Após 20 anos de PSDB, será que SP finalmente vai acordar?

Um fato que atingiu o autor destas linhas durante o último fim de semana mudou o foco do post que aqui está sendo publicado. O fato é a invasão do meu escritório por ladrões. Não roubaram nada além de algum dinheiro. Iam levar os computadores, mas perderam tempo vasculhando gavetas e a chegada de um vizinho os espantou, fazendo com que fugissem.

Sim, havia mais de um ladrão. Vizinhos relatam que durante o horário em que ocorreu o assalto uma Kombi ficou estacionada diante da casa, mas que, às vezes, circulava e voltava a parar no mesmo lugar. E, pelo local em que fica meu escritório, por certo, além do ladrão que entrou na casa e do motorista que ficou à porta, foi necessário também um “olheiro” para alertar o bando caso a polícia estivesse passando, pois, nesta região, há, sim, viaturas patrulhando – mal, mas, ainda assim, patrulhando…

Enfim, não é nada demais. Acontece toda hora. Uma semana antes, o restaurante japonês ao lado do escritório foi assaltado, também. Há alguns meses, outros imóveis próximos foram invadidos enquanto seus ocupantes não estavam. É rotina, em São Paulo. Isso sem falar na violência para roubar, que, vale lembrar, não costuma ser registrada como homicídio quando a vítima do crime é morta.

As estatísticas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, pois, são um caso de Polícia, com o perdão pelo trocadilho. Mas é a pura verdade. A aliança entre a mídia paulista e os governos do PSDB redundou em uma unidade de medida para a situação da Segurança no Estado mais rico do país. A mídia só fala na taxa de homicídios.

Ora, como a taxa de homicídios em São Paulo é uma ficção – o que, por várias vezes, a grande mídia reconheceu em matérias “escondidas” e esparsas – não se tem informação adequada sobre o caos na Segurança Pública. Os crimes contra o patrimônio aumentam exponencialmente e causam inclusive crimes contra a vida, os quais, por também terem sido contra o patrimônio, a SSP-SP excluí das estatísticas de homicídios.

Ano que vem a esta hora, terão se passado vinte anos desde a primeira vez em que a maioria absoluta do Estado de São Paulo elegeu um governador do PSDB. Pela lógica mais elementar, portanto, se o Estado vai bem ou mal a responsabilidade única pela situação atual é desse partido e dos governadores Mario Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.

Parece simples, não? A Segurança Pública vai bem? O mérito é tucano. Vai mal, deveria ser tucano. A mídia paulista costuma tecer loas ao governo do Estado quando há “queda” do número de homicídios. Folha, Estadão, Veja, Globo, todos sempre soltam “reportagens” sobre “Como São Paulo reduziu os homicídios”.

Todavia, quando há problemas na Segurança, como durante os ataques do PCC em 2006, a culpa não é, como no caso do mérito, atribuída ao PSDB e ao seu governador de plantão. Aí vira culpa do PT e, mais especificamente, “do Lula”.

Ou então, pior ainda, os encarregados de aliviar a responsabilidade do governo paulista tratam de dizer que em Estados infinitamente mais pobres que São Paulo há violência maior, o que não se pode saber ao certo se é verdade porque as estatísticas paulistas não são confiáveis, ainda que outras tampouco possam ser.

O fato é que após a descoberta do crime de que eu e outras pessoas aqui do escritório fomos vítimas, quando os vizinhos se aproximaram da frente da casa para saber o que ocorrera comentei o caso com eles e descobri que vários, ou melhor, que a maioria já tinha tido seu imóvel invadido por ladrões.

Fiquei curioso. Instiguei que falassem sobre a situação caótica da Segurança em SP. Descubro, então, um perturbador conformismo.

Só se animaram a atribuir responsabilidade a alguma autoridade quando um deles “lembrou” que o ex-ministro da Justiça Marcio Thomas Bastos teria defendido um membro do PCC, um dia. E como foi Lula quem nomeou MTB, então a culpa pelos problemas de Segurança em SP, para a vizinhança do escritório deste que escreve, ficou sendo de um ex-presidente e de seu ex-ministro da Justiça.

É mole?

