o fisco, fugiu de quase todos os temas polêmicos.

Aécio fala bem, mas abusa do caradurismo. Continua fazendo acusações éticas ao PT e ao governo Dilma apesar da montanha de problemas que ele mesmo e seu partido têm nessa seara. E acha que ninguém questiona tal contradição. Por isso está tão mal nas pesquisas.

Mas o mais interessante é que Aécio só podendo crescer, a esta altura, se tirar votos de Marina, preferiu atacar Dilma. Pode-se especular que ele acredita que pode estar no segundo turno com a petista, mas há hipótese mais provável.

Será que Aécio não tentou simular que acredita que pode voltar o segundo lugar na disputa? Parece mais provável.

Seja como for, esse debate não deverá ter maiores desdobramentos por si mesmo. Só quem viu foram os convertidos de cada lado. O povo não viu. O que for dito na mídia, portanto, é que terá influência. E, aí, todo mundo sabe o que acontecerá.

Não existe, porém, nenhum naufrágio disponível. Mesmo Dilma, alvo de todos os adversários, manteve-se firme, digna. E à versão antipetista da mídia é óbvio que blogs e redes sociais farão o contraponto.

De uma coisa, porém, pode-se ter certeza: enquanto Marina não for questionada com severidade estará consolidando a posição de segunda colocada no primeiro turno e estará acumulando forças para o segundo turno.

Nesse aspecto, parece que Aécio já está jogando a toalha. Intimidou-se diante da concorrente ao segundo lugar no primeiro turno. É óbvio que pretende apoiá-la com quando ela passar ao segundo turno – e Marina não passar ao segundo turno é uma possibilidade cada vez mais distante.

As escolhas de Aécio, porém, não escondem outro fato que este Blog vaticina e que ainda está por confirmar-se: se o PSDB apoiar Marina oficialmente no segundo turno, com direito a Aécio aparecer em seu programa de tevê e tudo, irá fazê-la perder muito apoio à esquerda.

Era isso.

Tags: , , , , , , ,

181 Comentário

  1. E o esquema de caixa 2 que pode ter desembocado na morte de Campos
    Se fosse do PT o pig já estaria chamando de mensalão
    No máximo receberá o epíteto de “mensalão pernambucano”
    http://www.lexometro.blogspot.com.br/2014/04/coletanea-mensalao.html

  2. Eduardo
    Li agora à noite, no UOL/Folha que Aécio caiu em MG e está com 34%, contra 31% de Dilma, no Ibope. Deve ser ao contrário…
    Mas o que chama a atenção é o índice de Marina: 20%!!!! Diferente, muito diferente e abaixo dos 29% da tal pesquisa nacional do mesmo Ibope! É um estado do Sudeste, onde o Ibope diz que Marina subiu aos céus e está sentada à direita do Pai…
    E na Bahia, quarto colégio eleitoral do país,a Dilma tem 54% e Marina 19%, segundo o local Bapesp, em pesquisa divulgada hoje. O DEM insiste em desqualificar esse instituto, porque dá números diferentes do Ibope em pesquisa encomendada pela TV de ACM Neto, que aliás inunda sua própria emissora com anúncios da prefeitura comandada por ele, uma tática antiga dessa gente. E ninguém questiona.
    Ao lado, a TV Record Bahia, cujo partido abandonou a coligação com o PT, começa às 6:30 e vai até às 21h mostrando a “violência” na Bahia (que existe, claro, mas tem outras acho que providenciadas…), para mim em atos bem estranhos. E trazem matérias sobre as obras cosméticas da prefeitura em Salvador.
    Mas o ponto é: como assim. Marina está na ionosfera, se em MG, BA e outros ela está em seus costumeiros 20%? Ou o PT sabe e está caladinho?
    Você não quer trabalhar essa pauta? Confrontar o resultado dos Estados com o nacional?

