Escândalos do PSDB represados por 19 anos inundam o JN

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

A notícia dentro da notícia. O Jornal Nacional da última quinta-feira levar ao ar uma reportagem com quase oito minutos de duração tratando de escândalos envolvendo o PSDB de São Paulo foi mais importante do que o conteúdo da matéria, do qual quem se interessa por política já soubera pelos jornais impressos, pelo rádio e pela internet durante o dia.

Abaixo, a matéria lida por Willian Bonner e Patrícia Poeta durante longos minutos, possivelmente um recorde de veiculação de notícia incômoda para o PSDB desde que o partido chegou ao poder federal, em 1995. É longa, mas quem não assistiu deveria ao menos lê-la, pois é surpreendente tanto pela duração quanto pelo conteúdo.

Prossigo depois do texto reproduzido a seguir.

—–

Jornal Nacional

Edição de 8 de agosto de 2013

Empresa francesa é suspeita de pagar propina a servidores de governos do PSDB

Uma empresa francesa é suspeita de pagar propina para servidores do Governo de São Paulo em troca de benefícios em contratos.

O caso foi em 1998. Foram indiciadas 11 pessoas, inclusive secretários de estado na época.

O pagamento de propina teria ocorrido para viabilizar um contrato entre empresa francesa Alstom e a então estatal de energia do estado de São Paulo, a EPTE.

De acordo com o inquérito da Polícia Federal, a companhia de energia obteve um crédito no exterior, junto ao banco francês Societe Generale, de R$ 72,7 milhões para adquirir equipamentos do grupo Alstom.

A Polícia Federal ressalta que a contratação do crédito milionário foi feita sem licitação. E só foi possível porque a Alstom idealizou um esquema de pagamento de suborno para funcionários públicos paulistas para recompensá-los pela aprovação do contrato.

De acordo com o documento da Polícia Federal, o esquema de pagamento usava pessoas com empresas no exterior que recebiam recursos do grupo Alstom “para depois repassá-los aos beneficiários finais, servidores públicos do governo do estado de São Paulo, no primeiro semestre de 1998″.

Nessa época, o estado era governado por Mário Covas do PSDB. Uma das contas, segundo o inquérito, era de Jorge Fagali Neto. A Polícia Federal diz que naquela época, embora fosse diretor financeiro dos Correios, há evidencias de que ele tinha livre trânsito por todas as secretarias de Estado.

A Polícia Federal afirma ainda que Jorge Fagali Neto integrou na distribuição de valores para agentes públicos paulistas que ele mantinha conta não declarada no exterior e que ocultou a origem de valores recebidos em virtude de pagamento de propinas, também no exterior. Por isso, ele foi um dos indiciados.

Outra empresa no exterior utilizada para lavar o dinheiro da propina foi a MCA Uruguay.

De acordo com reportagem publicada nesta quinta-feira (8) pelo jornal O Estado de São Paulo, “o dono da MCA, Romeu Pinto Junior, confessou a PF ter servido de intermediário do pagamento de propinas a funcionários públicos paulistas a mando da Alstom e por meio da MCA”.

A Polícia Federal afirma que Andrea Matarazzo, na qualidade de secretário de energia e presidente do conselho administrativo da EPTE tinha o pleno conhecimento de tudo.

A investigação cita o depoimento do então presidente da EPTE, Henrique Fingermann. Henrique declarou que o secretário Andrea Matarazzo tinha conhecimento de todos os procedimentos que levaram á assinatura do contrato de crédito com o banco Societe Generale.

A Polícia Federal afirma que há indícios de que Matarazzo tenha se beneficiado juntamente com o partido político, o PSDB, das vantagens indevidas arquitetadas pelo grupo Alstom.

E usa isso como argumento para indiciá-lo por corrupção passiva. A Polícia Federal indiciou os dois ex-secretários e mais onze pessoas em agosto do ano passado.

