Dilma surpreendeu entrevistadores na “sabatina” do UOL

 

A “sabatina” do UOL a que a presidente Dilma Rousseff se submeteu na tarde da última segunda-feira (27 de julho) no Palácio da Alvorada confirmou expectativas no que diz respeito ao ânimo dos entrevistadores, mas surpreendeu no que diz respeito ao da entrevistada.

Para inquirir a presidente, foram escalados Ricardo Balthazar (Folha de SP), Josias de Souza (UOL), Kennedy Alencar (SBT) e José Maria Trindade (Jovem Pan).

Não foi propriamente uma sabatina. Foi, como era previsível, um debate. Os entrevistadores encamparam o papel de oposição, como aliás já foi definido que deve ser pelas entidades que congregam os donos da mídia.

Dizer quem venceu aquele debate, é difícil. Mas, se alguém venceu, foi por pontos. Ninguém nocauteou ninguém.

Os jornalistas dispararam as críticas de sempre ao governo, mas tais críticas resvalaram em uma muralha de argumentos da entrevistada, com muitos números e contra-argumentos pouco conhecidos de um público acostumado a conhecer só o lado midiático da história.

O mínimo que se pode dizer é que se os jornalistas tinham argumentos mais fortes, guardaram só para eles. Disseram, por exemplo, que muitos países já teriam saído da crise financeira internacional, o que Dilma desmentiu.  E ninguém soube dizer que países já saíram da crise.

A presidente fez comparação entre o pessimismo com a economia e o pessimismo com a organização da Copa. Essa imagem foi fartamente usada por ela. Pode-se dizer que com requintes de crueldade, pois relembrou, em detalhes, todas as previsões catastrofistas que não se confirmaram.

Com efeito, a comparação é muito forte. Grande parte da sociedade se surpreendeu por não ter ocorrido na Copa nada do que foi vaticinado pela mídia. Dizer que o mesmo está acontecendo na economia pode até ser questionável, mas a chance de a tese colar é muito alta.

Por que? Porque Dilma citou, também, desastres econômicos vaticinados pela mídia que tampouco ocorreram – alguns diriam que “ainda” não ocorreram, mas, até que ocorram, tudo fica no campo da futurologia.

Como esse diálogo sobre a Copa ocorreu logo no início da sabatina o restante dela ficou contaminado por essa imagem, deixando o expectador isento com dúvidas sobre as previsões catastrofistas tanto quanto sobre as previsões otimistas.

Outro aspecto interessante da entrevista foi o uso da ironia. Se os entrevistadores usaram e abusaram da estratégia, Dilma não fez por menos. Lembrou, por exemplo, previsões furadas da mídia sobre racionamento de energia, que hoje está fora de cogitação.

Claro que, para quem apoia a presidente, o seu desempenho foi excelente, assim como foi desastroso para quem a repudia. Mas, ao expor o fracasso de várias previsões da mídia, Dilma conseguiu, no mínimo, plantar a semente da desconfiança em quem ainda não tomou partido, que, no frigir dos ovos, é quem importa.

O que de novo a sabatina de Dilma trouxe, então? Evidentemente que a disposição dela não só para o debate, mas para partir para o ataque. Em vários momentos, chegou ao impensável: deu a entender que os seus entrevistadores apoiam a oposição, sobretudo o PSDB.

O grande fato político que a sabatina da presidente pelo UOL revelou é o de que ela poderá tirar a mídia para dançar na campanha eleitoral. O Blog garante aos leitores que aqueles jornalistas, no mínimo, ficaram surpresos. E, provavelmente, ficaram preocupados.

*

Assista, abaixo, à íntegra da sabatina de Dilma Rousseff pelo UOL

Tags: , ,

145 Comentário

  1. O conteudo trazido por Dilma e seus argumentos foram perfeitos! Tbem achei Dilma muito mais tranquila e dominando todos os assuntos. Porem nao gostei da forma como ela responde, as vezes pecando pela falta de objetividade e demorando muito pra responder. Num debate a resposta precisa sair as vezes em 60 segundos ou uma treplica ate em 45……

  2. Impressionante como esses mesmos buldogues se derretem quando entrevistam o Príncipe da Privataria FHC.

    A velha mídia (veículos em papel e emissoras de rádio / tv) está em decadência não só pela revolução da internet, mas também porque está jogando fora o que tinha de mais precioso: sua credibilidade.

    A Globo perdeu, nos últimos 6 meses, 11% de audiência. Como disse o PHA, em qualquer empresa isso seria motivo para cabeças rolarem. Mas não, a Globo continuará, impávida, seu caminho rumo ao fim.

    Quanto às eleições, será muito importante o horário eleitoral, principalmente as inserções curtas que todos assistem. Finalmente os eleitores entrarão em contato com “o outro lado”, que nunca é mostrado pela velha mídia.

    A oposição tem que explicar algumas coisinhas: os dois aecioportos construídos pelo Menino do Rio Aécio Neves, a crise da água em SP (*) e a acusação feita pela direção da Santa Casa a Alckmin, de que o governador não repassou ao hospital as verbas federais que recebeu.

    _________________
    * Na cidade de Itu já há carros-pipa sendo contratados, porque a água “da rua” chega a faltar por quinze dias seguidos. Na cidade de São Paulo, bares da V. Madalena estão usando copos plásticos porque já não há água suficiente para lavar os copos.

    • Já vi gente reclamando da falta d’água, atribuindo-a ao Haddad e… à Dilma.
      Como diz o PHA, quem mandou não fazer a Ley de Medios?

      • Putz, que absurdo! Realmente, a velha mídia desinforma e o governo não coloca a discussão sobre a Ley de Medios para a sociedade.

        Capaz de São Paulo ficar sem água, o povo botar a culpa no Haddad e votar no Alckmin.

      • Pensei a mesma coisa. É como o Alckmin vai se livrar do problema, simplesmente dizer que a culpa é do PT. E o paulistano médio como sempre vai acreditar. Talvez a cidade de São Paulo tenha que ser varrida do mapa mesmo para o paulistano aprender.

        • Bom, já há o precedente da cidade de Detroit, que faliu e agora tá virando cidade fantasma… A grande São Paulo sem água fará com que empresas caiam fora. Empregos sumirão, e muitos irão embora.

      • Sidnei você acertou na mosca, grande parte da população NÃO tem a menor noção das responsabilidades de cada esfera do poder (federal, estadual e municipal) e a mídia ajuda a confundir tudo, o povo acha que tudo de ruim é culpa do governo federal e neste caso avise a Dilma e ao PT que não adianta usar o controle remoto.

        Quanto a performance da Dilma, acho que ela é muito técnica nas respostas, precisa ser mais direta e usar uma linguagem mais coloquial.

        • Aqui em Ribeirão Preto/SP não foge a isso, as pessoas chegam ao absurdo de falar que a Sabesp está falida por culpa do PT e do Haddad que mal entrou no governo e desviou dinheiro da Sabesp.
          Pode isso!
          Eu me assusto com a ignorância absoluta do eleitor paulista em tudo e isso faz com que os tucanalhas continuem no poder eternamente.

          • Fábio, não se trata de ignorância… O paulista é elitista, por natureza; se acha… Então, os do interior nem falar… Lá por volta de 1998, fui convidado pra uma festa, um almoço na casa de uma pessoa, em Ribeirão. Mto engraçado; pq fui de carro, mostrando no vidro traseiro uma propaganda daquelas do PT e do Lula… “Sem medo de ser feliz…” Mto engraçado, pq já estava até entrosado com os convivas, dado ao fato de q eu era um convidado, assim, meio especial, pra comemoração… Até q “adentra” ao ambiente um novo participante, empresário bem situado em Franca, q é saudado de imediato, efusivamente. Só q o cara chega diante das pessoas e me sai com essa preciosidade: “Não gostei, nada. Acho q vou embora, logo. Não participo de festa com um… E, se dirigindo ao dono da casa perguntou se ele havia convidado algum carioca, petista, pra festa… risos Desceu aquele mal estar no ambiente, ao q o se seguiu a resposta: “Convidei, sim. Eu lhe apresento, aqui, o meu cunhado…” Pra vc sentir o drama. Tem mta gente; mas, mta, mesmo, q não suporta o PT e tudo q se lhe aproxima; simplesmente, pq é um partido dos trabalhadores; simplesmente, pq deduzem envolver gente e pensamento de segunda classe, serviçal. Isso; gente q existe pra prestar serviço e, jamais, dar ordens ou ser capaz de criar algo de valor. A minha avó já afirmava, naqueles tempos, q uma determinada pessoa, lá, era negra; porém, de alma branca… Só pra poder justificar alguma aceitação à convivência .
            Eu entendo, Fábio, q o paulista, no geral, por ser desde sempre um empreendedor; por ter se distanciado do resto do Brasil, dado ao isolamento geográfico – não tinha o oceano como limite, facilitando a comunicação; e, sim, uma muralha q o separava do mar… A saída foi o avançar para o interior, com as Bandeiras e os Bandeirantes. Pior: desde o início o paulista foi empreendedor; mas, predador, sem qq respeito ao meio q lhes cercava… Buscava ouro, pedras preciosas e, em não encontrando, aprisionavam índios, mesmo… como escravos. Esse condicionamento eu não vejo no resto do Brasil… Se nós pesquisarmos a formação do Rio Grande, por exemplo, vamos encontrar motivos políticos e econômicos, com forte motivação de ideal, tbm. Coisa bem diferente… E a dualidade persiste até agora.
            Ah!… Os paulistas. Como são conservadores; e só pensam neles, próprios. O paulista nem gosta de militar. Prefere a Força Pública… e lhe oferece as maiores simpatias. Vê se pode? O paulista vai ter de viajar, bastante, pelo Brasil inteiro, pra aprender e entender o q se leva dessa vida.
            Qto a entrevista, eu a achei mto boa. Ficou clara a canalhice dos “escolhidos” pra tentar derrubar a Presidenta. Os sebosos, metidos a entendidos, foram tratados com toda dignidade por nossa Presidenta, q os colocou junto às grades, sem qq possibilidade de se contraporem… Foi bom, sobretudo, pq a Presidenta teve a oportunidade de chamar pelo fiasco promovido pela imprensa, antes da Copa, pregando o caos geral no País. Afirmou q nenhum caos aconteceu, como previsto; demonstrando a campanha terrorista da mídia, corporativa. Acrescentou a observação mto importante de q essa prática, da mídia, só promove maior dificuldade na área econômica. Q, inclusive, pode influenciar em tomada de inflação; q nossas dificuldades econômicas são decorrentes do ambiente externo, onde os índices são extremamente desfavoráveis e nunca melhores do q os nossos, próprios. Acho q a Presidenta foi bem brilhante, ao desmontar todas as armações, capciosas, colocadas pelos entrevistadores, de aluguel. Adorei.

