Protesto contra Copa revolta população em São Paulo

25 de janeiro de 2014. Cheguei por volta das 17 horas à avenida Paulista para cobrir o protesto contra a realização da Copa do Mundo no Brasil que partiria do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e se espraiaria pelo centro velho da capital, onde, para variar, terminaria mal.

Naquele momento, encontro a pista sentido Consolação interditada pela Polícia Militar, que, organizada em forte aparato, inclusive com cobertura de dois helicópteros, acompanhava a concentração em frente ao museu.

Quando cheguei, havia cerca de 300 manifestantes. Em algum tempo mais somavam uns 700, na melhor das hipóteses.

Para compensar o pequeno número, deixaram deserto o vão livre sob o Masp e ocuparam a pista dos veículos de forma a atrapalhar o trânsito e produzir sensação de maior número, até porque se misturavam com os transeuntes.

Na quase totalidade, eram estudantes universitários de classe média e alta. E alguns poucos homens e mulheres maduros e do mesmo estrato social. E muita polícia. Provavelmente, metade do número de manifestantes.

Conversei com vários integrantes do movimento, mas nenhum quis gravar entrevista. Contudo, consegui a informação de que, em grande parte, eram militantes do PSOL, do PSTU e da Rede (de Marina Silva).

Cartazes contra políticos, só vi contra Lula e Dilma.

Vários manifestantes estavam mascarados. Alguns começaram a vestir máscaras. Pouco antes das 18 horas, começaram a caminhar no sentido Paraíso, pela pista sentido Consolação.

Naquele momento, reparo que os transeuntes da avenida estavam todos do lado oposto dos manifestantes, na calçada da pista sentido Paraíso. Quase em frente ao Masp, um bar reunia dezenas de pessoas. Ouviam pagode, tomavam chope e comiam carne que o bar assava na churrasqueira que pôs na calçada.

Aproximei-me do bar e comecei a conversar com as pessoas. Quase nenhuma me permitiu gravar. Tive que pedir a mais de dez pessoas até encontrar quem aceitasse. Porém, recusaram-se a dar nomes.

Absolutamente todas as pessoas com quem conversei disseram que querem a Copa no país. E disseram que nem dão bola para essas manifestações que acontecem toda hora e que são “esquisitas” e “violentas”.

Entrevistei uma moça e um casal. A mulher do casal deu-me um depoimento interessante. Disse que quando Lula conseguiu que o Brasil sediasse a Copa, todo mundo aplaudiu. Ninguém falou nada. Agora já não haveria sentido em protestar.

Disse mais: que repudia os black blocs. E manifestou desconfiança de quem esconde o rosto.

Quando a manifestação chegou ao cruzamento da avenida Brigadeiro Luiz Antônio com a avenida Paulista, desceu a transversal rumo ao centro velho da cidade. No caminho, foi se dispersando.

Infelizmente, acabou a bateria do celular e não pude mais gravar imagens. Foi uma pena, porque os manifestantes passaram a promover arruaças.

Na avenida da Consolação, por exemplo, incendiaram lixeiras, quebraram vitrines e acuaram um homem em um fusca e lhe incendiaram o veículo. Desesperado, ainda tentou salvar o veículo. As pessoas gritavam para que saísse de perto, pois poderia explodir.

O sujeito sentou na calçada e pôs a cabeça entre as mãos. Estava chorando.

Os transeuntes, assustados e revoltados, pediam providências das autoridades. O clima de revolta no comércio e entre os que passavam podia ser sentido ao toque da mão.

Claro que não passa de uma percepção, mas acredito que essa tática do grupo “Não Vai Ter Copa” está sendo muito mal recebida pela sociedade. O efeito eleitoral que os grupos políticos por trás desse movimento pretendem pode se mostrar inverso ao que buscam.

*

Assista, abaixo, a compilação dos vídeos que consegui gravar com meu celular

ATENÇÃO: abertura do vídeo está com data errada (25-01-2013). Editei o vídeo e coloquei mensagem informando data correta (25-01-2014), mas essa etiqueta não aparece em celulares e tablets

 

248 Comentário

  1. Amigos fiquei sabendo de uma campanha ”vai ter fusca” coloquem a ideia em prática , vai servir pra mostrar que tem gente de fato contra esse tipo de manifestações..eu colaboro , talvez em vez de fusca quem sabe uma pick up , para atender melhor o serviço de serralheria do senhor itamar Santos.

    • Também quero saber como se colbora com o Sr.Itamar.

