Fascistas transformam centro de São Paulo em hospício

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Confesso que senti medo ao sair de casa no sábado para cobrir a Marcha da Família Fascista que ocorreu em São Paulo e que você, leitor, entre incrédulo e estupefato irá conferir no texto, nas fotos e no vídeo (ao fim do texto) que este post contém.

Meu medo tinha duas origens, uma subjetiva e outra objetiva. A subjetiva, por ver ocorrer de novo em meu país uma demonstração tão grande de selvageria, de egoísmo e de um desprezo surreal pela democracia. A objetiva, por medo de ser reconhecido pelos fascistas.

A necessidade de denunciar toda a loucura que sabia que encontraria, porém, falou mais alto.

Caminhei pelos corredores da estação do metrô próxima de casa como quem caminha para o cadafalso. Inconscientemente – depois me dei conta –, decidi passar primeiro na marcha antifascista que ocorreria na Praça da Sé.

Foi a forma que encontrei de postergar o sofrimento que me impus.

Na Sé, encontrei menos gente do que esperava – cerca de 300 pessoas. Porém, depois a marcha antifascista superaria a fascista em número.

A fauna antifascista era a esperada. Antigos militantes de esquerda, estudantes, black blocs, sindicalistas, intelectuais.

Se não fosse um episódio que me fez criar coragem para ir logo à marcha fascista, teria ficado até menos tempo. Não havia nada para ver lá que já não conhecesse e eu queria era novidade. Como dizem, o cachorro morder o homem não é notícia; notícia é o homem morder o cachorro.

Mas houve um episódio digno de nota, sim.

Uma mulher da marcha fascista foi até a marcha antifascista para provocar. Um estudante discursava contra a ditadura quando ela, aos berros, passou a acusar a manifestação adversária de querer transformar o Brasil em Cuba.

A confusão se formou. Tentaram dialogar com a mulher, mas ela estava enlouquecida. Começou a empurrar as pessoas e, aí, o tempo fechou. Quase foi linchada, mas mulheres e homens mais maduros a conduziram até a polícia militar, que a colocou numa viatura e a levou embora.

Vendo que dali em diante só seria dito naquela manifestação o racional, tomei o caminho da Praça da República para cumprir a missão que me impus.

Chego à República. Os malucos estão diante do Colégio Caetano de Campos. Muita polícia. Umas dez vezes mais do que na marcha antifascista. Depois descobriria que os fascistas convocaram a PM para ir em peso “protegê-los”.

Mais tarde, veria cenas de confraternização entre a PM e os organizadores da marcha fascista. Conversavam ao pé do ouvido e trocavam informações. Vi um oficial falando ao rádio e passando informações a um dos organizadores fascistas.

A primeira cena bizarra que vi na marcha fascista foi justamente a que justifica esse adjetivo para aquela gente. E quando digo que justifica, justifica mesmo. Confira por que na foto abaixo.

Quem segurava cartaz dizendo “Salve o fascismo era uma garota de cerca de vinte anos, magricela, alta, cheia de piercings no rosto. Travei com ela o seguinte diálogo:

— Vocês defendem o fascismo?

— Sim, defendemos o fascismo.

— O que é o fascismo?

Nesse momento, a garota me afastou com o braço, deu-me as costas e sumiu na multidão.

Caminho mais um pouco por aquele hospício e encontro um jovem de uns 30 anos, talvez. Sua manifestação você pode conferir na foto abaixo.

Novamente, cumpro a pena que me impus e vou falar com ele.

— Você pode me explicar essa questão da “intervenção militar”?

— Sim. Intervenção militar é garantida pela Constituição Federal. É um recurso para derrubada de presidente e é o que a gente está pedindo (…)

— Derrubar presidente é permitido pela Constituição?

— Sim, pela Constituição Federal.

— Tem algum artigo, alguma coisa…?

— Artigo primeiro e artigo, se não me engano, 42…

Reproduzo, abaixo, o artigo 142 da Constituição de 1988, ao qual o indivíduo se refere:

—–

Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

—–

Como se vê, não há nada, absolutamente nada nesse texto que autorize a derrubada de um governo pelas Forças Armadas. Muito pelo contrário: o texto constitucional diz que essas Forças devem defender os poderes constitucionais, não derrubá-los.

Vendo a falta de futuro também nessa conversa, vou à próxima.

Uma mulher de meia-idade segurava um cartaz interessante. Veja a foto:

Pergunto à portadora do cartaz dizendo “Saímos do Facebook. Hahaha” o que o seu movimento pretende. Resposta: “Eu pretendo acabar com o PT”.

Hospício é assim: cheio de complexos de Napoleão.

Vejo, ao lado, alguém que me parece menos delirante. Outro homem de meia-idade, mas parecendo um pouco menos alucinado. Vejamos o diálogo.

— O que seria “intervenção militar”?

— É, talvez, um governo militar…

— Mas intervenção quer dizer que eles vão intervir em alguma coisa.

— Se for necessário, sim (…)

— O senhor acha que alguma coisa assim aconteceria nos Estados Unidos, por exemplo?

— Não entendi…

— Por exemplo: se alguém quiser derrubar o governo dos Estados Unidos, o que acontece? Se um cidadão pegar e for pra rua e disser “Olha, vou derrubar o governo Obama”, o que acontece? Acho que vai pra Guantánamo, não?

— Não sei… Não sei o que aconteceria lá, porque lá a democracia é pra valer, né?

— Lá não pode pregar “intervenção militar”, certo?

Já estava começando a me sentir meio maluco, também. Porém, a preocupação diminuiu porque aquele bando de doidos decidiu marchar. Conforme foram deixando a praça, começam os berros: “Fora, PT! Fora, PT!”.

Menos mal. Fora PT, fora Dilma, fora Lula é direito deles pedir.

Ou não?

Seja como for, pareceu-me menos maluco do que os diálogos que acabara de travar. Contudo, o surrealismo não tinha terminado.

Alguns metros mais e vejo uma cena ainda mais inusitada: dois rapazes de batina começam a rezar e logo a multidão toda abandona o “fora, PT” e se junta a eles.

Aproximo-me dos “padres” para saber se eram mesmo religiosos ou se estavam apenas fantasiados.

— Vocês são padres mesmo?

— Seminaristas.

(…)

— Vocês apoiam a “intervenção militar”?

— Se for a solução.

— Vocês apoiam um golpe militar?

— Se for a solução, mas não chamaria um golpe. Chamaria (…) de parar o governo para voltar ao início, aonde começou o erro.

(…)

— Mas você, um religioso… Você ficou sabendo de torturas, de assassinatos que a ditadura cometeu?

— Infelizmente fiquei sabendo, sim. Mas tem contrapartes (…)

— Mas você apoia que o Estado brasileiro torture pessoas, mate…

— Jamais.

— Mas foi o que aconteceu. Foi isso que a primeira marcha fez.

— Não foi cem por cento e não foi a marcha (…)

— Mas foi uma ditadura que durou vinte anos, em que mulheres foram estupradas diante dos maridos…

— O senhor está olhando só o lado negativo (…)

Sem entender como pode haver algo positivo em um regime que torturava, estuprava e assassinava pessoas, troco mais algumas palavras de cortesia e me mando de perto de quem, talvez, fosse o mais maluco, ali…

Enquanto tento fugir do hospício por alguns momentos para recuperar o fôlego – ou a razão – a tropa enlouquece de vez. Para de rezar e começa a berrar: “Ô Dilma, safada! Ô Dilma, Safada!”.

Juro que saí correndo. Ultrapassei a manifestação e dela me afastei até que não estivesse tão próxima. Sentei-me em uma mureta, pus o rosto entre as mãos, respirei fundo e disse a mim mesmo: você vai até o fim.

E lá fui eu.

Mas precisava de um pouco de sanidade. Via que as pessoas às portas dos comércios que não tinham fechado pareciam embasbacadas vendo aquele bando de doidos. Escolhi uma senhora e uma jovem à porta do metrô Anhangabaú que, aparentemente, estavam juntas.