O inquérito foi encaminhado para o Ministério Público Federal, mas a denúncia ficou parada porque o MP considerou que era necessário obter mais informações sobre o caso.

O advogado que representa a estatal EPTE afirma que não conseguiu ter acesso ao inquérito da Polícia Federal e que o crime prescreveu.

“A prescrição conforme o Artid, já ocorreu e portanto caberia um pedido de habeas corpus em favor dos meus clientes”, afirmou o advogado Pedro Iokoi.

O Ministério Publico Federal considera que o crime de lavagem de dinheiro ainda não prescreveu.

O ex-secretário de energia de São Paulo, Andréa Matarazzo, qualificou como um disparate ter seu nome ligado a supostos favorecimentos. E disse que no período em que foi secretário não teve conhecimento, não discutiu nem assinou qualquer aditivo ou contrato que esteja sendo investigado. Ele afirmou ainda que as atas das reuniões podem comprovar o fato. Andrea Matarazzo acrescentou que é com muita indignação e repulsa que vê seu nome envolvido nas denúncias.

Segundo o ex-diretor dos Correios, Jorge Fagali Neto, o Ministério Público nunca atribuiu a ele qualquer ato de violação à lei penal e que não interferiu em nenhuma das empresas citadas, nem celebrou contratos com a Alston ou a Siemens.

A empresa MCA Uruguay e o então presidente da EPTE, Henrique Fingermann, não foram localizados.

Em nota, o PSDB declarou que repudia veementemente a tentativa de alguns setores de envolver, sem provas, o partido e seus quadros em casos de corrupção. O PSDB disse ainda que não compactua com a corrupção e espera que os casos sejam investigados e, se houver, responsáveis que eles sejam punidos.

José Serra é citado em mensagens de diretores de empresa investigada por cartel

O jornal “Folha de São Paulo” publicou nesta quinta-feira (8) uma reportagem, em que afirma que o ex-governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, foi citado em uma troca de e-mails entre executivos da Siemens – uma das empresas investigadas por suposta prática de formação de cartel. Segundo o jornal, uma mensagem sugere que, para evitar atrasos, Serra teria se mostrado favorável a um acordo entre concorrentes, em uma licitação para a venda de trens ao estado. O ex-governador nega ter cometido irregularidade – e afirma que a empresa Siemens não recebeu qualquer vantagem.

Em reportagem publicada nesta quinta (8), o jornal Folha de S.Paulo reproduz um email enviado em 28 de março de 2008 por Nelson Marchetti, funcionário da Siemens, para outros colegas da empresa, entre eles o então presidente da Siemens no Brasil Adilson Primo.

A mensagem do executivo da Siemens relata uma conversa que ele diz ter tido com o então governador de São Paulo, José Serra, e o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, durante um congresso, em Amsterdã, na Holanda.

O Jornal Nacional também teve acesso ao mesmo e-mail, que diz: “Gostaria de confirmar que conversei com o senhor Serra (governador do estado de São Paulo) e com o senhor Portella (secretário de Tranportes Metropolitanos de São Paulo), em Amsterdã, na semana passada, quando o senhor Serra confirmou que se a proposta da CAF não tiver condições de ser qualificada a concorrência será cancelada”.

Segundo a Folha de São Paulo, na época, a Siemens disputava com a espanhola CAF uma licitação aberta pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos para compra de trens, e ameaçava questionar na Justiça o resultado da concorrência se não saísse vitoriosa.

Na mensagem, o executivo relata o motivo para um eventual cancelamento da concorrência. “A razão básica para este posicionamento é a diferença de preço entre a CAF e o nosso. Estamos pelo menos 15 % acima do preço líquido da CAF. Poderia ser um risco para o governo do Sr. Serra”.

