Missão (quase) impossível: sem Neymar e com arbitragem e mídia contra

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

Pela lógica, o Brasil passar pela Alemanha deveria ser quase impossível. Apesar da brilhante vitória contra a Colômbia – que calou a boca de uma legião de críticos cegos ou mal-intencionados –, a equipe de Felipão é inexperiente em Copas do Mundo e não contará com o astro Neymar, que participou de metade das jogadas que resultaram em gols.

Como se fosse pouco, provavelmente a Seleção ainda enfrentará outra arbitragem acovardada que irá prejudicá-la como fez em quatro dos cinco jogos da Copa de 2014. E, para completar o grau de dificuldade dessa missão quase impossível, ainda passará os próximos dias sendo triturada por uma mídia que enfiou na cabeça que Dilma só será reeleita se o Brasil for campeão.

O desfalque de Thiago Silva pode ser um problema menor. Apesar de sua boa atuação contra a Colômbia e da dita liderança que exerce no time – que fez dele capitão –, não se pode esquecer do descontrole emocional que demonstrou no jogo contra o Chile e que, em outro momento de grande tensão, poderia ressurgir.

Ainda assim, Thiago era parte do esquema que Felipão montou. Esquema que terá que ser totalmente redesenhado.

Contudo, esses garotos têm sido brilhantes, na opinião deste blog. Não é pouco o que enfrentaram até aqui, para chegar aonde chegaram. A começar pelos protestos contra a Copa. Ninguém com um mínimo de bom senso pode acreditar que os protestos não afetaram o emocional de uma equipe tão jovem e, até menos de um mês atrás, praticamente virgem em uma competição desse calibre. Muito pelo contrário.

Os protestos contra a Copa intimidaram a torcida. Pela primeira vez, o Brasil entrava numa Copa sem entusiasmo do país, sem ruas e carros enfeitados. Os garotos de Felipão sabiam que corriam o risco de, jogando em casa, serem vaiados nos estádios.

O desequilíbrio emocional da Seleção era tanto que começou o jogo contra a Croácia sofrendo um desastre inédito em sua história: marcou um gol contra.

Nessa situação de adversidade extrema, a Seleção virou o primeiro jogo da Copa. E, apesar das acusações ao juiz por ter marcado um pênalti supostamente inexistente, venceu por dois gols de diferença. Ou seja: mesmo sem esse gol dito ilegítimo, teria vencido.

Chega o jogo contra o México. A Seleção passara dias sendo desqualificada pela mídia, que tecia loas aos adversários. Devido ao lance duvidoso do pênalti contra Fred no jogo anterior, espalha-se a teoria maluca de que o governo Dilma Rousseff “comprara” a Copa, ou seja, de que subornara a Fifa e todos os seus juízes.

Assim, apesar de o Brasil ter pressionado muito o México, o emocional fragilizado da equipe a deixou apática. Neymar começa a ser caçado em campo e a arbitragem não marca mais nada a favor do Brasil.

Isso sem contar a torcida apática que a Seleção teve naquele jogo, apesar de jogar em casa.

Contra Camarões, a equipe voltou renovada. Jogou bem, goleou. A arbitragem melhora. O Brasil cresce na competição, mas a mídia não perdoa. Uma seleção com um histórico tão positivo em Copas do Mundo quanto é Camarões, na mídia virou um time de várzea. A vitória do Brasil sobre esse adversário foi tratada com frieza, apesar de esta estar sendo a Copa do nivelamento das equipes.

Contra o Chile, adversário de valor que quase parou a forte Holanda, o Brasil jogou bem. Criou as maiores oportunidades de gol. Mesmo assim, empatou no jogo e só venceu nos pênaltis por conta da teoria da “Copa comprada”, que fez o juiz inglês Howard Webb não apitar nada a seu favor e ainda anular um gol que muitos entenderam legítimo.

