Visita de deputados a Dirceu desmoralizou Legislativo, Judiciário e imprensa

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Matéria da Folha de São Paulo sobre a comitiva de deputados federais que foi investigar as condições de encarceramento de José Dirceu no presídio da Papuda, em Brasília, publicada na terça-feira passada no UOL e no dia seguinte no jornal impresso, produziu um factoide asqueroso que tenta enganar a sociedade enquanto infringe descaradamente a lei.

Comecemos pela lei. O inciso VIII do artigo 41 da lei 7.210/84, que regula a Execução Penal no país, é claro quanto à exploração da imagem de pessoas mantidas em regime de privação de liberdade: é garantido aos presos “proteção contra qualquer forma de sensacionalismo”.

Ora, o que foi a matéria da Folha sobre as condições de encarceramento de José Dirceu se não uma clara violação da lei 7.210/84, que proíbe que sejam feitas e divulgadas imagens de presos no ambiente de confinamento? A lei impediu a Folha de usar imagens feitas por um membro da comitiva de deputados que visitou o ex-ministro em sua cela?

Se a Folha deu uma banana para a lei e publicou vídeo gravado ilegalmente por algum membro da comitiva que adentrou o presídio, parte dessa comitiva esbofeteou o país com relatos sobre regalias de Dirceu que foram contestados não por partidários do ex-ministro, mas por deputados de oposição ao PT que também participaram da visita.

Quatro membros daquela comitiva se destacaram pelas declarações sobre o que viram na Papuda: a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Detalhe: os quatro deputados são de partidos de oposição ao governo Dilma e ao PT. Contudo, diferenciaram-se entre si por demonstrarem ou não espírito público e entendimento do que é fazer oposição.

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) disse que Dirceu recebe tratamento diferenciado por sua cela ser “mais ampla e iluminada”, por ter televisão e micro-ondas, utensílios que afirmou que outros presos não têm e que, depois se soube, é mentira, pois vários presos com “bom comportamento” têm esses e outros utensílios. Inclusive, Dirceu tem uma pequena tevê antiga e há presos com tevês de plasma.

Já o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) relatou à imprensa, em tom de denúncia, que Dirceu assistia ao jogo entre Bayern de Munique e Real Madrid no momento em que os deputados chegaram à sua cela…

As declarações desses deputados ganharam as manchetes principais dos jornais do dia seguinte à visita (quarta-feira). Contudo, havia as declarações de Erundina e Wyllys, que foram solenemente ignoradas pelos repórteres que esperavam a comitiva parlamentar na saída da Papuda.

Jean Wyllys deu a seguinte declaração: “A gente veio verificar se havia regalias. Pela nossa visita, que a gente fez às celas, e pelas conversas que nós tivemos com os agentes penitenciários, os gestores e o diretor do complexo, a gente viu que não há regalias. Não há privilégio [a Dirceu]”.

Luiza Erundina declarou que viu “Uma cela modesta, uma cela malconservada, cheia de infiltrações, gotejando água no corredor, na porta da cela”. E que o tratamento que dão a Dirceu na Papuda lhe tira “Aquilo que é dado a outros presos”.

Entre dois pares de declarações tão contraditórias, adivinhe, leitor, que versão ganhou as manchetes… A dos que enxergaram “regalias”, claro. A manchete da Folha reproduziu a declaração de Mara Gabrilli, mas depois se soube que ela não entrou na cela de Dirceu por ser cadeirante e sua cadeira-de-rodas não passar pela porta.

Sobre a deputada tucana de São Paulo, aliás, vale uma informação pessoal deste que escreve. Essa deputada vem se elegendo há anos usando sua condição de deficiente física. Seu mandato atua junto a famílias de deficientes, as quais ela transformou em massa de manobra.

Há alguns anos, Gabrilli era vereadora na capital paulista. A esposa deste blogueiro vinha tentando conseguir vaga em uma instituição municipal para nossa filha, portadora de paralisia cerebral. Como não havia vaga na instituição, sugeriram a ela que procurasse a vereadora tucana.