    • Sim. Vamos todos colaborar. Mas acho que, além disso, o Sr. Itamar deveria acionar o Estado (governo de SP) por não ter lhe garantido segurança (ele não foi vítima de um acidente mas de um ato que estava sendo “controlado” pela PM) e acionar tb os black-blocs (deve haver uma pessoa física ou jurídica que possa ser associada a essa gang criminosa, não é possível que eles sejam tão anônimos assim). Mas como esses processos são naturalmente demorados (e dependendo dos envolvidos mais ainda) e o Sr. Itamar precisar voltar a trabalhar já, é uma boa ideia a campanha de arrecadação.

  2. Se havia algum segmento importante da sociedade (o que não é o caso) que gostaria de questionar a candidatura do Brasil como país-sede da Copa do Mundo (o que não houve), deveria ter se manifestado à época e não agora às vésperas de uma competição apoiada pela maciça maioria da população e que trará incontáveis benefícios para o país.
    A conclusão, indiscutível, é que interesses estranhos ao país movem os “manifestantes”.

    • tremenda BOBAGEM

      Aqui, nem com a privataria da VALE “segmentos da sociedade” foram ouvidos ..aliás, NUNCA aqui ninguém é ouvido pra nada, pois quem chega lá sempre tem carta BRANCA pra mandar à vontade (e o interessante é que mesmo assim pouco ou nada muda) .

      Hoje o que interessa é o seguinte :

      O processo esta sendo transparente ?

      O que fazer com os desvios, atrasos e aditivos ? Haverá punição aos culpados ou tudo será esquecido (pra variar) ?

      O que fazer com a GRANA do ESTADO que foi dada (roubada, em termos práticos) pra obra de estádio, pra clubes particulares ?

      Houve ilícitos, ilegalidades, incompetência ou apenas “imoralidades” passíveis de censura política ?

      Quanto ao país ganhar ? outro equivoco ..esta é a copa mais cara da história ..nem pras 2 últimas que saíram pela metade, e que usaram menos muito menos estádio, houve retorno ..isso é mentira, tudo só faz parte do velho e bom “pão e circo”, nada mais

      Aqui a coisa ainda é pior se pusermos na conta a queda da produtividade e os feriados forçados que teremos ..quem viver verá

      Ganharam mesmo, aqui, muitos políticos, a máfia futebolística, e os chineses que parece, estão atendendo a maioria das encomendas, indo de material esportivo a lembrancinhas tb.

      • Hoje acordei decidido a ler um post do Romanélli.

        Pensei: não é possível que esse cara só escreva bobagem. Alguma coisa boa o Romanélli tem que produzir.

        Coloquei um café no copo, sentei-me, liguei meu PC, como sempre, fui à barra de favoritos e cliquei em “Blog da Cidadania”, abri a página “Protesto contra Copa revolta população em São Paulo” e logo no quarto comentário lá estava o dito cujo, o Romanélli.

        Pensei: é hoje é agora que ou aprendo algo que preste ou leio só bobagem.

        Comecei a ler, mas logo no primeiro paragrafo, a sentença: “Tremenda bobagem”. Fiquei por ali.

        Fui.

      • ai tu comparas a venda da vale com a escolha da sede da copa.
        belo começo de comentário.

        alguns dados sobre essa “robalheira” e “desvio de verbas” fariam seu discurso muito mais convincente.
        não que não acredito em você, mas parece sabe o que? um baita MIMIMI

      • Olha o velhaco se entregando: queda de produtividade e feriados forçados…..
        Palhaço, feriado forçado só agora que tu tá aposentado?
        Quando era empregado não era forçado não, né, romané?
        Cretino!

  3. Eduardo, pode até ser que tenha a mania de “teoria da conspiração”, mas certas coisas não batem corretamente. Para entender o meu lado, veja o post que coloquei no Amorim –
    “Ando desconfiado que o movimento black bloc é a TFP sob nova embalagem. Senão vejamos, os indivíduos são presos e logo liberados. Nenhum nome na imprensa, nem dos caras nem de suas famílias.
    Ora, a polícia do Alkmim não é de fazer gracinha, então porque o tratamento diferenciado com estes vândalos. Em contrapartida, um mequetrefe que não estava encapuzado, portanto, não era do grup, levou dois tiros e está em risco de vida.
    Cosa ne pensa!”

    • Eu também acho estranho.

    • Por outro lado, se os caras presos fossem da esquerda, seus nomes, CPF, restaurante preferido, família já estariam em letras garrafais em todos os jornais.
      A MP de São Paulo então, estaria ativa com seus autos de indiciamento.

