Barbosa, mídia e oposição temem que condenações de Dirceu caiam

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Em edição extraordinária, há que ressaltar fato de suma importância que foi ressaltado, pela primeira vez, pelo presidente do STF, Sua Excelência o senhor Joaquim Barbosa, assim que encerrou sessão da Corte que integra na qual oito réus da Ação Penal 470, vulgo mensalão, foram absolvidos da acusação de formação de quadrilha, precedendo explosão de fúria no Plenário.

Em seguida, o mesmo fato foi ressaltado, com diferentes graus de clareza, por dois jornalistas – um da grande mídia e o outro da mídia alternativa.

Em suma, como é vital usar clareza extrema para explicar situação que está deixando de cabelos em pé o mundo jurídico, o espectro político-partidário, a mídia e a própria Justiça, e diante da gravidade do que está ocorrendo, este Blog tentará dar a sua contribuição à necessária clarificação do fato.

Para resumir, Joaquim Barbosa e os jornalistas Eliane Cantanhêde, da Folha de São Paulo, e Breno Altman, do Site Opera Mundi, notaram bem as consequências da absolvição dos réus do “núcleo político” do julgamento do mensalão.

Barbosa pediu que anotassem que um processo estava começando com aquelas absolvições; Cantanhêde anotou o risco de Dirceu ser libertado e “santificado”; Altman explicou, claramente, fato que muitos notaram, mas que ainda esperavam para ver ganhar formas mais inteligíveis.

Agora, há que dizer claramente: Dirceu, acima de qualquer outro condenado na AP 470, pode pedir revisão criminal e pode ter chance de êxito porque, com a queda da tese de quadrilha, vem à tona o fato jurídico de que se uma quadrilha inexiste ele não poderia ter liderado e dirigido uma “organização criminosa”, conceito que é a base de sustentação de suas condenações.

A absolvição completa de Dirceu – difícil, mas agora não impossível ou tão improvável assim – produziria um terremoto político. Um homem que lutou contra a ditadura e foi preso e deportado volta ao país, ajuda a edificar um partido da envergadura do PT, é preso de novo, agora sob acusações falsas, e a história termina (?) com a sua inocência restaurada.

Dali em diante…

Complete você, leitor, o parágrafo anterior… Até rimou.

Tags: , , , , , ,

163 Comentário

  1. É carnaval, e o 2474 vem aí, olê, olê, olá!!!!!!!!

  2. Boa tarde Edu.

    De uns tempos para cá, começaram a surgir, entre meus contatos do FB, um movimento que prega a volta dos militares. Hoje mesmo(02/03) duas postagens, uma que remete a uma página da Sociedade Militar(sociedademilitar.com.br) em que um generaleco, um tal de Paulo Chagas, prega abertamente o golpe militar no país, com inúmeros comentários a favor. Em outra aquele “jornalistazinho” Luis Carlos Prates, em seu comentário de hoje, segue o link http://www.youtube.com/watch?v=mSLDukpvPdE, discorre a mesmo cantilena, convocando os “ombros estrelados” para tomarem conta do país.
    Tchê, é algo que nunca imaginei que veria, depois de ter passado boa parte de minha adolescência durante a ditadura e de ter visto e ouvido todas as atrocidades cometidas durante o regime militar. Ler e ouvir gente que supostamente se diz esclarecida pedir e apoiar um golpe tão explicitamente. Realmente é assustador!

  3. O melhor disso tudo é saber que a injustiça tem prazo de validade, já a Justiça é terna e eterna.

  4. O Babosão, já integrado totalmente no grupo da neo-UDN, vai pastar como condenado toda a safadeza que perpetrou. O Babosão achava que a história do Rei Sol se repetiria com ele, cabecinha fraca e prepotente. E fez o que fez achando que estava a cima da Constituição e de todos, cabecinha fraca e fascista.

    José Dirceu terá a sua imagem engrandecida, possível candidato a presidente em 2018, para isto tem que deixar de ser lobista de alguns interesses empresariais e se tornar lobista dos direitos sociais do povo em geral.

  5. Os juizes q votaram pela condenação do Dirceu e dos demais MENSALEIROS nao cairão nessa fanfarronice. Isso ja é mais que delirio de voces!

    Não se esqueçam que bem antes de Dirceu poder estar na rua de novo, teremos o povo na rua, em Março.