Já orava por não ouvir mais maluquices. Não sei se Deus estava na manifestação, mas Ele me ouviu.

— O que vocês acham da proposta de uma “intervenção militar” no Brasil?

— Intervenção militar no Brasil – repete a senhora, fazendo um ar grave.

— É o que eles estão pedindo. Estão pedindo uma “intervenção militar”, ou seja, igual à que foi feita em 1964, quando os militares derrubaram o Jango Goulart.

— É, e eles governaram o Brasil, né?

— Por vinte anos…

— Não, isso não! Não!

A jovem entra na conversa: “Isso é um absurdo”.

Resolvi ficar com o pouco de lucidez que tinha. Dali, parei a entrevista e fui caminhando calmamente para a praça da Sé, junto com os fascistas. Mas sem falar com mais ninguém.

Quando chegamos à Sé, sinto-me culpado. Estava ali para ouvir os doidos. Tinha que prosseguir.

Tentei fazer mais algumas entrevistas, mas ao chegarem lá os fascistas pareceram ter ficado mais arredios.

Naquele momento, começa uma correria. Fui atrás. Os PM’s cercaram uma loja de eletrodomésticos onde manifestantes antifascistas se abrigaram. Pelo que pude entender, em meio à confusão, tinham ido devolver provocações e começou uma briga.

A PM controla logo a confusão. Volto para perto do protesto fascista, que agora jazia aos pés da Catedral da Sé.

Aproximo-me de uma senhora com o rosto pintado de verde e amarelo. Começo a falar, mas ela não responde. Fica me olhando longamente. De repente, começa a gritar e apontar para mim: “Blogueiro do PT! Blogueiro do PT! Cuidado, blogueiro do PT!”.

Fiquei sem ação por alguns segundos, mas logo notei três homens corpulentos que comentaram algo entre si e começaram a caminhar em minha direção. Eram enormes. Um deles, completamente careca. Não tinham cara de quem vinha pedir autógrafo.

Comecei a me afastar lentamente. Dei as costas à manifestação e apressei o passo. Olho para trás e vejo os três homens ainda vindo em minha direção. E também apressando o passo. Começo a correr. Olho para trás e eles estão correndo também.

Chego à escadaria do metrô antes deles. Ao passar pelos seguranças, eles desistem. Desço afobado a escadaria e passo como um raio pela catraca.

Estou no trem. Escrevo no Facebook a perseguição. Ainda contaminado pelos psicopatas, achei que se me pegassem na saída do metrô pelo menos as pessoas saberiam onde e como eu fora trucidado.

Enquanto me dirijo para casa, a frase que escrevi após ser perseguido no hospício em que os fascistas transformaram São Paulo não me sai da cabeça: que merda é essa que estão fazendo com o nosso país?

*

Assista, abaixo, ao vídeo do hospício São Paulo

 

Tags: , , , , , , , , ,

353 Comentário

  1. falando em Petrobras:

    no que deu a tal autossuficiência?

    O déficit da conta petróleo em 2013 foi de US$ 20,277 bilhões.

    A Petrobras afundou de 4 empresa para 102

    Abreu de Lima é um buraco sem fundo…e a PDVSA não pagará um tostão sequer

    o Evo Cocaleiro toma a Refinaria na Bolicvia a o Brasil ainda empresta dinheiro pro refino.

    mas o problema são os fascistas…e dois brutamontes correndo atras do Eduardo..

    • Está com medo de a crise da Petrobras cair no colo do teu queridissimo FHC?Porque é o que na verdade vai acontecer se a tal CPI for a fundo nas investigações(o que não acredito,porque uma CPI da Petrobras em ano eleitoral é mais marketing do que qualquer outra coisa).Alias essa tal CPI da Petrobras so vai acontecer porque a oposição(leia se PSDB)não tem nada a apresentar para o eleitorado brasileira,que fora a Petrobras,são mentiras e mais mentiras.

      • não tem nada a apresentar para o eleitorado brasileira,que fora a Petrobras,são mentiras e mais mentiras.

        Creio que a oposição terá outros fatos a apresentar, fora a Petrobras.

        Tipo:

        Saúde

        Segurança

        Infra-Estrutura

        Corrupção

        Alias só nestes tópicos ja terão pano para manga.

        • Só terão que explicar por que, onde governam, tem tudo que você diz que irão acusar no governo federal. Em SP, por exemplo. Mas acredito que sua mente diminuta não saiba dos escândalos tucanos

          • aI aI… De novo?

            O cara fala do PT-este é o tópico- e a resposta é o PSDB?

            Afinal, se os tucanos são imbecis por que o PT não pode ser ? É isso?

            Fala da Dilma. Da Dilma dos discursos furados (caxirola, dia das crianças, zona franca de Manaus), do negócio furado em Pasadena, da queda de 12 o para 120o lugar da Petrobras, do apoio ao Eike Batista, da furada com a refinaria de Pernambuco, em ” joint venture” com o incrível regime falido da Venezuela.

            Sem falar da” luta armada” e dos crimes praticados, como assalto a bancos, quando ela era uma jovem rebeldezinha.

          • Finalmente sei o que fazer !!Passei estes faltimos anos, desde 2002 para ser mais preciso, meio dsmanieado e triste, assistindo e0 continua destruie7e3o de nossas instituie7f5es, pelo maior traidor que a histf3ria deste paeds je1 conheceu, este celerado que ocupa a Presidencia e seu Partido da boquinha, sem que se notasse, ressalvadas as excee7f5es de sempre, qualquer reae7e3o em prol do retorno da e9tica, da moral e dos bons costumes, valores estes que deveriam ser difundidos permanentemente por toda a nae7e3o, desde de seu maior mandate1rio, ate9 o mais humilde de seus cidade3os.Infelizmente, vea-se o contre1rio.Minhas esperane7as este3o postas em 2010.Se, entretanto, meus sonhos se frustarem naquele ano, mudar-me-ei para HONDURAS.Povo valente, estes hondurenhos que realmente team exemplos, dignos de orgulho, para mostrar a seus filhos.

  2. nunca vi tanta ignorância junta

    • Tb acho!!

      • De fato,ignorancia e cegueira na oposição.Nunca se viu tanta ignorancia e cegueira juntas na oposição ao Brasil.Estão preocupadissimos com a Petrobras,mas se esquecem do altissimo indice de violencia nos estados governados pelo PSDB,com uma policia sucateada,mal treinada e violenta,praticamente toda dominada por facções criminosas,por uma educação pública sucateada,por uma saude pública sucateada,por uma corrupção generalizada.Ou o trensalão tucano é culpa tambem do PT?Ou as propinas pagas pela Alstom e Siemens foram pagas a lideranças petistas?Não,as propinas pagas pela Alston e Siemens foram pagas a lideranças tucanas.Que se faça uma CPI da Petrobras,mas uma CPI QUE VÁ A FUNDO NAS INVESTIGAÇÕES e que alcance inclusive a direção da empresa à época em que FHC era presidente da República e verão que lá bem atras,na gestão tucana,é que começam os problemas que a empresa vem enfrentando.Na falta de um projeto de pais coerente com o grau de desenvolvimento em que o Brasil se encontra,só resta à oposição moribunda o discurso de ataque à Petrobras..

        • Isso mesmo, caro Dimas. Esses pouquíssimos “manifestantes” da marcha tresloucada não têm propostas nem idéias. Apenas tentam ressuscitar cadáveres há muito apodrecidos. Devem receber um bom cachê para serem porta vozes de parte de nossa “elite” empresarial e política, haja vista desconhecerem totalmente sobre o que estava escrito nos cartazes. Bando de proxenetas de aluguel.

          Saudações!!