    • Pois é Locatelli, na sala de espera de um consultório medico uma senhora, que teve que fechar uma pousada, por falta d’ água, do sistema cantareira, dizia: ” o dinheiro gasto com estádios, da copa, deveria ser usado no sistema cantareira”. Eu lhe respondi: o dinheiro desviado, pelo PSDB, dos trens e metro de SPaulo, também poderia resolver o problema da cantareira.

  3. Dilma, diga o que disser, não vai conseguir explicar porque o país vai crescer menos que no governo FHC e a inflação ficou sempre no teto da meta.
    Que o desemprego no Brasil é maior que nos EUA.
    Que fez uma trapalhada no setor energético, ao custo de bilhões.
    Acabou com o etanol em suas presepadas na Petrobrás.
    Não conseguiu nem licitar o sonhado trem bala.
    Não acabou a transposição do rio s. Francisco.
    Mesmo com o setor agrícola no máximo, tão demonizado pelo PT, quase não há mais superativ comercial.
    Vai entregar a Selic em patamar superior ao que recebeu.
    Pois em xeque as contas públicas com o uso de contabilidade criativa.
    Poderia continuar, mas o exemplo já basta.
    Esses são fatos, alguém quer desmenti-los.

    • Contestar o que? Colocou alguns dados errados e o resto é enrolação. Desemprego nos EUA não é menor que o do Brasil. FHC deixou Selic de 24%. O resto é papo furado. Não há nem o que comentar

      • O desemprego é sim menor nos EUA.
        Mas óbvio que para beneficiar sua candidata não vai querer assumir.
        E para que não fique dúvidas me refiro ao desemprego no Brasil, não nas 6 regiões metropolitanas.
        Quanto à comparação com FHC, achei que queria uma discussão séria.
        Os juros só estavam nesse patamar por medo de Lula não cumprir a carta aos ” banqueiros”.

      • Como sempre distorcendo a realidade pro lado que lhe interessa: o comentarista não comparou a SELIC do gov. FHC com o da Dilma. Disse que ela vai terminar os 4 anos (e, eventualmente, o seu governo) com SELIC maior do que quando recebeu o bastão! E não é só isso: se o gov. Dilma terminar em dezembro, ela entregará um pais bem pior do que o que ela recebeu…e quem diz isso não sou só eu, o Ciro Gomes, aliado de primeira hora, também…

        • Sim, recebeu com juros menor do Lula, ou seja, de outro governo do PT. E se comparar o que os governos petistas receberam dos governos tucanos, aí não dá nem para o começo. Mas o beócio Valterlei faz-se de desentendido e ainda vem falar em fatos.
          E pior, complicou-se mais ainda ao dizer que com FHC só chegou a 25% por causa do “fator Lula”. Só que esses 25% foi um dos menores patamares na gestão FHC, que chegou a 45%. Bem antes da vitória do Lula mostrar-se inevitável. Na era Armínio Fraga, a “cabeça econômica” do Aécio.
          Pois é, é assim que se pega um mentiroso de calça curta. Esfregando-lhe os fatos, como realmente se deram, em suas fuças

          • Pelo amor de Deus, voces falam de economia como se fosse futebol… Da pena de voces, 25% contra os de Dilma e Lula.
            Gente, economia é uma ciencia complexa e nao da para ver isoladamente. Tem muita coisa envolvida…
            Eu nao vou dar aula aqui, mas esquecam isso de 25%, isoladamente…
            Por favor, nao vejam isoladamente isso… Nao é futebol!!!!
            Sinceramente, a economia esta pessima e a tendencia é piorar.
            Saibam que pode se provar por varios angulos que um indicador é bom ou ruim ao mesmo tempo.

      • Brasil crescendo com FHC? Esse cara está bem?

    • Pare de “folhear” a Veja, Folha e Estadão e desligue-se do Jornal (anti)Nacional que isso passa, meu filho!…rs.

      • O que escrevi acima é tudo invenção dessa tal de mídia? É isso?
        Vamos, sei que pode fazer melhor que isso.
        A verdade é que o governo Dilma é pior que o governo Lula.
        Assim, sua campanha vai ser pedir uma chance pra desta vez fazer certo.
        Ocorre que ela não diz como vai ser esse certo.
        Como fazer a inflação retornar ao centro da média?
        Vai parar de sangrar o caixa da Petrobrás?
        Vai parar de brincar com o preço da energia, ameaçando deixar um esqueleto bilionário?
        Quando ela disser um número para o superavit primário, será possível acreditar ou ao final vai inventar um modo mágico de fazer a conta chegar?
        Veja, são perguntar séries, que nada tem haver com sua picuinha com a imprensa.
        Pode respondê-las?

        • Entenda, não há o que discutir com você. Apenas encara tudo pelo seu viés político. Esse viés jâ perdeu 3 eleições seguidas por ser incapaz de avaliar quanto o Brasil melhorou. Você acredita em magnatas da mídia que querem recuperar o poder de influir nas políticas públicas. A família Marinho, por exemplo, tem uma fortuna de 30 bilhões de dólares. Conseguiu isso jogando o país numa ditadura de 20 anos. E você acredita nela. É multimilionário? Duvido. Então, espalhe suas verdades e eu espalharei as minhas. E que vença quem tiver mais argumentos. Eu acredito nos meus.

          • Caro Eduardo, por que você não faz uma lista dos nomes que usam o mesmo IP e coloca no post?

            Não precisa fazer para todos, o que representaria um grande trabalho extra, mas os que usam muitos nomes ou que publicam insistentemente com mais de um nome, principalmente usando um nome para apoiar o outro em uma tentativa de enganar os demais comentaristas, esses você poderia apontar.

            Assim a jogada de fingir ser várias pessoas para enganar os outros se anula.

            Se eventualmente tiver duas pessoas usando o mesmo computador, eles nada perderão. Apenas os demais perticipantes vão saber que são pessoas próximas e portanto um ficar apoiando o outro nõquer dizer nada e a insistència nessa atitude configura tentativa de enganação.

            Nem tem o que falar daueles que escrevem com um punhado de nomes diferentes. Aí fica explícita a má-fé.

            Eu gostaria muito que você fizesse isso porque torna o ambiente menos propenso à ação de enganação dos mau intencionados e suas mentiras.

            Isso facilitaria muito a nós que queremos responder aos argumentos contraditórios, pois não gastaremos tempo à toa argumentando com a mesma pessoa (e uma pessoa safada, mentirosa e enganadora) pensando tratar-se de duas pessoas diferentes.

        • Valterlei, como é imenso o seu balaio de bobagens! Isto só pode sair de uma cabeça de um sujeito que tem como candidato o Aecioporto.

          • O Valterlei está certo.

          • O Vaterlei está errado.

          • Pior é que fica entrando com vários nomes para dizer que ele mesmo está certo. Tem duas ou três pessoas que frequentam este blog que usam uns 50 nomes diferentes

        • No último mês do governo do ilustre professor, dezembro de 2002, o equivalente a um salário mínimo comprava 100 litros de gasolina. Hoje, em SP, o equivalente a um salário mínimo compra 260 litros do combustível. Uma melhoria de 160% mesmo se considerando que em Dez de 2002 o barril de petróleo custava cerca de 25 dólares no mercado internacional e que hoje custa mais de 100 dólares. E ainda querem voltar, mas não voltarão!

        • É bom não esquecerem que Dilma iniciou o seu governo com o mundo ja em crise economica. Outra coisa, fico até lisongeado pelo fato do Valterlei fazer comparações com a maior potencia economica do planeta. É covardia, mas aceito.

    • Valterlei, o pequeno crescimento do PIB se deve a campanhas e mais campanhas de sabotagens contra o Brasil promovidos pelos tucanos (e meios de comunicação) e papagaiados por pessoas como você.

      O PIB vem crescendo pouco, mas esse pouco vem trazendo mais e mais dinheiro para o bolso dos trabalhadores.

      Se o PIB crescesse muito na época do finado FHC, com certeza não seria o povo a ganhar com isto.