Gabrilli impôs uma condição à minha esposa, para ajudá-la: teria que se unir ao “movimento” que essa parlamentar coordenava. Consultado pela esposa, recomendei que não se aproximasse desse tipo de gente. O desespero de mãe, porém, vendo a saúde de nossa filha Victoria se deteriorar, falou mais alto.

A mãe de minha filha doente se animou com a promessa, que quase foi cumprida. Gabrilli chegou a comunicar a ela que conseguira a vaga para a menina. Marcou dia e hora para Cristina ir buscar uma “carta” da parlamentar para a instituição.

Quando minha esposa foi procurar a assessora de Gabrilli para ir retirar a tal “carta” ouviu que a vaga “não tinha dado certo”, mas que a vereadora ficara sabendo que este blogueiro era o pai da criança e que, por eu ser “ligado ao PT”, seria “fácil” para mim conseguir vaga para minha filha em alguma instituição federal.

O resultado é que minha esposa passou meses protestando contra a minha atividade de blogueiro, que estaria prejudicando nossa filha. Mas, ao fim, consegui convencê-la de que não era eu que estava errado por exercer minha liberdade de expressão, mas a parlamentar que usara sua posição para perseguir inimigos políticos.

Não espanta, pois, que Gabrilli tenha dito o que disse após a visita à Papuda. Esse tipo de conduta é a cara dela.

Seja como for, o fato é que quem tenta se posicionar sobre esse caso fica num dilema. Em quem acreditar? Claro que o cidadão que tem posições políticas definidas acreditará no que quer, mas quem procura somente a verdade fica desalentado ao ver a contradição entre quatro parlamentares que viram a mesma coisa, mas relatam fatos tão diferentes.

Esse mesmo cidadão fica sabendo que é proibido captar imagens de presidiários para exploração jornalística, vê que um dos membros da comitiva de deputados infringiu a lei ao gravar tais imagens, vê que a Folha divulgou o que é proibido e conclui que o jornal e os deputados estão se lixando para a lei.

Por fim, já percebendo que este país não passa de uma republiqueta bananeira em que leis valem tanto quanto a seriedade de parlamentares e da imprensa, o cidadão vê o Judiciário não tomar providências contra um episódio que desmoralizou ainda mais instituições cuja imagem nunca foi das melhores. O Brasil poderia ter passado sem essa pantomima.

Tags: , , , , ,

171 Comentário

  1. A direita brasileira é ASQUEROSA (entre outros qualificativos do mesmo tom).

    • Flávio, você não está xingando esse pessoal, você só está constatando a realidade e os predicados inerentes à esse pessoal, que faz parte da alma e do pensamento deles.

  2. Eduardo Guimarães,

    A comitiva não foi ao Complexo da Papuda somente para averiguar as condições de José Dirceu, mas para checar se havia violação de direitos humanos de demais presos. Foi isso que motivou minha ida, pois já tinha visitado a Papuda anteriormente mais de uma vez devido às denúncias de presos cadeirantes que vivem em condições prejudicadas por conta de sua deficiência.

    Com relação a minha entrada na cela, tive sim toda a visão do local, pois minha cadeira ficou emperrada na porta, de modo que não me impediu de ver a cela. O próprio deputado Jean Wylliys conversou comigo sobre a afirmação da imprensa ser mentirosa, pois não foi o que ele havia dito, já que estávamos juntos o tempo todo durante a visita.

    Ao contrário do que afirmou, não me elejo por minha condição. Se assim fosse todos os cadeirantes que se candidatassem seriam eleitos. Agora, massa de manobra? O senhor não deve conhecer meu trabalho. Pergunte às famílias que de alguma forma eu procurei ajudar. Pergunte a todas se já perguntei sobre partido. Isso nunca me interessou.