Não é nada mole. Perguntei aos meus vizinhos se a Polícia não deveria patrulhar melhor a região. A resposta? De que “não adianta fazer nada porque entram armas pela fronteira e isso ocorre porque o Lula as deixou desguarnecidas”

Obviamente que repliquei perguntando o que, diabo, as armas tinham que ver com o peixe, já que, tanto na invasão do imóvel que ocupo quanto nas dos imóveis dos tais vizinhos, não houve uso de armas e, sim, de pés de cabra, de muita força física e de uma habilidade atlética dos ladrões para pularem muros de 4 metros de altura como os do meu escritório.

Pensa você, leitor, que fiz os tais vizinhos refletirem? Doce ilusão. Começaram a falar de outras coisas e não responderam mais.

Ou seja: pessoas que deveriam estar revoltadas pelo sofrimento que suportam simplesmente não dão bola, parecem masoquistas. Estão vivendo essa situação de insegurança assustadora e não responsabilizam ninguém. Na verdade, acho até que os tais vizinhos não têm noção de que o governo do Estado comanda as polícias civil e militar, a Secretaria de Segurança Pública, os presídios etc.

Paulista, ou melhor, a maioria dos paulistas não sabe para que serve governador. Agora estou convicto disso. Uma geração inteira cresceu, ao longo dos últimos vinte anos, sem ser lembrada pela imprensa de que um governador tem quase todas as responsabilidades em relação a problemas que nos atormentam, aos paulistas e paulistanos.

Por não saber para que serve governador, os paulistas não sabem de quem reclamar pelo transporte caótico na capital e em seu entorno. Estritamente porque, nesses últimos vinte anos, não houve investimento em transporte sobre trilhos (metrô e trens de subúrbio).  E tampouco sabem reclamar de tudo mais que é responsabilidade do governo do Estado.

O povo da capital paulista sofre sendo transportado como gado pela cidade durante horas e não se dá conta de que quem tinha que construir metrô aqui não construiu por opção própria.

Dos vinte anos de PSDB em SP, durante oito a Presidência da República também era tucana. Nem assim SP construiu metrô. Passou a construir alguma coisa depois que o PT chegou à Presidência e enviou ao governo tucano mais dinheiro para esse fim.

O ponto central do texto, então, é o risco de que, ano que vem, ocorra o que parece impensável: o PSDB pode conseguir o SEXTO mandato consecutivo de governador. Que tal? Pode o ainda Estado mais rico da Federação, que nos últimos vinte anos empobreceu e perdeu importância, manter-se sob o comando do mesmo partido que o conduziu a tal situação?

Só não sendo de São Paulo para não reconhecer a situação calamitosa deste Estado. Só vivendo no mundo da fantasia – caso não seja pago pelo governo do Estado – para não reconhecer quão mal o Estado tem sido governado ao longo de DUAS DÉCADAS (!!?).

É verdade que os vizinhos de que falei são de classe média alta, gente cheia de imóveis, que vive de renda, que não entende nada de política e nem faz questão de entender porque não depende do Estado… Ou melhor, pensa que não depende, pois depende para lhe dar segurança inclusive para o seu patrimônio, que vive sendo alvo de investidas criminosas.

Penso que é na questão da Segurança Pública que mais se percebe um fenômeno espantoso em São Paulo: as pessoas, sobretudo dos estratos mais altos da pirâmide social, não se dão conta de que a forma de governar o Estado – forma que o mantém socialmente mais atrasado do que deveria, sendo tão rico – é o que gera essa criminalidade crescente.

Nas últimas semanas, até Maluf apareceu na tevê pregando que “Para melhorar a segurança em SP tem que pôr, de novo, a Rota na rua”. Ou seja: nas entrelinhas, o zumbi político que hoje não tem pretensões em SP, pois perdeu a direita para o PSDB, pregou a volta de esquadrões da morte, como se fosse possível matar um exército de criminosos como o que aprisionou o Estado.

O PCC já mostrou que pode pôr o Estado inteiro sob uma espécie de “lei marcial” ou “estado de sítio”. Se houvesse a tal “Rota na rua” mesmo, haveria uma guerra em São Paulo. Teria que vir o Exército e haveria que baixar leis de exceção para controlar o caos.

