O Ibope e a primeira “bala de prata” de 2014

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

A pouco mais de seis meses do primeiro turno das eleições de 2014, a pesquisa Ibope sobre a sucessão presidencial divulgada na última quinta-feira (20) constitui um terremoto político, ou melhor, uma cataclísmica calmaria política. Ou um banho de água fria para a oposição.

Claro que, em anos eleitorais, seis meses é prazo bem mais longo do que em períodos não-eleitorais. Os fatos políticos e o cenário podem mudar de uma hora para outra, como já se viu em tantas eleições.

Em 2010, por exemplo, Dilma Rousseff só ganhou musculatura no meio do ano.

Após a definição oficial das candidaturas (junho), portanto, a oposição espera melhora do desempenho de seus candidatos, pois o que a pesquisa recém-divulgada mostrou é trágico para eles, para dizer o mínimo.

Para simplificar, Dilma tem quase o dobro das intenções de voto da soma de seus prováveis adversários, seja qual for o cenário.

E na pesquisa que acaba de divulgar, o Ibope inovou. Em primeiro lugar, inovou com cenários em que não aparecem apenas os candidatos mais fortes; incluiu os candidatos nanicos, como os do PSC, do PSDC, do PRTB e do PSOL.

Contudo, a pesquisa também apresentou cenários só com os três candidatos mais fortes – Dilma com Aécio Neves e Eduardo Campos ou com o tucano e Marina Silva.

Seja qual for o cenário, porém, Dilma vence no primeiro turno com quase o dobro dos votos dos adversários. No cenário mais provável (Dilma, Aécio, Eduardo, Pastor Everaldo, Levy Fidelix e Randolfe Rodrigues), Dilma tem 40% e os adversários somados, 23%.

Na hipótese (ainda remota) de haver segundo turno, Dilma venceria Aécio por 47% a 20%, Marina Silva por 45% a 21% e Eduardo Campos por 47% a 16%.

Repito: estamos a praticamente seis meses do primeiro turno das eleições deste ano e é isso o que torna a pesquisa Ibope “cataclísmica” para a oposição.

Pouco antes de ser divulgada a pesquisa Ibope, circulava um boato de que Dilma teria perdido terreno para os adversários. Alguns boateiros começaram a espalhar, inclusive, que o mercado financeiro estaria “eufórico” com essa possibilidade.

A frustração do boato acendeu a luz vermelha entre as hostes oposicionistas na mídia e nos partidos. E bateu o desespero.

Na semana passada, durante um evento qualquer, Dilma disse que o povo “percebe” quem o favorece; ela já tinha os números de sondagens eleitorais encomendadas pelo Planalto. E, apesar do boato sobre avanço dos candidatos oposicionistas, a mídia também tinha.

Bateu o desespero na oposição midiática. De repente, um caso antigo sobre a compra pela Petrobrás (em 2006, ainda no governo Lula) de uma refinaria nos Estados Unidos volta ao noticiário e Dilma começa a ser alvo de acusações virulentas na mídia, com o previsível teatrinho de oposicionistas indignados.

Vendo que, mais uma vez, não dará para usar punhos de renda com um candidato petista à sucessão presidencial, a mídia volta a ser o que foi em 2006 e em 2010 e tirou do armário a sua metralhadora de balas de prata.

Observação: para quem não sabe, os escândalos pré-eleitorais que a mídia dispara contra candidatos a presidente petistas em anos eleitorais são chamados de “balas de prata”, aquelas capazes de matar lobisomens, que podem fazer o que balas comuns não conseguem.

As balas de prata em 2010, por exemplo, foram muitas. A principal foi a criminalização precoce da então substituta de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra. Ela teria permitido que um filho seu fizesse lobby usando o cargo da mãe.

A eleição passou e Erenice, que em 2010 perdeu o cargo e foi tratada como irremediável criminosa, foi absolvida. E ficou o dito pelo não dito.

O caso da refinaria em Pasadena, no Texas, que a Petrobrás comprou em 2006 com o aval de Dilma – ela era presidente do Conselho de Administração da empresa –, é, portanto, a primeira bala de prata de 2014 – outras virão.

Pela terceira eleição presidencial consecutiva, a oposição midiática tentará criminalizar o (a) petista da vez para tentar vencê-lo (a).

Como o noticiário sobre “caos” na economia vai se mostrando inócuo em um país que cria em um só mês 260 mil empregos com carteira assinada, que vê os salários subindo mês após mês, com inflação controlada, com desigualdade caindo, a oposição midiática vai despertando de sua alucinação eleitoral.

Eis que o noticiário volta aos mesmos métodos de eleições presidenciais anteriores. Desta vez, porém, há um elemento que permite visualizar como é artificial essa saraivada de acusações a Dilma na mídia por conta do caso da refinaria.

Durante o ano passado e no início deste, temos acompanhado o escândalo dos trens em São Paulo, apelidado de “trensalão”. O escândalo atinge duramente todos os governos do Estado de São Paulo de 1995 para cá.

Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin estavam à frente da administração paulista enquanto o metrô e a CPTM compravam trens superfaturados de empresas que combinavam preços entre si para aumentá-los.

Um promotor do Ministério Público estadual de São Paulo chegou a pedir o indiciamento do ex-governador José Serra por um executivo de uma das empresas que lhe venderam trens ter afirmado que ele sugeriu aos participantes de uma concorrência que se organizassem em cartel.

Isso, claro, apareceu timidamente no Estadão e em nenhuma outra parte. E já desapareceu. Imagine se fosse com Lula, leitor…

Costumo dizer que uso muito o noticiário da Folha de São Paulo porque tanto faz, hoje, o grande meio de comunicação que se leia, ouça ou assista, porque todos têm o mesmo viés antipetista. Assim, vejamos o noticiário da Folha de sexta-feira, 21 de março.

O ataque a Dilma começa na primeira página. Quem a Folha escalou para um dos ataques foi ninguém mais, ninguém menos do que Lula (?!). Com informações “em off”, o jornal afirma que Lula disse que Dilma deu “um tiro no pé” ao “tentar sair do foco das investigações”.

É hilariante, mas não é o pior.

Ainda na primeira página, o jornal indica artigo de Reinaldo Azevedo (o lado Veja da Folha) em que ele ironiza Dilma dizer que não sabia de irregularidades na empresa que a Petrobrás comprou em 2006 por preço que hoje se mostra exagerado. Segundo o rotweiler da Folha, Dilma “Usa o eu não sabia como desculpa”.

A frase “Eu não sabia” foi usada durante anos para criticar Lula por negar que soubesse do escândalo do mensalão.

Nas páginas internas da Folha, editoriais, colunas e cartas de leitores responsabilizam Dilma pessoalmente pelo mau negócio da Petrobrás em 2006 e insinuam que sua responsabilidade pode ser criminal.

Como sempre digo, o que mantém o PT no poder é, além da falta de propostas de seus adversários, a burrice deles.

Explico: justo no momento em que dois dos três governadores de São Paulo durante os últimos vinte anos dizem que “não sabiam” da roubalheira na compra de trens pelo Estado sem nunca terem sofrido da mídia acusações diretas como Dilma está sofrendo, o tratamento dispensado à presidente se mostra uma aberração. E as pessoas percebem.

Cada uma das críticas exacerbadas e das conclusões criminosamente apressadas sobre a responsabilidade da presidente nesse caso da refinaria no Texas poderia ser usada contra Alckmin e Serra. Porém, ninguém viu algum grande jornal ou revista acusando um dos dois, pessoalmente, pela compra superfaturada de trens.

O surgimento da primeira “bala de prata” antipetista de 2014, aliás, também é uma boa notícia.

A mídia até que tentou afetar “isenção” a partir das “jornadas de junho” de 2013. Chegou a noticiar o escândalo dos trens em São Paulo – claro que sem acusar os governadores tucanos. Mas como os candidatos de oposição não deslancham, volta o recurso a “balas de prata”.

Acreditava-se que os protestos violentos contra a Copa de 2014 fariam o serviço, ou seja, fariam Dilma se enfraquecer politicamente como no ano passado. Mas com a progressiva perda de apoio desse movimento de partidos de esquerda de oposição a Dilma, caiu a ficha midiática.

Mas por que a volta das “balas de prata” é uma boa notícia? Porque revela que vai batendo o desespero na oposição midiática. Assim como em 2006 e em 2010. E, como sabemos, o brasileiro aprendeu a não dar bola a essas denúncias pré-eleitorais.

Tags: , , , , , , , , ,

165 Comentário

  1. Agora sabemos que a presidente não sabe o que faz!
    Eugênio José Alati
    21/03/2014

    • Uma perguntinha: Alckmin e Serra sabiam o que faziam quando aprovaram as compras e reformas fraudulentas de trens em São Paulo?

      • Edu, nocautear no primeiro round não, né? Dá um tempo pro coxinha…

      • A cada vez que o blogueiro absolve as falcatruas petistas dizendo que os tucanos fizeram o mesmo, devo depreender que o senhor condena a falcatrua nos dois casos ou absolve nos dois casos? Estou confuso.

        • Haroldo…

          Antes você teria de provar que o PT promove falcatruas.

          • O escândalo da compra de refinaria é o suficiente. A própria presidente falou que não sabia. Tentar minimizar o tamanho da negociata dizendo que é mais um ataque artificial da mídia é tapar o sol com a peneira.

          • Para responsabilizar a presidente dessa forma definitiva que você faz, por coerência é necessário condenar igualmente os dois últimos governadores de São Paulo, José Serra e Geraldo Alckmin, bem como o falecido Mario Covas. Se Dilma avalizou a compra da refinaria – junto com o hoje presidente da editora abril, que edita a revista Veja, e com o empresário Jorge Gerdau -, Covas, Alckmin e Serra avalizaram os contratos fraudulentos com a Alstom ou com a Siemens, entre outras. Se está insinuando que Dilma agiu de má fé, está acusando da mesma forma os tucanos. É isso? E também está condenando todo e qualquer governante que tenha assinado alguma autorização para alguma coisa que deu errado. Se assim for, ninguém mais vai querer ser político no Brasil. Melhor chamar os militares, mas garantindo a eles que se algum deles assinar um contrato em que surja irregularidade, será considerado o grande responsável. Daí, só nos sobrará a anarquia. Como culpar todo um povo por fazer um mau negócio?

        • pra você “arauto da má-fé”: http://www.ocafezinho.com/2014/03/20/a-historia-de-pasadena-que-a-midia-nao-contou/

          P.S.: sinto que não vai adiantar muita coisa te mostrar isso, mas é uma prova que temos argumentos, babaca !!

          • …c/ eles,nada adianta;nos condenam por ouvi dizer.

          • Respondendo ao comentário do Eduardo; Então o senhor abóbora da revista Veja tambem está envolvido na mamata ? Pior para ele.
            Covas, Alckmin e Serra avalizaram os contratos fraudulentos com a Alstom ou com a Siemens ? Que paguem conforme a lei.
            Sabe o que é pior ? Você me dar uma resposta tão pifia como esta.

