Vote no PT porque é o único partido que responde por seus atos

 

Apesar de todas as melhoras que o Brasil experimentou ao longo de mais de uma década sendo governado pelo PT, há muita gente que se recusa a reconhecê-las. Tudo que ocorreu de bom no país nesse período é creditado ao governo federal do PSDB (1995 a 2002), enquanto que tudo de ruim que ocorreu a partir de 2003 é debitado só ao PT.

Este post tem como ponto central uma questão política, mas, antes de discorrer sobre ela, vale a pena dar um exemplo de como política e economia andam muito mais juntas do que se pensa. E, de quebra, explicar uma questão sobre a economia que muitos não entenderam.

Na edição de terça-feira (25/3) do Jornal da Globo, o comentarista de economia Carlos Alberto Sardemberg deu um bom exemplo dessa retórica maniqueísta e manipuladora da mídia. Ele falava sobre a ausência de turbulência no mercado financeiro após o rebaixamento da nota do Brasil pela agência americana de classificação de risco Standard & Poor’s.

Veja trecho da locução desse comentarista:

—–

“(…) Em economia, você leva tempo para construir as coisas e leva tempo, também, para estragar. Vejam, por exemplo: o Brasil entrou num novo regime monetário, num novo regime de estabilidade, a partir de 94 com a revolução do real e a sequência de reformas econômicas. Só em 2008, portanto 14 anos depois da introdução da nova moeda, é que o Brasil ganhou o grau de investimento (…)”

—–

Não houve turbulência no mercado financeiro com o rebaixamento da nota do Brasil por apenas uma das três principais agências de classificação de risco (Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch Rating) que elevaram a nota brasileira a partir de 2008 para a “zona de risco” conhecida como grau de investimento – que atesta que o país que detém tal nota não oferece risco de calote – porque esse rebaixamento está sendo visto mais como político do que como produto de maiores problemas na economia do país.

Os analistas de mercado entenderam o rebaixamento da nota brasileira como “um aviso” de setores do mercado financeiro internacional para a presidente Dilma Rousseff. Que aviso é esse? É para que o governo volte a produzir um superávit primário em torno de 3% do PIB.

Superávit primário, vale explicar, é o que o Brasil corta de seu orçamento com Saúde, Educação etc. e reserva para pagamento de suas dívidas internacionais.

Enfim, como o governo anunciou recentemente que em vez dos 3,1% do PIB exigidos pelo mercado irá cortar “apenas” 1,9%, a Standard & Poor’s decidiu dar esse “aviso” de que se o Brasil não se submeter aos ditames do mercado poderá perder o grau de investimento.

Mas para que serve o tal grau de investimento? Por mais que muitos digam que as agências de classificação de risco não servem para nada porque estão desacreditadas pelos muitos erros que já cometeram, o aval delas serve para baratear os juros que o Brasil ou que empresários brasileiros pagam em empréstimos contraídos no exterior.

Contudo, a exigência de que um país que tem quase 400 bilhões de dólares de reservas economize mais algumas dezenas de milhões de reais para atingir o percentual de superávit primário exigido pelos mercados, chega a ser ridícula.

Por isso não houve turbulência nos mercados, ainda que Sardemberg tenha dado uma explicação marota de que o rebaixamento brasileiro já estaria “precificado”, ou seja, que o Brasil já estaria pagando mais juros por economizar menos para pagar suas dívidas.

Tudo besteira. Na mesma semana do rebaixamento pela S&P o Brasil fez captações no exterior com os menores spreads (taxas de risco) de sua história.

Mas voltemos à questão política, porém ainda nos mantendo no comentário de Sardemberg no Jornal da Globo. Sua tese sobre o grau de investimento atingido em 2008 ser produto do plano real é uma piada. Ele simplesmente pulou a história brasileira entre 1998 e 2002, quando o Brasil literalmente quebrou.

Omitiu que a barbeiragem de Fernando Henrique Cardoso na economia provocou em 1999 uma fuga de capitais que praticamente reduziu pela metade o valor do real e deixou o país sem um centavo de reservas cambiais.

Sardemberg omitiu, por exemplo, que o risco-Brasil, hoje em torno de 200 pontos, com FHC chegou a 2436 pontos.

Ou seja, ao dizer que o grau de investimento concedido pelas agências de classificação de risco é produto do governo FHC, o comentarista da Globo contou uma das maiores piadas sobre economia da história recente do jornalismo econômico.