A “Folha de São Paulo” diz que o ex-governador Serra sugeriu a Siemens um acordo para evitar que uma disputa empresarial travasse a licitação da CPTM. No email do executivo da Siemens, a proposta seria detalhada. “Eles mencionaram que considerariam o fornecimento de algo em torno de 30% dos trens, por parte da Siemens. A “Folha de São Paulo” sugere que “eles” seriam Serra e o ex-secretário Portella.

O ex-governador José Serra divulgou uma nota dizendo que resultado da licitação quebrou a hegemonia de algumas empresas no mercado. Serra afirmou que a Siemens não foi subcontratada pela CAF, a empresa vencedora da concorrência. Ou seja, segundo Serra, a Siemens não obteve nenhuma recompensa. Ele afirmou que chegou a dizer publicamente que se a concorrência fosse anulada não contrataria a que estava em segundo lugar, pois a diferença de preços era grande. E que faria nova concorrência. José Serra disse ainda que o estado de São Paulo atuou contra a Siemens na Justiça, para garantir a licitação vencida pela empresa espanhola. A nota também é assinada pelo ex-secretário José Luiz Portella.

A empresa Siemens voltou a declarar que tem cooperado com as autoridades, mas que não pode se manifestar sobre investigações em andamento no Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

—–

Ufa! Tudo bem que não foi uma reportagem como aquela de cerca de vinte minutos que uma única edição do mesmo Jornal Nacional apresentou contra o PT durante o julgamento do mensalão após meses de longas matérias como essa acima – ou maiores – sendo apresentadas todos os dias, de segunda a sábado. Mas pode-se dizer que, à diferença do de costume, todos os elementos que vão se avolumando contra os tucanos de São Paulo foram apresentados corretamente. Ou quase…

É claro que o que pesa contra Serra não é ele ter interferido numa concorrência em favor de um dos concorrentes a fim de “evitar atrasos”. O que parece é que ele interferiu no processo instruindo concorrentes a “se acertarem”, chegando a avisar a um deles de que seu preço estava 15% mais alto que o do outro e isso é uma ilegalidade que macula o próprio princípio da concorrência, que deveria justamente evitar acertos como esse em busca dos menores preços para o erário público.

Todavia, como ainda não há provas de que isso ocorreu, vá lá que o Jornal Nacional divulgue a explicação de Serra sem deixar muito claro que essa é só a versão dele, diferente do que as investigações sugerem.

Enfim, a matéria não foi má. Até se pode admitir a cautela usada em nome da presunção da inocência a que qualquer um – inclusive os políticos – tem direito.

Porém, algo ficou de fora. Parte desses fatos são conhecidos há muito tempo. O escândalo da Alstom ganhou as manchetes do mundo inteiro em 2008 e até a última quinta-feira jamais tinha aparecido na Globo dessa maneira. Aliás, mesmo nos grandes jornais da época não ganhou tanto destaque quanto tem recebido em toda a grande mídia nos últimos dias.

Dizer que um fenômeno dessa magnitude ocorreu devido à gravidade do caso não chega a ser apropriado, apesar de ser parte da verdade. Há outras causas.

Um escândalo dentro do escândalo é 45 inquéritos referentes às denúncias contra o PSDB paulista terem sido arquivados pelo aparelhado Ministério Público de São Paulo, que teve que desarquivá-los por pressão internacional, pois as multinacionais europeias corromperam políticos em outros países além dos que corromperam no Brasil e as notícias só estavam sepultadas aqui, no único dos países envolvidos no caso Alstom em que ninguém foi punido.

Paralelamente aos tucanos, portanto, a grande imprensa brasileira e o MP-SP têm responsabilidade pela impunidade de políticos que não estão sendo acusados de comprar votos no Congresso para aprovar projetos como os petistas envolvidos no mensalão, mas de roubar em benefício próprio, para enriquecerem.

Fiquemos, porém, no caso da imprensa – por enquanto.