  3. Cara Sirlei,
    Obrigada pela gentileza. Eu também já havia ido ao dicionário, mas como nossa língua é muito rica e as formas de se comunicar variam muito de região para região, os dicionaristas não dão conta de registrar tanta riqueza linguística . Usar gíria não é problema Sirlei e nem tão pouco você fala errado português. Português é português, simplesmente, e você tem o seu modo de falar de acordo com o seu conhecimento e região. Eu por exemplo, manipulo bem as palavras de nossa língua porque sou obcecada por ela e como sou filha de um país que tem uma elite escrota que pensa que é grande coisa e despreza todo aquele que não pensa e fala como ela, me esforço bastante para ser bem desagradável com todo aquele que tenta desqualificar pessoas mais simples, seja por qual for a razão. Não importa o modo como você escreve ou fala, você escreve e fala português — não é o português da elite — que se dane! É o seu.
    Quanto ao cantor que você me indicou, nunca ouvi falar, mas vou procurar, quando achar te falarei.
    Abraço
    Maria Antônia

    P.S.: Meu pai dizia (e certamente aprendeu como o pai dele ,que aprendeu de outro, e de outro… isto é civilidade, é para isso que servimos) que toda e qualquer pessoa que eu conhecesse na vida, sabia alguma coisa que eu não sabia e aí eu deveria aprender com ela. Ele só errou no conhecer. Nem conheço você e já aprendi duas coisas. No tempo dele não havia internet. Se tivesse, teria dito… toda pessoa com quem você se comunicar…

  4. Rapaz, você tem coragem (e muita paciência). Eu acho (não sei se concorda) que estamos vacinados contra novas aventuras golpistas. A imensa maioria do povo não apoia esses idiotas paranoicos. Mas na marcha antifascista tinha muito mais gente do que na das vivandeiras de quartel, não?

    • Não sei se concordo, Paulo…

      • É meu caro Edu. De todas as marchas realizadas pelo Brasil, São Paulo como sempre mostrou seu perfil alienado de seguidores da direita e o pior, gente sem noção do que estão participando! Aquelas duas garotas tatuadas e “piercinguistas” nem souberam te responder. O seminarista, que lástima! Território do PSDB.Mas observando bem o vídeo, não vi um grupo sequer de representantes da classe operária participando dessa passeata. É a típica classe média que tem nojo do pobre, de quem pega ônibus e passa de 3 a 4 horas pra chegar ao trabalho. Da empregada doméstica que eles não querem pagar seus novos salários e direitos trabalhistas. Não suportam um novo Brasil da justiça social e da cidadania. Vamos sim á luta contra esses “maria vai com as outras” sem nem ter consciência dos seus atos. Seu vídeo não foi produzido à toa. Serviu para nos dar um alerta e principalmente ao PT de São Paulo que é meio paradão,vou confessar. Será que eles precisam também de um tratamento de choque pra acordar? ACORDA PT!

  5. Prezado Eduardo: Para Guilherme Fonseca ( 12:59)
    Você está confundindo auto suficiência em petróleo com ao suficiência em derivados.
    O Brasil com a descoberta do pré-sal tem o seu mar sobre uma super reserva de petróleo.Esse petróleo debaixo da terra e tambem da água ( litoral do Rio de Janeiro, de Sergipe e agora do Rio Grande do Norte) é que está causando este ataque especulativo financeiro sobre a Petrobras. Os gringos que não quiseram participar do leilão do pré-sal foram para o golfo do México onde lá as jazidas foram privatizadas pelo governo de lá. Para que o petróleo do pré-sal comece a chegar aos postos de combustíveis vai demorar mais uns 4 ou 5 anos. Isto implica em construções de navios e plataformas e mais conhecimentos. Você faz idéia de quanto isto vai custar até o combustível chegar aos postos?
    Sim. Somos autosuficientes em produção de petróleo, mas não somos em refino, pois, a última refinaria construida no Brasil foi em 1980. O PSDB passou 8 anos no governo e nem sequer fez estudo para implantar uma refinaria sequer. O governo do PT está construindo uma refinaria em Pernambuco cujo custo está bem acima do programado inicialmente.Por que tudo isso está acontecendo? por uma razão muito simples.Os técnicos que faziam este tipo de planejamento ou se aposentaram ou morreram. Os poucos que sobraram não são em números suficientes para desenvolver tais projetos e tivemos que importar técnicos. Além da refinaria em Pernambuco, está em estudo a implantação de uma refinaria no Ceará e outra no Maranhão. Ontem lí uma notícia que as empresas que estão construindo a refinaria em Pernambuco vão pedir um reajuste de mais ou menos 1(um) bilhão, pois, está comprovado que o terreno por onde passarão os tubos é considerado terreno mole e o estudo tem que ser refeito.
    Quanto a questão da segurança pública isto é com os governos estaduais. Quanto a infra estrutura compare quanto foi aplicado pelo PSDB e quanto foi aplicado pelo PT. Quanto a corrupção, os roubos do PSDB não são publicados pela imprensa e muitos são engavetados e esquecidos pela justiça. Vá ler meu garoto para não ficar dizendo coisas que são vomitadas pela mídia de mercado.Para você ter argumento, sugiro que leia: 1.Que sabe você sobre petróleo.2.O Petróleo(Daniel Yergin)3.Energia e Relações Internacionais Igor Fuser. 4. Petróleo e Poder-Igor Fuser. 5 A Tirania do Petróleo-Antonia Juhasz. Volte depois de ler esses livros – boa tarde, companheiro.

    • Meus parabéns, Valdir. Você foi claríssimo e profundo. Resta saber se o indivíduo tem capacidade de absorver ensinamentos. Acho que ele tem o cognitivo muito prejudicado.

      Saudações!!

    • Boa reportagem Eduardo. Dilma vencerá novamente!

  6. Olá, Eduardo…. Tô escrevendo… mas imagino que sua demanda de respostas deve ser gigante… então, não tenho muita esperança de ser respondido, mas vamo lá…

    Eu sou contra, lógico, termiantenmente contra toda essa babaquice de defesa da “familia”, volta da ditadura, e similares. Acredito num mundo onde as pessoas deveriam se alegrar quando o próximo aumenta sua qualidade de vida, e vejo com muita tristeza que enquanto pobres e miseráveis vêem sua qualidade de vida subir, mesmo que pouco, isso atiça a raiva e o despeito de uma fração da sociedade de forma tão animosa.

    Mas, quero apenas esclarecer um ponto obscuro da sua resposta, curiosidade mesmo. Porque sempre tem umas coisas que não ficam claras. O que foi que desencadeou o fato da pessoa do seu lado te “denunciar” na multidão como blogueiro do PT ? É porque você descreveu com tanta riqueza de detalhes, todas as conversas naquele dia, mas esse momento, que eu acho crucial, você passou um tanto batido, com poucas explicações. O que realmente aconteceu, pra que todo mundo tivesse “descoberto” sua maravilhosa faceta ideológica?

    obrigado.

    • Senhor Carrascal…

      Não tenho procuração nem autorização para responder pelo Eduardo Guimarães, mas no meio de tanta gente desinformada não é de se espantar que alguém tivesse um mínimo de conhecimento político, aliás, por sinal, bem mínimo porque o Edu não é blogueiro do Partido dos Trabalhadores, muito embora, ao defender o estado de direito, naturalmente, faça sua defesa.

  7. Edu,

    Apreciando melhor vossas fotos acho que deveria se chamar: Marcha a ré com a terceira idade integralista. Deus nos guarde e os leve logo para o seu lado

  8. Eu acho que hoje os fascistas são uma memoria insignificante o fatos deste fim de semana confirmam,pois toda a mídia apoiando e convocando não adiantou, o contingente não representa nada.
    Me preocupa é que os deputados e senadores do PT e PCdoB não abrem o bico no congresso para defender este governo, é ai que estar o perigo sem defesa a acusação rolando sozinha e com apoio incondicional do PIG o movimento tende a crescer. A Dilma e o Lula também não abrem a boca para dar uma resposta a oposição sobre estas acusações. O PMDB deve ser afastado da aliança pois não soma nada e ainda faz chantagem com este governo MOLENGA, não se lembram que na primeira eleição de LULA eles estavam do lado de lá e de lá nunca saíram.