      O certo é que o Brasil vai reeleger a Dilma Rousseff no primeiro turno. E papagaios do PIG como você vão ter muitos argumentos falsos para dizer que a Ditadura petista comprou votos.

      • Meu caro Luiz CCPrudente, o que se deve dizer a esse mal informado e mal intencionado Waterlei é que o Brasil é um país continental, com diversos PIBs regionais. Onde foi e é preciso e necessário, no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste o PIB tem crescido a níveis chineses. Em Minas e São Paulo, concidentemente onde governos retrógrados e incompetentes há décadas emperram o crescimento, o PIB é menor e contamina a média geral.

      • Luís
        O PIB vem crescendo pouco, porém em 2013, com aquele índice de 2,3% consolidado, simplesmente foi superior ao crescimento de Alemanha, Reino Unido, EUA, França, Canadá, Rússia, Japão e, para citar o queridinho dos neo-liberais, o México.
        Então, devemos parar de entrar na onda desses agitadores, que não entendem que a Economia precisa ser vista dentro do contexto atual, que é de profunda crise mundial.
        Caso entendam algo, então agem de má-fé com insinuações como as do Valterlei
        .

      • Sr Luís CPPrudente

        No início do ano passado fui ao Arquivo Público Mineiro em Belo Horizonte, e na sala dos guarda volumes estava um exemplar da Revista Mercado Comum que mostrava as verdadeiras dimensões da economia mineira, que estava em recessão. Eu perguntei se podia ficar com a revista, os funcionários disseram que sim, até com algum alívio pois se alguém do governo visse essa revista lá, a coisa podia complicar para eles.

        Está claro que o ”pibinho” também se deve ao fato de os indicadores negativos da economia mineira derrubarem os do Brasil.

        • De mais a mais, o PIB reflete o giro, o consumo de esforço, só isso, não mede o resultado alcançado. Dá uma noção do combustível consumido, que pouco tem a ver com o caminho percorrido. Se a máquina está bem regulada, com o mesmo combustível se vai mais longe, se o tanque tem furos, o combustível escoa sem ajudar na viagem.
          Cada furico no nosso tanque de combustível tem seu nome, como trensalões e assemelhados, sempre com um “esperto” aparando o vazamento com um balde por baixo, para abastecer seu helicóptero, e em comum o dono da furadeira, há décadas trabalhando com a broca, o PSDB.

    • Nao deixa de ser interessante ver um coxinha comparando o Brsil com os Eua pois na Era Fhc o presidente brasileiro servia de encosto para bill cliton chegar por tras e fazer saliencias…ha uma foto na rede

      • É, José Carlos, e não deixa de ser interessante o coxinha dizer que o governo Dilma é ruim, comparando com o do Lula. Compará-lo ao do FHC, nem pensar né? Porque aí ele teria que verificar que no governo tucano a inflação estourou o teto da meta várias vezes, sendo que com Dilma, nenhuma, se não quiser passar por mentiroso. Se bem que para ele não seria nenhuma novidade.

      • ♫ Pois é; tacava a saliência no butico do FH-Gá…

      • Fazer “saliências”…kkkkkkkkkkkkkkk

        Essa foi boa!!!

        E ele punha a linguinha pra fora..tá la na foto.

        Morrendo de rir aqui.

    • Ô cara, voce está desatualizado, por favor se atualize e depois faça seu comentário!!!

    • “Dilma, diga o que disser, não vai conseguir explicar porque o país vai crescer menos que no governo FHC e a inflação ficou sempre no teto da meta.”

      O crescimento da época de FHC era cosmético. Praticamente formado por capital rentista que não agrega valor no lastro produtivo e muito menos no social. O melhor comparativo seria o crescimento em dólares, que em sua época foi negativo. FHC secou as reservas internacionais, arrochou salários e investimentos (não fez algum), produtivamente não crescia, somente os banqueiros que ganhavam, tá aí o seu grande PIB. Veja a selic da época.

      “Que o desemprego no Brasil é maior que nos EUA.”

      Não sei de que fonte vc busca isto. Mas digamos que seja verdade. Qual era a taxa de desemprego da era FHC e qual é o de agora?

      “Que fez uma trapalhada no setor energético, ao custo de bilhões.”

      Isto só pode ser uma piada. O setor energético está em expansão e se diversificando (pré-sal, biocombustível, hidroelétricas, ligação das linhas de transmissão).

      “Acabou com o etanol em suas presepadas na Petrobrás.”

      Não acabou, tanto é que ele serve de base energética. Apenas, nas bombas, fica como opção (tem carros que possuem um eficiência com etanal que se aproxima mais do consumo da gasolina, tanto é, que nestes casos é melhor usar etanol). O etanol também é adicionado na gasolina.

      “Não conseguiu nem licitar o sonhado trem bala.”

      Na época de FHC nem isso tinha. Não tinha investimentos. Resolveu entregar tudo às mãos do mercado. O mercado não age de acordo com os interesses nacionais.

      “Não acabou a transposição do rio s. Francisco.”

      Mais uma vez. Nem isto tinha. É melhor ter obra atrasada do que não ter alguma.

      “Mesmo com o setor agrícola no máximo, tão demonizado pelo PT, quase não há mais superativ comercial.”

      Mentira. Aliás, na época de FHC, visava-se somente o agronegócio, e não a agricultura familiar, que é a que realmente produz alimentos para o povo.

      “Vai entregar a Selic em patamar superior ao que recebeu.”

      Veja o da época de FHC.

      “Pois em xeque as contas públicas com o uso de contabilidade criativa.”

      Balela. Movimentos contábeis normais. Aliás, quando Alckmin fez a mesma coisa em São Paulo, vcs defenderam que foram movimentos normais.

    • ora walterlei faz a suas perguntinhas para a propria dilma, na certa sera posto no bolso como os jornalistas que a entrevistaram. vc esta por fora meu amigo

    • Valterlei,
      Vc copiou esses dados de onde? Pq, eu não estou copiando, nada. Estou escrevendo de memória e afirmaria, procê, q os tempos do prof cardoso foram tenebrosos, um fracasso… Caso policial, até. Q esse elemento merecia ser preso, pelo prejuízo e pelas falcatruas promovidas em seu “desgoverno”. Durante esses tempos de desmandos nosso País faliu 3 vezes; e vc, certamente, não sabe como é ruim um País não pagar suas obrigações no exterior. Por exemplo, se a Petrobrás deixar de honrar um pagamento, seja, de um embarque de petróleo, ficará “ferrada”, por um bom tempo; além do prestígio do País, se desfazer no tempo. Prá vc ter uma ideia, o Bco do Brasil, na época, não honrou o pagamento de um cheque na compensação de New York, e, consequentemente, foi afastado do serviço de compensação de cheques, naquela praça – uma vergonha. Um fato deste, leva 10 anos pra se desfazer, no tempo… E como vc pensa em comparar essa situação (onde foi parar a Companhia Nacional de Álcalis, cara? Praticava um monopólio, pelo Estado e foi parar não se sabe onde… Vc sabe nas mãos de quem?… ), naquela época, qdo os EEUU não haviam, ainda, falido o mundo, todo, com sua crise financeira, com o Brasil, sério, prestigiado mundialmente, de agora, cara? Como; se nem a inflação o prof cardoso controlou?… Pq, qdo o Pres Lula assumiu a Presidência, lembro, a inflação era de 12,5%.,, O seu “ídalu” vendeu estatais rendosas, pra pagar dívidas e as mesmas, no fim, crescerem desmedidamente. Ainda assumiu com o FMI uma dívida de 41 Bilhões de USDlrs – lembra?… com ajuda do Pres Clinton. O prof cardoso nunca observou “meta” alguma, cara!
      Vc se apega ao desemprego nos EEUU; simplesmente, pela razão de a nossa taxa de desemprego causar inveja no mundo todo. É baixíssima.
      Nosso País é o sétimo (7) maior gerador de energia elétrica no mundo; se não me engano, acho q não… o nono (9) maior consumidor de energia elétrica… E vc vem, pra cá, com retórica, cara???…
      Qto ao etanol, somos o maior produtor de etanol do mundo; o quarto (4) maior usuário desse combustível. E no q diz respeito ao trem bala, por favor… outras prioridades são demandadas; ora. Por exemplo, organizar a Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas; já q o mundo desenvolvido não tinha, era mesmo, grana pra fazê-lo ( ou vc acha q tinham?…)
      A transposição do São Francisco, se vamos chegar à bons termos, ou não; só a sua mente tacanha poderá se aventurar por esses caminhos e descobrir, e se masturbar…. Mas, fica sabendo q aquelas obras estão melhores q vc consegue pensar….
      A taxa Selic anda anda na forma condizente com nossas possibilidades; vc sabe, neh? Com o mundo empresarial/industrial q temos, com o nível de produção… com a pressão de preços do mercado; só jogando com a Selic, mesmo; mas, bem mais baixa q a taxa Selic praticada e encontrada pelo Pres Lula, q era da ordem de 40%.
      Desde qdo vc se preocupa com superavit comercial? Vc quer o q? Com uma guerra cambial, com uma valorização do Real, pensa q vamos concorrer com o q?
      As contas públicas vão mto bem; obrigado. Somos o melhor País, se considerarmos o “resultado, médio, primário”, desde 2008 e até 2013. Temos, tbm, a menor dívida pública, bruta, com relação ao PIB (57%) e dívida, líquida, decrescente, acho, na ordem de 32%…
      Cara, o desemprego no Brasil é da ordem de 5%; um dos melhores níveis do mundo. Em compensação a dívida externa, americana, é quase 100% do seu PIB; enqto a do Brasil, 14% do PIB…. Estamos no vigésimo quinto (25) lugar, no mundo.
      O seu comentário, cara, é uma coleção de palavras sacadas, traiçoeiramente, pelos luminares globais de plantão… Idéias encostadas em dados numéricos, pegos do nada, de algum texto, maldito. Vc, naturalmente, acha q os EEUU são um parâmetro a ser copiado. Eu não acho. Mesmo dentro de minhas limitações, vejo a sociedade americana enganada, o tempo todo, por governos mafiosos. Da mesma forma q vejo e assisto a esse descalabro, entendo q os americanos estão sendo “cuidados” pelas drogas. O império vai ruir por dentro. E vc pensa q engana a nós, igualmente.