A eterna blindagem de corruptos amigos pela Globo e companhia limitada vem despertando uma irritação crescente na sociedade que vem se voltando contra a grande imprensa em geral e que tem, inclusive, desencadeado violência, com depredação de unidades móveis de vários veículos e expulsão de repórteres da Globo das manifestações, além de depredação de imóveis da emissora.

Dessa maneira, a recente “imparcialidade” que a emissora abraçou pode derivar de medo de ter ultrapassado os limites após constatar a progressiva degradação de sua imagem, até por conta das denúncias de ter cometido crimes contra a ordem tributária que podem colocá-la, cedo ou tarde, no lugar em que o PSDB está hoje.

Recentemente, escrevi que a Ocultação dos escândalos Globo e PSDB-Siemens foi longe demais. Como se vê, a conversão global ao bom jornalismo das matérias acima – que talvez não seja tão bom, mas que é bem melhor do que a artilharia histérica que a emissora dispara todo dia contra o PT desde 1989 –, está longe de ser produto de mera crise de consciência.

Assista, abaixo, à reportagem do JN

Tags: , , , , ,

180 Comentário

  1. MEDO. A impunidade fez os potentes e poderosos ultrapassarem o limite da irresponsabilidade. Sentiram-se acima da lei. Principalmente depois de tornarem reféns o Judiciário e Ministério Público que passaram a agir uníssonos em defesa do interesse da elite na promoção do golpe contra o governo trabalhista.
    A Globo fez um presidente da republica do nada. Collor não era nada. A Globo o criou como caçador dos marajás e o fez presidente. Ultrapassou todos os limites. Nem na ditadura ela se sentiu tão livre, leve e solta para mandar e desmandar no país. A Globo era o PODER . Tanto era que se deu ao direito de destruir Collor quando este não mais lhe serviu. Poderosa dedicou-se a apoiar FHC, o traíra, que enfim iria dar prosseguimento a politica neoliberal começada por Collor de Mello, a criatura, que perdeu a confiança da elite que o criou. Brizola foi o único a fazer alguma deferência a Collor recebendo-o quando enxotado de Brasília chegou ao Rio. Brizola na sua imensa sabedoria sabia que Collor tinha sido defenestrado do poder porque contrariou interesses dos poderosos que o colocaram lá. Com FHC foi o paraíso. Nunca antes este país foi tão vilipendiado, roubado e saqueado. Nem quando Pedro Alvares Cabral chegou com suas caravelas. E tudo com o apoio do povo que comprou os mantras diuturnamente divulgados pelo PiG que diminuindo o Estado tornando-o mínimo o Brasil se tornaria o paraíso. Esqueceram de dizer que paraíso para o capital financeiro. E o povo acreditou se unindo ao PiG e chamando Brizola de dinossauro. Tudo porque Brizola denunciava o crime de lesa pátria que estava sendo cometido contra o Brasil e seu povo. Hoje descobrimos que a privatização não passou de PRIVATARIA. Os tucanos fizeram o dever de casa do império USA e quebraram o país por três vezes. De quatro seria mais fácil obrigar o país a entregar as joias da coroa: Petrobrás, pré-sal, BB, Caixa Econômica, Amazônia, Base de Alcântara. Os sábios – a raça superior – executivos do FMI e Banco mundial exigiriam. Discurso adotado pelo PiG que só assim poderiam salvar o povo brasileiro da sua eterna incapacidade de gerir com competência o próprio país. Para um povo eterno escravo do complexo de vira-la seria o xeque-mate. Não contavam com a astúcia de um Lula, o homem do povo que salvou o Brasil e mostrou a seu povo que ele, sim, é capaz. Nessa hora tive certeza que Deus é brasileiro.

    • Clap! clap! clap! Parabéns pelo comentário Anac.

    • Prezado, seu texto é exatamente o que repito há mais de 20 anos. Gostaria de sua autorização para reproduzi-lo nas redes sociais. Parabéns!

    • Também gostei muito desse desabafo. Congratulações, Anac.

