Corrida eleitoral à Presidência repete média de 2002, 2006 e 2010

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

A retórica da oposição e da mídia de oposição vem tentando apresentar a corrida eleitoral à Presidência da República de 2014 como diferente das anteriores, supostamente devido a maiores chances que teriam, desta vez, os candidatos oposicionistas. Todavia, não é o que mostra um breve olhar sobre o que ocorreu em maio, por exemplo, em pleitos anteriores.

O gráfico abaixo reproduz todas as pesquisas que foram feitas no mês de maio em 2002, 2006 e 2010. Calcula a média dos números das pesquisas de cada candidato naquele mês de cada um daqueles anos e, por fim, calcula a média dos meses de maio naqueles três anos eleitorais. Confira abaixo.

 

 

Em primeiro lugar, 2014 repete o quadro de candidatos competitivos das três eleições presidenciais anteriores. Em 2006 e 2010, concorreram um petista, um tucano e um candidato alternativo, ficando o petista em primeiro, o tucano em segundo e o alternativo em terceiro. A exceção foi em 2002, quando houve dois candidatos alternativos, Garotinho e Ciro Gomes.

Em 2002, no primeiro turno, Lula e Serra venceram Garotinho e Ciro; em 2006, Lula e Alckmin venceram Heloísa Helena; em 2010, Dilma e Serra venceram Marina. A polarização PT versus PSDB continua em 2014. Ao menos até aqui.

Em maio de 2002, por haver dois candidatos alternativos a média das pesquisas difere um pouco da de 2014, mas muito pouco. O petista da vez tinha os mesmos 40% de intenções de voto que Dilma tem hoje. O tucano tem um pouco menos, 16%, mas devido à pulverização da candidatura alternativa (Garotinho e Ciro, que ficaram com 14% e 11%, respectivamente).

Em maio de 2006, o quadro assemelhava-se bem mais ao de 2014. Lula tinha apenas 5 pontos percentuais a mais (45%) do que Dilma na última pesquisa Ibope (40%), mas Alckmin tinha os mesmos 20% que Aécio e Heloísa Helena (6,5%) um pouco menos do que Eduardo Campos (11%).

Em maio de 2010, os tucanos tiveram a melhor chance do século XXI. Em média, Dilma (36%) e Serra (34%) estavam tecnicamente empatados e Marina (10%) tinha praticamente o mesmo tamanho que Eduardo Campos tem hoje.

Contudo, Dilma padecia do alto grau de desconhecimento de sua candidatura, muito maior do que de Aécio e Eduardo, que têm longas histórias políticas e foram, ambos, governadores de Estados, enquanto que Dilma jamais disputara uma eleição na vida. Dessa forma, o potencial de crescimento deles, conforme se tornarem mais conhecidos, é muito menor do que o de Dilma em 2010.

Mas o que impressiona mesmo é a média das três últimas eleições presidenciais nos meses de maio. O candidato petista da vez tem 40,53% (no último Ibope tem 40%, dentro da média), o candidato tucano tem 23,65% (no último Ibope tem 20%, abaixo da média) e o candidato “alternativo” tem 9,73% (no último Ibope tem 11%, acima da média).

A rigor, não está acontecendo absolutamente nada de tão diferente nesta eleição. Pelo menos até aqui. O único fato novo, até o momento, é o dado de que a maioria dos eleitores quer mudanças na forma de governar o país. Contudo, a maioria dos que querem mudanças enxerga em Lula ou Dilma a maior capacidade para promovê-las.

Não parece existir tanta razão, portanto, para a oposição que a mídia apoia estar tão animada. Vem à mente, pois, frase que intitula a que talvez seja a mais hilariante comédia de Willian Shakespeare: “Muito barulho por nada”. Nem a retórica de que “desta vez, vai” é nova. Em 2006 e em 2010, mídia e oposição diziam a mesma coisa. Deu no que deu.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

77 Comentário

  1. A mudança vai ocorrer na medida em que os parlamentares sejam, em sua maioria, do PT e do PC do B.
    A Presidenta está com cacife. E Lula a ajuda a se cacifar. Creio que com 43% de intenções de votos ela fatura no primeiro turno. E os partidos de apoio como PMDB e PSD sabem disso, mas não querem vender isso barato. Por isso pressionam em esvaziar candidaturas do PT nos Estados.
    Assim é importante para o PT ter candidaturas estaduais a Governador e ter boa votação nos Governos estaduais – afinal, Lula é o cabo eleitoral-mor.
    A maioria parlamentar, no âmbito federal, se constrói aí, nas votações nos Estados. Sem isso não haverá mudanças, pois o clientelismo será combatido na medida em que o poderio de PMDB, PSD, PTB, PR, partidos sem compromisso programático sejam diminuídos.
    Dilma sabe que precisa do PMDB para governar, assim como do PSD, e de outros partidos com expressivo número de parlamentares. Por isso continuaremos a viver as mudanças de modo menos intensa, mas elas virão. Ainda mais com as obras como a transposição do São Francisco, conclusão de Belo Monte, o incremento de produção de petróleo e do refino da Petrobras, concessões de rodovias e ferrovias, e outras, todas em processo de maturação para darem frutos a partir de 2015. E o PMDB sabe disso, e quer vender o apoio federal na medida que o PT abra mão de candidaturas estaduais. O PT sem sucesso nas votações parlamentares terá a presidência da República, mas ficará refém, como sempre, de Eduardos Cunhas da vida que aparecem no Congresso Nacional.
    Um off topic, Eduardo: O PT vem sendo atacado pela Folha, agora, em São Paulo – a moda agora é vincular o PT com o PCC – depois da greve de ônibus. Quem vaza isso pra Folha. A Polícia de São Paulo? Mas como, que inquérito é esse? Está na hora do PT interpelar isso judicialmente.

    • Amigos, eleição no Brasil com essas urnas……..

      É preciso de muito voto mesmo para, mesmo com os “ajustes”, conseguir se eleger pessoas comprometidas com a sociedade.

      Moro no Rio de Janeiro e não conheço ninguém que tenha votado em Eduardo Cunha.

      Não confio mais no judiciário e muito menos na parte eleitoral.

    • Vai ter segundo turno e vitória de Dilma, salvo alguma catástrofe.

    • Luciano Mendonça concordo plenamente contigo. E ainda digo mais,por isso que elles inventaram o mensalão. Pois elles viram que se não tivesse um mentirão o PT faria a maioria dos governadores,prefeitos,deputados,senadores,vereadores,e ai sim viria a verdadeira mudança que elles tanto temem.Com a maioria de direita qualquer mudança pode ser um retrocesso.

