Prognósticos “empíricos” sobre política e economia são fraude financeira e eleitoral

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

Passou do aceitável a manipulação escrachada, escancarada e possivelmente fraudulenta – portanto, criminosa – que tem sido feita por setores do mercado financeiro contra a economia do país através de “analistas” que, a partir de como se autoproclamam, confessam que seus prognósticos catastrofistas são puramente “empíricos”.

Segundo o dicionário Houaiss, usar o termo “empírico” – no singular ou no plural – para descrever a qualificação de qualquer profissional, é um insulto. Dizer que aquele profissional faz prognósticos “empíricos” (em português) ou “empiricus” (em latim), equivale a dizer que tal profissional não passa de um “charlatão”.

Muito pior é se um analista do mercado financeiro, por exemplo, assume-se como “empírico” (em português) ou “empiricus” (em latim). Aí, trata-se de uma confissão…

Quem diz isso não é o Blog, mas o dicionário

Não passam de charlatanismo em estado sólido, pois, essas análises de setores do mercado financeiro – incluindo as feitas pelas famigeradas “consultorias” – que admitem, por escrito e em áudio, que já ganharam “muito dinheiro especulando contra a Petrobrás” ou contra a situação econômica do país.

Há uma certa consultoria, por aí, que, segundo o Houaiss, alardeia ser charlatã ao batizar a si mesma com o termo pejorativo em latim – “empiricus”. Usando fórmulas enlatadas para faturar no mercado financeiro com catastrofismo, confessadamente contra empresas públicas ou privadas e contra a situação econômica do país, essa consultoria faz previsões sem qualquer base lógica ou factual.

Não existe um só analista econômico respeitado que seja capaz da enormidade de dizer que o salário de todos vai cair pela metade, que haverá desemprego em massa, que vidas estão prestes a ser arruinadas. Dizer isso é uma vigarice.

Há, sim, previsões catastrofistas feitas até por grandes conglomerados financeiros, mas nenhuma que preveja tal nível desgraça, até porque o Brasil detém excelente avaliação de risco de eminentes agências internacionais, o tal “investment grade” ou “grau de investimento”.

São ridículos esses prognósticos “empíricos”. São charlatanice. O Brasil tem recebido um forte volume de investimentos, detém quase 400 bilhões de dólares de reservas, tem o mais baixo nível de desemprego da história.

Para granjear credibilidade, esses prognósticos “empíricos” alardeiam que seus autores teriam “acertado” contra todas as previsões conhecidas em 2008, quando estourou a maior crise econômica internacional desde o limiar do século XX.

Balela. As previsões, após a quebra virtual do banco dos irmãos Lehman, foram tão catastrofistas que chegaram a dizer que a dívida insolvente que desencadeara a maior crise internacional em mais de 80 anos poderia chegar a insanos 300 TRILHÕES DE DÓLARES (!). Uma maluquice.

Já apostar “contra a Petrobrás”, como os prognósticos “empíricos” (em português) ou “empíricus” (em latim) confessam que fizeram, era meio óbvio e, por isso, muita gente se livrou da queda no preço das ações da companhia.

Afinal, o plano de investimentos anunciado pela maior empresa brasileira para explorar o pré-sal mostrava que haveria endividamento e, claro, quando uma empresa se endivida para investir, até que aqueles investimentos gerem lucro essa empresa perde valor devido à dívida acumulada, pois ninguém sabe se um endividamento, mesmo que planejado, irá gerar os resultados pretendidos.

O alarmismo promovido por setores do mercado financeiro que vêm atuando em consonância com fortes doações que estão fazendo e farão para comitês eleitorais de candidatos a presidente de oposição à candidata do governo beira a fraude eleitoral, além da financeira.

Tanto para fraudes eleitorais como no mercado financeiro, este país tem leis. Autoridades competentes, ao não aplicá-las, incorrerão nos mesmos crimes dos autores. Podem até não responder já, mas, cedo ou tarde, terão que responder. Criminosos da ditadura militar, por exemplo, supuseram que jamais seriam questionados.

Tags: ,

148 Comentário

  1. Por acaso não foi essa “empiricus” que recomendava comprar ações da OGX?+++http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/07/picaretagem-empiricus-dizia-que-ogx.html

    • A Empiricus recomendou a compra da OGX, assim como o Santander, o Bradesco, a Caixa, o Itau e todo o mercado financeiro. Logo, todos devem ser trambiqueiros. Também vale lembrar do empréstimo que o BNDES concedeu a OGX. Empréstimo que só foi concedido porque o BNDES, assim como a Empiricus e demais consultorias, acreditavam nas informação relevantes divulgadas pela OGX.
      Quanto as doações, dê uma olhada no site Transparencia Brasil, lá você vai constatar que não há preferência por partidos politicos quando bancos fazem doações. Além do mais, a campanha mais cara na última eleição foi do PT. Aonde esta o favorecimento financeiro?

      • Meu filho, o Eduardo falou da charlatanice desse povo da Empiricus, que faz previsões sem pé nem cabeça e absurdas num nível muito além das previsões do mercado financeiro, de maneira geral. Você não sabe ler?

      • O problema não é a Empiricus dizer que deveríamos compras as ações da OGX, o problema foi ela dizer que ela está certa em tudo para depois prever o caos com as idéias de economistras neoliberais pró-Aécio e passá-las como verdade, dizendo-se uma instituição imparcial e sem fins eleitoreiros, no vídeo isto fica bem claro a propaganda pró-Aécio.

        Eles repetem o que o PIG sempre disse e nunca se confirmou. Muito pelo contrário, a situação em que se encontra o país é de uma economia saudável e robusta, isto porque o governo tem se preocupado em fazer o social, gerar empregos, criar um consumo que faz a economia se mover, investir aqui, ou seja, tudo que os capangas PIGuentos dizem ser ofensivo é o que de fato é o correto. Os PIGuentos sabem disso, mas tentam deturpar tudo, criar um caos inexistente para fazer o Arrocho Neves vencer.