Menos insensato teria sido Sarndemberg dizer que as vitórias conseguidas pelo governo Lula na economia ao longo da década passada foram postas em risco por sua sucessora. Contudo, ainda assim estaria distorcendo os fatos.

Não houve nenhum grande problema na economia brasileira, o que houve foi uma decisão do governo Dilma de reduzir o percentual que o governo economiza para pagamento de seus compromissos internacionais. E ela tomou tal decisão simplesmente porque estamos com os bolsos cheios de dólares, mais do que suficientes para pagar toda a nossa dívida externa e ainda nos deixar com um belo saldo.

Mas o mercado, ah, o mercado… Sempre quer mais e mais e mais.

Seja como for, se a mídia, parte da sociedade civil e do espectro político se recusam a reconhecer os avanços do Brasil sob o PT, ao menos têm que reconhecer que nenhum outro partido é mais confiável no poder do que o PT.

Sim, é isso mesmo que você leu. Só o PT é confiável, quando ocupa o poder, porque só esse partido é fiscalizado pela mídia e, em caso de se envolver em algum escândalo, só esse partido é investigado de verdade pelo Legislativo, pelo Ministério Público e pelo Judiciário.

E, em caso de condenação judicial, só sendo petista ou aliado do PT para ser punido.

Neste momento mesmo podemos ver isso acontecendo. Em São Paulo, por exemplo, os governos do PSDB, entre 1998 e 2012, deixaram ocorrer uma imensa roubalheira no Metrô e na CPTM. As somas envolvidas nesse escândalo superam em muito as envolvidas no caso Petrobrás/Pasadena. Porém, o PSDB paulista consegue impedir qualquer CPI contra si.

No Judiciário, acabamos de ver o ex-presidente do PSDB e ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo saindo impune do escândalo conhecido como mensalão tucano, pois o mesmo STF que julgou petistas sem foro privilegiado no julgamento do mensalão do PT acaba de se declarar incompetente para julgar Azeredo, que renunciou para que seu processo voltasse à primeira instância.

Voltemos ao caso Petrobrás: compare, leitor, as acusações que a mídia tem feito à presidente Dilma Rousseff pelo negócio fechado com a refinaria norte-americana. Alguém viu a mídia acusar diretamente Geraldo Alckmin, José Serra e Mário Covas por terem assinado os contratos com Alstom, Siemens etc?

Claro que não. O máximo que a mídia fez foi citar que as negociatas envolvendo compra e reforma de trens e construção de estações do metrô paulistano ocorreram sob os governos desses tucanos.

Dilma, por conta de um negócio sobre o qual as provas de irregularidade ainda são inconclusivas, tem sido chamada pela mídia, no mínimo, de “incompetente”. E o mesmo PSDB que abafa CPIs em São Paulo posa de indignado no plano federal, exigindo CPI. E conseguindo, inclusive.

Ora, por que votar em um partido como o PSDB – ou similares -, que consegue abafar qualquer investigação contra si e que, mesmo sendo flagrado, escapa pela tangente?

Vejam que a mídia noticiou fartamente que 12 executivos das empresas metidas nos carteis paulistas tiveram pedido de prisão decretado, mas não disse um A sobre os políticos que negociaram com esses executivos compras ou reformas de trens e construção de estações do Metrô.

E os casos de racionamento envolvendo a esfera estadual paulista e a esfera federal? Quantas acusações Dilma e Lula sofreram por um suposto racionamento de energia que nunca ocorreu e que ninguém garante que irá ocorrer? Enquanto isso, o racionamento real de água que já ocorre em São Paulo praticamente não rendeu acusação ou crítica alguma a Alckmin na mídia.

Eis uma das razões pelas quais o signatário desta página pretende continuar votando no PT. Com esse partido no Poder, a certeza de fiscalização e de punição, em caso de comprovação de irregularidades, é líquida e certa. Já com o PSDB, pode fazer o que quiser que sempre acaba ficando impune, o que o estimula a cometer erros e atos de improbidade.

Tags: , , , , , , , ,

176 Comentário

  1. Amigos

    Sem o povo, o PT afunda, …mas sem o PT, o povo não cresce!

    Gente, acredite nisto, vejam as conquistas sociais, as conquistas de emprego e salário, as conquistas na educação, as conquistas na saúde, o caminho que o Brasil seguiu na economia e na distribuição de renda, sendo hoje uma potência, é muita coisa, pois o partido majoritário caminha na direção do povo, ao contrário do PSDB/DEM, que colocam o capital na frente, escanteando as necessidades sociais e de bem estar.
    A guerra está na mídia, em outubro temos que votar, tomar uma decisão, o seu voto, que tem valor como qualquer outro, vai decidir, continuar com o PT e com Dilma ou trazer de volta o PSDB/DEM, com Aécio Neves ou Eduardo Campos!

