Saiba como está o processo de Interpelação de Gilmar Mendes – ATUALIZADO 22/02

Atualização de 22 de fevereiro de 2014 às 12:00 horas

Concluída a lista dos que pretendem patrocinar a interpelação judicial do ministro Gilmar Mendes, neste sábado (22 de fevereiro) começam a ser disparados os e-mails com a procuração do advogado e as demais informações para iniciarmos a ação.

Foi criado um e-mail específico para essa ação, que será informado aqui nesta página neste sábado ou, no máximo, até o domingo. Espera-se que até segunda-feira (24 de fevereiro) todos os e-mails já tenham sido enviados.

Quem não receber sua mensagem até terça-feira (25 de fevereiro) por favor deixe comentário aqui no blog informando. O e-mail que você informou pode ter sido digitado errado. Ou mesmo pode ter havido algum erro da equipe que está trabalhando na logística do processo ao enviar esse e-mail.

Reitero a necessidade de irmos a fundo nesse caso. Acabo de ouvir na rádio CBN um comentário do jornalista Merval Pereira fazendo acusações graves aos que doaram aos condenados do mensalão – foi na mesma linha de Gilmar Mendes. Quem quiser ouvir, clique aqui

OBSERVAÇÃO: não deixe de ler as atualizações e os textos abaixo, importantes para a compreensão do processo todo. 

Atualização de 21 de fevereiro de 2014 às 10:00 horas

Devido ao prazo dado pelo banco para abertura da conta para arrecadação das cotas para a ação o prazo para envio do e-mail passa para 26 de fevereiro

Atualização de 20 de fevereiro de 2014 às 13 horas

Ainda está sendo composta a lista dos proponentes de ação de interpelação judicial do ministro do STF Gilmar Mendes pelas pessoas que doaram recursos financeiros a petistas condenados do julgamento do mensalão para fazerem frente às multas que lhes foram impostas pela corte que esse ministro integra.

Mendes será interpelado por ter levantado suspeitas de que essas pessoas que fizeram as doações fariam parte de um esquema de “lavagem de dinheiro”.

Há três senhoras que apoiam a ação judicial que me contataram através do Facebook e que estão me ajudando muito com a logística para confecção da lista de pessoas que proporão essa medida. Futuramente farei os devidos agradecimentos.

Como foi dito anteriormente, cada pessoa que deixou comentário neste post e no post do dia 14 receberá e-mail contendo a procuração para o escritório de advocacia que conduzirá a ação e as demais instruções necessárias.

Já temos contabilizados 350 nomes, mas faltam muitos, ainda. Só estão sendo considerados os que escreveram claramente que irão participar da ação. Quem fez comentário apoiando a ação mas não disse claramente se irá ou não participar não está sendo considerado.

Os que deixaram seus nomes e e-mails dizendo que querem participar da ação devem receber esse e-mail até sábado (dia 22) ou domingo (dia 23), no máximo. Quem não tiver recebido por favor deixe comentário neste post informando que não recebeu, mas só após dia 23.

Na semana que vem (do dia 24, segunda-feira, em diante), espera-se arrecadar dos patrocinadores dessa ação a cota de cada um para pagar os honorários do escritório de advocacia.

O e-mail que será enviado a cada um informará conta para depósito dos recursos que ainda está sendo aberta pelas pessoas que estão colaborando com a logística do processo. Será uma conta de poupança em nome de duas dessas pessoas e só as duas poderão movimentá-la, tendo que assinar juntas.

Concluída a arrecadação, o numerário será passado ao escritório de advocacia, que, incialmente, falou em vinte mil reais para conduzir a ação. Contudo, ficou de estudar uma redução desse valor. De qualquer forma, temos que ver quanto realmente iremos arrecadar…

Assim sendo, acredito que essa interpelação será efetivada na Justiça na segunda semana de março, já que teremos o Carnaval em alguns dias.

Quero concluir ressaltando que noto uma determinação muito forte em todos os que estão se dispondo a participar dessa empreitada. Considero extremamente positivo que seja assim. As pessoas não estão mais aceitando passivamente qualquer coisa.

