Crônicas do Cárcere: Dirceu e Delúbio sustentam Genoino

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Pense em um sofrimento moral e físico que não o deixa por um mísero segundo, esteja desperto ou adormecido; quando você não está sendo torturado conscientemente pela dor física e pelo açoite dos pensamentos massacrantes, está tendo pesadelos.

José Genoino está alquebrado muito mais moral do que fisicamente. Sua saúde não estaria assim se desfrutasse do conforto de saber que está apenas pagando pelo que fez. O que o enlouquece é uma dor que poupa os que se reconhecem culpados, a dor lancinante da injustiça.

Se ele lograr sobreviver até que a Justiça se digne a lhe conceder um benefício que não deveria ser negado a homem algum (cuidados médicos adequados), será graças aos que com ele dividem o cárcere, José Dirceu e Delúbio Soares.

Os que adentraram a cela dos três companheiros enviam uma imagem mental: a de dois soldados que, sob bombardeio cerrado, entre o ribombar dos morteiros, das granadas e dos fuzis, dividem o peso – físico e moral – do companheiro ferido, conduzindo-o através do campo de batalha.

Mais do que o tubo que enxertaram no peito de Genoino para que o sangue possa circular por seu coração cravejado de estilhaços de revolta, o que lhe está salvando a vida são as palavras dos companheiros que dele não descuidam, bem como seus olhares atentos sobre suas condições físicas.

Os comentários de solidariedade e de indignação nas redes sociais e na blogosfera são ministrados em Genoino pelos companheiros como se fossem analgésicos morais para dor imposta pelo bombardeio de deboches, de insensibilidade, de hipocrisia, do mais puro ódio.

Genoino vem sendo velado pelos companheiros ininterruptamente. Além dos cuidados com sua mente, permanecem vigilantes quanto ao seu corpo. Dificuldade para respirar, uma escarrada rubra, a aparência lívida, nada escapa aos que encontraram nos cuidados com ele um linimento para as próprias feridas, que não são poucas.

Este texto, pois, é um agradecimento à bela imagem de coragem e de superação que me foi enviada por pessoas íntimas dos presos políticos que o Brasil voltou a ter e que com eles estiveram recentemente. É uma lição de vida que guardarei como um tesouro.

Dirceu e Delúbio encontraram na debilidade do companheiro a força de que precisavam para ignorar as próprias feridas. A sobrevivência de Genoino, para eles, tornou-se uma causa. É assim que os homens sobrevivem aos martírios, quando encontram uma razão para resistir.

Você que deixa seus comentários em blogs ou nas redes sociais apoiando Genoino, saiba que está produzindo matéria-prima para as injeções de ânimo que os companheiros dele lhe vêm inoculando quando seus ferimentos morais sangram.

Há muito pouco que se possa fazer de imediato pelos presos políticos brasileiros. Imediatamente, porém, há como ajudá-los a não sucumbir à tortura impiedosa da injustiça manifestando confiança, solidariedade e esperança.

Neste momento, o maior amigo e o maior inimigo de cada um dos três encarcerados é a sua mente. Se for possível preenchê-las com manifestações positivas de tantos quantos forem possíveis, os estaremos ajudando a resistir. E Genoino, a sobreviver.

Tags: , , , ,

273 Comentário

  1. Atualmente passo por um periodo de tristreza e revolta.Estou digerindo todo este lamçal para voltar a luta.Força “ZES”.

  2. Genoino para presidente!

  3. Compartilho o que escrevi no “Conversa Afiada”:

    Ulysses Guimarães, na promulgação da Constituição de 1.988, assim bradou: “A sociedade foi RUBENS PAIVA! Não os facínoras que o mataram!!!!”. Eu quero pedir um brado, de peito aberto, coração na voz, braço em pé e punho fechado, adaptando a frase do prosador das Arcadas ao nosso tempo: A sociedade é JOSE GENOINO! Não os facínoras que o condenaram!!!!