      • Veja o link:
        http://migre.me/kKnvI

        Sobre arrecadações e verás que o Aécio vai bem financeiramente.

  2. Sim, Eduardo.
    Os tempos muraram. Estão mudando.
    ” Criminosos da ditadura militar, por exemplo, supuseram que jamais seriam questionados”,
    Disse-0 bem.
    E fora da pauta, que aplaudo de pé, segue abaixo uma pérola (fora do texto):

    “Tanto riso, oh quanta alegria…”
    “Oh… Quanta alegria. Quanta gente desfilando no salão… (Zé Kéti)”

    Agora é oficial: a aposentadoria de Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal está publicada no
    Diário Oficial da União, no decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro José Eduardo
    Cardozo.

    Nesta sexta-feira, Ricardo Lewandowski será eleito presidente do STF, que poderá, enfim, restaurar a sua dignidade.

    Do 247

    VIVA O BRASIL!!!!!!!

  3. Eu tinha acabado de ver a porcaria do vídeo desta empresa de consultoria, ao ver no Facebook a postagem de um ex-colega.

    Logo depois vim ao Blog da Cidadania e vi esta postagem maravilhosa.

    Li o seu texto e, antes de lê-lo, eu tinha pensado exatamente isto que vc pensou:

    “São ridículos esses prognósticos “empíricos”. São charlatanice. O Brasil tem recebido um forte volume de investimentos, detém quase 400 bilhões de dólares de reservas, tem o mais baixo nível de desemprego da história.”

    Fiz pesquisa na internet e achei isto:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-consultoria-que-diz-que-o-brasil-vai-acabar/

  4. Não apenas manipulação eleitoral mas também especulação onde alguns poucos tentam aumentar seus lucros forçando a baixa de determinadas ações (Petrobras, por ex,). Vide este post do Diário do Centro do Mundo reproduzido por Altamiro Borges:
    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/07/o-santander-especulacao-e-eu.html#more

    • Não é uma hipótese, é um fato. O próprio autor dessa história reconhece que promove efeitos negativos com suas “apostas contra”

    • Como pode ser politico?
      Alguem acha mesmo que a grande base eleitoral le ou escuta esse tipo de post?
      Ainda que o povão a massa lesse , alguem entenderia ?
      O post se dirige para uma parte da sociedade que já esta convencida. Eu sou prestador de serviços , trabalho com varejo e tenho total interesse na boa condução da economia , seja lá o presidente que for , não me importa o partido.
      Em quase tudo , do basico , concordo com os fundamentos apresentados. Governo gasta mais do que arrecada , não há investimento na ou da industria , não há respeito a contratos , o consuno se mantem , mas a produção diminui e a inflação sobe. Mais , o virtuoso momento de imensa liquidez mundial acabou , só não sei ao certo como os EUA vão impactar nossa economia pois , se de um lado ela se revigora e passamos a ter uma agenda comercial mais favoravel com eles , de outro lado quando aumentam os juros por lá , sabemos que todo investimento mundial vai pra la tambem.
      Enfim , vim em busca de argumentos que me façam pensar diferente da opinião da Empiricus , mas não vejo nenhum argumento tecnico , só posições politicas sendo defendidas. Gostaria de uma analise antagonica que realmente fosse embasada. Sem essa de politicagem por favor.

      • Concordo contigo. Basta ir ao supermercado e comparar com meses anteriores o quanto o custo de vida subiu. Trabalho no segmento de equipamentos e o mercado está parado há meses, a industria automobilística está parada, a população endividada, o segmento de construção civil está desacelerando, os créditos limitados, o BNDES não tem caixa, pois, o dinheiro foi para as grandes obras pró copa, obras na venezuela, entre outros, a inflação sobe e o governo tenta controla-la segurando os aumentos de transporte público, combustível e energia, mas, uma hora vai ter que ceder. Ninguém até agora postou argumentos técnicos contrária a posição da Empíricos, somente vejo argumentos políticos pró PT e muito blá, blá, blá.

  5. Caro Edu
    Você poderia me informar se essa pesquisa para governadores
    também seria para presdiente, não li em lugar nenhum.

  6. Os cidadãos pagadores de impostos em Minas Gerais querem saber se o Ministério Público Estadual já abriu algum procedimento para que o ex-governador Aécio Neves da Cunha devolva aos cofres públicos os recursos do orçamento de MG usados para a construção de aeroportos para uso privado de sua família, nas cidades de Cláudio e de Montezuma, ambas em MG.

    • Se eles forem tão bons e honestos quanto o ministério público paulista, a resposta é não. Isto vai ser colocado dentro de uma gaveta e lá permanecer muitos anos.

  7. “Recomenda-se discrição na leitura.”
    Eu gostaria muito de saber o quê, diabos, significa “ler com discrição”. Será que é para ler discretamente, ou escondido, sem que ninguém perceba? De fato, isto me aparenta charlatanice; ou será um novo tucanês?

    • hehehe… incrível, não?

    • Discretion. É uma má tradução.
      Como você vê nos filmes e programas “viewers discretion is advised”. Quer dizer que você deve usar de sua liberdade para interpretar e usar as informações por sua conta e risco.