Este post poderá receber novas atualizações ou, dependendo de quanto demore mais alguma notícia, poderá ser escrito outro post.

Meus cumprimentos a todos.

*

Observação: veja, abaixo, outras instruções que já foram passadas

—–

Post “Escritório de advocacia que interpelará Gilmar Mendes informa procedimentos”, publicado em 19 de fevereiro às 00:11 hs.

Na tarde da última terça-feira estive no escritório de advocacia Alonso Freire Chryssocheris Advogados Associados, que conduzirá a interpelação judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes por ter acusado de “lavagem de dinheiro” os cidadãos que doaram recursos financeiros aos condenados do julgamento da Ação Penal 470.

Este que escreve e outras duas pessoas interessadas em participar da ação fomos a essa reunião como representantes de mais de 400 pessoas que deixaram comentários neste blog manifestando desejo de participar da iniciativa.

O membro do escritório que se reuniu conosco foi o doutor Gilberto Paulo Silva Freire.

Peço atenção para as instruções a seguir, as quais serão enviadas por e-mail a cada um dos que manifestaram desejo de participar da ação.

Na reunião em tela foram tratados os seguintes temas:

1 – Quais os tipos de ação cabíveis;

2 – Quem pode participar da ação;

3 – Que dados dos interessados são necessários para participar da ação;

4 – Qual será o custo da ação.

Abaixo, as respostas a cada tópico

1 – As ações cabíveis nesse caso podem ser as seguintes:

  • Ação individual cível por dano moral
  • Ação coletiva cível por dano moral
  • Ação penal coletiva/individual
  • Interpelação judicial

2 – Qualquer cidadão brasileiro, de qualquer unidade da federação ou mesmo residente no exterior pode participar da ação. Doações feitas após as declarações do ministro e para qualquer dos condenados do mensalão também são válidas.

3 – Para participar da ação, o interessado deve responder ao e-mail que lhe será enviado por este Blog anexando cópias digitalizadas (em formato PDF) de seu RG, de seu CPF e da procuração ao escritório de advocacia, que deve ser preenchida e assinada.

4 – Se todos os que manifestaram intenção de aderir à ação realmente aderirem, o custo individual será extremamente baixo – algo em torno de 50 reais. Esse valor pode aumentar ou diminuir conforme menos ou mais interessados efetivarem sua participação.

A ação escolhida (tópico 1) foi interpelação judicial no próprio Supremo Tribunal Federal. Será uma ação coletiva, visando reduzir custos. Além disso, não haverá pedido de indenização, apenas pedido de explicações ao ministro Gilmar Mendes.

Ele deverá explicar que elementos tem para acusar os doadores aos condenados do mensalão de terem participado de esquema de “lavagem de dinheiro”, se realmente acusou esses doadores ou se levantou apenas uma hipótese, se partiu de algum indício concreto ou se, de forma incompatível com a sua posição, fez uma especulação de cunho político.

A partir daí, caberá aos demandantes decidirem se a ação prosseguirá ou se irão se dar por satisfeitos com a explicação do ministro.

A vantagem dessa ação é dar ao senhor Gilmar Mendes a oportunidade de deixar claro que deu as declarações que deu sem qualquer indício concreto, o que por si só servirá para esclarecer a sociedade que não existe nada contra as pessoas que, de boa-fé, fizeram suas doações.

Será aberta conta bancária para receber a cota financeira de cada interessado na ação, obviamente que seguindo todas as normas legais. Os dados da conta serão informados diretamente a cada interessado e lhe será remetida prestação de contas do valor arrecadado, via extratos bancários.

Atingido o valor necessário, a arrecadação será encerrada. Até porque, só os proponentes da ação terão acesso aos dados da conta bancária em questão.

Como precisaremos de um par ou dois de dias para abertura de conta e envio das centenas de e-mails em questão, pedimos paciência aos que estão cobrando as informações para efetivarem sua participação na iniciativa.