  2. Caro Eduardo,

    Análise correta. O que se verifica na oposição e na mídia é uma euforia mais exacerbada do que em eleições anteriores.

    Abraços,

    Herbert.

  3. ♫ Síntese: a oposicinha vai tomar outro catiripapo pelos cornos e dormir com a cara amarfanhada…

  4. Nada de cintífico existe nessas pesquisas de maio, quase cento e vinte dias antes das eleições, com base em mera intenção de votos, que nesse perído que ainda falta pode perfeitamente alterar-se para qualquer lado. Mesmo assim é um indicador que pode mostrar, nos seus detalhamentos, os esforços que serão necessários para induzir votos na direção desejada. Só por isso se gasta tanto dinheiro com essas pesquisas tão antecipadas. Do mesmo padecem as comparações que faz. Uma coisa entretanto, por mais que a oposição e a mídia aliada não desejem, é que nessas eleições tudo está mais difícil. Os candidatos de oposição são fracos em termos de apoio popular, nada carismáticos, sendo ainda desconhecidos em grande parte do país, e nada está sendo mostrado que possa reverter esse quadro. Além do mais, os partidos de oposição estão mostrando divisões, além de enfraquecidos por estarem há mais de uma década fora do poder central. Sei não, parece que nessas eleições de 2014 a oposição não chegará ao segundo turno. Não será nenhuma surpesa. Não foi citada uma grande diferença nesta próxima eleição: a realização entre junho/julho próximos da Copa do Mundo de Futebol. Ganhe ou perca o Brasil, o resultado não será capaz de influir decisivamente no resultado, na intenção de votos, mas diminuirá no mínimo trinta dias o tempo para que mídia e os partidos de oposição tentarem operar o quase milagre de alterar o quadro que já dá para perceber. É a quarta queda que se avizinha, implicando também no ínicio da extinlção do PFL (já praticamente acontecida), do PSDB e do ridículo PPS.

    • hildermes, nao tenho reparado em s comentarios – este li e reli e me parece de alta lucidez, lucidez advinda da observaçao das realidades politicas de agora, sejam conjunturais ou nao.
      Realmente tudo está mais dificil, porcausa da web, por causa da consolidaçao de vaarias politicas petistas -vide o devastador sucesso do Enem este ano- idem do envelhecimento de teses e personagens, idem da proprio VACUO de politizaçao por parte de DILMa e cia. Para coroar tudo isso veio o inevitavel socooorro da MIdia PIG
      que por necessidade interna se tornou ,desculpe o termo, over, exageradissimo, virando o fio…
      Pode mudar, mas é deste momento no processo.
      Arrisco pedir aos planaltinos, e urgenciar de novo aos planaltinos, nunca achAR demais precaver-se, concretamente, repito concretamente contra episodios de Copa do mundo, contra episodios nos comicios de SP, BH,RJ na campanha e contra certos fatos de falsa bandeira, em q certas embaixadas sao especialistas mas ja ha suficiente jurisprudencia e factisprudencia internacioanal para impedi-las. se os da inteligencia quiserem.

  5. Bacana este blog. Amei

    • Bem vindo Osvaldo.

      Você vai adorar o Blog da Cidadania. Hoje tá meio devagar porque é domingão, mas amanhã o bicho pega.

      A turma aqui é boa, se não fosse por mim seria ótima.

      Abração, parceiro.

      • Ahahahaha!
        Tem razão, Wilson!
        O problema é você, o banana e o au-au Nigro.
        Vocês puxam o nível do blog pra baixo
        Quiáquiáquiá!

        • Foda né, parceiro?

          Depois dessa vou pra casa, tenho que levar o Brinco pra passear.

          Abração, Scan

          • Não esquece de levar o Bananelli também.

          • Ah não, Luís!

            O Bananelli é responsabilidade do Luciano, eu só adotei o Brinco.

            Abração, companheiro.

          • Ôpa!

            O distinto impoluto originário das plantações do Vale do Ribeira é meu!

    • Eu sou um típico vagabundo e covarde que faço agressões na internet com nome falso e mesmo assim me borrando de medo

  6. 13 confirma!
    13 confirma!
    13 confirma!

  7. Eduardo, penso que na atual eleição a mídia tenderá a uma atuação mais forte que nos pleitos anteriores. Na verdade, acredito que a eleição estará polarizada entre PT x Mídia (basta verificar as manchetes das famigeradas Veja, Folha, Estadão, Globo – deste final de semana – com tendência de baixar ainda mais o nível da campanha). Se o PT vencer a eleição ( o que eu acredito e espero que seja em primeiro turno ), ela também será histórica.

    • E ai, José Carlos, espero que a vitoriosa Dilma tenha coragem de por na mesa
      a “Lei dos médios”, cobrar o DARF e outras “maracutaias” sob o tapete da “deusa platinada.
      Toda essa midia cachorra deve ter boas dívidas que deverão ser cobradas sem dó nem piedade.
      É pena se ver entre o grande números de parlamentares do PT, tão poucas vozes de enfrentamento.
      Isso poe o Senador Requião do PMDB, credor do apoio que a maioria dos petistas não merece.
      A analise do Eduardo, é um salmo em min’alma temerosa.
      Bravos!

  8. Dá um desconto, Edu. O desespero tá batendo na oposição. Viu o que fizeram proibindo a veiculação da propaganda do PT “dos fantasmas”? Na certa o PT deveria fazer uma propaganda elogiando o governo anterior. Estava passando sem querer pela Globo News e vi essa matéria sobre os produtores de grama que estão vendendo o dobro da grama plantada no ano passado por conta da Copa do Mundo. Devo até ter perdido mais alguns amigos no Facebook. Não resisiti à piada de que a grama não era para os estádios, nem para a alimentação de quem é contra a Copa do Mundo, mas para as várias obras de infraestrutura da Copa.

    http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/05/em-sp-produtores-de-grama-vendem-mais-por-conta-da-copa.html

  9. Grande Eduardo!!!!

    Será possível fazer a lista dos lobistas e deixa-las expostas nos blogs?
    Pois, assim alertaria as pessoas. Ex: Eduardo Cunha: Lobista da Globo, Bancos, Planos de saúde.etc.

    Nessa eleição, precisamos eleger o máximo de candidatos progressistas pra consolidarmos os avanços que o Brasil precisa. e com a força dos blogueiros “sujos” VENCEREMOS!!!!!

