No Datafolha, segundo turno entre Marina e Dilma continua quase igual

Análise

 

Antes que petistas de carteirinha – ou não – pulem pela janela devido ao resultado da nova pesquisa Datafolha (29/8), convém refletir o que de fato ela mostrou.

Marina pulou de 21% para 34%, Aécio despencou de 21% para 15%, mas Dilma manteve-se na margem de erro em relação à pesquisa anterior.

No primeiro pelotão, portanto, Marina pegou votos de Aécio com certeza, mas não de Dilma, que tinha 36% e agora tem 34%. Contudo, essa diferença está na margem de erro da pesquisa.

Por outro lado, no segundo turno Dilma perdeu 3 pontos (tinha 43% e agora tem 40%) e Marina ganhou 3 (tinha 47% e agora tem 50%).

O empate no primeiro turno não tem tanta significação. Simplesmente houve acomodação dos que apostavam em Aécio para derrotar Dilma e entenderam que é melhor apostarem em Marina.

No segundo turno, porém, a melhora de Marina está muito próxima à margem de erro.  O Datafolha diz que a melhora marinista foi de 3 pontos, mas, descontada a margem de erro – sempre ela –, Marina pode ter subido apenas um ponto percentual…

Está se solidificando o cenário eleitoral. Há cerca de 7% de indecisos. Como para cada ponto que um candidato ganha o outro perde em proporção igual, se Dilma conquistar a maioria dos indecisos, vira o jogo.

Dilma pode virar o jogo sem precisar tirar votos de Marina. Contudo, se os indecisos penderem um pouquinho mais para Marina, Dilma perde.

Em outras palavras, o jogo está longe de ter terminado. Até porque, o Datafolha sempre pode recorrer à boa e velha margem de erro. E, podendo, pode ter certeza que o fez, caro leitor.

*

PS: Do que riem os tucanos, inclusive os enrustidos? Vamos ver quantos deputados o PSDB vai eleger com essa votação do Aécio.