  4. Foi um banho da nossa Presidenta.

  5. A sabatina começou com um vídeo sobre a trajetória da Dilma, no qual o narrador diz que ela lutou contra o regime militar.

    Regime militar? Por que não dizer ditadura? Será que é porque não se pode falar em corda na casa de enforcado? A Folha emprestou veículos para a ditadura levar presos políticos às torturas.

    O entrevistador Josias disse que a inflação está acima do teto. Dilma respondeu: 0,02 por cento acima.

    0,02. Digno de relevância.

    Dilma é muito polida, uma paciência infinita diante de tanta soberba.

    Uma dama no meio de cafajestes, paus mandados do partido mais opositor ao governo, o PIG.

    Esse tipo de jornalismo, sensacionalista, oportunista, hipócrita, manipulador e terrorista é uma desgraça.

    Se esses jornalistas querem o bem do Brasil, questionam o governo porque estão preocupados com o bem do Brasil, deveriam fazer o seguinte: MORRAM. Muito ajuda quem não atrapalha.

    Terrorismo psicológico, sem base na realidade.

    Na maior crise econômica da história, com os países em recessão ou sem crescimento, desemprego em massa, o governo do Brasil merece uma medalha de ouro por conseguir pleno emprego e renda, APESAR DE TODA A CAMPANHA CALHORDA MIDIÁTICA.

    • Ditadura da qual a famiglia Frias emprestou furgões para ações de desaparecimento de militantes de esquerda.

  6. Oho! Já suspeitava que essa seria a sua próxima matéria Edu! Eu não tinha assistido o vídeo ainda, mas eu já era óbvio que seria um debate, e não uma entrevista. Mas já que todos estão tendo palpites de futurologia, eu tb vou fazer a minha parte: O governo estadual paulista irá lançar uma propaganda afirmando que o racionamento de água na grande São Paulo foi uma ordem do MPF. “O governo paulista não queria impor a desagradável ação do racionamento.” Ou seja, vão tentar fazer a mesma coisa que a Cemig quando aumentou as tarifas de energia, pondo a culpa na Aneel.

    • Alckmin vencerá no primeiro turno com racionamento e tudo! Veja bem como o PT é querido por aqui…

      • De ilusão também se vive…. mas a população já está sentindo os efeitos da má administração tucana no tocante a falta de água. Muitos já estão se questionando se o governo de SP foi negligente ao não ter feito nada para evitar essa situação caótica que estamos tendo em SP. A população esta procurando fazer a sua parte no sentido de economizar água mas a grande dúvida segue sem resposta: “Por que o governo de SP não fez a sua parte?

        • Não consigo entender esses 50% do Alkimin.
          Isso é verdade? Se é, o paulista gosta de apanhar.
          Não dá para mensurar.

      • é isso aí cara !! sorriso no rosto e balde na mão… masoquista !!

      • Pois é. O paulista é masoquista mesmo.

      • Também vejo como voces são desinformados por aí. E depois ainda chamam os “baianos” de ignorantes. Nem sabem o que é de competência municipal, estadual ou federal.
        É o que eu digo, o verdadeiro voto de cabresto agora, é no sudeste. O dos coronéis midiáticos e sua manada coxinha

      • Botelho…
        A renda per capta do Estado de São Paulo já foi superada pela de Santa Cataria e Rio de Janeiro.
        Se São Paulo não despertar de sua torpeza e continuar com o PSDB, em breve até o Piauí o suplantará.

        • Grande Dilma dando show encima das cobras. Que não só ela individualmente, mas a equipe de comunicação esteja pronta pra essa campanha que será a mais suja de todas.

      • Esse é o tipico Hiena, come m… e se lambuza….Coloca o ódio no lugar da razão. Por sorte esse tipo de boçal vem diminuindo no estado.

      • Orgulho é uma M****!

  7. Brava Presidenta Dilma, colocou os urubus na roda. Voto Dilma pro Brasil seguir mudando, voto PT de cabo a rabo.

  8. “um público acostumado a conhecer só o lado midiático da história.”
    Isso p/ mim ainda é incompreensível.

  9. Espero que vc tenha razão Edu, pois, o Rosário, por exemplo, não gostou muito do desempenho da presidenta no debate. Aguardemos pois.

  10. a mídia não chegou a virar a VOZ DO DONO
    bastava definir o que era pra se discutir
    por exemplo:
    remoía corrupção & ineficiência do trabalhismo eleito
    escondia falcatruas cúmplices do empreendedorismo mercadejante em atuação
    seja no governo ou na oposição

    mas a tecnologia pôs a disposição
    novas conexões pra TROCA de informações
    e a antiga mídia poderosa míngua
    atingindo cada vez menos olhos & ouvidos
    desmentida por línguas
    independentes das bocas acostumadas a perguntar:
    SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?

  11. Va-le-u DILMAAAAAA.
    Sem medo, entre feras de destes quebrados.
    Com essa coragem, estou certo de que ELA não vai dar moleza
    para a “tchurma”. Prá cima deles cara Presidenta!

  12. Ouvi e vi a entrevista do começo até o final e de fato a Presidenta tirou “os peçonhenetos” pra dançar e sim eles literalmente dançaram, a ponto de um deles perder o rumo e afirmar que o desemprego está em alta KKKKKKKKKKKKKK , pois é maior, opa: digo o menor desemprego da História do País……..Tal foi a escorregadela que um outro entrevistador, digo candidato a algoz, disse literamente “a senhora tem razão, não há alta de desemprego……..
    Agora o meu dia de hoje: saio pra buscar um bolo, na volta, vejo uma cadeira que há uns 10 dias atraz me interessou. À época pedi o orçamento e achei viável pro meu bolso. Pensei, com tamanha recessão anunciada ninguém comprará o conjunto. Ahahahahaha: entro e pergunto novamente o preço e me diz a vendedora: acabou de ser vendido……
    Lição aprendida, ” não acredite no catastrofismo da imprensa brasileira” porque você como eu ficará sem as suas ……..

  13. Que bom ler isso.
    Leiam e fiquem alegres como estou

    http://www.ocafezinho.com/2014/07/10/processo-da-globo-apareceu/

  14. Resumo da ópera, os micos amestrados da mídia tucana foram tosquiar e saíram tosquiados. Afinal, quem se presta ao papel de mico tem estar pronto para tudo! E viva o jornalixo nativo, cada vez mais irrelevante!

    • Carlos Henrique, assisti toda a reportagem, fiz algumas anotações para esclarecer como aquele bando de Urubus, tentaram a todo custo, mostrar um Brasil inexistente, sem perspectiva, apresentando um Governo sem capacidade em gerir os problemas que se apresentam. Li sua postagem e agradeço, pois teve a clareza em analisar tanto os itens discutidos, mas aqueles que os Jornalistas evitaram tocar. Ler seu artigo, me fez acreditar que somos muitos, que somos sério, que não lutamos em prol de algo que unicamente nos beneficie. Agradeço e faço de suas palavras as minhas. A cada dia a mídia vai se perdendo em suas colocações, os menos esclarecidos, continuam acreditando.

  15. Essa foi um início apenas da sacanagem midiática que virá..Dilma está preparada até os dentes..Podem vir cachorada

  16. A Presidente NÃO RESPONDEU a pergunta sobre o Programa Mais Médicos!!!! O Petista fanático que vier em defesa, por favor indique onde está a resposta, ou cale-se…!!!! Ela limitou-se a enrolar e fugiu de responder!!!! Aliás… Se pagamos R$10.000,00 à Cuba por cada médico cubano, porque não pagamos isso aos brasileiros??? E não venham com lero-lero de que estou mentindo… Vejam os editais dos concursos abertos!!!! http://www.pciconcursos.com.br/concursos/ Ainda não tenho candidato à presidencia e portanto meu discurso não é político… é de cidadão!!!! E na minha opinião a contratação dos médicos é absolutamente ilegal, assim como o decreto bolivariano e tantos outros decretos e leis que nos foram enfiados goela abaixo!!! Votei no Lula na primeira eleição dele… Nunca mais voto no PT!!!! Sinto-me enganado, e observo que todos os comentários contra parecem contratados ou provêm de pessoas fanáticas!!!! Política não é futebol!!!! a bem da verdade o cidadão deveria poder concorrer às eleições de forma autõnoma, e sem a necessidade de ter que se filiar à um partido político!!!! Partido Político é um antro de corruptos e mentirosos!!!!

    • “meu discurso não é político… é de cidadão”

      A imensa quantidade de sinais de exclamação no seu texto prova que você está errado!!!1ONZE!11!!!