    • Muito bom! Parabéns!

    • Muito bom a sua argumentação.
      Com certeza mais dia, menos dia, essa imprensa golpista
      vai se render ao povo Brasileiro.
      E não vai demorar muito.

      Parabéns.

    • Pois é, nesse tempo do neolibês demotucano a gente cansava de ouvir os politicos na TV dizer que o Brasil havia entrado na modernidade (palavra chave usada) e que o resto era o atraso. E teve muito idiota que acreditou nisso. Mas como a mentira tem pernas curtas, tudo ruiu, inclusive na casa dos gringos.

    • É comentário de se assinar embaixo.
      Quanto à Globo, crise de consciência não poderia ser, simplesmente porque ela não se peja de manipular, golpear, enganar diuturnamente o povo brasileiro, sempre de caso pensado. Rede Globo, antes de tudo sonegadora da VERDADE e, pelo que se fala nos cafezinhos destes país, sonegadora do dinheiro público, dos impostos, dinheiro que deveria, de uma ou de outra forma reverter para o bem estar do nosso povo. Quase um bilhão de reais sonegados, quantas creches dariam para construir? .Ah, esta trinca marinha cada vez mais rica, a trinca dos US$ 21 bi e seus “imortais” serviçais da rede de tv que adentra 90% dos lares, alguns dos tais serviçais que se dizem imunes por serem da imprensa e que até estão a comprar iates de luxo, um de R$ 15 milhões adquirido às custas de um caldeirão, outro caríssimo, com todas as suas tubulações em aço inox de primeira linha, adquirido às custas de receitas de bolo e preparação de omeletes na TV. Falem srs, Williams. indignem-se, façam caras de enfado, trinquem os dentes e deem os seus mesmos celebérrimos muxoxos de repugnância nos telejornais que vossas mercês ancoram, não só contra os seus adversários que não querem uma pátria de escravos mas, também, no exato momento que todo o país espera em que venham a romper o seu silêncio cúmplice para alardearem aos berros a baita sonegação dos seus patrões e a omissão vergonhosa do MP e do STF que vocês trazem no cabresto pela chantagem.

    • Que explanação perfeita! Obrigada!

    • Eles são cínicos, na verdade. Agora o Serra ganhou, e o Alckimim também. É melhor dar a notícia agora no calor das eleições quando ninguém vai mudar voto por causa de um problema, vamos dizer,, sem nenhuma prova contra um senador e um governador tão amados. O Serra já foi liberado. Só desbancou um ícone da ética, o Suplicy. ELES SÃO CÍNICOS… Foi a mesma coisa depois que enfiaram o Color pela nossa garganta.

  2. Agora eu sei por que os trens de São Paulo estão atrasando tanto: muitos ratos nos trilhos. Provavelmente saíram de COVAS, subiram a CERRA e chegaram ao ponto mais ALCKMIN nesses vinte últimos anos.
    O Jornal Nacional, o Merdal e a Castanheira estão atônitos.

  3. E a GLOBO só agora, depois de 19 anos, descobriu as falcatruas dos tucanos de SP…

  4. Os tucanos estão no mato sem cachorro,como se diz aqui no sul !!!

  5. O PSDB foi abandonado até pela Globo, a coisa está feia !!! Como disse Paulo Preto: “Não se abandona um líder ferido na estrada”…

  6. Vamos com calma. A Rede Globo não dá tiro no escuro. Como Serra já demonstrou que irá dificultar a candidatura de outros nomes do PSDB, no caso Aécio Neves ou mesmo Eduardo Campos, a Rede Globo, então, quebra o protocolo e ataca diretamente o Serra. Mas não abusa das terminologia que usa contra o PT, como formação de quadrilha, já que têm várias políticos envolvidos com a suposta corrupção.