  9. Seria cômico se não fosse trágico.

  10. A direita está desesperada. Ela não tem condições de viver muito tempo longe do Planalto. Estão entrando em pânico! A direita corre da DEMOCRACIA como o diabocorre da cruz,oPorTunidades iguais Para Todos,nem pensar! Ela só pensa em manter seus privilégios.

    • Isso mesmo, Valério. Você está certíssimo. A oposição está jogando todas as fichas agora, gastando muito dinheiro e empenho para ganhar as eleições. Eles sabem que se não levarem agora, vai ficar muitíssimo mais difícil depois, à medida que forem revelando os casos de corrupção comprovada do PSDB em nível nacional, a começar pelo mensalão do PSDB a ser julgado em breve no STF e os casos de propina, lavagem e cartel dos trens em São Paulo (Siemens, Alston e etc.)

      Saudações!!

  11. um bando de imbecis facistoides sem o menor conteudo ….perda de tempo….

  12. Eu não estender comentários desnecessários aqui por notar a inclinação esquerdista do autor. Entretanto, notei que, a maioria dos “depoimentos” dos entrevistados foram simplesmente descartados. Então pra mim o senhor apenas se utiliza deste canal para manipular informações.

    Quanto à “ditadura” militar, como o senhor mesmo se refere, é fácil falar das torturas aplicadas pelo DOPS, ainda mais com a chamada Comissão da “Verdade” dando ênfase ao assunto. Porém, até hoje, eu não tive noticias das famílias de militares que também foram torturados ou mortos, no mesmo período por parte dos inimigos do Governo Militar.

    Tendo em vista este e outros fatores, o blog nada mais é que uma tentativa de impor a sua própria visão e suas “verdades”.

    • Nào houve militares torturados e o Estado prendeu, torturou e até matou todos os que foram acusados de “terrorismo” lá nos anos de chumbo. Só quem nunca respondeu por seus crimes foi a sua turma. Mas vocês ainda vão pagar

      • Logo logo,a turma do senhor Adalberto terá um encontro fatidico com a verdade e garanto que será um encontro bastante desagradavel.Vcs vão pagar pelos crimes que cometeram durante o regime militar terrorista imposto ao pais por um golpe militar,que teve como desculpa uma mentira,ou seja,a mentira de um impovavel golpe comunista.Alias a ideologia da direita não é só o medo,a ideologia da direita é o medo mais a mentira.

        • Isso mesmo, Dimas. Puro pretexto totalmente sem pé e nem cabeça. Aliás, todos os golpes de estado ou as invasões criminosas e covardes de países fracos patrocinados pelos E.U.A., foram precedidos por pretextos absurdos. Quem não se lembra das tais “armas de destruição em massa” do Iraque?? Ou da “guerra ao terror” no Afeganistão e etc.??Ou ainda, da invasão do Panamá, para retirar o Noriega do poder?? Isso é um padrão utilizado pelos americanos no mundo, cooptando setores reacionários locais para defender seus interesses econômicos. O pior é que ainda têm energúmenos que acreditam nestes pretextos.

          Saudações.

      • Apoiado, Edu. Esses energúmenos confundem realidade com fantasia. Não sei se por prostração ideológica, burrice extrema ou cinismo descarado.

        Saudações!!

      • Apoiado, Edu. Esses energúmenos confundem realidade com fantasia. Não sei se por prostração ideológica, burrice extrema ou cinismo descarado. Só pode ser “alguém” partidário do P.I.G. ( Partido da Imprensa Golpista).

        Saudações!!

  13. TERRORISMO E DESINFORMAÇÃO

    A reportagem feita pelo Eduardo Guimarães durante as manifestações de 22 de março, programadas para ocorrerem em todo o Brasil, mas que efetivamente só ocorreram em São Paulo, Capital, nos mostra muitas aberrações que nos remetem à prática desagregadora da mídia nazi-fascista em nosso país.

    Eu começaria dizendo que o Eduardo Guimarães foi extremamente feliz ao classificar a Marcha da Família sem Deus, mas com muito ódio, de Marcha da Família Fascista.

    E o que podemos constatar das rápidas entrevistas feitas por aquele blogueiro com alguns manifestantes?

    Muitas coisas. Por exemplo, a de que homem só atinge a perfeição na imbecilidade. Não existe o padeiro perfeito, o político perfeito, o professor perfeito, mas existe o imbecil perfeito. E o imbecil perfeito é aquele que não sabe justificar a sua imbecilidade. E na reportagem isto fica claro, por exemplo, quando a moça que carregava o cartaz com os dizeres “salve o fascismo”, se negou a explicar o que é fascismo, até porque eu duvido muito que tenha sido quem escreveu “salve o fascismo” na cartolina. Será que a caligrafia era realmente dela?

    E por que eu estou questionando isso? Porque o fascista imbecil, aquele que não tem a menor noção do que é o fascismo, precisa de um chefe, de uma liderança forte (um Hitler, um Mussoline) para impor, na base da força, as suas ideias a toda uma sociedade. Os chefes fascistas sabem muito bem o que estão querendo e manipulam a raia miúda utilizando para isso os meios de comunicação de massa e o terror. Foi assim na Alemanha, na Itália, está sendo assim na Ucrânia com o auspicioso silêncio de quase toda a Unidade Europeia e o apoio descarado dos Estados Unidos, e está sendo assim também no Brasil. Sim, no Brasil.

    E vocês ouviram a resposta do rapaz que citou um artigo da Constituição? Veja o que ele disse que estaria e compare com o que está de fato escrito no Art. 142 da Carta Magna: As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

    Os “fascistas” imbecis detestam a leitura, mas poderiam ter lido pelo menos parte do que se encontra escrito sobre o fascismo na Wikipédia antes de irem às ruas: “Os movimentos fascistas compartilham certas características comuns, incluindo a veneração ao Estado, a devoção a um líder forte e uma ênfase em ultranacionalismo, etnocentrismo e militarismo. O fascismo vê a violência política, a guerra, e o imperialismo como meios para alcançar o rejuvenescimento nacional e afirma que as nações e raças consideradas superiores devem obter espaço deslocando aquelas consideradas fracas ou inferiores, como no caso da prática fascista modelada pelo nazismo”.

    E sobre a moça que foi discutir com os integrantes da passeata contra o fascismo, a pobre coitada chegou lá com uma agressividade de uma pessoa completamente desinformada e aturdida, mas crente que o investimento que o Brasil fez no porto de Mariel, em Cuba, foi uma “doação”.

    Ela agiu com a ferocidade de uma mulher traída pela melhor amiga, cujo boato sobre a traição já havia circulado no elevador de serviço. Essa coitada nunca teve, com certeza, acesso a um vídeo como este (http://youtu.be/Y4pQQIn0Dus) e explodiu porque estava mal informada.

    Mas quem foi que colocou na cabeça dela que a construção do Porto de Mariel foi uma “doação” do governo brasileiro ao governo cubano? A Rede Globo de televisão e os jornais (se é que ela ler jornal) que circulam no eixo Rio-São Paulo, que trabalharam a informação sobre a construção do Porto de forma mentirosa e distorcida, exatamente com o objetivo de gerar na população ódio contra o governo da Dilma e o PT.

    O grande trunfo da imprensa nazi-fascista no Brasil são os telejornais e os programas policiais que são transmitidos por centenas de emissoras pelo Brasil a fora, programas que são carregados de cinismo, violência e mentiras contra toda a sociedade brasileira, principalmente contra os segmentos mais pobres da pirâmide social. No Brasil estes programas não existem por acaso.

    E enquanto o governo Dilma não criar coragem para enviar ao Congresso Nacional uma ley de médios semelhante àquela enviada por Cristina Kirchner e aprovada pelo parlamento Argentino, o Brasil será uma terra fértil para todo o tipo de terrorismo midiático e viverá sob a ameaça permanente de mais um golpe de estado.

    Não basta usar o controle remoto.