    Com relação a esse tal de “movimento”, essa é a maior mentira que já ouvi em minha vida. Em primeiro lugar, não arrumo vaga em escola para ninguém e nunca pedi para passar ninguém em fila alguma. Não faço com os outros o que não gostaria que fizessem comigo. Essa é minha forma de trabalhar. Em segundo lugar, quem tem que arrumar vaga é a Prefeitura. E cobro isso com veemência. Não importa o sexo, a crença, a raça, classe social ou tipo de deficiência. Essa historinha de movimento nunca saiu de minha boca
    .
    Incrível você falar sobre “carta”, coisa que nunca escrevi. Até porque trabalho com ofícios e e-mails, encaminhados direto aos órgãos públicos.Todo esse material é documentado. E se a sua esposa chegasse ao meu gabinete com uma fala de quem tem uma filha doente, eu a faria mudar de ideia, pois não trato paralisia cerebral como uma doença. Pelo contrário, procuro sempre enaltecer as potencialidades, independente de qualquer situação.

    Quanto a saber sobre sua ligação com o PT… eu nunca ouvi falar do senhor.
    Eu perseguir inimigos políticos? Quem são esses inimigos políticos? Por favor, me diga, porque não sei quem são e nem tenho tempo para persegui-los.

    • Gostaria de poder acreditar em tudo que diz, tomara que seja sim de coração.

      • Não se engane Maria José, pois essa Mara Gabrili é uma tucana-pefelê. Se ela está nesse partido envolto em inúmeras falcatruas em que a imprensa esconde, ela concorda com muitas coisas erradas que o seu partido faz contra o povo (além de ter consciência das muitas falcatruas do PSDB).

    • Senhora deputada,
      Que benção é a democracia, não? Especialmente para aqueles que dela podem participar, que tem esse PRIVILÉGIO, como a senhora. Suas palavras, sobre essa visita à Papuda, ressoam pelos quatro cantos do país por meio da grande mídia. E aqui também, nesse cantinho, que visa dar uma outra visão sobre aspectos da realidade brasileira.
      Fiquei com algumas dúvidas:
      No primeiro parágrafo, a senhora alega que “A comitiva não foi ao Complexo da Papuda somente para averiguar as condições de José Dirceu, mas para checar se havia violação de direitos humanos de demais presos.” Interessante, que, conforme o que foi publicado, a senhora parece estar mais preocupada com as condições de Dirceu do que com a de outros presos: “A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) disse que Dirceu recebe tratamento diferenciado, em uma cela com televisão e micro-ondas, condição distinta, segundo ela, da de outros presos.” (http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/petista-e-oposicionista-divergem-sobre-regalias-de-dirceu-em-prisao.html)
      Ou seja, entendi (e o povo também) que ter eletrodomésticos é um privilégio, ainda que isso não tenha ficado explícito. É uma tática eleitoreira: nivelar por baixo ou por cima (no caso, por baixo), quando for do interesse do “dono do discurso”. A questão verdadeira é: é ilegal ou não ter eletrodomésticos numa cela. As prisões, como qualquer instituição, tem normas e regras a serem seguidas. E, para o bem de todos, é nesse patamar que esse assunto deveria ser debatido.
      Quanto ao segundo parágrafo, a senhora afirma que “O próprio deputado Jean Wylliys conversou comigo sobre a afirmação da imprensa ser mentirosa, pois não foi o que ele havia dito, já que estávamos juntos o tempo todo durante a visita.”
      Bom, se a imprensa mentiu, alguma providência pode e deve ser tomada, pois está lá, no endereço http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/petista-e-oposicionista-divergem-sobre-regalias-de-dirceu-em-prisao.html, o que segue:

      “Nós vimos uma cela modesta, uma cela malconservada, cheia de infiltrações, gotejando água no corredor, na porta da cela, é isso que a gente viu. Ao contrário, acho que o tratamento que é dado a ele, muitas vezes, lhe tiram aquilo que é dado a outro preso”, afirmou Luiza Erundina (PSB-SP).
      “A gente veio verificar se havia regalias. Pela nossa visita, que a gente fez às celas, e pelas conversas que nós tivemos com os agentes penitenciários, os gestores e o diretor do complexo, a gente viu que não há regalias. Não há privilégio”, disse Jean Wyllys (PSOL-RJ).