  7. Olá, Eduardo

    que bom que voltou agora ao ar seu blog

    Gostaria de pedir um esclarecimento sobre algo na repercussão desse escândalo que não me ficou claro. Quando você escreveu que o MP de São Paulo teve que desarquivar os inquéritos por pressão internacional, o que é essa pressão internacional? Alguma Justiça europeia? Não encontrei onde pude ler alguma referencia a isso. Pensei que fosse mais a divulgação pela internet que estivesse obrigando os procuradores a agirem.

    Grato pelo seu trabalho. Tudo de bom para você, para Vitória e sua família

  8. Não percebi que a Globo abandonou o PSDB. Percebi sim uma tentativa canhestra de jogar a culpa em Mario Covas, falar sem escrúpulos que o crime estava prescrito e uma proteção para os governos Alckmin e Serra. Bem diferente de uma reportagem se os escândalos fossem do PT. Hilário era a expressão e a voz dos âncoras e repórteres ao apresentarem a reportagem. Também bem diferente de uma reportagem contra o PT, onde a expressão sempre é de ódio e a voz rosnaste, babando pedindo sangue. A globo não mudou, não muda e nunca mudará. Que a Dilma a faça naufragar em suas dívidas executadas e estes âncoras Homer Simpson Bonner, Waak e comparsas afunde com ela.

  9. * Muito bom! So lembrar que erario so pode ser publico. http://www.significados.com.br/erario-publico

  10. E a globo continua com suas artimanhas de manipuladora , mesmo porque divulgou esta semana ,a preferencia somente de grandes empresários ao Aécio neves como o mais novo presidente do brasil ,o que e muito bom pra emissora . A GLOBO esta querendo levantar um novo queridinho PSDB por tanto CUIDADO POVO BRASILEIRO.

  11. O PSDB é uma mala sem alça pesadíssima de carregar.. A Dilma e o PT tem muito o que apresentar e mostrar em 2014. E Eles ? Nada…seu histórico(PSDB) é horroroso…vão acabar …

  12. Fico Feliz…alguém, achou alguma coisa dos demotucanos…Parasitas humanos são piores do que zumbis.Arre,que os tucanos vão perder bicos e penas e até o ninho.Olha o Aético Never tirando a desforra.

  13. Estou vendo a corda arrebentar…

    Dia 14 vem aí!!! Vai ser diferente…

  14. Gostaria de incluí-lo em minha lista de endereços.

  15. Não comemore tão cedo Cheila. Por enquanto o PT foi competente em jogar as tais suspeitas. Mas vai chegar a hora em que vai precisar provar tudo o que está jogando no ar, e você e eu sabemos que na hora do vamos ver as coisas começam a se colocar no seu devido lugar.
    O tal e-mail em que vocês estão se baseando para acusar Serra não se sustenta uma semana, pois baseia-se na afirmação de alguem que quer, apenas, impressionar seus superiores.
    Antes que você me acuse de venal por defender suspeitos de contravenções digo-lhe que qualquer um que passe do limite que a lei prescreve, deve pagar, seja pedro seja paulo.

    • “O tal e-mail em que vocês estão se baseando para acusar Serra…”

      Quem está investigando Serra não somos “nós”, é Ministério Público Estadual e a Polícia Federal.

      “…na hora do vamos ver as coisas começam a se colocar no seu devido lugar.”

      Nisso você tem razão: as coisas começam a se colocar no seu devido lugar. Agora sabemos porque o PSDB é contra o financiamento público EXCLUSIVO de campanha eleitoral: eles têm padrinhos generosos.

      • O Locatelli tem um problema conhecido por ; dificuldade em interpretar um texto.

        • Heleno, o PT não tem que provar nada, essa é uma tarefa para a Justiça. Parece que existem bons elementos para que a Justiça acolha tais denúncias. Isso te desagrada? A propósito, você tem alguma dificuldade em entender textos, por mais claros que eles sejam?

        • E você? De interpretar fatos?
          Jogue fora a peneira, filho. Tá ficando chato.

