A minha “kriptonita”

 

O personagem norte-americano de quadrinhos, tevê e cinema Super-Homem só tem uma fraqueza, a kryptonita. Trata-se de um mineral. São fragmentos do planeta natal do personagem, Kripton. Após a explosão do planeta do super-herói ianque esses fragmentos vagaram pelo espaço até caírem na Terra, sendo usados pelos inimigos dele.

Este que escreve não é super em nada além de na firmeza de convicções e propósitos que embasam seu trabalho no Blog da Cidadania. Porém, tem uma “kriptonita”: a família.

Nos últimos dias, um de meus genros – marido da minha primogênita – começou a sentir-se mal. Padeceu uns três dias, até ter tido que ir ontem (quarta-feira, 23) para o hospital, às pressas.

Trata-se de um rapagão forte, saudável, de 34 anos, profissional da área da saúde – é fisioterapeuta. Tem excelente forma física. Nunca ficou gravemente doente.

Pois bem, há pouco ele passou a ter formigamentos e dificuldade de andar, de se mover e falta de ar. Para encurtar a história, ele contraiu a Síndrome de Guillain Barret, enfermidade que, grosso modo, atinge o sistema nervoso central – ou coisa que o valha, não sou médico – e pode, inclusive, levar à morte se não for tratada a tempo.

O paciente pode parar até de respirar sozinho. Os músculos autônomos que fazem funcionar pulmões e até deglutição se paralisam. A pessoa pode até precisar de ventilação mecânica. A doença provém de alimentos contaminados por agrotóxicos e vacinas em pacientes incompatíveis. Qualquer um, de qualquer idade e estado físico, pode contrair. 

A boa notícia é que meu genro, até por ser da área de saúde e já ter tido pacientes com essa síndrome, tratou de procurar ajuda logo – e quem o faz pode se curar, pois do contrário não há cura. Se não morre, fica com sequelas graves.

Na última quarta-feira, eu, a esposa e a filha passamos o dia no hospital mobilizados pelo problema do rapaz, gravíssimo. Não trabalhei, não atualizei o Blog e nesta quinta, pela manhã, teremos que estar no hospital por razões ligadas à continuidade de seu tratamento.

Até pensei em atualizar o Blog agora à noite. Há muita coisa a ser divulgada, comentada. O momento político é quente. Porém, sendo sincero, não tenho cabeça. Ver minha filha desesperada com o estado do marido, chorando muito, abatida física e emocionalmente como ficou, acabou comigo. Não tenho cabeça.

Peço desculpas. Vou precisar também desta quinta – talvez de toda ela – para cuidar da família. Apesar de não ser super em nada, assim como o Super-Homem tenho uma “kriptonita” que me enfraquece ao impensável.

Mas que não se animem os que não gostam do meu trabalho neste Blog. Desta quinta-feira o meu enfraquecimento emocional não passa. Até o fim do dia ou amanhã publicarei o que devia ter publicado em lugar deste texto e não tive como produzir. Conto com a compreensão dos amigos-leitores e até dos que não gostam do Blog, mas estão sempre aqui.

381 Comentário

  1. Eduardo, geralmente não comento, mas gostei de seu blog e tenho em meus favoritos que acesso diariamente. Sou do Sertão Nordestino e observando o tratamento social de meus conterrâneos que anteriormente recebiam de migalhas uma vez ou outra uma sacola de cesta básica, me solidarizo com seus ideais. Deus te abençoe e te mantenha com saúde para cuidar de seus familiares!

  2. Edu, eu como você tenho a minha Kriptonita, que também é minha família. Mas não vale a pena ou melhor não vou encher o saco de ninguém contando as minhas desventuras. Você é uma pessoa que aprendi a admirar, e invejo o seu comportamento, que acho que poucas pessoas detém esse poder de controlar as coisas nas situações que para muitos é desesperadora. Acompanho há muito tempo o seu drama com a pequena e heroica Vitória, e faz-me lembrar da minha pequena gigante Roberta, que desde o seu nascimento, fez-me mudar a minha maneira de encarar a vida. Eu era um ser perdido e até um certo ponto, desprezível. Mas com Roberta aprendi muito, aprendi a valorizar a vida, coisa que pouco sabia. Roberta sobreviveu, hoje é formada em psicologia e uma pessoa confiante na vida. Eu presenciei Deus entrar em minha vida, encarei-o de frente e o permiti entrar em minha casa. Não sei como dizer isso para você, mas acho que Vitória é um Raio de Luz em sua vida e que ajuda a fazer de você a pessoa que é.
    Estou com você, amigo, e com você me solidarizo neste momento difícil.