      Interessante1: a imprensa só mente, segundo pessoas de seu espectro político partidário, quando mostra uma realidade que não lhes convém;
      Interessante2: notei, enquanto procurava as falas dos deputados citados acima, que, apesar das manchetes, nem sempre as matérias reproduzem suas falas. Em compensação, a fala da senhora quase sempre está lá,direta ou indiretamente.

      Abraços democratas (com desejos de que a democracia deixe de ser PRI VI LÉ GIO)

      • Se a tal deputada tucana-pefelê Mara Gabrili diz que foi lá para ver a situação de cadeirantes presos, por que será que ela foi visitar a cela onde está o Zé Dirceu se ele não é cadeirante? E por que somente a fala dessa deputada tucana-pefelê se resumiu à situação de José Dirceu?

        Em nenhum momento, no que ela escreve aqui e nem na imprensa do PIG há relatos dela sobre a situação dos presos cadeirantes. Ela nada informa da situação dos presos cadeirantes que ela diz ter o interesse de averiguar.

        Só posso reafirmar que essa deputada tucana-pefelê é mentirosa. Que confio plenamente no que o Eduardo Guimarães disse sobre o comportamento dessa deputada quando vereadora.

      • Parabéns Eliane! Repudio com veemência o comportamento dessa senhora! Não é digna de respeito de pessoas sérias desse país. Não há a mínima possibilidade de dar-se crédito ao que ela diz. Faz parte com certeza do time de políticos que abominamos! É lamentável tomarmos conhecimento de mais uma erva daninha que está instalada no Congresso. Deplorável toda a sua atitude!
        Marly – RJ

        • E tem mais: A mentira tem pernas curtas. Não se atira pedras às vidraças alheias, quando a nossa é enorme e, chamativa às pedras!

        • Obrigada, Marly.
          Abração

          E hoje, mais ainda do que nos demais dias, quem está de parabéns é o Genoíno. É seu aniversário.

          Que ele tenha muita força para suportar esse martírio (passageiro, tomara!) e saúde para voltar a participar de nosso governo trabalhista, por longos anos ainda.

          Vivas a Genoíno!!!!!!!!!!!!

          • Ao querido herói brasileiro, toda a minha solidariedade! Força! Nós o admiramos! Nós confiamos em você! Feliz do homem que com amor e sabedoria formou uma família tão linda! VIVA GENOÍNO!!

    • Então é a sua palavra, Mara Gabrilli, contra a de Eduardo Guimarães.

      Quem conhece o dono desse Blog e Presidente do MSM atesta sua idoneidade, já você que é tucana quem atesta?

      Fui ao site do diretório estadual do PSDB e encontrei esse texto:

      “… a deputada Mara Gabrilli (SP) criticou as regalias dadas ao ex-ministro José Dirceu, condenado no processo do mensalão. “A cela dele é a única assim: com 23 metros quadrados, bem iluminada, televisão e forno micro-ondas”, afirmou a tucana. Na cadeia, o petista também tem banho quente à disposição. No momento da visita, os parlamentares encontraram o ex-chefe da Casa Civil assistindo, em TV de plasma, ao jogo entre Real Madrid e Bayern de Munique.”

      Mas pelo que estamos sabendo, de fato, não há chuveiro na cela onde se encontra José Dirceu, tampouco a TV em que passava o referido jogo era de plasma.

      Então…

      Podemos facilmente concluir que como você mentiu com relação às reais condições do líder petista encarcerado, também provavelmente está mentindo agora.

      Mentir, pra vocês tucanos é fácil porque seu compromisso não é com gente, apenas com dinheiro e poder.

