Manifesto crítico a Barbosa será entregue a ele em Brasília

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

Desde a tarde do último domingo, o Blog da Cidadania recebeu ampla resposta a manifesto que publicou exortando o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, a se portar com civilidade e respeito aos seus pares e ao conjunto da sociedade: mais de dois mil comentários de leitores contendo críticas à atuação dele foram postados aqui.

Esses milhares de cidadãos revelaram determinação digna de nota no que diz respeito a fazerem suas críticas chegarem ao presidente do Poder Judiciário, pois não se tratou de “curtirem” uma postagem no Facebook, mas de escreverem textos em adição ao próprio manifesto, firmando não apenas adesão à iniciativa desta página, mas, também, mandando seus recados pessoais, recados firmados com nome completo e, muitas vezes, com números de documentos de identidade.

O Blog esperou passar a sessão do STF da última quarta-feira antes de publicar uma nova postagem, de modo a dar ao manifesto crítico a Barbosa a maior visibilidade possível. Foram quase quatro dias de exposição da iniciativa e o resultado não decepcionou. Esses milhares de cidadãos deram seus recados com maior ou menor ímpeto.

Apesar de a iniciativa do manifesto já ter cumprido seu objetivo de demonstrar ser falsa a unanimidade que vinha sendo sido produzida na mídia em favor dos destemperos do presidente do STF – assim como está página, em novembro do ano passado, demonstrou ser falsa a unanimidade contra o ministro Ricardo Lewandowski –, agora há que concluí-la.

Antes de prosseguir, porém, vale um registro: em qualquer parte do mundo, o presidente de um dos poderes da República ser alvo de manifestação decidida de descontentamento formulada e manifestada por milhares de cidadãos de forma organizada, seria notícia. O jornalismo verde-amarelo, porém, difere do que existe em sociedades mais adiantadas.

Há uma cultura no jornalismo brasileiro que advém de vício que os grandes empresários de mídia inseriram na alma dos profissionais que os servem. No jornalismo tupiniquim, salvo honrosas exceções, os profissionais que deveriam informar a sociedade julgam que para darem uma notícia têm que gostar dela ou de quem a produz…

A mídia, portanto, fez de conta que não viu que mais de dois mil portadores de títulos de eleitor se organizaram e escreveram mensagens ao presidente do Poder Judiciário fazendo-lhe duras críticas.

Seja como for, é hora do passo seguinte. Há que concluir a iniciativa fazendo chegar formalmente ao presidente do STF as críticas que lhe foram feitas. A dúvida, agora, é sobre como fazer isso.

No ano passado, manifesto de desagravo ao ministro Ricardo Lewandowski foi entregue pessoalmente a ele pelo signatário desta página lá em Brasília, em seu gabinete, em um ato coberto inclusive pelo jornalismo do STF, que enviou um fotógrafo da Casa para registrar tudo.

Não se imagina, entretanto, que o doutor Joaquim Barbosa permitirá que seu gabinete sequer receba o manifesto de dois mil e tantos cidadãos brasileiros descontentes com a sua atuação. Porém, há que dar a ele a oportunidade de demonstrar o seu espírito democrático.

Dessa maneira, o Blog da Cidadania inicia, nesta quinta-feira, contatos com o gabinete do ministro Joaquim Barbosa e, concomitantemente, com a Assessoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal de modo a se informar sobre a disposição do presidente da Casa para receber as críticas de que foi alvo.

Caso não haja resposta ou sobrevenha uma resposta negativa até mesmo para a iniciativa de protocolar o manifesto no gabinete de Barbosa, a ideia que esta página propõe aos seus leitores de Brasília – muitos dos quais filiados ao Movimento dos Sem Mídia – é a de protocolar no STF o calhamaço contendo o manifesto e as mensagens de leitores.

Surge, assim, a ideia de um ato de entrega do documento ao STF, em Brasília, que reúna todos aqueles que queiram participar. Essas pessoas poderiam se reunir diante do STF, na Praça dos Três Poderes, e caminharem até o protocolo daquela Casa e lá entregarem as críticas a Joaquim Barbosa.

Para tanto, mais uma vez esta página consulta seus leitores sobre se estão dispostos a se organizar tanto para se reunirem em data e hora pré-agendadas para fazer a entrega da documentação no STF como para se cotizarem de modo a financiar despesas que haveria para ir a Brasília para esse ato público.

Caso não exista um contingente razoável de cidadãos de Brasília dispostos a esse ato, a documentação aqui produzida será enviada a algum membro do Movimento dos Sem Mídia em Brasília que tratará de simplesmente protocolá-la no setor de correspondência do STF. Posteriormente, o protocolo chancelado por aquela Casa será reproduzido aqui.

Fica, pois, delegada aos leitores e aos sem-mídia a decisão sobre como deverá ser feita a materialização do ato de inconformismo cidadão que aqui foi produzido. Assim sendo, se você é de Brasília e quiser participar – ou mesmo se for de outra parte do país e quiser apoiar a entrega dos documentos em forma de ato público –, por favor deixe comentário nesse sentido que o Blog entrará em contato via e-mail.

Por fim, o Blog da Cidadania cumprimenta a todos aqueles que firmaram o manifesto pedindo compostura a Joaquim Barbosa, bem como aos sites, blogs e internautas que colaboraram para difundir uma iniciativa que por certo deu a sua contribuição para que o presidente do STF tenha exibido mais compostura na última sessão daquela casa.

Parabéns a todos.

Tags: , , , , , ,

123 Comentário

  1. A respeito deste vídeo, fica uma grande pergunta no ar: Por quê o ministro Ayres Britto decidiu jogar sua reputação jurídica no lixo, ao fazer isso ?

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/congresso-em-foco-foram-almocar-e-esqueceram-o-mensalao-tucano.html

  2. Assino o manifesto contra Joaquim Barbosa com a consciência clara de quem o viu, nas transmissões da TV, tratar com desrespeito até os seus próprios colegas do Supremo.
    Penso que sua aposentadoria deu um alívio para a justiça.

Trackbacks

  1. BLOG ENTREGERÁ PESSOALMENTE MANIFESTO CRÍTICO A BARBOSA | C O O LTURA

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.