  3. As elites jamais assumiriam o poder pelo voto da maioria por um motivo muito simples, os seus candidatos não tem a cara do povo. É por isto que o fenômeno Marina Silva foi o achado precioso que as elites buscavam desesperadamente. Não que um país não precise das suas elites. Claro que sem elas, sem as cabeças pensantes e verdadeiramente comprometidas com um projeto permanente e continuado de transformação do país, não haverá paz nem realizações. Marina Silva caiu no colo das elites e será o seu Cavalo de Tróia. Não tem projeto, ótimo para as elites. Sem ter roteiro de como fazer o que a sua falácia bem articulada anuncia, será teleguiada pelas raposas felpudas entreguistas. Era tudo que os guabirus do sistema financeiro e do dito mercado precisavam para induzir os crédulos, em especial os jovens inexperientes e menos favorecidos a acreditar em sonhos que se desvanecerão como fumaça ao vento. Marina tem cara igual ao do povão, mas é um Lula às avessas. Caso fosse ela confiável e capaz e teria sido escolhida pelo grande líder proletário para continuar o seu projeto de resgate da grande massa excluída e marginalizada.
    Se a elite que esfrega as mãos com o achado de nome Marina realmente quizesse tirar o povo da servidão, não teria, através de 36 senadores capitaneados, principalmente pelo PSDB, entenda – se Serra/ FHC, contando com a voz poderosa da sonegadora Globo, acabado com a receita para a Saúde que foi a CPMF.
    A elite, caso quisesse de fato um país sem miséria e um povo que tivesse acesso aos bens de consumo que até ontem eram privilégio exclusivo de poucos abastados, teria apoiado o projeto Lula- Dilma. Não quis e nem irá querer jamais. A elite prefere o Cavalo de Tróia com cara de povo, um verdadeiro presente vindo de uma tal Providência em um golpe de sorte das forças contrárias à Evolução. Até neste conceito anti evolucionista, a candidata da Providência se encaixa como uma luva.
    Em tempo: custo efetivo mensal de empréstimo a um correntista do Itauuuuuuu: 267% ao ano, mais taxas e taxas e taxas A candidata do Itau é de fato a jóia da coroa Setúbal. E dizem que o tal banco espoliador deve 17 bilhões ao fisco. Que achado, né neca?

  4. O ibope começou a usar o volume morto ( em tucanes – reserva técnica) ,ou seja tirou quatro pontos dos nanicos e 4 pontos da Dilma( dois da margem de erro e dois porque ela oscilou na margem de erro da pequisa anterior) e jogou para ungida ,ops. desculpe para a fingida, então ficamos assim: 29- (4+4)=21 ,ou seja a fingida não saiu de onde estava na pesquisa do data fraude. Foi apenas um jogo de numeros.

  5. A candidatura da fingida à presidência CAIU DO CÉU.

  6. Edu, solicito o favor de permitir a reprodução, aqui, do excelente texto publicado pelo usuário “Tagutti” no blog do Luis Nassif ( http://www.jornalggn.com.br/noticia/o-novo-cenario-politico-com-a-ascensao-de-marina#comment-413260 ):

    O OCASO DO PSDB

    A tragicomédia do nosso pós-redemocratização começou quando o PSDB deixou a social-democracia na saudade. Com FHC, o partido passou a ser social-democrata no papel, social-liberal no discurso e conservador na prática.

    Engraçado foi essa tentativa dos tucanos de emular Reagan e Thatcher. Lá no Hemisfério Norte, existia ou um Welfare State ou um sistema de proteção social vindo dos tempos do New Deal, um ambiente de presença constante do Estado na vida do cidadão, onde os neo-liberais exploraram alguns excessos para atacar todo o modelo.

    O mantra, correto ou não, era oferecer maior liberdade econômica para uma população que já tinha padrão de vida altíssimo, colorindo-o com alguns toques de xenofobia/racismo (“vamos desmantelar o Welfare e acabar com a leniência dos imigrantes/negros/latinos”).