Apesar do choque emocional de ir para os pênaltis por ação da arbitragem, a jovem Seleção brasileira se superou de novo graças a um goleiro que teria tudo para fracassar devido ao estigma que carregava desde a Copa anterior. E, claro, aos cobradores de pênalti brasileiros, que superaram os adversários também nesse quesito.

Do jogo contra o Chile para o último, a Seleção deu uma aula aos críticos. Apesar de a mídia brasileira ter passado a semana desqualificando-a, debochando de seu “descontrole” e enchendo a bola colombiana, jogou muito. Só não ganhou por placar mais elástico devido ao segundo cartão amarelo de Thiago Silva e à agressão criminosa a Neymar, que fragilizou o esquema de jogo de Felipão.

A má vontade e a falta de caráter dos críticos, porém, não conhece limites. A mídia relativiza a brilhante vitória contra a Colômbia destacando que os dois gols brasileiros foram feitos por zagueiros, como que dizendo que quem tem que fazer gols são atacantes.

Muito pelo contrário. O desempenho da Seleção no último jogo foi ainda mais animador e insinua que vencer a Alemanha, apesar de todas as dificuldades, pode não ser tão “impossível”.

Explico: apesar da grande participação de Neymar nas jogadas que resultaram em gols na competição e dos quatro gols que ele marcou, no jogo contra a Colômbia foi anulado pelas pauladas. A equipe se virou sem ele, que teve atuação apagada devido ao técnico colombiano ter engendrado um esquema (violento) para anulá-lo.

No último jogo, a Seleção provou que pode vencer mesmo sem Neymar estar bem em campo. O que se imagina, portanto, é que possa vencer sem que ele sequer esteja em campo.

Lembremo-nos de que, para craques poderem explorar melhor seu potencial, os técnicos colocam as equipes a seu serviço. O craque da equipe recebe mais bolas, tem o meio de campo trabalhando para acioná-lo. A Alemanha, pois, não terá um alvo fixo como Neymar. Isso pode ser uma vantagem.

Mas a grande aposta que se faz na Seleção é nessa garra incrível que tem demonstrado. Com certeza a equipe está mais unida do que nunca e, agora, terá a vantagem de entrar em campo como azarão. As baixas que sofreu tiram boa parte da responsabilidade de seus ombros.

Um colunista da grande mídia, aliás, diz até que “Agora o Brasil terá desculpa para perder da Alemanha”. Essa é a mídia que temos. Não é nem mais vira-lata, é apátrida. Mas pode quebrar a cara ainda mais, após ter se desmoralizado pelas previsões catastrofistas sobre a organização da Copa. A marca dessa equipe é a superação.

*

PS: este post não poderia ter sido ilustrado com outra imagem que não, de novo, a da charge que o autor do Blog fez para Neymar, jovem corajoso que, franzino como é, enfrentou de peito aberto a violência dos adversários sem jamais se intimidar, e que, no próximo jogo, estará no estádio, numa cadeira-de-rodas, torcendo com a grande maioria do país. Neymar tornou-se o símbolo da garra dessa equipe. Sua presença elevará o moral da equipe.

Tags: , , , , , , ,

125 Comentário

  1. E com a mídia contra???

    De onde vc tirou isso?

    • Os Jabores e Pondés da vida andaram destilando seu mau humor contra o Brasil atacando a Seleção. Felipão, que de petista não tem nada, andou respondendo as “cornetadas” de Galvão e outros menos votados da velha mídia, como os comentaristas conservadores da Rádio Jovem Pan de SP (antro do Instituto Millenium no qual pontificam os “milenistas” Azevedo, Villa e Magnoli). Parece que alguns jogadores já perceberam do que se trata (torcida contra da velha mídia por objetivos políticos) e o efeito do “não vai ter hexa” de alguns fortaleceu ainda mais a união do grupo; e os jogadores mais criticados como Thiago Silva e Paulinho deram a resposta em campo. A Alemanha é forte, mas tem uma defesa com 3 zagueiros grandalhões demais e veteranos que já demonstraram que sentem o desgaste quando são confrontados com um ataque de velocidade como aconteceu contra a Argélia e, principalmente, contra Gana. A união time e torcida, com o “mordido” Felipão liderando, pode fazer com que vençamos mais este desafio.