          • Barbosa, Gerdau e Dilma participaram de um plano para roubar a Petrobrás. Fala sério

        • Cai fora coxinha. Va ajudar seu partido a elaborar uma proposta para o Brasil, se éque isso é possível, kkkkkkkkk

          • Os tucanos têm muitas “proBostas” para o BraZil! kkk

          • É difícil se defender corruptos, especialmente quando o argumento é fraco. Por isso todo esse discurso tentando transferir a culpa, mas não adianta ficar tentando desviar a atenção se a presidente admitiu e os fatos estão provando o contrário temos que admitir que a bola da vez é a corrupção do PT- eles que provem que não foi intencional, ou que não foi real o prejuízo causado não somente na Petrobrás, mas ao Brasil. Com isso se explica porque com tantas reservas, e polos de exploração de petróleo a Petrobrás só evoluiu na propaganda do PT, pois quando o LULA assumiu a presidência do Brasil ela era a oitava no rankin mundial das exploradoras mundiais, e agora com pré-sal e tudo na mão ,o PT ainda muita propaganda, nossa Petrobras caiu para a posição quadragésima sexta. O pior de tudo é que a Petrobras vai ter que repassar essa lambaça pra alguém, e adivinha quem vai ter que pagar o rombo com o aumento dos combutíveis, claro que vai ser o povo brasileiro. Portanto não adianta tentar partidarizar porque a corrupção e seus prejuízos dizem respeito aos brasileiros Deixando de lado essas briguinhas velhas entre PT, PSDB e mídia, gostaria de saber quem vai pagar a conta se Dilma, Petrobras, PT, PSDB ou a mídia, claro evidente que é o povo brasileiro, então não venha com desculpas esfarrapadas. O companheiro bem sabe que quando o PT faz um discurso prometendo um futuro promissor pro país pra ganhar votos ele fala da realidade do povo brasileiro, porém quando é pra se praticar a justiça própria sobre corrupção fica jogando lama nos outros, ou então ofendendo para justificar o absurdo, enquanto isso o povo aguarda a conta a ser paga.

        • Primeiro, você deveria procurar os fatos reias. Depois, formar uma opinião embasada, com informações completas e ouvindoas diferentes versões. Como sei que somente escutas o que diz o PIG, me soa extremamente arrogante e pernicioso o seu comentário. Não contribui em nada para debate, nem tampouco para o esclarecimento das pessoas. No final das contas, me parece apenas mais um soldado do PIG tentando atacar o governo.

        • entao me diga indigentenada, o fhc, o seu mega master presidente, leu tudo que assinou?

      • Edu, sabemos que esse crápula não vai te responder… deve ter voltado e ficado debaixo de alguma cama de algum bordel do Jardim Itatinga…

      • 20 anos sem saber. O pior burro é o cego anorexo político

      • Pô, Edu, é claro que sabiam…

      • Como sempre- não respondeu.
        Falou mal do petê (que é um lixo mesmo, admitam pessoal) e a resposta vai para o pe-essidebê. Ora, todos são um lixo. Corruptos, incompetentes ou ambos.

        • O que não é lixo pra você, Nigro?
          Vamos, oriente-nos, instrua-nos, Nigro.

          • Poxa Leaks, tá escrito aí.

            Respondo com outra pergunta. me fale de um político de alto escalão, desses importantes, que saem toda hora na TV, que não seja lixo?

            Abs.

      • Talvez os ex-governadores de São Paulo tivessem envolvimento direto nas falcatruas dos trens Mas atenção: Dilma NÃO ERA GOVERNANTE coisa nenhuma à época do ESCÂNDALO da refinaria de Pasadena. Ela era ninguém menos do que ministra das minas e energia e presidente do conselho da Petrobrás. Ela tinha a OBRIGAÇÃO de, no mínimo, dominar todas as informações e cláusulas envolvidas no negócio. Ela exercia um cargo que a envolve diretamente na coisa. Você entende a diferença, blogueiro?

    • Caro Eduardo. Ainda postando as mentiras desse estelionatário no blog?

      Pensando bem até que faz sentido. Essas palhaçaçadas só desmoralizam ainda mais a oposição tuCANOmidiática…

      Parabéns pelo post. Como de hábito está primirosamente escrito.

      • Estelionatário?
        O tal Alati? Dei uma googlada (essa ferramenta capitalista brrr) e nada encontrei. Se vocês se indignam quando falam que Dirceu e patota são bandidos (frise-se que são PRISIONEIROS CONDENADOS!), acusar assim o cara de estelionato… sei não.

    • como diz quem te desmascarou
      ATÉ AQUI sem contestação:
      TOME TENTO VICE – PREFEITO do orestes quércia em CAMPINAS

    • Jorge Gerdau, Fabio Barbosa,Claudio Haddad todos brilhantes executivos da iniciativa privada também não?

      • Vice prefeito de Quercia,frequentador dos bordeis do Jardim Itatinga de onde ja saiu corrido a pau,por saberem o mal carater que é,falso moralista,hipocrita mor,afamado patife em Campinas,diz se advogado para intimidar os mais ingenuos ou medrosos e ainda por cima atira pedra no telhado dos outros como se fosse a figura mais imaculada do mundo.Toma vergonha na cara,Patife.Mas talvez como mulher de malandro,o velho asqueroso ja esteja acostumado a apanhar.

    • Caro

      Pra vc criticar alguém tem que ser, no mínimo, melhor que esse alguém. Certo?

      Pergunto-lhe: quem és tu? duvido que seu curriculo chegue aos pés da Dilma.

      Agora, se tu realmente é o bonzão, então se candidate a presidencia. Quem sabe terá os votos de sua familia, talvez.

    • Já tão cedo, cagando pela boca. Velho do VÍCIO asqueroso.

    • Sem saber fazer nada a Dilma acabou com os tucanos.

      • E companheiro, quem sabe se ela também não acertou também o povo brasileiro de quebra com o seu erro da . PETROBRAS, dois coelhos com uma cajadada. Permita-me perguntar se essa mania de fugir do assunto pega, se temos que debater nobre companheiro sejamos ao menos focados na realidade a ser debatida, ou então vamos falar sobre Alice no país das maravilhas, pelo menos seremos alienado conscientes.

    • Mesmo que se admita que houve um mal negocio (risco que pode acontecer com qualquer empresa) e que significou prejuízo, se a Globo pagar o mais de UM BILHÃO que deve cobre o prejuízo da Petrobrás.
      MOSTRA O DARF, GLOBO SONEGADORA! – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/01/27/policia-federal-confirma-abertura-de-inquerito-contra-sonegacao-da-globo/#sthash.ApcPVIuK.dpuf

      Como uma dos membros do Governo naõ faz sentido responsabilizar Dilma pelo negocio. Até porque Dilma alem de conselheira acumulava outra funções como a o cargo de ministra da Casa Civil em época de tentativa de golpe peplo PiG e não tinha como analisar a veracidade de um documento técnico produzido pela diretoria da Petrobras. Humanamente impossível.

      Outra isso – o prejuízo – se ocorreu como relatado, é fichinha diante dos enormes prejuízos causados pelo governicho fhc à Petrobrás com o afundamento de uma mega plataforma – P-36 – além de outros acidentes ambientais que derrubaram as ações da Globo nas Bolsas de valores do mundo. O objetivo sabemos era desmoralizar a empresa e torná-la barata para doar aos gringos.

      No fundo sabemos,que, como aécio desejou, o PiG tenta criar algum factoide pegar em Dilma para derrubá-la nas pesquisas.Ao mesmo tempo recomeçam com a campanha de privatização da Petrobras para transformá-la em PETROBRAX dos gringos entregado-a como fizeram com a Vale. E ainda dão estimulo aos empresas da área do petróleo para soltar algum no financiamento da campanha tucana.

      Esquece o coxinha que quem vota no Brasil sabe que qualquer governo é passível de erros e que os do PT têm milhões mais acertos do que erros, Ao contrario sensu, os tucanos que QUEBRARAM O BRASIL TRÊS VEZES. E ainda deram um prejuízo de 45 BI com o apagão de energia elétrica.
      Lembrando ainda que é a economia, estupido coxinha, que decide a eleição.

      E a economia de Dilma criou 260 mil empregos em época de crise nos USA e Europa onde os europeus na penúria estão vendendo passaporte da União Européia para arrecadar dinheiro para sobreviver.

    • Senho José Alati, respeitosamente, convido-o a ler meu comentário abaixo. Creio que o senhor não está a par da dinâmica de decisão de um conselho de administração de uma grande empresa.

    • Estás desesperado, hein nêgo. Deixe a fúria de lado, ela piora sua gastrite. Informe-se melhor, porque o Brasil de hoje é muito melhor e o povo sabe disso. 2014 é nóis, de novo!

  2. O descrédito destas noticias contra Dilma, estão perdendo efeito.
    Ao se avaliar a cobertura da mídia com o esquema em São Paulo e esse da refinaria,nota-se que tem algo errado.
    A própria mídia, faz com que as pessoas não acreditem nela.

    • Caro Antônio Lyra,
      Quando a mídia direitista não dá grande importância a qualquer assunto que tenha gente do PT envolvido, não duvide, é porque se aprofundarem a questão vão encontrar não apenas o bico dos tucanos, mas o corpo inteiro. O candidato PSDbista senhor Aécio se assanhou com proposta de CPI da Petrobrás, imediatamente o velho e “genial” lumiar eterno da coldra, apagou a sua sanha – dizendo: “ o momento eleitoral não é propício, não sou favorável a partidarização”. Reproduzindo o humor negro do senhor Paulo Nogueira. Uma eternidade para rir…!!! Se abrirem uma CPI da Petrobrás, ela poderá acabar, próximo de casa, nos nossos vizinhos—a Argentina. E o então presidente da referida empresa na época do governo de sua “majestade” FHC, Henri Filippe Reichstul, terá que explicar o embrólio, que a poucos dias da queda do outro Fernando, o de La Rua, então presidente da Argentina, deu 30% da refinaria Refap do Rio Grande do Sul para a Rapsol espanhola em troca de ativos na Argentina, operação esta, que segundo processo no STF, também direitista, relatado pela ex-ministra Eliana Calmon, deu prejuízo bilionário a Petrobrás. Posteriormente, com a queda do presidente da Argentina e a quase total desvalorização das ações argentinas a Petrobrás recomprou os mesmos 30% que havia dado a Rapsol por 850 milhões. A preocupação deles é tão óbvia, que o discurso da raposa velha é cuidadoso – A presidente Dilma tem culpa, mas não é culpada sozinha. E defende: mas quando se erra, se paga pelas consequência. Perfeito. No entanto, quando se trata de pagar pelas consequências no nosso País uns são mais iguais que outros, ou melhor, os membros dos partidos de direita nunca pagam por nada!
      Maria Antônia

      • SP terra da garoa prestes a ficar sem ÁGUA e a Globo sonegadora de mais de 1 BILHÃO não paga a divida subornar servidora pública da Receita Federal para fugir com o processo e ainda ficar acusar o governo Dilma de dar prejuízo ao Brasil.
        Não lembra dos 45 BILHÕES de prejuízo causado pelo APAGÃO de ENERGIA ELÉTRICA de fhc.
        http://www.horadopovo.com.br/2009/julho/2784-22-07-09/P2/pag2b.htm
        TCU: apagão de FH custou R$ 45 bi ao Tesouro e a consumidores

        O apagão elétrico ocorrido no governo Fernando Henrique Cardoso, em 2001, deu um prejuízo de R$ 45,2 bilhões ao país, valor atualizado pelo IGP-M. A conclusão é do Tribunal de Contas da União (TCU) que em seu relatório, divulgado no dia 15, aponta os efeitos do apagão nas empresas, no governo e principalmente para os consumidores.