    • Uma boa, né?

    • Um nome de uma pessoa que não pode ser eleita de forma alguma no Rio de Janeiro é o falastrão e lobista a serviço de Daniel Dantas e do atraso, chamado Eduardo Cunha.

      Esse Eduardo Cunha é o homem da emenda dos porcos e da emenda tio patinhas.

  10. Vou bater a real…

    Essa analise do Edu é a pá de cal.

    Novidade? Não, não é novidade e por isso vocês já podem perceber que o GAFE (Globo, Abril, Folha e Estadão) começam a entrar no ritmo de Copa do Mundo.

    É sempre assim, quando chega próximo ao evento, e a verdade vai aparecer de qualquer maneira, a mídia canhestra capitula.

    Depois da Copa haverão novos ataques que se estenderão até o dia das eleições, mas daí em diante, até meados de Fevereiro, com Dilma reeleita, estaremos de folga e o Blog da Cidadania poderá, se quiser, entrar em recesso.

    Daí acho que vou passear com o Brinco em Floripa e em Salvador.

    Abração a todos.

  11. Edu :
    Depois da Copa ( que será um sucesso, independente de quem ganhe) a mídia golpista vai ter que rebolar pra criar alavancas que garantam a seu candidato um resultado na eleição que não seja pífio…

    Eu acredito nisso. Quem viver , verá…

    • Até aqui, Glória, só o que posso dizer é wue não vejo grandes diferenças para pleitos anteriores. Revendo o noticiârio de 2002, 2006 e 2010, era essa mesma lenga-lenga de que desta vez será diferente

  12. É isso aí Edu.
    Saber que a “roda da História” se move sem realmente depender de nós, e vai pro lado”certo” (o nosso!). Mas mesmo assim saber que a nossa atitude no meio dessa “roda” nos coloca em sintonia com a energia histórica que flui. “Eu vejo a vida melhor no futuro, eu vejo isso por cima de um muro que insiste em nos rodear” (LS).

  13. Um muro de hipocrisia!

  14. Belaz análise Edu, como sempre. Mas o que precisamos mesmo e trabalhar muito para que o Brasil continue crescendo, distribuindo renda e reduzindo as desigualdades. O PIG e parte do judiciário estão unidos com a oposição para fazer do aébrio o próximo presidente. O jogo vai ser rasteiro, sujo e desigual, mas o povão tá com a Dilma. Então, vamos para as trincheira enfrentar essa guerra que a direita está fazendo, já que no voto a coisa fica feia para ela.

  15. Edu,

    Vi agora na RAI que os italianos mandaram a destra do Berlusconi para o ostracismo.
    Barulho, fascista sabe fazer (os jornalões lhes pertencem), mas vitória já é outro caso.

  16. Parece-me que novamente o governo na situação triunfará e desta vez mais facilmente, sobre uma oposição que traz na bagagem a sinistrose administrativa e a lixeira em que atirou o Brasil durante a sua desastrosa gestão entreguista.
    O PIG sabe que perderá esta eleição para presidente. O que eles (PIG e “oposição”) fariam no governo federal é inconfessável em um programa de televisão. Eles não tem um passado que possa ser mostrado limpo. Antes venderam a pátria, ou melhor, a entregaram em troca de gordíssimas propinas. A marca registrada da última administração piguista/fernandista foi o maior desemprego da nossa historia, a ausência de obras, a falta de energia elétrica,a paralisação da indústria, a desvalorização de todos os ativos da nação, a renúncia à nossa engenharia, o turismo sexual infantil, crescente face à situação miserável do nosso povo, o pais quebrado e endividado sendo comandado de fora pelo FMI, as potencias ocidentais exigindo a entrega da Amazônia, Petrobras e Banco do Brasil.

    A especialidade do PIG é esconder, com manobras diversionistas, todas as traquinagens que praticaram, (ele e os seus políticos marionetes) contra a nação e o seu povo nas gestões anti-trabalhistas, em especial na ditadura, collor e fernandista.

    Portanto, acredito que a estratégia do PIG, o partido da imprensa golpista, as “Organizações Globo” como seu protagonista maior, é desgastar o governo no máximo que lhe for permitido( com o sr. Bernardo tudo lhe é permitido), mentir à exaustão, visando desacreditar o partido da situação, insuflar a desordem, inocular o pessimismo. O PIG trabalha para ganhar a eleição para os governos dos principais Estados, a Câmara e o Senado. É para isto. Porque o Judiciário já é manipulado por esta instituição nefasta para a nossa incipiente democracia, o criminoso PIG em seu estado comatoso e por causa disto ainda mais perigoso. Aguardem para ver a atuação do TSE durante as eleições e, até mesmo bem antes.
    Ha que cuidar da vitoria para os governos e Câmara. É através deles que o PIG & Cia trabalharão para golpear a democracia.

  17. Nao há novidade. Na america latrina é assim. Tá no papo para Dilma.

    Agora só falta o ziriguidum, batucada infernal, bebados na rua e o pessoal urinando na calçada. Viva!!!!

    A gente se vê na globo…

    • Esse é o Brinco, sempre com complexo de vira-lata.

      O Wilsoleaks gasta muito com você, dá Papita, dá Biscrok, mas você quer ter mesmo esse complexo de vira-lata.

      Por que será que todos os tucano-pefelês têm esse mesmo complexo de vira-latas?

      • Vejo vc na globo. Vai assistir à copa com Galvao bueno ou no sportv ?

        • Galvão Bueno ughhhhh, tô fora!

          Como não tenho teve paga não posso assistir no Sportv (da famiglia Marinho) e nem no ESPN Brasil (da multinacional do mesmo nome), onde os comentários são mais palatáveis do que nas demais abertas.

          Infelizmente vou ter que acompanhar o Neto dizendo baitas besteiras na Rede Bandalha.

          E por este e outros motivos que é necessário uma Ley de Medios no Brasil.

      • É da natureza deles Luís.
        O Brinco e eu vamos assistir pela Band, que tem o Neto e o agora regenerado Edmundo.

      • O Nigro é um weimaraner ou um galgo alemão morando num país de vira-latas. Uma criatura de pedigree no meio da degeneração. Por isso, é tão desgostoso da vida.
        Ou seria um poodle, já que seu apelido é brinco?

        • Caro Juliano…

          O Brinco por ser meio Chihuahua e meio poodle vive em constante conflito.

          O seu lado inglês não aceita sua metade latina, advindo daí, seu complexo de vira-latas.

          Abração.