Quem deixou o PCC e outras organizações criminosas construírem esse poder paralelo em SP? Exatamente quem comanda as polícias, os presídios e a Secretaria de Segurança Pública. Mas, enquanto isso, vê-se muita gente entre essa população hipnotizada de São Paulo acusando um ex-presidente da República e um ex-ministro da Justiça pelo que (não) faz o governo do Estado.

Tomara que, ano que vem, não haja tanta gente em SP capaz de tecer, ou melhor, de comprar tal teoria para o caos na Segurança como havia em 2010. Pode ser que muitos tenham acordado. Pode ser que gente como os tais vizinhos só exista na rua do meu escritório… Pode ser tudo, mas me apavoro com a hipótese de que possa não ser bem assim.

Tags: , , , , , , , , ,

147 Comentário

  1. Fora do tópico mas nem tanto, pois a desigualdade social no Brasil aumentou muito depois do golpe de 1964, levando o nosso país a ser um dos mais injustos do planeta, tendo como consequência essa violência que grassa por aqui. Vejam o incrível depoimento do Major do Exército Erimá Pinheiro Moreira, que testemunhou como o Comandante do II Exército, em São Paulo, Amaury Kruel traiu Jango em 1964, em troca de seis malas cheias de dólares, entregues pelo então presidente da FIESP.

    http://www.youtube.com/watch?v=Ewf9SlvSYc8#t=251

  2. ok, ok Então os números de São Paulo são maquiados. Vamos usar então os números verdadeiros e reais dos Estados governdos pelo PT nos últimos anos.
    Segundo o respeitadíssimo Mapa da Violência em todos a criminalidade esplodiu.
    Aguardem um governo do PT em São Paulo… Se bem que entre PCC e PT não há muita diferença.
    O PCC apenas comercializa a cocaína do companheiro Morales.

    • É verdade Marcelo a CULPA pelo PCC é do PT.
      O PT é que é o responsavel pela segurança publica de SP.
      O PT é que é o responsavel pela administração presidiária em SP.
      O PT controla os orgão de inteligencia da policia de SP.
      O PT governa SP.

    • acho engraçado será que o pessoal não se dá conta que quem planta grandes extensões de maconha no Paraguay e refina a grande parte da coca da bolivia são brasileiros e com muito dinheiro e como tal ninguem prende…ou alguém acha que um fernandinho beira mar e um marcola da vida são os verdadeiros chefes???acho que o marcola mais se aproxima e um sindicalista que luta pelos direitos dos traficantes que tem que pagar pelo produto caro pelos financiadores do tráfico e ainda sustentar policia, politicos e etc…ou estou errado na análise. já o fernandinho beira mar em muitas gravações falou do chefeee dele

    • Marcelo, você tem razão, entre o PCC e o PT não há muita diferença. Mas entre o PSDB e o PCC não há diferença nenhuma. O Alckimim é um dos cabeças, ele mesmo fez a facção crescer. E outra coisa, não existe só PT e PCC, quer dizer PSDB.

    • Marcelo o item segurança , nenhum partido salva, e estamos com o menor índice de desemprego da decada , e qualquer Partido neste quesito segurança é fraco, só o Rio de Janeiro em função da Copa e das Olimpíadas , tenta segurar um pouco, depois das Olimpíadas vai voltar para a mesma situação. Imagino que todos os governantes não tem coragem de mexer neste vespeiro e o PT é um deles.

    • Ai ai ai !!

      E o Helicóptero do PÓ , vulgo Helipóptero ????

      É do PT , ah ! só pode ser…

      Essa Tucanada não tem espelho em casa….Valha-me Deus !!

      Se interessar minimamente conhecer alguma coisa , assista um filme chamado “400 contra 1″ – alí está contada de uma forma bem didática a gênese do Comando Vermelho, que depois daria origem a outras “agremiações” similares…
      Conheça a história do Brasil real…
      Não adianta culpar o PT por tudo que acontece… vê se cresce !

    • QUE IDIOTA VOCE EM MARCELO.

    • QUE IDIOTA VOCE EM MARCELO. UM PARTIDO QUE NÃO CONSEGUE NEM LIMPAR O TIETE.