        Esquecem do afundamento da MEGA PLATAFORMA – P-36 – que matou empregados da Petrobrás causando enorme prejuízo a empresa, derrubando suas ações nas bolsas de valores do mundo. São cara de pau.
        MOSTRA O DARF, GLOBO SONEGADORA!

        • A Globo aparentemente sonegou mesmo mesmo.
          Será então alvo de execução fiscal pela RF. Como qualquer empresa, vai se defender e no caso, aparentemente irá perder. Coisa normal. Sem essa de estribuchar.

          Aqui Braslixo é assim. O Governo sabe que tem sonegação e aumenta a carga. Aí a turma sonega mais. E por aí vai.

          E vc? Seu computador é original, com softawares originais? Você compra coisas na Santa Ifigênia, CDs, uma musiquinha? Baixa Torrents na internet? Não deixa de ser sonegação também.

          Para pegar o gancho Diga aí ANAC, Você tem empresa? Tem noção da complicação que é manter os papéis em dia? Além de jogar dinheiro no lixo dando para o Governo, perde-se um tempão com a burocracia da Republica da Banânia.

  3. NOTA INICIAL – eu assisti ao pronunciamento de inúmeros senadores na 4a …justiça seja feita, incluindo Aécio e Aloísio Nunes, todos eles fizeram questão de dizer que não estavam colocando a honorabilidade de Dilma em jogo ..mas sim que estavam chocados com a barbeiragem confidenciada.

    Agora, cá entre nós, não só esta compra é escandalosa, mas a construção da refinaria do NE que esta assustadoramente mais cara (mais de 4 x o orçamento original) e a do RJ tb ..aonde ambas estão atrasadas tb ..e isso pra não falar do artificialismo do preço dos combustíveis

    Realmente, estão tentando abusar da empresa, fazê-la carregar uma carga muito maiori do que ela poderia suportar

    Vejamos: R$ 3 bi daria pra construir cerca de 100.000 moradias de GRAÇA, que se somadas aos desperdícios com as viagens de DILMA (R$ 26 mil numa diária pra Europa e R$ 140 mil em reservas SEQUER usadas no CHILE) daria pra prover de outras 5, e de qualidade, não estas porcarias que estão sendo anunciados (sem muro nem lage, com paredes finas e de gesso)

    Infelizmente, tem muita gente de dentro da Petrobrás – inclusive de dentro do sindicado – que faz um serviço de PORCO mesmo, suficiente pra dar munição e motivos pra que algumas correntes fiquem por aí defendendo a sua venda e/ou esvaziamento (tipo como foi com a CVRD)

    ..delenda com todos eles, com os privateiros, e com os espoliadores do patrimônio público

    • e por ser mais pertinente aqui, então me deixei repetir algumas ponderações que já fiz no outro post

      DILMA lidera, e isso é bom ? ..sei lá

      Sei que o que LULA nos deu, DILMA tomou, essa é a verdade.

      ..agora, a grande questão : temos saída ?

      Com LULA o BRASIL experimentou, depois de décadas, a volta da auto estima. Com DILMA, sobreveio a melancolia.

      Com LULA a BOLSA, o valor das empresas e suas perspectivas foi reconhecido, com DILMA, tudo, TUDO tudo foi perdido.

      Com LULA, no 1o mandato, tivemos promessas, metas, sonhos alimentados. Com DILMA vieram as estatísticas: Recorde de assassinatos, de drogados, de gastos com a COPA, das refinarias mais caras do PLANETA, das viagens com diárias nababescas.

      Com LULA tinha-se a criatividade (o crédito interno, o BOLSA, o aumento real do SM) com Dilma, a letargia.

      Com LULA vieram os planos, a AUTO SUFICIÊNCIA, com DILMA, o descumprimento das promessas, a volta da dependência, as desculpas esfarrapadas por MAIS prazos, mais aditivos, mais cortes, mais descaminhos.

      Com DILMA o PAC das ferro e hidrovias, os portos e aeroportos, a transposição por exemplo, empacaram, o cambio descarrilou, a industria atrofiou, as Contas Externas derreteram, as TARIFAS e preços administrados ficaram represados, distorcidos, guardando em si uma BOMBA de efeito retroativo.

      Com LULA o povo foi às ruas, gritou, bradou, saudou seu líder. Com DILMA veio a revolta: aonde estavam a saúde, escola, a segurança, os transportes públicos e a infra prometidas ? ..verdade, de TROCO, ganharam EMPRESTADO o mais médicos, mas ainda sem hospitais nem remédios.

      Com LULA o país voltou a crescer, com DILMA, se contentou em permanecer.

      NÃO, LULA não é santo, mas é LÍDER, e DILMA ? uma simples gerente INTERVENCIONISTA.

      Gerente que nem por suas 2 ou 3 promessas deu conta, como foi com o número de creches que ela prometia atender, a queda de juros e a manutenção da energia em níveis competitivos ..embora tenha se aninhado com MEIA CENTENA de ministérios, e pra que ?!

      LULA não é nem foi santo, aliás, LONGE mesmo de ser perfeito, mas ele sabia como manter a esperança acesa, e DILMA, Dilma soube muito bem como apagá-la, uma a uma.

      Claro, evidente que LULA tb deixou pra ela muita herança, e lambança, mas, mas assim como ele recebeu de THC 1 e 2 (*) Dilma não teve a competência, nem a sabedoria dum Luiz Inácio pra transformar os problemas em desafios, em esperança.

      E agora isso, sequer o país consegue identificar uma liderança que consiga se sobrepor a esta Dama que, nem começando um 2o mandato, já é dada como pato MANCO – um perigo -. Ela que logo de cara, tirados os que votarão em branco, dispõe de “incontáveis” 30% de apoio a lhe dar sustentação.

      ..difícil, vamos aguardar pra ver no que vai dar, mas..

      ..mas enquanto isso eu ainda repito o que venho dizendo há anos, se não foi com LULA, agora só com os ETs.

      (*) um país deprimido, o de THC, atolado em escândalos, desemprego, crises sem fim e passivos, com proteção social insignificante, mercado interno claudicante e contas externas descompensadas. Um país depreciado e desacreditado.

      ps 1 – as pesquisas indicam que apesar do apoio, 75% querem MUDANÇAS ..e será que DILMA, de personalidade tão flexível como um GRANITO, conseguirá fazê-las.

      • Tá com saudades do Lula? És um Lullista? rararrar
        Ainda bem que tivestes alguém para te ensinar a escrever, deve da época em que a escola para a classe média era boa, ou seja para 10% da população. O resto não precisava estudar… Lavariam nossas cuecas. Mas voltando ao seu textículo…l
        Quanta bajulação, quanta falsidade.
        Neste momento do mundo o Brasil está muito bem nas mãos da Presidenta Dilma. Lula cumpriu seu papel de arrebentar as correntes da escravidão que nos impuseram e nos propiciou avançar em questões que nunguém poderia fazer. Com apenas 87 do PT e mais uns 30, de fato, aliados a Presidenta Dilma está tendo uma atuação brilhante. Por isso senhor, mate suas saudades do ex-Presidente Lula revendo as imagens na internet.
        É Dilma no primeiro turno e 250 deputados do PT e de seus verdadeiros aliados.

        • Gostei Rogério!
          E quem sabe ele mate a saudade com mais 8 de Lula a partir de 2018 e claro com o Congresso dos nossos sonhos, até porque precisamos reduzir a base aliada da Globo a no máximo 100.

      • E Aécio consegue?

      • O problema é bem mais grave do que parece. Se não, vejamos: 1) Além da Dilma seguir favorita para a Presidência da República, o governador Alkimin corre o risco de ver sua reeleição escorrer pelos seus dedos (não por acaso, ontem a Globo no JN foi obrigada a montar uma verdadeira operação de guerra para tentar salvar a imagem do tucano, responsável pela maior aflição dos paulistas hoje – a falta d’água) ; 2) Um outro problema é a eleição em MInas Gerais, cujo favorito nas pesquisas continua sendo o petista Fernando Pimentel, ou seja, a direita não poderá se descuidar dessa eleição estadual também; 3) Para completar, no Rio de Janeiro, a direita vai ser obrigada a apoiar o vice-governador Pezão, cujo maior cabo eleitoral é o governador Cabral, principal alvo das manifestações de junho do ano passado (haja contorcionismo manipulatório). Fora o fato de que Tarso Genro e Agnelo Queirós são fortes candidatos à reeleição no RS e no DF. Em resumo, serão muitas frentes de batalha e eu não sei se estoque de balas de prata será suficiente…

        • O tucano, responsável pela maior aflição dos paulistas hoje – a falta d’água.

          Meu Deus….

      • Romanélli…

        Poupe-nos dessa besteirada que você já disse no outro post.

        Você está pior que o Alati. O ex-secretário de Quércia pelo menos liga o “semancol” e fala pouco, já você, além de falar tanta porcaria junta ainda acha que está insuficiente e fica se repetindo.

        Tá pensando que nosso ouvido é pinico, Romanélli?

      • Impressionante como a realidade para alguns é só a que a mídia vigarista insinua. Os caras lêem um jornal ou assistem a televisão como se tivessem viseiras de burro, sem olhar ao redor. Falar em desemprego quando o país tem a menor taxa desde o seu descobrimento, com criação de mais de 10 milhões de postos de trabalho quando perto de 50 milhões são perdidos nos Estados Unidos e Europa, em queda de bolsa, uma instituição intimamente ligada ao comércio mundial, sem ver que a queda é generalizada no mundo inteiro, justamente porque as pessoas estão sendo obrigadas a vender seus ativos por falta de renda por lá ,em desesperança quando a renda do trabalho atinge o seu maior valor, quando milhões estão tendo acesso a casa, carro, viagens de férias, escola superior para os filhos etc, pela primeira vez na vida. E tudo isso apesar de lerem os blogs que esclarecem tudo isso. O pior cego é o que não quer ver. Mas o mundo é assim mesmo. Não existiriam vigaristas se não existissem otários.