          • Pois, pois, é por este problema psicológico do Brinco (que não quer assumir que é uma mistura de América Latina com Europa Anglo-Saxônica) que o faz ter um complexo de vira-latas.

            Além de complexo de vira-latas, ele também não se assume como um tucano-pefelê (outra raça que tem um complexo de vira-latas enorme).

            O Brinco deveria assumir de vez que é um tucano-pefelê, que tem raiva danada dos sucessos dos governos Lula e Dilma. Ele deveria assumir também que está na campanha da famiglia Marinho para desqualificar a Copa.

  18. Caros Eduardo e Colegas,
    Se pensarmos somente em termos de pesquisas, de fato não existe nada de diferente desta para as eleições passadas. Entretanto, se pensarmos em termos de elementos ideológicos, alguns foram acrescidos e de modo muito mais explícito e com consequências sérias, como a quase total ausência de medo da direita em manifestar seu ódio e preconceito racial e de classe e principalmente partidário — violentíssimo e aplaudido pelos meios de comunicação e com o total engajamento de alguns de seus jornalistas, comentaristas e até alguns intelectuais bem conhecidos – como, por exemplo, os senhores Arnaldo Jabor, Merval Pereira, Augusto Nunes, Ricardo Boechat, Rachel Sheherazade, Olavo de Carvalho, Ferreira Gullar e a grande maioria dos jornalistas e apresentadores da Globo News. Esse pessoal esbarra em um paradoxo igualzinho ao que o Djavan coloca em uma frase de sua música que diz: “… tudo o que Deus criou foi pensando em você…”. Se tudo o que Deus criou foi pensando nesse você, é porque esse você ou existia paralelamente com Deus ou existia antes Dele, visto que tudo o que Ele criou, só existe por causa dele e para ele! Isso cria uma total impossibilidade de coexistência, uma vez que – acredita-se — Deus É — antes de todas as coisas! Na música, isso é aceitável, sem problema nenhum; é a chamada licença poética. Contudo, aceitar isso nas ações e falas dessa choldra é absurdamente irracional! O paradoxo no qual esbarram? A incapacidade de coexistir com as mudanças ocorridas nos últimos anos e principalmente para aqueles que essa choldra sempre desprezou e ignora! Para essa súcia, no Brasil ainda deveriam existir os costumes da corveia, na qual os pobres eram obrigados a prestar serviços a seus senhores ou ao Estado por morarem em suas terras! Como essa caterva sabe que isso não é mais possível – uma vez que essas pessoas descobriram que têm direitos garantidos pela Constituição e sentem que podem mais e por isso querem mais mudanças — pensa que a mudança que elas exigem é de partido e de ideologia e não mudança para haver mais progresso, mais qualidade de vida, mais oportunidades menos desiguais para todos. E haja a desconstruir a confiança e credibilidade do país! São tão arrogantes e prepotentes que ainda hoje acreditam que as camadas mais populares não são capazes de interpretar com seus próprios valores sua própria situação! A opinião recorrente desse magote é de pura subversão da realidade imediata – aquela que é vista, vivida e experimentada! Esse grupo tenta fazer crer — e até agora sem sucesso — que elas estão enganadas: que o salário é uma mentira, as possibilidades maiores de conseguir trabalho é uma quimera, seus filhos frequentarem a universidade é uma ilusão; que o direito de viajar de avião e frequentar os espaços antes frequentados só pelos ricos é uma alucinação…!!! Um dos elementos da choldra, o senhor Olavo de Carvalho, diz: “Este povo (o brasileiro) é o povo mais covarde, imbecil e subserviente do universo”. Para começar, falta rigor lógico duplamente, e, só por isso, imbecilidade é o que esse senhor diz! Primeiro, só existe gente, povo na Terra. Até onde se sabe, ainda não há prova da existência de humanos em nenhum outro planeta! E, segundo, no nosso país quando se fala de subserviência do brasileiro não é às classes mais pobres que se referem, mas, sim, às classes média e média-alta, em uma das quais ele se encaixa, visto que boa parte dela sofre do complexo de mazombo e que sempre vendeu o país em troca de mais dinheiro e mais poder, para ir à Europa e aos Estados Unidos admirar a civilidade e desenvolvimento de lá! Portanto, subverter a realidade é apenas um dos muitos elementos que tornam a disputa destas próximas eleições diferenciada e perigosa, pois mexe com o imaginário das pessoas, e infelizmente muitas ainda se deixam conduzir pelo efeito manada!
    Abraços
    Maria Antônia

    • Pra resumir? Essa maldita zelite quer manter a dicotokia senzala-casagrande, e temempelo “avanço” dos pobres pois nao quer tê-los ao seu lado na classe sardinha da Gol. É isso?

      Será? Acho que quanto menos pobres houver, melhor- os ricaços terão mais clientes e consumidores. Menos pobreza miséria e violência.

      Discutir o fim da pobreza como objetivo é desonestidade. Quem não é a favor do “amor” ou da “paz”? Ou do fim da pobreza?!?!

      O caminho é que muda. Enquantos os esquerdopatas querem, de maneira central, tirar de quem tem mérito e “distribuir renda” há quem prefira a liberdade e livre iniciativa.. Obvio que radicalismos nao sao bem vindos, mas balanças pendendo para o último lado me parecem mais honestas.

      O O Carvalho é bem doidão mas é um cara estudioso como você. Seria um debate bem interessante. Talvez ele tope. Uma vez um cara ondesaciou e ele só aceitou se fosse por escrito. Pelos seus “posts” você daria conta do recado fácil.

      Precisamos de debates. O próprio Eduardo poderia debater com o constantino ou Azevedo. Coisa de gente civilizada. Mas sem platéia ou gritaria, seria legal.