  4. Parabéns pelo ativismo Eduardo! O video e os textos ficaram ótimos. Realmente temos que gritar bem alto que esse pessoal não representa a maioria do povo brasileiro; que seus métodos são autoritários. Felizmente, na blogosfera esta discordância com a extrema esquerda e extrema direita está ficando cada vez mais clara e poderosa. O que sinto junto aos meus colegas de trabalho é o total repúdio a estas manifestações sem sentido e violentas. Em tempo: eu vou pra Copa!!!!! Partiu Brasília!!!

  5. “acuaram um homem em um fusca e lhe incendiaram o veículo”.

    Essa afirmação está incorreta. Veja o depoimento do dono do Fusca.

    http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&vid=a156f3d0-9199-c2fa-2fc4-98be7457d4d5&from=sharepermalink&src=v5:share:sharepermalink:uuids

    E aqui a sequência de fotos:

    https://www.facebook.com/jornaland/posts/594832833944390

  6. Comungo com a idéia de que se faça uma vaquinha para comprar um fusta para esse cidadão. No mais Essa cacalhada de maquetrefes recebe tratamento diferenciado da polícia paulista? Que diabos está por trás dessa sacanagem?

  7. Fora de pauta:
    Está circulando na Internet que o Brasil pediu 572 milhões de dólares para o FMI para pagar o Bolsa Família e que doou 6 bilhões de dólares para Cuba e Angola?
    Alguém pode confirmar isto?
    E qual a fonte?
    A Secom nunca informa nada. Parece que ninguém vê a Internet.
    Abraços

    • Coisa de maluco. O Brasil tem 400 bilhões de dólares de reserva e o orçamento do Bolsa Família ultrapassa 20 bilhões de reais

  8. Manifestantes violentos e – não se esqueçam dela – a polícia não vão sossegar mesmo quando produzirem o primeiro cadáver. Aí é que vai haver pretexto para mais e maiores manifestações. Claro que a oposição direitista e esquerdista ao governo federal e ao PT vai se aproveitar disso, embora não possa assumir que deseja o quanto pior melhor. Agora, dizer que só há filhinho de papai e estudante de classe média entre os manifestantes e os “brocopreto” não é verdade: tem de tudo, inclusive garotada pobre, negra, mestiça, das favelas e periferias também. Aliás, o garoto de 22 anos, baleado covardemente pela PM de SP, em estado grave no hospital, é um jovem trabalhador: estoquista nos Armarinhos Fernando.

  9. TEM A DIREITA MISTURADA COM CERTEZA

  10. Eu quero contribuir para devolver ao Sr. Itamar o Fusca que os contracopa incendiaram. Essa turma não é contra a Copa é contra o Brasil.

  11. Para estes black bostas de merda, covardes, canalhas um fusquinha é símbolo de exploração capitalista???? Estou de saco cheio destes bandos de merdas e também de uma pequena parcela de inocentes e burros da própria esquerda que ficam cheio de análises sociológicas para explicar as atitudes destes bandidos que tem que entrar na porrada, não adianta gastar dinheiro público com cadeia para esta turma que, depois de quebrar grandes símbolos da exploração capitalista, como latas de lixo, pontos de ônibus, fusquinhas, etc vão fazer um lanche no mac donald de algum shoping e postar fotos nos seus brinquedinhos eletrônicos. Sinto muito, mais não dá mais para ficar passando a mão nestes estrumes, não tem dialogo, para estes covardes é cacete mesmo. Podem me criticar mais é a unica linguagem que estes degenerados entendem.

  12. Edu, quero coloborar para o Srº Itamar adquirir outro fusca. Divulgue a conta corrente ou a poupança para depósito.

  13. Edu, mais uma vez você relata muito bem o que acompanhou ao vivo.

    Deflagrar o puro e simples caos é o objetivo deste bando nascido de uma mistura para lá de lamentável, analfabetos políticos nutridos com ração de ódio a anos pela mídia anti-PT + militantes da esquerda idiotificada nacional.

    Esta máquina de ódio vai simplesmente passar por cima de qualquer coisa, assim como quase matou os ocupantes do Fusca, vai fazer de tudo para provocar algo semelhante ao que esta ocorrendo na Ukrania.

  14. O Governado Alkminn está claramente sabotando o PT federal e municipal, mas o PT é covarde mesmo e não vai reclamar.

  15. E agora ???
    Como ficamos?

    “Um senhor amedrontado, que dirigia um fusca onde estava sua família, tentou atravessar o fogo de uma barricada mas um colchão ficou preso embaixo de seu carro, sem notar o ocorrido e visivelmente atordoado, ele não desceu do carro para ver o que acontecia, ao perceber que o motorista não respondia aos alertas de que deveria sair do carro, fotógrafos e manifestantes retiram sua família salvando todos do fogo, na proximade da Praça Roosevelt, em São Paulo.

