Ibope e Datafolha refletem musculatura eleitoral de Lula

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

Por certo foi uma ducha de água fria na oposição e na mídia a pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (22) pela Folha de São Paulo, que, entre outras revelações importantes, mostrou que a maioria dos brasileiros concorda com Lula quando ele diz que é “babaquice” construir estações de metrô dentro de estádios de futebol só para atender a turistas.

A mídia distorceu a fala de Lula com manchetes que induziam a crer que ele teria dito que o povo não merece tal conforto. Justo Lula, quem, quando foram reclamar para ele que o povo estava comprando muito carro e aumentando congestionamentos, sugeriu que prefeitos alargassem as ruas pois a inclusão no mercado de consumo chegara para ficar.

Segundo a pesquisa, 50% concordam que é mesmo babaquice inventar estações de metrô dentro de estádios só para atender a turistas e 47% discordam. A concordância majoritária se deve ao fato de que depois que os turistas fossem embora os estádios de futebol com estações de metrô dentro se tornariam praticamente inúteis, sobretudo porque há lugares mais propícios para construí-las, como em hospitais, aeroportos etc.

Aliás, se todos os pesquisados tivessem ouvido a fala de Lula provavelmente o índice de concordância seria maior, porque não chegou à população o verdadeiro sentido de suas palavras, distorcido pelas manchetes. Mas como a maioria só lê manchetes, nunca as matérias a que remetem, há gente achando que vale a pena construir estações de metrô dentro de estádios para turistas usarem durante a Copa.

Ironicamente, apesar da manchete distorcendo os fatos, matéria do portal G1 publicada na internet poucas horas depois da fala de Lula no dia 16 já mostrava o que ele de fato dissera. Abaixo, trecho da matéria.

Além disso, a pesquisa Datafolha mostra que a maioria esmagadora (63%) repudia protestos contra a Copa, ainda que o país esteja dividido entre os que apoiam ou não a realização do evento no país.

Mas a melhor notícia para os petistas é a pesquisa Ibope sobre a sucessão presidencial recém-divulgada, que mostra que Dilma não apenas parou de cair nas pesquisas como também ganhou pontos – se as eleições fossem hoje, ela seria reeleita em primeiro turno com 40% dos votos, contra 37% de seus adversários somados.

Há boatos, inclusive, de que a pesquisa Vox Populi a ser divulgada nos próximos dias mostrará Dilma com intenções de votos ainda maiores – 43%

Mas ficando com os números que já se tem, eles são muito bons para os petistas. Sobretudo porque mostram a força eleitoral do ex-presidente, o que deve ter surpreendido os que chegaram a orgasmos políticos com a manchete vergonhosa da Folha sobre a fala dele.

Nesse aspecto, vale assistir ao uso igualmente vergonhoso de uma tevê pública pelos tucanos para tentarem extrair dividendos políticos do episódio da “babaquice”. A matéria abaixo foi veiculada na TV Cultura e trata o episódio com uma parcialidade literalmente ilegal e que poderia até ser objeto de questionamento junto ao TSE.

 

 

É ou não escandalosa a dobradinha entre a tevê pública e Aécio Neves? Imagine, leitor, se a TV Brasil fizesse uma coisas dessas a favor de Dilma, por exemplo exibindo a fala de Aécio Neves sobre medidas amargas que afirma que irá impor ao país se for eleito e, em seguida, colocando a presidente para comentar…

Alguns dirão que o que as pesquisas Ibope e Datafolha revelam era previsível devido à propaganda do PT na televisão. É possível que tenha havido alguma influência, mas o forte apoio à frase de Lula sobre a “babaquice” de quererem construir estações de metrô dentro de estádios de futebol sugere que a volta do ex-presidente ao cenário político reavivou algo no coração da sociedade.

A partir do mês passado, Lula converteu-se em um furacão. Em poucas semanas, disse tudo que deveria ter sido dito ao longo dos últimos três anos – e não foi. A mídia e a oposição, acreditando-se mais forte do que são e imaginando Lula menos forte do que é, desdenharam da volta dele ao cenário político. E quebraram a cara.

Tags: , , , , , ,

119 Comentário

  1. Parafraseando o blogueiro só digo uma coisa: com essa absurda campanha do PIG, deferindo bombardeio contra a Dilma, o PT e Lula, com greves e manifestações manipuladas, acusações inventadas na blogsfera, etc, etc, etc, uma eventual vitória da oposição nas eleições será “ilegitima” e digna de ser contestada nos tribunais.

    • Penso que a oposição simplesmente não vencerá está eleição por um só motivo: não há oposição digna deste nome no Brasil.
      Serão derrotados os pretensos oposicionistas pela própria inaniçao de propostas e idéias. Resta o PIG, uma espécie de alma penada que ainda não sabe que morreu.

    • A oposição no Brasil é a mídia. Mídia não tem voto, mas tem poder político (ilegítimo, já que não é fruto do voto).

  2. A oposição simplesmente não vencerá está eleição por um só motivo: não há oposição digna deste nome no Brasil.

  3. os brasileiros tem consciência de suas conquista, jamais voltara ao passado, o PSDB representa os EUA e nossas riquezas, empregos correm sérios perigos, e o povo brasileiro não querem isto,

Trackbacks

  1. A vida é trabalho, pão e circo #vaitercopa | A Tal Mineira – Blog da Sulamita

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.