    Eu vou votar no PT, vou votar em Dilma, pois ainda devemos muita coisa!

    Amigo, se você acredita neste projeto do PT, abra o bico, faça campanha junto aos seus amigos, participe, pois senão o PIG ganha e a Globo vai mandar e desmandar no Brasil!

    Não sou contra os demais partidos, fazem parte do cenário democrático, sou contra o PIG, Partido da Imprensa Golpista, que não tem voto, é braço do poder econômico capitalista!

    Divulgue!

    • Faço minha as suas palavras, Joel Miranda, se me permite.

    • Quanta besteira num artigo só!
      Pior são os comentários!

      Vocês estão sendo enganados pelo partido mais corrupto e demagogo que já existiu neste país.

      Infelizmente, o governo é reflexo do seu povo.
      Logo, podemos concluir que o povo é burro, corrupto, demagogo e gosta de ser enganado.

      A máxima nunca esteve tão atual: “Cada povo tem o governo que merece”

      #FORAPT #PovoBurro

      • Burro e vc deve votar no Alkimim e deve ter votado no Fernando Henrique e Fernando collor de melllo e a sua carade Burgues safado q nunca passou dificuldade ñ s peruaabe de nada sempre tomou todinho e foi pra escola paga de perua escolar

    • Nunca vi tanta merda em um lugar so….Como pode existe tanta merda burra nesse nosso Brasil…Que Deus nos ajude…pq depende desse povo, Brasil esta acabado…..

    • Amigo,

      Me ajude a responder a uma pergunta: por que tudo está tão caro?

  2. Edu, você não é a lâmpada, é o gênio. Cospe na ferida dos tucanos do bico mole, pois duro não tem nenhum. O PT tem feito brilhante trabalho para o povo brasileiro e continuará focando o desenvolvimento social. Isso basta. Mais emprego e distribuição de renda. Dilma leva a alma do povo sofrido promovendo melhoria para todos.

  3. Continuarei votado no PT por duas razoes, promeiro por ser trabalhador e segundo por nao haver juiz no mundo que mim obrigue votar em tucanalha ou demonio.

  4. Edu, os partidos da direita, no Brasil, só são investigado para “inglês ver”, quando o são. No momento em que as investigações estão para serem finalizadas inventam alternativas para não se levar aos tribunais os investigados. Condenações, nem pensar. O sistema parece dominado pela direita, os integrantes são partidários dessa corrente, com raras exceções. São poucas as opções que um governo progressista tem de alterar o que ai está. Você está correto quando afirma que devemos continuar votando no PT. Esta é a única alternativa para se modificar a representatividade das Câmaras Legislativas.

  5. “Só o PT é confiável, quando ocupa o poder, porque só esse partido é fiscalizado pela mídia e, em caso de se envolver em algum escândalo, só esse partido é investigado de verdade pelo Legislativo, pelo Ministério Público e pelo Judiciário.”
    Entendo a linha do raciocínio, Edu, mas se fosse só isso estaria bom. O fato é que o PT é investigado além da verdade, “inventam-se verdades”, para maculá-lo e até incriminá-lo (vide AP 470) injustamente.

  6. Vejam os últimos resultados da “desastrosa” política econômica do governo Dilma:

    http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3262246/com-altas-pregoes-ibovespa-sobe-mais-pela-semana-dolar-cai

    Será que os que veem ganhando com isto também são contra a reeleição de Dilma?

    • Eles dizem que os mercados se animaram com a queda de Dilma nas pesquisas.

      • Foi para isso que ela caiu, Edu. O governo deveria instigar a justiça a ficar de olho nessas pesquisas que servem para nego ganhar dinheiro na especulação.
        Não acho que o Ibope ou a Datafalha vão fraudar pesquisas para forçar a derrota da Dilma. Não conseguem isso. E conforme for se aproximando do pleito, as pesquisas tendem a ser mais justas com a realidade.
        Enquanto isso, servem também para especulação e, importantíssimo, garantir doações às campanhas oposicionistas. Doadores fogem de candidatos não competitivos

      • Queda da Dilam NA PESQUISA, assim, no singular, não é Eduardo?