  2. foram aecio e os tucanos em conluio com a midia conservadora que comprou zuniga para aleijar neymar e dificultar o brasil, e assim prejudicar o pt e o governo dilma
    embora eu não saiba porque o pele quebrou a perna do procopio ou porque o leonardo deu uma cotovelada no tab ramos

    • VOCE WALTER E´´ A QUINTESSENCIA DA MALDADE REVIRANDO EM POLITICA ACCUSACOES SIMPLEMENTE STUPIDE E PARTIDARIE. DUAS SEMANAS A TRAZ REVELEI QUE FIFA EM ITALIANO SIGNIFICA MEDO. E AGORA VOCE PODE ENTENDER QUE TODO O QUE ESTA´´ ACONTECENDO PARTECIPA DE ESTO ESTADO DE ALMA O MEDO. E NAO E´´ CULPA DE NINGUEM E QUE DEUS TE ASSISTA VOCE ESTA MEXENDO COM FORCAS GIGANTESCAS……………..

    • “Foram aecio e os tucanos…”(sic)
      Ué?! Aécio não é tucano?

  3. Belo desenho, Eduardo! Parabéns!…

    Sobre a Copa, antes era “Não vai ter Copa”. Agora, virou “não vai ter Hexa”.

    Entretanto, independentemente do Hexa, o Brasil ganhou e o maior legado da Copa das Copas é a imagem que fica do nosso País junto ao mundo.

  4. Digam o que quiserem mas esses ‘meninos’ são os 300 de ESPARTA lutando contra um exército de ROLABOSTAS !! Só peço a DEUS (ES) que não os deixe cair no campo de batalha antes da GRANDE FINAL. VIVA O BRASIL !! VIVA O POVO BRASILEIRO !! VIVA NEYMAR !! O SONHO NÃO ACABOU !! E nunca vai acabar, porque o que seria da nossa vida sem os nosso sonhos !?!

    “ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! ******* “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    • Bom está na hora de dar os Parabéns…a mídia(espero que o controle remoto funcione).a CBF e FIFA,grandes articuladores da direita…e Parabéns para Alemanha, pelo entreguismo da seleção,afinal não é todo o dia que a gente assiste um espetáculo desses…e quanto a esquerda,lamento muito…no Brasil como no resto do mundo foi incapaz de perceber a artimanha da direita.Golpe de mestre!!!!Os Simpsons já sabiam do resultado e nós ficamos olhando como o dois de copas!

  5. Então ficamos assim, os EUROPEUS são os favoritos e nós, a ZEBRA. invertem-se as responsabilidades, Isso é bom para o BRASIL. AVOHAI !!!

    “ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! ******* “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  6. Neymar em campo é inquestionável a suas qualidades como jogador. Entretanto, tem que amadurecer ainda mais no trato com essa mídia venal que enche a sua bola em programas como de Regina Casé e Faustão: prá começo ele teve uma atitude louvável ao falar que os jornalistas estavam precisando de psicólogo, portanto foi uma cutucada na mídia por um astro que é uma das principais figuras dessa Copa.

  7. Sr. Eduardo, os adversarios chorando com medo da arbitragem ajudar a seleção visava esse efeito mesmo, dessa mesma arbitragem alem de não ajudar começar a prejudicar; mas a arbitragem foi ruim em todos os jogos, por exeplo, o frances quebrou o tornozelo do jogador nigeriano na frente do juiz e só levou um cartão amarelo, nessa copa não pode morder mas quebrar o adversario pode; e parece que entre os jornalistas torcer contra o Brasil é uma exigencia, o jornalismo esportivo consegue ser mais ruim e idiotizado do que o jornalismo economico e politico, tem jornalista que odeia tanto o tecnico da seleção que baba e treme feito um louco quando fala dele; isso me lembra a final da copa america que diziam que o Brasil iria ser goleado pela Argentina na final e o Brasil ganhou de 3X0 (ou 3×1 não lembro) e certo jornalista contrariado mandou os telespectadores “se danar”, esse é o nivel desse jornalismo esportivo incompetente e vira-lata que temos.

