A única certeza é a de que o PSDB acabou

Aécio Neves parece já ter jogado a toalha. Aliás, começou a parecer já no debate da Band, quando, em vez de atacar Marina Silva, que lhe tomou o segundo lugar na corrida eleitoral, centrou fogo em Dilma. Aliás, já se fala até em ele desistir e disputar o governo de Minas.

Na última sexta-feira, enquanto até o Datafolha – que o “segurou” o quanto pôde com mais intenções de voto do que realmente tinha – trazia ao tucano a péssima notícia de que estava caminhando rapidamente para terminar a eleição como “nanico”, ele dizia que o governo Dilma teria “acabado antes da hora”.

Ah, esses tucanos… O que pode ter acabado antes da hora é a candidatura presidencial de Aécio e a disputa pelo governo do Estado de Minas Gerais, com o PT disparando na frente.

Ainda assim, uma inexplicável onda de militantes tucanos anda por aí comemorando a divisão do país entre Dilma Rousseff e Marina.

Em relação à eleição presidencial, está acontecendo por aqui o que aconteceu na Venezuela no ano passado: uma disputa apertadíssima entre Nicolás Maduro e Henrique Capriles. Assim será no Brasil. Quem vencer a eleição presidencial, vencerá por margem apertada…

A desinformada militância tucana fica se masturbando mentalmente com uma história maluca de que o PT teria “acabado” simplesmente porque Dilma e Marina estão empatadas. Mas, enquanto isso, o PSDB e seus colunistas amestrados entram em desespero.

Explico: projeções dizem que PT deve eleger em 2014 uma bancada de deputados federais superior à que elegeu em 2010 (88 deputados). Provavelmente, elegerá uma centena de deputados. O PSDB vem elegendo cada vez menos deputados desde 2002 (vide gráfico no alto da página) e, em 2014, deve sofrer uma profunda redução de sua bancada atual.

A razão para uma redução mais drástica da representação parlamentar do PSDB reside justamente no que militantes tucanos desinformados estão comemorando, o quadro da sucessão presidencial.

A votação dos candidatos a presidente influi consideravelmente no tamanho da bancada que o partido de cada um desses candidatos terá na legislatura seguinte. Ora, se com José Serra tendo cerca de 45% dos votos em 2010 o PSDB só elegeu 52 deputados, quantos elegerá em 2014 com Aécio terminando a corrida pela Presidência, por exemplo, com os 15% com que apareceu na última pesquisa Datafolha?

A eleição presidencial está indefinida. Em primeiro turno, segundo o Datafolha Dilma e Marina estão empatadas. Em segundo turno, Marina vence por 50% a 40%. Além dos 7% de indecisos, se Dilma tirar 5 pontinhos de Marina elas empatam em 2º turno.

Não existe uma situação desesperadora para o PT, portanto. Dizer que o partido “acabou” é um hilariante autoengano da militância tucana o qual as instâncias partidárias tucanas obviamente não compartilham, até porque sabem que quem está acabando é o PSDB.

Quantos deputados o PSDB deve eleger neste ano? Em uma “conta de português”, pode-se dizer que se Aécio tiver um terço da votação que Serra teve em 2010 a nova bancada de deputados federais tucanos será de uns 15 ou 20.

Enquanto isso, na eleição presidencial o reduzido contingente de indecisos mostra que a situação chegou a um ponto de quase cristalização.

Em segundo turno, da pesquisa anterior do Datafolha (no dia 18) para cá Marina cresceu 3 pontos, mas, descontada a margem de erro, pode ter crescido só 1 ponto, ou seja, pode não ter crescido nada.

Em 10 dias, a situação em segundo turno mudou muito pouco. A subida de Marina pode parar por aí, pois com 7% de indecisos não há muito espaço para ela crescer mais.

Mas, na hipótese de Marina vencer a eleição (toc, toc, toc), há que ver quanta importância terão PT e PSDB para lhes ser proposta composição com o eventual novo governo. Afinal, Marina pode até vencer, mas terá que negociar absolutamente tudo com o Congresso.

Aliás, esse é um dos grandes temores dessa terrível possibilidade, pois Marina seria uma presidente fraca em termos de apoio parlamentar, ainda que, nos primeiros meses de uma sua eventual gestão, pudesse contar com o apoio da opinião pública.

Contudo, como está sendo vendido pela campanha de Marina que, vencendo, ela iria resolver problemas seculares que o PT obviamente não teve tempo de resolver, o apoio da opinião pública tende a se desfazer rapidamente.

E não só pelos problemas existentes, mas pelos que seriam criados. A aplicação do ideário econômico e administrativo do grupo político que circunda Marina seria um desastre, com arrocho salarial, aumento do desemprego etc.

Ou alguém conhece outro jeito de baixar drasticamente a inflação que não seja arrochar salários e reduzir empregos?

