CNT/MDA sugere que Ibope manipulou pesquisa

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

Surpreenderam as manchetes que afirmaram que a mais recente pesquisa feita pelo instituto MDA para a Confederação Nacional dos Transportes teria “confirmado” a pesquisa Ibope. Apesar de as duas pesquisas mostrarem a mesma tendência, não mostraram a mesma coisa.

Contudo, devido à separação cronológica entre as duas pesquisas supracitadas (Ibope foi a campo entre os dias 23 e 25 e MDA entre os dias 23 e 26) e a última pesquisa Datafolha  (divulgada no dia 18 de agosto, com campo entre os dias 14 e 15), pode-se amaciar, ao menos no momento, com o instituto de pesquisas da família Frias.

Sobre Ibope e MDA, porém, há diferenças fundamentais entre os quadros que revelam. O Ibope pode ter minimizado a (má) situação de Aécio Neves no primeiro turno e maximizado a (má) situação de Dilma Rousseff em eventual segundo turno contra Marina Silva.

Ibope e MDA pesquisaram intenções de voto ao mesmo tempo – nos dias 23, 24 e 25. Não seria de estranhar, inclusive, que os pesquisadores de campo dos dois institutos tenham esbarrado uns nos outros nas ruas.

A pesquisa Ibope tem margem de erro de 2 pontos percentuais e mostrou Aécio com 19%, Marina com 29% e Dilma com 34%. Em simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma por 45 a 36 – 9 pontos de vantagem para a candidata de oposição.

A situação de Aécio, nessa pesquisa, praticamente não mudou em relação ao que o Datafolha retratou 10 dias antes. Pela margem de erro do Ibope, ele não caiu.

Na ponta superior dessa margem, Aécio poderia ter no Ibope os mesmos 21% que no Datafolha. Com Dilma aconteceu o mesmo. Com ajuda da margem de erro, pelo Ibope pode ter os mesmos 36% que teve no Datafolha.

A única divergência real do Ibope para o Datafolha é no segundo turno entre Dilma e Marina. Os 9 pontos de vantagem de Marina no Ibope superam em muito os quatro pontos que lhe deu o Datafolha (47% para Marina e 43% para Dilma).

O grande problema é que a pesquisa MDA mostra situação muito pior para Aécio e razoavelmente melhor para Dilma. Os 19% de Aécio no primeiro turno no Ibope viram 16% no MDA, agora bem distante dos 21% no Datafolha. Porém, o MDA confirma os números de Dilma e Marina no Ibope, dentro da margem de erro de 2,2 pontos.

Já no caso de segundo turno entre Dilma e Marina, os números do MDA diferem bastante em relação aos do Ibope. A pesquisa Ibope sobre segundo turno é bem mais parecida com a do Datafolha, que foi a campo cerca de 10 dias antes.

No melhor cenário do Ibope para Dilma no segundo turno, considerando a margem de erro ela poderia chegar a 38% e Marina a 43% – com vantagem de 5 pontos percentuais para a pesssebista. Já no MDA, no melhor cenário para Dilma ela pode ter 40% e Marina, 41,5% – uma vantagem (fora da margem de erro) de apenas 1,5% para Marina.

O mais interessante na comparação das pesquisas Ibope e MDA é que foram feitas simultaneamente e concordam em alguns resultados e divergem em outros. Algum dos dois institutos errou feio na pontuação de Aécio no primeiro turno e nas de Marina e Dilma no segundo, mas ambos concordaram na pontuação de Dilma e Marina no primeiro turno.

Outro ponto em que o MDA diferiu do Ibope e do Datafolha foi na simulação de segundo turno entre Aécio e Marina. À diferença desses dois, que não pesquisaram esse cenário e não explicam por que, o MDA fez a simulação e mostrou que a derrota de Aécio seria acachapante – 48,8% para Marina e 25,2% para ele.

Na quarta-feira, este Blog questionou por que Ibope e Datafolha não fizeram simulações de segundo turno entre Marina e Aécio. O MDA deu a resposta.

Infelizmente, essa aparente manipulação de pesquisas ficou muito mais fácil de ser feita em 2014 do que em 2010. Há quatro anos, Ibope e Datafolha davam números mais favoráveis a José Serra e Sensus e Vox Populi davam números mais favoráveis a Dilma.

Em maio de 2010, Sensus e Vox Populi diziam que Dilma estava empatada com Serra e Ibope e Datafolha chegaram a dar 12 pontos de vantagem para o tucano. Com isso, este Blog, através do Movimento dos Sem Mídia, representou à Justiça Eleitoral e Ibope e Datafolha tiveram que convergir para os números de Sensus e Vox Populi, pois foi aberta uma investigação contra os quatro institutos na Polícia Federal.

Em 2014, como o Vox Populi praticamente só está fazendo pesquisas privadas para o PT, os outros institutos, todos alinhados ao PSDB, estão fazendo a festa. O Sensus, que em 2010 era mais favorável ao PT, este ano faz pesquisas privadas para o PSDB. E Ibope e Datafolha continuam tucanos.

Segundo informações de fonte do PT, o quadro real seria Aécio fora do jogo e Marina e Dilma praticamente empatadas (tecnicamente) no segundo turno. Dilma, portanto, está no jogo e com fortes chances de vencer a eleição devido à melhor estrutura de campanha, tempo de televisão e palanques mais sólidos, ainda que, em questão de alianças e financiamento de campanha, Marina deva melhorar devido aos seus bons resultados nas pesquisas.

Por fim, vale a reflexão de que a morte de Eduardo Campos foi péssima para Dilma e Aécio e caiu do céu para Marina. Era, inclusive, previsível. Como tem sido lembrado fartamente, Marina já tinha mais ou menos esse percentual de hoje, em primeiro turno, no fim do ano passado.

Só o que não estão lembrando é que Marina Silva chegou a 26% no Datafolha e 22% no Ibope em agosto de 2013, mas em setembro, no Ibope, caiu para 16% – o Datafolha deixou de pesquisar intenções de voto de Marina em agosto.

Como foi dito várias vezes aqui neste Blog, portanto, Marina, no primeiro turno, é problema de Aécio. O segundo turno é outra história e mesmo nas projeções que se faz de segundo turno, apesar de Marina estar com leve vantagem sobre Dilma ainda é cedo para cantar vitória.

Tags: , , , , ,

179 Comentário

  1. boa noite Edu.

    É claro, eu não sou marqueteiro, mas se o Lula falar
    que: ” Se a Dilma vier a perder, eu não volto mais em 18″ e
    e ele, pode acrescentar ” ingratidão tem limite” . A frase forte é:
    ” não volto mais em 18″, pois, muitos estão esperando
    a volta do grande Lula. Edu, o que vc acha disso?

    um grande abç.

