Laudo diz que Genoino NÃO pode voltar para a cadeia

 

Uma junta médica do Hospital Universitário de Brasília avaliou a saúde de José Genoino no último sábado e produziu um laudo que servirá de base para que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, decida se o petista continua em prisão domiciliar ou se volta para a cadeia.

O resultado desse laudo foi divulgado na tarde da última terça-feira em portais de internet e repercutido pelos telejornais da noite. De forma unânime, tanto os portais da grande mídia quanto os telejornais apresentaram esse resultado de forma distorcida.

Manchete do portal UOL, por exemplo, afirmou que o “Laudo diz que prisão domiciliar para Genoino não é imprescindível”. Com poucas variações, o documento foi interpretado da mesma forma por todos os outros grandes portais e pelos telejornais.

Que conclusão, leitor, você tira dessa manchete? Ora, se a “prisão domiciliar para Genoino não é imprescindível” isso quer dizer que ele pode voltar para a cadeia, certo? Errado. O Blog teve acesso à íntegra do laudo médico em tela e, com base nele, formulou essa conclusão.

A avaliação da saúde de Genoino foi levada a cabo no terceiro dia após ele ter sofrido internação hospitalar de urgência por conta de uma crise de hipertensão arterial. O documento diz que, agora, ele está bem e que sua cardiopatia, neste momento, não é grave.

Lendo o documento, descobre-se que o petista relatou aos médicos que o examinaram que “Em meados de 2012” submeteu-se a um “check-up clínico geral e cardiológico” no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e que os médicos, na oportunidade, disseram-lhe que seu coração estava “ótimo”.

Todavia, apesar do “ótimo” coração de Genoino, o laudo relata que, em julho deste ano, ele teve que se submeter a uma cirurgia de urgência para “correção cirúrgica” de um problema chamado “dissecção aguda da Aorta Torácica Ascendente”. Tradução: teve que substituir parte da Aorta por um tubo de cerca de 15 centímetros.

Duas semanas depois, segundo o documento, Genoino sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas que não deixou “qualquer sequela neurológica”. Porém, devido à possibilidade de ocorrer novo evento dessa natureza, o paciente vem tendo que tomar um “anticoagulante” com regularidade.

Você diria, leitor, que a saúde desse homem não é extremamente delicada e que ele não precisa ser mantido em condições que não a agravem? Se diz isso, o trecho seguinte do laudo diz o contrário.

Segundo o documento, Genoino vinha se recuperando bem do trauma por que passou, mas só até que fosse submetido a “intenso estresse emocional”. Ou seja: a prisão agravou a saúde dele, que até então vinha vivendo sem maiores problemas.

Após a cirurgia no peito do paciente para emendar a veia Aorta, irrecuperavelmente danificada no ponto em que foi substituída por uma prótese, é óbvio que se espera que o problema cardíaco dele tenha sido mitigado, daí que o laudo diz que, atualmente, ele não sofre de “Graves Doenças Cardiovasculares”.

Isso significa que pode voltar à prisão? Não. O laudo diz que não precisa de “permanência domiciliar Fixa”, mas NÃO diz que pode voltar para a prisão. Pelo contrário, em sua página 8 diz, claramente, que NÃO deve ser submetido a fatores psicológicos estressantes”.

Pergunta: como é, diabos, que alguém encarcerado em uma prisão brasileira pode evitar “fatores psicológicos estressantes”?

Se Genoino não fosse um condenado pela Justiça, poderia levar uma vida normal. Não precisaria ficar confinado em sua casa. Mas como se encontra em regime de privação de liberdade, a prisão domiciliar oferece a possibilidade de cumprir sua pena sem ser exposto a condições que, tal qual ocorreu na semana passada, façam com que sofra uma nova crise.

De mais a mais, Genoino não foi condenado a regime fechado, mas ao semiaberto. Mantê-lo em um regime mais duro do que aquele ao qual foi condenado, portanto, além de ser injusto ainda oferece risco à sua saúde, conforme diz o laudo que a mídia distorceu.

*

Abaixo, a íntegra do laudo sobre a saúde de Genoino.

127 Comentário

  1. Está mais do que correta e verdadeira a afirmação de Milô Fernandes: ” A MÍDIA BRASILEIRA É MUITA CANALHA”…..

    • Pois é, nem uma linha ou comentário sobre o “supostamente designado representante do Ministério Público” que “não compareceu para presenciar a avaliação”. É o que está registrado na abertura do Relatório.

      Houve mesmo designação? Teria o meretrísimo esquecido também de mandar a ordem para o MP? O designado negou-se a avalizar a trama suposta ou apenas tirou o dele da reta?

