Gilberto Carvalho, Lula e a “elite branca”

A manifestação raivosa e literalmente obscena contra Dilma Rousseff na Arena Corinthians durante a cerimônia de abertura da Copa foi interpretada de formas diametralmente opostas pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e pelo ex-presidente Lula.

Para o primeiro, o segundo errou ao avaliar que os insultos partiram da “elite branca”, que pôde pagar, em média, mil reais para assistir à cerimônia, confortavelmente instalada na “área VIP” do estádio.

A Folha de São Paulo, que faz oposição cerrada a Dilma, não perdeu tempo e estampou o diagnóstico de Carvalho em manchete principal de primeira página – a tese dele reforça a teoria da oposição midiática, de que Dilma “já perdeu”.

Segundo relatos esparsos de leitores que estiveram no local, porém, os insultos à presidente teriam partido do camarote do Itaú. Carvalho não discute. Acha que, assim mesmo, nos setores populares também há muita gente com raiva dela

O diagnóstico de Carvalho, que virou manchete na Folha, foi feito durante reunião entre ele e blogueiros, uma reunião à qual este que escreve não pôde comparecer por razões particulares.

Carvalho diagnosticou que as críticas da mídia ao governo Dilma, que as camadas mais altas da sociedade compraram há muito, começam a “escorrer” para as camadas mais baixas, razão pela qual julga que o ataque à presidente no “Itaquerão” não pode ser debitado só à tal “elite branca”.

A Folha de São Paulo correu para entrevistar Carvalho, prevendo que poderia obter mais munição contra Dilma. Na segunda-feira (23), publicou a entrevista.

Nessa entrevista, ele não só reafirmou sua discordância de Lula quanto à origem dos insultos a Dilma, mas aprofundou uma tese à qual Folha tratou de dar grande publicidade: “O PT erra no diagnóstico sobre a insatisfação com o governo”.

Um trecho da entrevista de Carvalho à Folha revela como ele se contaminou com essa teoria.

 

“(…) Quando chego em Curitiba (sic) e encontro um garçom falando que o PT é o mais corrupto da história. Quando vejo em Fortaleza meninos cobrando a questão da corrupção. Quando vi no metrô meninos entrando e puxando o coro do mesmo palavrão usado no estádio, não posso achar que é um fenômeno apenas na cabeça daquilo que está se chamando de elite branca (…)”

A Folha, espertamente, questionou Carvalho sobre a origem da teoria sobre a “elite branca”. Lembrou que “Foi Lula quem puxou esse discurso”. O ministro diz que “não quer polemizar com Lula” e que seu objetivo foi “alertar” – supostamente o PT e o próprio Lula – para o que chamou de “generalização da insatisfação”.

Carvalho é um dos ministros mais próximos a Dilma – trabalha em sala contígua à da presidente. É um quadro antigo do PT. Não se entende por que esse alerta teve que ser feito publicamente. Pareceu ingenuidade…

Seja como for, na terça-feira a Folha publica mais um trecho da entrevista com o ministro. Nesse trecho, ele relata encontro que manteve com um grupo de trinta black blocs – desde que esses espécimes começaram a promover vandalismo, Carvalho tem mantido interlocução com eles na esperança de enfiar algum juízo em suas cabeças vazias.

O ministro cometeu o mesmo erro que muitos que se aproximaram dessa turma ligada a partidos à esquerda do PT vêm cometendo, o erro de encarar a visão política dessa meninada como visão do povo.

Não é o caso de Carvalho, é preciso dizer. Ele sabe muito bem que esses protestos violentos são um grande erro. Mas muitos homens e mulheres maduros, já na quinta ou sexta década de vida, deixaram-se seduzir pela juventude e pelo idealismo boboca de pretensos revolucionários, garotos que não fazem a menor ideia do que é lutar de verdade contra a opressão e que se acham verdadeiros “Che Guevaras” por quebrarem algumas vitrines de lojas de carros e caixas-eletrônicos.

Porém, o que pode ter impressionado Carvalho certamente foi encontrar jovens pobres entre um movimento que teve origem nas universidades, onde professores ligados a partidos de extrema esquerda enfiaram esse lixo importado do Norte do planeta (a tática black bloc) na cabeça dos alunos. Assim, jovens pobres foram no embalo, atraídos pelo clima de rave (festas de estudantes) das “jornadas de junho”. E nada mais.