  2. Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente. Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente. O que tá bom, vai continuar O que não tá, a gente vai melhorar (2x) Coração valente! Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  3. Caiu do céu ou caiu da CIA… De qualquer forma lembremos que a pesquisa MDA foi feita para Clésio Andrade, tucano de carteirinha(apesar de atualmente passar uma chuva no PMDB), mas ainda mais “amigo” da classe dominante, a cujos interesses sempre esteve vinculado na política, classe essa que agora aposta em Marina Silva com todas as forças, como sua última esperança de não ser novamente derrotada. Dito isso, gostaria que o blog pesquisasse se os empregados de Clésio Andrade fizeram pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor é simplesmente perguntado sobre sua intenção de voto, sem que lhe sejam apresentadas opções, e que reflete com muito mais precisão o instante do voto, já que urna eletrônica não é cédula e não oferece opções de nomes ao eleitor. Faço essa ressalva pois já mostrei ontem, comprovando-o através de cálculos matemáticos simples, o que considero a maior fraude do IBOPE e ao mesmo tempo a grande brecha que deixou para ser desmascarado. Falo dos números da pesquisa espontânea do instituto, que mostram Dilma com chances de vencer no primeiro turno, a apenas três pontos percentuais de conseguí-lo, enquanto na pesquisa de múltipla escolha esses números “somem”, Dilma encolhe perdendo seis pontos percentuais, enquanto seus adversários ganham três pontos cada um. As subidas de Marian e Aécio são plenamente aceitáveis, é natural que o candidato ganhe mais votos na pesquisa por múltipla escolha, oriundos daquele eleitor desinformado, ou simplesmente esquecido, que não se lembrou de um determinado candidato na hora de responder espontaneamente ao entrevistador, mas teria escolhido-o se o nome lhe fosse mostrado. O QUE NÃO É NORMAL É ESSA REGRA, QUE VALE PARA QUALQUER CANDIDATO EM QUALQUER TIPO DE ELEIÇÃO(NO BRASIL E NO MUNDO, É UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO COMUM ÀS PESQUISAS ELEITORAIS, JÁ QUE É RESULTADO DAS FALHAS NATURAIS DA MEMÓRIA HUMANA); TENHA DEIXADO DE VALER PARA DILMA , QUE SEQUER MANTEVE-SE NO NÍVEL QUE ESTAVA; OU SEJA O SUJEITO QUE SE LEMBRA DE VOTAR NELA ESPONTANEAMENTE(SEM QUE LHE APRESENTEM O NOME DA PRESIDENTA), “ESQUECE-SE” DE DILMA MESMO SENDO LEMBRADO DO NOME DELA NUM ROL DE OPÇÕES DE VOTO. É algo tão ridículo e e cafajeste, que evidencia o caráter criminoso. Não seria admissível que Dilma mantivesse o mesmo percentual da espontânea, já que como já dito todo candidato cresce um pouco se comparados os números da pesquisa espontânea com a de múltipla escolha; quanto mais se pensarmos que encolheu como que por mágica, e no elevado índice de seis pontos percentuais. VOLTO A INSISTIR QUE É NESSES NÚMEROS QUE ESTÁ A BASE DA FRAUDE DA PESQUISA IBOPE, NÚMEROS QUE SÃO DO PRÓPRIO IBOPE, PORTANTO NÃO PODERÃO SER CONTESTADOS PELO INSTITUTO. Claro que podemos reforçá-la com outras farsas numéricas encontradas na “pesquisa” do IBOPE, já citadas por mim e por outros comentaristas deste espaço, sem contar as deformações da amostra que, conforme li nos comentários, teria sido obtida em apenas cinco estados da federação. LEMBRANDO QUE SE O IBOPE TIVESSE MANTIDO PARA DILMA A MESMA TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO NO PERCENTUAL DE VOTOS VÁLIDOS QUE TIVERAM OS SEUS ADVERSÁRIOS; (TENDÊNCIA ESSA QUE VOLTO A REPETIR NÃO SIGNIFICA NENHUMA FORÇA ELEITORAL DE QUEM QUER QUE SEJA(É SOMENTE UMA DIFERENÇA NORMAL, ENCONTRADA EM QUALQUER PESQUISA, ELEITORAL OU NÃO, ENTRE OS DADOS OBTIDOS DE FORMA ESPONTÂNEA, QUE ESTÃO SUJEITOS ÀS FALHAS NA MEMÓRIA DO ENTREVISTADO; E AS RESPOSTA OBTIDAS AO SEREM OFERTADAS OPÇÕES AO PESQUISADO), TENDÊNCIA QUE FICOU EM TRÊS PONTOS PERCENTUAIS, TERÍAMOS A PRESIDENTA COM 50% DOS VOTOS VÁLIDOS NA PESQUISA ESPONTÂNEA, OU SEJA, À BEIRA DE GANHAR NO PRIMEIRO TURNO. Não estou “desejando” nada, apenas obtive resultados e conclusões a partir dos números do próprio IBOPE, por isso deveríamos enfatizar esse aspecto, principalmente para começarmos a combater a fraude nas pesquisas, que piorará cada vez mais, além do mais que volto a dizer que tenho certeza que a candidatura de Marina fará água em breve, tanto pelo vazio que a ecocapitalista representa(vazio que começa não somente a ser revelado, mas a enfrentar as primeiras acusações de corrupção), como pelo excelente programa eleitoral do PT. Especialistas em marketing político dizem que o efeito dos programas eleitorais, por mais que sejam avaliados pelo público(e os do PT vêm sendo avaliados como ótimo, segundo pesquisas do partido)levam algum tempo para influenciar a intenção de voto do eleitor, em média quinze dias. Portanto, como estamos ainda terminando a segunda semana de propaganda eleitoral, é esperável que essa influência seja sentida apenas nos números das pesquisas que venham a ser realizadas na próxima semana. ISSO SE FOREM PESQUISAS SÉRIAS, PORQUE SE FOREM AS “PESQUISAS” DO IBOPE, DATAFARSA E MDA TENHAM CERTEZA DE QUE ESSE EFEITO, POR MELHOR QUE SEJA PARA DILMA, SERÁ “DILUÍDO” DENTRO DA MARGEM DE ERRO OU DAS “AMOSTRAS”, ONDE 90% DO PAÍS MORA EM SÃO PAULO. Por isso, a Sociedade Civil organizada precisa enviar um pedido de abertura de Representação junto ao Ministério Público Eleitoral, para que investigue a suspeita, bastante fundamentada, de fraude nas pesquisa eleitorais, visando manipular a vontade do eleitor. MAIS UMA VEZ REAFIRMO PESQUISA TEM MUITO PESO, HÁ UM CONTINGENTE DE ELEITORES QUE VOTA “EM QUEM ESTÁ GANHANDO”(CONFUNDE ELEIÇÃO COM CORRIDA DE CAVALO), COMO TAMBÉM OS NÚMEROS DESSAS PORCARIAS DETERMINAM QUEM RECEBERÁ OS MAIORES FINANCIAMENTOS DE CAMPANHA, NINGUÉM VAI GASTAR COM QUEM VAI PERDER, SEM CONTAR O ÂNIMO DA MILITÂNCIA, QUE NO PT É UM COMPONENTE FUNDAMENTAL DA CONQUISTA DE VOTOS. Só a simples aceitação do pedido pelo MPE, com a consequente abertura das investigações, no mínimo fará IBOPE, Datafarsa e MDA serem mais discretos na farsa, ou seja, provavelmente não lhes permitirá atribuir um percentual tão maior de votos a Marina Silva ou esconder completamente um possível crescimento de Dilma. Sem contar outra frente que precisamos combater, a ação da mídia : A Globo ontem escancarou sua opção por Marina Silva ao fazer uma “entrevista” carinhosa, só faltou a ecocapitalista e Bonner marcarem um jantar na floresta. Marina não foi agredida como aconteceu com Dilma, nem sofreu interrupções de Bonner(ao contrário, espertamente demorava nas falas para impedir os mansinhos apresentadores do JN de fazerem novas perguntas, atitude que recebia a aceitação submissa de Bonner e Poeta). A única questão polêmica, o laranjal montado para a compra do jatinho, foi abordada de forma amena pelos lacaios dos Marinho; obviamente não poderia deixar de ser citada, juntamente com o quanto isso representa de contradição para o discurso moralista de Marina, mas tais colocações sempre apareceram de forma suave no Jornal nacional, sem contar a superficialidade dos questionamentos, o que ajudou muito a ecocapitalista, que ainda assim mostrou suas limitações; além da hipocrisia, a mediocridade mental, enrolando-se bastante em suas respostas. Outros escândalos envolvendo Marina; aliança com o Itáu, papel da Natura, roubos do marido ao vender madeira apreendida pelo IBAMA, ligações dela com ONG’s; sem contar suas “ideias” sobre Economia, sua visão da governabilidade, do papel do Estado e tantas outras coisas que poderiam ser citadas, não todas, mas ao menos algumas delas(como aconteceu na entrevista com Dilma), foram censuradas por uma “entrevista” monotemática e suave, na qual os dois pitbull’s globais se converteram em cordeirinhos monocórdicos a serviço da nova aposta da direita para jogar o Brasil no caos. PRECISAMOS TAMBÉM ACIONAR O MPE SOBRE A PARCIALIDADE DA MÍDIA; A “ENTREVISTA” DE ONTEM DO JN, FEITA COM MARINA SILVA , É UMA CONFISSÃO DA MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA, POIS ELA PIORARÁ CADA VEZ MAIS, PRINCIPALMENTE QUANDO MARINA CAIR E DILMA CRESCER. LEMBRANDO QUE AINDA RESTA A FAMOSA “BALA DE PRATA” DA GLOBO. Sei que são muitas frentes para a Sociedade civil lutar, mas precisamos fazê-lo, e apoiaria no que puder essa luta, pois está em jogo o futuro do Brasil, e não podemos esperar a famosa moleza do PT. Até porque acho que este blog , corrija-me se estiver errado, está fazendo uma avaliação errada : não é o momento de nos preocuparmos com um “empate” entre Dilma e Marina, que ao meu ver não existe(gostaria que o Vox populi cumprisse o prometido pela Carta Capital e voltasse a divulgar pesquisas na revista); mas sim de trabalharmos por uma vitória em primeiro turno que conforme OS NÚMEROS DO PRÓPRIO IBOPE, EM SUA PESQUISA ESPONTÂNEA, ESTÁ MUITO PRÓXIMA. Não hajamos com pequenez, mas sim com a grandeza que nos é corroborada pela realidade, colhida pela própria direita. Venceremos em primeiro turno, Dilma será eleita no dia 5, basta iniciarmos nossa ajuda para a vitória, atacando os golpes que a direita produziu, juntamente com sua cria, que teremos sucesso.