      • Uma pessoa filiada a um partido como o PSDB, sabe muito bem que este partido não é ético, que não defende a verdade, que promove falcatruas e que pretende manter privilégios.

        Está mais que provado que o termo PSDB é sinônimo de falcatruas, mentiras e cinismo.

    • .
      .
      Nobre Deputada,

      Como eleitor do estado de São Paulo eu gostaria que a senhora respondesse a estas perguntas aqui no blog e que na sequência, enviasse estas perguntas e as devidas respostas para o Jornal Folha de São Paulo.

      1) Quais os aparelhos eletroeletrônicos a senhora viu dentro da cela ?

      2) Esses aparelhos estavam ligados ou desligados ?

      3) No banheiro da cela, de que lado fica a pia e de que lado fica o vaso sanitário ?

      4) O banheiro tem janela ou algum tipo de ventilação ?

      5) O chuveiro tem água quente ?

      6) Quais os móveis e utensílios existem na cela ?

      7) Qual a maciez do colchão ? De quantos travesseiros o preso dispõem ?

      8) Quantas lâmpadas existem na cela ?

      9) O preso possuía algum tipo de livro ou revista para leitura ? Se sim, onde eles estavam acondicionados ? No chão, em alguma prateleira ?

      10) Se a senhora afirma, que estava na porta da cela, quem era a pessoa que estava imediatamente a sua frente ? Seria o senhor William Pereira Dos Passos, Assistente Técnico da liderança do PPS ?

      11) A juíza da Vara de Execuções Penais, Débora Valle de Britto, não permitiu que fossem feitos vídeos da visita, mas mesmo assim, em um ato c-r-i-m-i-n-o-s-o, foi feita uma gravação ilegal desta visita. A senhora vai denunciar este crime ou será conivente ?

      12) A senhora visitou o vereador bahiano, Marco Prisco, filiado ao seu partido e que também encontra-se preso na Papuda ? Quais as regalias e privilégios que ele possui em sua cela ?

      13) Porque o interesse repentino da senhora pela CDHM – Comissão de Direitos Humanos e Minorias ?

    • Eu não confio nessa Mara Gabrili, o uso de mentiras é um expediente comum dela e do partido nefasto que ela representa.

      Dona Mara Gabrili, o que você tem a dizer sobre o trensalão tucano?

    • Eu também nunca havia ouvido falar sobra a senhora e sua deficiência. Graças à sua insensatez e comportamento duvidoso, tomei conhecimento de sua existência. Gostaria que tivesse sido por motivos mais honrosos, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. Lamento muito…

    • Cara senhora Mara Gabrielli,
      Se a senhora é tão decente quanto tenta parecer, por que não escreve uma nota de repúdio para a os jornais que protegem seu partido do modo mais abjeto e imoral jamais visto na história do jornalismo mundial, pelo fato de terem mentido sobre as regalias, que a senhora sabe que não existe para o senhor José Dirceu?
      A senhora não tem compromisso nenhum com a verdade! Se tivesse não teria sido tão horrenda e repulsiva ao dizer que não conhece o Eduardo! Ou a senhora vive no mundo da lua ou/e é muito cínica! A nove anos o Eduardo tem esse blog. Combate a direita diariamente, todos os dias sete dias por semana. Já entrevistou o presidente e ex-presidente Lula duas vezes, e a senhora diz que não o conhece!? Santa paciência, minha senhora, não queira nos fazer de estúpidos e pouco afeitos a capacidade de discernimento e parvos que não compreendem como se desenrola os bastidores das ações, da discussão e do entrave político!? Pelo visto a senhora é adepta da mentira com nuances de verdade e do crime como uma atitude louvável, bastando para isso lhe imprimir uma aparência respeitável, uma vez que tem sido esse o modo pelo qual a mídia brasileira tem tratado os condenados da AP 470. Quanto a acreditar em seus argumentos, são tão sólidos quanto o algodão doce, se esvaziam, no momento que fecha a boca.
      Maria Antônia

      • Bah, mas esta do algodão doce foi na veia, Maria Antonia!