        Foi uma única pesquisa, em um único quesito, não estou certo?

        o mercado mesmo não vai cair nessa esparrela. Não estou dizendo que a pesquisa é falso. Tenho grande desconfiança que seja, mas estou argumentando com a hipótese que não. É que é um dado isolado contrastando com vários dados de outras pesquisas.

        Quem se impressiona com essa conversa mole são os trouxas.

        Semana passada antes de divulgar o resultado da pesquisa de intenção de votos o IBOPE fez uma jogada absurda de manipulação do mercado. Divulgaram uma informação falsa, que foi amplificada por “colonistas” políticos e depois revelaram os dados se surpresa. Com isso provocaram um movimento falso de mercado e permitiram que especuladores com informações priviegiadas ganhassem milhões em cima de trouxas que cairam como patinhos no golpe.

        Claro que isso é altamente ilegal, mas em país sem justiça e onde o judiciário é um balcãqo de negócios, ninguém com grana suficiente vai preso.

        Burro é quem acredita nessas vigarices.

    • a Veja colocou que a bolsa só subiu pq a popularidade da Dilma caiu kkkkk, tem que rir pra não chorar….

  7. Isso que voce disse, Edu, é de uma evidência estarrecedora. Mas o que adianta se voce não é o porta-voz da Dilma? Nem chefe da Secom.
    Pelo menos sabemos que o Franklin Martins lê o Cidadania.
    Mais um toque do Edu, Franklin. Se liga!

  8. Escândalo na mídia, só se for com o PT. Investigação no Ministério Publico, só se for com o PT. Cadeia, só ser por para o PT. Votos, só se for no PT!

    • Amigos

      Agora com o escândalo da Petrobras os nobres continuam acreditando que o PT mesmo doze anos apos o ultimo presidente continua sendo o partido que mais honesto por descobrir as falcatruas? Amigos, sabemos da situação econômica do pais antes de Itamar e FHC. Sabemos que o PT apenas (durante Lula) manteve a estrategia econômica de FHC.

      Votei em Lula nas duas eleições, mas não em Dilma, por não achar justo dar um cargo no nível de presidente para alguém com tão pequena capacidade. isso de forma visível, tendo em vista que o Lula nem de ler ele gosta.

      Abraços e que venha o Lula em 2018 por que nessa ele não leva.

  9. Edu, parabéns pelo texto lúcido! Se os “analistas” pagassem pelas bobagens que falam, teriam muito mais cuidado, principalmente sobre economia! Tanto eles como alguns institutos de pesquisam querem fazer crer que estamos na bancarrota, e, que o “anterior” (fhc) era melhor! É uma piada, ou melhor, é pura má fé! Manobram para esconder de todos os abusos, a roubalheira do psdb, dem e afins! SP, MG, PR, GO, RN, etc…que são governados por uma verdadeira quadrilha, e, na mídia……..nada sai!

  10. Edu e comentaristas,
    Transcrevo a seguir uma informação apresentada hoje pelo jornal tucano cruzeiro do sul, de Sorocaba (SP), alimentado pela agência estado e publicada no canto inferior direito (local onde quase ninguém lê) da sua página B8: “Prisão por cartel – O Ministério Público (MP) de São Paulo pediu a prisão de 13 executivos acusados de participar de um cartel nas licitações do transporte público do Estado. Segundo os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Delitos Econômicos (Gedec), foram verificadas irregularidades em 11 contratos de cinco projetos do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O MP estima que as fraudes, iniciadas em 1998, teriam causado prejuízos de R$ 834,8 milhões aos cofres públicos.” Beleza de informação. Disseram “o que”, “o quando”, “o como” e “onde” o fato delituoso ocorreu. Mas nem uma vil palavra sobre “quem” seriam os executivos e as autoridades envolvidas na trapaça, desde 1998. Tudo em nome daquilo que eles têm a coragem de chamar PLURALISMO INFORMATIVO.

  11. Eduardo, assino embaixo. Post espetacular.

    • Faltou dizer: Sardenberg e as “penas amestradas do PIG” jamais darão valor ao PT. Jamais.

      O governo do PT precisa se comunicar melhor, pois relembrando o saudoso Chacrinha: quem não se comunica, se estrumbica. A comunicação do PT é calamitosa.