      Abs

      • Senhor Nigro,
        O senhor como um homem de direita e mazombo, e amante da meritocracia. Que é contra a distribuição de renda e a favor da livre iniciativa, por favor, se quiser, atente para as comparações que farei a seguir. A questão é bem simplesinha!!! Lhe darei, dois exemplos, de dois garotos, um é urbano e o outro rural. Os dois sabem o que é leite.
        O primeiro garoto: urbano, classe média, frequenta boas escolas, pode ter os brinquedos e as oportunidades que quiser. Pode escolher a profissão que quiser seguir e tudo mais que o dinheiro puder pagar para ter boa formação. Bebe leite todos os dias. E quando pensa em leite, o que vem à sua cabeça é uma caixa na qual está escrita a palavra leite e o conteúdo está lá dentro, e na prateleira do supermercado. Esta é a experiência que um garoto urbano tem do leite e de qualquer outro alimento que seus pais compram para a sua alimentação, e certamente, será assim para o resto de sua vida.
        O segundo garoto: rural, filho do caseiro de uma fazenda, com pouquíssimas chances de estudar em boas escolas, de escolher que profissão seguir, visto que os recursos são poucos e certamente não é o único filho. Também bebe leite todos os dias. Ao contrário do garoto urbano, quando pensa em leite, vem à sua cabeça – a vaca, a ordenha, o cheiro do leite. O modo como a vaca foi colocada no curral, o que come. O que a vaca tem que comer para produzir mais leite. Sabe que para retirar o leite, o bezerro tem que dar umas mamadas antes. Sabe que para tomar o leite tem que ferver, pois sabe que pode ter bactérias que vêm das mãos de quem tira o leite e também do ulbre da vaca. Sabe que com leite se produz manteiga, queijo, coalhada e uma série de outros derivados, e principalmente aprende a fazer todo esse processo. Isto chama-se experiência! Um aprendizado que um garoto urbano, jamais terá! Os dois ficam adultos, e no futuro, esta mesma fazenda, cresce mais ainda e precisa contratar um administrador, e com certeza absoluta, vai buscar o garoto da cidade para administrá-la. Senhor Nigro, onde está o mérito disso?! Onde se encontra a livre-iniciativa e o merecimento?! O ex-garoto da cidade vai administrar a fazenda, porque terá à sua disposição toda a experiência do ex-garoto rural que lhe ensinará tudo e sem receber nada por isso! Isso é justo?! Quem na realidade merece todos os méritos por livre-iniciativa?! Senhor, nenhuma pessoa de esquerda séria pede o fim da pobreza, visto que isso não é possível, pois cada um de nós desenvolve seus talentos de acordo com suas possibilidade ou de acordo com a falta dessas possibilidades. O que se pede é que em nosso país, tanto o Estado quanto a elite sejam menos injustos! E que devolvam o que é de direito a quem tem direitos!
        Maria Antônia

        • Matou o brinco a pau!
          Essa é a nossa Maria Antonia!

          • Meu caro Luciano,
            Obrigada! Você, certamente já deve ter se deparado com situações nas quais o engenheiro elétrico sabia menos que você. E você, gentil que é, o ajudou sem pedir nada em troca. Eu conheço muitas histórias de pedreiros e mestre de obra da construção civil, que têm que ensinar tudo ou quase tudo, ao engenheiro responsável pela obra. Penso que isso ocorre em todas as profissões. O filhinho do papai, frequenta as melhores universidade, pagas com o dinheiro do contribuinte, retira seu diploma e vai trabalhar porque tem vaga garantida. Mas aprendi mesmo é com aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que ele. E a maioria desses escrotos ainda são arrogantes, prepotentes e nem um pouco agradecidos!
            Abraço
            Maria Antônia

    • Cara companheira Maria Antônia…

      Cada vez mais me sinto orgulhoso por fazer parte do seu rol de seletos amigos.

      Já tem gente achando que você deveria debater com Olavo de Carvalho. Mas eu não penso assim, acho que seria nivelar-se por baixo, até porque, seus (de Olavo) argumentos são rasos.

      Veja o caso dele dizer que o povo brasileiro é o mais indolente do Universo.
      Será que Olavo conhece profundamente todos os povos da Terra?
      Quanto aos outros povos fora da Terra é bem possível que existam, mas quem poderá dizer quantos e como são? Só mesmo Deus. Vai ver Olavo de Carvalho se julga Deus. Patético…

      Louvo-te a iniciativa de tentar deslindar a mente reaça, mas isso, minha amiga, é bem mais difícil que aprender japonês em braile.

      • Bote o Pondé na lista, a companheira Maria Antonia vai nocauteá-los.

        • Cara colega Maria Amélia,
          Nem tanto minha colega! Acredite, este senhor Pondé já foi de esquerda, senão militante, com certeza de ideologia. Veja o que o dinheiro e a vizibilidade são capazes de produzir nas pessoas! Depois que passou a ser comentarista da Rede Globo virou prostituto. Numa linguagem mais fina! Foi cooptado pelo sistema da mídia patronal! Infelizmente esse não é um fenômeno só do Brasil! Na Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, etcs, principalmente em época de eleições, os políticos e as TVs de direita vão às melhores Universidades comprar intelectuais renomados para falar bem ou mal de quem eles quiserem. A tela da Rede Globo parece que hipinotiza as pessoas! E ademais minha colega, a esquerda é cheia de intelectuais de excelente qualidade na arte de debater e eu, sou apenas uma maria-ninguém e acredite não tenho suficiente vaidade para, não consigo imaginar por que razão, iria desejar estar na presença dessa súcia!
          Abraços
          Maria Antônia

      • Meu amigo Wilson,
        O que mais gosto em você, repito é o seu enorme coração! A facilidade que tem de acreditar nas pessoas! O senhor Nigro está apenas tentando brincar com a minha vaidade! Ele deve saber que este senhor Olavo de Carvalho, mora nos cafundós dos Estados Unidos e nem com reza braba iria querer debater com uma maria-ninguém que nem eu, e como disse à nossa companheira Maria Amélia, porque diabos eu iria pensar, sequer aventar, uma merda dessas! Quando eu era criança e me faziam aquela pergunta idiota — o que você vai ser quando crescer? Eu respondia, vou ser ser humano. E hoje com mais de meio século, continuou sendo e desejando ser, apenas ser humano, nada mais! Escrevo, mas não tenho a menor vontade de ser conhecida e se algum dia tiver vontade de ser lida, imprimirei o que escrevo e distribuirei a meia dúzia de amigos! E não me comporto deste modo porque seja desprovida de vaidade ou o suprassumo da humildade, é que conheço tantos excelentes escritores e tão desconhecidos, que não me atrevo a pensar que possa fazer alguma diferença naquilo que eles jamais conseguiram! Milhões de vezes, o anonimato a ser escritora de panfleto e divulgá-los como livro!
        Abraço
        Maria Antônia

      • Ops, tem gente, não, tem o brinco, o sujeito com o maior complexo de vira-latas do pedaço…
        Nem com papita ele se remenda.

  19. Em 2010, foi mais apertado por ser a primeira mulher e a desconfianca afetou os numeros. Acho que a eleicao de Dilma sera no primeiro turno, ela ainda vai avancar pra perto dos 44%-46%. Vou cravar 13, e Deputado e Senadores do PT e esquerda aliada para uma reforma da Midia e da Politica, alem e’ claro de uma politica de desenvolvimento sustentavel e nao a volta da ciranda finaceira e da privataria. este filme ja vimos e acabou com 12 milhoes de desempregados.