        Alô, cuidadora, bota a madame aí pra dormir, que depois desta, não tem pra ninguém!

        Aliás, eu tô encafifado com esta história de cuidadora…

    • Cara deputada, não seja cínica. Você visitou o presidio, não entrou na cela e como forma de alardear um argumento antipetista bradou contra as condições de José Dirceu.

    • A senhora fez na Papuda apenas o que a liderança de sua bancada mandou que fizesse. Simples assim.

    • Cara deputada, a senhora não faz parte da CDHM, mas pediu para acompanhar o grupo que lá foi exclusivamente inspecionar as condições de José Dirceu no presídio.
      A senhora justifica que foi para verificar as condições dos presos cadeirantes da Papuda, entretanto ao conceder informações a Folha de São Paulo a senhora fez declarações inverídicas sobre a cela onde José Dirceu se encontra e nenhuma palavra sobre os presos cadeirantes.
      Uma pergunta. Quem é a pessoa que está ao seu lado durante as criminosas filmagens?
      Outra pergunta. A senhora não vai falar em plenário condenando este ato criminoso?
      Mais outra pergunta. Quando teremos uma CPI sobre o metrô de São Paulo?
      A última. Quando a senhora vai vistoriar as condições dos cadeirantes nos presídios paulistas?

    • Dissimulada!

  3. Gostaria de tornar pública minha admiração por esse gesto de dignidade, hombridade e sobretudo honestidade, por parte do Eduardo Gumarães ao publicar em seu próprio blog a resposta da dep Mara Gabrilli, que contesta e critica afirmações que ele houvera prestado anteriormente.

    Sem fazer nenhum juizo de valor a respeito de sua divergência com a deputada, quero dizer que eu mesmo discordo da maior parte das opiniões exaradas em seu blog, o que não impede que eu exalte a coragem e a decência de não omitir de seus leitores mensagens contrárias a suas posições, em que pese várias delas sejam envoltas em grosserias e achincalhes rasteiros.

    • Isto, meu caro, chama-se caráter!

      Uma palavrinha, que junto de algumas outras, deixou de fazer parte do vocabulário e dos costumes de uma certa gama de pessoas.

      Coisas como honra, dignidade, gentileza, bons modos e mais algumas se tornaram pesos que algumas (algumas?) pessoas entendem como insuportáveis de carregar.

      Já dizia minha mãe: com licença, por favor e obrigado a gente não pode deixar de usar nunca. Não tenho visto muito disso ultimamente…

  4. Sugiro à Sra. Mara que leia com muita atenção o post do Blog do Luis Nassif, intitulado: PAULO MOREIRA LEITE, A PRISÃO DE GENOÍNO NO 1 DE MAIO. Há algumas frases que lhe cairão na alma, se é que essa senhora tenha uma.