Marina anunciou que, se vencer, haverá abandono do pré-sal, o BNDES voltará a financiar só grandes grupos econômicos – e bem menos do que hoje –, o Banco Central será independente e o Estado deixará de ser indutor da economia.

O que impediu que os brasileiros sentissem a crise econômica foi justamente o papel do Estado na economia, com os PACs, o incentivo do BNDES e o aumento da atividade gerado pela exploração do pré-sal.

Mas tais desgraças só ocorreriam se Marina vencesse, o que ainda falta muito para se ter certeza de que irá acontecer, ainda que o voluntarismo de alguns tente pintar como favas contadas o que não passa de uma mera e assustadora possibilidade.

Tags: , , , , , ,

125 Comentário

  1. O partido de oposição PIG não coseguirá sustentar a candidatura da Osmarina por mais duas semanas.
    Com Aécio fora e Marina idem quem apoiarão “contra tudo que ai está”?
    O que farão os coxinhas de padaria que detestam o PT?
    Migrarão para a campanha do Democrata Cristão?
    https://www.youtube.com/watch?v=-Em36Nxsi0U

  2. o PSDB perdeu o D

    • Perdeu o D e o S de social sempre foi uma figuração, nunca existiu, na verdade o S virou $ rssss

      • Agora nem amarrada eu votaria nesta sonsa com esta declaração de Aécio que os planos que a Marina apresentou são os seus Deus me livre de votar neste tipinho que nem confio e ainda copia do PSDB. Querem afundar o Brasil mesmo, a partir da declaração que o pré-sal que destina os recursos para saúde e educação ela declara que não vai dar continuidade é brincadeira?

  3. Tenho visto comentários absurdos de que a Dilma deveria abrir mão da disputa em favor do Lula, como diz a que se denomina Brasileira. É absolutamente absurdo e antiético. Dilma e Lula se se prestarem a isso é o fim. Por favor, vamos ter um pouco de bom-senso. Ou acreditamos na Dilma ou não. Se a Brasileira e e outros que pensam da mesma maneira não confiam nela, votem em outro candidato. Votem na “impoluta” Marina ou no “ético” Aécio. Se Dilma e Lula fizerem isso, o que não acredito pois são éticos, mas na terrível hipótese de fazerem isso, nunca mais terão meu voto em qualquer situação que seja, assim como ninguém do PT. Sou petista desde a fundação do partido e pretendo continuar sendo.Tenho 69 anos, mesma idade de Lula, já passei por muitas eleições, vivi o golpe de 64, saí às ruas pelo impeachment do Collor, e não tenho mais idade para me desiludir em quem confio. Confio na Dilma e Lula e, repito, espero que eles continuem sendo tão éticos quanto foram até agora.

    • Seu nome é Benjamin Eurico Malucelli e não apenas um genérico “Brasileiro” ou “Brasileira”.

      Quem generaliza não se responsabiliza.

      Grande abraço, Benjamin.

  4. De fato nem sei o que pensar, mas já que andam gostando de falar sobre saias, estaríamos diante de um Collor de saias? O seu texto é muito claro, a incógnita continua. A Venezuela é logo ali.

  5. Ah como eu gostaria de ver o partido que sustenta o governo nacionalista e inclusivo reagir de imediato a este assalto que os lobos agora sob o disfarce de uma cordeirinha, os selvagens Itauuuuuuu e Ongs estrangeiras planejam executar dentro de pouco mais de um mês contra o Brasil e o nosso povo.
    Imagino que em um esforço de guerra fosse preparado e divulgado um plano revolucionário de mudanças a serem implantadas já no dia seguinte à eleição da Dilma. Um plano que não poderia ser implantado por mais ninguém a não ser o partido que dá sustentação ao governo que tirou milhões da miséria. Um plano focado em conquistas e bem estar social e que cobrasse os 17 bilhões da sonegação do Itau (dos quais a pretensa futura Ministra da Economia no governo do coque participaria teoricamente com 1,6% da divida). Que implantasse, sem ódio e sem medo, a lei dos meios de comunicação e que cobrasse corajosamente o pagamento dos DARFs por todos os tipos de rede, especialmente a Rede Globo, o tal Skaf e sua Fiesp e sonegadores que sangram o país em mais de 500 bilhões de reais. Um plano que definitivamente cobrasse imposto das grandes fortunas, bem ou mal adquiridas como a dos Marinhos. Um plano verdadeiramente ousado, compromisso assinado.
    Não há alternativa. Um plano verdadeiro para o Brasil acelerar as mudanças ou, em troca, a política do coque, a enganação e a insegurança avançarem sobre um pais e retardarem o nosso desenvolvimento por mais umas cinco décadas. Os EUA e sua política de dominação sorriem, de orelha a orelha, ao tomarem ciência de que neste país mandará um Málafaia qualquer ou uma neca bilionária e quiçá sonegadora. A Petrobras agora vira de vez Petrobrax. O Banco do Brasil e a Caixa entregue aos rentistas desumanos e usurários. As grandes obras paralisadas em nome de uma falsa ecologia. A manda chuva de saias do FMI a proibir que o estado nacional invista em saúde e educação para pagar rentistas , dentre os quais as Organizações Globo.
    Com a palavra o ministro das comunicações, o Bernardo.
    Plim, Plim.