  4. PARA FILHA DE CHICO MENDES, MARINA É UMA ENORME INTERROGAÇÃO

    http://www.viomundo.com.br/politica/angela-filha-de-chico-mendes-marina-silva-e-um-enorme-ponto-de-interrogacao.html

    Ângela Mendes (ambientalista), no Facebook, sugerido por Luís Carlos da Silva

    Ok… alguns amigos me pediram uma posição sobre a candidatura da Marina e a menção que ela fez ao meu pai como sendo ele da “elite”.

    Vamos lá: eu respeito e admiro muito a Marina pela sua trajetória de vida, pelo esforço pessoal com que venceu todas as dificuldades impostas a ela, como o analfabetismo, doenças e toda espécie de discriminação; até pelo modo com que consegue envolver a todos com seu discurso ecologicamente correto e bem acabado.

    Mas, pra mim isso não basta pra governar um Brasil como o de hoje; tenho muitas dúvidas, e de todos os tipos. Marina pra mim ainda é um enorme ponto de interrogação. Pra começar: desistiu do PT (segundo ela, utopia do passado) quando poderia ter resistido como fazem hoje tantos PTistas históricos mesmo não tendo o mesmo espaço que a “elite” que tenta dominar o partido; não resistiu à pressão enquanto ministra; quem me garante que vai resistir às pressões ainda mais fortes se eleita presidente?

    Com tantas concessões feitas pela cúpula do PSB (aliás, todas as concessões possíveis) penso eu: o que será que tramam as cabeças pensantes desse partido caso consigam eleger Marina? Terá ela realmente liberdade pra governar? Não sei… como será esse mandato em “rede”, apenas com os melhores? Quem são esses “melhores”; e quais os critérios serão utilizados pra escolha desses “melhores”? Minhas dúvidas são pra Marina; mas minhas esperanças são pra companheira Dilma. Que ela consiga, se eleita, continuar melhorando o Brasil, com uma política que tem, de fato, problemas, mas que não admite dúvidas.

    Ah, quanto ao fato do Chico ser da “elite”, considero que foi apenas uma infeliz comparação, nem precisa de todo esse mimimi.

    • Notivago a filha do Chico Mendes falou só a verdade nada mais que a verdade. Por isso voto DILMAIS 13 nesta eu confio e espero tudo de bom que os avanços vão continuar sim e tudo vai melhorar DILMA de novo com a força do povo brasileiro.

    • Se a Marina conseguir evitar que continuem roubando o país; se a Marina não mandar nosso dinheiro pra Cuba; se a Marina não usar nosso dinheiro para encher os cofres do banqueiro… já estará valendo o meu voto.

  5. Muito difícil, senão impossível, acreditar que os brasileiros queiram perder o que já conquistaram até agora nesses 12 anos de governos progressistas apesar de até os blogueiros progressistas estarem embarcando nessa onda das pesquisas tendenciosas. Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente. Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente. O que tá bom, vai continuar O que não tá, a gente vai melhorar (2x) Coração valente! Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  6. Edu,

    Apesar das suas complicadas contas e as evidentes manipulações nas pesquisas (*), o fato é que sempre se soube que no 2o turno os votos de Eduardo Campos / Marina Silva se dividiriam, como em 2010, entre algo como 50% para Aécio, 30% para Dilma e 20% para nenhum deles, enquanto votos em Aécio no 1o turno se transfeririam quase integralmente para o ‘não-PT’ (fosse ele Eduardo Campos ou, como agora, Marina Silva). Bem complicada a situação, compreensível após mais de 25 anos de forte propaganda anti-petista desde a vitória de Erundina à prefeitura de nossa cidade em 1988.

    (*) em tempo: para onde foram os votos dos nanicos ???

  7. Caríssimo Eduardo,

    Sou leitor assíduo do seu blog por admirar sua verve ferina contra a mídia golpista que já não consegue doutrinar as ideias e ideais de nosso povo. Mas não se desespere a ponto de travar seus pensamentos. A frase “Ibope e MDA pesquisaram intenções de voto ao mesmo tempo – nos dias 23, 24 e 25. Não seria de estranhar, inclusive, que os pesquisadores de campo dos dois institutos tenham esbarrado uns nos outros nas ruas”… Não faz o menor sentido. O Brasil tem tamanho suficientemente grande para comportar centenas de pesquisas simultâneas sem que os pesquisadores fiquem se esbarrando. Vai descansar um pouco, Edu…hahahaha.

  8. A Dilma nos debates e propaganda política tem que dizer com todas as letras a diferença entre as propostas que estão em jogo. Ela se perde em números e estatísticas, enquanto deveria dizer diretamente que a oposição oferece a destruição da Petrobrás por exemplo. Porquê não citar o naufrágio da plataforma P-36 no governo tucano e perguntar o motivo de Marina Silva sair do PT depois de 30anos?

  9. É preciso que o povo tenha consciência da importância dessa eleição. Trata-se de um País de mais de 200 milhões de habitantes, com riquezas imensuráveis – com descobertas de imensos poços de petróleo – com fortes empresas como a Petrobras, com avanços nas áreas sociais, com geração de empregos e renda, com estaleiros, com aparelhamento das forças de segurança nacional, com importantes obras em andamento, as quais depois de prontas vão possibilitar outro salto de desenvolvimento para o Brasil. Não podemos voltar a viver na incerteza, controlados pela voracidade do mercado financeiro. Hoje, tenho meu apartamento e minhas prestações, à medida que vou pagando, vão diminuindo o valor de cada parcela; comprei um carro e sei quanto vou pagar a cada final do mês; minha filha estuda com financiamento do FIES, e queremos avançar mais e mais, com segurança. Por isso voto na Dilma 13.