  2. Alem de chapa branca não sabe ler

  3. “Quem são os médicos de Barbosa que examinaram Genoíno” –

    “See more at: http://www.ocafezinho.com/2013/11/27/barbosa-contratou-medicos-antipaticos-ao-pt-para-tratar-do-caso-genoino/#sthash.GBRI2ubK.dpuf

    O blog O Cafezinho pesquisou sobre os médicos escolhidos por Barbosa e descobriu uma intensa militância contra o PT, contra o Programa Mais Médicos, contra a percepção de salários por Genoíno como deputado e preso, e um deles é amigo e parceiro daquele deputado de Brasilia que recebeu propina registrada em vídeo e depois fez uma oração para agradecer o dinheiro roubado…

    Genoíno está roubando com essa gente…

  4. Edu,

    Quando vejo a perseguição do PIG aos petistas não posso deixar de lembrar do “Macartismo” encabeçado pelo senador republicano americano Joseph McCarthy, que se caracterizou pela perseguição implacável a todos os comunistas e simpatizantes com base principalmente na delação. Os mesmos conservadores que o conduziram ao pico o derrubaram. Só temos que esperar e a história se repetirá.

  5. A associação golpista Globo + Barbosa, está em busca de um troféu ( GENOINO MORTO) para coroar a maior injustiça já cometida no nosso país.

    • Não Belmiro, não será um troféu, se acontecer do Genuíno ir para a cadeia e morrer, como o Joaquinzão irá se explicar? A mídia vai perder ainda mais a credibilidade(se é que tem ainda a perder) e todos verão de como o Joaquinzão é coisa ruim, coisa do demo. É um verdadeiro tiro no pé.

  6. a midia e joaquim ja armam a manchete…. JOAQUIM MESMO COM LAUDO MANDA GENOINO PRA CASA….

    e assim esta pronto pra presidente e tao bonzinho

  7. Sou médico, não cardiologista, mas qualquer profissional sabe que uma pessoa que precisou de uma prótese na aorta (artéria, não veia), está numa situação de risco para eventos cardio e cerebrovasculares muito maior do que as pessoas que não precisaram desta prótese. É óbvio.

  8. Na realidade o texto do laudo sugere que não é “imprescindível” o paciente permanecer em prisão domiciliar. O texto induz à tomada de decisão que o paciente pode cumprir o regime semiaberto sem problemas. Isto é tudo que o Senhor Supremo quer ler e ouvir para deliberar contra o José Genuíno. Alguma dúvida?

  9. Eduardo, nâo é possível que estaremos assistindo à morte do Genoíno!
    Quem se insurgirá contra a extrapolação de todos os abusos cometidos por
    um Ministro do Supremo! O caso é de homicídio consentido. Quem reagirá?

  10. Toda essa manobra de Joaquim e da mídia tem um único objetivo, matar Genoíno. A falta de atitude das instituições que podem barrar esse ser do mal ,vai causar a morte de um inocente ,cujo pecado é ser do PT.

  11. Caro Edu, sinceramente não tenho o que dizer. Apenas fico, alem de indignado, pasmo com o tratamento que se dá a Genuíno como se fosse um Cara-de-Cavalo( quem não se lembra?), Naji-Nahas, Pedrinho Matador, o médito Osmani, Daniel Dantas, Roger Abdelmassih… enfim… como se ele fora “de alta periculosidade para a sociedade”. Na verdade não desejo pra ninguém, nem mesmo para Paulo Maluf, o que estão fazendo com Genuíno, além de toda a humilhação. Mas tem um cara no STF que já está me fazendo ter esse sentimento “dos mais primitivos”, como diria Collor e Roberto Jefferson.

  12. Acho um absurdo o que a mídia e Joaqum Barbosa estão fazendo com Genoíno! Um homem com mais de 65 anos (direito do idoso) que lutou pelo povo brasileiro e está sendo devassado como se fosse um bandido !!! Além do mais a prisão injusta foi para semi-aberto e não fechado.Será q ninguém q mexe com lei tem coragem de enfrentar o Joaquim e a mídia ????

  13. “Aos que trazem muita coragem a este mundo, o mundo quebra a cada um deles e alguns ficam mais fortes nos lugares quebrados. Mas aos que não se deixam quebrar, o mundo os mata. Mata os muito bons, os muito meigos, os muito bravos – indiferentemente.
    Se não pertenceis a nenhuma dessas categorias morrereis da mesma maneira, mas então não haverá pressa alguma em matá-lo”.
    Ernest Hemingway,

Trackbacks

  1. Laudo diz que Genoino NÃO pode voltar pa...
  2. Laudo diz que Genoino NÃO pode voltar pa...
  3. Laudo diz que Genoino NÃO pode voltar para a cadeia « EVS NOTÍCIAS.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.