Acabou a festa dos provocadores no Blog

Aviso

 

Atendendo aos leitores que vêm comentar neste blog com a finalidade de opinar sobre as postagens dentro de padrões de civilidade aceitáveis, comunico que, a partir de agora, serão vetadas as provocações baratas que visam, pura e simplesmente, causar desconforto a quem tem condições intelectuais de discutir qualquer coisa.

Até recentemente, as provocações vinham sendo aceitas em benefício da pluralidade, sendo entendidas como discordância, apenas. Contudo, a condescendência do Blog para com esse tipo de atitude animou àqueles que não querem discutir nada, não querem comentar o que aqui é publicado, mas, tão-somente, fustigar quem concorda com a linha editorial da página.

Esta não é a primeira vez que tomo essa decisão. Anteriormente, já comunicara decisão semelhante. Contudo, a regra foi sendo flexibilizada sob uma visão do autor do Blog de que opiniões divergentes enriquecem o debate.

Infelizmente, os discordantes que vêm aqui dificilmente têm algum contraponto inteligente a fazer. Não oferecem argumentos e, em vez deles, provocam leitores que concordam com o Blog de forma a que percam a paciência e acabem entrando no jogo que esse tipo de gente quer promover.

Agora acabou. É óbvio que ninguém será impedido de discordar, mas desde que o faça de forma respeitosa e com argumentos sérios. Para o comentário discordante ser aceito terá que ser feito com inteligência, o que, infelizmente, ao menos em um primeiro momento irá fazer a discordância que há aqui simplesmente desaparecer.

Vale comentar que não é segredo para ninguém que este Blog, apesar de não ter vinculações político-partidárias ou com governos, simpatiza com o projeto político-administrativo do governo Dilma e do PT. Ponto.

Contudo, nunca houve, por aqui, concordância incondicional tanto com o governo quanto com o partido supracitados, os quais incontáveis vezes já foram alvos de críticas nesta página. Só devo esclarecer que não sinto obrigação de discordar. A discordância pode eventualmente ocorrer, mas nunca será um requisito.

Assumo posições políticas porque uma das críticas que mais faço à mídia convencional diz respeito à tentativa dela de enganar seu público ao se fazer passar por “isenta”. Desde que esta página entrou no ar – há quase nove anos –, sempre assumi minha posição política. Em respeito ao leitor.

Com efeito, não existe jornalismo isento e jornalismo militante; o que existe é jornalismo que assume sua posição política e jornalismo que a dissimula partindo do princípio de que pessoas que se informam sobre tal assunto possam ser tão ingênuas a ponto de se deixarem enganar por isenção de fancaria.

Discordância é boa. Apontar falha na argumentação ou na informação divulgada em qualquer fórum de debates o enriquece. Admiro quem é capaz de discordar de forma inteligente, sem apelar ao baixo nível para se opor a qualquer coisa.

Este Blog tem recebido provocadores de dois tipos, o militante e o espontâneo. O militante é pago para perturbar; o espontâneo apenas tenta retaliar intelectualmente a todo aquele de quem diverge. Ambos estão sendo sumariamente vetados, neste espaço. Que vão despejar seu lixo intelectual em outra freguesia. Aqui, não mais.