  20. Até esse papo de que “os eleitores querem mudança” não se trata de nada além de retórica, construída com base em perguntas capciosas das “pequisas honestíssimas”(para não dizer o contrário!) que todos nós conhecemos! Afinal, descobrir-se que as pessoas “querem mudanças”(no sentido de que “querem que algumas coisas melhorem ou realizem-se de forma diferente)é facílimo em qualquer lugar do mundo; até na Suécia acharíamos essas resposta), com execeção talvez da idílica ilha Utopia, do romance homônimo de Tomas Morus. Quanto mais se pensarmos em um país com desigualdades profundas; sociais, estruturais e conjunturias; como o nosso, as quais, são o resultado de 500 anos de um modelo social excludente, construído para beneficiar uma minoria e enviar nossas riquezas para os exploradores estrangeiros; enquanto condena a imensa maioria à miséria. Modelo eses que nesses séculos sofreu apenas alguns breves momentos em que foi parcialmente atenuado, momentos que ocorreram nos pouquíssimos governos trabalhistas, com viés de esquerda em maior ou menor grau, que como ilhas de progresso e desenvolvimento, surgiram dentro do ciclo de exclusão que caracterizou nossa História para serem logo varridos pelas forças do status quo. Desses Governos, que iniciam-se com Getúlio e continuam em JK e Jango, de fato o ciclo petista, com Lula e Dilma, é o mais longo em vigência democrática(Getúlio ficou inicalmente quinze anos no poder, mas numa ditadura, cujo viés nacionalista manifestou-se aos poucos e ainda assim acompanhado dos horrores que caracterizam as ditaduras. Seu segundo Governo, dentro da Democracia e com características trabalhistas e nacionalistas mais acentuadas, durou apenas três anos). Ainda assim só um louco imaginaria que em doze anos de Lula e Dilma, e com Governos de coalizão, reformistas, jamais revolucionários; seria possível modificar-se mais 500 anos de exclusão e miséria. Assim, apesar do imenso progresso social realizado no Brasil(mais de 40 milhões de pessoas saíram da pobreza para a classe média; vivemos em uma situação de pleno emprego; criamos o maior programa habitacional do mundo; o número de universitários dobrou; descobrimos as maiores reservas de petróleo da História recente da Humanidade; aumentamos o valor do salário mínimo para níveis só existentes na época de sua criação)ainda vivemos num dos países com maior concentração de renda do planeta; onde apenas 7% da população têm TV de plasma; 48% têm máquina de lavar; 1 milhão de pessoas ainda nâo têm luz elétrica; mais de dez milhões de brasileiros ainda vivem na miséria; nossa Economia ainda está inserida de maneira subalterna na Economia mundial, mandamos mais recursos para os gringos do que retiramos deles. Numa Sociedade desse tipo, com essas características, É ÓBVIO QUE AS PESSOAS AFIRMARIAM QUE DESEJAM MUDANÇAS, OU SEJA, QUE QUEREM QUE ALGUMAS COISAS MELHOREM OU QUE PROBLEMAS HISTÓRICOS DEIXEM DE ACONTECER(QUE HAJA MAIS RENDA PARA AS PESSOAS E MENOS PARA OS BANCOS POR EXEMPLO, COISA QUE A DIREITA ABOMINA); O QUE É MUITO DIFERENTE DE DIZER QUE NÃO GOSTOU DO QUE FOI FEITO, MUDADO, ATÉ AGORA OU QUE ACHA QUE OUTRO GRUPO POLÍTICO, DIFERENTE DO QUE ESTÁ AÍ, PODERIA MELHORAR MAIS AS COISAS, O QUE SIGNIFICARIA DIZER QUE NÃO SE ESTÁ GOSTANDO DO GOVERNO ATUAL E SUAS REALIZAÇÕES. Assim, mais do que uma figura de retórica, esse processo de compreensão explica a diferença entre o desejo de “mudança” que a mídia tenta matreiramente vender como surgido no país(contestação ao grupo político no poder, o PT)e o verdeiro desejo de “mudança” que os cidadãos no Brasil, e em qualquer país no mundo(principalmente em um com as nossas características)têm, ou seja, o desejo de melhora. Tanto é verdade essa constatação QUE QUALQUER GOVERNO QUE FOSSE REPROVADO EM SUAS REALIZAÇÕES NÃO CONSEGUIRIA LIDERAR COM FOLGA A CORRIDA ELEITORAL E ALÉM DO MAIS SENDO VITIMADO POR UM BOMBARDEIO INCESSANTE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, QUE SÓ APONTAM REALIZAÇÕES NEGATIVAS DESSE GOVERNO, QUE A OPINIÃO DA POPULAÇÃO NÃO CORROBORA, POIS MESMO SOB TODO ESSE ATAQUE DA MÍDIA, A PRESIDENTA MANTÉM A LIDERANÇA NA CORRIDA ELEITORAL. Essa é a compreensão que precisamnos ter e mostrar para a Sociedade, para evitar desânimos e principalmente crises de esquisofrenia baseadas nas “realidades” virtuais criadas pelos barões da mídia, que só existem dentro das taras deles e dos seus lacaios. Assim conseguiremos deixar nossas forças e a população ainda mais motivadas e abertas para a compreensão do verdadeiro Brasil que, por mais que intuam graças às melhoras que vêem em suas vidas (e a liderança de Dilma é uma prova inequívoca dessa intuição)só lhes começará a ser apresentado em fatos e números a partir da propaganda eleitoral

  21. Interessante, já abafaram

    ..agora, diante das pesquisas, parece que voltamos à PARTILHA de sempre ..este é meu, este é seu ..isso pra mim, isso pra você

    Mal chegou ao noticiário o FATO gravíssimo de que um DEPUTADO ESTADUAL DO PT é um ex condenado e FUGITIVO da CADEIA (sim, porque isso, ele NUNCA deixará de ser, um fugitivo de FICHA CORRIDA, mas limpa) e que o mesmo foi FLAGRADO reunido em MARÇO/14 com o pessoal do PCC, sendo que UM deles teria sido um dos assaltantes do BC de PE ..março, nunca esquecer, que foi o período mais intenso do terrorismo feito com ATAQUES a centenas de ônibus e de INTERDIÇÕES de vias na periferia de SP

    ..não bastasse o fato de que ele justificou tudo como sendo uma intermediação inocente (que até seu principal FINANCIADOR, mentor e ex perueiro disse que desconhecia, o secretário dos Transportes “Brutus Sem Tatto”) intermediação dada a tratativas que visariam se evitar, em MARÇO/14, duma greve CLANDESTINA e de afogadilho que seria deflagrada somente agora em MAIO/14.