  4. quem fica circunscrito à casa grande
    quando é informado da intenção de voto da maioria
    junta o choque da ESTATÍSTICA
    com o ódio ao “eita povinho!”
    apropriado aos frequentadore$ dos $alões

    no supermercado ao perguntar o preço do peixe ao atendente
    prePOTENTE YOYÔ vira pra quem supõe cúmplice em CLASSficação
    e diz juiz definitivo: dilma mente sobre a inflação
    apenas velho como ele, repilo: vou votar nela.
    emendo devolvendo em palavras o olhar AMEAÇAdor:
    o que VOCÊ$ não perdoam é a dificuldade crescente no mercado
    de desempregados querendo
    (ser mal tratados em) empregos mal pagos
    o outro velho se afasta furibundo
    enquanto o balconista sorri pra quem
    além de comprador se mostra companheiro
    como o segurança próximo que se manifesta solidário:
    lá em casa são 15 votos para ela…

  5. Caro Eduardo
    Por favor, ficam de olho em sua novas postagens, e logo em seguida, colocam um comentário, que acaba deturpando a sua reportagem.
    É só observar suas últimas reportagens.
    O PT já suportou muitas bordoadas, é mais uma que se articula.
    Saudações

  6. Texto bastante confuso e cheio de falhas narrativas, de contexto equivocado.
    Precisamos urgentemente te municiar de dados
    Talvez seria interessante passar seu texto para a central antes de publicá-lo.
    Estamos aqui para ajudar.

    Me procure em SJC

    • Eduardo Guimarães…

      Desculpe a inocência da pergunta, mas quem é esse tal de Wilson Araujo de SJC que insinua estar pautando o Blog da Cidadania?

      No post de ontem o tal de Wilson Araujo disse:
      “Mas vamos discutir as diretrizes em SJC, ficará mais claro para vc.”

      Hoje, o dito se saiu com essa:
      “Talvez seria interessante passar seu texto para a central antes de publicá-lo.”
      “Me procure em SJC”

      Quem é esse sujeito, Edú? Será que não seria justo que passássemos uma porcentagem da contribuição que fazemos ao MSM para esse senhor Wilson Araujo?

      Um grande abraço.

      PS. Confesso que fiquei na dúvida se também mandava uma abraço pro tal de wilson araujo.

  7. Esta posição estável da Dilma em várias pesquisas feitas por diferentes institutos cacifa ela para peitar os políticos do PMDB, síndrome do que existe de pior na política brasileira. Deixa o Lula e o PT estrebucharem de terror. A vida exige coragem. Sem acordos com eles. Se quiserem que estabeleçam acordos em torno de programas de governo, que sejam feitos em documentos assinados e registrados em cartório, sem direito a cargos. É hora de um basta no “é dando que se recebe” deste partido balcão de negócios que é PMDB.
    O que aconteceria se o PMDB se desligasse do governo agora, passada a votação do marco regulatório da internete e já não existindo mais grande coisa a ser votada até o final do ano? Aumentariam as agressões que já se tornam numerosas, mas com resultados perto de zero? Mudaria alguma coisa no padrão constante de intenções de votos na Dilma? Só se for para aumentar o seu prestígio e, consequentemente, a sua votação. Além disso, algum partido tiraria proveito eleitoral ao associar-se com o PMDB?

    • “Deixa o Lula e o PT estrebucharem de terror.”

      Na boa, Romero… Tem horas que lamento não ser analfabeto, só pra não ter de ler uma merda dessas.

      Então você acha que a Dilma faz tudo sozinha, sem o aval de Lula e do PT?

      Vai sonhando, Romero… Vai sonhando.

      • Wilson, em nenhum momento eu personalizo as minhas críticas, a não ser quando são malévolas, mal educadas e agressivas. Prefiro discutir com base em argumentos. Aqui vão eles, sem esforçar muito a minha memória e só para dar a você uma pista, para mostrar a minha indignação, posto que eu não tenho sangue de barata:
        1- Lula demitiu José Dirceu, o mais votado deputado federal, e outros importantes líderes petistas por causa do mensalão, mesmo afirmando, com razão, que o desconhecia. Todos nós estamos vendo a farsa que foi o mensalão e como a capitulação absurda do Lula frente às acusações da oposição e do PIG prejudicou o governo e, claro, todo o país.
        2- pediu desculpas envergonhado de uma coisa que não aconteceu, colocando-se de joelhos perante o golpe que se armava. Por sorte e erro de cálculo do FHC não houve um impedimento abortando todo o processo de desenvolvimento que o pais teve nos últimos anos (graças a todos nós, trabalhadores). Até hoje eu sinto vergonha do olhar desnorteado, para cima, sem sentido, enquanto lia e balbuciava seu pedido de desculpas. Um presidente da república! Tenha paciência, não?
        3- Presidente da República que se deixa ameaçar duas vezes seguidas de levar uma surra por dois boçais do congresso, mas que eram líderes da oposição na câmara e no senado. Ele não entendeu nada e seu espírito conciliador (para mim eufemismo de covardia) o levou a não tomar nenhuma atitude, quando deveria honrar o seu cargo que não lhe pertencia, que havia sido outorgado por delegação do povo.
        4- Agora mesmo saiu uma nota do PT reclamando (sim, reclamando como uma velha rabugenta e desamparada) das mentiras da imprensa contra o Brasil. Se o espírito republicano lulista (aquela desculpa que dá os governantes que não reconhecem o inimigo e o trata como adversário, achando que haverá reciprocidade) não houvesse modulado o PT e feito o governo dar um tratamento diferente à imprensa (dispenso-me de detalhar aqui, todos sabemos do que se trata), não precisaríamos ficar correndo atrás do prejuízo. Os prejuízos que estas atitudes que eu apenas esbocei aqui e me interrompi por cansaço ou por falta de paciência, foram e estão sendo enormes para o Brasil.
        -Lula jamais foi um presidente da república. Ele sempre foi um líder sindical que pressiona o patrão e dele tira algumas vantagens. Por mais poder que tenha será sempre aquele que vai pedir. Não foi para isso que ele foi eleito. Presidente manda no executivo e, num regime presidencialista, isso tem enormes consequências sobre o legislativo.
        – Não tomou nenhuma atitude, nem mesmo uma declaração aberta, clara sem sofismas e dando nomes aos bois com relação à continuada perseguição infame àqueles companheiros presos a quem ele deve a sua eleição. Conheço um ditado que diz: “a diferença entre a esquerda e a direita é que a direta poupa os seus amigos”. Não aplico este ditado a toda a esquerda, mas no caso de Lula é verdade.

        P.S. Faz cerca de 6 meses que o Lula fala em sair para uma caravana pelo Brasil. Nos últimos meses está para amanhã ele sair em caravana para defender a candidatura da Dilma. Porque não vai?

        • Romero seu texto é equívoco do começo ao fim.

          1) Lula não demitiu Zé Dirceu, apenas aceitou sua demissão de Chefe da Casa Civil e fez muito bem porque o Brasil precisava continuar sendo governado. Você que está enchendo a bola da Dilma precisa saber que nossa Presidenta também demitiu Ministros em nome da governabilidade e não foi apenas um, foram sete.

          2) Lula pediu desculpas porque era o que lhe restava fazer diante da avalanche de denúncias que, nem ele nem ninguém, podia avaliar se e quais eram verdadeiras ou falsas.

          3) O cargo de Lula lhe pertencia, sim, e tanto que ele poderia ter renunciado, mas não o fez, preferindo lutar sem ostentar. E os dois boçais que bravatearam valentia, bem como, toda a oposição tiveram que engolir sua reeleição.

          4) O tratamento que o Lula e o PT dispensam a nossa imprensa alienada é bem menos afável que o tratamento que lhes dedica Dilma ou você já se esqueceu das inserções de nossa Presidenta nos programas da Hebe e da Ana Maria Braga?

          5) Lula foi o melhor presidente que esse País já teve, mas se você tiver alguma dúvida saia à rua e pergunte ao povo. Sua opinião é sua e daqueles que não são capazes de enxergar um palmo adiante do nariz por puro preconceito. Lula fez Dilma, não o contrário.

          6) Lula está com os réus do mensalão, mas não pode se expor porque é parte integrante do governo Dilma, aliás dissociá-los é o que vem tentando fazer dez entre dez reaças e também alguns tolos progressistas.

          7) Quando chegar o momento Lula fará campanha para Dilma e também para o Padilha, assim como fez para a mesma Dilma em 2010 e para o Haddad em 2012.

          Política não é para garotos, Romero. Se Lula fizesse o que você gostaria que ele tivesse feito provavelmente o Brasil estaria vivendo momentos de Venezuela.

          Um abracinho do Titio Wilson, tá Romero? Nada de dormir tarde, hein.

          • Wilso.

            Tadim do nenê…
            Sua cacetada foi forte demais.
            Será que ele aprendeu?

          • Pois é, amigo Salvador…

            Temos que tratar as crianças com muito carinho, afinal, são o futuro do nosso País.

            Mesmo sendo um traquinas, Romerinho sabe o quanto gostamos dele.

          • Wilson, nem é preciso usar de psicologia para entender qual é a sua e da sua gangue de puxa-sacos. As fábulas de Esopo já são suficientes.

  8. e tu, romancélico, és a favor dos plus medicos +, dos medicos emprestados???
    Foram uns 4000 prefeituras, com prefeitos eleitos pediram e fazem questão dos emprestimos.
    Tu es tão microcéfalo que nao viste que eles perdem a prox eleiçao se nao procedem a criar uma
    estrutura de saude minima nos seus municípios.
    Claro, todo o emprestimo tem juros.
    E emprestimo sempre é passivel de renovaçao…
    Chupa, cefalodonte que tua proxima cefalalgia é pra outubro.

    • E para ter + médicos no Brasil, o contribuinte é obrigado a financiar um regime totalitário?

      Muito rápido no gatilho para desdenhar, avacalhar e debochar.

      Mas muito lento para ver a dimensão de sua Anencefalia

      • bom, como suspeito que este não é seu nome, uma aula de história para você…

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Emenda_Platt

      • Seu iPad/iPod/iPhone foi feito numa fábrica de um país de regime totalitário, da mesma forma que a gasolina que faz seu carro andar….

        E não vi você dar um pio sobre isso.

        Se tiver outro argumento, mostre.

        • Oras quer dizer que então que a Venezuela é um regime totalitario.Mas em que sentido a Venezuela é um regime totalitario,realizando periodicamente eleições?O Chile de Pinochet tambem era um regime ditatorial ou isso não conta só porque era apoiado pelos EUA?Ou a Nicaragua que durante decadas foi propriedade exclusiva da Familia Somoza ou isso não conta só porque Somoza e sua familia eram apoiados pelos EUA?E a China,oras a China,porque os EUA não se mete com a China?A China pode ate não ser democratica,mas como fornece mão de obra barata para a fabricação de produtos que são consumidos no Ocidente,o que é muito conveniente para o capital e como ela tem um arsenal atomico poderosissimo,os EUA falam fino com os chineses.

  9. (Edu, há um pequeno erro de ortografia no 12º parágrafo).


  10. O Conselhos de Administração e Fiscal, da Petrobras, à época da compra da refinaria:

    Presidenta do Conselho: Dilma Rousseff (Ex-ministra da casa civil)

    Conselheiros:

    Silas Rondeau Cavalcante, (Ex-presidente da Eletrobras)

    Guido Mantega, (Ministro da fazenda)

    Roger Agnelli, (Ex-presidente da Vale do Rio Doce)

    Fábio Barbosa, (Ex-presidente do Santander)

    Arthur Sendas, (Ex-presidente do Grupo Sendas)

    Gleuber Vieira, (General do Exercíto Brasileiro)

    Jorge Gerdau Johannperter, (Presidente da Gerdau)

    José Sérgio Gabrielli (Ex-presidente da Petrobras)

    O conselho aprovou por unanimidade a compra da refinaria !!!