  10. Precisamos encontrar elementos para, cada vez mais, mostrar que Marina é um engodo. Traíra como foi Eduardo Campos, se ela ganhar da Dilma, desmontará todo plano do PT de tornar o Brasil um país realmente justo.
    Portanto a militância deve ficar atenta e esquecer o Aécio, pois contra ele podíamos comparar os governos, já contra a Marina não podemos continuar usando esse método.
    Vamos desconstruir a imagem da Marina, como fizemos com a imagem de todos que um dia apoiaram o governo do PT e hoje estão na oposição.
    Se Dilma perder, mudo-me para a Venezuela ou Cuba.

    • Vira o disco.Você só tem essa estratégia? Isso não é original. Todo tarado de direita semi-alfabetizado se acha um gênio por usar essa ironia boboca

  11. .’. Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente.
    Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente
    O que tá bom, vai continuar
    O que não tá, a gente vai melhorar (2x)
    Coração valente!
    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  12. Chegou a hora da virada, minha gente!

    Estou fazendo o corpo-a-corpo e mostrando às pessoas que a Dilma é disparadamente a melhor candidata.
    É um votinho aqui, outro ali, outro acolá, eu estou fazendo o meu trabalho de formiga.
    Não deixe de ligar ou de enviar uma mensagem para o seu amigo indeciso.
    Temos somente 34 dias até o primeiro turno.
    E ontem eu sonhei que a Dilma ganhava no primeiro turno com uma diferença de um milhão de votos para o segundo colocado.

    Vamos que vamos!

  13. No blog do Nassif e escrito por ele:
    http://jornalggn.com.br/noticia/marina-e-o-mito-do-cavaleiro-solitario

    Marina e o mito do cavaleiro solitário

    SEX, 29/08/2014 – 06:00
    ATUALIZADO EM 29/08/2014 – 06:00
    Luis Nassif

    Todo fim de ciclo político abre espaço para os outsiders da política.

    São períodos em que ocorre um aumento da inclusão, da participação popular e os mecanismos políticos tradicionais não mais dão conta da nova demanda. Há o descrédito em relação à política e, no seu rastro, o cavaleiro solitário, cavalgando o discurso moralista e trazendo a esperança da grande freada de arrumação.

    Fazem parte dessa mitologia políticos como Jânio Quadros, Fernando Collor e, agora, Marina Silva.

    ***

    Tornam-se fenômenos populares, o canal por onde desaguará a insatisfação popular com o velho modelo.

    No poder, isolam-se por falta de estrutura partidária ou mesmo de quadros em qualidade e quantidade suficiente para dar conta ro recado de administrar um país complexo como o Brasil.

    Com poucos meses de mandato, a população percebe que não ocorrerá o milagre da transformação política brasileira e se desencantará com o salvador.

    ***

    Desde a redemocratização de 1945 o Brasil tornou-se um país difícil de administrar, dada a complexidade de forças e setores envolvidos. Só é administrável através das composições políticas.

    Na última década, a complicação ficou maior porque floresceram uma nova sociedade civil, novas classes de incluídos e o fantasma da hiperinflação (e dos pacotes econômicos) não mais funcionava como agente organizador das expectativas e de desarme das resistências.

    ***

    Na política não existem personagens que pairem acima da lama e dos acordos espúrios. Apoiam Marina, entre outros, o ex-senador Jorge Bornhausen e Heráclito Fortes.

    O maior momento de Marina foi quando, na OMC (Organização Mundial de Comércio) defendeu a o direito do Brasil proibir a importação de pneus. No episódio Cessna descobre-se um sócio oculto do ex-governador Eduardo Campos, que enriqueceu com incentivos fiscais (do estado de Pernambuco) justamente para a importação de pneus.

    ***

    Não apenas isso.

    Sua vida profissional indica uma personalidade teimosa e desagregadora.

    Começou a vida política com Chico Mendes. Depois, rompeu com ele e aderiu ao PT. Foi parceira de Jorge Vianna, governador do Acre. Rompeu com Jorge, tornou-se MInistra de Lula.

    Teve embates com a então Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff acerca da exploração da energia na Amazonia. Perdia os embates nas reuniões Ministeriais, mas criava enormes empecilhos no licenciamento ambiental.

    Nas reuniões ministeriais, jamais abria mão de posições. Quando derrotada, se auto-vitimizava e, nos bastidores, jogava contra as decisões com as quais não concordava.

    Saiu do governo Lula no dia em que anunciou seus planos para a Amazonia e Lula entregou a gestão para Roberto Mangabeira Unger.

    ***

    Saiu do governo, entrou no PV e promoveu um racha no partido. Tentou montar a Rede, juntou-se com o PSDB e criou conflitos de monta com os principais auxiliares de Campos.

    A teimosia em geral estava a serviço de ideias e conceitos totalmente anticientíficos.

    Combateu as pesquisas em células tronco. Em 2010, em uma famosa entrevista no Colégio Marista, em Brasilia, anunciou que proibiria ensinar Darwin nas escolas, por ser a favor do criacionismo.

    Se o país resolver insistir na aposta no personagem salvador, só há uma coisa a dizer: bem feito!

    • Eu também notei isso, ela não têm o perfil necessário para ser uma presidente.

      E opinião pessoal minha, uma criacionista como presidente? Mas nem que a vaca tussa! Porque aí que a nossa – pequena – base científica iria ser eliminada de vez

  14. QUARENTA E QUATRO

    Esta será a a quantidade de vezes que um MORCEGÃO do STF ganhará a partir de jan/15 (pede-se R$ 35 mil) frente ao SM do brasileiro.(estima-se R$ 788).

    Incrível !! ..e se ainda os caras oferecessem JUSTIÇA na medida e hora certas ..mas não, tem mais prêmios, complementos, subsídios, chazinhos, mordomias, motoristas e sabe-se lá o que mais.

    Fora ainda que dizem que agora tem uma tal de PEC 63 (proposta de emenda constitucional) em que os togados se pedem dum complemento por TEMPO DE SERVIÇO que ficaria de fora do TETO constitucional, e que ainda por cima incorporaria novas aposentadorias.

    Atrasos, pilhas e pilhas de processos, ANOS e mais anos, DÉCADAS pruma causa ser finalizada (e se o for) sensação de IMPUNIDADE generalizada, habeas corpus pra “foderosos” a dar com pau e na CANETADA de fim de semana, um sistema CARO, alienado, distante do povo.

    Um sistema que prima por TABELAS de HONORÁRIOS criminosos, um que propositalmente VIVE da burocracia e da LETARGIA, um que se apoia em direitos INFAMES (como o direito à mentira, a prova só se pela forma, o foro e prisão especial, o perdão pelo tempo e/ou idade mesmo pro MARGINAL que não tenha cumprido nada ..a tolerância onerosa de litigâncias de má fé e recursos que nunca acabam etc etc) ..e agora mais essa.

    Quanto a se propor reformas que acabem com as filas, que limitem recursos, que apressem sentenças, que trate os temas com RESPEITO e MATURIDADE, com urgência, nada nada …e sem perspectiva.

    Fora ainda que os ditos se dão feriados, férias, recessos, o direito a GREVE ..vê se pode ..realmente respondem a uma pessoa CEGA, SENTADA ..e provavelmente surda também.

    e vai pior, pois quem esta lá agora é o LEVANDOVSKY, um cara que NÃO viu RACISMO da lei de cotas raciais ..sei sei

    https://www.youtube.com/watch?v=ItaYoMsassE

    • Tá bom Paulo Hanrique, nesta você acertou

      10, nota DEZ

      ..o problema que vejo é como desconstruir (se contrapor) uma Marina de forma ética, uma pessoa que nem ela mesma sabe o que, e como quer, e que seus apoiadores ainda tentam desesperadamente “adivinhar” o que pensa ?

      http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/08/28/eleicao-devagar-com-o-andor/

      • parabéns Natal !!!!

        A prefeitura local (PDT) afirma que vai acabar com o feriado do Dia da Consciência Negra ..alega principalmente o prejuízo que o excesso de feriados causa à sociedade.