  8. Da mesma que a maioria dos Brasileiros desejavam a presença do Neymar neste jogo, eu também desejaria. Mas, há um porém com a sua ausência: não seremos previsíveis dentro de campo. Com a sua presença, o esquema tático da equipe torna-se previsível em função de todas as bolas ofensivas ter que passar por seus pés. Com a sua ausência predominará o coletivo, fazendo que com o próprio “cone” chamado Fred ou Hulk, tenha mais liberdade em se apresentar ou fazer as jogadas. EU ACREDITO QUE PASSAREMOS POR ESTA BATALHA!

  9. Abaixo o pig!!!!… “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que

  10. Abaixo o pig!!!! Viva o povo brasileiro!!!! Viva o Brasil!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  11. Boa análise, como sempre, companheiro Edu.

    Forte abraço a você e família,

    William Mendes

  12. O Pig já tem seu herói nessa Copa. O Troglodita Troglodita da Bola ,O colombiano Zhuniga. A joelhada que ele aplicou ás costas do nosso craque Neymar acertou as costas dos Brasileiros e de todos os amantes do futebol. Porém Neymar ,como o povo brasileiro , saberá dar a resposta corajosa ,destemida e necessária ao Pig . e á nossa Elite colonizada bem como aos que, como o covarde colombiano, aprenderam apenas a destruir. Nosso Garoto Neymar estará logo ,como sempre esteve, assumindo seu lugar de destaque como o gigante da Bola que é nos gramados e nos nossos corações e o povo Brasileiro espera ansioso ,eu sei , para dar, através do voto nas eleições de outubro , um grande brado de vitória contra uma Elite Reacionária ,Escravocrata , que vem , através de (Joelhadas pelas costas) tentando destruir o Brasil a cinco Séculos .
    Nunca Conseguirão, porém, enquanto batucar dentro do nosso peito coraçõesde brasileiros desassombrados.

  13. O Pig já tem seu herói nessa Copa. O Troglodita Troglodita da Bola ,O colombiano Zhuniga. A joelhada que ele aplicou ás costas do nosso craque Neymar acertou as costas dos Brasileiros e de todos os amantes do futebol. Porém Neymar ,como o povo brasileiro , saberá dar a resposta corajosa ,destemida e necessária ao Pig . e á nossa Elite colonizada bem como aos que, como o covarde colombiano, aprenderam apenas a destruir. Nosso Garoto Neymar estará logo ,como sempre esteve, assumindo seu lugar de destaque como o gigante da Bola que é nos gramados e nos nossos corações e o povo Brasileiro espera ansioso ,eu sei , para dar, através do voto nas eleições de outubro , um grande brado de vitória contra uma Elite Reacionária ,Escravocrata , que vem , através de (Joelhadas pelas costas) tentando destruir o Brasil a cinco Séculos .
    Nunca Conseguirão, porém, enquanto batucar dentro do nosso peito corações de brasileiros desassombrados.

  14. Abaixo o pig (partido da imprensa golpista) !!!! Viva o povo brasileiro!!!! Viva o Brasil!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  15. MÍDIA CONTRA? ME PERDOEM!! A REDE GLOBO ESTA’ COMPRADA PELO PT. SÓ FALA DE COPA DO MUNDO. NÃO DA’ NOTÍCIAS SOBRE ASSUNTOS SÉRIOS COMO O DESABAMENTO DO VIADUTO EM BH. VIADUTO CONSTRUÍDO COM O DINHEIRO DO PAC. ACIDENTE DE CULPA DA DILMA,!!

    • Rafa…
      Se eu te der dinheiro pra comprar um livro e você comprar um livro pornográfico, a culpa é minha?