  3. Concordo que já deu com o PSDB em São Paulo. Da mesma forma, já deu com o PT no plano federal!!!
    “Fraldas de crianças e políticos devem ser trocados sempre, e pelo mesmo motivo”

    • Não sou petista, mas existe opção melhor?
      trocar um porque já está há um tempo, sem nada melhor, corre-se o risco de haver retrocesso.
      presidente não é como técnico de futebol.
      Que outro partido ou candidato tem programa de governo? A meta deles é tirar o PT, e aí chega lá e faz o quê?
      O PT tem seus erros mas tem meta de reduzir a desigualdade, erradicar a fome e a miséria.tem pjojetos para o Brasil, acabou com a subserviência aos EUA e à Europa, está recuperando o parque industrial, a indústria naval, etc.
      Vamos colocar quem? Um representante dos donos do capital que a mídia escolher?
      Nós temos é que nos informar para elegermos um congresso melhor do que está aí! Aí sim , vamos ter a reforma tributária e etc.

      • Também não sou tucano e nem petista. Mas, do ponto de vista de governo, o de Lula e o de FHC foram igualmente conservadores, ambos os governos se aliou ao que de mais atrasado na política nacional. Sim, o país teve ganhos sociais interessantes com o PT, assim como tivemos com o FHC, não podemos negar que o PT manteve inalterada as bases da economia e ampliou os programas sociais iniciados pelo antecessor!!!
        Representante do capital? Ninguém representou tão bem o capital quanto os governos do PT. Ninguém ganhou tanto dinheiro quantos os bancos e os donos na mídia nesses 10 anos!!! Por que eles querem mudar isso???
        Mudar a turma é bom que vêm ideias novas e projetos novos, só uma galera nova para abraçar de fatos as reformas tão necessárias ao nosso país, sem contar que limpa um pouco da sujeira que está por debaixo do tapete!!!

        • E essa turma a que você refere é qual?, se é que posso perguntar

          • Pode ser o Eduardo Campos. Penso que com ele, não perderíamos os ganhos que tivemos durante os últimos anos, e o cara vinha com vontade política para fazer as reformas que tanto o Brasil precisa. Porque se depender da Dilma, acho que é muito difícil. Se não fez no primeiro, não vai fazer no segundo.

        • PARÔÔÔÔ!!!
          Para tudo aí.
          Primeiro uma pergunta: Quem é você que se diz “Carlos Henrique”?
          É o mesmo Carlos Henrique que comentou ontem (14/10/2013) às 21:04?
          Não me parece que seja a mesma pessoa, mas se for é deveras lamentável sua virada de casaca.
          Se for outro Carlos Henrique favor se identificar melhor, afinal isso aqui não é a casa de mãe joana.

          • Wisoleaks : Sou o verdadeiro Carlos Henrique, que escreve neste blog há anos, e quero avisar a você a a quem mais estiver interessado que este troll direitista está usando o meu nome para tumultuar(não quero ser dono do nome, mas é evidente que não se trata de uma coincidência). Para impedir a confusão que ele tenta provocar, aviso que é fácil identificar-me : sou de esquerda e minhas posições são sempre de esquerda, defendo o espectro político que possuo desde a adolescência. O resto é trolagem, que por sinal já aconteceu comigo neste blog há algum tempo atrás. Esse troll deveria deixar de ser idiota.

        • Você está mal informado, fala por achismo, não por análise técnica.

          Primeiro:
          se as bases econômicas tivessem sido as mesmas, hoje, estaríamos pior que a Europa.

          Segundo:
          No governo Lula, todos ganharam, mas o salário ganhou mais do que o capital.No capitalismo o capital ganha sempre!
          É só ver a curva do gráfico participação do salário x PIB. De 95 até 2002, caiu; de 2003 até 2009 cresceu.
          O gráfico que eu tenho vai só até 2009.Se eu acha-lo nos meus arquivos, posto aqui.
          Tanto é que existe campanha para aumento de juros, porque com a queda deles, os rentistas estão ganhando menos do que ganhariam com juros altos.

          Vamos nos informar em vez de fazer achismo. É com achismo que você vota? Eu sugiro informação!