  4. Viagem total.
    Essa foto de soldados em guerra parece marquetagem do Duda Mendonça.
    Não são presos políticos, tampouco heróis. São ex-revoltados, convertidos à política rasteira idêntica a daqueles que sempre criticaram. Até o Tarso Genro admitiu isso.
    Lembrando, não houve ilegalidade. Houve sim manobras, dentro da lei.
    Longe de mim gostar do Barbosa, mas a decisão não é dele, foi uma decisão do Colegiado completo. Ressalvas sejam feitas à composição do colegiado. Um lixo, de A-Z, sem exceção, assim como qualquer esfera do ” Estado” brasileiro, também conhecido como Banânia.

  5. Nossos presos políticos são vítimas da ditadura do STF.
    Como pode o Joaquim investigar, o Joaquim julgar e o Joaquim condenar. Lembra a Inquisição, com certeza.

  6. O sacrificio do companheiro não será esquecido pelos militantes.Todos a Luta pela vitoria final.

  7. Caro Eduardo.

    Parabéns pelo seu blog!
    Venho pensanso sobre os caminhos a seguir para desmascarar a farsa do julgamento e entendo que a fuga de Pizzolato para a Itália foi o fato mais oportuno que poderia ter ocorrido em favor da busca pela verdade, pois a possibilidade de um novo julgamento precisa ser explorada para o desmonte do teatro protagonizado por Joaquim Barbosa.
    A conclusão a que cheguei é que é necessário articularmos um movimento de amplitude internacional denunciando os erros do processo. O ponto de partida pode ser um manifesto assinado por escritores, jornalistas, juristas e intelectuais de peso em todo o mundo, nos moldes do manifesto recém-divulgado, mas pedindo uma reanálise do caso pela Justiça italiana.
    Há precedentes históricos da mobilização internacional em favor de uma causa justa, como, por exemplo, o caso do casal Rosemberg. O final foi trágico, mas provou que é possível envlver pessoas de bem no mundo todo (numa época sem Internet!) em favor de revisão de um julgamento político.
    Abraços

  8. Edu seu texto me comoveu .Me lembrou outros tempos :”quando um muro separa uma ponte une,se a vingança encara o remorso pune….Que medo voce tem de nós…

  9. São ocasiões nas quais os homens engrandecem , ao que parece Genoino já está no semi aberto e será reconduzido a Sampa , a condenação não inclui sofrimento desnecessário , e novamente a velha mídia mostra sua cara ao publicar um suposto favorecimento na visita de parentes e omite as algemas desnecessárias , que em Dantas não foram utilizadas , a prisão em um feirado , o translado a Brasilia meio inexplicável e a forma grotesca com é noticiado quando em comparação com outros acontecimentos como o mensalão mineiro , privatizações , apartamento e offshore de Barbosa em Miami , compra de votos para reeleição de FHC , venda da Vale e tentativa de venda da Petrobras e Banco do Brasil , vinda de cavalos de corrida em jato fretado da Arabia pelos integrantes da equipe econômica de FHC , manobra do câmbio de Franco ministro de FHC , Alstom , associação de Serra e Dantas atraves de parentes próximos , associação da Veja , Cachoeira , Demostenes e Gilmar Mendes e etc.
    Ou seja não é vergonha se pagar pelos erros cometidos ainda mais quando sabemos que não houve enriquecimento ilicito , acho que nenhum deles tem apartamento e offshore em Miami ,e sim pagamentos de despesas eleitorais sendo esta uma condenação política de conhecimento público , olha o dominio do fato , só falta aplicá-lo a alguns integrantes do STF e oposição , aí faltava vaga no cambura.
    Bom hoje vou pelo viés do bom humor , uma partidinha de biriba , peladinha na hora do banho de sol , Genuinin fica no gol , até recuperar a forma fisica , e tem íntima rs rs rs , podia ter injeção e serem amarrados rs rs rs , e falano sério ainda rola isso na nação , sem advogado , juiz , banho de sol ou direito a telefonema ou o que seja , boa sorte companheirada e apesar de tudo dependendo do resultado e tempo de julgamento dos infrigentes Dirceu não cumprirá regime fechado .
    E Lulão já prometeu q se a Dilma ganhar a eleição paga o almoço rs rs rs , com todo respeito , e a cerveja gelada , aquelas Saudações brasileiras pra essa rapaziada que sempre esteve na linha de frente por um Brasil melhor , mais de 20 mi já sairam da miséria e hoje somos uma nação soberana , essas serão as medalhas ou fatos que os levarão a entrar na história , obrigado.