    Era óbvio o suicídio programático dos tucanos, ao importar estas teses para um país em que milhões figuravam abaixo da linha da pobreza, e cuja maior necessidade era a implementação do Estado Social da Constituição de 88, e não o seu desmantelamento.

    Parece que não aprenderam a lição com os liberais clássicos do período pré-Crash de 29/2ª Guerra Mundial, condenados por décadas ao ostracismo político e intelectual, depois do advento das políticas keynesianas. Será que que foi leitura demasiada do “Fim da História” de Fukuyama?

    Assim, com o slogan social-democrata em aberto, o PT conseguiu espaço para se re-orientar, e empunhar a bandeira da inclusão sem precisar defender a ruptura necessária com o establishment, já que o cenário em que o PSDB comandava a centro-esquerda deixou de existir com o governo FHC.

    Ora, com a consolidação da bandeira inclusiva, era óbvio que o PSDB precisava fazer um recuo tático em seu avanço à direita, reconhecer as conquistas sociais, abraçar alguns conceitos e apostar no bipartidarismo, igual fez o Partido Republicano dos EEUU nas décadas em que se seguiram ao New Deal.

    Mostra disso é a eleição de um Eisenhower mais à esquerda, no plano interno, do que o mais esquerdista dos Democratas de hoje, fazendo uma sucessão segura em que preservava o legado de Roosevelt. É como se Aécio sucedesse Dilma, sem melindrar os “lulistas” e com votos de vários deles. Dá pra imaginar?

    Essa campanha insossa do ex-governador de MG agora em 2014, insistindo na herança de FHC e calcada no discurso liberal da eficiência, é o hara-kiri final do partido como opção nacional.

    O discurso liberal puro só adquirirá proeminância na eventualidade de o país consolidar um Estado de Bem-Estar, época em que novos atores já terão tomado o protagonismo dos tucanos. Insistir em menos Estado um ano depois de jovens irem às ruas pedindo mais educação e mais saúde, mostra bem o porque o mineiro só consegue votos entre o antipetismo mais fanático.

    Símbolo deste mastodonte que virou o PSDB é a diferença gritante que existe entre o sociólogo FHC – um grande quadro intelectual, a primeira personalidade de peso a prever que a “nova” classe média é que decidiria as atuais eleições -, e o lider partidário FHC, que assistiu e assiste inerte Marina Silva seduzir esta parcela do eleitorado, postar-se como favorita, e enterrar de vez as pretensões nacionais de seu partido.

  7. Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente.
    Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente
    O que tá bom, vai continuar
    O que não tá, a gente vai melhorar (2x)
    Coração valente!
    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  8. Veja o vídeo que se encontra anexado à matéria do Azenha, o que Aécio Neves chama de Choque de Gestão. É dose pra leão.

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/padu-palmerio-choque-de-gestao-sumiu-com-o-ouro-de-montezuma.html

  9. Bom dia Eduardo,
    Acho importante ressaltar onde a pesquisa foi feita: (SP, RJ, Mg, DF e PE)

    http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/blog/eleicao-em-numeros/post/veja-intencao-de-voto-para-presidente-em-sp-rj-pe-mg-e-df-segundo-o-ibope.html

    Nesses Estados a desvantagem da Dilme é conhecida, e o único Estado do Nordeste pesquisado foi Pernambuco, por isso esse resultado.
    Abraço

  10. Eduardo, escrevo novamente porque acho que você tem credibilidade. Então, lhe sugiro outra pauta (a anterior foi comparar o “Ibope nacional x Estados da Marina): eu percebo uma reação muito negativa ao crescimento de Marina Silva, na rede social que uso, o Facebook. E sabe de quem: jornalistas, intelectuais, classe média letrada (não a manipulável), aquele povo que antes era tido como eleitor típico dela. O argumento é sempre o mesmo: insegurança, pessoas que cercam a candidata hoje, discurso confuso e fraudulento, medo da volta ao passado, fundamentalismo. E ética!
    E essas pessoas dizem que votarão na presidente Dilma que, segundo eles, não é o governo dos sonhos, mas é previsível, já conhecem.
    Será que o PT já detectou isso?