    • ♫ É apenas uma traduçaõ direta do Inglês feita por algum burro (com perdão dos burros)… Ou algum safado. O fantástico (arrrghhh!) é que existe quem acredita e depois que se furunfa culpa o governo… O federal, lógico, porque o Gerry Aidimim é santo, não mente e não peca. Vejam como não ecziste rodízio de água em São Paulo! A água jorra das torneiras, as piscinas estão cheias, os restaurantes da Vila Madalena não fecham e há quem lave o carro três vezes por semana. Um aguaceiro…

  8. “No Brasil da direita, a culpa é da vítima”.
    “Retrato do ‘Brasil caótico’ na home do ‘Valor’ de hoje.
    http://tijolaco.com.br/blog/?p=19542

  9. volto a dizer: o banco central e cvm , têm a obrigação de estancar essa palhaçada , palhaçada essa que até em publicações internacionais, faz anúncios……
    reinaldo carletti

  10. Ontem eu estava me preparando para colocar uma mensagem sugerindo exatamente esse tema, mas como achei fora de contexto , não coloquei.

    Recebi vários e-mails desse, mas não dei atenção. Quando vi o vídeo, respondi para pararem de me enviar esse lixo e que se estiverem insatisfeitos que vão para o México ou Espanha.

    Não pode ser considerado crime?
    Não tem nada que se possa fazer, digo como cidadãos que somos?
    Nem como propaganda enganosa se enquadra?

  11. Após estudar profundamente essa empresa que vaticina o fim do Brasil cheguei a seguinte conclusão:

    O Romanélli é empírico!

  12. Alguém pode achar que o índice Ibovespa vai cair caso Dilma seja reeleita.
    Nessa caso, então, recomenda a venda de ações.

    Essa afirmação pode estar certa ou errada. E ninguém é obrigado a segui-la.
    Mas disso a ver crime é muito desespero.

    Ps sugestão aos petistas, apostem na alta da Petrobras e da Eletrobras e ganhem muito dinheiro.

    • Nâo me referi a esse tipo de “análise”. Provavelmente você não conhece a “consultoria” que está anunciando “O Fim do Brasil” caso Dilma seja reeleita. O “jênio” afirma saber mais que toda a grande banca internacional, que mantém o Brasil no “grau de investimento”

      • Tem um monte de site profetizando que se o Aécio ganhar, ele vai acabar com bolsa família, com mais médicos e todos os programas sociais que o PT diz que criou.

        Isto pode ser considerado uma fraude?? é empírico? ou somente má fé??

        • Isso não é fraude nem má-fé. O próprio grupo político do Aécio deixa claro que acabará com diversos programas do atual governo.

        • Cláudio de Castro…

          Não é fraude empirismo ou má fé. É apenas constatação da realidade, afinal, o PSDB sempre disse que o bolsa família seria o bolsa esmola e sempre combateu o mais médicos e os demais programas socias implementados pelo PT.

          Capiche?

        • cá entre nós Cláudio: você sabe “muito bem” o que está falando… fingir de sonso pra cima deste blog não cola!

        • O seu amado arrocho neves deixa bem claro ser contra tudo isto. Sempre foram contra o Bolsa Família, chamaram até de “bolsa esmola”, sempre foram contra o Mais Médicos. Criaram a CPMF, mas depois a derrubaram para sabotar o governo do PT e se eles tivessem continuado no poder, eles não a teriam derrubado. Agora é que eles mentem dizendo que não são contra, só para não perderem mais votos.

          Inclusive vcs eleitores do arrocho são totalmente contra o Bolsa Família e o Mais Médicos.

          • Sinceramente , o mais médicos é uma constatação vergonhosa de falta de planejamento com a saúde , incompetencia grossa. O Bolsa familia , em minha opinião é mal concebido e péssimamente administrado. Ou seja pra ser claro , não sou totalmente contra o Bolsa Familia , mas sou profundamente envergonhado com o Mais Médicos. Meu voto é do Eduardo Campos , antes que venha falar que sou do psdb…

        • Claudio, não precisa ser nenhuma Mãe Dináh, outra empírica, para saber que o Aecioporto pretende acabar com os programas sociais. Basta ver o que o PSDB já fez quando foi Governo Federal.

          Só que o Aecioporto só vai ficar na vontade, pois não será eleito.

    • amigo,os caras vao ao TSE e correligionarios do aparato institucional por qualquer penugem ou palha petista.
      Vamos fazer o mesmissimo, e é so o começo.
      Mesmo que a razao nao tenha sido exato essa, pra voce está explicado?

    • E O Santander entrar em contato com seus correntistas que possuem ações da Petrobrás e sugerir que eles vendam é o quê? No mínimo manipulação !

    • Até parece! É crime sim, contra a economia! Vamos ver o que a inércia do Governo Federal vai fazer a respeito. Tem muita gente de boa fé que acreditou nesses pilantras, simplesmente porque eles se apresentam como consultores para investimentos. Já tive a oportunidade de mostrar a suspensão desse lixo, pelo TSE, a um amigo meu, hoje pela manhã.

    • Esse Valterlei também é empiricus.

  13. Edu,

    Se o Brasil vai tão mal assim porque Aócio e seu bando querem, a todo custo, tomar as rédeas?

    • porque agora está muito melhor do que quando eles estiveram aqui rapinando da primeira vez. Agora tem 400 bilhões em caixa, somos credores do fmi, petróleo de montão, ótimo grau de investimento, empresas valorizadas (imagine quanto não vale (ops!) privatizar a Petrobrax agora), etc, etc, etc.

  14. Prezado Eduardo,

    Um breve vídeo desnudando os empiristas mercantis, não sei se você e os leitores viram:

    Por Bob Fernandes:

    http://www.youtube.com/watch?v=l9aG7k3JqnU

  15. quem não quiser voltar aos mínimos salários
    tem que evitar a eleição de PSeuDoBacanas
    pra presidência do brasil e pros governos de sp e rj

  16. Fora de Pauta!!!!!!

    Aleluia, o carrasco hipócrita, saiu viva!!!. Joaquim Barbosa entra para o lixo da história.