A partir da popularização dos protestos, ano passado, alguns líderes de movimentos sociais ligados aos mesmos partidos de esquerda viram oportunidade de colher frutos para suas legítimas demandas.

A visão de Carvalho se baseia nesse ambiente. A de Lula, em uma vida inteira e em sua origem entre a pobreza.

Aonde quero chegar: é um erro confundir com o povo esses movimentos da esquerda ultrarradical que admitem em seus protestos o que há de pior na ultradireita, contanto que neonazistas e outros energúmenos ajudem a provocar caos no trânsito e a quebrar tudo.

O povo mesmo, tem falado muito pouco. Quem é pobre e melhorou de vida, mas vive exposto aos ambientes da elite, acaba indo no embalo. Mas a maioria do povo nem chega perto da elite, seja nas universidades, seja nos locais em que pobres vão lhe prestar serviços.

Nas grandes cidades, a situação é pior. Sobretudo em Estados como São Paulo, onde a vida piorou muito devido aos governos do PSDB, que deixaram o transporte público chegar a uma situação de caos, que transformaram a escola e os hospitais públicos em lixo.

Nenhum governo federal conseguirá promover grandes melhoras em áreas que são da competência municipal e estadual.

Mas veja, leitor, a situação em São Paulo: Fernando Haddad está promovendo uma revolução nos transportes com os corredores de ônibus. Outras medidas simples serão tomadas. Apesar de o governo dele ter problemas para se comunicar, lá pelo quarto ano de governo a população paulistana sentirá a diferença.

Seja como for, há que fazer o povo entender que o governo federal comanda, precipuamente, a política econômica, estimula investimentos, empreende grandes projetos nacionais, mas a administração cotidiana da saúde, da educação, do transporte público é responsabilidade de prefeitos e governadores.

Contudo, essas manifestações tresloucadas acabaram empurrando para o governo federal – e, consequentemente, para o PT – uma culpa que até pode ser, também, do partido desse governo, mas que também é de todos os outros partidos.

Nos grandes centros urbanos como São Paulo, a vida tornou-se um inferno devido ao governo do Estado e aos governos municipais. Governos de todos os partidos. Premidos por grandes dívidas, Estados e municípios não conseguem enfrentar os problemas, que vão se avolumando.

Contudo, em uma coisa concordam Lula, Gilberto Carvalho e este blogueiro: a comunicação do governo Dilma é que permitiu que a mídia empurrasse para o governo federal uma responsabilidade que não é dele.

Tendo, porém, a concordar com Lula quanto à questão da “elite branca”. Ela e os pobres que influencia estão longe de ser o povo, estão longe de ser maioria. Mas claro que não será fácil Dilma vencer a eleição presidencial que se avizinha.

Contudo, se a campanha da reeleição for incisiva contra as críticas injustas, e se souber refrescar a memória dos adultos e mostrar aos garotos o que era o Brasil até 2002, dificilmente  o PSDB conseguirá tirar proveito dessa insatisfação de setores da sociedade.

Nesse contexto, o sucesso da Copa e os excessos dos revolucionários de butique já estão abrindo os olhos de muita gente.

Esses cinquentões ou sessentões da academia ou do jornalismo que diziam orgulhosamente que apoiavam os protestos tresloucados contra a Copa, já estão fechando os bicos e fazendo cara de paisagem.

Esse caso específico da Copa está sendo subestimado pela direita truculenta e pela esquerda abilolada. O Brasil e o mundo já perceberam como têm havido exageros nas críticas ao governo Dilma. O efeito político disso ainda não pode ser mensurado, mas não será pequeno.

Tags: , , ,

132 Comentário

  1. Quem tem Gilberto Carvalho não precisa de Reinaldo Azevedo. Carvalho ainda não aprendeu que a artilharia diária e a campanha mentirosa e sórdida da mídia contra o PT, partido fundado da base popular, inculcou nas classes subalternas esse sentimento de aversão ao partido. Ele ainda não aprendeu que as mentiras repetidas internalizam-se em determinadas pessoas acríticas. De rico a pobre, sem consciência política, escutamos a repetição do que Veja e Globo, sobretudo, criaram. Lula mais uma vez esteve certo: o discurso é da Casa Grande! Só que o subalterno o reproduz. Do que se precisava, enfim, era uma resposta de Gilberto Carvalho que fosse um contraponto a essa artimanha midiática, não uma ingênua confirmação de uma “realidade virtual”. A Folha adorou.