  12. Não gosto do jornalista Paulo Moreira Leite porque eu participei do seu blog na revista Época durante quase dois anos e simultaneamente participava do blog do Guilherme Fiuza. E o Paulo Moreira Leite permitiu meses antes da eleição da Dilma, que um dos participantes, do blog, PSNC (Paulo Sergio Nunes da Conceição que ussasse cerca de 10 ou 12 nicks, inclusive alguns usando nomes de mulher), atacasse sistematicamente de maneira grosseira e desrespeitosa a pessoa e função que o Lula ocupava no Brasil. Teve um dia que esse cidadão desrespeitou de maneira chula até a Dona Marisa. A coisa estava demais e no mesmo dia eu comuniquei ao Franklin Martins e no dia seguinte o Paulo tirou todas aquelas críticas eivadas de crimes virtuais. E PSNC passou cerca de 10 dias sumido do blog. E quando voltou negou na maior cara der pau, que havia feito, o fato denunciado por mim. Eis o meu diálogo com o PSNC sobre a ofensa ao presidente Lula, quando ele voltou: “vou aguçar a sua memória seu descarado, sem-vergonha e covardão: no mês de novembro, não lembro a data agora, (mas quem deve saber é o PML…) você se referiu ao presidente Lula assim: “…esse fdp” e mais na frente “…enche o cú de cachaça.” viu seu difamador covarde, você chamou o presidente de seu país de “filho da puta ”e consequentemente por tabela, chamou a mãe do presidente da república de puta, fato que eu denunciei à Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Se isso não é ofensa e nem crime, como você diz, então o que é? Sua mãe, PSNC, iria gostar de saber que você estava sendo chamado de filho da puta sem ela ser puta? Você fanfarrão e como todo covarde sumiu do blog por uns dias e até o “Marmanjo” deu uma gozada em você, lembra? Nós temos liberdade de imprensa e não será um “bacrecil” irresponsável como você que vai destruí-la!
    O PML soube que fui eu que denunciou e permitiu a esse mesmo cidadão, PSNC, a usar um nick com o meu nome (Arthur) paea desdizer todo o meu texto para confundir osz leitores (principalmente na época da candidatura da Dilma). E agora o PML vive tirando onde de esquerda em cima do livro que ele escreveu. Depois da eleição da Dilma fui proibido de postar no seu blog e no do Guilherme Fiuza. Olha só a postura do malcaratismo do Paulo Moreira Leite: quando eu tentava entrar nos dois blogs, depois de expulso, aparecia essa pergunta: é você é que é o walter vasconcelos de amorim? (como se fosse proibido eu usar um nick) e logo após a pergunta aparecia nomes de pessoas da minha família (filho e filhas). atitude nitidamente nazi-fascista e ele divulgou a minha denúncia em todos os blogs de esquerdas e até hoje quando eu tento postar nesses blogs aparece as mesmas palavras do blog do Paulo Moreira Leite. E agora vejo ele que não soube defender (não por simpatia, mas por direito) simplesmente proibir as ofensas morais a qualquer pessoa, principalmente ao presidente Lula e família. Daqui a pouco Paulo Moreira Leite vai querer ser assessor de imprensa da PR ou vai se candidatar a qualquer cargo eletivo por partidos de esquerda…”
    Paulo Moreira Leite, eu tenho história na luta contra a implantação da ditadura com a derrubada do João Goulart. Mandei por email a minha vida e posições políticas, como também mandei pra você e o Eduardo Guim arães, QUE APESAR DE EU PEDIR PARA NÃO PUBLICAR E ELE PUBLICOU E O ÓDIO CONTRA MIM NA MINHA CORPORAÇÃO AUMENTOU, JUNTO COM AS PERSEGUIÇÕES.
    Graças a Deus todos reconheciam os meus postes na defesa do Lula, do PT e da Dilma. E fui quem primeiro revelou que a Dilma seria candidata a presidente e ninguém acreditou. Graças a Deus todos gostavam dos meus postes, algumas vezes, porque eles eram emoldurados por um pouco de história, “aquela que ninguém conta!” Respondi, no blog, com todo respeito, mas com veemência 3 cartas de generais e 2 coronéis, um parece que diretor na AMAN (Academia de Agulhas Negra). Aliás o Paulo poderia ter feito isso também. O meu pseudônimo era ARTHUR. Já estava já no final da campanha da Dilma e tão logo a Dilma ganhou a eleição e tomou posse, aí comecei a ter os meus postes deixados de ser publicados- fui censurado mesmo!. Como eu imaginei o que ia acontecer com o Muamar Kadhafi, quando ele fosse preso, preparei um texto e quando aconteceu, eles PML e o Guilherme Fiuza, “deram bobeira” e mandei para o blog da Paulo Moreira Leite e do Guilherme Fiúza e foi publicado e teve uma repercussão super espetacular, até no Palácio do Planalto!
    Paulo Moreira Leite, do dia 15 de março até o dia 2 de abril, de 1964, você estava aonde defendendo o mandato do presidente João Goulart? Jogando pelada na rua ou jogando bola de gude, em cima dos seus 12 anos? E eu como um soldadinho raso estava lá front dos acontecimentos, defendendo o Jango, fazendo concitamentos na rádio Marink Veiga para os sargentos, cabos e soldados das forças armadas e auxiliares, impedissem que os gorilas derrubassem o João Goulart do poder! VIU AÍ A DIFERENÇA???