    • Pela papagaiada que você escreveu, percebe-se muito bem que você é um eleitor do Aecioporto.

    • bateu o desespero, “bruninho”? ou é só você que está assim? ah, imagino que os 8999 devem estar dando chiliques como você !!

    • Você não viu, antes do programa mais médicos ser implantado, reportagem na Globo News,com um médico no interior do Maranhão, com salário de 30.000,00 e mesmo assim ele era o único do município.Não tinha tempo nem para a família.

    • Em uma parte do post você escreve: “Ainda não tenho candidato à presidência e portanto meu discurso não é político…”.

      Em outra parte escreve: “Nunca mais voto no PT”.

      Quer dizer que o seu discurso não é político ? Sei….

      Quanto ao “Mais Médicos”, foram abertas vagas primeiramente para os médicos brasileiros, que não se interessaram. Preferem, elitistas que são, clinicar nos grandes centros, deixando de lado as periferias e as pequenas cidades nos grotões do país. Vá tentar convencer quem mora nas periferias e nos grotões que um Programa que traz médicos para trabalharem onde antes não havia nenhum é um mau programa.

    • Bruno mentiroso.

      Os médicos brasileiros do programa “Mais Médicos” recebem o mesmo que os médicos cubanos e os de outras nacionalidades.

      Os médicos cubanos atuam como prestadores de serviço de um pacote vendido pelo governo de Cuba ao Ministério da Saúde sob intermediação da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

      A contratação de médicos como prestadores de serviço terceirizados através de cooperativas (que na prática são empresas como quaisquer outras) é comum no serviço público, sendo feita por vários estados e municípios em todo o Brasil. Esses profissinais recebem uma parte do valor pago pelo serviço pra as cooperativas, exatamente como ocorre em relação aos médicos cubanos, sem que a legalidade desse pagameto seja contestada.

      Pare de mentir e se informe direito para não passar vergonha postando asneiras como essa que você colocou.

    • Bruno,
      O governo não paga 10.000 aos médicos brasileiros, pq eles não querem trabalhar onde se oferece o cargo… Ou vc acha q o Gov Federal vai pagar 10.000 pra médico trabalhar, aqui, no Rio, Maravilhoso, em plena Av N.S.de Copacabana?… Só na sua cabeça, meu caro….
      Os médicos, mtos, não são todos, claro… preferem ganhar 1.200, num centro importante, q ir pro interior, distante e carente. O pior q mtos, cursaram medicina em faculdades pública paga por vc, otário… Agora, vc não acharia, justo, q em Cuba, um País pobre, onde se vive uma economia de guerra, ter de se cobrar os estudos daqueles estudantes q estudam, grátis, por lá?… Pois, é.
      Então, o Gov Federal paga o valor compatível com a tarefa a ser executada…
      Qto à Bolívia, cara, fica sabendo q existe um contrato entre os governos boliviano e brasileiro, desde os tempos do prof cardoso… E o referido contrato mostra uma cláusula onde determina a remuneração pelo gás fornecido; como, qdo e se haverá reajuste nos preços… Então, qdo o Pres Lula aceitou algum reajuste nos preços do gás fornecido, o fez seguindo o pactuado pelo tal contrato… dos tempos do desgoverno do prof cardoso.
      Mas, não fica triste… Vc sabia q “naqueles tempos”, o prof cardoso (dizem) fez um negócio q nem os militares tiveram a coragem de fazer… Comprou, com contrato e tudo, um volume de gás, q não existia, ainda… Ou seja, o prof ouviu falar q a Bolívia teria um volume de gás, tal, q não se sabia na realidade seria verdadeiro… Supunha-se. Anos, depois, é q se descobriram e mediram a capacidade… das reservas. Outra coisinha: o prof cardoso construiu uma transportadora de gás, desde a Bolívia, até São Paulo, pra conduzir o produto. Quem pagou o gasoduto foi a Petrobrás; agora, foi constituído uma Sociedade Anônima, onde, acho, 80% das Ações foram colocadas no nome da Bolívia, em detrimento da Petrobrás. Naquela época, o prof cardoso fazia milagres com a grana da Petrobrás… Fez de tudo pra prejudicar a Petrobrás. E fez, tbm, esse fabuloso negócio com a Bolívia ( Tudo bem. Foi com a Bolívia. Ele preferiria os EEUU… risos ); não obstante. opinião, pareceres contrários, de diretores da Empresa… E, agora, o PSDB fica preocupadíssimo com o desempenho da Empresa.
      Por fim, eu não sou filiado ao PT, não. Mto menos, me acho maníaco… Agora, maluco, mesmo, sou por mulher…

  17. Entrevista foi boa para a presidenta Dilma ir “aquecendo os motores” ,pois vai encontrar na campanha toda uma horda de coxinhas doutrinados pela mídia paulista, gente hostil e agressiva. A presidenta demonstrou calma, equilibrio e jogo de cintura.

  18. Claro que não , política é algo sério e por ser assunto sério deve ser mais bem tratada . A oposição é algo sem mínima chance de discussão..Não sabem nada …precisam ser mais bem preparadas..

  19. Onde estão os R$ 74 milhões destinados a Santa Casa? O Governo de SP deve resposta

    • Esta pergunta é de difícil resposta.

      Talvez o dinheiro tenha ido parar no volume morto do Geraldo Alckimin.

  20. Eu quero que ela chame a mídia para brigar e parece que finalmente foi isso o que ela fez na “sabatina”(deveríamos chamar de tentativa fracassada de assassinato político)do UOL. Não assistirei agora à entrevista por falta de tempo, mas pelos resumos dela que li em espaços como o portal de PHA, no qual são reproduzidas até algumas citações literais da Presidenta, acredito que Dilma deu uma surra naquele bando de lacaios da classe dominante que tentaram destruí-la, cada um mais ansioso em aparecer para o patrão. Antes que acusem minha opinião de ser resultante do fato de apoiar Dilma, rebato dizendo que embora “isenção” não exista para ninguém(que se diz “isento” é hipócrita), podemos usar a honestidade como contraponto às nossas paixões políticas, ou de qualquer natureza, e tentar guiar-nos por ela analisando qualquer acontecimento com respeito absoluto à Verdade factual, o que sem dúvida nos aproximará o máximo possível de uma opinião equilibrada. Seguindo esse critério, podemos concluir que os ataques dos “jornalistas” amestrados da mídia golpista à Dilma não constituíram nenhum novidade ou “inovação” em sua guerra contra o Governo, sustentam-se nos mesmos chavões e mentiras de sempre, com que atacam o Governo Dilma dia sim e outro também e com os quais atacaram os candidatos petistas em todas as eleições. Contudo a novidade está nas respostas de Dilma a esses ataques, não somente embasadas, mas incisivas; mostrando que a Presidenta finalmente passou a agir com a consciência de que seu cargo é político e está numa disputa política, na qual ela é de esquerda, enfrenta um mídia de extrema-direita, e tem a seu favor os êxitos governamentais de seu Governo de esquerda para mostrar à população. Com isso, dizer que governa principalmente para os pobres, que os pobres melhoraram bastante de renda nos Governos do PT(com números a corroborar essas afirmações); criticar a corrupção do PSDB(citando ainda que indiretamente o “trensalão”); mostrar os êxitos na política energética; apresentar dados sobre sobre o vigor da Economia brasileira(reservas, déficit em conta corrente; inflação dentro da meta há doze anos; exportações; salário mínimo com política de valorização constante); citar os sucessos na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos; tudo isso de forma aguda, respondendo com agressividade fina, ou seja permeada de ironia, a um bando de puxa-sacos autômatos foi extraordinário. Parece-me que o canalha Josias de Souza(aquele que já postou fotos de Dilma e Marta Suplicy legendadas por comentários sórdidos no lixo que chama de seu blog), foi o mais alvejado pela Presidenta, exatamente porque tentou ser o pistoleiro mor dos patrões e acabou engolindo cada uma de suas “balas”. Só como exemplo, uma de suas afirmações covardes, em que tentava denegrir a nomeação do novo Ministro do Transporte do governo, atribuindo-a à chantagem do ex-deputado Waldemar costa Neto, recebeu de Dilma a assertiva de que a nomeação ocorrera no Planalto, ou seja, foi uma escolha governamental, feita com independência e de forma soberana. Conhecendo-se a habitual covardia do PT, a qual foi muitas vezes adotada por seus candidatos, a nova postura de Dilma mostra uma boa perspectiva, a de quem sabe contra quem está lidando e tem principalmente consciência do enorme poder que tem, resultante dos êxitos de um Governo que vem mudando a cara deste país, portanto, basta continuar no ataque, jamais entrar na defensiva, e iniciar com vigor uma campanha que não somente resultará em vitória no primeiro turno, mas mostrará aos cidadãos a urgência em democratizarmos e regulamentarmos as comunicações no Brasil, livrando-nos dessa corja de arrogantes e mentirosos, e permitindo a cada um o acesso à informação plural e o exercício da cidadania. Que Dilma siga mantendo essa postura e culmine chamando a mídia pelo que ela sempre foi : golpista.

  21. Kennedy Alencar da oposição? Viajou legal desta vez…

  22. Uma das melhores partes: “e o que é que vai acontecer hein Josias?” (51:07)

  23. Sr. Eduardo, pelo timeco escalado não sairia boa coisa, alias esses dessa radio e deoutras não tem nenhum pudor em ser oposição ao governo e lacaios dos demotucanos.