    • Notivago, este video com o Heródoto ‘Barbeiro’ tentando colocar palavras na boca do diretor da Fiesp mostra bem o que é a nossa imprensa. E olha que eu cheguei a por fé neste ‘jornalista’.
      O diretor da Fiesp matou a pau. Fiquei espantado de ver a clareza e objetividade com que ele respondia sobre ‘dinheiro gasto em Cuba que poderia ser gasto aqui.
      De fato, se a tal dona tivesse visto isso e tivesse, é claro, um neurônio a mais, não teria ido gritar aquelas abobrinhas todas…
      abs

    • Meus Parabéns, Notívago. Você sintetizou e muito bem, a realidade nacional no que diz respeito à má influencia da mídia manipuladora, mentirosa e golpista, leia-se: Rede Globo, Estadão, Folha, Veja(Ed. Abril) e etc. Essas “empresas” perderam muitas fontes de recursos nos governos Lula e Dilma. O troco está vindo desde o princípio, intensificado agora em ano eleitoral com essas “manifestações” de aluguel, tentando ressuscitar cadáveres dos anos 60, mas parecendo apenas uma passeata da “gaiola das loucas”. Só conseguem chamar a atenção pelo ridículo e absurdo sul realista e caricata.

      Saudações!

  14. olhem só o bando de coxinhas desfilando seu fascismo na Venezuela.

    A passeata é quase do tamanho da daqui.

    http://rumbacaracas.com/noticias/2014/03/23/en-fotos-asi-se-vio-la-marcha-por-la-libertad-este-22m/

  15. A fábrica de loucos é a mídia oligopólica.

    ” Mas existem também os pecados da mídia! Permito-me falar um pouco sobre isto. Para mim, os pecados da mídia, os maiores, são aqueles que seguem pelo caminho da mentira e são três: a desinformação, a calúnia e a difamação. Estes dois últimos são graves, mas não tão perigosos como o primeiro. Por que? Vos explico. A calúnia é pecado mortal, mas se pode esclarecer e chegar a conhecer que aquela é uma calúnia. A difamação é um pecado mortal, mas se pode chegar a dizer: ‘esta é uma injustiça, porque esta pessoa fez aquela coisa naquele tempo, depois se arrependeu, mudou de vida’. Mas a desinformação é dizer a metade das coisas, aquilo que para mim é mais conveniente e não dizer a outra metade. E assim, aquilo que vejo na TV ou aquilo que escuto na rádio não posso fazer um juízo perfeito, pois não tenho os elementos e não nos dão estes elementos. Destes três pecados, por favor, fujam! Desinformação, calúnia e difamação.” ( Papa Francisco )

    Só falta os donos da fábrica pedirem CPI para o papa.

  16. Avisei…loucura é contagiosa!Se ficasse mais uns momentos vc estaria rezando tbém.Mas dizem que Deus escreve certo por linhas tortas,no caso da marcha ré,é muita linha torta…e Deus é sempre pela vida.Mas avisa a Presidenta,que loucos ou não,há muitos interesses em jogo…aliás a direita está apostando tudo nas eleições de 2014.Não vamos ser transhumanistas mas HUMANISTAS…Chega de tanta insanidade!

  17. Assistindo a esse vídeo, não sei se caio na gargalhada ou choro ao ver tanta ignorância e despreparo intelectual. Direito a manifestação todos tem, porem esse pessoalzinho da tal marcha fascista, são completamente sequelados. Querem intervenção militar? Medo do comunismo? Rezando ave maria em procissão? Na minha opinião quem abriu essa caixa de pandora foi o Sr José Serra na campanha anterior. Ele foi o grande culpado, por fazer esse bando de debiloides acreditar que a democracia é segundaria, que tem que se vencer eleições na marra, sem votos. Esta faltando Hospício.

  18. Coronel da reserva desaconselha radicalismos aos “marchadores” , mas se empolga e chama PT de “lixo da história”

    https://www.youtube.com/results?search_query=marcha%20da%20familia&sm=3

    Eu redigi a seguinte resposta e achei pertinente compartilhar aqui.

    Segue a transcrição:

    …”

    Sr. Paes,

    Não sei se o PT merece o “lixo da história”. Achei meio pesado, porque não há nada que esteja fora da lei por parte do governo federal.

    Nada é perfeito. O PT não é perfeito.

    Entretanto, não há como não reconhecer os avanços.

    No meu entendimento, esses avanços estão apartados , ao largo, do que se poderia chamar de “lixo da história”.

    Colocar o governo do PT no “lixo da história” inclui todos os que dele participam.

    Isso inclui o pessoal militar da ativa e os três chefes militares.

    Os três chefes militares são pessoas de mãos limpas. Nada têm a ver com qualquer tipo de “lixo da história”.

    Mas, sou suspeito para opinar, porque voto no PT e reconheço o partido por bons feitos à nação. Se essa é a sua opinião, eu respeito.

    Entretanto, não posso deixar de comentar, parabenizando-o por jogar lucidez e sensatez sobre o tema da tal marcha.

    Eu concordo com a sua postura, porque:

    Não sei se militares da reserva se sentem muito à vontade, marchando ao lado de nazistas, fascistas, integralistas, linearistas, “skinheads” e toda uma gama de defensores violentos da mais pura exceção.

    http://www.blogdacidadania.com.br/2014/03/fascistas-transformam-centro-de-sao-paulo-em-hospicio/

    Os militares da reserva não estão coesos quando alguns se sentem muito à vontade, apoiando aquilo que não está na Constituição. a Constituição não prevê o que a marcha pede, mas os discursos dos militares reservistas presentes não ressalvam isso. Ao contrário, apoiam.

    Não sei se militares da reserva se sentem muito à vontade dando voz e ouvidos a quem afirma que as urnas eletrônicas são fraudulentas.

    Caso as urnas sejam mesmo comprovadamente fraudulentas aqui vai a dica:

    Procuradoria Geral da República
    Endereço: SAF Sul, Quadra 4,Conjunto C, Asa Sul, Brasília – DF, 70050-900
    Telefone:(61) 3105-5100
    Horário:07:00–21:00

    Não sei se militares da reserva se sentem muito à vontade dando voz e ouvidos a quem afirma que o país está um caos e que o PT quer dar um “golpe comunista”, ainda neste ano de 2014.

    ———————————————————————————————————

    O “golpe comunista”:

    O PT quer dar um golpe comunista e o Boi Tatá está no eu quintal… O Saci Pererê manda lembranças … o Curupira montou na Mula Sem Cabeça….e visitou Papai Noel.

    É esse o tipo de gente que afirma esse monte de bobagem e que foi à marcha.

    Uma gente sem nenhum argumento. Uma gente revoltada, movida por um ódio injustificado. Uma gente violenta.

    O que se vê é mentira e calúnia.

    Na marcha, o que se viu foi a incursão gratuita e renitente no “crime de intolerância” (Lei 7716 / 89).

    ———————————————————————————————————–

    Comissão da verdade:

    A conclusão a que se pode chegar é de que se trata de um ajuntamento de inconformados com sucessivas derrotas.

    Conclui-se também que um eventual ressentimento de militares da reserva com as comissões da verdade também não se justifica.

    Claudio Guerra está vivo e o que ele afirma depõe a favor da necessidade de existência das comissões da verdade.

    Já a atitude do governo depõe também e atesta que o governo não permitirá revanchismos. A lei da anistia está sendo respeitada. E a depender do PT será respeitada.

    O PT traz consigo o mérito de ter pavimentado a estrada, para que todos os brasileiros, sem exceção, observem prioritariamente o futuro. Não o passado.

    A lei da anistia foi proposta , votada e aprovada em pleno regime de exceção. Mesmo assim, o PT não prega qualquer tipo de revisionismo.

    Os militares da reserva seriam, talvez, os maiores interessados em colocar definitivamente as coisas nos seus devidos lugares.

    O argumento de que “houve excessos dos dois lados é assimétrico”. Muito assimétrico.