    • Estes cartazes ao meu ver justifica exatamente o que os metidos a ricos sentem já não podem pagar os honorários de uma trabalhadora decente. O governo do PT valorizou os trabalhadores esquecidos anteriormente com isso desencadeou o preconceito e ódio. Temos que aceitar a realidade e reconhecer que todo trabalho honesto tem que ser valorizado e é isto que está sendo feito.

    • Vai lá no 247 e leia o que o Lula disse.
      Informe-se antes de ficar falando abrobrinha.

    • Sapo Barbudo está coberto de razões. Me solidarizo com êle, crendo , no entretanto, que Carvalho, está a me cheirar o desertor, com esse discurso bizarro, tíbio e submisso. Eu venho de longe, não confio neste gente , não fosse eu, também, alcunhado, o Planta do Deserto, a quem, basta, tão somente, o orvalho do alvorecer…

  2. Peço vénia a Edu,para voltar ao bola de fora de Gilberto Carvalho.Agora e Elio Gaspari,guru da direita,tinha relações íntimas com Genarais da Ditadura Militar,especialmente Golbery e Gaisel,além de Heitor de Aquino.Em artigo,tece loas e elogios a Carvalho sobre ter alertado o PT.Gaspari,em tempos de antanho,só vivia na Boa Terra,convidado especial de Antônio Carlos Magalhães,as expensas do governo da Bahia,comandado por ACM..Não a toa,PHA,o alcunha de ” o de múltiplos chapéus”A direita,queiram ou não queiram,sem mover uma palha,encontrou uma avenida aberta por Carvalho.E pior,a emenda saiu pior que o soneto,quando disse que Dilma vai disparar nas perquisas.Aos incautos,que tentam sempre uma saída a “francesa” para estupidez como esta,respondo,curto e grosso:Joaquim Barbosa começou,mais ou menos assim.Elio e um sacripanta,saiu em defesa da barrigada de Conti,e demonizou Cantalice e o PT no episódio das tais listas.Ele não entrou nisso à toa.Carvalho cometeu seu maior erro,desde quando o conheço.Perdeu a confiança da Presidenta Dilma,e se duvidar de Lula também.Anotem,ficará um bom tempo na geladeira.Foi o maior erro da nossa campanha até aqui.O jogo estava1X1.A bola quicava na pequena área,sem goleiro,Carvalho usou as mãos para fazer o gol.Resultado:Gol anulado,e ele foi expulso,aos 47 minutos do segundo tempo.Um abraço para você e Victoria,meu caro e nobre Edu.

  3. Maravilha Eduardo,

    Você fez um comentário que sempre tenho feito, nós, os pobres não temos voz. Não temos canal de expressão. A mídia inventa um discurso pró-povo , para inglês ver e o povo cai como pato. Principalmente quem não internet para contrapor ideias. Eles inventam que o Brasil está mal. Mal para quem cara pálida? Nunca houve tanta redução de miséria, há milhares comprando casas, carros, etc. O Caso de SP é emblemático, a mídia mais poderosa é daí. Então estes revoltadinhos que estão quebrando tudo pelas ruas não sabem que o PT desenvolveu o Brasil por inteiro. Que tem obras no Brasil inteiro, que o Haddad deu uma entrevista para o Valor sobre ter inaugurado seis hospitais, e ninguém sabe disto em SP. Estes meninos não tem noção do que era o Brasil e o que hoje ele se tornou, são reféns do ódio da elite via mídia e unviversidade. A nossa vida de pobre é muito melhor. O nordeste está bombando e o paulista pensa que ainda é o único lugar do mundo em que as pessoas podem trabalhar e sobreviver. Estas máquinas de ódio não conhecem o Brasil, nem o povo brasileiro, são revolucionários da abstração. Não têm noção da realidade, não pisam ‘o chão da vida’, clamam por educação e saúde, mas não sabem dizer quais as conquistas que fizemos nos últimos anos, nem mapear a realidade. Acho um erro o Carvalho dá poder a este grupo. Eles não têm nada a propor. São vazios politicamente. E já fizeram mal demais ao Brasil