        • “Mudar a turma é bom que vêm ideias novas e projetos novos, só uma galera nova para abraçar de fatos as reformas tão necessárias ao nosso país, sem contar que limpa um pouco da sujeira que está por debaixo do tapete!!!”

          Você não tem nada mais vago e genérico para falar? É assim que você vota? Você quer o melhor para o seu país, ou algo novo seja lá melhor ou pior?

          O que as pessoas precisam aprender a fazer é se informar e votar melhor para o legislativo.
          Vê se isso explica:

          http://www.viomundo.com.br/politica/o-dominio-do-congresso-pelo-poder-economico.html

          Presidente nenhum governa sozinho!
          A reforma tributária não foi feita porque os projetos não passaram no Congresso!

          • Eu não vejo diferença alguma nessas candidatos postos aí, exceto a Marina Silva que não diz nada com nada. O Aécio, a Dilma e o Eduardo Campos vão fazer a mesma coisa. Qual o problema que vejo na Dilma? Não tem capacidade de articulação política, não tem capacidade de conduzir nenhuma grande reforma, que tanto o Brasil precisa. O Eduardo Campos me parece um bom político, deve ter aprendido com o chefe quando foi ministro.

        • Onde você se informa Carlos?
          Você está mal informado sobre o Eduardo Campos e sobre os planos econômicos: o que a Dilma falou é em relação ao governo do PT.
          O FHC usou câmbio fixo, e tornou o Real valorizado artificialmente, o que quebrou o país levando o dólar a R$4,00.

          Há um livro ,

          http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/148631/a-melhor-democracia-que-o-dinheiro-pode-comprar ,

          em que o autor dedica um capítulo ao Brasil.Tal capítulo chama-se “Sua excelência , Robert Rubin, Presidente do Brasil”. Robert era, na época do FHC, Secretário do Tesouro Americano.O Brasil foi governado pelas regras do Banco Mundial e do FMI, que em crises econômicas determina: redução drástica dos gastos do governo, aumento das taxas de juros.

          Foi isso que o governo do Lula fez?

          Além disso, sobre o Plano Real Lula disse, em 1994: ” Esse plano econômico é um estelionato eleitoral”.E disse mais:

          Primeiro :

          “O Plano Real está montado numa base falsa , que é a política cambial.A nossa moeda está sobrevalorizada em relação ao dólar e, portanto, facilitando as importações e dificultando as exportações – está quebrando a indústria brasileira.”

          Segundo:

          “O plano está montado numa política de juros altos que é a maior do mundo.O juro de um mês no Brasil é maior que o juro de um ano nos EUA, no Japão e outros.E juros altos fazem o quê?Fazem com que a moeda brasileira…que fique caro o dinheiro, as empresas não podem tomar dinheiro emprestado, os agricultores não podem tomar emprestado , e portanto gera mais desemprego.”

          Tenho muito mais informações mas acho desnecessário passá-las.
          Acho que você precisa ler mais, é assim que nos informamos melhor.

          • Você só escreveu bravatas!!! No mais, o FHC adotou câmbio fixo apenas no primeiro mandato!!!

    • Bravata?
      Eu retirei de livro!
      Você talvez seja daquelas pessoas intransigentes, teimosas, que não mudam de opinião de jeito nenhum!
      Está tudo ali, letra por letra, palavra por palavra.
      E qual argumento você traz? BRAVATA.
      Será que você sabe realmente o significado dessa palavra?
      Não sabe o que escrever, não escreve nada.
      Poupe as pessoas de lerem uma besteira dessa, quer argumentar usa o que eu usei, argumento técnico.
      Aliás, faça um favor a si mesmo, vai ler para se instruir melhor.

      • A ALGUNS COMENTARISTAS:

        Me desculpem, mas não acredito nessa visão politica maniqueísta, onde um partido representa tudo de bom e o restante tudo de mau. Tanto para o PT quanto para o PSDB, ou para qualquer outro.

        O engraçado que os simpatizantes e militantes de ambos adotam praticamente a mesma tática: Argumentos sofistas, na maioria das vezes, são gritados nos comentários, dando a impressão de que estão gritando de verdade. Tudo que o outro faz é uma desgraça.