Pedimos atenção dos envolvidos aos seus e-mails. Quem tiver manifestado intenção de participar e não acusar o recebimento do e-mail em nome do Blog da Cidadania que por favor deixe comentário informando que não recebeu, até porque pode ter informado e-mail incorreto, por falha na digitação.

Está sendo composta uma planilha com nome e e-mail de cada interessado, que será complementada com as informações que cada um enviará em seu e-mail de resposta.

Reitero que precisaremos de algo como dois ou três dias para enviar o e-mail a cada interessado, a partir da data de publicação deste post.

Concluo cumprimentando a todos os que, com desassombro e determinação, aderiram a medida que, antes de tudo, é exemplo de exercício de cidadania e prova inconteste da boa-fé com que exerceram seus direitos constitucionais ao fazerem suas doações. Essa ação fará história. A cidadania se fará ouvir pelo Poder.

Tags: , , , , ,

280 Comentário

  1. Se ainda há tempo, desejo participar da Ação.

  2. Não sei exatamente como comentei, então, reforço: contribuí e quero participar do processo – informo novamente meu email – [email protected]. Aguardo instruções!

  3. Legal.
    Como alguns sabem nem de longe simpatizo com a esquerda latinoamericana ou o PT.
    Entretanto, nada disso altera minha opinião sobre a quase-totalidade do estado brasileiro, encarnads neste caso no GMendes.
    Um juiz não tem que tecer comentários, dar entrevistinha, autógrafo, bater foto. Deve ser discreto, sereno e ter o tal notório saber. Não é o caso.

    Acho uma boa iniciativa a interpelação. Julgo que as chances de sucesso são boas.

    Acredito numa sociedade livre, com mercado livre e uma justiça boa para resolver as pendengas.

    Isso vai dar o que falar.

    Ps parem de colocar seus dados pessoais cpf e etc direto no blogue.

    • Ô Nigro

      Você disse que não simpatiza com as esquerdas latino americanas, então, diga aí pra gente qual é a esquerda de seu agrado.

      Será que a esquerda de seu sonhos é a estadunidense, quiçá a italiana, talvez a escandinava ou será que você prefere uma saída à francesa?

      Grande abraço tamanduático.

      • Oi Leaks.

        Cara vc me pegou. Me considero um liberal. Mas se é para ser socialista (ou algo assim) que tal a Suécia, Finlândia?
        Agora essa turma doida que caça licença de reporter, “nacionaliza”(=rouba) capital privado legítimo, coloca cães para farejar dólares, mente índices econômicos e etc essa não é boa em lugar nenhum.

        Abs (convencionais)

        • Hummm…

          Entendi, Nigro. Você gostaria que o Brasil fosse como um país de primeiro mundo.

          Nós também gostaríamos e estamos lutando muito pra chegar lá, como só temos onze anos de estrada é provável que demore um pouco para atingirmos nosso objetivo, mas com toda certeza obteremos exito.

          PS: Não existe ABS convencional.

          • É verdade.
            Não existe pensamento unico ou uma unica solucão. Só discordo dos métodos pois acho que com pessoas como Maduro, Chavez, Fidel, christina, Evo e etc. esse objetivo não vem. E a arrogancia para nao admitir erros também nao ajuda.

            O intervencionismo dessa turma vai além da sangria tributária. Eles querem decidir o que se deve pensar, falar e não gostam muito de opiniões contrárias.

            Veja por exemplo o Canadá. Um país com fortíssima estrutura de bem estar social, e com elevadissimo indice de liberdade economica. É possivel.

            Agora. Pô leaks como assim nao tem abraço convencional? Bom tudo bem dei uma googada escolhe um ai…

            http://myhugs.blogspot.com.br/2011/10/there-are-so-many-different-ways-that.html?m=1

      • É a do PSTU. Estavam na passeata hoje em SP, dos blackbostas.