  13. Excelente o seu texto . Enviarei a todos os meus contatos. Como você eu também continuarei votando no PT. Mas a responsabilidade por algumas pessoas continuarem sendo manipuladas pela mídia nojenta é o silêncio ensurdecedor do governo Dilma . Não conheço ninguém que goste tanto de apanhar. Dilma 2014

  14. Caro Eduardo,

    O PT se encontra em uma encruzilhada: ou troca Dilma e coloca Lula no lugar, ou perderá a eleição. Digo isso como eleitor de Lula e Dilma que fui. Mas confesso, não deu com Dilma. A presidente não tem a mínima apetência para o jogo político; e nunca terá. Não é da natureza dela, a conversa e a negociação política. Não digo só que há uma rebelião na base aliada do governo, e essa rebelião tem um só motivo: Dilma e suas sucessivas intervenções desastrosas na área política. E como ela não delega, é um desastre atrás do outro. Não se trata só da base aliada. Quando parte expressiva da bancada federal do PT na Câmara se reúne e dentre outros adjetivos impublicáveis à presidente, se ouve a frase: Essa mulher é um horror!…então, algo de muito grave acontece no governo e que fatalmente levará à derrota do PT nesse ano! O que nem a oposição e a mídia golpista conseguiram, Dilma conseguirá: Dilma Roussef derrotará o governo do PT, que, nos 08 anos de governo Lula mudou a cara do Brasil! Dá tristeza constatar isso, mas é a verdade!

  15. Finalmente encontrei alguém que diz exatamente o que tenho repetido durante todos esses anos, nas rodas de amigos. Perto do PSDB+DEM o PT é ladrãozinho de galinha, a exemplificar a Valle, jogada no lixo por 3 bilhões, recebidos à perder de vista e com títulos podres, que hoje valeria por volta de 300 bilhões, conquanto a Petrobras, agora na boca da mídia tendenciosa e de direita, teria sido vendida, sei lá, por cerca de um bi, e o pré-sal estaria hoje nas mãos dos gringos… somente não foi porque o Senado segurou o ímpeto privatista.
    Estão atacando um possível mau negócio com a compra da refinaria de Pasadena, pois bem, de qualquer modo houve a compra e não a venda. Houve incorporação ao patrimônio nacional.
    De outro lado, as privatizações, escandalosas, jamais investigadas, foram doação do patrimônio brasileiro, como no exemplo da Vale (federal) e Eletropaulo (São Paulo).
    E, também concordo, realmente o PT é um partido bastante fiscalizado.
    Já o PSDB, cheio de membros do MP em seu meio (secretários de Segurança, Transporte, Casa Civil, deputados Estadual e Federal), com certeza goza de uma certa proteção, suspeição de falta de imparcialidade.

    • Eu também digo isso há vários anos: Voto no PT porque os outros partidos não são fiscalizados, e os escândalos quase nunca saem na mídia

  16. Eduardo, acrescentaria um ponto importante em tua argumentação: o fisiologismo com apoio por omissão pela mídia. Repare que essa CPI é apenas mais uma demonstração do “Modo de vida” do fisiologismo, autonomeado de Centrão. PMDB coloca dois corruptos e incompetentes na Petrobrás que levam tanto a Ministra como o Presidente do Grupo Gerdau a cometer um erro. Esse mesmo PMDB perdendo espaço na véspera da eleição, para saciar seu apetite cada vez maior por cargos e ministérios, começa a ameaçar publicamente a Presidente. Qual a maior ameaça para qualquer PRESIDENTE que não se submete às chantagens do Legislativo fisiológico??? BINGO! CPI!!!! PMDB tira da cartola a porcaria feita por seus próprios indicados e através da mídia corrupta e de jornalistas sem autonomia para questionar outras teses que não as do “aquário”, em momento algum questionam a legitimidade e canalhice desse procedimento peemedebista. Eles chantageiam, pegam os cargos, roubam, depois ameaçam CPI com os seus próprios roubos, usando a mídia para direcionar a responsabilidade.