    A sequência de fotos é explicativa. As manchetes dos grandes jornais e TVs anunciam, desde ontem, que o carro em chamas foi fruto de um “ataque” e “incendiado por manifestantes”, o que é uma farsa, já que ninguém ateou fogo no veículo.

  16. PSTU e PSOL linhas auxiliares da extrema direita,não surpreende,ate mesmo porque Marina Silva representa o que ha de mais atrasado no pais e o seu partido se é que aquilo que ela diz ter criado é um partido,Rede de sei lá o que,tambem fazer parte das linhas auxiliares da extrema direita não surpreende.É essa a famosa turma do quanto melhor pior.E isso corrobora a minha tese de que o movimento ¨Não vai ter Copa¨não é e nem nunca foi contra a copa,o movimento é em primeiro lugar contra o Brasil,contra o povo brasileiro,contra os avanços dos ultimos onze anos e por conseguinte contra o PT.Todo mundo já está careca de saber que é um movimento golpista,porque a direita sabe,juntamente com as forças que a apoiam,que Dilma Rousseff é imbativel nas urnas,portanto,dificilmente será derrotada é por tanto a tese do vale tudo,desde que o PT e portanto Dilma sejam derrotados.

  17. Black Bloc é ESPANCADO por multidão na Praça da República
    Grupo de homens se revoltou contra manifestantes, iniciando um tumulto no intervalo entre os shows de Paulinho da Viola e Os Opalas na Praça da República – – – – – http://www.youtube.com/watch?v=InVfaw_vz4A

  18. como é pra dar uma força pro itamar?

  19. Caro Edu, com uma oposição sem proposta, sem voto, sem rumo, o unico meio de conseguirem voltar ao poder é desestabilizando as forças progressistas, usando na minha opinião, táticas de terrorismo através dos Black Blocs para causar pânico junto a população e a idéia de que o País está um caos. Um aviso de um cidadão de bem para os Black Blocs, o feitiço pode virar contra o feiticeiro, fazendo com que o cidadão se revolte e passe a se confrontar com esses bandidos mascarados.

  20. Alguém sabe se aquele coxinha baleado morreu?

  21. Se o governo federal perderem as eleições por falta de empenho na área das comunições,ainda sabendo nós, que são jorrados bilhões de dinheiro nos cofres do PIG,vai ser um desrespeito total com os que morreram e os que não morreram lutando contra a ditadura e contra também a todos os militantes de esquerda que a anos a fiu vem tramando uma luta incansável para que tudo que foi conquistado até aqui desde 2003 não seja em vão;E se o governo não tomar nenhuma providencia e perdemos as eleições por falta de uma ação mais dura contra o PIG,aí eu desisto,porque,uma coisa e você morrer lutando e perder,outra e morrer sem tentar nada,jogar tudo o que foi conquistado até agora no lixo,o governo esta pensando que o PIG ,vai se arrepender,vai ficar bonsinho,que vão se desgastar ate outubro,não vai mesmo,isto faz parte da natureza deles.

  22. Defender o roubo do governo para construir estádios é patifaria

  23. … E que o Guitarrista da banda EXCOMUNGADOS não tome tento pois fica batendo no peito orgulhoso por ter queimado o carro da TV RECORD e subido status no BLACK BLOC. E que o VOCALISTA dessa banda PEKINEZ GARCIA tome tento e pare de organizar quebra quebra… queremos a prisão de incendiários…(obs: esses são os mesmos que estavam presentes na morte do punk JOHNI RAONI GALANCIAK/vide google)

  24. Nada mais do que a verdade. Também arrumamos um jeito de protestar! http://www.youtube.com/watch?v=f1Bnohz4aVc #governapramim

Trackbacks

  1. Protesto contra Copa revolta populaç&ati...
  2. Protesto contra Copa revolta população em São Paulo | Blog da Cidadania | EVS NOTÍCIAS.
  3. Blogueiro cobre protesto coxinha contra a Copa | TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.”
  4. Protesto contra Copa revolta populaç&ati...
  5. “Não vai ter Copa” é do PSOL, Rede e PSTU | Conversa Afiada
  6. Polícia versus Black Blocs: o clássico da ignorância | kimparanoid
  7. xibaraua
  8. REDE, PSOL E PSTU – Eduardo Guimarães desmascara protesto da extrema direita | xibaraua
  9. Caem as máscaras das aves de arribação | Ficha Corrida

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.