    • Esta indignação desencadeou desde que os trabalhadores como no caso as domésticas tiveram um governo que valorizasse seu trabalho, acredito que por isto uns metidinhos a ricos sem ser já não podem pagar os custos que um trabalhador que antes não era valorizado agora tem o seu valor com aprovações de lei aprovada pelo Congresso e que já está em vigor. Eles não admitem ter que ralar no fogão e na cozinha e jogam tudo em cima do PT e do governo da Presidenta Dilma.

  4. Gilberto Carvalho é a única pessoa sensata no PT.

  5. Sobre essa definições de ‘casa grande e senzala’, essa senhora da foto é a encarnação, a personificação de um ente da casa grande e a senzala para ela é seu quarinho onde ela coloca a empregada.

  6. Edu, sem uma mídia nossa, rádios, TVs, jornais e revistas, nossa voz, nossos discursos, nossas realizações não chegam longe, não são conhecidas, ou o PT toma isto como verdade, ou ele também não chegará mais longe!
    Quem não se comunica, se trumbica, já dizia o genial Chacrinha!

  7. Caro Eduardo Guimarães,

    De início parabenizo-o pelo bom texto, fazendo alguns acréscimos de opinião pessoal:

    1º. Não concordo com a iniciativa do Carvalho, mesmo que tivesse razão, não contribui dessa forma;
    2º. O presidente LULA se refere a “elite branca”, àquela presente no estádio que foi a responsável por puxar com veemência o coro pela agressão à presidenta, depois tivemos adesão parcial dos maria vai com as outras, coisas de estádio de futebol, nada generalizado, pelo contrário tiveram manifestações de reprovação;
    3º É inegável que o governo do PT melhorou a vida de todas as classes sociais no Brasil e não apenas dos mais pobres. Tenho de concordar com o que disse na Convenção do PT, o vice-presidente Michel Temer. Os números provam isso e o debate tem de levar isso em consideração, não pode desprezar ;
    4º Não podemos esquecer de uma coisa, a mídia vem bombardeando o PT há muito tempo com artilharia pesada ligando o partido a tudo relacionado a corrupção. Não fosse as exitosas políticas sociais do governo federal e o enraizamento do PT nos movimentos sociais, não tinha governo que aguentasse tantos ataques;
    5º Vale ressaltar que não basta somente melhorar a vida do povo no aspecto material, tem de politizar o povo, pois a Dilma e o PT precisam conscientizar o povo da sua história e da história do país, sempre e, não apenas no ano da eleição;
    6º A grande mídia e as igrejas fazem lavagem cerebral no povo diariamente, para propagar seus interesses;
    7º A nossa presidenta e o PT saíram da defensiva, no entanto, precisam continuar firmes para combater as mentiras e as desinformações, em especial dos jovens que não vivenciaram com consciência política as gestões do PSDB(FHC) no governo federal e a sua politica neoliberal ;
    8º Considerando a magnitude da copa do mundo, o evento está servindo para mostrar ao mundo a capacidade de realização do governo da presidenta Dilma Rousseff;
    9º Temos de fazer campanha abordando as realizações e os feitos dos 12 anos dos governos LULA e DILMA e compará-los com os 8 anos do governo do PSDB(FHC) e não entrar nas suas baixarias;
    10º Como dizia o saudoso Marcos Freire: Vamos a mais uma vitória do povo, sem medo e sem ódio.

    São essas minhas contribuições, colega Eduardo Guimarães.

    Abraços, Marcelo Adriano.

  8. Nossa, sempre me espanto ao ver a foto desses cartazes, é difícil acreditar que existem pessoas que pensam assim.

    Concordo com sua posição exposta no artigo.

    Aliás, acredito que a pequena parte da população que estava indo na onda da elite já está abrindo os olhos. Estão vendo que a mídia mente, afinal a Copa vai indo muito bem. Até a eleição esse clima de pessimismo será dissipado.