  17. O governo atual é uma composição de partidos de esquerda consequentes , movimentos sociais e diversos partidos da direita nacionalista, este tipo de ação política dizendo que só o PT é isto ou aquilo apenas desagrega e é de uma arrogância infantilóide, vejamos, o próprio Lula afirma que só foi candidato a presidente graças a pedido feito pelo João Amazonas, quando o governo Lula estava em risco, Aldo Rebelo foi convocado pra presidir o Congresso Federal e salvar o mandato de Lula, quando o governo e o PT foram atacados no mensalão, o PCdoB defendeu o governo na mídia enquanto muitos, do próprio PT se acovardaram. Este tipo de política hegemonista, fecha os olhos a auto crítica, afinal qual dos PTs é confiável, entre tantas correntes com ideologias e programas diversos, é confiável defender o socialismo e depois mudar de idéia quando não é mais conveniente. Com partes dele apoiando candidatos antagônicos em diversos estados em troca de cargos. Como vimos no caso do Dirceu, quem pratica este tipo de política aonde vai parar isolado e destruído, inclusive de seu próprio PT. O povo não quer governantes que são apoiados por parceiros efiquem falando mal deles ou desmerecendo. Se o PT quer ser o líder do Brasil deve pensar no bem e necessidades de seus aliados também, ao invés de os desmerecer e tentar destruí-los com projeto hegemônico afinal o PT social democrata é defensor do capitalismo e isto travaria a história evolutiva do Brasil pois necessitamos ir mais a frente e por o povo no poder e não só por curativo em suas chagas de exploração.
    .

  18. Valeu por mais este brilhante texto Edu! Voto e continuarei votando no PT! Abraços!

  19. Não há democracia sem uma oposição consistente. A oposição atual é inconsistente. Portanto, em outubro, vamos votar no PT para oposição.

  20. Perfeito! Já vou compartilhar!!!

  21. 42 milhões nada, Astra pagou quase US$ 500 milhões por Pasadena

    As coisas vão ficando mais claras.

    As últimas informações de que dispomos já nos permitem uma avaliação mais precisa sobre o montante investido pela Astra para iniciar suas operações na refinaria de Pasadena. Alguns dados já eram de domínio público. Mas faltavam algumas peças no quebra-cabeça. Por exemplo, quanto a Astra havia pago pelos estoques de Pasadena, quando iniciou o processo de aquisição da refinaria, em meados de 2004?

    – US$ 42,5 milhões pelas ações da companhia (fonte: relatório da NPM/CNP).
    – US$ 55 milhões pelos estoques (fonte: consultora Jefferies & Cafezinho).
    – US$ 300 milhões na Astra trading (Valor).
    – US$ 84 milhões em investimentos em maquinários (fonte: Globo).

    Total: US$ 481,5 milhões.

    Quase todos os links acima são abertos, com exceção do Valor, de maneira que reproduzo um trecho da matéria que fala dos US$ 300 milhões investidos pela Astra na trading de Pasadena.

    “Conforme o acordo de acionistas, ao qual o Valor teve acesso, o prêmio de 20% valeria tanto para os 50% restantes do ativo refinaria, avaliado em março de 2006 por US$ 378 milhões, como para a trading, que tinha preço de referência inicial de US$ 300 milhões, que era o “capital comprometido” pela Astra no negócio até a assinatura do acordo.”

    Esses números nos levam a duas conclusões: 1) nenhuma empresa investiria quase meio bilhão de dólares numa “sucata”. 2) Tome sempre muito cuidado com o que lê.

    E olha que nem estou considerando possível incorporação das dívidas da refinaria pelo novo dono.

    http://www.ocafezinho.com/2014/04/05/42-milhoes-nada-astra-pagou-quase-us-500-milhoes-por-pasadena/

  22. Espera, estava lendo e vi isto e achei extremamente errado:

    “Os analistas de mercado entenderam o rebaixamento da nota brasileira como “um aviso” de setores do mercado financeiro internacional para a presidente Dilma Rousseff. Que aviso é esse? É para que o governo volte a produzir um superávit primário em torno de 3% do PIB.

    Superávit primário, vale explicar, é o que o Brasil corta de seu orçamento com Saúde, Educação etc. e reserva para pagamento de suas dívidas internacionais.