  17. O MERCADO TERRORISTA

    O mercado que toca o terror na eleição (deste ano no Brasil) quebrou o mundo.

    Veja que diabo é o mercado assistindo a este vídeo com Bob Fernandes. O vídeo tem menos de 5 minutos de duração, mas é fantástico.

    http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2014/07/29/o-mercado-que-toca-o-terror-na-eleicao-quebrou-o-mundo/

  18. A necessidade dos opositores ganharem é graande demais.
    Leva-os a isso e outras video kassetadas.
    Porem somente aos poucos é que o eleitor percebe isso. Aqui é que deveria entrar
    com agudeza a comunicaçao do governo pt e alerta-los q nao é dificil.
    Os mercadistas vendidos são uns Matanyaku e nao vao dar tregua.Porque darmos tregua a eles?

  19. Eduardo, vou rebobinar uma parte do filme e voltar ao “Aeroporto”, não aquela série do cinema, mas esta recente produção mineira. Pois bem, veja só o enredo deste novo episódio: um jornal publica uma denúncia contra o candidato preferido da casa. Por que? Não seria um recado, do tipo: “Ou dança a música que nossa orquestra toca ou vai se dar mal? De onde saiu esta “denúncia” tem outras guardadas…” Tanto que agora deram um baita espaço para o candidato expor sua versão dos fatos, depois tratarão de empurrar o assunto pra debaixo do tapete.
    Quantos “erros” mais não estarão registrados em “dossiês” só esperando o momento de vir à tona caso o candidato não se submeta a certas exigências? Esta história da própria folha ter “denunciado” o caso do Aecioporto 2014 começa a fazer todo sentido do mundo. Se a gente lembrar como a globo e o resto da grande mídia guardou a sete chaves o caso de fhc com aquela mulher e a existência do filho bastardo (que nem era dele), a gente percebe que o silêncio do pig tem seu preço.
    Foi um recado.

  20. Desenhe mais charges pra ilustrar/complementar seus textos Edu, vc é bom nisso.

  21. Edu,

    Você está agindo exatamente como estes analistas catastrofistas, só que ao contrário. Não é possível que não enxergue que o Brasil, economicamente, a cada dia que passa tem sua situação piorada. Defender a presidente que vai entregar (assim espero) o país com o crescimento médio do PIB abaixo de 2% (ABAIXO DA MÉDIA MUNDIAL) é um otimismo para lá de exagerado. Dizer que a Petrobras vai investir bilhões, que tem o pré-sal, aliás descoberto com sociedade de multinacionais depois da quebra do monopólio, que é uma das maiores do mundo etc etc é também um otimismo exagerado. Que o lê acha que o Brasil está numa situação exemplar o que é uma falácia.Sei que vai escrever que o desemprego e baixo e que milhões saíram da extrema pobreza, mas, com este pibinho nada se sustenta.

    • Fitch Ratings manteve a nota de risco do Brasil em BBB, acima do grau de investimento g1.globo.com/economia/notic…

    • O crescimento do PIBinho dos EUA e da zona do euro foi menor que o nosso em 2013! Economia é conjuntura, e a atual é de crise no mundo inteiro. Não dissimule a conversa isolando a análise em torno do crescimento, fraco, apenas do Brasil. Isso é ou ignorância ou má-fé.

      • Esse tal de maurício coutinho, além de sicário do PIG, não é um daqueles empíricos que sempre escrevem que o o Brasil perdeu muito com os governo de Lula e Dilma?

    • PIB alto não quer dizer muita coisa, porque expressa uma medida quantitativa, não qualitativa.
      É só comparar com o México, que tem 60% dos trabalhadores na informalidade. O dinheiro não vai para o pequeno nem para o médio empresário, nem fica no país.

      http://www.maurosantayana.com/2014/04/comercio-exterior-ilusao-mexicana.html

      Há quanto tempo se diz que o país está mal? Desde que o Lula assumiu, faz quase 12 anos, passamos por uma grave crise mundial, enquanto lá fora foram perdidos mais de 60 milhões de postos de trabalho, aqui criou-se mais de 10 milhões.

    • Mauricinho Couto…

      O PIB brasileiro de 2013 foi de 2,3% e foi o terceiro PIB maior do Mundo.

      Só perdemos para China e Coreia do Sul, mesmo assim numa situação de quase empate.

      Vai falar essas bobagens em outro lugar onde as pessoas são desinformadas, e/ou imorais assim como você, daí pode até ser que suas estultices encontrem alguma ressonância.

  22. Valeu.
    Bom ficar sabendo das coisas.
    Vc leva jeito no desenho. Concordo com o Wendell

  23. Vamos analisar de outra forma. Se Banco do Brasil e Caixa enviassem a seus clientes mensagens do tipo: “Como se proteger caso o Aécio ganhe as eleições”; “Como você vai perder dinheiro caso Aécio ganhe as eleições”, “Como seu emprego e renda estarão ameaçados caso Aécio ganhe as eleições”. E aí? Será que os mesmos que aprovam e defendem esse tipo de mensagem contra a Dilma concordariam? Iriam dizer que isso é liberdade de expressão? Claro que não! A imprensa cairia em cima e as notícias teriam milhares de comentários contrários.

  24. O trairão dudu perde para a presidenta Dilma até em Pernambuco!

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/

  25. Eduardo! salvo engana ainda vivemos sob a carta política de 88, que resguarda direito de opinião amplo e irrestrito, se você tem certeza que o pessoal desta consultoria está falando bobagem….. Fica tranquilo!!!
    Não entendo tamanho alvoroço se na sua concepção eles falam bobagem , usando sua idéia é o mesmo que alguem publicar que ufos abduzirão a (o) Dilma….

    Fica gelo!

    • Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965

      Institui o Código Eleitoral.

      Art. 323. Divulgar, na propaganda, fatos que sabe inveridicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado:

      Pena – detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa.