  10. Genoino vai sobreviver, (para sorte de Barbosa também), e vai dar a volta por cima. Mais cedo que se espera sua condenação vai ser desmascarada. Deverá se candidatar a sim que recuperar seus direitos políticos. Vai ter votação recorde, inclusive mudo meu domicilio para São Paulo só para votar nele

  11. Genoíno, força, vc é muito maior do que o que fazem contigo. Um dia, a justiça será feita. Não se abale com estes canalhas que te colocaram aí. Vc já passou por isto, e os canalhas que te colocaram no mesmo lugar no passado não conseguiram te vencer. Força companheiro.

  12. Sou petista desde sempre. Sem nunca, porém, me filiar. Mas agora deu vontade: acho que esse sentimento é geral. Muitos como eu agora vão se juntar às fileiras. Por pirraça, por birra, e também, é claro, por idealismo. A atitude de Dirceu e Genoíno, diante da injustiça, de punhos cerrados, vai estimular gerações. O tiro “de misericórdia” da direitona, se revela um grandissíssimo tiro “pela culatra”. O que vem por aí é muito bom, é muito grande e será perfeito. A luta de classes está escancarada na nossa sociedade: estamos preparados pra ela!

  13. O Pizzolato não estava no script produzido por gurgel e conduzido por jb. E agora? que tal o mundo inteiro começar ler e falar desse processo que tinha parte engavetada num outro processo? que não rolou dinheiro público como dizia gritando o sr.jb, e agora?…..
    Não me importa minimamente que o Brasil fique mal lá fora, o que me importa é que no Brasil há presos políticos. E presos por politicagem.

  14. Genoíno e Dirceu são heróis do povo brasileiro!!!
    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.” (Joseph Pulitzer)____ Ley de Medios já ! ! !

  15. G= gigante
    E= elevado
    N= necessário
    O= obreiro
    í= imaculado
    N= Navegador
    O= Operante

    D= Divino
    I= Imaculado
    R= Razão
    C= Coragem
    E= Edificador
    U= União

  16. O Povo Brasileiro apoia Lula e todos os seus companheiros.

  17. Genoino, pense da seguinte forma: “Ministro Barbosa, a mentira têm perna curta!!!”.

  18. Todos nós somos responsáveis pela sustentação dos companheiros presos. Estas prisões – não nos iludamos – não são senão uma tentativa de golpe. A democracia é muito prejudicial aos poderosos. Não respeitam limites para combater um projeto de governo em que o trabalhador obtenha condições ao menos decentes de sobrevivência. São contra o mais médicos, o minha casa, o prouni, o enem, as cotas, as hidrelétricas. Querem por nas cadeias todos os que propõem condições dignas de vida aos trabalhadores, redução da desigualdade social. São incansáveis e nós precisamos também combatê-los incansavelmente.

  19. Eduardo, em outro post comecei a comentar, achei que tinha enviado sem querer e depois completei… no que não foi, falei que estou com problemas pessoais. Minha mãe de 83 anos está doente… com isto estou um pouco desligada da internet, mas minha indignação aumenta com cada noticiário que assisto… Acho que eu agiria como Genoíno… podem me matar por algo que fiz, mas não me acusem de algo que não fiz ou não sou. A injustiça pra mim é insuportável. Acho que mesmo que se ele fosse preso a dor da injustiça já seria demais. Mas é bom saber que Dirceu e Delúbio estão mais fortes. Que algo aconteça e que este processo seja revisto, não é possível seguir adiante à custa do sofrimento de quem foi condenado injustamente.

  20. Apoio total aos presos políticos do mentirão! Minha solidariedade e respeito a esses lutadores da democracia!

Trackbacks

  1. Crônicas do Cárcere: Dirceu e Del&...
  2. Crônicas do Cárcere: Dirceu e Delúbio sustentam Genoino « EVS NOTÍCIAS.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.