  4. Mandei pelo seu Facebook uma mensagem mencionando o meu desejo em participar da ação contra Gilmar Mendes e estou reforçando a minha intenção aqui no seu blog. Sempre fui honesta com tudo e com todos e não admito ser afrontada por ninguém. Quero e exijo retratação dessa calúnia.

  5. Edu e Amigos do Blog…

    Roberto Jefferson acaba de lançar uma campanha para arrecadar R$ 720,00.

    Alguém acredita que o Gilmar Mendes vai se manifestar?

    Eu não acredito, aliás, não acredito nem que o Bob Jefferson conseguirá amealhar esse montante porque os reacionários, coxinhas e afins não são nada solidários.

  6. ♫ ♫ ♫ Duas dúzias de gatos-pingados foram hoje à Praça da República, em São Paulo, “protestar contra a Copa”. As fotos divulgadas são todas em “close”, para esconder o número ralo e ridículo de babaquaras “Mamãe, olha eu aqui… Será que vai sair na Grobo?”

  7. Eu tb não sei se ficou claro mas eu tb tô dentro [email protected].

  8. Edu confirmo minha participação: [email protected]

  9. Também confirmo minha participação e aguardo o e-mail.
    Abraço.

  10. Quero participar da ação.

  11. Está faltando informar qual a VARIAÇÃO da conta poupança, para que se possa fazer a transferência.

  12. Olá Eduardo,

    Eu quero participar desta Ação!

    Será que ainda dá tempo?
    Me manifestei somente no Facebook, não tinha escrito aqui.
    Fiz o depósito para o Genoino no dia 10/01/ 2014 e para Zé Dirceu no dia 12/02/2014, tenho os comprovantes de transferência pela internet.

    Grande abraço!

    Pedro Antonio Candido

    São José dos Campos-SP

  13. Isso que o Merval falou, de uma pessoa que doou R$ 600.000,00, tem algum fundamento ou saiu da cabeça dele? Porque se saiu da cabeça dele, é um fato gravíssimo essa invenção! Pelo que vi na Internet, no “O Globo”, “Nota publicada no blog de Dirceu informa que até as 12h desta segunda-feira foram registradas 1.794 doações, chegando ao valor de R$ 422.766,99.”, isso que ele falou não tem como ser verdade! Se apenas UMA pessoa tivesse doado seiscentos mil reais, não poderia ter havido valores intermediários de R$ 422.000, R$ 800.000…
    Outra coisa grave é ele afirmar que a lista DEVERIA ser divulgada! Isso é SIGILO FISCAL e existe lei que protege as informações prestadas pelo contribuinte! Só o fato de ele e outras pessoas na Internet estarem falando que a lista com oa doadores tem que ser divulgada já é um total absurdo! E ainda tentar criar um boato dizendo que apenas uma pessoa doou 600 mil reais, usando uma concessão pública para isso, é de causar indignação!

    • Mesmo se divulgassem a lista, iam dizer que é inventada. Depois iam se achar no direito de pedir foto, endereço das pessoas… As pessoas não tem noção da gravidade do que estão falando! Até porque, insisto, não adiantaria simplesmente NADA divulgar uma lista com nomes e CPFs dos doadores, pois do jeito que esses fanáticos agem sem o mínimo senso de lógica, logo começariam a dizer que a lista é falsa, podem ter certeza.
      Querem criar uma perseguição contra os doadores, isso sim. Do tipo que ocorreu com os judeus no nazismo, um completo absurdo!

    • Ah e só pra confirmar, quero participar da ação coletiva contra o Gilmar Mendes pelas acusações que ele fez sobre lavagem de dinheiro nas doações aos condenados na AP 470.

    • Ah e prometo que esta é a última postagem.

      O Gilmar quer uma lista dos doadores? Pois ele vai conhecer uma parte dela através da interpelação.

  14. Olá Edu,
    preciso lhe pedir um grande favor… Desculpe-me, você está tão ocupado, mas é que estava tão ansiosa prá participar da ação que incluí indevidamente meu email no corpo da mensagem no dia 22.02.2014, às 17:43. Você poderia apaga-lo?
    Muitíssimo grata!