    Será que a revista Veja vai interrogar o seu atual Diretor-executivo, o senhor Fabio Barbosa ?
    Na época o senhor Fábio Barbosa era presidente do Santander e também fazia parte do conselho da Petrobras. O que ele tem a dizer ?!? Gostaria muuuuuuuito de ver uma entrevista nas páginas amarelas da Veja com ele, dando explicações sobre essa compra.

    Será que a Miriam Leitão vai fazer uma entrevista com o seu amigo o Roger Agnelli, em seu programa, cobrando dele explicações sobre a compra da refinaria ?

    • Tem essa parte aqui:

      “O site de VEJA ouviu Fábio Barbosa, presidente da Editora Abril, que integrava o Conselho de Administração da Petrobras quando a compra da refinaria no Texas foi aprovada por unanimidade. Disse Barbosa: “A proposta de compra de Pasadena submetida ao Conselho em fevereiro de 2006, da qual eu fazia parte, estava inteiramente alinhada com o plano estratégico vigente para a empresa, e o valor da operação estava dentro dos parâmetros do mercado, conforme atestou então um grande banco americano, contratado para esse fim. A operação foi aprovada naquela reunião nos termos do relatório executivo apresentado.”

      Publicado no Tijolaço do Fernando Brito: http://tijolaco.com.br/blog/?p=15685

  11. Edu, li em algum lugar que um dos integrantes do conselho ou diretoria (ou coisa que o valha) da Petrobrás em 2006 tem agora alguma relação ou cargo na editora que fabrica a veja. Então aquela pulga atrás da orelha não fica instigando a gente a começar o teste de hipóteses sobre esta história da compra da refinaria?

    • Fabio Barbosa, hoje presidente da editora Abril, que publica Veja, era um dos integrantes do Conselho de Administração da Petrobrás em 2006, e assinou junto com Dilma o endosso à compra da refinaria no Texas

      • Não se trata de propor uma perseguição, caça às bruxas ou algo parecido, mas não custa lembrar que bob jeff, primadona do mensalão, também era aliado do governo antes de se prestar ao papel de “denunciante” no enrêdo mensalônico criado pela mídia por ter se sentido prejudicado. Não sei, não me cheirou bem esta “coincidência”. Não tenho idéia de quem seja Fábio Barbosa, mas ele, afinal de contas, é agora presidente da empresa que fabrica a veja.

        • Hehehe… Quero ver a Veja desta semana publicar capa condenando decisão da qual seu presidente participou

          • pois é Edu, como você tinha previsto, a “revistinha” pegou leve com a Dilma por causa do Fábio Barbosa… como dizer que é uma falcatrua o negócio que o presidente da empresa e, portanto, chefe da revista, diz que foi perfeitamente regular?

  12. Nos 13 minutos que Dilma terá no horário eleitoral ela mostrará suas obras.

    Isso vai compensar a pouquíssima divulgação que o governo faz do seu trabalho e será a pá de cal ( se Deus quiser ) no caixão dos adversários, que terão somente 3 minutos para expressarem seus despeito.

    O eleitor está ficando mais surdo a cada dia para mantras mentirosos, e se os babacas não abrem mão dessa estratégia deve ser porque não têm nenhuma outra opção. Que fracasso, que miséria.

    A democracia precisa de oposição, mas oposição que tenha conteúdo e não esse pessoal ridículo, oportunista e hipócrita.

    O baixíssimo desemprego e o aumento da renda é o melhor colete contra balas de prata

  13. Pra variar, mais um festival de bobagens. Vai ter 2 turno, o PT nunca teve cacife político pra ganhar no 1.

    Dilma deve ganhar no 2 turno graças ao Bolsa Esmola.

  14. Edu, somente a sonegação da Globo em um processo na Receita Federal já é mais alto que o custo da Refinaria Pasadena. E esses pulhas demo-tucanos ainda tentam se fazerem de de corretos e pudicos.
    E a Globo não mostra o DARF, nem a Pau!!!

  15. Me parece Edu que essa bala de prata aí foi o governo enfiando os pés pelas mãos na comunicação, de novo. Não era para melhorar com a chegada do Franklin?
    De qualquer forma, do que eu sei, esse negócio de Pasadena, é um factóide com fôlego curto. Coisas bem piores vem aí. E os com maior potencial de estrago estarão relacionado à Copa. Esse de agora é um só um esquenta do pig
    PS: Dos candidatos “anti-partidos” que a direita dispõe, a Marina míngua. E o Barbosão agora deu para brigar com jornalista do pig. O anonymous Brazil terá trabalho redobrado

  16. Mais do mesmo.

    Chama a atenção na pesquisa do ibope a colocação do candidato do PSOL atrás do pastor Everaldo que eu sequer sabia que existia.

    Os sábios do esquerdismo como Maringoni e outros colheram o que plantaram.

    • Sem votos, querem sempre melar o jogo

      • Lembra o PT no inicio.

        • Não acho. O PT foi crescendo exponencialmente eleição após eleição. Isso não acontece com o PSOL. Está estagnado desde que foi criado. Não ganha nada, quase não elege ninguém. Só existe entre um grupelho de bichos grilos de classe média e média alta.

  17. TO NO BRANCO/NULO

    • Fique no branco e no nulo,mas depois não reclame.Embora os direitistas tenham vergonha de confessar seu voto,eles sempre dizem que são apartidarios,que nenhum dos candidatos presta,mas todo mundo sabe em quem eles acabam votando,mesmo os que afirmam que votam em branco ou nulo.Ao contrario do que acreditam os ingenuos,em politica não existe meio termo,ou se está de um lado ou se está de um outro.No meio do muro não existe,neutralidade não existe.Nem no cemiterio existe neutralidade porque bem o tumulo se encontra do lado direito ou do lado esquerdo e não existe tumulo em cima do muro ate mesmo porque lembrando Machado de Assis,os mortos sempre acabam por governar os vivos.

    • Parabéns, Rafael!

      Você é muito inteligente.

    • Todo eleitor tem o direito de votar em branco ou nulo. Já que o voto é obrigatório, melhor votar em branco do que votar sem convicção.

  18. Edu,

    Sabe, só vou dar valor aos comentários raivosos quando eles tiverem um candidato que não seja capacho, corrupto, vendido ou drogado.
    Até lá, passo batido esses comentários.
    Abraços,

    Cláudio

  19. Estou contigo Edu.
    Porém a Presidenta deu mole. Deu um tiro no pé – Lula disse que não disse, mas eu digo. A comunicação oficial cometeu um ato “falho”.
    O PIG tenta estabelecer com a compra da refinaria em Pasadena um nexo entre a incapacidade técnica/conivência da Presidenta Dilma com um ato lesivo à Petrobras para atingir a imagem de Dilma.
    E não se pode municiar o PIG. A resposta do questionamento do Estadão deveria ser “não opinativa”. O burocrático: a PF, o TCU, a CGU, o MP estão investigando, doa a quem doer. Adotar um estilo Alckmin: resposta insossa como um picolé de chuchu.
    O PIG joga as cascas de banana. Não se deve escorregar.
    O PIG está testando. Saiu uma pesquisa ontem. Daqui a 15 dias tem outra pra medir o efeito Pasadena (que pra mim vai ser nulo). Com isso, o PMDB (e demais “aliados”) esfrega as mãos no balcão. Que tal uma CPI?
    A turma do PIG vai bater forte. Menos a Veja, pois o Fabio Barbosa, Presidente da Abril fazia parte do Conselho de Administração de Petrobras nos tempos de Pasadena. A ordem é tentar desgastar a imagem da Presidenta Dilma. O PIG vai servir de escada pra o Aócio e o Dudu baterem no Governo. Só que nessa escada, faltam muitos degraus.
    Resumo: é só não errar na comunicação e continuar trabalhando, inaugurando obras, indo a formaturas do PRONATEC, etc. até a eleição.

    • O que me dói neste escândalo requentado é a vontade de atribuir a presidenta a responsabilidade de ter feito um “mau negócio” se todas as condições prepostas no momento da compra não eram, comprou a refinaria pelo valor de mercado na ocasião e seu sócio que vendera metade de sua parte também, tinha comprado barato e investido na empresa ,oras , não dá pra administrar uma grande empresa como a BR sem se arriscar nos negócios, num ambiente de volatividade e crise como vivemos hoje era difícil prever a hecatombe que passaria a economia americana, e outra, a BR não comprou parte coisa nenhuma , houve uma briga judicial que a Petrobrás perdeu e está pagando ao seu ex sócio com o LUCRO de refinaria…
      Estes “direitistas” não sabem sequer como funciona o capitalismo…

      • É mesmo. Maluf em um dos idos debates eleitorais, inquirido (acho que pelo Suplicy) sobre sua falida empreitada na ” Paulipetro” em que enterrou centenas de milhões de dólares, respondeu que ” se tivesse dado certo” ele seria um herói ou coisa parecida.

        A gente só sabe que fez besteira depois que fez. E dilma fez besteira, sim. Assuma!!

        ” Naquele momento pareceu bom”. Eita desculpa esfarrapada.

        Façamos um exercício hipotético

        “Na hora em que confisquei a poupançca, parecia que ia ser bom” (Collor)
        “Quando congelei os preços, achei que ia ser bom” (Sarney)
        “Quando afundei a plataforma, achava que esta tudo bem” (FHC)

        Eles merecem perdão por isso? Pra mim, não.

        Querer colocar Dilma como administradora arrojada é desonestidade. Ela não é. Não é nada.

        O fato de ter sido eleita, no contexto brasileiro, significa menos ainda. Basta ver o rol de nulidades que presidiu o Brasil. Não salva um.

        E vamos sobrevivendo nesse lixo de país fazer o que….