  6. Edu, tô com você no toc, toc, toc….

  7. Caro Edu, pela primeira vez vou desacordar de você. A presidenta Dilma vence no primeiro turno.

    • Otimismo é ótimo, Maurílio

    • Maurílio, também tenho base de informações de que Dilma vencerá no primeiro turno. São mais 33 dias de campanha em que muita roupa suja será lavada.
      Converso com muitos amigos que declaram seu voto consciente em Dilma.
      Também ”ouço” os que declaram seu voto em Marina (visto que Aécio praticamente desapareceu) e observo como os argumentos são vazios, de verdadeiros coitados que se informam apenas pelo JN. Muitos não lêm nem a Veja e nem outro jornal qualquer. Considero-os verdadeiros papagaios que apenas repetem as agruras que ouvem de alguns formadores de opinião, em geral de aparente situação social melhor.
      Pois bem, não é necessário mais do que 3 minutos para desmontar toda e qualquer convicção dos mesmos.
      Precisamos, sim, aproveitar toda e qualquer oportunidade de conversar com essa pessoas para lhes lembrar o significado de uma Carteira assinada, de um Fies para seus filhos, de um Enem, de uma inflação em queda, de aluguéis estáveis, dos financiamentos de casa própria, salário mínimo corrigido acima da inflação, que só existem por conta do governo PT.
      Repito, não tenham a menor consternação de pedir argumentos dos que declaram voto contra Dilma, pois não se sustentam quaisquer críticas ao seu governo, pois a estabilidade que vivemos hoje é infinitamente superior aos nossos irmãos da Europa, pois se assim não o fosse, não estaríamos recebendo-os de braços abertos.

      Douglas Quina
      Mogi Guaçu – SP

    • Também concordo, Maurílio! A menos que os marqueteiros de campanha consigam estragar tuuuuudo.

  8. Vamos esperar mais uma semana, pra ver se a Marina cai uns cinco pontos. Ela não se preocupa com ninguém, a não ser consigo mesma. Tem complexo de inferioridade, por ter desempenhado a honrosa função de empregada doméstica e se alfabetizado aos 16 anos (não há vergonha nenhuma nisto), por isto fica toda deslumbrada quando a Inglaterra a chama para abrir as Olimpíadas ou a Neca de Pitibiribas fica no seu encalço, sem saber, pobre coitada que é, que está sendo cooptada pela classe dominante. Acha que venceu na vida, que é uma predestinada, quando seu destino vai ser o mesmo de Barbosa & Cia: o latão de lixo da história. Edu, se o PT lançar o Lula, encerramos esta palhaçada no primeiro turno. Espero que não precise, porque realmente tenho a maior admiração pela Dilma, cujo único defeito é não ter a oratória e o carisma de Lula. Parafraseando Saul Leblon, a ver.

  9. O povo brasileiro não merece uma Marina.
    “Marina não merece a confiança do povo brasileiro” (Jean Willys)

  10. Estou impressionado como as pessoas ainda acreditam no DataFolha, instituto este conhecido por manipular números sempre desfavoráveis aos candidatos do PT. Se realmente a Marina estivesse empatada com a Dilma (34X34), o DataFolha certamente colocaria a Marina com no mínimo 3 pontos na frente da Dilma. É bom lembrar que na eleição de 2010, quando todos os outros institutos já colocavam Dilma na frente do Serra, o DataFolha era o único que mantinha o Serra na frente. só dando o braço a torcer quando a petista colocou uma vantagem de 10 pontos sobre o candidato do PSDB. Para mim, o resultado mais próximo da verdade é o do Ibope que coloca Dilma com 34 e Marina com 29, diferença de 5 pontos acima do empate técnico. O DataFolha vai continuar manipulando até próximo da eleição, principalmente se continuar essa diferença pequena de 5 pontos entre as duas.

  11. Eu acho que tem muita gente com saudade da recessão e muito nordestinos com saudade da fome.

  12. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  13. MARINA QUER QUE ELEITORES SAIAM DE COQUE

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/08/marina-pede-que-eleitores-saiam-de.html

    Marina pede que eleitores saiam de coque e internauta protesta contra despolitização: “Cadê as propostas?”

    Política do coque
    O marketing de Marina exagerou na despolitização nas redes sociais. A campanha pediu, no Facebook, que os eleitores publiquem fotos com o cabelo preso em coque para demonstrar apoio à candidata.