      Parágrafo único. A pena é agravada se o crime é cometido pela imprensa, rádio ou televisão

      • Você faltou as aulas de direito constitucional!!!

        A CF/88 está acima do código eleitoral, portanto a conduta da consultoria é licita, pois o código eleitoral como diz o nome é uma lei considerada transitória e momentanea já a CF/88 é permanente, ademais em nenhum momento o texto trata da “candidata Dilma ” diretamente.
        Também não entendo por-que a preocupação? Sou a favor da livre ampla e irrestrita liberdade , o PT quer viver num mundo encantado???? Saiba o PT que mundo encantado não existe, nem o PT consegue nos proporcionar um mundo encantado, pois o cidadão comum já está cansado de ser roubado tanto por meliantes comuns quanto por politicos tipo os do PT, é bom lembrar que a cúpula do PT dirige o partido da cadeia! e isso é um fato! outro fato é que Padilha aqui em São Paulo tem na sua Chapa o Luiz moura , lhe pergunto, quem vai votar num candidato ( padilha) que tem como colega de agremiação uma pessoa ligada ao PCC??? Então veja que aplicar o código eleitoral para fatos é incabível, pois fatos são fatos, se os “caras” dizem que o Brasil vai falir é a opinião deles , e veja que muitas das opiniões deles são fatos veja o Dólar!!

        • A lei em questão é totalmente aplicável. PSDB vive propondo ações com base na lei que citei

          • Esqueça o PSDB ( que é outra agremiação criminosa), a política só desgraçou nosso país devemos negá-la diariamente e sabotar todos que dela fazem uso.

          • Sem política, alternativa é ditadura. É o que quer? Só tenha em mente que se voltasse o regime militar e você não gostasse, reclamações não seriam possíveis. Você sabe o que acontecia com quem reclamava do governo, na ditadura?

        • Celso Leal ao PSDB/DEM. Comenta no espaço certo, pois aqui temos analistas profissionais que derrubam seus argumentos. FHC quis acabar com o Brasil vendendo tudo a preço de banana podre e não conseguiu acabar com o Brasil. Agora que estamos reconstruindo vem um leal e fiel escudeiro do PIB vaticinar o contrário. É louco ou BOBO.

        • MENTIRA !

          Mais uma vez você não está sendo leal, Celso.

          Leia a frase dita pelo tal de Felipe Miranda em seu panfleto anti-governista.

          “Agora, pasmem!
          Perguntada recentemente sobre as razões para o Brasil não crescer, a presidente Dilma respondeu da seguinte forma: “Eu não sei”.

          MENTIRA !

          Quando foi que Dilma disse que não sabia as razões para o Brasil não crescer?
          Nunca, jamais Dilma disse isso, ainda mais porque o Brasil tem crescido e de forma sustentada, qual seja, mantendo o desemprego em baixa, a média dos salários em alta e a inflação controlada.

          No ano passado, 2013, o terceiro maior PIB do Mundo foi o brasileiro e isso só por si já evidencia toda a má fé desse site “empíricus” que faz comparações entre o PIB atual com os PIBs de governos anteriores que não enfrentavam essa crise Mundial.

          Se FHC alguma vez tivesse obtido o terceiro PIB mundial, quiçá o decimo, não teria entregue para Lula um País economicamente arrasado e de joelhos perante o capital estrangeiro.

          Lealdade pressupõe franqueza, sinceridade e honestidade.
          Sugestão: mude seu nome para Celso Desleal.

        • “… pois fatos são fatos, se os “caras” dizem que o Brasil vai falir é a opinião deles , e veja que muitas das opiniões deles são fatos veja o Dólar!!”

          Ai ai…

          Lá vem mais um que acredita em papai noel descendo pela chaminé…

          Ô desleal, só como exemplo bem pequenininho de como se engana as pessoas: um certo George W. Bush há algum tempo atrás insistia que deveria invadir o Iraque porque lá estavam sendo feitas armas de destruição em massa, etc.
          A despeito de a ONU ter feito vistorias por lá e nada ter encontrado, o tal sujeito não só não acatou o que foi dito pela ONU como também tocou pra frente sua idéia alucinada, invadindo o Iraque e causando mortes e mais mortes, não só de iraquianos como de americanos também. Desnecessário dizer que armas de destruição, ó, nem pra fazer remédio.
          O que isto mostra? Que a alta ou baixa de ações ou dólar o o que for pode ser (e é) influenciada por ratos de pregão de bolsa.
          E é isto que estes crápulas fazem dia sim e dia sim. Espalham o terror pra se aproveitar dos aterrorizados. Se assim não fizessem, nada ganhariam.
          De modos que sua teoria da credibilidade destas aberrações está em baixa, ao menos para quem tem mais de um neurônio.

          • Na mosca, Luciano!

            Queria ter um amigo assim…

          • Queria, não quer mais?

            sniff….

          • Luciano, Luciano… meu amigo!
            Você está cada dia melhor! Isso sim é simplicidade com clareza de raciocínio! Parabéns!
            Abraço
            Maria Antônia

    • Voc~e falar que vamos ser invadidos por UFOs é uma coisa.
      Mas se você fala para uma pessoa que vamos ser invadidos por UFos, para vender um seguro, equipamento anti raios gama e o escambau, aí é outra coisa.
      O que o Empiricus fez é crime eleitoral