  11. perguntinha?

    Alguém sabe de alguma pesquisa em que se substitui a DILMA por LULA

    de zero sei que não vai ..visto que LULA já teria meu voto.. a menos que ele dissesse que tudo esta uma maravilha e permaneceria como se encontra . .aí não dá ?!, né ?

    em tempo ..a transposição (1a fase de apenas 16 km) foi ADIADA OUTRA vez ..agora, fica pra 2016 ..isso, quando tinha sido prometido pra 2011

    o BRASIL tem pressa

  12. Quem esperava Marina esvaziar pode ir se assustando. Vai passar Dilma e ameaçar o 2° turno.
    O brasileiro não aguenta mais esses partidos . É hora de mudar.

    • Vocês da direitas reacionária estão com este discurso de que o Brasil não aguenta esses partidos. A verdade é que o Brasil não aguenta mais a direita reacionária como vocês, que se posam de novos, mas estão cheios de rugas centenárias das elites.

      O novo continua sendo Dilma Rousseff, Lula, os que defendem a soberania nacional e o desenvolvimento social do Brasil.

    • De tanto pessoas desonestas intelectualmente pregarem e repetirem esta conversa de que ninguém mais aguenta estes partidos, que grande maioria dos desavisados está grudando nela.
      Mas, gostando os desonestos ou não, eu vou de Lula: se vc acha que todo político não presta, tente corrigir isto, tornando-se um…

  13. Nem o BANCO DO BRASIL escapou da onda de corrupção. O presidente do BB, ADEMIR BENDINE, foi desmascarado pela Folha de SP. Confiram!
    http://economia.terra.com.br/presidente-do-bb-pagou-multa-para-nao-se-explicar-a-receita,3e5062bf28c18410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

    • O que os tucanos fazem de corrupção não é chamado de corrupção. O banco Itaú não é corrupto, a famiglia Marinho não é corrupta, o Aecioporto não é corrupto…muito menos você.

      Mas o Banco do Brasil, o PT, o PCdoB, a Dilma, o Lula, estes são todos corruptos de acordo com a sua visão elitista e reacionária!

      A famiglia Frias é um exemplo de empresa que não é corrupta!

  14. Vou aqui plagiar a “GOZAÇÃO” que fizeram quando a seleção brasileira sofrera a humilhante derrota para a Alemanha, até hoje a “MINHA FAMILIA, MEUS DEMAIS FAMILIARES, AMIGOS, VISINHOS, MEUS PAIS, de diferentes faixas etárias fomos “SONDADOS” nestas tais pesquisas eleitorais, por esses institutos, na tal campanha publicitaria da copa, as “CRIANÇAS” diziam ter 08, 10, 07 e outra dizia que nem na “BARRIGA DA MAMÃE” ela estava, porem eu digo, no nosso grupo tem pessoas com 61 anos, 41 anos, 30 anos, 20 anos 16 anos, e “NUNCA FORAM CONSULTADOS E NUNCA SERÃO”, a impressão que tenho, é que essas pesquisas “ENCOMENDADAS” por esses “INSTITUTOS”, consultam sempre as mesmas pessoas, e a “TAL” margem de erro, são algumas pessoas que não fazem parte do time, o mais correto seria os institutos “CONSULTAR 10% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA”, em todo o Brasil, talvez aí, teríamos números mais aproximados da realidade, e não “CHUTOMETROS”, consultar apenas 500 a 700 pessoas de alguns estados e afirmar que é a opinião da população brasileira, é dose para elefante, “ELEFANTE DE CIRCO”, e muitas pessoas ingênuas acreditam que essas tais pesquisas é a pura verdade, igualzinha a “PREVISÃO DO HOROSCOPO”, divulgadas em jornais e revistas “GRATUITAMENTE”.