    E o resto? “O penteado usado por Marina é o look preferido de muita gente”, diz a publicação do comitê. Alguns eleitores reclamaram. “Cadê as propostas?”, questionou a goiana Sara Andrade. A reclamação foi apoiada por outros 200 internautas.(Da coluna Painel da Folha)

  14. depois dessa declaração da boçal de abandonar o pre-sal, quem mais duvida ter sido a cia que matou o Eduardo campos? acharia muito bom se, o governo brasileiro solicitasse à policia secreta de moscou, uma ajuda nesse esclarecimento, afinal a russia não é parceira? ou mesmo a china, que possue altos investimentos no pre-sal.
    reinaldo carletti

  15. É DILMA já reeleita em 1º turno com 100% de apoio de todos nós BRASILEIROS.Tenho dito……

  16. Escrito por Edson Joanni

    Eu e Cláudia Stefani passamos hoje por momentos terríveis.
    Ela mal se recuperou de tudo que vimos pelas ruas aqui de São Paulo.

    Somos obrigados a admitir: A CRISE ESTÁ BRABA!

    Pela manhã, saímos para fazer uma caminhada pela Av. Paulista. Um horror! Um trânsito que parecia de horário de pico em sexta-feira, calçadas lotadas de pedestres, ambulantes por toda parte, tentando vender de tudo. E as pessoas comprando, comprando…

    Concluímos que a crise está tão feia, a desesperança é tão grande, que os brasileiros todos apertaram a tecla foda-se e saíram pra gastar, para ter seus últimos momentos de felicidade, para gozar alguns minutos de devaneio capitalista. Sim, porque o capitalismo virou as costas para o Brasil, não é? As 10 fábricas de automóveis que chegarão aqui até 2016 estão é blefando. Essa notícia foi só para tentar esmorecer no povo a vontade de mandar tudo à merda e botar fim a suas vidas desgraçadas por este desgoverno.

    Mais tarde, fomos à Bienal do livro e confirmamos a tragédia: Anhembi lotado, saindo gente pelo ladrão, filas intermináveis para entrar, centenas de taxis trazendo e levando gente… Um apocalipse literário!

    Eu e minha querida Cláudia chegamos à conclusão de que as pessoas estão tão deprimidas que foram todas à bienal em busca de livros de auto-ajuda, algo em que elas possam se apoiar para enfrentar o fim do país.
    É… A CRISE TÁ BRABA MESMO!

    Melhor ir dormir antes que a Marina anuncie outra errata em seu programa de governo.

  17. O programa “Mais Médicos”, do governo federal, chega ao Globo Rural da Rede Globo de Televisão. Inacreditável, considerando a origem da produção. Muito melhor do que aquele que João Santana preparou e foi apresentado no programa eleitoral da Dilma na televisão.

    http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/v/medicos-melhoram-as-condicoes-de-saude-em-regioes-agricolas-distantes/3492395/

  18. Pra quem acha que estamos derrotados, ainda estão rolando os dados!

  19. A culpa da falta de água é do governador Picolé de Chuchu, afirma relatora da ONU. Mas o PIG diz que a culpa é de São Pedro.