  26. Mas não podemos ficar esperando que alguém haja, nem perder tempo com discussões inúteis com gente cínica que defende a “liberdade de expressão” de quem comete crimes(faz “análise” quando na verdade apenas está expressando seus desejos), o que devemos fazer é requerer uma investigação eleitoral e criminal imediatamente. Há muito em jogo, não estamos fazendo isso pelo PT, mas sim pelo nosso futuro, já que nessas eleições o que se trava é uma luta entre a continuação do projeto que vem construindo nossa independência como nação através de um modelo de Sociedade mais justa e igualitária; ou o retrocesso do Brasil à sua condição de capacho dos interesses das multinacionais e dos EUA. Portanto, não podemos esperar por ninguém, É NECESSÁRIO QUE ENVIEMOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO, FEDERAL E ELEITORAL, O PEDIDO DE ABERTURA DE UMA REPRESENTAÇÃO CONTRA ESSAS CONSULTORIAS, QUE NA VERDADE NÃO PASSAM DE BUNKERS TERRORISTAS DE DIREITA, TENTANDO IMPOR AOS BRASILEIROS SEUS DESEJOS ATRAVÉS DA AMEAÇA. Essa “atitude” das consultorias, bem como o terrorismo dos agiotas do Mercado Financeiro, têm relação com uma conspiração muito maior, realizada por toda a Banca Financeira Internacional contra os países que tentam construir uma linha alternativa de desenvolvimento no mundo, libertando-se da submissão aos Capitalismo Financeiro internacional e aos países dominante do capitalismo. Assim, a especulação das Bolsas de Valores faz parte desse ataque, do mesmo modo que o congelamento de fundos e reservas russas no mercado Financeiro de Londres; como também, e principalmente, as “classificações” e análises dessas merdas dessas “agências de risco”, que não passam de comitês censores do Capitalismo, construídos para enquadrar todo o mundo numa ordem econômico e política que não passa disso, uma ordem econômica e política, somente mais uma entre tantas formas de se organizar uma Sociedade Humana(e de longe a pior), mas que é vendida por essas “agências”, e principalmente pela mídia brasileira e mundial, como se fosse a expressão da verdade Universal e única forma possível de organizar-se as Sociedade Humanas. NADA MAIS NAZISTA DO QUE ISSO, O PENSAMENTO ÚNICO QUE TENTA IMPOR SUAS CONVICÇÕES E AMBIÇÕES COMO DOGMAS, A CUSTA DA CENSURA DO CONTRADITÓRIO E DA PUNIÇÃO DOS “REBELDES”, PESSOAS PARTIDOS OU PAÍSES QUE OUSAM REBELAR-SE CONTRA AQUELES QUE SE PRETENDEM DONOS DO PLANETA, E QUE A CADA DIA VEEM SEU PODER ESCOAR PELAS MÃOS. É isso que estamos combatendo sempre, seja quando denunciamos o golpe contra Dilma e contra o Brasil que as “consultorias” e o “Mercado” realizam já há algum tempo; seja quando lutamos contra Aécio Neves(o novo pau mandado dos interesses desses criminosos); seja quando exigimos a democratização das comunicação como prioridade número um dum segundo Governo Dilma, já que a mídia conservadora constitui-se no maior bastião de sabotagem ao povo brasileiro, diariamente ventilando contra o país e contra o projeto de inclusão que vem modificando-o, sempre defendendo os interesses da nossa classe dominante e do Sistema Financeiro Internacional a quem essa classe e a mídia servem. Sugiro ao MSM que contacte outras instituições da Sociedade civil; mídia alternativa, sindicatos, organizações estudantis, partidos políticos, movimentos populares; para que encampem essa Representação, que deve ser respaldada por um abaixo-assinado colhido na INTERNET enviada o quanto antes para que as autoridades tomem providências a fim de coibir esse crime que, daqui até o dia das eleições, se não for reprimido só irá aumentar.

  27. Os pequenos investidores, entre os quais me incluo, não têm nem tempo nem expertise para analisar o que ocorre nos diversos setores do mercado e necessitam de auxílio de quem gerencia as aplicações, no caso os bancos e corretoras cujos analistas oferecem pareceres para orientar o investidor no que fazer com seu dinheiro.

    Os agentes financeiros têm todo o interesse que seu cliente se sinta seguro e confiante em manter sua renda bem aplicada, pois a concorrência é grande, e quanto mais o cliente ganha melhor para os corretores, que disputam entre si a fidelização da clientela. Municiar o cliente com informações que lhe mostrem o rumo futuro é quase uma obrigação, e não se trata de terrorismo eleitoral pois os aconselhamentos são internos e não para o público em geral.

    Previsões fiananceiras são extremamente voláteis, pois às vezes uma leve desconfiança de que algo não vai bem na Indonésia, ou que o crescimento da China vai diminuir, ou ainda que o tal e qual país vai aumentar endividamento, fazem o mercado oscilar a todo momento. No terreno doméstico, esse tal mercado não tem gostado do rumo que a economia tem tomado, e não adianta querer que seja o contrário, é assim que tem sido e, infelizmente para muitos, vê-se com pessimismo a reeleição e, tendo-se em vista que o volume de capital estrangeiro que aflui àa bolsas é de cerca de 50%, esse pessimismo vem tambem por parte dos outros países, que não votam no Brasil, mas estão a fim de ganhar dinheiro, como aliás todo mundo.

    Em 2002 as bolsas cairam e o dolar disparou porque a perspectiva de eleição do Lula era assustadora, já que todos acreditavam que ele poria em prática tudo o que seu partido sempre pregava, mas deu-se o contrário, e os analistas que faziam más previsões quebraram a cara até com satisfação.

    • Sim, claaaro, os banqueiros estão muito, miito, muito preocupados com o seu bem-estar.

    • Você acredita mesmo nisso?

      Leia aqui:

      http://www.maurosantayana.com/2014/04/comercio-exterior-ilusao-mexicana.html

      Já ouviu falar em manipulação de mercado?

      O que você recebe dos bancos é porque interessa a eles.O que interessa mais a você do que aos bancos, eles não te avisam.
      Você está precisando ler o Mauro Halfeld

    • Faça como a presidenta, guarde no colchão….