        Evidente que a isso poderíamos somar um BUZILHÃO de motivos

        ..que pra se ter consciência não é necessário ficar em casa tomando cerveja ..que consciência não respeita calendário

        ..que a data é um EMBUSTE, mesmo pq a sociedade nunca se mobilizou nem clamou por aquilo ..que seu estabelecimento foi um ato de DEMAGOGIA ..que a sua instituição SEQUER fez melhor o nível de conhecimento histórico escolar e de educação ..que quem quer saber de Zumbi, tb não pode negar Gangazuma

        ..que ter consciência, em pleno século XXI, fora de sozinho não melhor NADA, é muito mais do que se escolher a cor da pele dum indivíduo ou de um estrato social num ato voluntarioso.

        ..que quem quer igualdade não pode ficar se pedindo, nem exaltando ou lembrando de FALSAS diferenças etc etc

        Realmente, se olharmos o BRASIL recente, talvez possamos entender o tamanho do estrago que a CRISE ECONÔMICA dos anos 70/80 provocou no país ..uma que ceifou lideranças, sonhos, dinamitou emprego, EDUCAÇÃO ..que praticamente apagou uma geração inteira que poderia ter deixado para a posterior, algo mais que achismos e querências demagogas.

        É cota racial dum lado ..direitos exclusivos e políticas sectárias do outro ..aprovação automática ..filas preferências e rodízios pra DISFARÇAREM a INSUFICIÊNCIA das nossas estruturas ..revisão de leis que além de ferirem princípios básicos de direito, são feitas fora do tempo, de contexto, e pior, clamada por quem NÃO VIVEU nem participou dos acordos e acontecimentos.

        que horror…

        bem, mas que esta inciativa sirva de lição ..que há que darmos um basta e pensarmos em políticas mais profundas, sérias e sensatas ..destas que visem a CIDADANIA PLENA, independente da cor, religião, sexo, status social e/ou idade do camarada, por exemplo

      • Quem fez 3, poderia muito bem ter feito 30 ..EU SEI.

        Já disse aqui, depois de quase 10 anos da sua promessa inicial, só agora o Governo de SP estará entregando em caráter experimental os 3 km iniciais da linha Prata do Metro (um sistema de MONOTRILHO – VLT – que deve ter, quando concluído, 30 km de extensão).

        O governo diz que desde que foi “aprovado”, passaram-se 5 anos incompletos (2010) ..pois bem

        Agora alguma coisas que me intrigam :

        – pq as obras desse sistema NUNCA rodaram de fim de semana e feriado, à NOITE por exemplo ?

        – pq por MESES elas ficaram DESERTAS, paralisadas ?

        Será, santo deus, que os governos, estes administradores que parece que nunca tiveram noções básicas de economia, será que eles sabem quanto o atraso custa ao contribuinte brasileiro ? Em aditivos inflacionários ..em desperdício ..retrabalho …em congestionamento, queima de combustível, poluição, perda de qualidade de vida, VIOLÊNCIA no trânsito, previdência social etc etc

        Jesuuuus, todas as colunas estão lá ..assim como estão as vigas ..faltaria pouco se a prioridade fosse mesmo assumida (ela que sempre é dada por uma CONSCIÊNCIA de URGÊNCIA)

        este é o PSDB

        E enquanto isso a PMSP do PT continua colecionando MILHÕES de desafetos ao ocupar as insuficientes ruas com suas faixas PLACEBO – e isso pra não vos lembrar que a FROTA de ÔNIBUS diminui tb em 2013 – , faixas que estressam motoristas e paralisam ainda mais o já caótico transito

        Fora ainda as “ciclovias” que, muitas colocadas em subida e rodeadas de caríssimas tartarugas, ainda aguardam DESERTAS por um público que jamais irá usá-las como meio de transporte REGULAR (em dias úteis).

        Gente do céu ..é incrível como o paulistano esta aprendendo a ter ÓDIO do Estado ..este que quando aparece, parece sempre atrasado, defendendo um outro lado e interesse que não o das massas ..ou para piorar ainda mais o que já estava CAÓTICO

        E sobre medidas muito mais ÚTEIS e baratas, como a ISENÇÃO para a construção de estacionamentos verticais próximos a linhas de transporte de massa (prometidos desde os anos 70 do século passado) ..ou a proibição de estacionamento em vias e corredores importantes . .nada, absolutamente nada

        VOCÊ sabia que o Paulistano praticamente não conta com transporte de massa de qualidade (metro e VLT) pra ir aos principais pontos de concentração humana cotidiana e de lazer (aeroportos, estádios de futebol, importantes parques como o IBIRA, ZOO, cantareira e V.Lobos, Anhembi, pq exposição A.Funda etc)

        Olha, se a PREFEITURA tivesse priorizado, por exemplo, o VLT para a Av.Interlagos, Rubem Berta, 23 de maio e Tiradentes ..ou Aricanduva ..ou mesmo a Radial Leste ..ou quem sabe Bandeirantes e Tancredo Neves ..SOBRE o MINHOCÃO ..sem duvida que o Maldadd teria conseguido entregar (em ritmo CHINES) alguma destas obras ainda em seu mandato, e com muito melhores resultados e reconhecimento

        ..mas não, ele preferiu ser comandado por um Tatto ..um homem comprometido com o mesmíssimo esquema até o ultimo fio de cabelo

        difícil ..e pensar que o mesmo risco de termos governos medíocres tocados por gente insensível e aloprada, que vive fora da realidade da maioria – qeu vai almoçar de HELICÓPTERO – isso com um governo de Marina por exemplo, DESANIMA

        rogai por nós

  15. Cantor Roberto Carlos elogia Dilma.
    Veja: http://youtu.be/OcJOcHXI0wM

  16. Os médicos coxinhas vão votar em quem é contra as pesquisas com células tronco? Como conseguem ser tão burros?

  17. é melancólico ou irritante
    assistir gente acostumada a pagar
    PRA SE DESTACAR
    vendo aumentar a quantidade
    de lulopetistas
    graças às bolsas de familia
    ou d’estudos
    até AEROportos OUSAR compartilhar

  18. Edu, uma amiga minha disse que vai votar na Marina, ai perguntei assim, qual o motivo de votar na Marina, conhece o plano de governo dela, sabe o que ela quer para o Brasil?
    Ela simplesmente disse, não sei nada, absolutamente nada dela, mas não gosto da Dilma e nem do PT e por isso meu voto é Marina.
    Edu, estou vendo muitas pessoas assim, com esse pensamentos, sendo a maioria jovens.
    Isso me preocupa muito no segundo turno entre Marina e Dilma.

  19. ááááiiii que PQP viu ?

    Quando vejo um Reinaldo Azevedo respondendo À ALTURA, e com MUITA propriedade, ao palavrório sem alça nem calça do marido da Bla bla rina quando este trata de SP – o maior estado de nordestino do BRASIL, um que sozinho guarda quase 25% dos brasileiros -, isso quando aquele boquirroto IGNORANTE defendia a LIMPEZA ÉTNICA que seu governo praticava contra os HAITIANOS, eles que foram REMETIDOS pra São Paulo sem nenhum tipo de aviso, como se fosse um lixo tóxico a ser expelido do convívio, aí eu me pergunto:

    AONDE estão meus antigos amigos e pensadores progressistas ?

    Será que eles se perderam, sucumbiram diante duma horrível guerra fratricida que visou, tão somente, ou acima de tudo, a manutenção dum belo emprego e fonte de renda garantidas ?

    ps – não vou colocar o LINK, se quiser vão lá e leiam

    • vá lá ..até que tem alguns isolados

      mas .. mas ..a propósito ..não é Erundina que agora é o braço direito da campanha de Marina ? ..a mesma Erundina, experimentalista, que nos usou como COBAIAS ao nos implantar a aprovação automática ..uma teoria pra lá de abstrata ?