  20. Continuo achando que Dilma vence no primeiro turno. Há vários fatores que não estão sendo considerados em seu texto. Para começar, o grau de manipulação das “pesquisas” eleitorais, IBOPE e Datafarsa são tão confiáveis quanto uma nota de três reais e já apontei aqui, sem grande esforço e sem uma análise técnica minuciosa, diversos pontos que mostram a manipulação dos dois institutos(por sinal, o IBOPE foi tão cretino que realizou a sua “pesquisa” com os dados de apenas cinco estados). Por isso não sabemos o real tamanho de Marina, o Vox Populi inexplicavelmente emudeceu e jogou para o alto a anunciada parceria com a Carta Capital, o “sobrenatural do Almeida”, do genial Nélson Rodrigues, deve saber explicar o porquê. Há rumores fortes de que o tamanho da ecocapitalista seria bem menor do que anunciado pelas “pesquisas” da direita, o que é bastante lógico, duas “pesquisas” pagas pela Globo e uma pelo reacionário Clésio Andrade não podem ser levadas a sério; e por isso o PT não teria mudado até agora o conteúdo de sua propaganda eleitoral(possui pesquisas internas que apresentam o quadro como ele é). Sobre a propaganda, entramos no segundo fator que poderá garantir a vitória de Dilma em primeiro turno. Segundo as pesquisas internas do PT, os programas do partido têm sido vistos como ótimo pela população; contudo há um tempo de maturação entre assistir ao programa, gostar do seu conteúdo e decidir votar na candidata. Segundo os especialistas em marketing político, esse templo seria de em média quinze dias. Ora se a propaganda eleitoral ainda está no começo, completou ontem sua segunda semana de exibição com programas alternados entre as coligações estaduais e as que disputam a Presidência, esse tempo teria sido completado nesta semana que acabou ontem, portanto os efeitos do programa começarão a ser sentidos nas pesquisa que coletarem dados a partir de segunda-feira e deverão ter sua publicadas no final da semana ou início da seguinte. Isso em relação às pesquisas sérias, não falo das “pesquisas” da direita. Portanto, se acreditarmos que, no mínimo, o Datafarsa e o IBOPE “retiram” agora uns três pontos percentuais de Dilma(e particularmente acho que é muito mais), podemos facilmente também supor que um programa bem avaliado, com Lula aparecendo no guia, dará no mínimo uns três pontos percentuais à Presidenta, numa avaliação pessimista. Portanto, Dilma facilmente atingirá próximo de 41% das intenções de voto, acho que dá para ser até mais, pois estou subavaliando os números. Se Marina Silva, do mesmo modo que retiram de Dilma, recebe pontos dos institutos, na famosa margem de erro, e se começar a perder alguns votos a partir da próxima semana(o que é provável pelo fim da comoção que a catapultou, o luto de Eduardo campos não durará mais um mês, além de começarem a ser expostos seus podres), a ecocapitaliusta facilmente voltará a 27% dos votos, que parece ser seu patamar mais seguro, que já possuía mesmo quando não era candidata. Contando que também Aécio está ainda inflado, o Datafarsa o “segurou” o quanto pôde, mas não deve tê-lo abandonado por completo(a elite não é burra para apostar todas as fichas na sustentação de Marina quando muita água vai correr até as eleições), o playboy mineiro pode chegar num nível próximo dos 12%. Se somarmos os dois candidatos da direita com o terceiro fascista, o tal pastor que deve ficar com 2% dos votos e o restante dos nanicos, veremos que, num análise que considero subavaliada, já que Dilma tem potencial para crescer muito mais com o guia e as alianças estaduais, veremos que a Presidenta pode estar ou ficar em breve muito próxima de ganhar no primeiro turno, por cerca de 1 a 2% dos votos, o que pode ser obtido com um a militância aguerrida. Além desses fatores, há há um outro que pode facilitar as coisas ainda mais para Dilma : a desintegração de Marina. Além do fim da comoção resultante da morte de Eduardo Campos, a ecocapitalista começa a ter sua enorme cara de pau exposta para a população, o que tende a enfraquecê-la junto a seus apoiadores naturais. vamos aos fatos : os escândalos que envolvem Marina direta ou indiretamente ( o maior deles, o do jatinho, ainda tem muito pano para manga. Mas Mas há outros, talvez o pior seja a participação do marido dela num esquema de venda de madeira apreendida pelo IBAMA, o que é ilegal, quando marina era Ministra do meio Ambiente. Há ainda as “relações” dela com o Banco Itaú, acusado de sonegar impostos e arrochar salários dos seus empregados; com a Natura, também acusada de sonegação e de contrabandear ilegalmente