        As vezes, me parece, que esse tipo de pensamento, baseado em um conteudismo irrelevante, serve somente para cegar. Impede que a crítica seja feita sem o peso da aversão ao outro. Impede que a auto crítica não tenha a influencia do egocentrismo ideológico/partidário. Como evoluir sem olhar para o próprio umbigo?

        Quando um político abandona um partido, ou simplesmente muda de opinião, se tornam os “vira casaca”, traidores, etc… Como se fosse o maior crime alguém querer corrigir a rota das próprias opiniões. Não sou filiado a nenhum partido político por acreditar que ainda preciso de muita informação para determinar se isso realmente é uma coisa boa, e engessar minha opinião seria a maior traição a capacidade de pensar.

  4. E é exatamente o que o PSDB e o Alkimin, estão fazendo, ou seja, apostam na total ignorância do povo em relação à qual instância do Poder executivo é responsável pela Segurança Pública e em outras áreas também. O cinismo é tão grande que o governo de São Paulo e o MP, estão criando factóides, em relação PCC, para alavancar a popularidade do Alkimin, abalada com escândalo dos Siemens/Alston, que transferiu bilhões de recursos públicos para o bolso de altos dirigentes tucanos. Ou seja o Alkimin é um péssimo governador, cujo Estado, está um verdadeiro caos, em todas as áreas, sendo a segurança a pior delas, porém, o desprezo, tanto do Alkimin, do PSDB e do MP para com o povo paulista é tão grande, e a certeza de impunidade também, que estão usando Segurança Pública, da qual deveriam se envergonhar, para dar mais um mandato para o Alkimin. Caso consiga, o Estado de São Paulo será governado pela mesma pessoa por quase vinte anos. Isto não acontece em nenhum outro Estado do país.

  5. Sensacional foi a matéria do fantástico domingo, sobre ” a maior quadrilha de bandidos que age no país” , presidiários que ameaçam , supostamente, matar, o governador Alkminn, foi o que deram entender. Não apresentaram nada e no final apareceu o Alkminn, altivo, macho pra caramba, discursando como se fosse tomar providências enérgicas com o caos nos presídios. Espetacular é o programa da Record, que nem isso mostra ou investiga, aliás, aquilo lá, apesar do PHA é um tédio!

  6. Leitora da Folha se espanta ao descobrir que PSDB é o partido campeão dos fichas-sujas. Ué!

    http://t.co/zuXIJbj8Ta

  7. Depois de cinco mandatos o PSDB está desgastado, fica cada vez mais difícil eles venderem o mesmo peixe.

    Assim como na capital ano passado, no estado um nome novo também será muito bem aceito, principalmente respaldado por uma gestão bem avaliada do Haddad na capital.

    Enquanto o Haddad focou seus projetos no transporte, o Padilha deve focar na segurança pública, essa é a chave da vitória.

    • As pessoas se esquecem de que o PT, para governar, é um desastre. As duas vezes que o PT governou São Paulo, com Luiza Erundina e Marta Suplicy, comprovaram isso. E Fernando Haddad, em pouco tempo, tem superado as Ex-Prefeitas supracitadas, com uma Gestão Péssima e Desqualificada. Se o PT, com Haddad, está afundando a Capital, imaginem o que acontecerá com o Estado de SP, se o PT, com Alexandre Padilha, conquistar o Governo do Mesmo: o Estado quebra, vai a bancarrota total. A Saúde no Brasil, com Padilha, está destroçada. Isso mostra que Padilha é um ministro desqualificado e medíocre, assim como o foi Haddad na Educação. Não servem para ser gestores e, tampouco, governantes. Fora PT! Fora Haddad! Fora Padilha! Para o inferno vcs! É Alckmin e PSDB de novo! Seriedade, qualidade e eficiência na gestão, marcas registradas do PSDB. Em São Paulo, o populismo petista não tem vez e jamais terá vez, ou seja, não grassa e jamais grassará.