        • Caro Nigro,
          Qual é a razão real, factual de sua revolta? Quando ela começou. Por quê? Você consegue saber e precisar o momento exato em que ela se deu? Ou você nasceu assim e nunca buscou saber para se conhecer melhor?
          Você diz que o Brasil é um lixo, portanto todos os brasileiros são um lixo. E como você é brasileiro, você também é lixo! Ou você não é brasileiro ou é lixo! E, se não for brasileiro, é pior ainda, porque vive num país que não é seu e ainda o despreza e desrespeita seus filhos. E esse comportamento é nefasto, é destrutivo e execrável! Se você tem tanto ódio de ser brasileiro (se é que é brasileiro), por que não vai embora? Vá embora ou volte para sua casa! Vá em busca de uma casa melhor, que caiba em suas exigências! Eu, como brasileira que sou, amo meus conterrâneos, com todos os seus defeitos e contradições, inclusive você! Porque sei que cada povo tem sua própria história e que cada uma delas foi construída em um contexto e circunstâncias também próprios! Você acha que a Suíça é melhor do que o Brasil? A Suíça é apenas melhor do que sua ignorância…!!! O que a Suíça tem que foi construído pelos suíços? Você sabe? Vou ser generosa com você. NADA…!!! O tão famoso chocolate da Suíça não tem um pé de cacau plantado lá, o solo é pobre, como você, não tem nutrientes para crescer quase nada que brote da terra (no seu caso, do cérebro e do coração). A Suíça apenas fabrica o chocolate, a matéria-prima é toda importada. E os bancos? Todos abarrotados de dinheiro ao ponto de o PIB ser assustadoramente alto! Mais de 80% dos correntistas dos bancos suíços são políticos e/ou empresários corruptos de países africanos, asiáticos, latino-americanos, como o meu ou nosso, e também europeus. Os poucos suíços esclarecidos (poucos porque o país tem uma população mínima, creio que você saiba disso!) também têm vergonha de serem suíços, não pelos seus mesmos motivos. Os motivos deles são humanos, de solidariedade e, portanto, verdadeiramente nobres. Têm vergonha de serem suíços pelos motivos expostos acima. Vergonha de terem uma boa vida, farta e com pouca violência à custa da fome, da miséria e da desgraça de outros. Se você admira tanto a Suíça ou qualquer outro país europeu, imite-os naquilo que eles têm de melhor: capacidade de se indignar com a exploração e destruição de outros semelhantes.
          Agora, meu caro Nigro, com todo o respeito que sou capaz de ter por qualquer ser humano, e sempre tenho, apenas pelo fato de ser humano. Se tudo que disse não lhe basta como ponto de reflexão e se você não consegue se olhar, se descobrir e melhorar, para quem sabe – se ainda houver tempo, pois não sei quantos anos tem e todos nós temos um tempo limite aqui na Terra – se tornar um Prefeito, Deputado, Senador, Ministro (pelo amor dos deuses, só não se torne um Joaquim Barbosa, um só já basta!) ou um Presidente da República. Se esforce, não queira que o país se adapte ao seu modo de ver o mundo. Você só pode melhorar a si mesmo. Senão, meu caro, vá embora! Vá ser feliz em outras paragens!!!
          Abraço
          Maria Antônia

          • Maria Antonia…
            (sem palavras para definir seu comentário)

            Nigro…
            (com palavrões para definir o seu)

          • Uau Maria Antônia.

            Me surpreendi por ter usado seu tempo para escrever este texto. É muito bonito- e educado- da sua parte. Coisa não muito comum por aqui. Agradeço.

            Não sou revoltado. pelo contrário. Escrevo calmamente. Sou um resignado. Apenas gosto de conversar.

            O Brasil é um lixo sim. Isso é fato. Não precisa ser especialista em política, economia ou medicina para comprovar. Você- articulada que é – sabe disso.

            Sim, cada país tem sua história. E a nossa é aquela do fracasso completo. Completo, inexorável. Os heróis do país foram energúmenos, medíocres, ditadores, populistas, mentirosos. O mais recente foi Lulla.

            E pior é premiar o fracasso- como gostam os esquerdistas latinoamericanos- em detrimento do sucesso. Aqui nesse lixo, um cara que tem uma idéia incrível, e de grande valor, sente vergonha de dizer de peito aberto que o faz para ganhar dinheiro.

            Já pensou se o Steve Jobs fosse Brasileiro? Bye Bye iPhone.

            SIm, Maria Antonia, eu sou brasileiro, infelizmente. Confesso. Queria ser americano. mas dei azar. Caína terra de Deus, afinal, “Deus” é brasileiro, certo?

            Mas não me incluo. Não admiro o país da batucada ordinária, da rede globo, do ziriguidum do futebol, do malandro carioca, do botequim, da caipirinha de saquê, do asfalto esburacado e infinitamente remendado, dos flanelinhas, das favelas a perder de vista, do Joaquim Barbosa, do Levandowsky, Do Lulla, Do Collor, Do Sarney, Da Dilma, do Kubitschek, ou do “raio que o parta”… Veja só. Aqui a suprema corte é totalmente desacreditada- e com razão!

            Ser Brasileiro é como morar na favela. Você se acostuma. Vai no baile. Dá risada para a câmera, mas no fundo quer ir para o Leblon, Copacabana….. mas é difícil. Eu quero muito ir par ao Leblon.

            Agora, querer se candidatar, para qualquer coisa no Brasil, é coisa para gente muito doida ou mal intencionada. Não me enquadro. Tenho outras preocupações.

            Abraços fraternos

            Nigro

          • Mais uma coisa Antônia.

            Tenho vários-mesmo- colgas suiços e outros que moram lá.

            Ninguém reclamou de nada disso que vc fala.

            Para constar O chocolate usa cacau importado. Commodity? O VALOR, vem do conhecimento ,da ciência, da determinação em buscar o melhor. O Valor é atribuído por quem compra. Se as pessoas não reconhecessem o VALOR do chocolate, não pagariam os olhos da cara por ele.

            Somos exportadores de commodities. Fazems café de primeira no sul de minas. Exportamos e os caras vendem blends ultrasofisticados e ficam com a MAIOR margem. injusto? Não. Burrice nossa.

        • Caro Nigro,
          Escrever e divergir fazem parte de minha vida e não perco tempo ao fazê-lo, visto que é um processo dialético. Eu falo, você lê, discorda e vice-versa, e assim vamos construindo uma relação dialética.
          Não tenho amigos, colegas na Suíça, apenas um conhecido na França que é profissional de psicanálise e tem um olhar para a França verdadeira, sem maquiagens. Mora lá por circunstâncias impostas pela vida, contudo ama o Brasil e seu povo. Mas sinceramente, caro Nigro, gosto mesmo é de gente de verdade, sem máscaras, pé no chão. Todo o resto é só verniz, inclusive o que vou dizer a seguir. Sou apenas uma dona de casa apaixonada por tudo que diz respeito ao ser humano, seja ele quem for, com todos os seus diversos comportamentos, e leio bastante Ciência Política, Sociologia, Filosofia e amo a Literatura brasileira e a universal clássica. Como vê, adoro ciências humanas.
          As informações que lhe passei sobre a vergonha de alguns suíços esclarecidos pela origem de sua riqueza são realmente daqueles esclarecidos: cientistas políticos, sociólogos e economistas. Tem um de quem gosto e do qual já li vários artigos e fala muito dos aspectos sociais da Suíça – ele é professor de Política Migratória, é geógrafo e cientista Social, Etienne Piquet. Tem vários livros sobre o assunto. Quanto ao seu modo de ser e pensar, como disse Adorno, depois da Segunda Guerra Mundial, ao ser perguntado sobre a razão de a maioria dos alemães terem apoiado o Hitler, ele respondeu: não há explicação lógica — o autoritário e seus simpatizantes o são porque o trazem na alma, está impregnado na sua personalidade, faz parte do caráter.
          Abraço
          Maria Antônia

        • A refinaria existe ,dá lucro e é da Petrobrás, vale hoje por volta de US$ 4 bilhões, aonde está a burrada aí?
          Antes de se revoltar, seria interessante saber o quando vc está sinceramente indignado ou fazendo lobby sem querer contra os interesses nacionais, pior do qlue não se informar é se informar errado, o risco de ser manipulado é gigante!

  20. O ruim de tudo isso é que a estratégia da “oposição” é extremamente despolitizante.
    Parece que a estratégia vai ser exclusivamente criminalizar o processo eleitoral.
    Na verdade, todos perdem com esta estratégia, inclusive a direita.
    Uma evidência que a direita não tem compromisso nem com o Brasil nem com a democracia.
    Eleição é apenas uma “batalha” numa “guerra” (serve para todo mundo). Agora a oposição vai perder perdendo ainda mais. O que eles vão falar nas próximas eleições? o de sempre? Eles não têm nada para pautar o debate? além claro que todo mundo é ladrão? achando que a população acredita nisso?

  21. Os tucanalhas estão apavorados com a eminente eleição de DILMA já no PRIMEIRO TURNO…kkkk, inventaram até um boato de que a Dilma tinha caído demais nas pesquisas e o Aécio teria subido, somente para a alta na Bola de Valores, que é paraíso dos especuladores tucanalhas..kkkkk
    Sera que a tal” Marcha da Família Com Deus” mudará alguma coisa????..kkkkkkkk. Meu Deus, os tucanalhas perderam totalmente o senso de ridículo, só falta eles “marcharem” com nariz de palhaços, o que eles realmente são…kkkk
    Não sei não…mas se continuar assim, acho que teremos uma DESISTÊNCIA EM MASSA dos candidatos opositores…kkkkk
    Chorem, tucanalhas!!!

  22. Não sei se comemoro o resultado desta pesquisa.
    Porque ela atiçará ainda mais as tendências golpistas de parte dessa oposição sem votos.
    Amanhã, por exemplo, teremos a patética Marcha da Família.
    Espero que não haja confrontos pois não tenho dúvida que é isso que essa turma mais deseja.
    Um cadáver, então, seria o supra sumo.

    Eles estão perdendo totalmente o senso do ridículo e quanto mais outubro se aproximar mais isso ficará evidente.

  23. acho que Dilma e seu Governo continuam falhando muito na comunicação, não entendo como cometem tantos erros como esse da declaração dela sobre a compra da Refinaria da Petrobrás será que ninguém leu o texto antes, não a alertou pela bola fora ou têm medo de contrariar a Chefa? com disse certa em um comentário no Tijolaço, o maior inimigo do PT é ele próprio se não fizer nenhuma barbeiragem ela ganha no primeiro turno..
    Bom fim de semana para todos

  24. Corrrigindo a última frase do meu comentário:

    O baixíssimo desemprego e o aumento da renda SÃO o melhor colete contra balas de prata.

  25. Nos tempos atuais a mídia monopolizada em defesa da ditadura do mercado tornou-se a mais séria ameaça às democracias no mundo. Hoje é cada vez mais raro encontrar-se jornalistas independentes. São cada vez mais funcionários dos barões da mídia. O bom jornalismo, como pregava George Orwell, está escondido nos blogs.

  26. E o Lula sabia? Erenice, Rose -aquela que o Lula mandou a presidente criar um órgão federal para ela e ela está sendo processada- Petrobras e Eletrobras quase destruídas, mensalão, dinheiro na cueca, aloprados – até hoje não foram apanhar o dinheiro na Polícia Federal, Banco de Habitação,lembra etc etc e voce vem me falar de corrupção nos governos de São Paulo!

    • Você não quer discutir uma corrupção no metrô que envolve bilhões e que transformou o metrô paulistano no pior do mundo, mas quer discutir Erenice (que foi inocentada pela Justiça, caso não saiba) e Rose, por algum caraminguá que deve ter faturado? Você é um idiota

      • Piada pronta. O sujeito é um mauricinho…

        • Vc é muito cara de pau,mauricinho,para vir falar de qualquer tipo de corrupção fazendo parte de um partido(PSDB)que é sinonimo de corrupção no Brasil.Eletrobras,Petrobras destruidas?Quem vcs,tucanos,pensam que enganam com esse discursinho mais falso que moeda de tres reais,em defesa da Petrobras,Eletrobras?Vcs são cinicos e mentirosos.Vcs acham que a população não percebeu de que lado que vcs estão?Se Dilma admitiu um erro na compra de uma refinaria é porque teve coragem e dignidade de admitir tal erro,coisas que vcs,tucanos safados,nunca tiveram.Por essas e por muitas outras razões,vcs vão para a quarta derrota consecutiva no plano federal,para o PT e de sobra provavelmente percam os estados de SP,MG,PR e GO,no plano estadual,para o PT.O PSDB não esta se tornando uma legenda maldita,o PSDB já é uma legenda maldita.Para a felicidade geral do povo brasileiro.