  9. Pisou na bola. O sr Gilberto aceitou dar declarações, ingenuidade das grandes. Não é possível dar munição ao inimigo. Agora deitam e rolam, aproveitam da fala em doses homeopáticas. Que pena.

  10. Eduardo,peço-lhe desculpas,mas sou assim.Respondo a Rogerio,aí em cima.Que o Ministro Carvalho,na sua opinião,é a pessoa mais sensata do PT,não é o centro da questão,a não ser que você me convença,onde estão os ganhos da sua infeliz declaração.Até onde sei,existem comite de campanha,executiva do partido,presidência,assessoria,Lula,Dilma,o escambau de mussurunga,para ele expor a opinião dele, quero dizer,intramuros.Em tese meu bom amigo Rogério,respeito sua opinião,mas não concordo em nada com a sua generalidade.Na defesa do ministro Carvalho encampada por você,me desculpe,você estimula que continuemos a praticar burradas.Lula,para mim,é o maior politico que esse País tem.Lula é insensato?Claro que não.Lula erra,mesmo sem esse proposito,evidente que sim.Exemplo maior:Joaquim Barbosa.Peço-lhe que informe,uma,umazinha de nada,onde você vê ganho politico,na desastrada declaração de Gilbertinho.Se você indicar, o que quer que seja,o ganho politico com a declaração de Carvalho,serei o primeiro a me desculpar.Até lá,acho que Gilberto Carvalho e,agora você com essa conversa de ser o mais “sensato dos petistas”,doeu-me na zona cinzenta,situada entre o fígado e alma.Grande abraço,Edu.

  11. Caros, coloquem um zoom na foto. Claramente uma montagem. existe um branco retangular mais escuro e com certeza o texto dessa mulher da classe média foi distorcido.

  12. Primeira manchete do pig, foi mais ou menos assim: Dirceu perde por 8 a 2. Segunda manchete “consertando”: Supremo abre caminho para que presos do mensalão trabalhem… Ué, na primeira Dirceu perde(vão alegar que houve uma falha de impressão). Deveria haver uma retratação com o NOME dele. Mas não. E fica tudo por isso mesmo. Na verdade Dirceu ganhou por 9 a 1.

  13. Edu,amigo vamos combinar.Você puxou para cá,esticou para lá,foi,voltou,vez que ia,mas não foi,depois disse que disse que não disse que disse,foi para direita,cruzou para esquerda,atrasou para o goleiro,deu adeus,se arrependeu,voltou.Você como homem sério e honrado,não marcou posição sobre a desastrada declaração de Carvalho.Para mim,no meu modo de ver as coisas,foi uma das maiores raquetadas,ou gol contra,que praticou um Ministro de Governo.Você não quer alimentar a polemica,tudo bem.Talvez para você,a ficha ainda não caiu.Elio Gaspari não entrou nisso a toa.Assim sendo,um blogueiro de sua responsabilidade e respeito,tem obrigação de se posicionar sobre o caso.Tucano você não é,porque subiu no muro?Outro assunto que me deixa incomodado.Seus agradecimentos são seletivos?Os mesmos dos mesmos,os tem,outros não.Afora ofensas,que você breca,todos merecem sua atenção.Corrija.Seletividade nunca foi boa companheira.Sou Lula,ontem,hoje,sempre,eternamente.Errou,o pau come.Ainda tenho Joaquim Barbosa atravessado na goela.O comportamento do governo,inclusive Lula,durante todo julgamento do Mentirão,não foi correto.Os responsaveis direto,para a conquista do poder,não poderiam ser abandonados a propria sorte.Por questão de justiça,as reações mais aguerridas e contudentes,vieram da blogosfera “suja”,dentre os quais incluo você.Um monstro,outras que não podem serem esquecidas,Miruna Genoino e Hildergard Angel.Outros que eu não esperava,esconderam-se no breu das tocas.Fique com Deus.