    • Rafinha,
      “A Rede Globo comprada pelo PT”. Está piorando!!! Eu tenho te alertado!!! Pare de ler os blogueiros reacionários! Pare de ver Rede Globo! Pare de ler Veja! Os teus neurônios já estão entrando em curto circuito! Se você não tiver cuidado, eles vão parar e você vai babar! Vá ler José guilherme Merquior ou Reali Júnior, eles são de direitas.
      Maria Antônia

  16. O sucesso da copa é gigante, a humilhação para os tucanos e a mídia golpista é descomunal, caso o Brasil vença a copa, Dilma será eleita. A “direitona” é mestre em sabotagem, fizeram e farão tudo para melar a copa. Gostaria muito de ver as imagens (reais né) da fratura de Neymar e saber por que o prontuário do jogador foi recolhido do Hospital São Carlos. Não confio na CBF, nem na FIFA e nem na GLOBO.

  17. Nossa! Em minha opinião, viajou legal.
    A seleção tem jogado mal a maior parte do tempo nos jogos. Isso não tira a chance de ser campeão porque nenhuma seleção está uma maravilha, e ainda tem a possibilidade de surpresa, por exemplo, a Costa Rica jogou muito pior que a Holanda (que não foi maravilhosa), teve muito menos chances, ainda assim, levou o jogo para os pênaltis, tendo uma chance de fazer um gol e se classificar no final do segundo tempo da prorrogação.
    No primeiro jogo o gol “irregular” não faria diferença porque o Brasil ganhou por dois gols de diferença!? Você não deve assistir futebol para falar isso, ou você acha que a defesa da Croácia estaria aberta como esteve no terceiro gol brasileiro, se o jogo estivesse empatado?
    O jogo do México o Brasil teve as chances mais claras, mas muito por conta da falta de mira dos mexicanos, que não acertaram quase nenhum chute no gol, e de lances fortuitos no ataque, os lances de perigo do Brasil vieram, todos, de cruzamentos, não teve jogada trabalhada. Não é mal levar perigo em cruzamentos, o problema é só ter isso a oferecer.
    Contra Camarões jogou bem o segundo tempo, no primeiro tempo deu muitas oportunidades para o adversário, mesmo com a seleção de Camarões não tendo feito nada na copa (o único gol foi contra o Brasil). Agora histórico de Camarões na copa, o que Camarões fez em copas desde 1990?
    Contra o Chile, depois que tomou o gol, o time foi muito mal, só voltou a jogar quando o Chile cansou.
    Contra a Colômbia fez um bom primeiro tempo, mas no segundo voltou a jogar mal, não ficou com a bola e não teve saída.
    Além disso, o Brasil fez três gols de bola parada, não conseguiu criar jogadas de outra maneira.
    Contra a Alemanha, o Brasil não é favorito, a Alemanha tem um bom time, bons jogadores (apesar de não ser uma maravilha). Mas isto não garante que o Brasil vá perder, existem muitos fatores que podem influenciar no resultado, por exemplo, um gol no início do jogo.
    Eu achar que a Alemanha é favorita não me faz um cara com complexo de vira latas, é apenas minha opinião, acho que é radicalizar muito desqualificar opiniões opostas à minha, mas sei que é muito comum, então não me importo muito quando fazem isto comigo.
    Só pra concluir, sei que este blog é sobre política, e leio boa parte dos textos. Acho legal ter uma voz diferente da voz das mídias mais tradicionais, cujos interesses são bem diferentes dos do povo em geral, mas ao começar a adotar posicionamentos radicais como o adotado neste texto, penso que o blog pode começar a sofrer da mesma desconfiança das mídias tradicionais, ficar sem lucidez ou imparcialidade.
    Em minha opinião a postura das mídias tradicionais nas previsões de fracasso na realização da copa foram absurdas e interesseiras, mas isto não tem muita relação com as críticas que a seleção brasileira tem recebido, e também não vejo torcida contra da mídia, apenas “cornetagem” (nem sei se existe a palavra) de torcida. Um exemplo disso foi a posição da Globo quanto ao jogador que machucou o Neymar, execrando o jogador em um lance que ele foi muito menos maldoso do que foi no lance com o Hulk no primeiro tempo, em um jogo que estava tendo pancadas dos dois times desde o início do jogo.