  3. Eduguim, pelo que li nos outros comentários trata-se de uma doença que pode ser curada, de maneira que só resta desejar que a recuperação seja breve e a família retorne à vida normal.
    No mais, tirando o que tá ruim, o resto é maravilha!

  4. Melhoras ao seu genro.
    Força para toda a família.
    Deus abençoe.

  5. Eduardo, desejo um rápido restabelecimento ao seu genro.

  6. Seu genro é jovem, forte e logo estará bem. Abraços.

  7. Vai ficar tudo bem, força aí, Edu!

  8. Eduardo

    Não há coisa pior para fragilizar uma família do que uma doença. Força e saúde para seu genro, que ele se recupere logo.

    Adilson

  9. Caro Eduardo,
    sou um leitor dos seus escritos e gostaria de solidarizar me com vc neste momento delicado.
    A seu exemplo acredito na familia como nossa base de existência. Tenhamos fé na vida.
    Saude para o seu genro.
    Abrs
    Helio

  10. Edu, tua família é uma fortaleza. Tudo dará certo e dentro em breve seu genro estará firme e forte. Saúde à todos.

  11. Saúde para seu genro. Paz para você e sua família.

  12. Não se culpe por nada.
    Não há o que desculpar.
    Quando você escreve, muda um pouquinho o mundo.
    Qaundo você não escreve muda muito mais o mundo.
    Teu exemplo de amor e dedicação aos teus é mais forte que uma ou duas postagens não realizadas.
    Este espaço é teu. Compartilhamos contigo os sonhos de um mundo melhor, mas também as suas angústias. Você não está só. Também temos nossas criptonitas e não se fazem mais super-homens que irão salvar a humanidade, mas apenas homens… homens como você que lutam para construir um mundo possível mas mais justo.
    Receba um fraterno abraço!

  13. Prezado Eduardo
    Não sou médico e não sei nada do assunto, mas conheço gente mais velha que teve isso e tirou de letra. Não é tão grave, não. Bola pra frente.

  14. Eduardo,
    Nossa familia em primeiro lugar. Foda-se o resto. Depois veja o que pode ser feitol
    Por favor, me envie o numero da conta e agencia porque extraviou a minha agenda.
    Detalhe: minha contribuiçao é simbolica, mas de coração.
    abração.
    Ailton

  15. Caro Eduardo: Você nos ajuda até quando não deveria… Quando puder e quando estiver mais tranquilo conte-nos como reconhecer e o que temos que fazer num caso desses, afinal com tantos venenos incluídos na nossa comida todos podemos passar por um momento desses.
    Mas, por favor, agora só cuide mesmo da sua família, todos nós podemos esperar. E tomara que a recuperação do seu genro seja a mais rápida possível.
    Toda a família Guimarães está devidamente incluída nas minhas orações.
    Grande abraço.

  16. Sr. Eduardo, com todo o respeito, mas… homi de Deus vá tomar di conta dos seus, cabra da peste! Sua Esposa, seus filhos(as) e agregados são muito importantes, SÃO MAIS IMPORTANTES QUE TUDO NESTA VIDA. Quem é família, quem sabe o que é família torce e vibra pelo Senhor. Vá. Siga em frente. Passe, ‘gaste’, viva, QUANTO TEMPO NECESSÁRIO FOR e possível fazer com os seus. “Esqueça” os outros. Paz, muita paz. Que Deus o ilumine assim como a todos os SEUS!

  17. Edu,

    Rápido restabelecimento ao genro, saúde a todos os familiares, força…

  18. Sinceramente, não sei até onde vale a pena postar assuntos de família em um blog político. Há leitores gentis, educados, que podem trazer algum conforto moral em certos casos. Mas também há aqueles que vibram com o sofrimento das pessoas que odeiam. Vc. sabe disso muito bem. Desculpe, mas eu não postaria nada que pudesse motivar manifestações animalescas contra meus entes queridos.