  24. Ok, Dilma respondeu as perguntas e se saiu bem. Que bom que foi assim, que bom que ela tem as respostas e contra-argumentou com os entrevistadores. Vocês podem comemorar bastante, tem todos os motivos.

    Agora não entendo o ódio e a queixa em relação ao tipo de sabatina ou debate ou o que seja. Vocês querem o quê, que um jornalista vá ao Palácio entrevistar um presidente e faça perguntas fáceis, tipo o que comeu no almoço?
    Qualquer jornalista que se preze tem obrigação de ir lá e fazer as perguntas mais difíceis e duras que puder (nada a ver com agressividade e ofensa, claro), aquelas que quem não gosta do presidente gostaria de fazer.Esse é o papel da imprensa e eles cumpriram bem.
    Se eles não fazem isso com os tucanos podem ser criticados, xingados, com toda a razão, pois aí é que está o erro, mas reclamar que foram questionar a Dilma não tem o menor sentido. Querer impedir que eles tenham esse direito é querer a censura.

    • Não,

      que usa o mesmo critério com todos os candidatos!
      Não entendeu?
      Quer que desenhe?

    • Colocação ponderada a sua, caro Wagner. Que bom ver um oposicionista (supostamente) de bom senso. O que é mais dificil do que acertar na megasena.
      No entanto, apesar de voce estar certo quanto à necessidade dos entrevistadores serem contundentes, o que se questiona é que as perguntas são baseadas numa pauta viciada. A pauta do pig é construída em cima de deformações, mistificações e mentiras pura e simples. Por isso, perguntas realmente pertinentes, com críticas, que são bem vindas, não sai daí nem a pau

  25. Quatro vira-latas chegaram salivando e sairam arrastando o rabo.
    Honras a quem tem honra.
    Dilma 2014!

  26. Aecio está para Dilma como o Brasil esteve para a Alemanha , em campo. É Diiilmaaaa! Não tem para ninguém. Ela não disse porque não quiz,a culpa por sua alta rejeição tem nome e sobrenome : Mídia Golpista.

    • Ô Verinha…
      Machuca não minha amiguinha.
      Além de você nos recordar os 7×1 ainda diz que nosso amado Brasil é Aécio.

  27. PERFEITO ..mas porque só agora ?

    Pra mim foi perfeito a resposta que Mantega deu ao tomar conhecimento de mais um relatório parcial e destrambelhado do FMI que aponta o BRASIL como um dos países mais vulneráveis aos humores da economia mundial.

    ..também, com tanta torcida, penso…

    Hoje o país conta com reservas como NUNCA teve, atrai investimentos bilionários, tem o 2o maior mercado das Américas, mantém relações com parceiros diversificados, é a 9a economia do planeta, tem suas contas internas e externas muito mais organizadas que inúmeras outras terras, dispõe de estabilidade política e paz internas, tem um sistema bancário sólido, fora de contar com uma infinidade de recursos naturais que o afiançam por dúzias e dúzias de décadas, enfim..

    ..o relatório do FMI, que no passado, por décadas, buscou nos manter CATIVOS dos EUA hoje, cada vez mais, transparece carregar um desarrazoado de mágoas e de intrigas aéticas, talvez ali evidenciando o quanto lhes maculou e feriu de MORTE a perda da influência sobre estas terras.

    Mas, mas uma coisa me incomoda ..porque só com eles o governo que ruge ?

    Pq o nosso Leão não fez isso ao NÃO nos propor das tão aguardadas reformas fiscais e tributárias ? ..da DESINDEXAÇÃO e da regulação que deveriam ter sido feitas contra os abusos diante de tantos grupos cartelizados ? da determinação em nos prover duma política obstinada que visasse nos restabelecer da tão esperada PRODUTIVIDADE ?

    ..Pq nosso Leão não nos apresentou as propostas de DESSAZONALlZAÇÃO dos preços e de salários que, cedo ou tarde, precisaremos encarar quando da correção, hoje anual, pra todo tipo de salário, contrato, tarifa e preços administrados ? ..esta que em não vindo nos condena a termos sempre um resíduo inflacionário inadministrável ?

    ..Pq o governo ruge lá fora, e mia aqui dentro ? Pq ele não rugiu a mais tempo e por anos acabou insistindo num represamento dos preços controlados aliado ainda a uma sobrevalorização do cambio somado ainda a um uso excessivo e ERRÁTICO da taxa de juros PLACEBO combinado a um desenvolvimento setorizado, o de carros?

    enfim, vai entender, será que todo este teatro é por causa da eleição ?

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,instituicao-respeitavel-nao-faria-avaliacao-como-a-do-fmi-diz-mantega,1535802

    noa – os comentários sobre esta pauta eu apresentei na pauta anterior (a ex amante…) as 8:10 e 8:46

  28. Mandou bem, Dilma. Gostei de ver. Acessei o blog do Josias mas até agora ele não postou nada sobre a sabatina, só uma foto do evento. O coitado foi nocauteado achando que iria nocautear.

  29. Mesmo sendo generalizada a avaliação de que Dilma se saíu muito bem na “sabatina”, ainda não criei coragem para ver o vídeo, pois para vê-lo serei obrigado a ver também os desprezíveis entrevistadores.

    E, afinal, quem é a “falha de s.paulo” para “sabatinar” (aspas irônicas) a nossa Presidenta? Este jornaleco de 5ª categoria é que precisa ser sabatinado de verdade sobre as desinformações e inverdades que publica todo o dia (pelo que dizem, nunca a li), sempre a favor de interesses inconfessáveis.

  30. Os quatro patetas foram buscar e levaram. Esse Kennedy Alencar, por exemplo, diariamente faz na CBN suas análises “isentas” que é de enjoar.

  31. aquilo não foi entrevista nem debate, foi um claro bullying, assédio, tentativa de intimidação com viés golpista feita por quatro parvos despreparados, puxa sacos dos patrões, pra cima de uma mulher que resistiu bravamente, se fosse eu, partia pro tapa e cuspida na cara dos quatro larátas picaretas que se dizem jornalistas.

    • Cara Luisa…
      Também eu apelaria com essa corja e é justamente isso que eles gostariam que acontecesse, mas se deram mal, pois a Presidenta esteve sempre altiva e honrou a instituição da Presidência.

  32. Fora da pauta, mas importante: o sionismo prossegue em sua “solução final palestina” matando mais e mais…

    http://brasil.elpais.com/brasil/2014/07/30/internacional/1406703698_856193.html

  33. Dilma contou tudo só não contou que em 2015 o aumento na conta de energia elétrica será de 45%!!!
    Isso mesmo 45%!!! quem tiver dúvida leia as últimas noticias, as distribuidoras então endividadas, vão tomar dinheiro emprestado dos bancos privados, para não quebrarem este ano,.
    è bom lembrar que este ano a média de aumento da energia eletrica ao consumidor no Brasil foi de 30%, tem estados que já aumentou 34%.
    Já em 2015 além do prejuízo que as distribuidoras estão acumulando , elas terão que começar a pagar os emprestimos que fizeram este ano para poderem comprar energia elétrica.
    Segundo um amigo que é da diretoria de um grande grupo distribuidor de energia elétrica, se o aumento fosse hoje seria de 44,7% isso só pra repor a perda.
    Então esperem 2015 !!!!

    • Quem diz isso são os mesmos que no fim do ano passado garantiam que no começo deste ano haveria racionamento de energia

      • Não!! quem diz isso são os fatos!!!! Minha conta de “luz” teve aumento de 32,3% no mês de junho!
        As noticias de hoje dizem que o BNDES e bancos privados estão emprestando 6,5BI as Distribuidoras!
        Conforme o INPE a seca irá até novembro deste ano !
        Conforme a ANEEL as térmicas permanecerão a plena força até Dezembro!
        Conforme a ONS estamos operando com energia de usinas térmicas o que encarece em 39%…
        Conforme as distribuidoras não há mais recursos próprios para comprar energia .
        Conforme as distribuidoras o custo de hoje e as dividas serão repassadas em 2015 em forma de reajuste!

        Então Eduardo não está se falando de previsões e sim de fatos concretos, saiba que por força contratual estes emprèstimos tomados pelas distribuidoras , farão parte da base de cálculo de reajuste para 2015, e imagina que no final do ano estas empresas terão que pagar dividendos,sendo que farão mais empréstimos e por fim repassarão tudo .

        aqui no RS o PT já perdeu o governo pois o povo vai saber de quem cobrar os 32% de reajuste na conta de “luz”…Já vi muito petista aqui no RS revoltado com este aumento.
        Por fim vou rir muito se Dilma se reeleger e em 2015 tiver que aplicar uma aliquota de 30 á 40% de reajuste!
        Quanto a racionamento , vou lhe ensinar algo, para se racionar basta elevar os preços , eu mesmo gastava 380KW antes do tarifaço agora, estou economizando já baixei para 311KW, ou seja, por incompetencia do governo minha familia está sendo penalizada, e aqui em casa todos levarão isso em conta na eleição, então não fale em racionamento, pois é o mesmo que dizer que o governo garante que não haverá racionamento de ouro ou de diamantes;;;;

        • Sr. Celso Leal, no site da Rede Brasil Atual há uma reportagem com o título “Entidades denunciam que geradoras deixaram de vender energia para aumentar lucro”. “A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) apresentaram uma representação ao CADE contra as empresas geradoras de energia CEMIG, COPEL e CESP por suposta prática de cartel na venda de energia. Segundo a Proteste e a FNE, essas empresas aproveitaram a crise no setor energético para evitar os leilões oficiais do governo federal e vender energia no chamado mercado de curto prazo, onde o preço chega a ser 400 vezes maior”. Tudo isso visando obter lucros. E essa prática penaliza os consumidores e as indústrias. Interessante que a CEMIG, COPEL e CESP estão em estados governados pelo PSDB.