  15. VEJA O QUE OS EUA CAUSOU E VEM CAUSANDO POR TODO ESSE MUNDO DESDE DO FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

    HILARY CLINTON COM MILHÕES DE DÓLARES NA BOLSA, SE REÚNE COM DEZENAS DE LÍDERES DE GRUPOS DE SOLDADOS MERCENÁRIOS/TERRORISTAS/ASSASSINOS NA DIVISA DA TURQUIA COM A SÍRIA E INICIALMENTE CONTRATA MAIS DE 2 MIL MERCENÁRIOS PARA INVADIR A SÍRIA, DERRUBAR BASHAR AL ASSAD E MATÁ-LO, COMO FIZERAM COM MUAMAR KADHAFI NA LÍBIA. E AGORA VEMOS NOS NOTICIÁRIOS DE TELEVISÃO QUE 3 MILHÕES DE SÍRIOS (CERCA DA METADE DA POPULAÇÃO DA SÍRIA) ESTÃO REFUGIADOS EM OUTROS PAÍSES, FUGINDO DA INVASÃO DO SEU PAÍS (A SÍRIA)) PELOS MERCENÁRIOS CONTRATADOS PELOS EUA. MILHÕES DE MULHERES, CRIANÇAS E IDOSOS NUMA LUTA CRUEL PARA SOBREVIVER, TENDO QUE ACEITAR VIVER EM BARRACAS DE TECIDOS, SEM CONFORTO, COM POUCA COMIDA E UM CALOR E FRIO INTENSOS. E O TRIBUNAL DE HAIA NÃO MANDA PRENDER O DAVID CAMERON (DA INGLATERRA), SARCOZY (DA FRANÇA) E BARAK OBAMA (DOS EUA) PARA NOMEÁ-LOS, JULGÁ-LOS E CONDENÁLOS COMO “OS CARNICEIROS DOS PAÍSES ÁRABES!”

  16. A sua preocupação tem fundamento. No meu modesto entendimento há duas explicações para a omissão de um hipotético segundo turno entre Aécio e Marina pelos Institutos de Pesquisa. Vamos lá!
    1 – Uma pesquisa assim revelaria o truque do resultado revelado, a saber, que num segundo turno entre Dilma e Marina, a segunda venceria com dez por cento de vantagem sobre a primeira. De que truque se trata? O de que os indecisos e os eleitores de Aécio votariam maciçamente em Marina num segundo turno contra Dilma. O nome disso, como traduziu um grande mestre da direita brasileira, Roberto Campos ou Bob Fields, é pensamento desiderativo, do inglês “wishfull thinking”. Desiderativo do quê? É o que veremos na segunda explicação.
    2 – Desejo de ganhar muito dinheiro já na Bolsa de Valores! Como? Erguendo o índice geral da Bolsa, antes da divulgação da primeira pesquisa posterior à queda do misterioso avião que vitimou Eduardo Campos, graças ao conhecimento prévio do que diziam seus números. É evidente que uma astúcia dessa ordem ocorreu, já que todo mundo salientou a preferência do mercado por Marina. Seguindo o mesmo raciocínio, a Bolsa já tem data para desabar, a saber, o dia da divulgação da pesquisa seguinte à que o Ibope deve divulgar esta semana, quando a realidade da campanha já tiver sido expurgada das emoções provocadas pelo triste fim do neto do finado ex-governador Arraes.

Trackbacks

  1. Por que Ibope e Datafolha não pesquisara...
  2. » Por que Ibope e Datafolha não pesquisaram 2º turno entre Aécio e Marina?Entre Fatos
  3. CNT/MDA sugere que Ibope manipulou pesquisa | Ceilândia em Alerta
  4. Rômulo Gondim – CNT/MDA sugere que Ibope manipulou pesquisa
  5. CNT/MDA sugere que Ibope manipulou pesquisa | E V S
  6. No Brasil 247: CNT/MDA sugere que Ibope manipulou pesquisa | Blog do José Duarte Lima

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.