produtos da biodiversidade brasileira, patenteando-os no exterior. Essa última não provada. Sem contar suas “relações” para lá de promíscuas com as ONG’s Internacionais, muitas delas financiadas por multinacionais e Governos estrangeiros). Além disso, a sede de poder começa a fazer Marina contradizer-se, aceitando proposta que outrora repudiava, o que sem dúvida decepcionará os “marineiros” fiéis. vamos aos exemplos. Marina acaba de não condenar em seu programa de governo o casamento gay, o aborto e as pesquisas com células tronco, o que é ótimo, afirmando covardemente que “deixará essas questões para serem decididas através de Lei. Contudo, seus apoiadores entre os crentes, onde possui forte votação, evidentemente sentir-se-ão traídos por alguém que sempre afirmou apoiar as posições desses grupos que são contrários à legalização dos três temas citados. Não é possível que Marina não perca alguns votos entre esses segmentos. para piorar para ela, e melhor para a gente, seu guia eleitoral de ontem mostrou-a CONGRATULANDO-SE com o “agronegócio”, de quem sempre foi inimiga mortal, o que evidentemente a queimará com os ambientalistas(e talvez até mais do que no caso de suas posturas moralistas, já que esse grupo é bem mais racional em suas opções, portanto mais fácil de conscientizar-se da traição de Marina). E olha que ainda há a mentira em que caiu no debate da band, onde afirmou que nunca foi contra os transgênicos e enviou projeto destinado a garantir a coexistência dos dois modelos agrícolas, tradicional e transgênico, quando já está na INTERNET o verdadeiro projeto de Marina na época do senado, o qual proibia a comercialização de transgênicos no Brasil. Lembrando que mesmo pessoas não diretamente ligadas a esses dois grupos, religiosos e ecologistas, mas que pretendiam votar em Marina, podem desistir de fazê-lo por verem nela o velho chavão do político mentiroso, que diz qualquer coisa para eleger-se(o que ajudou a derrotar José Serra em 2010), Sem contar os casos de corrupção que a envolvem que reforçarão a farsa que é a tal “nova política” que ela defende e que como tudo de Marina não quer dizer nada , é direita disfarçada. Como também, só precisamos que essas pessoas, que vierem a decepcionar-se com Marina, deixem de votar nela, não precisamos que votem em Dilma, já que abandonando o voto na ecocapitalista, diminui o total de votos válidos e a eleição de Dilma no primeiro turno fica dependendo de menos votos. Por mais que marina seja a tal “onda” que falam, não dá para acreditar que 100% do seu eleitorado é composto por zumbis, imunes aos fatos e aos argumentos racionais, portanto ela tenderá a perder um percentual que, ainda que limitado, poderá destruir a ecocapitalsita, já desgastada por sua “onda” começar a sair da moda. E olha que não estou contando com algum desempenho sofrível em debate ou com o surgimento de um novo escândalo, revelado pelo guia eleitoral(já que a mídia censurará)que podem esmagar marina, como fizeram com Ciro Gomes e Roseana Sarney. Nem a direita confia na manutenção da comoção advinda da morte de Eduardo campos, nem aqui em Pernambuco. pesquisa do jornal do Commercio, portanto suspeita, que coloca os candidatos de Eduardo, e agora de Marina, ainda em segundo lugar nas disputas para governador e senador, mas apresentando grande crescimento por causa da morte de Campos, o que os aproxima dos candidatos que lideram as disputas para governador e senador, apoiados por Lula e Dilma(principalmente no caso de governador, onde a aproximação é maior), faz questão de ressaltar em sua análise de dados, realizada por um “especialista” contratado pelo JC, que essa comoção, e a subida dela decorrente, podem ser momentâneas, não havendo garantias de que durarão até as eleições. E olha que aqui o PSB tem o maior horário no guia eleitoral estadual, muito superior ao dos oponentes. Fica assim comprovado, por declarações da própria direita, que até onde os candidatos de Marina têm muito mais vantagens técnicas do que ela, tempo majoritário no guia, seu crescimento é visto com ressalvas pelos próprios aliados. Por ora, o que devemos fazer é continuar desmascarando a ecocapitalista, nos seus escândalos e nas propostas arrochantes que defende, denunciando-as nas redes sociais e onde mais as forças progressistas tiverem eco, sindicato, associações de moradores, movimentos sociais, partidos de esquerda, entidades estudantis. Além disso, volto a insistir que solicitar uma investigação do MPE sobre a fraude nas “pesquisas” eleitorais seria imprescindível. Vamos nos mobilizar que a vitória virá.