    Não houve uma correlação de forças minimamente equânime, para que esse argumento se firme de pé. Além do que o eventual árbitro daquela época estava sob o comando de uma das partes. Parte essa que montou e propôs e aprovou a lei de anistia.

    Dizer que o PT merece o “lixo da história” por permitir que familiares encontrem os seus mortos é justo ? Não me parece ser. É sincero o que escrevo.

    Por que será que os militares não solicitam uma ampla entrevista coletiva e passam essa fase da história a limpo de uma vez por todas ? Os argentinos e os uruguaios já o fizeram.

    ————————————————————————————————————-

    Clubes militares:

    Doutrinação ideológica e tese de ameaça “comunista”:

    Clube Militar – Palestra 1964 – A Verdade – 29 Mar 2012 – Parte 1

    Clube Militar – Palestra 1964 – A Verdade – 29 Mar 1964 – Parte 2

    As palestras dos clubes militares só falam em doutrinação ideológica. Não são capazes de falar em outra coisa.

    Se os da reserva querem fazer política, por que não fazem uma política crível ?

    Por que será que nos clubes militares não se fazem movimentos para uma ampla reforma política ?

    Por que será que nos clubes militares não se fazem movimentos para uma ampla reforma tributária ?

    Por que será que nos clubes militares não se fazem movimentos para a manutenção de juros baixos e para o fim da especulação financeira que aniquila a nação ? Mais de 40 % do orçamento da união vai para banqueiros.

    Por que será que nos clubes militares não se fazem movimentos para a democratização da informação, associando-se, por exemplo ao Barão de Itararé contra as diatribes diárias e criminosas da mídia familiar e bilionária ?

    Por que será que nos clubes militares não promovem um amplo debate sobre a “falência” da Panair do Brasil ? A Panair fazia parte da ameaça soviética ?

    Por que será que nos clubes militares não promovem um amplo debate sobre a sonegação da Rede Globo… sobre quem pagou os caríssimos advogados que defenderam a mulher que sumiu com o processo da Globo ?

    Por que será que os clubes militares não promovem debates sobre a privataria tucana, que praticamente doou a nossa Vale. Cadê o benefício auferido com a venda da Vale ?

    Por que será que nos clubes militares não se fazem movimentos para combater a “seletividade criminosa” do Ministério Público que é implacável com o PT , mas que é leniente com Demóstenes, com Cachoeira, com Arruda e com a montanha de irregularidades dos governos estaduais do PSDB ?

    ——————————————————————————————————-

    Finalizando,

    Pelos seus cabelos brancos, é provável que conheça as razões históricas, pelas quais a classe média , notadamente a paulistana, se comporta de forma tão ressentida com tudo aquilo que não seja exatamente afinado com o seu próprio ideal. O PT é apenas a “bola da vez”.

    O movimento tenentista se insurgiu contra a hegemonia oligárquica de São Paulo em 1924. As Forças Armadas regulares e constitucionais fizeram o seu papel, derrotando-os.

    Essas mesmas Forças Armadas patrocinaram o golpe de 1930 em favor de outra hegemonia oligárquica e São Paulo foi colocado à margem por exatos quinze anos.

    Em 1937, sob alegações misteriosas e a partir do controverso “Plano Cohen”, as Forças Armadas ratificam Vargas no poder, avalizando mais um atentado à democracia.

    Em outubro de 1945, as mesmas Forças Armadas promovem outro golpe. Dessa vez contra Getúlio, permitindo eleições livres, cujo vencedor foi o Marechal Dutra.

    Somente aí, São Paulo retoma a plenitude do ciclo de influência sócio-econômico na vida nacional.

    Desde então, a classe média paulistana tem sido instrumentalizada sistematicamente, no sentido de reaver prestígio para São Paulo. Ainda que esse prestígio, nem de perto, seja em favor dela mesma.

    Ou alguém viu algum milionário marchador ?

    Em meados da década de 1990, o advento da internet surge como mais um fator para tirar de São Paulo a concentração da comercialização de determinados bens, espalhando pelo país empresas capazes de fornecer o mesmo em melhores condições. São Paulo ainda não acordou para isso. Reage com destempero, quando percebe que perdeu uma venda. Tenta desqualificar por baixo outros fornecedores. São Paulo ainda se imagina o centro do mundo. Não é mais.

    O declínio da hegemonia absoluta, somado à excessiva lotação das cidades trouxe uma previsível insegurança insuportável a São Paulo.

    Por tudo isso, sem outro espaço, a classe média, em especial a paulistana, demonstra apenas ver saída pelo viés ideológico.

    É a tentativa de manutenção de antigos valores o atual espaço a ser ocupado.

    E com urgência.

    Daí surge o “pelo em ovo” do eterno anticomunismo, ainda que não haja comunismo algum e ainda que isso esteja cristalino diante de todos. O refrão não foi atualizado. Mas, o mundo mudou.

    Se for para falar de comunismo pra valer, todos os que se dizem anticomunistas deveriam jogar fora tudo o que possuem e que seja de procedência chinesa. Não é verdade ?

    Ao comprar produtos da China, os anticomunistas civis e militares dão lucro exatamente aos comunistas, que já são os maiores credores da dívida pública dos Estados Unidos. O Brasil do PT, que seria “um lixo” já colocou o Brasil como o terceiro maior credor dos americanos. Os americanos pagam-nos juros.

    Cadê o lixo ?

    A marcha apenas e tão apenas demonstrou o quanto de ignorância, indignação e ódio essas pessoas trazem consigo.

    Então, estamos ambos de acordo que é necessário propor lucidez e sensatez aos “marchadores”.

    É necessário explicar a eles que não foi a tal “marcha da família” que, em 1964, motivou o Gen. Olímpio a tirar os blindados das garagens.

    O reais motivos relacionaram-se com :

    1) a situação internacional ( que veio a se confirmar, quando regimes totalitários se tornaram comuns na América Latina) ;

    2) o desastroso discurso proferido por Jango na sede do “Automóvel Clube” no Rio, no dia 30 de março, numa reunião de sargentos da Marinha;

    3) a possibilidade real de outros golpes muito mais à esquerda, patrocinados por entidades comunistas internacionais. Isso naquela época.

    Esses sim foram os motivos. Não outros.

    O poder de direito se conquista com argumentos factuais e sempre através das urnas.

    Não se vê espaço institucional para a apologia à prática do poder de fato.

    Não se vê benefício à nação com a manutenção de correntes tenentistas e/ou de doutrinação ideológica apenas anticomunista dentro das Forças Armadas.

    O artigo 60 da Constituição Federal não deixa nenhuma margem de dúvida.

    O poder advém das urnas.

    É isso aí.

    Voto Dilma 13.

    Meus cumprimentos, Sr. Paes.

    Se chegou a ler até aqui, agradeço-lhe pela leitura.

    Sergio Govea. sergiogovea@yahoo.com.br “……

  19. Boa tarde Eduardo.
    Li Vosso post e assisti ao vídeo. Você fez uma ótima cobertura. Já falei por várias vezes, que nao sou eleitor do PT, porém respeito a democracia. O PT foi vitorioso nas urnas, ponto final. Nao se discute.
    Me causou vergonha alheia, a jovem com cartaz de “louvor ao fascismo”, que praticamente sai correndo; quando você pergunta o que é o fascismo. Me causou vergonha alheia, o jovem de óculos, que responde estar resguardado na Constituiçao Brasileira, o direito de usurpar a um Governo legitimamente eleito, (sera que nao teve a curiosidade de ao menos ler a Constituiçao??? Artigo 1º e 42º….::socorro!!!!).
    Jovens seminaristas, se prestando a um papel ridículo. Nao quero botar o dedo na ferida, mas o primeiro socialista que identifiquei no mundo, foi Jesus Cristo. Além do mais, que pastoreiem almas.
    Excelente cobertura Eduardo. Parabéns!

  20. Olá Eduardo!

    Boa Tarde!

    Em primeiro lugar, meus parabéns pela coragem e pelo excelente trabalho!!!