      Mas então ??!! ..será que devemos confundir os que NEGAM a política, os partidos, os tais que defendem um bem e outro mal . .com os que querem PRAGMATICAMENTE uma forma de se fazer política mais TRANSPARENTE, honesta, ética, coerente, com mais substancia, mais propositiva e DIALÉTICA também ?

      humm ..aguardemos ..só sei que de Erundina quero distancia ..e Marina me dá medo ..não quero acabar como mais um experimento, minha gente ??!!

  20. Olha que interessante esses links:
    http://www.caminhoalternativo.wordpress.com/2014/08/26/lobby-sionista-já-determinou-quem-sera-o-presidente-da-argentina/
    Será que isso também se aplica ao Brasil?

    http://www.caminhoalternativo.wordpress.com/2014/08/03/ebola-uma-arma-biológica-sionista-para-reducao-populacional-global/
    Engraçado que neste link menciona o judeu sionista mega especulador, sr. George Soros como quem lucraria com essa epidemia em Serra Leoa, pois a região é conhecida por ter uma enorme jazida de diamantes.
    Neste site há outros artigos interessantes e enfatizam essa união Israel-EUA e de como os judeus sionistas estão querendo ampliar seus domínios no mundo. E já li em vários artigos na internet que Marina tem estreitas ligações com o sionismo internacional através do parceiro dela, sr. Walter Feldman.

  21. Sinceramente não sei o que está acontecendo nessa campanha do PT. Fizeram uma guerra pelos “preciosos” minutos na TV para apresentarem um programa “velho”, sem propostas. É esperado que o partido queira mostrar suas realizações e foram muitas, mas o peso que isso traria à campanha deveria ter sido avaliado, é quase nulo. As manifestações de junho/13 já refletia isso. Mesmo com os índices do governo e da Dilma nas alturas levou o povo às ruas. O que parece é que isso foi desconsiderado. Agora assistimos o discurso fraco da Marina contrapondo velha e nova política, mas na prática faz o mesmo que os outros. E ninguém aparece para contrapor. Fica parecendo que estão todos perplexos e com medo de serem crucificados ainda mais se contrapor a ela. Está faltando o Presidente Lula ir para a TV e dizer que não existe velha e nova política e sim BOA política que se faz combatendo os desvios, corrupção, distribuindo renda etc. E não discursos vazios da boca pra fora e na verdade por detrás pratica o mesmo que as velhas raposas. Espero que minha contribuição sirva para tentar contrapor a esse discurso vazio, que parece está deixando a campanha do PT paralisada.

  22. Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2014

    PROJETO: PAI HERÓI (PRESENTE)

    Caros amigos (as) a escola é o melhor caminho para fazer com que as crianças tenham um futuro melhor e do bem, mas infelizmente muitos pais, não participam da vida escolar de seus filhos. Pensando nisso, gostaria de sugerir um projeto: PAI HERÓI (PRESENTE), onde os pais dos alunos votariam para escolher um representante deles, para participar das reuniões dos professores e direção da escola, onde todos juntos, buscariam soluções para melhorar a vida escolar das crianças. Esse pai presente, organizaria mutirão de ajuda para a escola, fiscalizaria as despesas, e cobraria do poder público, melhorias no ensino. Muitas escolas precisam de um quase síndico, e esse Pai Herói, poderia fazer esse papel e melhorar a vida de muitas escolas brasileiras. Por esse serviço, o Pai Herói, receberia uma bolsa de estudo em uma universidade para melhorar de vida e melhorar a vida da escola. Observação: sugestão para os bons candidatos, colocarem na campanha, pois está faltando projetos (ideias).

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

    • Brasil lidera ranking de violência contra professores
      Jornal do Brasil
      +A-AImprimir
      PUBLICIDADE

      Pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgada nesta quinta-feira revela que o Brasil lidera o ranking de violência em escolas. O estudo mundial foi feito com mais de 100 mil professores e diretores de escolas do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio (alunos de 11 a 16 anos). Na enquete, 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.

      Foi o índice mais alto entre os 34 países pesquisados – a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.

      O estudo internacional sobre professores, ensino e aprendizagem também revelou que apenas um em cada dez professores (12,6%) no Brasil acredita que a profissão é valorizada pela sociedade; a média global é de 31%.

      O Brasil está entre os dez últimos da lista nesse quesito, que mede a percepção que o professor tem da valorização de sua profissão. O lanterna é a Eslováquia, com 3,9%. Em seguida, estão a França e a Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que são devidamente apreciados pela sociedade.

      Já na Malásia, quase 84% (83,8%) dos professores acham que a profissão é valorizada. Na sequência vêm Cingapura, com 67,6% e a Coréia do Sul, com 66,5%.

      A pesquisa ainda indica que, apesar dos problemas, a grande maioria dos professores no mundo se diz satisfeita com o trabalho.

      A conclusão da pesquisa é de que os professores gostam de seu trabalho, mas “não se sentem apoiados e reconhecidos pela instituição escolar e se veem desconsiderados pela sociedade em geral”, diz a OCDE.

      Para a professora Vera do Egito, “a falta de respeito existe dentro de sala porque nossa classe não é valorizada como deveria. Nosso direito à greve é violado. Eu já escutei de alunos meus: ‘eu vou ganhar mais que você na boca de fumo. Os colegas estão sendo retaliados”. Ela conta que nunca sofreu agressão física, mas tem colegas que já sofreram e também já ouviu histórias de agressão dentro das escolas.

      A professora da rede estadual do Rio de Janeiro acredita que a classe precisa “ser valorizada e respeitada para que isso possa refletir em sala”. Perguntada sobre a solução para esse problema, Vera responde: “além da valorização por parte do governo, precisamos de uma gestão democrática dentro das escolas, que nos permita realizar um trabalho diferenciado, se adequando às necessidades das escolas, das comunidades e dos bairros”.

      Discrepância salarial

      No Brasil, segundo dados do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDEs) da Presidência da República, divulgados em junho deste ano, a remuneração média dos professores é de pouco menos de R$ 1,9 mil por mês.

      Já a média salarial dos professores nos países da OCDE, levando em conta o poder de compra em cada país, é de US$ 30 mil (cerca de R$ 68,2 mil) por ano, o equivalente a R$ 5,7 mil por mês, o triplo do que é pago no Brasil.

      A organização ressalta que houve avanços na educação brasileira nos últimos anos. Os investimentos no setor, de 5,9% do PIB no Brasil, estão próximos da média dos países da OCDE (6,1%), que reúne várias economias ricas.

      Outro indicador considerado importante pela OCDE, o percentual de jovens entre 15 e 19 anos que estudam, é de 77% no Brasil. A média da OCDE é de 84%.

      Tags: aula, magistério, salas, segurança, violência
      Compartilhe:

      inShare
      2
      PUBLICIDADE

      PUBLICIDADE

      • BOBAGEM ..então vamos debater ..a coisa não pega só em professor ..mas no cidadão ..a violência já é uma marca desta Nação

        Aliás, EM PARTE, esta aonde esta pq aqui neste país PROFESSOR tem direito a greve, a a paralisação

        Fico pensando quantos não foram os atrasos desta Nação, quantos não foram os ANOS PERDIDOS, os desestímulos, desamparos, ABUSOS que a sociedade, que as famílias que não tem aonde deixar seus filhos sofreu por causa desde CORPORAÇÃO de IRRESPONSÁVEIS que, em boa parte, não estão À altura do status que gostariam de ter

        esculpe, mas muitos não são exemplo pra NADA não.