      • Ok. Erenice foi inocentada pela justiça. Dirceu foi condenado …. pela JUSTIÇA.

        Justiça brasileira? É piada?

        Te mandam pra cadeia por 6 a 5.

        isso é justiça?

  27. A Petrobras é uma empresa multinacional e, tem um competente Conselho de Administração; infelizmente, pode um de seus membros desviar-se do caminho da virtude e indicar um “bom negócio” para ele. Continuo apostando minhas fichas nas ações da Petrobras.

  28. Edu sua análise está perfeita, eu só acho que não foram jornadas de junho de 2013 e sim jornaladas de junho de 2013.

  29. Votei no FHC porque queria um País melhor; fiquei decepcionado pois não vi evolução!! Depois, votei no LULA porque queria um País mais honesto; fiquei decepcionado, pois o que vi foi uma quadrilha no poder que , graças a deus, parte dela já está atrás das grades!! Votei em branco nas ultimas eleições, porque para SERRA e DILMA tenho o mesmo ponto de vista: comunas retrógrados !!Não posso votar no PSOL, pois é um partido de extrema radicalização, de idéias incoerentes e ultrapassadas!! Não posso votar no DEM, porque a direita já governou e se mostrou totalmente incompetente!!! Marina e Campos, nem pensar!! O PMDB tem o Michel Temer, Requiao, Jader Barbalho e Renan Calheiros , já imaginaram essa tropa no poder?? EM QUEM ENTAO VOTAR?

    • Rafael, se você não consegue perceber quanto este oaís melhorou ao longo da última década, melhor que nunca mais vote na vida.

    • Cara, voce me lembra aquele livro “O Alienista”. É a história de um médico que botava todas as pessoas que não eram “normais” segundo seu critério no hospício. No final ficou a seguinte questão, ou todo mundo era maluco, ou o maluco era ele.
      Moral da história, se ninguém merece seu voto, ou o Brasil inteiro está errado, ou voce é que está. Adivinha qual dos dois

  30. Como qualquer empresa, a Petrobras comete erros.
    Pior é fingir que não os cometeu, ser arrogante e botar a culpa nos outros, como fez Dilma. E fez rapidinho, sem tempo para refletir e falou besteira. Deveria ter ficado quieta ou dito a verdade. Algo como ” sim, realmente erramos neste ponto” e blablabla. ” Eu não sabia”,” relatório falso”…. Conversa fiada.

    Um pequeno erro… de 1bilhão de dólares. Fosse uma ampresa 100% privada, decente, iria ter que responder para os acionistas. Mas na Petrossauro-deixa pra lá.

    Interessante ver como funcionam empresas estatais. Uma pessoa desqualificada, cujo unico curriculo foi ter uma loja de 1,99 que não deu certo, vira alto escalão de mega empresa! Queria ver ela se colocar em uma empresa privada pra valer, disputar com executivos de primeira. Não teria chance claro.

    Que legal, somos autosuficientes em petróleo (conversa!) e temos o combustível do futuro (etanol? LOL). Quem aqui abastece com etanol? E a nossa gasolina? Baratinha? Vá a um posto de gasolina nos EUA e encha o tanque do seu carraço motor V8 e compare com nosso amado Brasil-silsil…

    Pior. Mesmo com essa candidata, que é um mero poste do Lula, que não tem qualificação, que dá discursos absurdos como o da “caxirola” (meu deus que assunto), o do dia das crianças (e dos” animais”) e o da zona franca de Manaus, não há oposição decente capaz de derrubá-la. Ela vai levar facil facil, no primeiro turno creio.

    Num ” país” em que as escolhas são Dilma, Aécio, Eduardo, Randolph e etc. o que esperar? Fracasso. Essa parece ser a eterna vocação do Brasil. Legal de ser Brasileiro deve ser como o Lehmann e morar na Suíça, usando isso aqui só pra faturar.

    • Nigro, a sucessão de asneiras que vc escreve neste blog são de dar dor de barriga até em amebas…

      Parafraseando meu falecido pai: “pra burro só falta as penas”…

      Alguém, que em pleno século 21, com toda essa problemática de aquecimento global, descreva uma máquina de poluição. desperdício, esbanjamento e estupidez como “carraço motor V8″ tem lá moral pra falar mal de outrem, quem quer que seja?

      Ademais, pra que o ‘cidadão made in usa’ possa usufruir desta regalia (encher o tanque a preço de banana), o governo do país dele ‘torra’ trilhões com guerras pra invadir outros países e tomar o petróleo na marra. Ou seja, o super esperto e inteligente cidadão americano deixa seu governo desperdiçar din din e mais din din com essa nojeira e ainda por cima faz a cabeça de uns aqui do Brasil, que reclamam sem parar do que não tem do que ser reclamado.

      E como disse a Maria Antonia, não gosta do Brasil, tá fazendo o quê aqui?

      • Um cara brilhante como você poderia dar aulas ou escrever o blog sozinho.

        Quanto às asneiras, escolha uma da dona Dilma. Parafraseando seu falecido pai, ela nem precisa das “penas”.

        Os americanos sao livres para comprar o carro. Se eu achar aue o carro é bom, por que tenho que ser criticado? Liberdade individual.
        Sao livres para escolher um presidente e dar suporte à guerras. Assim como os venezuelanos sao livres para votar no Chavez fazer o que?

        Se o carro for proibido, comprarão outro. Mas que nao será uno mille de 10 mil dólares.

        Veja que nao somos os piores do mundo neste aspecto. E outros países não beligerantes tem bons preços também, veja essa interessante ferramenta do Bloomberg:
        http://www.bloomberg.com/visual-data/gas-prices/20133:United%20States:USD:g

        Como disse, somos favelados globais. Não é fácil sair da favela para o Leblon.
        Nem por isso precisamos tapar o sol com a peneira e fingir que é legal ser da favela.

  31. Votar nao é pagamento de divide de gratidao

  32. eduardo campos, aquele que traíu Miguel Arraes, Lula e Dilma, está concorrendo à presidência na mesma faixa do desconhecido pastor Everaldo:

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/

  33. Melhorou só para os ” companheiros”, todos empregados em estatais com altos salários, aos custos do imposto que pagamos. E ainda só fazendo ” merda” como a compra de refinaria por 300 quando valia 30. Pura incompetência dos apadrinhados do PT. DEPOIS DIZEM QUE A PETROBRAS É NOSSA!!! Estado empresário é uma desgraça ; Estado e’ para dar educação, saúde, segurança!! hoje não podemos sair de casa, que já têm uma dezena de bandidos para nos assaltar. Nada melhorou na ultima década. Ta’ igual ou pior!!! FORA PT, PMDB, PSDB,DEM, PSOL, E TUDO QUE ESTA’ Aí. VOTEM NULO!!!

  34. Eduardo, um Conselho de Administração é uma instância colegiada. Mesmo sendo presidente, Dilma Roussef tem o mesmo quinhão na responsabilidade das decisões dos demais conselheiros. O presidente do Conselho de Administração coordena reuniões, mas as decisões são tomadas pelo Colegiado: ele, Conselho. Se uma decisão sai errada, o ônus é de todo o Conselho (a menos de algum conselheiro que tenha deixado seu voto contra registrado em ata).

    Pelo que estamos lendo, um Diretor deixou de prestar informações relevantes aos conselheiros. Há dois pontos a considerar na decisão do Conselho da Petrobras em relação a esse caso de Pasadena:

    1) O contexto do momento de tomada de decisão. Executivos de alto nível sabem que quando se toma uma decisão, ela é tomada em um dado momento e com a visibilidade macroeconômica e das perspectivas de mercado daquele momento. Naquele momento, com as informações de que dispunha, o Conselho da Petrobrás, que contava com profissionais de boa reputação (Gerdau, presidente do Grupo de mesmo nome, Agnelli, então, presidente da Vale etc), provavelmente tomou a decisão certa.

    2) Ao mesmo tempo, pergunto: um Diretor omitiu informações relevantes ao Conselho, seja por má fé, seja por negligência? Nesse caso, todo o Conselho foi enganado.

    Portanto, o uso político desse caso está equivocado, se forem essas as condições de decisão acima citadas. A coisa certa a fazer é punir o executivo faltoso. Ponto.

    • Um complemento: os atuais executivos da Petrobrás não venderam ainda a empresa e talvez essa ainda possa servir à estratégia da Empresa. Portanto, as informações não estão sendo colocadas de forma clara e completa pela mídia.

  35. Ditadura militar jamais!. Mas, também não quero uma Venezuela onde falta comida, nem uma Argentina onde falta tudo!!! A América Latina precisa evoluir e se livrar desses governos populistas e atrasados.

  36. MARCHA DA FAMILIA!!!SRSRSRSRRSRS BALA DE OURO!!!!!!!!!JÀ VI MUITAS BESTAS NESTA VIDA, MAS TAL QUAL ESSA MARCHA É COISA DO TEMPO DA TV PRETO E BRANCA, TEMPO NO FERRO A BRAZA, TEMPO DO LAMPIÃO, TEMPOS PASSADOS QUE O POVO QUE “PENSA ” NÃO PENSA EM VOLTAR JAMAIS!!!!AH!!!TEMPOS DOS GUARDANAPOS DE “BOCA ENGOMADOS!!!!!TEMPOS DE ARREPIAR OS PELOS E FAZER A CONGÓTA ARCAR!!!!!!!!!SE BEM QUE: ME PERDOEM , GOSTARIA MUITO QUE TODA FAMILIA UM DIA SOUBESSE O QUE É SENTAR AO LADO DE UM FOGÃO Á LENHA E VER “NOSSOS PAI CONTAR BAIXINHO O QUANTO AJUDOU OS CAMARADAS NA BÓIA DO CAMINHÃO EU SEI EU OUVIA!!E MAIS COLOCAR O NOME DE DEUS NESTA PALHAÇADA É O CÚMULO DE TODOS OS CÚMULOS!!SINTO VERGONHA PELOS QUE FORAM TORTURADOS, PELOS QUE AINDA NÃO SE SABE ATÉ HOJE QUE FIM LEVARAM!!!!!DESCULPEM MEU DESABAFO!!!

  37. Edu , pela quantidade de comentários idiotas dá para perceber que você está incomodando ,mas por favor retire-os de seu blog ,eles nada acrescentam. Dilma reeleita no primeiro turno . O Sr. Dudu Traíra faz propaganda em rádio e TV atribuindo a seu governo todas as conquistas patrocinadas pelo governo federal . Inclusive a Fiat que só veio para PE por uma intervenção direta de LULA .