    Enfim, como o governo anunciou recentemente que em vez dos 3,1% do PIB exigidos pelo mercado irá cortar “apenas” 1,9%, a Standard & Poor’s decidiu dar esse “aviso” de que se o Brasil não se submeter aos ditames do mercado poderá perder o grau de investimento.”

    Primeiro, é tendencioso você falar que o país corta Saúde, Educação etc e não diz outras coisas como gastos dos servidores públicos, gastos com o agronegócio e outas empresas estatais. Bom na educação, apesar do governo cortar somente 1,9% para o superávit primário, ela cortou verba significativas das Universidades Federais (tirando a UFABC, que continua de vento em popa! ( ok fui tendencioso aqui também, e entendo o beneficio que o governo federal me trouxe para ingressar em minha faculdade, mas privilégios iguais porfavor!)) Entre essas e outras, o Mantega não vem demonstrando um ótimo mandato no oficio dele. O faz com certo desequilíbrio, mas ainda confio.

    Bom era só isso que queria dizer! Abraço.

  23. eu voto Dilma, eu voto 13!!

  24. QUANDO VEJO AQUELE CARRÃO DE LUXO COM O ADESIVO “FORA DILMA”, EU PENSO, SÓ PODE SER PORQUE:

    1.Esse aí perdeu a escrava doméstica;
    2.Esse aí não consegue alugar seus apartamentos por causa do “Minha Casa, Minha Vida”;
    3.Esse aí está pagando faculdade particular dos filhos por causa do monte de estudantes pobres e negros que estão na universidade pública via cotas;
    4.O filho recém formado desse aí perdeu a vaga para um técnico formado pelo Pronatec;
    5.Esse aí está deixando de bater seu ponto no posto de saúde da periferia e voltar rapidinho para atender no consultório particular por causa do “Mais Médicos”
    6.Esse aí acha que os aeroportos tornaram-se “rodoviária” de tanto pobre viajando de avião;
    7.Esse aí fica muito mais tempo preso no trânsito com seu carro, engarrafado no meio de um monte de carro popular guiado por domésticas, cabeleireiras, pedreiros e porteiros.
    8.Esse aí acha um absurdo pagar 27,5% de imposto de renda e ver o governo repassar 0,45% disso para o Bolsa Família;
    9.Esse aí nunca abriu um livro de história do Brasil e sequer sabe que a escravidão acabou em 1888 ou que em 1942 Getúlio criou a CLT ou ainda que dos últimos 514 anos o Brasil só teve 12 anos de governos populares;
    10.Esse aí assina a Vesga e adora assistir diariamente a Rede Esgoto

  25. Se estamos vivendo o melhor momento econômico e social de nossa história, como “tudo pode estar muito pior”? Ouço Aécio, Marina, Pastor Everaldo e Levy Fidelix dizer isso o tempo todo…
    Obviamente eles estão mentindo para poder chegar ao poder. O grande problema é que a proposta deles deu errada no mundo todo. Inclusive aqui… FHC recebeu de Itamar Franco o Brasil como a 8a. economia mundial e entregou como 12a., e hoje somos a 6a. O índice de gini era 0.569 em 2002 e hoje é 0,501, um avanço nunca antes visto. A pobreza extrema foi reduzida em mais de 75% e o setor de serviços e os salários crescem como nunca, as vagas em universidades mais que dobraram “em apenas 12 anos” (e talvez filhos dos que criticam o governo só tenham um filho em universidade hoje por causa disso, e o pior, não percebem…).
    Votar em Aécio, Marina, Pastor Everaldo e Levy Fidelix é pedir para voltar aos péssimos anos da política de FHC. Quem pensa que reduzir salários, entre muitos outros benefícios sociais, vai ajudar a promover o crescimento da indústria está enganado. E quem mais vai sofrer com isso, logicamente são as pequenas empresas que venderão muito menos e acabaram fechando (o que já vimos no passado). Será que estas condições podem gerar desemprego e ainda mais violência?
    Tudo isso fica muito claro quando comparamos os governos… Se queremos que o Brasil melhore temos que votar correto. Se a corrupção é nosso maior problema, então votar em partidos que trabalham pela redução da corrupção é nossa única saída (que outro partido vota a favor de CPIs para investigar o próprio partido?). Qual o partido mais visado pela mídia (o que garante cobranças e denúncias tão contundentes)?
    Pesquise sobre o assunto e a todos um bom voto.

Trackbacks

  1. Vote no PT porque é o único parti...

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.