Saiba como está o processo de Interpelação de Gilmar Mendes – ATUALIZADO 22/02

Aviso

Atualização de 22 de fevereiro de 2014 às 12:00 horas

Concluída a lista dos que pretendem patrocinar a interpelação judicial do ministro Gilmar Mendes, neste sábado (22 de fevereiro) começam a ser disparados os e-mails com a procuração do advogado e as demais informações para iniciarmos a ação.

Foi criado um e-mail específico para essa ação, que será informado aqui nesta página neste sábado ou, no máximo, até o domingo. Espera-se que até segunda-feira (24 de fevereiro) todos os e-mails já tenham sido enviados.

Quem não receber sua mensagem até terça-feira (25 de fevereiro) por favor deixe comentário aqui no blog informando. O e-mail que você informou pode ter sido digitado errado. Ou mesmo pode ter havido algum erro da equipe que está trabalhando na logística do processo ao enviar esse e-mail.

Reitero a necessidade de irmos a fundo nesse caso. Acabo de ouvir na rádio CBN um comentário do jornalista Merval Pereira fazendo acusações graves aos que doaram aos condenados do mensalão – foi na mesma linha de Gilmar Mendes. Quem quiser ouvir, clique aqui

OBSERVAÇÃO: não deixe de ler as atualizações e os textos abaixo, importantes para a compreensão do processo todo. 

Atualização de 21 de fevereiro de 2014 às 10:00 horas

Devido ao prazo dado pelo banco para abertura da conta para arrecadação das cotas para a ação o prazo para envio do e-mail passa para 26 de fevereiro

Atualização de 20 de fevereiro de 2014 às 13 horas

Ainda está sendo composta a lista dos proponentes de ação de interpelação judicial do ministro do STF Gilmar Mendes pelas pessoas que doaram recursos financeiros a petistas condenados do julgamento do mensalão para fazerem frente às multas que lhes foram impostas pela corte que esse ministro integra.

Mendes será interpelado por ter levantado suspeitas de que essas pessoas que fizeram as doações fariam parte de um esquema de “lavagem de dinheiro”.

Há três senhoras que apoiam a ação judicial que me contataram através do Facebook e que estão me ajudando muito com a logística para confecção da lista de pessoas que proporão essa medida. Futuramente farei os devidos agradecimentos.

Como foi dito anteriormente, cada pessoa que deixou comentário neste post e no post do dia 14 receberá e-mail contendo a procuração para o escritório de advocacia que conduzirá a ação e as demais instruções necessárias.

Já temos contabilizados 350 nomes, mas faltam muitos, ainda. Só estão sendo considerados os que escreveram claramente que irão participar da ação. Quem fez comentário apoiando a ação mas não disse claramente se irá ou não participar não está sendo considerado.

Os que deixaram seus nomes e e-mails dizendo que querem participar da ação devem receber esse e-mail até sábado (dia 22) ou domingo (dia 23), no máximo. Quem não tiver recebido por favor deixe comentário neste post informando que não recebeu, mas só após dia 23.

Na semana que vem (do dia 24, segunda-feira, em diante), espera-se arrecadar dos patrocinadores dessa ação a cota de cada um para pagar os honorários do escritório de advocacia.

O e-mail que será enviado a cada um informará conta para depósito dos recursos que ainda está sendo aberta pelas pessoas que estão colaborando com a logística do processo. Será uma conta de poupança em nome de duas dessas pessoas e só as duas poderão movimentá-la, tendo que assinar juntas.

Concluída a arrecadação, o numerário será passado ao escritório de advocacia, que, incialmente, falou em vinte mil reais para conduzir a ação. Contudo, ficou de estudar uma redução desse valor. De qualquer forma, temos que ver quanto realmente iremos arrecadar…

Assim sendo, acredito que essa interpelação será efetivada na Justiça na segunda semana de março, já que teremos o Carnaval em alguns dias.

Quero concluir ressaltando que noto uma determinação muito forte em todos os que estão se dispondo a participar dessa empreitada. Considero extremamente positivo que seja assim. As pessoas não estão mais aceitando passivamente qualquer coisa.

Este post poderá receber novas atualizações ou, dependendo de quanto demore mais alguma notícia, poderá ser escrito outro post.

Meus cumprimentos a todos.

*

Observação: veja, abaixo, outras instruções que já foram passadas

—–

Post “Escritório de advocacia que interpelará Gilmar Mendes informa procedimentos”, publicado em 19 de fevereiro às 00:11 hs.