        • Resposta…..

          crip….crip….crip…crip

        • Muito destas informações com análises distorcidas que vc lê vêm do PIG. Aqui na Bahia, por exemplo, quando houve a redução da tarifa, que ocorreu por razão de as concessionárias não precisarem investir mais – ou seja, o valor da tarifa era mais caro para que as concessionárias investissem, e, depois do investimento, não haveria mais razão alguma para manter o valor alto (se fosse um governo do PSDB, estas tarifas seriam estratosféricas – vide pedários de São Paulo) -, o percentual foi de 24%.

          Quando houve o reajuste, que foi neste ano, o valor foi de 15,35%, ou seja, ainda estamos no lucro. Este reajuste ainda contempla o período de uso das termoelétricas, que é sazonal. Certamente, com as chuvas, as hidroelétricas terão seus níveis repostos.

          Quanto aos empréstimos do BNDES às concessionárias. Veremos, na época da privataria do PSDB, os contratos eram muito benevolentes com as concessionárias, de forma a garantir muito mais do que eles precisariam para investir e lucrar. Agora, acredito que os reajustes serão na faixa dos 15%, de modo a estas empresas poderem arcar com seus investimentos normalmente. Outra coisa, o BNDES empresta a uma boa taxa de juros a longo prazo. A notícia do aumento dos 45% é mais uma das notícias que nunca se concretizam, para infelicidade de vcs e para a nossa alegria.

  34. Fora de pauta: Serve para o PT ficar atento e agir também. Aqui no Rio, estão colocando jovens pobres para distribuir adesivos com o nome do candidato da oposição. Eles estão, ao longo da Av. suburbana, atual Dom Hélder Câmara. Esta é uma das avenidas mais importantes da zona norte do Rio. Ela possui mais de 10 km e em seu trecho, passam milhares de carros de dezenas de bairros cariocas. Já rejeitei uns 3.

  35. E SURPREENDE TAMBÉM NA SABATINA PROMOVIDA PELA CNI

    Fonte: Conversa Afiada: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/07/30/cni-dilma-deu-uma-aula-de-%E2%80%9Cestado-eficiente%E2%80%9D/

    Ela particiopu de sabatina promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI):

    Abaixo, algumas frases da Presidenta:

    “Nós sabemos que nos últimos anos o Brasil mudou e tem muito ainda que caminhar”

    “Durante muito tempo disseram que o Brasil não precisava de política industrial”

    “Nós podemos e devemos fazer uma política em favor da indústria brasileira”

    “Desde 2003 o contingente de trabalhadores – na indústria naval – cresceu mais muito”

    “Ainda hoje muitos acreditam que a política industrial é um equivoco”

    “O mundo vivenciou a partir de 2009 uma das mais profundas crises economicas”

    “A retração dos mercados das economias avançadas gerou uma forte capacidade ociosa”

    “Ao mesmo tempo a queda da demanda desses países levou a uma contração na economia mundial”

    Nós vemos hoje sinais modestos de recuperação nas economias avançadas”

    “Mas ainda é cedo pra comemorarmos”

    “Me pergunto como teria sido se não tivéssemos adotados medidas anti cíclicas?”

    “É bom lembrar que não só nos protegemos da crise, como tbém preparamos a base para retomada do crescimento”

    “Nos protegemos da crise e preparamos a base para o crescimento”

    “Desoneração da folha de pagamento e torná-la permanente”

    “Reduzimos tbém diante da crise o IPI para os automóveis, para a linha branca, móveis e material de construção”

    “Aprimoramos o simples nacional”

    “Eu assumi o compromisso de criar a secretária especial pra micro e pequena empresa e convido todos pra sanção”

    “É fato também que muitos conspiram aberta ou envergonhadamente contra o financiamento do BNDES ou subsidios”

    “Diferente do Passado enfrentamos está crise sem recorrer ao FMI”

    “Tais posições ecoam o passado, quando o Estado brasileiro voltou às costas para o mercado nacional”

    “Recentemente estimulamos a abertura de capital de empresas médias”

    “Estabelecemos tanto margem de preferência nacionais e tbém uma política que se exige conteúdo local”

    “Estimulamos a indústria automotiva de forma transparente por meio do inovar auto”

    “Criamos regimes especiais tanto no complexo especial da saúde, na área de tecnologia da informaçao e de defesa”

    “Nós fechamos esse ano contratando mais de 3 milhões e 700 mil casas”

    “Destaco tbém o imenso desafio que foi qualificar nossos trabalhadores”

    “Pronatec vai atingir 8 milhões de matrículas”

    “Destaco a parceria e a importância do SENAI nesse programa (Pronatec)”

    “Nós estamos aliando a necessidade de formar trabalhadores com as demandas do setor produtivo”

    “Na inovação nós fizemos o renova Brasil que tem a ordem de 39 bilhões de reais”

    “Nós daremos prioridade pra agenda da reforma tributária”

    “Mas iremos perseguir essa reforma mesmo quando a conjuntura não for a mais favorável”

    “Nós sabemos da importância de conduzir as mudanças na legislação, inclusive”

    “Queremos fazer um marco regulatório do trabalho compatível com o século XXI”

    “Fazer a terceirização correta, mas sem precarizar o trabalho”

    “O constante aprimoramento dos modelos de regulação que já tem mais de décadas”

    “Queria destacar q as aprovações dos royalties do petróleo vão garantir um salto histórico”

    “A educação é um dos caminhos fundamentais de aumento da competitividade do Brasil e de cidadania”

    “Nenhum um país se transformou em uma nação desenvolvida sem aparelhar seu modelo de Estado”

    “É necessário simplificar processos. Um Brasil sem burocracia é uma necessidade para a competitividade”

    “Concentraremos esforços pra avançarmos em modelos de negócio com vários blocos de países”

    “Aqueles que acreditam que o acordo contingente de reservas do Brics foi feito contra o FMI enganam-se”

    “Expectativas pessimistas bloqueiam as realizações”

    “As avaliações absurdamente negativas de realizar a Copa exemplificam o que eu estou dizendo”

    “Tivemos outros surtos de pessimismo como a tempestade perfeita”

    “Outra afirmação era que o Brasil iria passar por uma crise de energia. A última crise de energia foi em 2000 e 2001″

    “No caso da energia elétrica o meu governo investiu o equivalente ao que era investido em 8 anos do que o presidente antes de Lula fez”

    “Não vamos ter racionamento agora e não teremos no futuro”

    “Fechamos 2013 com uma das taxas de crescimento em sétimo lugar”

    “Proponho que não nos deixemos levar por esse pessimismo”

    “Temos a menor taxa de juros da história recente da República”

    “Vamos entrar em um novo ciclo”

    “Os orgãos de consultoria tinham se desestruturado, porque os engenheiros preferiam trabalhar na tesouraria dos bancos”

    “Se você me perguntar: é preciso avançar ainda mais?” Eu direi: sim, é preciso avançar ainda mais”

    “Nós asseguramos a competitividade e houve uma mudança significativa nas concessões que fizemos”

    “Não se fazia concessão pra insvetir, faziam concessão para manter”

    “As demandas por investimento no Brasil são imensas. É importante parcerias com o setor nacional e internacional”

    “Não tenho dúvida que o Brasil precisa de uma reforma política e só a faremos se tiver participação popular”

    “Nós temos que controlar o conteúdo nacional e as bases porque é uma forma de competirmos em condições de igualdade”

    “É fundamental política de crédito, política de compra governamental”

    “Nós vamos ter que inovar. Nós temos um trabalhador que tem que ser formado hoje”

    “Temos que dar formação e fazer com que ele atinja um padrão”

    “Eu acredito que na questão da infraestrutura básica é a questão da difusão da banda larga”

    “A difusão da banda larga é uma típica parceria público privada”

    “Na verdade o que nós precisamos mesmo é de assegurar que os investimentos sejam atraidos por projetos consistentes”

    “Nós temos não de olhar a situação como é hoje. Eu luto por uma internet que tenha de chegar ao padrão da Coréia do Sul (50 Mega de velocidade )”

    “Eu acredito que não se fará reforma trabalhista no Brasil sem falar com trabalhador, Congresso e empresários”

    “Eu acho que a principal coisa que temos que propor é a discussão. A judicialização em qualquer área é muito perigosa”

    “O governo federal não é contra a terceirização, mas sem precarizar o trabalho”

    “Nós nos dispomos a ensejar o diálogo”

    “Acho que somos hj um país maduro que juntos podemos dar esse espaço à frente”

    “Acho que a base da nossa relação (com empresários) tem que ser o diálogo”

    “Nós assumimos um compromisso com o crédito em condição similares”

    “Subsidiar o crédito é garantir competitividade”

    “Eu assumo aqui nosso compromisso com a questão da educação”

    “Nossa prioridade: universalização da internet”

    “Brasil sem burocracia. Me comprometo a desburocratizar o país”

    “Não to falando de Estado mínimo não, viu?”