      • Ramiza,
        Você deveria ter um pouco mais de cuidado com sua piadinhas! As razões pelas quais a presidenta guardava e continua a guardar dinheiro em casa é consequência de quem viveu sob tensão e na iminência de a qualquer momento ter que fugir para não ser presa e ou morta, porque lutava pela liberdade de que hoje você e eu gozamos para dizer o que queremos e pensamos! Tenho certeza que você não ia querer nem para si nem para seus familiares as esquisitices que hoje são hábitos da senhora Dilma, não pela razões que você sabe quais são!
        Maria Antônia

        • Mas que desculpa mais esfarrapada e sem nexo a sua. O momento é de democracia e essa democracia está nas mãos da presidenta. O fato dela ter uma quantia de dinheiro tão grande em casa me dá o direito de perguntar se é ‘só isso’ ou tem muito mais. Dou-lhe um conselho: pense antes de falar.

          • Engana-se. Você não tem esse direito. Se levantasse essa suspeita sobre alguém que se importa com o que diz podia ser processada

          • Ramiza,
            Eu não desculpei e nem tentei desculpar a presidenta, não! Apenas procurei entender os seus hábitos, pouco comuns e pensei que você apenas tivesse tido pouca sensibilidade ao ser sarcástica com o problema dela! Mas me enganei, peço desculpa pelo meu engano e recupero imediatamente o seu real sentimento para com a presidenta! Você na realidade foi e continua sendo escrota, cretina e abjeta! Perdão por pensar que você pudesse ser melhor do que isso! Comentário sem nexo é aquele que não tem relação e coerência com que foi exposto. Onde se encontra a falta de nexo?! Quem é desconexa aqui é você que não sabe o que é nexo e quer ensinar aquilo que pouco entende! Quanto a democracia está nas mão da presidenta, não está não! A democracia está em nossas mãos e seja quem for o governante máximo do país ele é apenas o garantidor de sua permanência! Isso é constitucional! Quanto ao conselho, use para si! Você tem carência daquilo que quer impor a mim! A desonestidade nunca fez e jamais fará parte de meu modo de ser e me comportar!
            Maria Antônia

  28. Juca Kfouri pegou pesado com Aécio Neves. Vejam o link:

    http://blogdojuca.uol.com.br/2014/07/aereo-neves-o-distraido/

    Cheiro de Serra no ar…

    • Coloquei um “extenso” comentário lá no site do Kfouri.

      Se alguém tinha dúvida sobre de onde partem os torpedos para detonar Aécio, agora não tem mais.

  29. Essa cantilena vem sendo propalada “ad infinitum” pelos sardenbergs , leitões e assemelhados. Ou seja, o fim está próximo irmãos. Hilário!

  30. A mafia rentista quer é o pre-sal

  31. Incrivel que estes charlatões operam à luz do dia e muitas vezes são turbinados pela mídia, o caso da Petrobras é clássico. No final de 2013 diversos “experts” ou gurus de mercado forçaram uma queda artificial gigantesca no valor das ações da Petrobras para apenas 4 meses depois auferirem lucros extraordinários. E a mesma justiça que hoje manda prender por razões ideológicas, se cala solenemente diante destas hordas de mercenários ,piratas modernos espoliando patrimonio nacional.

  32. Precisa investigar crime eleitoral.

  33. Eduardo, você, que além de ter ótima memória, é meio que um arqueólogo das publicações, por acaso lembra se, durante a disputa eleitoral de 1998, apareceu alguma “consultoria independente” para denunciar a situação caótica (de verdade) que enfrentávamos naquele momento?

  34. O estranhável nesta história dos aecioportos é que não tem sido noticiada nenhuma providência do Ministério Público de MG relativa ao crime praticado e ao ressarcimento dos cofres públicos por parte dos Neves.

    • Essa denuncia do Aecioporto foi lancada pela FSP, jornal piguento que nao tem nenhuma credibilidade

      • Ué?! De repente a Folha de São Paulo perdeu a credibilidade?
        Estranho…
        Mas se o denunciado fosse alguém do PT aí a Folha teria muita credibilidade, né Araujo?

  35. O vídeo abaixo é genial. Há a íntegra dele no youtube. O Ciro Gomes faz paçoquinha do guru mor dos coxinhas e dos vira latas, o menino maluquinho, Rodrigo Constantino da Veja. Merece ser visto e repassado porque mostra que o que falta para essa cambada da direita e de especialistas do PIG é interlocutor. Encontrar alguém que mande provar, dar referências, contestar com fatos ou perguntar por alternativas. E dizer claramente, como acontece no final do vídeo, que o idiota está mentindo (ri de que?).
    O que está em falta no Brasil, além é claro de decência, é inteligência.

    https://www.youtube.com/watch?v=3ovWpnKSoic&feature=player_embedded

  36. Os lideres do pt teriam que atentar que devem no NE do pais dizer ao povo que vote em massa, e NAO faltem a urna no dia. Pelo motivo pratico que desta forma, eles nordestinos podem equilibrar mais com os votos do sul sudeste – onde haverá um massiva ausencia pelo desencanto com a Politica, induzido pela midia.
    Senhores planaltinos, este ponto parece importante.

  37. Fora de pauta: jornal do PIG acalma paulistas e explica, didaticamente, o motivo da falta d’água e pede compreensão ao povo. Ah, se fosse o governo do PT! Quando houve o apagão de energia no país, há mais de 12 anos atrás, foi a mesma coisa. O PIG era o porta-voz do governo. O banho de chuveiro elétrico não podia ultrapassar 2 minutos. Se ultrapassássemos a nossa cota, pagávamos multa ou tínhamos a luz cortada. Todo o dia ficávamos de olho vivo no medidor. Tínhamos que tomar banho gelado no inverno. Quanta maldade!

