Gilmar Mendes deveria ser processado por caluniar militância do PT

 

Gilmar Mendes acaba de emitir declaração pública de que acha “esquisito” petistas condenados no julgamento do mensalão conseguirem, em poucos dias, arrecadar recursos para pagar suas multas. E ainda questiona se a “vaquinha” levada a cabo por militantes do PT não seria “lavagem de dinheiro”.

Até aí, é direito dele, como cidadão, achar o que quiser. Já como autoridade, pode até propor ao Ministério Público que investigue se as doações foram mesmo feitas por milhares de pessoas solidárias. Mas o que acontece se a investigação não conseguir provar sua tese?

Bem, os militantes todos que doaram de boa fé e em consonância com seus direitos civis terão direito de processar o ministro. E, se o Direito prevalecer, com 100% de chance de vitória na Justiça, já que sua acusação não terá sido provada.

Não se pode afirmar que seja má fé de Mendes – pode ser, apenas, desconhecimento do que são o PT e sua imensa militância. Mas, seja lá o que for, o ministro está acusando milhares de pessoas que apenas exerceram seus direitos constitucionais ao fazerem doações a José Genoino e a Delúbio Soares.

Essa suspeita que Mendes levantou, porém, é estarrecedora. Como é que uma autoridade desse calibre é assaltada por uma suspeita que enlameia a honra de milhares de pessoas e a divulga com tanto estardalhaço na mídia sem oferecer nenhum indício de que seja mais do que um ponto de vista?

Nesse contexto, seria excelente que a investigação fosse aberta. Mesmo sem um mísero indício de que a acusação de Mendes a esses milhares de cidadãos seja verdadeira, investigar irá extirpar qualquer sombra de uma dúvida que foi gerada sob motivação político-partidária ou por ignorância quanto à natureza do PT.

Coisa bem diferente da suspeita levantada por um juiz do STF sobre uma campanha de arrecadação levada a cabo por cidadãos que não foram condenados a nada é ele ter dito a seguinte barbaridade:

—–

“(…) Que um eventual condenado tente descaracterizar a legitimidade da condenação [dos petistas no julgamento do mensalão], é compreensível. Agora, daí outros setores [criticarem a decisão do STF de condenar os réus petistas do julgamento do mensalão], a gente tem que ficar desconfiado (…)”.

—–

Como é que é? Que diabo de tese é essa? Então é suspeito que eu ache que o julgamento do mensalão foi uma farsa? E todos os juristas que disseram que o STF condenou os réus do mensalão sem provas, eles também são suspeitos?

Quer dizer que eu, milhares e milhares de cidadãos comuns como eu e juristas como Dalmo de Abreu Dallari, Celso Bandeira de Mello, Ives Gandra Martins e tantos outros estamos cometendo crimes de opinião ao discordarmos das condenações levadas a cabo pelo STF contra petistas? Não se pode discordar publicamente de uma decisão do STF?

Sugiro, pois, que o próprio Partido dos Trabalhadores peça ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal que investiguem a origem dos recursos arrecadados e que, se nada for encontrado, que o partido e os cidadãos atacados por Mendes proponham uma ação contra ele por calúnia.

*

PS: Todos os milhares de cidadãos que doaram a Genoino e Delúbio têm legitimidade jurídica para processar Mendes, caso ele não prove sua acusação. E detalhe: Mendes sabe o que é legitimidade jurídica.

PS 2: Que tal uma campanha para que os doadores a Genoino e Delúbio inundem o email de Gilmar Mendes no STF com os comprovantes da doação? Claro, sem descartar o processo…

O e-mail de Gilmar Mendes é audienciasgilmarmendes@stf.jus.br

Tags: , , , , , , , ,

190 Comentário

  1. Não vejo a hora de ter o número da conta do Companheiro Zé Dirceu, do João Paulo. Não vou depositar muito, pois não posso, mas garanto depositar o dobro que depositei antes. com isso, temos a oportunidade de mostrar para essa elite raivosa, que eles mexeram com nossos heróis, mexeram com nossos irmãos. Se fosse o caso tiraríamos da própria boca!
    Uma outra coisa que é bom ficar claro, é que por mais que eles tentem induzir os desprevenidos, difamando nossas lideranças, temos nossas opiniões contrárias e o que é pior, é que para nós os bandidos estão ha muito tempo, em todos os poderes num complô terrível.

  2. Olha, vcs estão tratando do Supremo Tribunal Federal. Esta Entidade não existe mais. Hoje o que existe é o Partido do Supremo Tribunal Federal, coligado com o Partido da Social(?) Democracia(?) Brasileira(?)(Alcunha PSDB),
    ambos coligados com o PIG, Partido da Imprensa Golpista.
    Talvez seja a hora de reavivar a idéia do controle externo do judiciário.
    E aproveitando a ocasião, lei de responsabilidade aos meios de comunicação de massa com a finalidade de evitar que se refugiem na “liberdade de imprensa” quando se posicionam a favor de seus interesses, pouco importando o que é correto e saudável para a sociedade.


  3. “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer.


    “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X.



    Ley de Medios Já ! ! ! . . .



  4. Nós não “achamos” que o julgamento do mensalão tenha sido uma farsa. Nós TEMOS CERTEZA disso. Processem-nos ou respeite-nos.

  5. Não pude colaborar para a campanha do José Genoíno, mas agora com esse falastrão colocando sob suspeita a força de solidariedade e consciência política de Brasileiros, não vejo a hora de ter o número da conta para depositar em favor de José Dirceu e João Paulo Cunha. Esse senhor não sabe a força que nós Brasileiros temos. Avante.

  6. Estou indignado com a desfaçatez do Gilmar Dantas, não participei das doações para o Genoino e Delúbio, agora com as declarações desse @#$%$#@piiiiiiii eu vou participar da campanha para arrecadar o valor da multa do Dirceu e João p. Cunha.

  7. Isto é uma manobra diversionista deste desqualificado para evitar ser cobrado pelo conteúdo escandaloso do livro “Operação banqueiro”. Em qualquer país do primeiro mundo este senhor já estaria fora do tribunal e intimado a explicar (se é que tem explicação) o que foi denunciado no livro de Rubens Valente.

  8. Participei da campanha do Genoíno (tenho comprovante do meu depósito) e estou indignado com a falta de vergonha do senhor Gilmar. Ele merece um processo. Como processá-lo?

  9. Como “deveria”? Ele TEM que ser processado! Só não será se a Diretoria do PT for um bando de covardes e medrosos.

    • Nada de “diretoria do PT”!

      Gilmar Mendes tem q ser processado por Eduardo Guimarães e por todos aqueles que se sentiram “ofendidos” com a declaração do Ministro!

      Agora não tem mais essa de jogar a responsabilidade pro PT…

      Vou acompanhar e espero que o blog dê notícias sobre a ação coletiva que Eduardo Guimarães propos!

      A não ser que seja só da boca pra fora… de novo…

Trackbacks

  1. Gilmar Mendes deveria ser processado por caluni...
  2. Gilmar Mendes deveria ser processado por caluniar militância do PT | Blog da Cidadania | O LADO ESCURO DA LUA
  3. Gilmar Mendes deveria ser processado por caluniar militância do PT | Luizmuller's Blog
  4. Gilmar Mendes deveria ser processado por caluni...
  5. Gilmar Mendes deveria ser processado por caluniar militância do PT | EVS NOTÍCIAS.
  6. Zé Dirceu | Eduardo Guimarães: Suspeita sobre doações é estarrecedora
  7. Gilmar Mendes deveria ser processado | Altamiro Borges

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.