Irmão de Tuma Jr. afirmou que a ditadura ia matar Lula

A edição desta semana da revista Veja lançou o livro Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado, de autoria do ex-secretário nacional de Justiça (2007-2010) Romeu Tuma Júnior. Na obra, o ex-delegado da Polícia Civil e ex-deputado acusa o ex-presidente Lula de ter sido “informante” da ditadura militar (1964-1985).

Essa historieta de Tuma Júnior – entre outras que conta em seu livro recém-lançado e que, por si só, é altamente inverossímil, pois Lula foi um notório antagonista da ditadura e se projetou na política justamente por tê-la enfrentado com destemor –, ganha, agora, um novo componente que a torna ainda mais frágil.

Reportagem do portal UOL sobre a missa de sétimo dia do ex-senador Romeu Tuma, falecido em 2010, mostra que a ocasião foi marcada por uma revelação: o irmão de Tuma Júnior, o médico Rogério Tuma, ao discursar para os presentes contou, emocionado, que o pai salvou Lula de ser assassinado pelo regime militar.

Ora, se um dos filhos de Romeu Tuma diz que ouviu do pai, quando vivo, que a ditadura queria assassinar Lula – obviamente pelo notório enfrentamento que lhe deu –, como é possível que tenha dito ao outro filho (Tuma Júnior) que Lula serviu a essa mesma ditadura como “informante? É óbvio que um dos dois está mentindo.

Confira, abaixo, a reportagem do UOL em que o médico Rogério Tuma faz a revelação supracitada. A dica do vídeo é do leitor Nelson Efraim

 

 

Tags: , , , , ,

102 Comentário

  1. Não há contradição entre as situações, a ditadura poderia querer assassinar o Lula, afinal ele incomodava bastante a ordem vigente, e podia ser um risco político. Mas se o Sr. Romeu Tuma, um policial experiente, chegasse a conclusão de que ele podia ser útil? se ele conseguisse controlar a massa operária? criar uma oposição manipulável e não socialista? Por isso peço aos petistas que analisem com cuidado as acusações pois elas são verossímeis.

    • Mas, porque ele não falou isso antes mesmo quando o LULA foi candidato nas primeiras vezes ou antes mesmo dele ir trabalhar para a Secretaria Nacional de Justiça ? Não acredito que iriam usar justamente o LULA, mesmo porque esse indivíduo tem ficha mais suja que o LULA e disse que trabalhava como investigador quando tinha 16 anos e meio como poderia isso? Ou mesmo será que o Tuma ia querer seu filho exposto num ambiente como aquele da época….me poupe.Existem pessoas que recebem ou são incentivadas a sair do ostracismo e tentar ganhar notoriedade e dinheiro, ás custas de imagens e pessoas em evidência e famosas.

      • Em Washington, DC, nos Estados Unidos ha um museu, ‘SPY MUSEUM’, onde pode-se ler, em um dos quadros expostos, que a CIA tem ‘…aproximadamente 5.000 espioes cujas idades variam dos 13 aos 75 anos, espalhados pela cidade…”. Dito isso, e destacando a relacao existente entre os ‘servicos de inteligencia americano e brasileiro’, durante a ditadura militar, e OBVIO que o Tuma Filho pode, SIM, ter sido investigador auxiliar do pai, enquanto o Lula fazia-se de vitima!

    • Uma acusação deste nível, a mídia que se julga competente
      mais que nao percebe que é usada pelos mais reles políticos no sentido de
      que algum laranja cochicha no ouvido de um inocente jornalista
      e este na ânsia de aparecer publica noticias sem toral lastro.
      Se o próprio irmão sobre o mesmo assunto, afirma coisa contrária
      com certeza neste angú tem caroço.
      Nao esqueçamos da família COLLOR.
      Um mafioso (chines) ao ser preso e que seu único telefonema
      pedindo ajuda, na frente da Polícia Fedral, é justamente para um
      amigo delegado(Tuma Jr), no mínimo, como diz o Zagalo:
      É ESTRANHO
      E que por isso foi demitido.
      Acredito que quem mais perdeu, foi a propria midia, que passa
      ficar desacreditada, já que o livro, ja está destinado ao naufrágio
      por ter sido contestado pelo próprio irmão do autor.
      Sabemos tbm que interessados, é o que não falta:
      trens, perpetuação paulista etc.

      • Como pode um filho tentar praticar uma vingança desonrando o pai falecido ?
        Acredito no filho médico. Os mortos não falam.

  2. Caro Edu,
    Não concordo com sua frase “é óbvio que um dos dois está mentindo”, embora reconheça que é uma forma delicada de você apontar o verdadeiro mentiroso nessa história inverossímel. A minha discordância limita-se a obviedade que aponta a falsidade informativa contida no livro recém-lançado, levando em conta a dramaticidade do momento em que o filho médico faz a sua declaraçao, e a espontaneidade de sua atitude. Já o comportamento do segundo filho é ditado por interesses contrariados e apoiado por esse coisa estranha, a qual denominamos de Editora Abril.

  3. Edu…o 247, afirma que o Tuminha, escreveu o Livro Bomba,apoiado pelo PHA e Mino…PH diz que: o 247 é do Dantas…afinal,entre fatos e boatos ,o que existe de fato? Um jogo de cartas marcadas e nós somos o coringa?Ou uma disputa de poder entre blogueiros que não vai ajudar em nada à população!? Transparência Brasil`, é mais que uma proposta,é um forma nova de fazer e trabalhar a política.Nós precisamos de respeito!

  4. Um cão de guarda do que de pior havia nos órgãos a de repressão que protegiam os c orruptos que ocuparam o poder no golpe de 1964.Precisa ser investigada a dimensão do material(documentos) da repressão que esse execrável indivíduo ocultou ou mesmo deu sumiço.

  5. Acredito no filho médico e não entendo o filho Junior, pois os mortos não podem falar para se defenderem.

  6. O Tuminha do livro, está muito desorientado e enturmou-se com o cínico sociólogo fhc(minúsculo) e com o Aético Neves, e está a atirar por todos os lados.
    A verdade é que ele foi pego com a boca na botija com seu parceiro, o contrabandista CHINEZ Paulo Le, e foi mandado para o olho da rua.
    Agora virou ídolo da grande imprensa podre(PIG).

  7. O que me admira em todo esse episodio, é que por muito menos do que fez Lula, muitos foram presos, torturados ou extraditados. Se Lula incomodava tanto porque não o extraditaram? Pelo menos isso. Se foi preso, com certeza, nunca foi torturado. Porquê? Nesse contexto não parece que ele incomodava tanto.

Trackbacks

  1. Irmão de Tuma Jr. afirmou que a ditadura...
  2. Irmão de Tuma Jr. afirmou que a ditadura ia matar Lula | EVS NOTÍCIAS.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.