  14. Gilberto Carvalho o maior cabo eleitoral do Psdb!,,simples assim!!!!,

  15. Gilberto Carvalho deveria pedir para ir ao banheiro e sair fora de sena, procurar a turma dele no PSDB

  16. A divulgação da constatação pode ter sido equivocada, mas não tira a veracidade dela(a constatação). Tenho, também, sentido essa tendência. Há, entre a camada da população que é, naturalmente, eleitora do PT, um desconforto imenso. Há uma dificuldade enorme em assumir a defesa do governo e do partido. A coisa se processa meio no subterrâneo, com cada um se apoiando nas próprias crenças, se firmando por si próprio como um pilar. Mas está faltando o grito, a força, o brado agregador e vencedor: precisamos resgatar o orgulho de ser PT!!!!!! Tragamos de volta a nossa estrelinha! Preguemo-la no peito e saímos mostrando ao mundo no que acreditamos! Tem de ser assim! Não dá mais pra ter vergonha! Não temos do que ter vergonha!!!!!!!

  17. quanto a gente percebe que vai escorregar na maionese, não faz a maionese, algumas pessoas não devem dar entrevista a qualquer meio de comunicação, sabemos que eles mentem, mudam e manipulam, então Sr. Carvalho por que não te calas.

  18. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  19. Não foi à-toa que a magnífica pensadora brasileira Marilena Chaui disse que “A classe média é uma abominação política porque é fascista; é uma abominação ética porque é violenta; e é uma abominação cognitiva porque é ignorante. Fim”. A classe méRdia (grande parte da classe média) é o câncer deste País (Brasil). … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  20. C.Capital tbém entrevistou Carvalho. Achei meio atrapalhado nas respostas. Reunião com black-blocs!? Os caras são criminosos, baderneiros, importam ou são influenciados por ideais -e grana- exóticos, dão prejuízo ao patrimônio público e privado, e neste último aspecto se parecem mas um fhc das ruas.

  21. “…mais um fhc das ruas”.

  22. Tudo ja foi examinado e dito sobre este tema.
    Mas com a vantagem de chegar tarde, HOJE 26.06 – o artigo de Dorinha kramer
    no MESQuitão sobre isto tem como centro um comovente contorcionismo logico.
    Como disse o Marcelo Adriano, o PT saiu um tanto da defensiva: isso provocaria os portavozes ou portaletras do PIG a achar ancoras para reforçar suas teses explicativas da, apesar de tudo, força do lulismo.
    Eles não entendem nada do trabalhismo, nem do que o impulsiona, nem mesmo da contínua ‘capitulaçao’ ao poder
    da elite… A capitulaçao relativa mas real tem tambem a vantagem de dividir o campo adversario, Dna.Kramer.
    Agora quando a gente bate o pé, Kreminha, não vá BUSCAR nisso uma astucia maldosa, uma trucagem nos ‘silencios’.
    A gente quer ganhar a eleição, minha Kremosa.
    E joga o jogo.

  23. Meu Deus!! Por que esse elemento não cala a boca? Como faz uma declaração dessas e dá entrevista para a folha? Poxa o PT com um porta voz desse não precisa de inimigo, esse cretino deveria ser expulso do partido

    • Cara colega Rita,
      Você não está exagerando, não?! Quando chama o senhor Carvalho de cretino e pensa que deveriam expulsá-lo do PT?! O que mais gosto no Partido dos Trabalhadores é o fato de ter discordâncias, divergências e discussões, próprias de uma verdadeira democracia. O senhor Gilberto Carvalho é um homem muito decente, honesto, correto, como poucos, no PT. Pelo que sei sobre este senhor, sempre teve real preocupação com os mais pobres. Ele não está errado quando diz que os mais pobres também, mesmo sendo os maiores beneficiados pelos programas do Governo Federal, estão descontentes com a presidenta Dilma. As razões desse descontentamento, nós conhecemos e sabemos porque! No entanto o que a mim me causa estranhamento, é por que cargas d’água, ele fez a crítica comparando-os e atrelando-os a elite raivosa, ressentida e rancorosa — que essa, também sabemos porque é tão mal-educada e biliática — visto que os ressentimentos desses, nada tem haver com os descontentamentos daqueles! E principalmente, precisa ser explicado porque deu entrevista em seguida reafirmando o que dissera e com que objetivo, uma vez que não desconhece os métodos desonestos e pouco ou sem nenhuma ética da mídia comercial com tudo que diga respeito ao PT, e primordialmente quando, aqueles petistas mais corretos e mais honesto falam mal do próprio partido!
      Abraços
      Maria Antônia