Na tarde da última terça-feira estive no escritório de advocacia Alonso Freire Chryssocheris Advogados Associados, que conduzirá a interpelação judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes por ter acusado de “lavagem de dinheiro” os cidadãos que doaram recursos financeiros aos condenados do julgamento da Ação Penal 470.

Este que escreve e outras duas pessoas interessadas em participar da ação fomos a essa reunião como representantes de mais de 400 pessoas que deixaram comentários neste blog manifestando desejo de participar da iniciativa.

O membro do escritório que se reuniu conosco foi o doutor Gilberto Paulo Silva Freire.

Peço atenção para as instruções a seguir, as quais serão enviadas por e-mail a cada um dos que manifestaram desejo de participar da ação.

Na reunião em tela foram tratados os seguintes temas:

1 – Quais os tipos de ação cabíveis;

2 – Quem pode participar da ação;

3 – Que dados dos interessados são necessários para participar da ação;

4 – Qual será o custo da ação.

Abaixo, as respostas a cada tópico

1 – As ações cabíveis nesse caso podem ser as seguintes:

  • Ação individual cível por dano moral
  • Ação coletiva cível por dano moral
  • Ação penal coletiva/individual
  • Interpelação judicial

2 – Qualquer cidadão brasileiro, de qualquer unidade da federação ou mesmo residente no exterior pode participar da ação. Doações feitas após as declarações do ministro e para qualquer dos condenados do mensalão também são válidas.

3 – Para participar da ação, o interessado deve responder ao e-mail que lhe será enviado por este Blog anexando cópias digitalizadas (em formato PDF) de seu RG, de seu CPF e da procuração ao escritório de advocacia, que deve ser preenchida e assinada.

4 – Se todos os que manifestaram intenção de aderir à ação realmente aderirem, o custo individual será extremamente baixo – algo em torno de 50 reais. Esse valor pode aumentar ou diminuir conforme menos ou mais interessados efetivarem sua participação.

A ação escolhida (tópico 1) foi interpelação judicial no próprio Supremo Tribunal Federal. Será uma ação coletiva, visando reduzir custos. Além disso, não haverá pedido de indenização, apenas pedido de explicações ao ministro Gilmar Mendes.

Ele deverá explicar que elementos tem para acusar os doadores aos condenados do mensalão de terem participado de esquema de “lavagem de dinheiro”, se realmente acusou esses doadores ou se levantou apenas uma hipótese, se partiu de algum indício concreto ou se, de forma incompatível com a sua posição, fez uma especulação de cunho político.

A partir daí, caberá aos demandantes decidirem se a ação prosseguirá ou se irão se dar por satisfeitos com a explicação do ministro.

A vantagem dessa ação é dar ao senhor Gilmar Mendes a oportunidade de deixar claro que deu as declarações que deu sem qualquer indício concreto, o que por si só servirá para esclarecer a sociedade que não existe nada contra as pessoas que, de boa-fé, fizeram suas doações.

Será aberta conta bancária para receber a cota financeira de cada interessado na ação, obviamente que seguindo todas as normas legais. Os dados da conta serão informados diretamente a cada interessado e lhe será remetida prestação de contas do valor arrecadado, via extratos bancários.

Atingido o valor necessário, a arrecadação será encerrada. Até porque, só os proponentes da ação terão acesso aos dados da conta bancária em questão.

Como precisaremos de um par ou dois de dias para abertura de conta e envio das centenas de e-mails em questão, pedimos paciência aos que estão cobrando as informações para efetivarem sua participação na iniciativa.

Pedimos atenção dos envolvidos aos seus e-mails. Quem tiver manifestado intenção de participar e não acusar o recebimento do e-mail em nome do Blog da Cidadania que por favor deixe comentário informando que não recebeu, até porque pode ter informado e-mail incorreto, por falha na digitação.

Está sendo composta uma planilha com nome e e-mail de cada interessado, que será complementada com as informações que cada um enviará em seu e-mail de resposta.

Reitero que precisaremos de algo como dois ou três dias para enviar o e-mail a cada interessado, a partir da data de publicação deste post.

Concluo cumprimentando a todos os que, com desassombro e determinação, aderiram a medida que, antes de tudo, é exemplo de exercício de cidadania e prova inconteste da boa-fé com que exerceram seus direitos constitucionais ao fazerem suas doações. Essa ação fará história. A cidadania se fará ouvir pelo Poder.