    “É uma ingenuidade supor que isso signifique Estado mínimo, nem tão pouco Estado máximo. É Estado eficente”

    “Fizemos um conjunto de medidas pra impedir que a crise significasse a deterioração do país” ”

    “A reforma tributária envolve não só o Congresso, mas estados e municípios”

    “Já a reforma política só será feita com ampla participação popular, por isso a defesa do plebiscito”

    “Fizemos um conjunto de medidas pra impedir que a crise significasse a deterioração do país”

    “Eu assumo esse compromisso de discutir as 42 propostas da indústria”

  36. A nossa presidenta e Dilmais, Parabéns.

  37. Meus irmãos e amigos… a minutos atrás, mais uma pérola do nosso velho conhecido Bóris Casoy, que num final de reportagem a respeito da invasão de ratos ao redor de um Monumento em Paris, reverborou: _Poderíamos ter alguns desses funcionários, hoje, em Brasília!

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP
    2014 07 30 – 20:38h

    • É que o Boris CCCasoy falou de ratos, se tivesse falado de ratazanas, estaria se referindo à ele próprio e ao seus colegas do PIG.

  38. Sobre a pesquisa do Globope em São Paulo. Não tem como explicar que o Picolé de Chuchu, sendo um péssimo governador, esteja com 50% das intenções de votos. Enquanto o segundo colocado, o Paulo Skafifido está com 11% e Alexandre Padilha com 5%.

    Há muitas coisas estranhas nisto. Espero que isto não seja a realidade de São Paulo, se for, nós paulistas estamos perdidos com mais quatro anos de cinismo, bandidagem, dilapidação do patrimônio público e conivência total dos meios de comunicação (além de emburrecimento de muitos paulistas.

    Só uma Ley de Medios pode tirar os paulistas desta burrice, pois muitos têm preguiça de pensar e de mudar para melhor!

    • Não há nada de estranho colega ..vc que é desinformado mesmo, ou não entende nada da alma humana

      – Junte a imagem dos “líderes” daqui, como:

      …uma senadora recém eleita que ABDICOU do mandato BIÔNICO pra ficar viajando, ou pior, de sequer ter mostrado serviço em qq ministério que assumiu.

      …some ainda o NOVO velho candidato ao Senado que de anos SURTOU e hoje vive colhendo os frutos do que CANTOU, das extravagâncias que plantou (ou fumou)

      …adicione o fato de que as melhores cabeças foram identificadas CORRETAMENTE como se sendo os quadrilheiros do mensalão federal que corrompeu para cooptar lideranças.

      …some o FATO da sigla aqui ter DEPUTADOS e VEREADORES ligados, desde IDOS tempos, ao PCC, isso mesmo.

      ..não se esqueça de acrescentar na balança as alianças espúrias que os descerebrados fizeram com gente da pior espécie, com CONDENADO por corrupção, e até com procurado pela Interpol.

      …avalie ainda o estrago que é em se ter atualmente um secretário de governo Municipal da CAPITAL com interesses CONFLITANTES não só com a base, mas tb com a IMENSA parte da população …aonde este, o dos transportes, é proprietário de empresa de ônibus, maior financiador e mentor de outro deputado que é ligado ao Sindicato dos motoristas e ao PCC ..e aonde AMBOS receberam destaque por “terem colocado fim” no CAOS que vivia a cidade governo Pita, já adentrando ao de Marta ..qual seja, despertando hoje fortes suspeitas de que eles é que plantavam-nos o CAOS pra depois posarem de santo

      …e mais, considera o fato do Prefeito da Capital estar, HOJE, por suas FUZARCAS com os corredores PUXADINHO e seus caprichos ciclísticos ter declarado guerra a 70% da população que sabe melhor do que ele (que só viveu na TEORIA de BRASILIA e sequer soube identificar o APAGÃO de MÉDICOS) que a solução pra mobilidade daqui não passa somente, e MUITO MENOS, prioritariamente, por seus delírios.

      aliás, tem mais …considere o fato deste povo daqui estar enfrentando a anos os efeitos da crise na industria, no setor de laranja e álcool (aqui, por culpa da Petrobrás e do cambio) e veja como o animo esta.

      ..e mais ainda ..reflita como se sente este povo daqui (25% do BRASIL), ele que representa nossa gente mais SOLIDÁRIA, receptiva, acolhedora, multicultural e multi racial, reflita como quase todos se sentem quando MARGINAIS FEDERAIS passaram demagogicamente a acusar-nos de sermos RACISTAS, homofóbicos e representantes da elite mais mesquinha desta terra, colocando-nos mais abaixo que os coronéis e a elite do Norte Nordeste (este que de séculos vivem dependurados em programas sociais bancados em maioria por este Estado)

      fala verdade, difícil não ? Difícil acreditar que um partido que chegou a ter 30% do eleitorado foi tomado por uma gente IGNORANTE, sem visão e BANDIDA, né mesmo

      e eu avisei, sem ser gênio ..e tenho feito isso a mais de 4 anos

      e o resultado aí esta, o povo – que NÃO apita e nem é ouvido pela democracia do BRASIL – o povo preferindo continuar a ser governado por um CONE, pois em verdade todos sabem que este Estado, apesar do país que esta inserido, que ele consegue sozinho se manter em pé

      https://www.youtube.com/watch?v=JTmdVFEHyas

    • São Paulo vive na Matrix do PIG.

      Muitas pessoas já reconhecem que o governo estadual é ruim, mas os anos de campanha anti-PT levam a maioria da população a achá-lo menos ruim.

      O povo aqui é tão perdido que acaba responsabilizando o governo federal por problemas de responsabilidade do estado.

      A eleição não está perdida, mas acho que não vai ser dessa vez que São Paulo será exorcizada.

      Acho que o PT devia conversar com o Skaf somente nos bastidores e o deixar correr livre vestido de oposicionista. Se ele conseguisse bater os tucanos já seria uma vitória e poderia abrir as portas para um candidato petista no futuro.

  39. AGORA O SHOW DA PRESIDENTA FOI NA CNI

    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/07/em-sabatina-da-cni-dilma-discute-projetos-aecio-e-campos-discursam-5797.html

    E o pior para as duas mediocridades apoiadas pelo conservadorismo é que são tão profundamente ignorantes que o contraste com a competência da presidenta Dilma fica impactante.

  40. finalmente saiu o documentário: Helicoca – o helicóptero de 50 milhões de reais…

    http://www.youtube.com/watch?v=bBums0Cx0lg&list=UUV2kagEmsbrO5lc6glH-8jA

  41. Só quero saber, como contribuinte em MG, quando é que o Ministério Público do Estado vai se mover para pedir a restituição aos cofres públicos do dinheiro público gasto para uso privado de Aécio e de seus familiares em Cláudio e em Montezuma.

  42. Enfim ,vemos uma reação da presidenta . A cada nova investida contra Dilma ,ela mostra o porque é a melhor opção para o Brasil . A fala dos candidatos da oposição não convence . É Dilma 2014

  43. na cidade onde moro no governo FHC alguns cidadãos possuíam bicicletas, outros não tinham nem o que comer, no governo lula e Dilma, o cidadão come três vezes ao dia e só anda de carro , porque tem emprego, outro dia ao dar uma volta na cidade, não tinha nem lugar para estacionar o carro, a diferença, muito grande entre o governo FHC e Dilma, portanto é Dilma 2014

    • Sinceramente, isso se deve ao crescimento da China, da pulverizacao de dolares do USA (cerca de trilhoes), valorizacao das comodities, abertura de credito, …

      Pessoal, isso sao medidas de curto prazo que dao efeito por pouco tempo, mas nao tende a dar resultado a longo prazo.

      Muitas situacoes vao acontecer na economia. Para citar esses acima:
      A China pode nao crescer tanto, o dolar do USA vai secar e ser retirado do mercado a partir desse trimestre, etc…

      A abertura de credito é uma abertura para a inflacao…. Se voce ganha mais e outros tambem, no futuro nao vai adiantar nada. So da uma alegria agora, mas depois a tendencia é ferrar com todo mundo.

      A situacao é complexa, mas entendo que conseguir bens é uma coisa muito boa.

      Nesse ultimo mes, o governo possibilitou mais a abertura de credito. Os brasileiros acabam perdendo a mao, perdem, ficam endividados, e isso nao é voce que tem que promover o crescimento do Brasil… Essa formula ja esta esgotada e a longo prazo, isso quem paga em dobro somos nos…

      É uma falta de responsabilidade isso tudo… Por que no Banco Imobiliario os jogadores nao recebem mais dinheiro para comecar o jogo… Simplesmente, pois acabaria…. Ate todos imoveis aumentarem seus precos, todos ficam felizes, mas depois o jogo fica insustentavel.

      Fazer acoes rapidas sem muita responsabilidade, mas reformas e fazer pilares para deixar o Brasil forte por longo prazo, esse governo nao faz.

      O time da Alemanha vem construindo a vitoria ha muito tempo… Nos ficamos felizes com alguns gols… E hj ha uma crise no futebol brasileiro com corrupcao, times endividados, etc…

      Nao seja feliz a curto prazo. Eu sei que é dificil, mas acredite… Nem sempre o que é bom agora, vai ser bom para sempre!

  44. Porque a Dilma teve 1 hora e os demais apenas 25 minutos?

Trackbacks

  1. Dilma surpreendeu entrevistadores na “sab...
  2. Dilma surpreendeu na ‘sabatina’ do UOL | Altamiro Borges

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.