  15. Já recebi o email. Estou preparando os documentos hoje (24/02/2014).

  16. Estou enviando o endereço para quem quiser assinar a petição para o Impeachment do ministro Joaquim Barbosa.
    Participem!

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Senado_Federal_Impeachment_de_Joaquim_Barbosa/?tkIKrbb

  17. É isso aí, Edu!

    Valeu o apoio!

    Abraços

  18. Mais uma vez reitero a importância desta Ação como reação ao terrorismo da extrema-direita brasileira, que tem no patético Gilmar Mendes um dos seus jagunços. Eles estão desesperados, porque além de verem Dilma com vitória esmagadora apontada nas pesquisas dos próprios institutos conservadores, ainda percebem o crescente repúdio da população às “manifestações” dos seus filhinhos e netinhos, endinheirados e fascistas como os papais. ALÉM DISSO, A MAIOR MENTIRA DA HISTÓRIA DESTE PAÍS, COMO MUITO BEM COLOCOU MIRUNA GENOÍNO, A FARSA DO “MENSALÃO” É ESCANDALOSAMENTE DESMORALIZADA PELO TRATAMENTO OPOSTO DADO A CASO IDÊNTICO A ENVOLVER O PSDB(O “MENSALÃO” DO PSDB, TAMBÉM UM CASO DE CAIXA 2; MAS QUE AO CONTRÁRIO DO PETISTA, USOU DINHEIRO DE EMPRESAS PÚBLICAS; FOI DESDE SEU INÍCIO DESMEMBRADO, OU SEJA OS ACUSADOS SEM FORO PRIVILEGIADO FORAM ENVIADOS PARA JULGAMENTO NA JUSTIÇA COMUM, COMO MANDA A LEI, O QUE NÃO FOI AUTORIZADO NO CASO PETISTA. ALÉM DISSO, DOS DOIS ÚNICOS ACUSADOS QUE RESTARAM PARA JULGAMENTO NO STF, UM DELES, O DEPUTADO EDUARDO AZEREDO, ACABA DE RENUNCIAR AO MANDATO PARLAMENTAR E ASSIM PERDENDO O FORO PRIVILEGIADO, TERÁ SEU CASO REMETIDO À JUSTIÇA COMUM ONDE, APÓS QUATRO ANOS, VERÁ O CRIME PRESCREVER, POIS ATINGIRÁ 70 ANOS E PROVAVELMENTE, ALIÁS COM CERTEZA ABSOLUTA, SEU NÃO TERÁ AINDA SIDO JULGADO ANTES DISSO. COMO JÁ DITO, DIREITO QUE NÃO FOI CONCEDIDO A PETISTA COMO DIRCEU E DELÚBIO QUE, SEM MANDATO PARLAMENTAR, TERIAM QUE TER SEUS CASOS REMETIDOS PARA JULGAMENTO NA JUSTIÇA COMUM). Esse escândalo na diferenciação de tratamento dado a casos idênticos, além da promessa de “carreira” política de Joaquim Barbosa, jogaram a pá de cal da TOTAL DESMORALIZAÇÃO DESSA FARSA LEVADA A CABO POR NOSSA JUSTIÇA FASCISTA E POR UM STF QUE FUNCIONA COMO UM PARTIDO POLÍTICO DE EXTREMA-DIREITA, FUNÇÃO QUE, APESAR DE SEMPRE EXERCIDA PELO JUDICIÁRIO, FOI-LHE AMPLIADA PELA CONSTITUIÇÃO DE 88, UMA VEZ QUE, PARA GARANTIR A PRESERVAÇÃO DO STATUS QUO APÓS A SAÍDA DOS GORILAS DE FARDA, A DIREITA HIPERTROFIOU O JUDICIÁRIO, DANDO-LHE PODER DE INGERÊNCIA SOBRE OS OUTROS PODERES, PODER ESSE QUE SÓ AUMENTOU COM O TEMPO E TEVE SUA ATUAÇÃO INTENSIFICADA APÓS A CHEGADA DO PT AO GOVERNO FEDERAL, EM 2002, MOMENTO A PARTIR DO QUAL AS FORÇAS DO ATRASO INTENSIFICAM, ATRAVÉS DO JUDICIÁRIO, A SABOTAGEM ÀS PROPOSTAS DE MUDANÇA EM NOSSA ORDEM SOCIAL LEVADAS A CABO PELOS GOVERNOS PETISTAS. POR MAIS QUE SE TRATASSEM DE MODIFICAÇÕES NO MÁXIMO REFORMISTAS. NÃO É À TOA QUE, JUNTAMENTE COM A CONCENTRAÇÃO DA MÍDIA E DA TERRA, A OLIGARQUIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO É UM DOS MAIORES ENTRAVES À EVOLUÇÃO DESTA NAÇÃO E, ATRAVÉS DO COMBATE AO TERRORISMO DE UM DOS PRINCIPAIS AGENTES DESSE ATRASO, GILMAR MENDES, ESTE BLOG E OS OUTROS HERÓIS QUE PATROCINAM ESSA AÇÃO, ABREM UMA IMPORTANTE FRENTE DE LUTA E REAÇÃO CONTRA ESSA ATRASO, CUJA EXPRESSÃO DÁ-SE SEMPRE ATRAVÉS DE UM JUDICIÁRIO “POLITIZADO”, SOMENTE NO SENTIDO CONSERVADOR, MARCADO POR UMA ATUAÇÃO POLÍTICA CLARAMENTE GOLPISTA.