  19. Acima de tudo, somos humanos, e esse defeito é de série, não importa o ano, modelo, procedência, etc. Qualquer comportamento diferente, desconfie!

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  20. Força eduardo
    quem o diz é alguém que tem enfrentado problemas de saúde também.
    a gente às vezes precisa da força dos outros além da nossa para seguir adiante
    tudo é passageiro!
    vai dar certo o tratamento e amanhã voce vai ver que foi só uma aragem leve.
    o calor do sol continua ea beleza de tudo que nos cerca está aí a postos para nos encantar
    abraços
    maria josé

  21. Querido Eduardo, o meu desejo que os seus familiares vençam o mais depressa possível os seus problemas de saúde.

    Tenho “perturbado” o seu site com algumas comentários fora de pauta. Mas eu gostaria de dizer que você tem toda liberdade de não publicá-los. Segue mais um comentário fora de pauta:

    JORNAL NACIONAL: Terrorismo com a economia

    Há muito que eu não assisto ao Jornal Nacional, mas resolvi dar uma olhadinha nas últimas duas edições.

    E o que ficou claro para mim é que a Globo já descobriu que a única maneira de derrotar a Dilma na próxima eleição é provocando uma “catástrofe” na economia, ainda que uma “catástrofe” de natureza psicológica.

    Vejam só : ontem o Bonner falou sobre a menor geração de empregos dos últimos meses, mas não disse quantos empregos tinham sido gerados, nem disse qual a taxa média de desemprego. Falou na taxa de desemprego em apenas três regiões, incluindo São Paulo (5%), e culpou a greve do IBGE pela falta de informações confiáveis para outras regiões. Falou numa inflação também muito alta, acima de 6%, mas disse em tom de lamúria e de alerta que o Copom iria manter inalterada a taxa selic em 11% para os próximos meses.

    E logo depois entraram os economistas convidados pelo Jornal Nacional para criar um quadro sombrio sobre a economia brasileira nos próximos meses. E eles fizeram comentários carregados de pessimismo.

    Nenhuma novidade com relação à edição do dia anterior: para o JN o Brasil está à beira do precipício.

    É assim que eles pretendem derrotar a Dilma, com o Aécioporto ou com o Serra. Ou vocês acham que o Aécio é o candidato definitivo do PSDB?

    E tudo indica que essa ladainha vai se estender até a véspera do primeiro e segundo turno, se houver segundo turno. E na véspera da eleição, bastará um sopro para o Brasil sair rolando ladeira
    abaixo,

  22. força Edu ! Melhoras para seu genro !

  23. Caro Eduardo,

    Quero solidarizar-me a você e à sua família por este momento difícil. Desejo uma pronta recuperação de seu genro.

    Abraços,

    Herbert.

  24. bom dia Eduardo
    desejo pronto restabelecimento da saúde do seu genro.
    saúde e paz para voce e sua bela família.

  25. Caro amigo,
    muita forca, vai dar tudo certo.
    abrs

  26. Torcemos pela recuperação do seu genro.
    abçs

  27. Força Edu! Deus é contigo e com todos os seus.

  28. Bom dia Eduardo, como está o genro? e a Victória? está bem?

    Rezamos pela saúde de ambos.

  29. Edu, melhoras para o seu genro e que sua família saia dessa com a força e determinação que somente Deus proporciona a nós todos. Espero seus comentários sobre a Santa Casa de São Paulo, como eu sempre comento eu não paro em canal nenhum fico vagando procurando uma informação positiva já que os canais que tenho acesso só falam sobre celebridades o governo Dilma principalmente sobre a saúde que está de mal a pior, não informam que com o Programa Mais Médicos, foi um avanço magnifico para o Brasil. Agora com a Santa Casa de SP os apresentadores como DATENA que diretamente lança no decorrer de todo o programa dele o quanto o governo da presidenta DILMA é um caos na saúde então. Já com o fechamento da Emergência da Santa Casa e as noticias de médicos que trabalham lá citam que o fechamento se dá porque nem o básico o hospital disponibiliza e com isso a atendimento não pode ser feito. Ele não cita o responsável já que o governador é do PSDB e o que diz é que seu programa não é feito para beneficiar partido PT ou PSDB e que faz seu trabalho que é divulgar é tanta enrolação só que quando se trata do PSDB ele não usa de sinceridade e não cita que o fechamento teria se dado por falta de repasse do governo de SP. Sendo que agora que foi reaberto e as notícias chegam mais esclarecedoras de quem é a culpa eles não passam mais o programa todo explorando o mesmo assunto como as vezes fazem. Desculpe se o incomodo sei que terás notícias digamos verdadeiras sobre o tema e não surreal. Um abraço.