    ..bem, não fosse o tamanho de MAIS este ESCÂNDALO que escancara a relação íntima havida entre os nossos políticos com diversas e amplas Organizações Criminosas, o inusitado agora é que vemos que o mesmo, seguindo dezenas e dezenas de outros tantos escândalos, é que agora misteriosa e acidentalmente este tb foi precocemente deletado das principais páginas dos matutinos, porque ?

    Será por causa da Copa que agora recebe apoio tardio dos antes críticos, do PIG ? Será que foi por chantagem ? Será que foi por ele ter sido denunciado em hora errada, de afogadilho e na base dum gaguejo dum Secretário de Comunicações tucano que, pecando pela falta de discrição na política (cinismo mesmo), vomitou tudo em entrevista AO VIVO na TV ?

    Fala verdade, pra quem acompanhou um pouco da vida desta política IMUNDA brasileira e de todos os seus personagens não menos sujos:

    Alguém aqui duvida do quão desonestos são e/ou foram um Paulo Maluf, ou um clã Sarney ?

    Alguém aqui duvida que a principal tática de se fazer política nesta terra (ainda IMPUNE) é a de se optar pela implantação da sensação do CAOS e do MEDO ?

    Será que é má fé supor e cobrar que os partidos não só sabem, como tem OBRIGAÇÃO de SABER quem são os seus candidatos (ainda mais os eleitos) saber se eles são íntegros e bem acompanhados (como Demóstenes e Vargas), honestos, sócios e/ou amigo de bandidos, membros de QUADRILHA, de TRAFICANTES, enfim ?

    Será que é delírio meu supor que os PARTIDOS sabiam do entrosamento e comprometimento dum Daniel Dantas com os quadros dos 2 maiores partidos do país e por isso que os deixaram em paz ? Será mesmo que tem gente que ainda acredita que o HD sequestrado pelo STF, jamais tenha sido descriptografado e devidamente TABULADO pelas súcias entronadas?

    Afinal, de onde vem o poder da mídia aética ? Do poder da fofoca dos seus jornalistas ? Do da intriga, da mentira, ou o da chantagem desmedida, talvez do acobertamento à cata dum troco apenas ..do toma lá da cá, quem sabe ? ..do medo dos de rabo sujo, o da COVARDIA dos de rabo limpo ?

    Então, porque a maioria destas notícias só nos chegam aos poucos, até por LIVROS, e depois são esquecidas sem que os denunciantes, SE irresponsáveis, não sejam apenados e sentenciados ? ..ou os denunciados, SE comprovados, não sejam enquadrados e abortados da vida pública ?

    Porque aqui a JUSTIÇA tem medo e VERGONHA de punir EXEMPLARMENTE quem atenta contra a orem e o próximo, e porque movimentos ditos de Direitos Humanos misteriosamente tomam sempre as dores dos criminosos e não das vítimas ?

    Talvez hoje, os mais jovens não tenham se dado conta, mas o tal escândalo do “Yourself” é coisa velha, dos tempos de THC, dum tal escândalo denunciado por Boris Casoy por DEZENAS e dezenas de vezes, antes do reinado de LULA, o do Banestado, ele que, à época do país estar de JOELHOS diante do FMI, já falava dos US$ 150 bi que fugiram clandestinamente daqui ..escândalo que depois de LULA assumir, tal qual a privataiada da tucanalha, sequer foi apurado pela HORDA Lulista, principalmente o da CVRD.

    Será que todos já se esqueceram das denuncias contidas no livro das Privatarias do Amauri, ou do “honoráveis bandidos” sobre a era Sarney ? Então porque ninguém cobra dos autores denunciantes, SE farsescos, ou, OU dos personagens citados que seriam então LADRÕES inveterados, OU talvez das Instituições que não se mexem nem dão retorno à sociedade, PREVARICANDO NA CARA DURA ?

    Será mesmo que passa pela cabeça de alguém aqui imaginar INOCENTEMENTE que o PSDB não sabia, MUITO ANTES, que o PT já fazia uso constante do esquema e da engenharia criada por ele e Marcos Valério quando visavam a COOPTAÇÃO dos CORRUPTOS de SEMPRE pras suas bases ? ou, inocentemente, achar que o PT não saberia, antes de usar, que o engenho era tucano ? ..então, pq ambos tiveram coragem de praticar o MESMO esquema à luz do dia e do Congresso ? ou..

    ..ou de que ambos, e todos os demais “Ps”, nunca se inspiraram – nem se beneficiaram e ratearam em coligações – das dezenas de desvios praticados nos Municípios sob suas guardas, via concessões de ônibus e/ou de coletas de lixo por exemplo ? ..ou do uso de funcionários fantasmas e de NOTAS fiscais frias pra formalizar e justificar a pilhagem institucionalizada ? ou..

    ..ou que partidos ditos pogreÇistas não estariam insuflando e manipulando, como sempre, as massas com esta nova onda de protestos violentos e de invasão e pilhagem da ordem e da coisa publica que visam, aqui em SP, acima de tudo, ganhar na base do berro indenizações via o SEQUESTRO de direitos surrupiados da população ordeira, via o recebimento de grana pelo “resgate” dado à devolução da propriedade e da ordem, e/ou do tal do aluguel social que virou, assim como o BOLSA FAMÍLIA, uma forma cômoda do Poder público dum lado, escravizar e fidelizar consciências, e doutro, de se permitir adiar a busca de soluções verdadeiras, enfim..

    Será mesmo que o voto da Heloísa em Estevão, foi mesmo ficção, e as denuncias sobre as empresas do Dirceu no Panamá, é pra deixar pra lá ? E o Maluf, CABRA condenado e de GRANA localizada, não era mesmo ladrão a ponto de hoje merecer APETO DE MÃO e de ter pra si mais Poder ? ..ou será que um Fernando PC Operação Uruguai-Dinda Collor de Melo ..será que hoje todos eles merecem mesmo atestados de probidez só pq o STF assim o quis ?