  5. Impressionante o peso de Dirceu e Genoíno no Brasil, acredito que nem nós imaginávamos que eram tão grandes. Nesse sentido, posso entender o desespero da classe política e da máfia-midiática; são adversários de peso com uma militância leal e, portanto, uma pedra no caminho dos desafetos que como não conseguem vencê-los em combate limpo contratam mercenários para segurá-los enquanto batem.
    Mas me espanta o Judiciário, em especial, o STF. Gostemos ou não, Dirceu e Genoíno, ainda muito jovens deram suas vidas por esse país. Ainda muito jovens foram capazes de atos de coragem que, até hoje, despertam a inveja de muitos políticos. Mais uma vez, são eles que estão a frente, presos ou não, da resistência a mais uma tentativa golpista; agora já aos 68 anos… E, o que dizer desses ministros do STF, quase todos mais novos que JD e JG? Uns caras que nunca fizeram nada por esse país; que já tem tudo; idade avançada ( a maioria ) , conta gorda ( todos ) e até filhos encostados ad eternum… Ou seja, esses caras não tem mais nada a perder ou a ganhar; já estão, assim como suas famílias, perpetuados nas costas da sociedade, recebendo de verdade por um trabalho que fingem fazer. Já somos obrigados a carregar a obesidade financeira e inoperante que representam e eles ainda acham que há espaço em nossas costas para o fardo de sua covardia, o mais pesado de todos… Não é possível que senhores e senhoras que jamais foram capazes de qq coisa pelo país que sustenta sua insignificância não sejam capazes de um único ato de coragem nem que seja por gratidão. Entendemos e, por isso não exigimos desses ministros nada além do que deveriam, ao menos, simular, saber fazer. Ninguém está pedindo favor algum aos ministros do STF; apenas exige-se que cumpram seu dever de ofício. É óbvio que não estou me referindo ao Ministro Lewandowski mas se um ministro pode, os outros tb podem. É uma opção; não existe a menor possibilidade de, num futuro, próximo, alegarem qq tipo de pressão para justificar o que estão fazendo agora; até pq, os que sofrem por sua covardia, jamais deixaram de lutar pelo país apesar das adversidades. Tá na hora dos ministros do STF decidirem o que querem ser qdo crescerem; se é que crescerão um dia; podem ser homens da estatura de José Dirceu ou terminar seus dias como Ayres Britto. Sou mulher, sou ferrada, não tenho 50 mas prefiro morrer lutando do que ser um Ayres Britto.

    • José Dirceu é o quadro mais qualificado da esquerda brasileira. Lula é brilhante com seus “insights” de quem tem realmente vocação para a política, mas JD é mais minucioso, paciente e metódico.

      José Genoíno foi o Presidente do PT que uniu os “insights” de Lula, o método de JD e a competência de Duda Mendonça para que o PT conseguisse “driblar” a “nossa” elite extremamente reacionária e chegar ao Planalto.

  6. Estamos aqui com mais uma deputada tucana mau carater, mentirosa e falsa, bem comum na especie desse passaro.

  7. Reparem que a Globo escolheu cuidadosamente quem teria falas sobre o assunto em seus telejornais. A tucana Mara Gabrilli teve mais tempo do que o petista Nilmário Miranda, e os deputados Jean Wyllis e Luiza Erundina, de oposição e que constataram não haver privilégios a José Dirceu não foram ouvidos. Com certeza, o diretor de tv (o cara que comanda o(a) boneco(a) de ventríloquo que os telespectadores vêem no vídeo) deu ordem preremptória de não ouvir em nenhuma hipótese Jean Wyllis, ex-participantes do BBB e que tem boa imagem perante a audiência.

  8. Não sou petista e não gosto do PT. Ponto.
    No entanto, a questão está disfocada. O que esses energúmenos fantasiados de deputados deveriam estar questionando não é se a cela tem banho quente, tv e microondas e sim, PORQUE UM PRESO CONDENADO EM REGIME SEMI-ABERTO ESTÁ ENCARCERADO EM REGIME FECHADO HÁ MESES EM CONTRARIEDADE A LEI E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    Enquanto a imprensa e a esquerda calar sobre essa situação dará brechas para que esses fascistas disfarçados de democratas continuem a falar bobagens e desviar o real problema, qual seja, JOSÉ DIRCEU, INDEPENDENTE DE SER CONSIDERADO CULPADO OU INOCENTE – E O ACHO CULPADO – JAMAIS PODERIA ESTAR NAQUELA CELA ONDE ELES VIRAM REGALIAS…
    ALI, ENCARCERADO EM REGIME DIFERENTE DAQUELE HÁ QUE FOI CONDENADO ELE NÃO ESTÁ GANHANDO NENHUMA REGALIA E SIM TENDO SEUS DIREITOS HUMANOS VIOLADOS PORQUE CUMPRINDO PENA DIFERENTE DO QUE A SENTENÇA FINAL LHE IMPÕS.
    CHEGA DE HIPOCRISIA.