  30. Edu, faz muito tempo que não comento, mas leio seu blog todos os dias e através dele vou aos demais ditos “sujos” por essa elite “cheirosa”. Neste momento não poderia deixar de enviar-lhe um grande abraço e desejar rápida e total recuperação ao seu genro. Um grande abraço e um beijo carinhoso na pequena Victoria.

  31. Prezado Eduardo,
    Pessoas como você realmente deveriam estar imunes.
    Mas, infelizmente, todos passam ou ainda passarão por problemas de saúde na família.
    Desejo que tudo saia bem, força e fé.
    Assim como temos pela continuação de um Brasil mais justo.

  32. Edu, gosto muito do seu blog, mas entendo sua ausência. Fique com sua família o tempo que for preciso.
    Um abraço solidário.

  33. “O neurologista explica que hoje já se sabe cientificamente que a deficiência de vitamina D está associada à possível ocorrência e gravidade de todas as doenças ou manifestações autoimunitárias, incluindo, além da esclerose múltipla, a neurite óptica, a doença de Devic e a doença de Guillain-Barré.”

    Eduardo: A vitamina D não é hoje um tratamento alternativo e sim comprovadamente efetivo.Em São Paulo entre em contato com o Dr Cicero Galli,professor e neurologista da Escola Paulista de Medicina.Recentemente também o Deputado Walter Feldman,também médico, voltou a clinicar depois das novas descobertas da vitamina D.

    Tenho, na minha família caso parecido,que quase me leva à loucura.Com a vitamina D,em altas doses,e sob supervisão médica, esse meu parente é hoje considerado ex paciente.

    CONSULTORIO DR. CÍCERO GALLI COIMBRA
    Rua Doutor Diogo de Faria 775 – Sala 94
    Vila Mariana – em frente ao Hospital Paulista Telefone 11 5908 5969

    Na verdade, em função da enorme demanda,o Dr Cícero formou uma equipe para atender novos pacientes, já que pessoas do mundo inteiro o procuram.

    Essa coisa de vitamina D é muito séria,sendo o DR Hollick,eleito melhor médico americano em 2011 2012
    um grande pesquisador.Recentemente esteve com o Dr Galli na Comissão de Saúde do Congresso.Está no you tube.Vá atrás que esse susto passará.Um abraço

  34. ESSES JUDEUS ASSASSINOS QUE GOVERNAM ISRAEL, DESDE DA SUA CRIAÇÃO COMO PAÍS, ANTES MANDAVAM TREINAR OS SEUS SOLDADOS MATANDO PELO PRAZER DE MATAR, COM REQUINTES DE CRUELDADE, PARA MOSTRAR FORÇA E PODER AOS PA\LESTINOS E AGORA QUEREM TOMAR AS TERRAS DA PALESTINA PARA AUMENTAR A ÁREA DE SEU PAÍS, ISRAEL, CUJOS GOVERNANTES, NOS ÚLTIMOS 60 ANOS, QUE VIVEM NAQUELA REGIÃO, MATARAM CERCA DE 100 MIL PALESTINOS! E O TRIBUNAL DE HAIA NÃO NOMEOU OS “CARNICEIROS DE ISRAEL” PARA JULGÁ-LOS E CONDENÁ-LOS POR CRIMES DE GUERRA E SABE POR QUE? PORQUE OS EUA NÃO DEIXAM! TÃO GRANDE E CRUEL É GENOCÍDIO PRATICADO PELOS JUDEUS ASSASSINOS QUE NOS CHAMAM DE “ANÃO DIPLOMÁTICO!” E, NÃO SE ADMIREM, HOJE O MUNDO TORCE PELOS PALESTINOS E APÓIAM AS AÇÕES DO HAMÁS!