    ..francamente, tem coisa erra em todas estas histórias ..na forma de fazermos e de exigirmos das relações políticas ..na conduta e pratica dos partidos, e de como a nós a democracia nos é servida desproporcional, obrigatória, cara e OCULTA (nós que sempre somos sub julgados e tratados como verdadeiros retardados por certos articulistas LAMBE BOTAS e escrevinhadores acéfalos)

    “O homem que é pessimista antes dos 50 anos, sabe demasiado; o que é otimista depois, não sabe o bastante.”

    “O otimista acha que no mundo tudo esta bom e no caminho certo, já o pessimista critica, TRABALHA e LUTA para melhorá-lo”

    http://www.youtube.com/watch?v=RvHYyJVkviM

    • Bananelli…

      Pra quem pergunta tanto você deveria dar algumas respostas.

      Eu me contentaria com apenas uma:
      Você crê mesmo que alguém irá ler esse seu texto recheado de sofismas e insinuações?

      Veja que mesmo quem tem tempo para perder pode perdê-lo em coisas mais salutares e menos deprimentes.

    • Continua a basear-se na ideologia do pessimismo. Não deve ter lido no Nassif http://jornalggn.com.br/noticia/as-vitorias-pouco-divulgadas-do-brasil nem a entrevista com a Luíza Trajano.
      Pois faço uma concessão: apliquemos a figura do copo meio cheio; meio vazio: para nos o copo da diminuição da desigualdade de renda não está meio cheio ainda e você acha que nunca poderá a ser cheio com mais igualdade, solidariedade. O copo está vazio para você.
      Cuidado com a leitura para não cair de novo no 14.633m3 que o levou a 293m3 por apartamento que você até ressalvou ser impossível.
      Quando leio “O otimista acha que no mundo tudo esta bom e no caminho certo, já o pessimista critica, TRABALHA e LUTA para melhorá-lo” é o que está escrito. O absurdo seria aceitar de que o mundo anda só pelos pessimistas!!!!!!
      Bem prefiro acatar que “país rico é país sem pobreza” e apoiar o governo que faz o máximo para implementá-lo apesar do copo estar meio cheio

      • 14.655 ..o cuidado tem que ser recíproco

        • Eis o Bananelli, sempre batendo o ponto a serviço do Aécio Never.

          O Bananelli faz o possível para tentar colocar o “Pó, pará governador” lá no alto, mostrando que ele é competente e sério.

  22. Edu

    Parece piada. Mas é verdade:

    Do jornal Valor de hoje – 26/05- primeira página:

    “Depois da Copa do Mundo, o ex jogador Ronaldo Luis Nazario de Lima, o ‘Fenômeno’, vai se engajar na campanha presidencial de Aécio Neves, do PSDB, de quem diz ser amigo há mais de 15 anos, com quem saia ‘de noite e de dia’ “.

  23. Acredito, Edu, que seria diferente, para melhor. Em 2002, 2006 e 2010, os candidatos “alternativos” foram fortes o suficiente para levar para o segundo turno. O pig sabe disso, e por isso inflou essas candidaturas. Mas o Dudu está dificil para eles inflarem. Se ele for realmente fraco como está mostrando ser, o segundo turno já ocorre no primeiro. É PT contra PSDB agora já, para resolver a parada.
    Nesse caso, sem segundo turno, seria Dilma mais fácil. Outra novidade “seria” a Copa sendo realizado aqui. Apesar de toda a sabotagem, o Brasil tem recurso para fazer uma Copa inesquecível. Muita gente vai ganhar muita grana. Dos mais pobres aos mais ricos.
    Mas então porque “seria” mais não é? Por causa do apagão na comunicação e no ministério da justiça. Este deveria estar monitorando essas greves, para saber que grupos e sobre que orientação, estão se infiltrando entre os trabalhadores para sabotar o país. Na comunicação, é o já sabido. Se tivessem feito o trabalho de casa, 99,9% seria “muito” a favor da Copa.
    Essa eleição tinha tudo para ser uma barbada. Mas a Dilma deu para ficar nessa de controle remoto e de Zé “omisso” Cardoso. Daí, mais uma vez, vai ser aquele sufoco

  24. O brasileiro que tem candidatos a presidente como Dilma ou Lula e ainda tem coragem de votar em políticos de direita, que desgovernaram esse país por séculos, e só levaram o país para o fundo do poço, só pode ser muito alienado. Não é fácil um país ter candidatos excelentes como Lula e Dilma. Votar em políticos com ideologias contrárias a esses dois autênticos brasileiros, é ter complexo de vira-latas ao extremo. É pra Dilma ganhar em primeiro turno. Quem vota contrariamente a um projeto de desenvolvimento integral do Brasil, não entende nada de política, não consegue enxergar nem mesmo a própria melhoria de vida, vive em um mundo à parte, alheio a tudo.

  25. Faltou analisar a taxa de reijeição, a da Dilma é a mais alta de todos os tempos. Isso dificultará muito para a Dilma.

    • 4 ou 5 pontos a mais do que a dos concorrentes. Diante da artilharia contra ela, é até baixa.

      • A tendência dos adversários é diminuir a reijeição, dado que muitos rejeitam porque não os conhecem, o que não acontece com a Dilma. A Presidente está com o mesmo problema do Serra em 2010 e 2012, vai ser muito difícil crescer por causa da alta rejeição!!!

        • Essa alta rejeição fica por conta das famiglias do PIG e das pessoas que tem complexo de vira-lata (os tucano-pefelês).

  26. Eduardo é impressionante o descaramento da Globo, pois quando saiu a última pesquisa eles só mostraram o indice de aprovação do governo e não mostraram a subida da Dilma nas pesquisa e a informação de que poderá vencer no 1º turno.

    Os caras estão a cada dia mais descarados e mesmo assim tem um monte de idiotas que ainda acham que a grande mídia é imparcial.

    Em tempo: Adorei o que a Heloisa trajano ( Dona do Magazine Luiza ) disse aos empresários: ” A coisa está tão ruim assim no Brasil, então vendam seus negócios e vão morar fora do país ”

    É isso assim, temos de sempre rebater as críticas dos alienados e dos mal intencionados e demonstrar que o Brasil está muitos anos luz melhor do que nos governos do passado. E isso não quer dizer que precisa melhorar muito ainda, mas que está bem melhor não há nenhuma dúvida.

    Boa semana a todos !!

Trackbacks

  1. » Corrida eleitoral repete 2002, 2006 e 2010Entre Fatos
  2. Rômulo Gondim – O teto do antipetismo
  3. O teto do antipetismo | Blog do Liberato
  4. O antipetismo atingiu o seu teto | Altamiro Borges

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.