  9. A Sr. Mara fez o que lhe mandaram fazer . Mentir ,sonegar é o mantra de todo bom tucano .

  10. Tenho certeza que esta senhora mente descaradamente. isso é típico dos tucanalhas como ela. Pelo que me parece o caráter do Deputado Jean Willys e da Deputada Luiza Erundina é bem possível que eles soltem uma nota para repudiar e desfazer essa mentira escabrosa.

  11. Engraçado, a deputada nunca ouviu falar no Eduardo, e mesmo assim foi uma das primeiras a comentar.

  12. Alguém conhece algum político filiado ao PSDB ou DEM que possa ser considerado um bom caráter? Eu não conheço. Pode ser até que eles existam, mas deve ser uma minoria, certamente sem voz. E não se trata de preconceito, mas de óbvia constatação. Vejam a fala do Aécio, do Serra, do FHC, do Beto, do Agripino, do Alvaro Dias, do Tasso, do Imbassay, e de tantos outros sempre presentes na grande mídia. E eu não sou petista ou filiado à partidos, mas acompanho a política brasileira desde que me entendo por gente e conheço a história desses que à boca cheia, hipócritas sempre, destilam inverdades e assacam acusações, adotando a pose mais cínica e travestidos de donos absolutos da verdade.

  13. E vejam a falta de escrúpulos dessa deputada, ela própria portadora de uma deficiência que lhe tolhe e limita a existência. Muitos, deficientes como ela, escolhem um caminho para superação das limitações que a vida lhes impôs, que os leva à conquista de espaços e aptidões que os dignificam e qualificam, destacando-os como seres humanos. A deputada segue o caminho oposto, o do oportunismo, o da manipulação, mercadejando exatamente o bem maior da vida, a saúde e a integridade dos que a perderam.

  14. se eu estivesse na comitiva avisaria a quem estava filmando que ele teria que assumir o ato ilegal; do jeito que ficou, um fez e os outros se calaram; todos viraram culpados, logico.

  15. Essa ‘Megera Gabrillli’ não vale nada, não é ninguém… É um pauzinho-mandado do PiG para colocar mais fogo na fogueira do ZD, que eles não querem manter em fogo baixo até as eleições. Como se a PRISÃO ILEGAL e CRIMINOSA do ZD fosse lhes render algum dividendo político-eleitoral que o ‘julgamento’ do MENTIRÃO DO PT já não tivesse rendido…

    E como todos sabem, o maior dividendo político-eleitoral que eles colheram com a FARSA DO MENTIRÃO foi perder São Paulo para HADDAD/PT. Mantendo ZD preso ilegalmente ele vão agora perder o ESTADO de São Paulo para o PADILHA/PT mais facilmente. Para além de qualquer chavão, os ‘TUCANOS’ parecem ser sempre BANDIDOS e BURROS.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  16. Um Eduardo Guimarães vale mais do que 1.000 desses políticos tucanos.
    A sujeira que essa Mara Gabrili fez não me surpreende, face ao partido em que está.
    E a sua carta resposta, fraquinha e pró-forma, não inspira confiança alguma.
    Todos os políticos que nunca tiveram atuação social e se aproveitam de estado ou circunstância ou notoriedade ou … para se elegerem, são uma espécie de estelionatários eleitorais.

  17. A direita e a mídia brasileiras se confundem, ninguém sabe onde começa uma e termina a outra. São duas entidades abomináveis.

  18. Não estou acostumado a ver tanta desfaçatez em uma mulher e ainda mais uma cadeirante, que deveria servir de exemplo para as demais pessoas com deficiência física. Estou decepcionado.

Trackbacks

  1. » Visita de deputados a Dirceu desmoralizou Legislativo, Judiciário e imprensaEntre Fatos
  2. Visita de deputados a Dirceu desmoralizou Legis...
  3. Lexômetro* do SPIN** | Luis Antonio 13

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.