  24. Não estou falando,Edu que sua ficha ainda não caiu,com relação a pataquada de Gilberto Carvalho.Lula saiu em socorro dele.Sinal que a coisa ferveu dentro do governo.Ouvi comentário até de demissão.Voce sabe até melhor do que eu,quando Lula entra na história e porque o bicho pegou feio.So não entendi bem seu comportamento,tipo,não sei,não vi,não quero saber.Edu,já que você custou de entender a situação,vou lhe explicar,vamos combinar.Gilberto Carvalho negou ó governo.Explico:Se o governo tem sua base de apoio,fincada,sustentada,alicerçada nas camadas mais pobres da população,vem um Ministro de Estado,justamente o Ministro mais ligado aos movimentos sociais,responsável pela interlocucao desses com o governo,não resiste aos microfones pigais,abre a a boca,em alto e bom som,e afirma de maneira peremptória,que essa camada da população começa virar a cara para a Presidenta,vaiando-a,sinal evidente que eleição tornou-se fator secundário.Passe a faixa para Aecio e estamos conversado.Se Presidente fosse eu o demitiria sumariamente.Sera que agora me fiz entender?Era uma raquedada desta que a oposição estava procurando.Parace que encontrou.Ate o discurso de Lula ficou enfraquecido.Fique com Deus,e desculpe a franqueza.

    • Menos Tenente.

      Vá devagar em sua ânsia de cobrar o Eduardo Guimarães.

      Você que está chegado agora deve ter mais paciência e compreender que nada de bom deve ser feito no afogadilho e na afobação. Quem está aqui a mais tempo sabe como é o sistema de trabalho do Edu.

      No momento certo as coisas irão se definir, saiba aguardar.

  25. Com esses “amigos” Dilma não precisa de inimigos… Depois de Zé Cardoso, Paulo Bernardo e outros, a adesão de Gilberto Carvalho… Elio Gaspari, “cavalo” do Golbery, adorou, claro!

  26. “a comunicação do governo Dilma é que permitiu que a mídia empurrasse para o governo federal uma responsabilidade que não é dele.”. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  27. “é um erro confundir com o povo esses movimentos da esquerda ultrarradical que admitem em seus protestos o que há de pior na ultradireita, contanto que neonazistas e outros energúmenos ajudem a provocar caos no trânsito e a quebrar tudo.”. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  28. O bom-mocismo de Gilberto Carvalho não faz bem ao PT (e também ao governo Dilma).

    Se pessoas da direita enaltecem as palavras de bom-mocismo de Gilberto Carvalho, significa que estas palavras de Carvalho são boas só para a oposição tucana-pefelê. Portanto, Gilberto Carvalho pisou na bola.

  29. “o erro de encarar a visão política dessa meninada como visão do povo.”. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  30. Luciano Huck, o cafetão vira-lata global que será Ministro da Cultura do Aécio, oferece as brasileeiras pros gringos!

    Mas mão é coisa nova. Luciano já tido feito um “programa” para um príncipe azul de rua qualquer da Suécia em 2012. Detalhe: o suéco veio ao Brasil, “namorou” a paulistana VIP deprimida e depois se mandou!
    Video original da época: http://globotv.globo.com/rede-globo/caldeirao-do-huck/v/huck-procura-candidatos-a-principe-para-brasileira-na-capital-da-suecia/1985537/

    • Esse Luciano Huck deveria sofrer um processo do Ministério Público por incentivar o turismo sexual.

  31. Bela e percuciente análise, como sempre. Mais uma vez, parabéns por fazer um trabalho digno, que deveria ser o ânimo de todos aqueles que fazem a mídia nacional, infelizmente dominada hegemonicamente por grupos de interesses escusos que construíram ao longo do tempo a ditadura midiática infelicitadora do povo deste País (Brasil) e extensão do mal que escraviza ou tenta escravizar também outros povos em todo o mundo. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  32. Existe um ditado Edu,mais velho que o rascunho da Bíblia.Quem cala,consente.Ate agora não entendi seu silêncio sepulcral sobre esse episódio de Gilberto Carvalho,levando-me a crer,com tristeza,que você endossa as “sábias declarações”dele.Quando afirmo e reafirmo que os maiores problemas da campanha,são criados por nos,tem gente que fica retada comigo.