    • Graças ao governo do PT a classe média consegue ter acesso a tv a cabo, mas tem um problema, com tv a cabo e internet, essa classe média não assiste ao horário político para ver as realizações e as conquistas que o governo do PT fez para todos principalmente para essa classe média que infelizmente ficou despolitizada pela criminalização da política feita pelas meios de comunicação. O governo Dilma/Lula e do PT pagam caro por nao fazer uma regulação democrática da mídia, pagam caro por deixar essa nova classe média cair nas mãos das elites e do seu complexo mentiroso de mídia.
      A idéia furada do controle remoto que Dilma falava, foi um grave erro do governo que deveria ter tido coragem e colocado o debate da democratização de mídias , da regulação economica em pauta, deveria ter chamado a população para conhecer, debater e apoiar essa medida. Faz anos que falo por exemplo que para ganhar em SP o governo do estado sem lei de midias o PT não ganha, e se ganhar ele vai ser destruido pela maquina mafiosa da midia monopolista corrupta e ditadora de dar golpes e assassinar reputações. O Mensalão do PT foi uma prova clara do que essa midia suja é capaz de fazer para manipular a sociedade e o poder judiciarioo para criminalizar o PT.

    • Graças ao governo do PT a classe média consegue ter acesso a tv a cabo, mas tem um problema, com tv a cabo e internet, essa classe média não assiste ao horário político para ver as realizações e as conquistas que o governo do PT fez para todos principalmente para essa classe média que infelizmente ficou despolitizada pela criminalização da política feita pelas meios de comunicação. O governo Dilma/Lula e do PT pagam caro por nao fazer uma regulação democrática da mídia, pagam caro por deixar essa nova classe média cair nas mãos das elites e do seu complexo mentiroso de mídia.
      A idéia furada do controle remoto que Dilma falava, foi um grave erro do governo que deveria ter tido coragem e colocado o debate da democratização de mídias , da regulação economica em pauta, deveria ter chamado a população para conhecer, debater e apoiar essa medida. Faz anos que falo por exemplo que para ganhar em SP o governo do estado sem lei de midias o PT não ganha, e se ganhar ele vai ser destruido pela maquina mafiosa da midia monopolista corrupta e ditadora de dar golpes e assassinar reputações. O Mensalão do PT foi uma prova clara do que essa midia suja é capaz de fazer para manipular a sociedade e o poder judiciarioo para criminalizar o PT.
      Espero que o PT vença de cabo a rabo e realmente lute pela regulação dos meios de comunicação, tenha coragem para enfrentar essa maquina de mídia filhote da ditadura.
      Não vejo Marina com esse tano de votos que essas pesquisas mentirosas e golpistas falam. Acho m uito estranho, via nas redes sociais na epoca do Serra uma militancia mais forte, mas nunca se sabe. É hora de lutarmois para defender as conquistas do governo do PT, defender as conquistas do governo DILMA, vamos mostrar nossa força e ir para o mostrar aos tolos e ignorantes que Dilma é melhor para o Brasil. Marina vai abandonar o Pré Sal minha gente! Vamos lutar fortemente contra ela! É hora de mostrar que a Dilma e o PT são a favor do Pré Sal e que com o PT os investimentos de trilhões do Pré Sal vão para educação e saúde, precisamos mostrar isso. E falar que Marina vai abandonar o Pre Sal e que ela não pode vencer porque quem vai perder é todos nós e o Brasil com um governo Marina!

  21. Em MG, principalmente. Vejam esta enquete do DataTempo, registrada no TSE:

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=20620

    Aqui em Minas estão loucos pra votar contra aécim e sua turma. Se ele desistir da presidência e tentar ser governador de novo vai perder para Fernando Pimentel. Certeza.

  22. O fenômeno Marina não é novidade no Brasil, nem de mundo. Aqui já tivemos outros “sem partido” que chegaram à Presidência: Jânio Quadros, que dizia que os partidos políticos eram garrafas vazias, cada qual com seu rótulo; Fernando Collor, que chegou a bordo de uma legenda de aluguel. No mundo todo há descrédito com a política. Em O Fim do Poder, Moisés Naim fala em “inovação disruptiva” na política. Cita países em que os partidos políticos desapareceram: a Rússia do putinismo; a Venezuela do chavismo e a Itália berluscônica. E diz que precisamos cuidado com os “terríveis simplificadores”: “Os grandes banqueiros que defendem instrumentos financeiros tóxicos como soluções criativas; os políticos americanos que prometeram eliminar o déficit fiscal sem aumentar impostos”. Não é possível governar sem respaldo de um forte partido político, ou de uma coligação consistente. O país não é um videogame que funciona com um simples clique. O governante sem respaldo político fica refém da “vetocracia”.

  23. E agora mais essa: Malafaia exige mudanças no programa do PSB, retirando o apoio ao casamento igualitário, entre outras coisas. E o PSB OBEDECE.

  24. Marina ganhando e o PT conquistando o governo de Minas e quem sabe Rj, Dilma diante do baixo apoio nas pesquisas do Pezao deveria subir no palanque com Lindenberg juntamente com Lula…apostar forte nessa possibilidade . Com 100 deputados federais e os governos de Minas e Rio as possibilidades de Marina de mudar os caminhos do governo federal diminuiriam muito. O Brasil voltaria a ter uma oposição de respeito. Somos melhores que no governo e hoje as ruas estão mais disponíveis para os movimentos sociais. Eu não entendo como os simpatizantes do liberalismo não entendem que o Brasil vai se transformar em uma fogueira santa…estamos hoje muito mais conscientes e mobilizados do que na era Collor…mais maduros também . E querendo ou não Marina carrega um SMS do PT maior que Dilma e sua origem Pedetista, Brizolista com as dificuldades de quem não senta em mesa pra negociar. Prefere atacar a legitimidade dos movimentos sociais diminuindo sua importância como fez recentemente na greve dos srvidores do Judiciario Federal e do MPF chamando os servidores de “sangue azul”. Na dificuldade de governar Marina voltará pra sua origem está no DNA dela. Já com Aécio e o caos total. Marina ganhar a eleição e Dilma em segundo manterá o PT no poder e as ruas ardendo na foqueira santa dos movimentos sociais somos muito bons nisso. O PT transita em todos os setores organizados da sociedade civil são nossas bases. Eles não sabem o que os aguarda..somos muito bons de governo mais somos melhores na oposição que é nossa origem. Não da mais pra dar um passo atrás nas conquistas sociais, emprego e renda. Hoje patrão e empregados não discutem mais que a reposição da inflação é devida. Estamos discutindo ganho real há 12 anos assim também no salário mínimo reposição da inflação e ganho real. ASSIM NÃO EXISTE A MENOR POSSIBILIDADE DE VOLTARMOS A BRIGAR PRA CONQUISTAR só parte da inflação ou nada como no governo do PSDB. As ruas vão ferver…arder se alguém imagina que ê possível depois de 12 anos voltar a velha política econômica . É um idiota quem não percebe o que vai acontecer com Marina no governo e o apoio do PT no congresso e Estaados…Pt governando no comando da cochia e no ponto da orelha de Marina. Marina é mais maleavel que Dilma é parte do PT conhece bem essa deficiência os militantes conhecem bem.

