Lula envia mensagem aos leitores do Blog da Cidadania. Assista

entrevista

 

No escritório modesto, no segundo andar da modesta casa no bairro do Ipiranga, em São Paulo, encontro um Lula sorridente e afetuoso, como é do seu feitio. Após o indefectível abraço, sentamo-nos para cerca de uma hora e meia de papo sobre conjuntura política e até sobre amenidades.

Após 25 anos de espera, chegou o dia do tête-à-tête com a lenda viva, Luiz Inácio Lula da Silva.

Presenteio o presidente com um calendário em papel contendo, em cada mês, uma foto diferente de minha filha Victoria, de 15 anos, ao lado de cada um dos seus terapeutas – Victoria é “especial”, tem Síndrome de Rett (paralisia cerebral). A página do calendário que aparece na foto é de Victoria com sua enfermeira, Michelle.

Lula se diverte quando, no início da conversa, relato que não votei nele no primeiro turno, em 1989, por achá-lo “radical”, e que votei em Mário Covas. Mas que, no segundo turno, vendo com quem ele disputava a Presidência, “lulei” pela primeira vez.

Disse ao presidente que não lhe dei meu voto no primeiro turno também porque o PT me irritara no ano anterior (1988) por não ter assinado a Constituição, ao que fui corrigido, pois o fato é que o PT assinou, sim, o texto constitucional, mas votou contra por discordar de pontos inseridos pelos liberais.

O presidente me convocou para esse bate-papo ainda no recente encontro de blogueiros, em São Paulo, no mês passado, em meio à “muvuca” que se formou para tirar fotos com ele. Por que? Porque Lula, para cada coisa que fala, ouve dez vezes mais. Esse é um de seus segredos, creio eu: ouvir muito mais do que fala.

Seria uma indelicadeza relatar qualquer outra coisa que conversamos e que não esteja no vídeo abaixo, que contém mensagem do presidente aos leitores deste Blog.

Só posso dizer, a mais, que Lula está muito consciente de tudo que sai na blogosfera e do que pensa a militância. Sobre o quadro político, além de estar otimista ele demonstrou uma visão que, a meu juízo, é muito adequada em termos de como deve ser conduzida a campanha eleitoral de 2014.

Lula sabe muito bem o nível da campanha que pretendem fazer contra Dilma. Aliás, esse é um dos destaques do vídeo. Em sua mensagem aos leitores desta página, ele qualifica a direita que se opõe a ela como “implacável”. Julga, inclusive, que é mais feroz contra Dilma do que contra Hugo Chávez. E diz que isso ocorre “talvez por ela ser mulher”.

Fique, pois, com a mensagem de Lula aos leitores desta página, no vídeo abaixo.