  33. Sobre o episódio em tela,Edu continua sorumbático.Não sei,não vi,não quero saber,tenho raiva de quem sabe,por acaso o senhor pode me informar o onde posso encontrar um blogueiro sujíssimo chamado Eduardo Guimarães .Depois de um longo e interminavel silêncio,o garoto,como não quer nada, responde na lata :Procure no Posto Ypiranga.

  34. Agradeço a atenção do comentarista Wilsolesks Alves.O problema Alves,e que não consigo encontrar nada de “bom” nas declarações do Ministro Carvalho.Quer saber mais,o fez de caso pensado.Estava aborrecido com alguma coisa.A única forma de combater a omerta midiatica,e a nossa blogosfera suja. Se Lula saiu em sua defesa,algo muito grave pode está acontecendo no seio do governo.Pode ter certeza,o Ministro Carvalho não pertence a “turminha da Dilma”.Carvalho e um Lulista até a medula.Nao posso falar o mesmo de Ze Eduardo,Mercadante,Paulo Bernardo,a ex Glesi,Adams etc etc etc.Nada de dividir o governo.O caso,Alves e que não nasci ontem,nem sou criança.Eduardo sabe e sabe muito,por isto se escondeu,parece-me no Posto Ypiranga.Um forte abraço Alves.

  35. Querem saber de uma,de duas ou de três.Estao fritando Gilbertinho.Estou sendo até chato,reconheço.Porque? Debaixo desse angu tem carne.Edu sabe,por isso deu uma de caramujo.Essa turminha da Dilma não e flor que se cheire.Gilbertinho não falaria uma coisa dessas,sem autorização expressa de Lula,tenho a mais absoluta certeza do que estou afirmando.Posso ser novo aqui,meu caríssimo Wilsolesks Alves,agora de política entendo desde a ceia de Cristo.Eu escutei quando Judas acertou trair Cristo por 30 dinheiros.Nao lhe ocorreu,meu bom Alves,um tal” volta Lula”.Ligue suas antenas,de luz alta,seus faróis estão baixos.

  36. fora de pauta,que está acontecendo com o blog do prof,hariovaldo?

  37. Duas coisas. A primeira é que o povo mesmo não têm nenhuma voz nos meios de comunicação, a “opinião pública” exposta nos grandes jornais e na TV é na verdade a opinião de uma meia dúzia de gente estúpida e raivosa mas com muito dinheiro.

    A segunda é que o povo não defende o PT abertamente porque basta você falar em qualquer lugar que você concorda com o que o PT faz, que em seguida algum demente de extrema-direita vai guinchar enloquecido de ódio e vai tentar te agredir. Sério. Eles estão em todos os lugares e em todas as classes sociais, as mentes lavadas pela mídia e uma única coisa programada no fundo da mente deles: “agredir quem apóia o PT”. E nem adianta tentar argumentar com este tipo de gente, o melhor que você pode fazer é mantê-los longe e neutralizá-los se eles partirem para a agressão.

    • Vou concordar com vc…até a TV Brasil foi retirada do ar pela net…O governo precisa entender que Não existe comunicação com o povo…e que o pp PT, comete erros brutais, nas cidades que estão administrando…acumulo de servidores,privatização da saúde,falta de serviços essenciais(limpeza de córregos,rios e urbana),mesmo com risco de dengue…etc.A população vai ficando indignada,e se sabem, que vc gosta do PT, caem em cima matando.Venho falando no pp blog,no perigo que o PT está correndo…gostei e muito da sinceridade do Gilberto.Vou dar mais um exemplo…Além da falta de controle da Anatel,a ANS tbém não defende o interesse dos usuários dos planos…fiz denúncias graves e foi dito que deveria procurar o MP,que eles nada podiam fazer….Houve conquistas com o PT,muitas…mas houve acomodação tbém…Agora,temos os acenos de reforma política…e acredito que outras tbém vão vir.Mas o PT precisa mostrar serviço!

Trackbacks

  1. » Gilberto Carvalho, Lula e a ´elite branca´Entre Fatos

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.