  19. Edu, só não entro nessa ação de interpelação ao gil-MAU por que estou DURO e enrolado com outros problemas !! Mas fiz uma PETIÇÃOZINHA DE IMPEACHMENT para o nefasto, e espero o apoio dos amigos navegantes do Blog. ASSINE JÁ !!!

    http://www.avaaz.org/po/petition/O_impeachment_do_Ministro_GILMAR_MENDES_do_STF_1/?eLCmUab

    “ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  20. Eduardo, não consegui efetuar a transferência da quantia necessária da minha conta corrente para a conta poupança porque o terminal do caixa eletrônico, entre outros dados, solicita o valor da variação da referida conta poupança e eu não tenho este dado em mãos. Você poderia me informar o valor desta variação para que eu possa fazer o depósito na referida conta?

  21. Estou e vivo em Tiradentes (MG) e ainda não recebi o e-mail do escritório de advocacia com as instruções para encaminhar a minha “Procuração”. Por favor, quero e vou participar desse “bom combate”, dessa jornada cívica. Meu e-mail é: [email protected]
    No aguardo!!!

  22. Edu,
    Também quero participar! Ainda tem tempo?
    Abraço
    Diogo

  23. Edu, quero entrar na ação contra o Gilmar Dantas….rs…..aguardo informações. Grande abraço!!!

  24. Prezado Edu, não recebi o e-mail… Abraços.

  25. Ainda não recebi a sua mensagem, Edu.
    Aguardo.

  26. Edu,

    Mandei email pra você sobre a participação do meu marido.
    Ainda não obtive resposta.

    Devido a correria e o carnaval, só vou fazer o depósito na quarta porque não temos bancos abertos até lá.
    Mas a outra documentação já está providenciada.

  27. E aí, Eduardo?

    O pessoal compareceu? Os advogados vão começar o processo?

    Abraço!

Trackbacks

  1. Escritório de advocacia que interpelar&a...
  2. Escritório de advocacia que interpelará Gilmar Mendes informa procedimentos | Blog da Cidadania | EVS NOTÍCIAS.
  3. Edu processa ministro dos HCs Canguru | Conversa Afiada
  4. Advogados farão interpelação judicial de Gilmar por acusação de lavagem de dinheiro em doações | Blog do Fajardo
  5. Escritório de advocacia que interpelará Gilmar Mendes informa procedimentos | Santa Luzia Empresas | Guia comercial da Cidade

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.