        Aqui é só falar em qualidade de ensino e os caras estendem a mão ..dinheiro, salário, benefício é o que sempre se pedem ..quando a melhor o ensino, NUNCA VI

        e cá entre nós, tirando os pontos fora da curva de alguns municípios e Estados ..aqui em SP a maioria NÃO tem do que reclamar ..pois suas vidas confortáveis ESTÃO muito acima da média da população que os paga sem, no entanto, receberem serviço de qualidade de volta.

        aliás, fazem par com eles, na minha opinião, o corporativismo dos funcionários da Justiça, da Saúde e da Segurança pública, por exemplo

        GREVE é contra a mais valia, JAMAIS contra a cidadania ..e é isso que eles não aprenderam por sempre quererem tomar a população inocente como refém

  23. O niilismo* na politica como tática do conservadorismo
    http://josecarloslima85.blogspot.com.br/2014/08/a-construcao-do-voto-niilista.html
    descrença contra “tudo o que está aí”(mas não descrença diante do caixa 2 do PSB, isso pode), cai nessa não povo brasileiro, acorda, os abutres estão de olho nas nossas riquezas, vamos defender nosso futuro, esse povo da Marina é pior do que os tristes anos de FHC da privataria

  24. Aécio pego no ato falho

    “Os programas sociais serão MENTIDOS… mantidos”

    http://www.palpitando.com.br/2014/08/aecio-em-os-programas-sociais-serao.html

  25. Todas essas pesquisas que foram divulgadas possuem uma forte carga de manipulação. A pesquisa correta para o primeiro turno, que estão escondendo, dá Dilma 43%, Blablarina 21% e Aébrio 12%. A direita está se reunindo e decidindo qual o melhor momento de informar isso aos candidatos perdedores, ao doadores de campanha e aos próprios eleitores. O GAFE (grobo, april, fôia e estate) estão jogando as últimas fichas antes de jogar a toalha. Se vier a público a bolsa despenca, perdem grana na publicidade paga e o PT começaria a abrir as garrafas de champanha. Vamos aguardar.

  26. Depois de várias enquetes suspeitas, não daria para a Vox Populi fazer um tira-teima, considerando sua melhor credibilidade?

  27. Caro Eduardo Guimarães, pode parecer exagero o que vou argumentar, informo que falo como simples eleitor, não tendo filiação partidária, porem admirador inconteste do Governo Trabalhista do Partido dos Trabalhadores principalmente no que toca aos programas sociais. Até o mundo mineral (Mino) sabe que em 2014 tanto a Marina (a modificada), quanto o Aécio Neves não tem nenhuma chance contra o Partido dos Trabalhadores. No Tijolaço tem um comentário sobre a situação irregular da campanha de Eduardo Campos que juridicamente atinge diretamente a Marina ( O Globo). Na minha opinião, o PIG conseguiu separar a ala da Direita do PSB e podem observar que pouco estão se importando com a memória do falecido Eduardo Campos, pois os mesmos estão expondo a sigla ao ridículo, sem fornecer maiores explicações sobre o caso do avião sinistrado. Acho que a Marina Silva sabe de suas poucas chances (foi inflada artificialmente/opinião até de marineiros que conheço) e o globo pelo que mostra na reportagem, está fornecendo subsídios ao Partido dos Trabalhadores e outros partidos(PSDB), inclusive aos nanicos para juridicamente pedirem a cassação de sua candidatura. Se o Partido dos Trabalhadores fizer isso, corre um grande risco de tornar a “Fadinha da Floresta” de vítima, fazendo com que os votos da mesma com a ajudinha sempre oportunista do PIG, sejam direcionados para o Aécio Neves, lhe dando chance de enfrentar Dilma Roussef. Marina saindo como vítima se fortalece com a sua rede para em 2018 e vai tirar muitos votos do Partido dos Trabalhadores.

  28. Caro Eduardo Guimarães, pode parecer exagero o que vou argumentar, informo que falo como simples eleitor, não tendo filiação partidária, porem admirador inconteste do Governo Trabalhista do Partido dos Trabalhadores principalmente no que toca aos programas sociais. Até o mundo mineral (Mino) sabe que em 2014 tanto a Marina (a modificada), quanto o Aécio Neves não tem nenhuma chance contra o Partido dos Trabalhadores. No Tijolaço tem um comentário sobre a situação irregular da campanha de Eduardo Campos que juridicamente atinge diretamente a Marina ( O Globo). Na minha opinião, o PIG conseguiu separar a ala da Direita do PSB e podem observar que pouco estão se importando com a memória do falecido Eduardo Campos, pois os mesmos estão expondo a sigla ao ridículo, sem fornecer maiores explicações sobre o caso do avião sinistrado. Acho que a Marina Silva sabe de suas poucas chances (foi inflada artificialmente/opinião até de marineiros que conheço) e o globo pelo que mostra na reportagem, está fornecendo subsídios ao Partido dos Trabalhadores e outros partidos(PSDB), inclusive aos nanicos para juridicamente pedirem a cassação de sua candidatura. Se o Partido dos Trabalhadores fizer isso, corre um grande risco de tornar a “Fadinha da Floresta” de vítima, fazendo com que os votos da mesma com a ajudinha sempre oportunista do PIG, sejam direcionados para o Aécio Neves, lhe dando chance de enfrentar Dilma Roussef. Marina saindo como vítima se fortalece com a sua rede para em 2018 e vai tirar muitos votos do Partido dos Trabalhadores. Seria mais prudente, o pessoal ligado ao Partido dos Trabalhadores (sua cúpula) nesse momento conturbado, agir igual o povo mineiro, ou seja, ir comendo pelas beiradas e a DILMA chamar os candidatos para o confronto de idéias. PT Saudações. DILMA 2014!.

  29. Edu,

    Falsificar as pesquisas é o mínimo que eles são capazes de fazer

  30. O programa da Dilma de ontem no horário eleitoral foi sobre a saúde e o programa mais médico.

    Mas a equipe do Globo Rural produziu um vídeo sensacional sobre o atendimento das comunidades perdidas nessa vastidão de Deus, que é o Brasil, pelos médicos do Mais Médicos.

    É possível colocar este vídeo no horário eleitoral gratuito? Se for, vai ser mão na roda.

    http://youtu.be/LY5n7q179hc

  31. Acredito que agora, a tática irá mudar. Darão um tempinho nas pesquisas. Mesmo que tudo indique que os 29 % de Marina sejam o teto que ela conseguirá (esse foi o mais próximo do resultado da campanha dela em 2010), vão esperar o estrago das acusações, das contradições, dos vídeos falsos e boataria envolvendo os maiores nomes do PT – Lula e Zé Dirceu. Entendo que o vídeo e a história dos comentários de Zé Dirceu parecem coisa do Serra/Atagiba e PSDB, substitutos dos dossiês manjados por todo mundo. Se a guerra é contra o PT, nada melhor para a turma do Aécio envolver figuras petistas para demonstrar que entre os ex-petistas existem ou petistas de coração magoado ou traíras, como se usassem a mesmo refrão para coisas diferentes: Uma vez petista, sempre petista. ou: Uma vez, traíra, sempre traíra. Essa manipulação ainda irá favorecer Dilma com seu pé no chão e promessas possíveis. O Brasil ainda pode assegurar sua entrada no século XXI.