  25. Só de pensar na Ditadura da Privataria Tucana fico com náusea. Pior do que isso é o Brasil ser governado pelo ITAÚ, aí é treva. Como sou 100% Dilma acredito que ela deverá vencer no 2º Turno. A Malígna Silva mesmo com apoio dos Sonegadores e da Folha não chegará longe.

    • Que assim seja. O Brasil não pode perder tempo e dar passos para trás, por isto temos que eleger Dilma Presidenta para consolidar o desenvolvimento do Brasil.

  26. Do esquerdopata: Acho muito lúcido, concorda?

    http://esquerdopata.blogspot.com.br/2014/09/as-minhas-contas.html

    As minhas contas
    Pelas minhas contas o bombardeio sofrido por Marina Silva na grande mídia, rede social não interessa, já é suficiente para ter barrado seu crescimento e em breve levará à perda de alguns pontos percentuais. Política não é ciência exata e não há como a mídia encontrar o ponto em que Marina cai o suficiente para Aécio renascer ou afunda junto com ele. Além disso, não há como saber para onde irão os votos dos marineiros arrependidos: se voltarem para Aécio sua candidatura revigorada ameaçará Marina e a mídia redobrará os ataques, se voltarem para o limbo podem dar a vitória para Dilma no primeiro turno desde que esta cresça um pouquinho, o que é bem provável.

    O “apelo à razão” de vários colunistas contra a desgraça que seria uma doida na presidência pode levar parte da direita a votar em Dilma no segundo turno para evitar o “mal maior”. Esse discurso patético de “para derrotar o PT serve qualquer um” está limitado a ressentidos e debiloides, difícil imaginar grandes empresários torcendo para que uma administradora racional e previsível como Dilma (mesmo para quem a considera muito ruim) seja substituída por uma doida que tomará decisões abrindo aleatoriamente a bíblia ou ouvindo mensagens diretas de Deus. Difícil também imaginar que o agronegócio seja enganado pela conversão milagrosa de Marina de uma hora para a outra.

    Excluindo outros acontecimentos imprevisíveis acredito seriamente que Dilma vencerá com dificuldade, mas sem grandes ameaças de derrota. Acredito que até o fim de setembro Marina voltará às trevas de onde saiu e só terá os votos dos sobreviventes da Idade Média e da esquerda guarani-kaiowá, além dos fanáticos anti-PT. Todo esse detrito somado não chega perto de 50% + 1. Assim seja.

  27. Se até o Tiririca tira uma onda, será que ela vai manter tendência de crescimento

    Tiririca “polemiza” com Marina Silva

    O atual deputado federal e palhaço nas horas vagas Tiririca (PR-SP) resolveu polemizar com a presidenciável Marina Silva (PSB), mas de forma sutil e elegante, sem citar a candidata. Em um post publicado no dia 30 de agosto, o parlamentar escreveu:

    “dizem q sou burro mais pelo menos sou a favor do pre-sal que vai trilhões para educação… tem uma que quer tirar isso do brasil!!”

    Tiririca se refere à alegada intenção da pessebista de reduzir a importância do pré-sal na produção energética brasileira, reportada por matéria do jornal O Globo e não desmentida pela candidata. No programa de governo de Marina, no capítulo referente à energia, não há menção ao papel do pré-sal.

    Por lei, 75% dos royalties e 50% do fundo social do pré-sal estão destinados para a educação. Além disso, estados produtores que fizeram intenso lobby no Congresso para não deixarem de ganhar recursos com a exploração do petróleo também não devem estar muito satisfeitos com a ideia de Marina.

  28. Nós devemos realmente merecer a qualidade de políticos que temos nos representando no Brasil. Li toda sorte de absurdos nesses comentários… Lula poderia estar ao lado da palavra “ética”? Não creio. Mas isso é o mínimo, nós somos o povo conhecido pela aceitação do “ele rouba, mas faz”. Estamos satisfeitos com conquistas que são mostradas como grandes feitos, quando são apenas necessárias e obrigatórias, mas que, ainda assim, não chegam nem perto do que deveria ser alcançado… Sinceramente, não estou satisfeita com nenhum dos candidatos de maior expressão nessas eleições de 2014, mas quando vejo a defesa tão fervorosa dos petistas, o que consigo sentir é um profundo desgosto pela nossa política. Com esse pensamento, não sairemos do buraco tão cedo, não seremos a nação que merecemos ser nem nos próximos 200 anos… Triste isso.

  29. Um PSDB em fase terminal, é certeza da credibilidade da mídia.

Trackbacks

  1. Rômulo Gondim – País começa a acordar e vantagem de Marina começa a cair
  2. Vantagem de Marina começa a cair | CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.