  38. ♫ Fora da pauta. Quinhentos babaquaras na tal marcha em São Paulo; velhotas, velhotes e skinheads. Não dá nem para eleger o tal Bruno Toscão vereador. Mas gastaram uma notinha com os cartazes e faixas. Quem encomendou e pagou? Eu sabia que ia dar chabú…

  39. As famiglias (porque mafiosas e criminosas) do PIG estão no desespero. Os partidos udenistas (PSDB, PPS e PFL ou demo) não sabem mais o que fazer, pois têm que esconder as falcatruas de seus correligionários, ao mesmo tempo que tem de inventar falcatruas para jogar nas costas dos governos trabalhistas.

    Geraldo Alckimin é um exemplo de trensaleiro que tem muito a esconder, Aécio Neves têm que tentar censurar a internet para que não ocorra nenhuma divulgação das suas ações como governador e senador (que fica mais tempo no Rio à espera do Robson do Perrela).

  40. …meu amigo acabou de postar no YouTube, duas matérias do Jornal Nacional no dia 22/03/2014 com “dois pesos e duas medidas”:

    https://www.youtube.com/watch?v=d6I0lRe_OJo


  41. “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer.


    “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X.



    Ley de Medios Já ! ! ! . . .



  42. As “denúncias” patéticas e mentirosas da mídia reacionária não são a “bala de prata” dos conservadores. No máximo são balas comuns, preparatórias, com as quais a direita acredita que enfraquecerá Dilma para dar melhor eficiência destrutiva à verdadeira “bala de prata” dos conservadores, que continua sendo as “manifestações” golpistas, as quais, ao contrário do que você disse, não são apenas organizadas por partidos de extrema-esquerda, mas por estes e também pelos partidos e organizações de direita, sem contar a ajuda estadunidense). De qualquer forma, sejam quais forem as balas, de prata ou comuns, elas estão muito fracas. As “manifestações” golpistas, e seus “protagonistas” black-bostas, estão se dissolvendo aceleradamente, perderam apoio entre os que participaram delas e receberam uma verdadeira repugnância do restante da população que; de uma postura estupefada no início(não entendia bem o que acontecia, até porque os tais “atos” eram realizados por uma minoria social a que não pertencem a maioria dos brasileiros)passou a uma enorme antipatia por tais atos graças ao vandalismo e às brutalidades praticadas pelo “black bostas”, que ainda por cima saem impunes devido à classe social privilegiada a que pertencem e aos interesses que os protegem, o que consegue aumentar ainda mais a antipatia e o repúdio de população a esses merdas e às “manifestações” fascistas, afinal ao contrário deles a imensa maioria dos brasileiros é considerada “suspeita” a priori por uma PM que, diferente do que faz com os “black bostas” e os manifestados mauricinhos, não necessita de grandes “motivos”, as vezes de nenhum, para prender e espancar os pobres. Para piorar ainda mais para a direita, a Copa, outra desculpa esfarrapada para os golpistas que pretendiam derrubar Dilma ou inviabilizá-la eleitoralmente, aproxima-se e já começa a despertar a simpatia de quase 100% dos brasileiros pelo futebol e por esse evento, o que tornará muito difícil o sucesso de qualquer sabotagem, a ser levada a cabo por “manifestações” já em declínio e contra um evento apoiado quase que pelo Brasil inteiro. Sem dúvida que a reedição do “denuncismo” é uma confissão de desespero e da convicção de que o terrorismo econômico não cola. Esse não deve acabar, no máximo será relegado a segundo plano em prol do denuncismo, mas continuará tanto como “Plano B”(ou C!?) como também para apoiar a sabotagem internacional contra o Brasil e o Governo Dilma, que faz parte da mesma estratégia golpista e , numa visão mais imediatista, de uma estratégia de Política e Economia internacionais destinada a impedir o crescimento e o protagonismo mundial cada vez maiores do nosso país. A bola da vez, a patética “denúncia” sobre a compra da Refinaria de Pasadena é uma piada. Para começar, faz parte da eterna obsessão da direita, desde 1953, sabotar a Petrobrás. Segundo que a direita esconde, ou distorce como fez o Globo, as explicações técnicas de Sérgio Gabrielli(Presidente da Petrobrás na época e futuro Governador da Bahia em 2014)que mostram o quanto o negócio justificava-se e era lucrativo à época, devido às condições e preços que caracterizavam o Mercado internacional de Petróleo e a realidade e expectativas para o mercado brasileiro em 2006). Mesmo a derrota judicial que obrigou a Petrobrás a adquirir os 50% restantes continuaram a não somente viabilizar, mas tornar lucrativo o negócio pelas condições da época, segundo Gabrielli(lembrando que, graças à direita,a Petrobrás não é uma empresa 100% pública, mas de economia mista, com acionistas particulares e ações na Bolsa e precisa por isso, junto com o planejamento estratégico e a longo prazo que realiza em consonância com os interesses do Governo, também apresentar lucros e resultados a curto prazo para atender seus acionistas. Sem contar que obviamente a empresa não controla as mudanças repentinas, de preço e oferta, que ocorrem no Mercado internacional do petróleo e muito menos “terremotos” que mudam tudo como a Crise de 2008). Gabrielli apresenta números, facilmente comprováveis por referirem-se ao preço do petróleo na época e as características do negócio(como preço e bens adquiridos além da refinaria, como estoques de petróleo) que ainda não foram rebatidos pela direita, ao menos não de forma séria, já que as “cifras ao léu” do Jornal nacional (sem subsídio lógico que mostre como foram obtidas e sem apresentar fontes ou origens)não podem ser levadas a sério. A direita tentar turbinar mais uma ataque cínico recuperando velhas fantasias criadas contra a Petrobrás. Moro em Recife e hoje, o reacionaríssimo Jornal do Commercio(que ontem já “denunciou” a “crise”, a qual só existe na mente dos fanáticos de direita do JC : Que crise vive uma empresa que fatura bilhões e está prestes a descobrir mais uma extensão do Pré-Sal, caras pálidas!?)tenta retirar do baú as velhíssimas denúncias referentes à construção da refinaria Abreu e Lima(já quase pronta, localizada na cidade de Abreu e Lima, região metropolitana de Recife), cuja construção se dá em parceria com a PDVSA e trouxe empregos e perspectivas a milhares de moradores da cidade de Abreu e Lima, situada na região metropolitana de Recife, que no passado foi muito pobre e hoje mergulhada em prosperidade graças à refinaria que além de empregos, garantiu o apoio incondicional da população de Abreu e Lima a Lula, Dilma e a Chávez(verdadeiro ídolo local. Chávez visitou a cidade duas vezes após o início da construção da refinaria), algo que o jornal do Commercio não perdoa e explica ao menos parcialmente a motivação do JC em cair no ridículo e “recuperar” uma denúncia patética, já inúmeras vezes levantada e desmentida. A outra motivação do JC é evidente, uma articulação denuncista da direita, que obviamente está em todo o Brasil, e tenta exponenciar as “denúncias” contra a Petrobrás referentes à compra da refinaria de Pasadena com pseudos-imbrólios locais, os quais são tão vazios e facilmente desmoralizáveis(muitos deles já foram mais do que desmentidos no passado) quanto o “carro-chefe” da hipocrisia conservadora. Neste momento cabe à forças progressistas esmagarem essas mentiras, desmoralizando-as, não apenas ao ajudarem a divulgar as respostas da Petrobrás de forma completa e sem distorções, como faz a mídia conservadora(que ou censura os dirigentes das empresa e o Governo, ou distorce o que dizem), como também ao mostrar o silêncio e o cinismo midiático com relação às denúncias que envolvem o PSDB e o PFL, referentes ao escândalo do “trensalão” e a “Máfia do ISS”, as quais, ao contrário ads acusações contra a Petrobrás, são em sua imensa maioria embasadas pro investigações judiciais, realizadas no Brasil e principalmente no exterior, e provas concretas. Além disso, tão ou mais importante do que desmoralizar as mentiras midiáticas, é exigir do Governo Dilma que, por medo ou comodismo, não ceda à “platéia midiática” e puna pessoas sem motivos concretos para fazê-lo, como já aconteceu não apenas no “caso” Erenice, mas na época em que o Governo Dilma começava e vários Ministros foram objeto de denúncias falsas que, apesar da falta de provas ou lógica, levaram Dilma a demitir os “acusados” pela mídia, cujas “acusações” em pouco tempo mostraram o que eram, nada. Soube, através do fascista Jornal do Commercio, que alguém da Petrobrás já foi demitido(não li a matéria, apenas vi a manchete). Se esse for o caso, Dilma está mais uma vez cedendo às chantagens midiáticas e demitindo alguém por acusações sem provas, que ainda por cima são claramente desmentidas pelo Presidente da Petrobrás à época em que os fatos ocorreram, o qual subsidiou seu raciocínio com dados e fatos. Não podemos permitir que o Governo Dilma haja dessa forma, que só estimula o denuncismo midiático. Dilma está na frente nas pesquisas, é hora de a Presidenta e o PT irem à televisão(e o partido às ruas)escancarar o golpismo da mídia, seus motivos eleitorais, e continuarem preservando pessoas e empresas dos ataques da direita, o que, além de ser moralmente justo e digno, é a melhor forma de mostrar aos brasileiros o que eles já sabem, que nossa mídia é cínica e mentirosa. Não é hora de frouxura , mas sim do contrário, de coroar a vitória com uma desmoralização da mídia conservadora.

  43. Minha avo dizia: cuidado com o olho grande, ele mata também. Nunca conte muitas vantagens a ninguém, nem quanto você ganha. Creio que está acontecendo a mesma coisa com Dilma, rsrsrsrs… Pena que náo dá para esconder sua grande vantagem sobre os outros. Ficam de olho grande e daí o ódio aumenta, imprensa e direitona espumam de raiva e são capazes de fazer qualquer coisa, mesmo, até matar. Dilma que use arruda atrás da orelha. kkkkkkkkkkkk

  44. Se bem me lembro, a balas de prata da mídia só tornaram o Lula cada vez mais forte, agora não será diferente.

    Acho que a eleição presidencial já é favas contadas. Eu fico é na torcida para que o Padilha consiga destronar o Geraldo Walkman. Seria um sonho os três executivos trabalhando em harmonia.

  45. Balas de prata? Só mete medo no Chirico!!! kkkkkk

  46. Os anti-petistas são, antes de tudo, uns burros. Como pode uma pessoa ir contra o desenvolvimento do próprio país, deixar de apoiar bons políticos e apoiar políticos pilantras? Se isso não é burrice, é o quê?

  47. Otima análise Edu!

  48. Enquanto nosso povo for ignorante vai continuar acreditando em “Mãe disso”, e “Pai daquilo”.

    O governo gasta BILHÕES em propaganda na TV para iludir esse povo ignorante e se perpetuar no poder.

    Pobre de nós que temos um mínimo de cultura e educação. Enxergamos os erros grotescos e desvios de conduta deste governo petista e somos obrigado a aturá-lo pois comprou a maioria. Do povo, do congresso e dos vagabundos.

    Pobre de nós que produzimos.

Trackbacks

  1. O Ibope e a primeira “bala de prata&rdquo...
  2. O Ibope e a primeira “bala de prata” de 2014 | Blog da Cidadania | EVS NOTÍCIAS.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.