  35. .****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar mudando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  36. ‘.****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar mudando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  37. Adorei o “achado” da kriptonita. Aquele fragmento de planeta natal que e nossa forca e nossa fraqueza. Freud nao diria melhor. Tudo de bom pra voces.

  38. Força a você é sua família.Aqueles que amamos são sempre prioridades.

  39. VIU AÍ EXMO. DR. DESEMBARGADOR DARLAN, O SR. DEU UMA DE “BONZINHO GERAL,” E UM JORNALISTA FOI AGREDIDO, AGREDIDO, DOUTOR DARLAN, POR UM DOS TRÊS BANDIDOS E TERRORISTAS DE MANIFESTAÇÕES À SOLDO DA CIA, RECÉM LIBERTADOS PELO SEU “HABEAS CORPUS.” O JORNALISTA REGISTROU UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA DELEGACIA E O FEZ MUITO BEM! VIU COMO ESSES BANDIDOS/MERCENÁREIOS SÃO ATREVIDOS? ACABARAM DE CONQUISTAR A LIBERDADE E “ENCHERAM” O JORNALISTA DE “PORRADA!” SE ACHAM A CIMA DA LEI E CONSCIENTE DA PROTEÇÃO QUE RECEBEM DA AGÊNCIA AMERICANA, A CIA, QUE LHES CONSEGUIU A LIBERDADE…ELES E OUTROS MAIS, TRABALHAM PARA DESESTABILIZAR O GOVERNO DILMA PARA QUE ELA CAIA NAS PESQUISAS ELEITORAIS E NÃO SEJA REELEITA. “SININHO”, CAMILA E OS DEMAIS QUE FORAM PRESOS SÃO MERCENÁRIOS, TRAIDORES DE SUA PÁTRIA, O BRASIL, PORQUE NO FIM TUDO, COM DERROTA DA DILMA O PRÉ-SAL VAI DE GRAÇA PARA AS MÃOS DO EUA!

  40. PEÇO-TE DESCULPAS, EDUARDO, POIS SÓ HOJE LI TODOS OS TEXTOS E VI QUE UM DOS SEUS FAMILIARES ESTÁ COM PROBLEMAS DE SAÚDE. VALHA-TE DEUS, O MAGNÍFICO, O GLORIOSO E O NOSSO PAI ETERNO, PARA QUE O SEU GENRO E TODOS OS SEUS FAMILIARES, INCLUSIVE VOCÊ EDUARDO, VIVAM SOB A PROTEÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS, PARA RECHAÇAR OS FLUÍDOS MAGNÉTICOS E MALÉFICOS DESSA GENTALHA QUE QUEREM TE FAZER O MAL, PORQUE NÃO CONSEGUEM TE VENCER PELOS ARGUMENTOS E PELA VERDADE DOS FATOS! BENDITO SEJA O NOSSO GRANDE DEUS QUE FOI O DEUS DOS NÉFILIM E ANUNAKIS, O DEUS DOS SUMÉRIOS, O DEUS DOS HEBREUS, DOS CRISTÃOS E DE SUAS RAMIFICAÇÕES!!!

  41. Eduardo,

    Força aí para a família toda. Seus amigos, e são muitos espalhados pelo Brasil, estão numa corrente torcendo para que seu genro supere este problema!
    Um forte abraço.

  42. Desejo muita saúde para toda a família.

    Força vocês tem de sobra.

    abraços

  43. Não se preocupa com a gente Eduardo, canaliza sua força p/ ajudar sua família, ao contrário do super-homem, você não é de ferro(risos)! Melhoras p/ o seu genro.

  44. Caro Eduardo,

    Adoro o seu blog e as suas posições políticas.
    Não o conheço, mas sei que trata-se de homem honrado e de caráter.
    Sua dedicação e amor à família são provas incontestes do homem que é.
    Acompanho a sua luta e da sua brava família com a doença da querida Vitória.
    Torço muito por ela e pela felicidade de todos vocês.
    Desejo, de coração, que o seu genro se recupere e tudo volte à normalidade.
    Um forte abraço a todos vocês.
    Saúde!

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.