  6. Tenho tentado arregimentar pessoas para fazermos uma Ação Popular com efeito de Rescisória.

    É cabível e temos elementos de sobra para anular o acórdão prolatado.

    A Ação Popular é um direito de qualquer brasileiro;
    Tem a questão do patrimônio, mas a Lei não diz qual patrimônio. Acho que o maior patrimônio a ser defendido é o estado democrático de direito;
    Para o efeito da Rescisória, seria em razão de fatos novos, eis que, o laudo 2.828 estava escondido no 2474, portanto, provas novas que não foram apreciadas sequer pela defesa;

    Após o julgamento dos Embargos Infringentes, acredito que o acórdão seria anulado por 6 x 5;

    Acredito nesta saída.


  7. “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer.


    “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X.



    Ley de Medios Já ! ! ! . . .



  8. Dali em diante ele será eleito o próximo Presidente da República em 2018, recuperando o cargo que deveria ter sido dele em 2010 e comandando este país rumo a uma opção política verdadeiramente de esquerda, a qual, sem dúvida alguma será bem menos “moderada” do que as anteriores, não porque Dirceu não seja um “moderado” (foi a moderação política dele e de Lula que permitiram ao PT romper o isolacionismo e transformar-se num partido viável eleitoralmente, dentro da correlação de forças existente, para triunfar em 2002), mas porque o país já terá dado passos mais consistentes em relação a um modelo de desenvolvimento nacionalista e popular e porque esse novo cabedal de injustiças de que foi vítima ajudarão a sedimentar mais ainda em Dirceu a certeza de que não se pode vacilar com a direita(Dirceu poderia ter recusado um empréstimo a Globo em 2003, quando era Ministro da Casa Civil de Lula, e apostou na “conciliação” para salvar da falência aquela que seria seu maior carrasco anos mais tarde)e a única forma de conviver-se com ela é derrotando-a. Além disso,OS RESPONSÁVEIS POR ESSE CRIME POLÍTICO, CHAMADO DE “MENSALÃO”(A MAIOR MENTIRA DA HISTÓRIA DO BRASIL)SERÃO PRESOS E CONDENADOS À CADEIA E À EXECRAÇÃO PÚBLICA. ISSO TANTO OS “EXECUTORES” VISÍVEIS, COMO OS QUE OS COMANDAVAM. OU SEJA, JOAQUIM BARBOSA, GILMAR MENDES E TODO O STF(COM AS HONROSAS EXCEÇÕES DE LEVANDOVSKY, BARROSO, ZAVASCKY E TOFFOLLI, ESTE ÚLTIMO SÓ EM ALGUNS MOMENTOS); COMO TAMBÉM OS “JORNALISTAS” AMESTRADOS DA MÍDIA CONSERVADORA(TE CUIDA, MERDAL PEREIRA!) E PRINCIPALMENTE OS PATRÕES DESSES SAFADOS, OU SEJA, OS BARÕES DA MÍDIA, OS EMPRESÁRIOS, OS LATIFUNDIÁRIOS, OS ADMINISTRADORES DAS MULTINACIONAIS E BANCOS ESTRANGEIROS, OU SEJA, NOSSA CLASSE DOMINANTE E SEUS DESPACHANTES(OS “DANIEIS DANTAS” DA VIDA!)IRÃO FINALMENTE PAGAR PELO QUE FIZERAM NESSA TENTATIVA DE GOLPE POLÍTICO, QUE COMEÇA A SER DESMASCARADA MAIS CEDO DO QUE SE PODERIA PENSAR, E PELO QUE FAZEM DESDE SEMPRE CONTRA O POVO BRASILEIRO. Parece utópico e distante? Garanto que também pareciam igualmente distantes o desmascaramento jurídico dessa farsa no próprio STF, já em adiantado processo de conclusão após a absolvição dos réus pela farsa da “formação de quadrilha”; e a decretação da inocência de José Dirceu, cuja plausibilidade fica cada vez maior, conforme análises realizadas até mesmo pelos “jornalistas” amestrados da mídia fascista. Eles não perdem por esperar!

Trackbacks

  1. Barbosa, mídia e oposição ...
  2. Barbosa, mídia e oposição temem que condenações de Dirceu caiam | Blog da Cidadania | EVS NOTÍCIAS.
  3. Barbosa, mídia e oposição temem que condenações de Dirceu caiam | Blog da Cidadania | O LADO ESCURO DA LUA

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.