    Em segundo lugar uma inquietação: o sujeito de cabelos brancos ao lado da mulher com o cartaz ‘Saímos do Face Book” que voce entrevistou, não seria o filho do Boilesen aquele empresário da Ultragás que gostava de torturar pessoas na OBAN. Vale a pena checar no video “Um certo cidadão Boilesen” A cara dele é bastante parecida com a do filho que dá um depoimento! Um Abraço

  21. Edu, parabéns pela paciência, pelo fígado e, principalmente, pela coragem. Vc não precisou fazer nada parecido com o que aquela doida nazista fez no meio da passeata antifascista, para ser quase trucidado. Ou, alguém acha que aqueles 3 “simpáticos” brutamontes iam te levar pra tomar um cafezinho? Fico muito preocupado e, concordando com Jean Wyllys (apesar dos problemas que também tenho com alguns psolistas): “Foi um alívio ver que a tal marcha foi um fracasso tão retumbante quanto a ignorância que a motivou, mas essa gente está aí… Mesmo ela sendo semente mal-plantada que já nasce com cara de abortada, há quem se ocupe de regá-la para ver se ela germina. Não podemos permitir!”

  22. A vida ensinou-me a conhecer um BUNDÃO, PAU de MANOBRA os FAMOSOS COXINHAS a 1 km de distancia, portanto fiquem tranquilos , isso não dura nem uns 30 dias. Essas pessoas são tão desinformadas que ignoram que o golpe militar de 1964, só aconteceu porque os EUA despejou MILHÕES de DÓLARES no Brasil para CORROMPER os COMANDANTES MILITARES, DEPUTADOS FEDERAIS e SENADORES da época.

    SEM DINHEIRO eles não vão sair da praça da republica. TOLINHOS.

  23. Isso é NOJENTO. Será que toda essa loucura é preguiça de ter que lavar banheiro? pois, está mais caro ter uma doméstica? Essa turma são aqueles espíritos que estavam nas trevas e tiveram suas oportunidades para evolução, que infelizmente estão desperdiçando a encarnação para que evoluem. Precisam de muita oração, perderam o bom senso.

  24. Eduardo, será que essa moça que você fotografou e escolheu como figura principal do seu post, sabe que se acontecer mesmo, isso que ela deseja, a implantação de um fascismo, ela muito provavelmente, seria a primeira vitima?

  25. MELHOR matéria do ano !

  26. Eduardo, que coragem !! Você deve ter acumulado um crédito enorme em penitências para eventualmente usá-las no futuro. Jesus ! Tive a impressão de estar assistindo ao filme A Volta dos Mortos Vivos. Se não fosse trágico seria cômico. Em meio a passeata dos fascistas um certo “Napoleão” conduzia uma faixa com as seguintes frases: “NÃO AO MARCO CIVIL” “TEMOS DIREITO DE EXPRESSÃO”. Só faltou o sorvete na testa. Outra “Napoleão” não sabia o significado do seu próprio cartaz : “FASCISMO”. Já outro general francês, distante de Waterloo, mas não tão longe do Juqueri, estava convencido de que a Constituição Federal previa a derrubada do Presidente da República. Eu sabia que não havia tal possibilidade, mas para não correr o risco de alguma magia afetar a constituição federal que tenho em casa tratei de trancá-la numa caixa de chumbo. Em suma, ao final do vídeo, para garantir uma noite de sono, corri na cozinha, peguei alguns dentes de alho, três crucifixos, um vidro de água benta e, daqui a pouco, irei para o quarto enrolado em meia dúzia de terços.

    • É que o raciocínio e o bom senso dos neofascistas estão emperrados por falta de uso. Como só repetem o que lêem ou ouvem das mídias falaciosas, seu cérebro vai atrofiando. Eles não têm noção nenhuma do que seja democracia, comunismo, fascismo, etc. Como robôs programados, gritam, xingam, ofendem, difamam, incitam à violência. É só o que sabem fazer, inclusive odiar os partidos de visão de esquerda, porque assim foram programados. Para coroar o teatro do absurdo, apelaram para a religião! Ridículo!

  27. O internauta Guilherme Fonseca, não sabe que a segurança pública é prioritariamente de responsabilidade dos senhores governadores. Isto está em nossas normas jurídicas. Quanto a saúde, o nosso caro internauta, também não sabe, que pela legislação, cabe aos estados da federação, aplicar, 12% de seus orçamentos na saúde, e os municípios 15% de seus orçamentos. Quanto à corrupção o partido que mais a combateu, foi o PT, o governo Lula criou a super – receita , que visa o cruzamento de dados entre a receita federal e o INSS, com propósito de evitar a sonegação. Criou o programa de transparência administrativa, onde os dados podem ser acompanhados e disponibilizado, praticamente recriou Controladoria Geral da República, que já exonerou milhares de funcionários públicos por problemas, isto já foi até noticiado na mídia. Foi sancionada pela presidente uma lei anti- corrupção, que multa pesadamente empresas que estiverem metidas em malfeitos em obras públicas.

  28. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  29. Desculpe perguntar: na sua avaliação (ou na sua contagem) quantos manifestantes tiham aí em SP. Alguns falam em 500 pessoas, outros um pouquinho mais…

    Aqui em Cuiabá, não deu de avaliar pois a chuva – bendita chuva – resolveu contribuir e dispersou os gatos pingados que estavam chegando.

  30. Tem maluco dos dois lados Eduardo, claro você vê apenas o que te interessa.
    O fracasso da marcha mostra que a não existe uma direita golpista, não passa de mais uma fraude da esquerda.
    A corrente que prega o retorno dos militares não tem apoio de ninguém da direita.
    “Confesso que senti medo ao sair de casa ” virou Regina Duarte, com medo dos fascistas te pegarem, ta vendo fascismo em todo lugar.

    • Estou vendo fascismo em todo lugar, inclusive nos cartazes e nas palavras dos doidos que foram à praça da República

      • Eles se existirem, são uma minoria sem expressão alguma na direita.

        Vai ter que definir o conceito de fascismo que me parece estão distorcendo e esticando para criar espantalho para bater.

    • Leia, mas bem devagarinho, de novo….

  31. Facismo não, mas sim um Governo forte de pessoas qualificadas. Nada de governo do Povo… O Povo é burro, como vai governar algo?

    Vejam o video…

    http://youtu.be/ywZqeCnIAIg

  32. Estamos mesmo no século XXI? Isso não é aquilo que Freud chamava de retorno do reprimido? Lembrei daquela frase de Unamuno: “Viva la muerte”. O fascismo – leia o Psicologia de Massa e Fascismo – tem relação direta com certa mentalidade necrófila que parece ganhar força em todo o mundo. A melhor denominação que li acima foi quando uma pessoa qualificou essa marcha de os mortos vivos. Os mortos só sabem clamar o seu refrão: “viva la muerte”. Aquela moça com cara de morta viva empunhado um cartaz pedindo o fascismo foi sinistro. Ressurge das trevas uma morta viva, tão jovem que esqueceram de enterrá-la. A necrofilia anda solta. Tempos sombrios esse que vivemos…

  33. O que me apavora e q

  34. Eu tenho medo desta mistura de religião com movimentos politicos. Pois todas as vezes que isso aconteceu os resultados não foram bons.

  35. Acho que o que eles pretendem dizer com “intervenção militar” é que seria algo como ocorreu em 1945, com afastamento de Vargas e a convocação de eleições livres.
    Creio que muitos tivessem apostado que seria isso em 1964, afastamento de Jango, cassações, e volta das eleições para presidente.
    Lacerda acreditava nisso e quebrou a cara.
    A hipotética intervenção militar de agora tiraria Dilma e Temer, cassaria o registro do PT e do PC do B, e os mandatos respectivos, processaria os dirigentes.
    Enquanto isso, o presidente do STF, tal como Linhares em 45, ficaria na presidência até as eleições próximas.
    O novo presidente eleito, Aécio ou Dudu, seria empossado etc.
    Se em vez de comemorar a ditadura e o fascismo, tivessem ido para a rua pedir “apenas” para tirar o PT da política e depois deixar a democracia liberal, sei não, teriam muito mais adeptos.
    Até o Bolsonaro percebeu a estreiteza.
    Eu não cantaria a vitória antes do tempo.
    Acho que a direita é bem maior do que esses gatos pingados, e muito mais perigosa.