  8. Presidente do PSB paulista diz que governador de São Paulo e de Pernambuco, Eduardo Campos, são parecidos e critica pressões sofridas pela Rede de Marina Silva: “Quem está chegando agora da Rede não tem esse histórico e não está entendendo o momento. Fica parecendo que a aproximação é ideológica. É uma questão de estratégia”: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/117853/M%C3%A1rcio-Fran%C3%A7a-defende-apoio-do-PSB-a-Alckmin.htm

    Ou seja: vamos derrubar o PT de todas as formas, dane-se a ideologia! É, dona Osmarina, vá lá, fale das alianças espúrias de Lula, diga que é para o bem da sociedade, que é programática, diga!

  9. 20 anos? Em um sentido lato, São Paulo vem sendo governado pelo mesmo grupo político há 30 anos, desde Franco Montoro – fundador do PSDB anos depois.

    Ou seja, o tucanato reina em São Paulo desde 1983, ainda que o partido só tenha sido fundado em 1988.

  10. Amigo Edu

    Fique muito atento a estas invasões, que acontecem depois de vc ser ameaçado.

    Tenha cuidado, por favor

    abraços

  11. SÃO VÂNDALOS, BANDIDOS OU TERRORISTAS E MERCENÁRIOS DA CIA?
    SOBRE OS BANDIDOS (NÃO SÃO VÂNDALOS), SÃO BANDIDOS QUE CAUSAM TERROR À POPULAÇÃO E AO PAÍS, PORTANTO, SÃO MAIS QUE BANDIDOS, ISTO É,- SÃO TERRORISTAS! QUEBRAM E DESTROEM TUDO À SUA FRENTE E ALÉM DA NÃO PAGAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS AO PATRIMÔNIO PÚBLICO, ESTRANHAMENTE, TAMBÉM NÃO FICAM PRESOS. OS GOVERNOS DE SÃO PAULO, DO RIO DE JANEIRO E DE OUTROS ESTADOS DEVIAM ALÉM DE ANOTAR SUAS IDENTIDADES, FAZER UM FICHÁRIO PARA QUE SAIBAMOS QUANTAS VEZES ESSES TERRORISTAS SE REPETIRAM NA DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO E EM SUAS INVESTIDAS NAS MANIFESTAÇÕES. E INICIAR UM LEVANTAMENTO DOS PREJUÍZOS CAUSADOS POR ESSES TERRORISTAS PARA QUE ELES PAGUEM TUDO O QUE DESTRUÍRAM. É MAIS QUE EVIDENTE QUE ELES TÊM AS “COSTAS QUENTE,” MELHOR DIZENDO TÊM UMA PROTEÇÃO MUITO FORTE (DE POLÍTICOS, PERTENCEM A FAMÍLIA DE RICOS OU SÃO AGENTES DA CIA E SEUS MERCENÁRIOS, APROVEITANDO AS “MASSAS DE MANOBRA!”) NOS SEUS ATOS DE TERROR PRATICADO CONTRA A POPULAÇÃO! E ISSO ESTÁ ESTAMPADO PORQUE PRESOS, IMEDIATAMENTE SÃO SOLTOS E LOGO EM SEGUIDA, REAPARECEM EM OUTRAS MANIFESTAÇÕES.

  12. São Paulo é um caos.

    Verdade Eduardo! Quando cai o índice de criminalidade, é o governo do PSDB que é responsável. Quando sobe é o Lula (PT). Mas creio Edu e amigos da blogosfera que ano que vem a saúde e o transporte público irão derrubar esse governo de 2O anos entre erros e mais erros.

  13. sr. EDUARDO!!!Q uem tem que acordar e urgentemente também é o PT, li agora queo PMDB e o PT vão ter candidatos própios para governador de RIO DE JANEIRO, isso é pessimo, começaram os grandes problemas que vão gerar prejuizos para a reeleição da DILMA . lembras disso que falei hoje e me cobre mais tarde!!!!Tá na hora do PT perder um pouquinho da “pompa” porque vem chumbo grosso!!!É hora de ter um pouquinho de humildade junto com a inteligência. Exemplo: Na eleição passada´para a prefeitura de PORTO ALEGRE, o PT em vez de apoiar a candidata do PSB ,que tinha apoiado a DILMA foi ingrato e levou a pior foi um vexame a votação do candidato do PT. Que os erros passados sirvam de ensinamentos e que seja o quanto antes!