  32. Não, é a crise internacional, da qual só você não ouviu falar

  33. VEJA O QUE OS EUA CAUSOU E VEM CAUSANDO POR TODO ESSE MUNDO DESDE DO FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

    HILARY CLINTON COM MILHÕES DE DÓLARES NA BOLSA, SE REÚNE COM DEZENAS DE LÍDERES DE GRUPOS DE SOLDADOS MERCENÁRIOS/TERRORISTAS, ASSASSINOS NA DIVISA DA TURQUIA COM A SÍRIA E INICIALMENTE CONTRATA MAIS DE 2 MIL MERCENÁRIOS PARA INVADIR A SÍRIA, DERRUBAR BASHAR AL ASSAD E MATÁ-LO, COMO FIZERAM COM MUAMAR KADHAFI NA LÍBIA. E AGORA VEMOS NOS NOTICIÁRIOS DE TELEVISÃO QUE 3 MILHÕES DE SÍRIOS (CERCA DA METADE DA POPULAÇÃO DA SÍRIA) ESTÃO REFUGIADOS EM OUTROS PAÍSES, FUGINDO DA INVASÃO DO SEU PAÍS (A SÍRIA)) PELOS MERCENÁRIOS CONTRATADOS PELOS EUA. MILHARES DE MULHERES, CRIANÇAS E IDOSOS NUMA LUTA CRUEL PARA SOBREVIVER, TENDO QUE ACEITAR VIVER EM BARRACAS DE TECIDOS, SEM CONFORTO, COM POUCA COMIDA E UM CALOR E FRIO INTENSOS. E O TRIBUNAL DE HAIA NÃO MANDA PRENDER O DAVID CAMERON (DA INGLATERRA), SARCOZY (DA FRANÇA) E BARAK OBAMA (DOS EUA) PARA NOMEÁ-LOS, JULGÁ-LOS E CONDENÁLOS COMO “OS CARNICEIROS DOS PAÍSES ÁRABES!”

  34. Um dado também importantíssimo é que o IBOPE escolheu apenas capitais onde Dilma está atrás de Marina e Aécio para colocar na pesquisa.

  35. Eduardo Guimarães, segue informação
    Financiadores de Marina têm acusações que vão de sonegação fiscal a assassinato
    Natura, Copersucar, Banco Safra, Itau, construtora Andrade Gutierrez, Cosan Lubrificantes e Especialidades S/A, Arosuco Aromas e Sucos (Grupo Ambev), JBS S/A figuram como as maiores doadoras da campanha de Marina Silva. Entre pessoas físicas e jurídicas, se fizeram presentes na arrecadação da candidata, de acordo com a primeira parcial da prestação de contas eleitorais, divulgada quando Eduardo Campos ainda era vivo.

    Neste ano, dos R$ 8,2 milhões arrecadados até agora pela campanha à presidência do então candidato Eduardo Campos, 81,5% foram provenientes de tais doadores. O percentual equivale a R$ 6,4 milhões.

    O co-presidente da Natura e dono de 25% das ações da empresa, o candidato a vice-presidente pelo PV em 2010 Guilherme Leal doou R$ 11,8 milhões para toda a campanha. Até a divulgação da primeira parcial, que ocorre sempre a dois meses antes da eleição, o empresário havia fornecido R$ 6,3 milhões. Para a campanha de Campos, a doação foi significativamente menor, de apenas R$ 400 mil. O movimento contrário também é encontrado.

    A empresa Copersucar, de comercialização de açúcar e etanol com proposta sustentável, destinou R$ 1 milhão logo no primeiro mês para a campanha de Campos, enquanto, para Marina, nas eleições passadas, concedeu apenas um total de R$ 250 mil.

    Já a socióloga e empresária Maria Alice Setubal, uma das herdeiras do Itaú/Unibanco e amiga pessoal de Marina, também é uma doadora em comum nas campanhas. Ela doou R$ 573,3 mil em 2010. O montante foi reduzido para R$ 200 mil com Campos encabeçando a chapa.

    A construtora Andrade Gutierrez foi outra que, a princípio, diminuiu as fichas na campanha de 2014. Para a possibilidade de Marina Silva presidente R$ 1 milhão foi doado durante todo o período eleitoral. Neste ano, o valor da primeira parcial já mostra doação de R$ 800 mil.

    A Cosan Lubrificantes e Especialidades S/A destinou R$ 1 milhão para a campanha com o pessebista na disputa da presidência. Em 2010, empresa do mesmo grupo, Cosan S/A Industria e Comércio, somou R$ 250 mil em doações.

    Quando registraram candidaturas, em respectivas épocas, Marina limitou seus gastos de campanha para presidente em R$ 90 milhões em 2010. Já Campos, quando concorrente destas eleições com Marina de vice, previu um gasto de R$ 150 milhões.

    Faremos uma pequena investigação sobre estes grandes doadores da campanha de Marina Silva, encabeçada pelo discurso de “nova política”. As empresas têm acusações que vão de sonegação, trabalho escravo e assassinato.
    Neca Setúlbal (Itau) doou R$ 200 Mil

    A sonegação fiscal é crime contra a ordem tributária definido pela Lei nº. 8.137/90. No Brasil, todos os anos, pequenos empresários, comerciantes e cidadãos comuns são processados e presos por não declarar rendimentos. Mas quando o assunto é banqueiro aí ninguém vai preso.O Itaú Unibanco, maior instituição financeira privada do país, foi autuado pela Receita Federal a pagar R$18,7 bilhões referentes a impostos, contribuições e multas que a empresa deixou de recolher na operação de fusão do Itaú com o Unibanco, em 2008.
    Leal (Natura) doou R$ 400 Mil

    A Natura, de Guiherme Leal, que foi o vice da chapa de Marina Silva à Presidência em 2010, foi autuada pela Receita Federal, com a exigência de pagamento de diferenças de R$ 627,8 milhões, por impostos alegadamente não recolhidos por uma controlada.
    A Arosuco (Ambev) doou R$ 1,5 Mi

    Ela pertence à Ambev do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann. Ele comprou a sorveteria Diletto de Verônica Serra, filha de José Serra, por 17 vezes o faturamento de uma sorveteria sem lucratividade estimada. Ele também foi investigado por um buraco de US$ 200 milhões nas contas do Banco Garantia.
    JBS doou R$ 1 Mi

    O dono da JBS, Joesley Batista, também um dos homens mais ricos do Brasil, é acusado de sonegação fiscal e empréstimos cruzados. Além disso, a Polícia Federal o investiga por evasão de divisas e de financiar “caixa 2″ de campanha político-partidária.
    Copersucar doou R$ 1 Mi

    Já os proprietários da Copersucar são a família Atalla do falecido empresário Jorge Wolney Atalla, um dos financiadores da Operação Bandeirantes, organismo repressivo que torturou e assassinou estudantes, líderes sindicais e vários oposicionistas ou suspeitos de fazerem oposição ao regime militar em sua fase mais dura, nos anos 60 e 70.
    Cosan doou R$ 1 Mi

    O nosso campeão do crime é o dono da Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello, a segundo empresário mais rico do mundo em “energia verde”. Ele é acusado de fazer parte de um cartel para aumentar o preço de combustíveis. Além disso, ele está em outro inquérito por crime ambiental e contra o patrimônio genético. Por fim, ele é acusado de ter 28 ESCRAVOS em sua fazenda no Pará.
    Banco Safra doou R$ 1 Mi

    Uma das empresas investigadas na compra do jato Cessna Citation 560 XLS, que caiu matando o candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos, e outras seis pessoas, a Bandeirantes Companhia de Pneus Ltda. A Bandeirantes foi criada em 2004, em Jaboatão dos Guararapes (PE) e funciona em um galpão de médio porte. A Policia Federal localizou uma movimentação de importação financiada registrada pelo Banco Central, em dezembro de 2010, de US$ 1,4 milhão, via banco Ilhas Cayman e Banco Safra.

    reprodução:PortalI9

    – See more at: http://pocos10.com.br/?p=13165#sthash.EnXUWKaz.dpuf

  36. Não sou louco, votarei na Dilma 13.

  37. Sim é claro ! Teleguiado detectado .

  38. Ibope nunca foi confiável . Com a santificação de Marina pela mídia ,ela tenderia a crescer . É urgente desconstruir essa imagem de que ela veio para salvar o Brasil. É preciso abordar o fato de que ela é contra todos os programas sociais, é contra o aumento do salário mínimo … sempre em chamadas em horário nobre e no próprio guia.

Trackbacks

  1. CNT/MDA sugere que Ibope manipulou pesquisa | E V S

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.