  36. Excepcional reportagem. Parabéns Eduardo!!!

  37. Acabei de vomitar na minha mesa!! Meu Deus!! Isso são os paulistanos!!! Tenho um jegue aqui se ele assistir a aula de história que esses caras viram vai emburrecer de vez. Acho que vou trazer esses caras aqui pro pasto, eles tem muito a aprender com meus cabritos.

  38. Mais uma vez podemos ver que essas pessoas são analfabetas políticas ,o que me causa preocupação é esse desequilíbrio emocional, tão comum a direita desesperada e sem projeto para o país. Dilam2014

  39. caramba, andei vendo o youtube, o que tem de comentários com a palavra comunismo é impressionante, aonde tava essa gente lunática antes? a impressão que tenho é que esse bolsonaro tá conseguindo aglutinar pessoas lunáticas numa taxa surpreendente. O que se poderia pensar que era apenas um doido solitário, sem oferecer perigo, não, o homem tem seguidores, apoiadores fora do imaginado. Eu pensei q coisas desse tipo faziam parte do passado, que tinhamos aprendido com as barbaridades cometidas… impressionante como a democracia no Brasil é ainda débil, fraca… Eu quero estar errado de minhas impressões atuais

  40. Eduardo,
    Lendo diariamente as manchetes principais na página do uol (folha), percebo que eles estão dando muito espaço às falas de generais e às manifestações fascistas. Começo a suspeitar que, não conseguindo vencer o PT no voto e jogando honestamente o jogo democrático, o jeito é apelar para o golpe e ditadura, como fizeram recentemente no Egito. A democracia só é boa – para eles – quando elege governos direitistas ou entreguistas. Mas se um pleito democrático eleger um esquerdista, apele-se para o golpe!
    Abraços

  41. Um mais maluco em um hospício, não iria não, tenho dois culhões mais apenas uma vida.

  42. A passeata é a ponto da iceberg da classe média. A parte que se esconde é bem maior.
    Caras de adulto mas cabeça de Nintendo, WII e outros piores. Fico a imaginar um cara desses a fazer reunião com a professora do filho. Uma lástima social. Ou uma chaga social.

    No dia em que eu voltei pra escola e meu livro de Geografia + o de História tinham virado OSPB….. ali foi que começou a doideira.

    Mas nós deixamos tempo demais a ferver a ignorância. E houve o Hadad, ainda há o Mercadante a segurar a educaçãoa geral.

    Quando é que isso vai mudar totalmente?

    O sucesso é que emfim eram gatos escorridos.

  43. Não há dúvida de que essa doida com o cartaz fascista está ai em troca de umas moedas. Tem cara de alienada, de boba alegre, não sabe nem o que significa o que seu cartaz diz. Ainda que nesse grupo só tem doentes, duvido que alguém é tão doente assim pra segurar um cartaz desse, então pagaram pruma coitada qualquer ai. No Brasil apologia ao nazismo é crime, os organizadores devem saber disso, mas ela não

  44. É importante que o Governo e o PT comecem a montar uma estratégia inteligente para a democratização da mídia, entre outras medidas de impacto. Tem que haver atitude ousada! partir para cima, caso contrário… é o crescimento da direita. A impressão que tenho em conversas com outras pessoas de esquerda, é que o Governo é tímido em suas ações. Os deputados e senadores do PT deixaram há muito de ser combativos? Se não houver uma reviravolta, teremos que nos conformar com o playboy no Governo. Já imaginaram os programas sociais sendo deixados de lado? Já imaginaram o Capital agindo de forma desimpedida? Corremos sério risco.

  45. O blogueiro deveria pedir desculpas públicas aos bloconegristas, que sempre foram tão caluniados, xingados e vilipendiados aqui nesse espaço….

    Foram chamados até de fascistas, quando, na realidade, estão na linha de frente da luta antifascista nesse país. Como prova, vimos a presença maciça dos bloconegristas na marcha antifascista….

    Já os petistas parecem está mais confortáveis nos seus gabinetes com ar-condicionado….

  46. Prezado Edu,

    O que o PSDB nestas eleições e nestes ultimos anos fizeram com os Paulistas e Paulistanos, imbecibilizaram suas idéias .Estou atonito , com esta matéria feita por voce nesta Marcha facista,antidemocratica e totalmente inutil .Eu lamento muito que isto esteja ocorrendo com Jovens, Seminaristas , Pessoas idosas, ainda mais, no Estado de São Paulo, que se acha politicamente correto e não tem idéia do que é UMA DITADURA. Acredito que estas marchas irão parar e o Estado Democratico de FATO E DE DIREITO irão prevalecer no Brasil,.O Povo Brasileiro sabera marchar para permanecer com sua maior conquista que é a DEMOCRACIA PLENA .
    AGORA AMIDIA, OPIG, OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO PSDB,DEM,PPS , AÉCIO, MARINA, FHC, ALOISIO, ALCKMIN, SERRA, ALAVARODIAS, E OUTROS MAIS SÃO OS MAIORES CULPÁDOS PELA MANIPULAÇÃO E MENTIRA INFRORMADOS A ESSE POVO QUE ESTA COM PROBLEMAS SERIOS DE PSICO E SÃO PAULO SE TRANSFORMANDO EM HOSPICIO.eSTOU TRISTE POR SER PAULISTANO DA GEMA, POREM, ESTES LOUCOS DEIXARÃO DE EXISTIR .

  47. Eles vão usar todos os artifícios possíveis contra o PT,e nunca vão admitir publicamente seus verdadeiros motivos;que é de não aceitar que o PT Tirou milhões de Brasileiros da miséria os quais esses fascistas só exploravam,cambadas sujas. O PT acabou verdadeiramente com a escravidão desse Pais.e os verdadeiros vagabundos desse pais mostram a cara resmungando que lhe tiraram os escravos das correntes de podridão que mantinham os pobres desse pais.Peçam gritem alto pra que todo o mundo vejam o quanto são sujos esses fascistas que não querem saber a que preço tenham suas regalias,que não se importam com o minimo de valores humanos,são todos uns egoístas mesquinhos que se acham melhor que o próximo.Berrem canalhas bem alto em praça publica para que nunca se esqueçam desses opressores do povão que sempre lhe tiraram o que é de mais sagrado que é o direito de escolha.Mas acabou o PT acabou com isso e vamos todos os Homens de Bem desse Brasil avançando com PT.

  48. Meu Deus…
    Vcs n

  49. Os “ecumenicos facistas integralistas” junto com a Nova Era e os Conservadores sao muito “espertos” pois vigiam todo mundo pela internet e depois lhe rastreiam pelo celular, rastream pelas tecnologias e depois vao exatamente no local q vc esta. Ha, e odeiam comunistas. Tao impestando a Europa de estrangeiros, para esses perseguirem os outros estrangeiros.

  50. A arma deles eh perseguir com as tecnologias (isso pra mostrar como eh q as coisas sao na A l e m a n h a e depois no 3* mundo?!? ) e eh exatamente isso ai, METER MEDO, +- isso, colocar 3 ATRAS (perseguindo) UM .

Trackbacks

  1. Fascistas transformam centro de São Paul...
  2. Fascistas transformam centro de São Paulo em hospício | Blog da Cidadania | EVS NOTÍCIAS.
  3. Democracia sob ataque, o fantasma do fascismo no Brasil | estudosdojornalismo.com.br
  4. Marcha da Família: Fascistas transformam centro de SP em hospício
  5. Marcha da Família: Fascistas transformam centro de SP em hospício | Áfricas - Notícia minuto a minuto
  6. Marcha da Família: Fascistas transformam centro de SP em hospício | NNANNA

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.