  14. Na empresa que eu trabalho ( multinacional ) está ceia de gente alienada. Desde analistas até Diretores que falam dois, três, quatro idiomas, tem MBA, Pós e o caralho…vivem falando sobre a noticia publicada de que a taxa de homicidio diminuiu em SP, porém quando eu digo que não é o homicídio que tem de ser considerado e sim o latrocínio, os roubos, furtos parece que estou falando grego, russo, tupi guarani… é duro conviver com os ” letrados, bem informados “

  15. A MARINA VIROU MERCENÁRIA MESMO E TRAIDORA DA PÁTRIA! ELA FAZ A INVERSÃO DA VERDADE QUANDO DIZ O QUE GOVERNO LULA E O DA DILMA IMITAM O “CHAVISMO” DO GOVERNO HUGO CHAVES DA VENEZUELA. AO CONTRÁRIO O HUGO CHAVES É QUE IMITOU O LULA E COM MUITO MAIS DINHEIRO EM CAIXA, FEZ MUITO MAIS PELO POVO VENEZUELANO DO QUE O LULA FEZ PELOS BRASILEIROS. E TODA ESSA CRÍTICA REPETIDA NA MÍDIA BRASILEIRA É PARA MARINA RECEBER DINHEIRO PARA A SUA CAMPANHA DO GOVERNO AMERICANO E DA CIA ATRAVÉS DOS EMPRESÁRIOS AMERICANOS COM NEGÓCIOS NO BRASIL!!!

  16. Vou votar no psdb sou do interior de sp e o governo tucano teve problemas e acertos mais PT é o partido que mais fez nada em 10 anos de PT so foi criado bolsa ismola.
    Podem reclamar de mim mais São Paulo tem um dos melhores indicadores do país me mostre um estado governado pelos petralhas que tem indicadores melhores que sp.
    O povo reclama da segurança mais pega os indicadores de segurança os piores estão no Norte ou Nordeste, educação mesmo ruim sp tem o 2 maior indicador da educação
    São Paulo é o estado menos corrupto do Brasil.
    Reforma tributaria o psdb em 2005 reduziu o icms de 27% para 25% e houve varias pequenas reformas.
    Se quiserem comparar pegue o Estado de SP e do RJ e compare os indicadores socioeconomico e segurança publica lembrando os dois estados são de psdb e o rj pmdb opostos e compare. Hoje vc tem mais chance de ser assaltado no nordeste e rj do que em sp.
    Por isso voto do psdb

  17. O Governo do PSDB em São Paulo é sério e eficiente. Seu método de Gestão é qualitativo e imune a toda sorte de expedientes populistas e ideológicos. Quem foi, há vinte anos atrás, que tirou o Estado do fundo do poço e colocou as finanças em ordem? Foi o PSDB. Quem foi que fez São Paulo recuperar sua capacidade de investimento? Foi o PSDB. Quem foi que enxugou a máquina administrativa do Estado que estava inchada? Foi o PSDB. Quem implantou uma gestão séria e eficiente no Estado de São Paulo? Foi o PSDB. E porque o PSDB o fez? Para que São Paulo pudesse avançar em todas as áreas de atuação. E há vinte anos, Sã áo Paulo nã ao para de avançar. Pelo contrário, continuará a avançar; e com o PSDB, avançará cada vez mais. É verdade que Sã úo Paulo tem muitos problemas que afligem a população; entrementes, o PSDB e Geraldo Alckmin estão sempre empenhados em resolvê-los, com extrema responsabilidade. mo se pode constatar, o Governo do PSDB bno Estado de São Paulo não é lento, como afirma o PT. O Governo do e PSDB em São Paulo é sério e eficiente e honesto. Para que trocar o certo pelo duvidoso? Reelejamos para Goveenador Geraldo Alckmin, do PSDB. Nada de Alexandre Padilha, do PT, no comando do Nosso Estado. Afinal, Padilha não conseguiu resolver os problemas da Saúde do Brasil, não serve para ser Governador de São Paulo; ele é desqualificado demais. É Alckmin de novo, para o bem de São Paulo e do povo que aqui trabalha, estuda e reside.

Trackbacks

  1. Após 20 anos de PSDB, será que SP...

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.