  38. Está perfeito. É isso mesmo. Esses canalhas que não têm a mínima isenção em suas análises, esses consultores, muitos que serviram aos governo completamente neoliberais, os do estado mínimo, das taxas de câmbio estratosféricas e do desemprego, embora continuem em sua faina deletéria estão cada vez mais desnudados. Por falar na comissão da verdade, nas investigações sobre os crimes da ditadura, os Chefes Militares entregaram à Presidente Dilma suas respostas aos questionamentos que lhes foram feitos sobre os crimes cometidos por agentes do estado durante a ditadura, concluindo que não houve envolvimento nem crimes. Isso mostra que o Ministério da Defesa não tem ingerência nas três armas. Ou o Ministro da Defesa concorda com o teor do documento entregue? Esses generais em 1964 eram apenas jovens militares, cadetes. Por que não desvencilham suas armas dos desmandos e crimes praticados durante mais de vinte anos pela ditadura implantada pelo capital e capitaneada pelos EUA, na qual os antigos comandantes enredaram nossas Forças Armadas? Está mais do que claro que só uma resposta deveria ser dada a esses senhores: a demissão dos três. Ou o poder político no Brasil não comanda os militares? Dilma Rousseff é ou não a Comandante em Chefe de nossas Forças Armadas? Pode até ser que, no momento, quando estamos às vésperas de uma importante eleição, não seja recomendável abrir já esse flanco, atritando-se com os militares, que se mostram nada confiáveis. Não tem o mínimo sentido os chefes militares do braço armado do estado entregarem ao seu chefe um relatório pedido por esse mesmo chefe, que dispões de inúmeras provas factuais e testemunhais dos questionamentos feitos pela comissão criada para exatamente apurar os desmandos cometidos durante a ditadura, da qual também foi vítima. Melhor mesmo dar uma de desentendida diante da prepotência desses senhores. Mais uma coisa é necessária, para nos convencermos de uma vez por todas que estamos na vigência do Estado Democrático de Direito, sem tutelas, que o poder político deixe de se submeter à chantagem dos militares, que através de prepostos, principalmente militares da reserva, estão diariamente ameaçando desencadear um golpe de estado, se e quando contrariados. Está, também, mais do que na hora de mostrar ao país e ao mundo que a Lei de Anistia em vigor não é uma cláusula pétrea de nossa Constituição, que no interesse do país pode ser modificada. Isso vale também para os poderes Judiciário e Legislativo: para o bem do Brasil temos que mostrar que o país não é por ninguém tutelado. Somos livres e senhores de nossos destinos. Nossas Forças Armadas são o braço armado do Estado Brasileiro, o comandande no momento é a Presidenta Dilma Vana Rousseff, não são forças de ocupação, reportando-se a um poder no exterior.

  39. Fora de pauta: O PT precisa dizer ao povo que a presidente foi inocentada no caso PETROBRÁS. É necessário divulgar insistentemente. Muitos não sabem disso. Porque, se depender do esgoto, ela continua com a culpa.

  40. Esses analistas e consultores de mercado que prometem previsões acertadas sobre mercados financeiros são charlatães, pois se eles fossem autênticos não publicariam suas previsões, usariam eles mesmos para ficarem ricos. Não, eles fazem o contrário alardeiam as previsões na esperança de tornar as profecias auto-realizáveis. São os mesmos que lançam livros que ensinam como ganhar na loteria, então vem a pergunta: se eles sabem como ganhar na loteria, por que tentar ganhar dinheiro com livros? Seria melhor guardar segredo e apostar na loteria eles mesmos! O futuro ninguém sabe!

  41. esses elementos da oposição não merece credito, a intenção deles é derrubar Dilma que por sua vez dorme não implantando a lei de mídia, e chegando a eleição vem os problemas dessa natureza, mas o empírico é mais uma merda da oposição, que não ira deslanchar

  42. Após ler cuidadosamente os comentários e agora que a “putaria” da eleição acabou, fica a dúvida, a Empiricus estava certa ou não ?

    Abraços.

    • Parece-me claro que a Empíricus é uma arapuca para patos endinheirados. E haja patos…

    • Certa ou não, uma coisa eu posso falar, as recomendações da Empiricus foram péssimas. Fiz uma assinatura, segui os relatórios e só perdi dinheiro.

  43. Aé?Se fosse mesmo mentira,pq o pt se atingiria? E mandaria retirar da internet o video? A situaçao do Brasil esta dificil nao sabemos o amanha.

  44. Interessante ler esse blog exatamente um ano depois, buscando informações sobre a Empiricus… diante do nosso caos político e econômico atual acho que a consultoria é top….

  45. Ao editor da matéria, gostaria de saber se o discurso se mantém um ano apos o ocorrido? Em uma visão bem superficial é fácil perceber que estamos bem perto das previsões empíricas não acha?

  46. E aí. Ainda acha que a economia do Brasil vai bem? Eu adoro a internete por isso. A previsão não foi tão errada. O PIB encolheu, desemprego. Agora admita que você foi um dos trouxas que acreditou na propaganda eleitoral do pt. Claro que não né?

  47. 2016. hey cumpanheiro nois nun tem mais a investimenti gradi..

    eae vale a maxima do FHC??!

    “a esquerda eh burra”

  48. O lixo fez estória entre coxinhas, reaças e outros bichos parecidos.

  49. Como podemos verificar, Claudio, você é mais um destes empíricos aecianos. É a Mãe Dináh fazendo história!

  50. tóinnnnnnnn !!

  51. Toc… Toc…Toc. KKKKK

Trackbacks

  1. Prognósticos “empíricos” sobre política e economia são fraude financeira e eleitoral | Santa Luzia Empresas | Guia comercial da Cidade

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.