  18. parabéns Edu por mais um artigo !!

    agora veja isso daqui:

    mais uma hipocrisia desse “menino”…

    http://g1.globo.com/sao-paulo/eleicoes/2014/noticia/2014/07/aecio-neves-ve-tentativa-de-uso-politico-da-copa-do-mundo.html

  19. “Hoje vai jogar o time que a imprensa quer; no México jogará o meu time”. Foi mais ou menos com essas palavras que Zagallo e a seleção se despediram do Brasil e partiram para o tri em 70. A seleção estava totalmente desacreditada, e mais ainda pela insistência com que o Zagallo dizia que Pelé e Tostão não podiam jogar juntos e que seu predileto pela esquerda era Paulo Cesar “Caju” e não Rivellino. Pelé não vinha bem na preparação e Zagallo chegou ao cúmulo de colocá-lo no banco em jogo-treino contra a Bulgária.
    As críticas jornalísticas que levaram à queda de Saldanha que estava perdido, e posteriormente às convicções errôneas de Zagallo, resultaram na maior seleção de todos os tempos, aquela mesma preferida pela imprensa e pela torcida.
    Só quem não acompanha futebol regularmente pode se espantar ou se escandalizar com comentários ácidos sobre a seleção brasileira. Isso sempre ocorreu, mesmo quando tínhamos craques fora de série, e não seria agora com nosso time mediano que os crtíticos iriam se omitir, até porque o futebol é paixão nacional mas ninguem gosta de ser enganado ou de se enganar a si próprio, portanto não adianta dourar a pílula quando temos um time com pouca identificação com o povo, e que não pratica um futebol próximo à perfeição, que é o mínimo que nós brasileiros exigimos, ciosos e até arrogantes que somos de nossa grande história nesse esporte.
    De resto, não dá para falar em time muito jovem diante de Julio Cesar, D Alves, Fernandinho, Fred, com mais de 30 anos, outros próximos dessa idade como T Silva com 29, e apenas 2 jogadores, Oscar e Neymar, com menos de 25 anos. Tampouco é razoável imaginar que jogadores profissionais, maduros e com vivência internacional nos maiores times do mundo, iriam se “amedrontar” com manifestantes contra a Copa. Atribuir más atuações a arbitragens contrárias, que sequer têm ocorrido exceto quanto ao gol anulado do Hulk, é algo típico exatamente do tempo em que tínhamos complexo de vira-latas, quando não ganhávamos porque éramos “roubados” ou quando uruguaios nos davam bofetadas imaginárias e os argentinos nos chamavam de macacos, ou seja, era um coitadismo que, com nossos 5 títulos, esperamos que esteja sepultado em algum lugar do passado.
    Por fim, é equivocado interpretar críticas a nossas atuações como torcida contra esse ou aquele partido, pois com vitórias do Brasil quem lucra é a própria imprensa, pelo crescimento do interesse por futebol, maior audiência para os jogos, vendagem de revistas e jornais. Aliás, misturar política com futebol não costuma dar certo, segundo ilustrativas lições do passado.

  20. Caro companheiro Edu.

    Não sei se alguém já comentou o que vou escrever, porque não lí todos os comentários.

    Parece que vc teve uma premonição ao fazer esta charge em 03/07.

    Esta bola vindo que nem fogo pelas costas do Neymar, foi a joelhada criminosa que ele recebeu.

    Parabéns pela charge.

    Grande Abraço.

  21. Além de bons artigos, também um excelente desenhista. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  22. Abaixo o pig (partido da imprensa golpista) e seus lacaios, sabujos do poder. Viva o povo brasileiro!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Trackbacks

  1. Copa: Missão (quase) impossível | Altamiro Borges

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.