        • A arrogância da impunidade destes PSDBistas é impressionante. O caso está na mídia e imprensa mundial desde 2008, mas o Heleno acha que por que só sai a conta gotas na imprensa brasileira, o povo vai achar que não é nada. Tudo bem que vocês tem o judiciário nas mãos, que é difícil acontecer algo ao PSDB, vide a Privataria Tucana, a compra de votos para reeleição e o mensalão tucano, com provas saindo pelo ladrão e ninguém foi investigado. Mas agora a própria corruptora entregou os corrompidos. Agora a coisa ficou preta seu Heleno. Quero ver se a pressão for grande, os que se dizem que não se abandona um amigo na beira da estrada vão para o esgoto sozinhos?

        • Já o helena de ma-fé. O escaravelho pensa que todo mundo é rola bosta de tucano como ele. Tem que provar, santa. Mas para petista vale provas tênues e domínio do fato. A santa esqueceu-se que quem estar a acusar é o corruptor que pela corrupção generalizada no Brasil em SP dos tucanos pagou milhões em multa nos USA e Alemanha.

        • Heleno, há um escândalo fortíssimo envolvendo o PSDB de SP, que, em milhões, significa 6 a 7 vezes o valor envolvido no dito Mensalão. Está sendo investigado pelas autoridades e é barra pesada. O mar não está para tucano, se me permite dizer.

  16. A SITE BRASIL 24-7 divulgou uma pesquisa do PSDB em 03 estados do Sudeste (SP-MG-RJ) onde o candidato deles está atrás da Dilma e a frente da Marina.:

    A pesquisa apurou, ainda, uma situação de empate técnico entre Dilma, Aécio e Marina nos três maiores Estados do Sudeste. A presidente Dilma aparece com 25,2% das intenções de voto, pouco a frente do presidente do PSDB, Aécio Neves, com 22,9% e, também, a ex-senadora Marina Silva, com 21,5%.

    Abaixo, relatório de análise da pesquisa Sensus feita pelo diretor-presidente do instituto, Ricardo Guedes:

    Pesquisa Sensus

    A pesquisa Sensus de 25 a 30 de Julho, com 4.500 entrevistas nos Estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo, mostra dados significativos sobre a as Eleições Presidenciais de 2014.

    Os três Estados conjugam o total de 40,3% da população brasileira.

    Na ponderação para o total do eleitorado dos três Estados, Dilma, Aécio e Marina encontram-se tecnicamente empatados, Dilma com 25,2%, Aécio com 22,9%, Marina com 21,5, e Eduardo Campos com 2,3%, para margem de erro de ± 1,5%.

    Para os eleitores que conhecem os quatro Candidatos ao mesmo tempo, Aécio ocupa o primeiro lugar com 27,9%, Dilma o segundo lugar com 21,3%, Marina o terceiro lugar com 17,7%, e Eduardo Campos o quarto lugar com 3,8%.

    Estes dados mostram a tendência do eleitorado quando todos os Candidatos forem conhecidos igualmente.

    Não sei o que eles comemoram…

    • “Para os eleitores que conhecem os quatro Candidatos ao mesmo tempo, Aécio ocupa o primeiro lugar”.
      Na minha modesta opinião, ou essa pesquisa não tem senso algum ou foi feita lá na cracolândia.

    • O cambaleante aócio never ser conhecido. Só pode.
      Por dirigir cambaleante.

  17. Folha de SP, 09 de maio de 2013

    Faltaria guilhotina se o povo soubesse o que se passa, diz Alckmin criticando a impunidade no Brasil:
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/05/1275598-faltaria-guilhotina-se-o-povo-soubesse-o-que-se-passa-diz-alckmin.shtml

  18. A IstoÉ desta semana já está no ar. A manchete bombástica: “Eles sabiam – documentos revelam que tucanos foram alertados” – http://www.istoe.com.br/capa

    Ôrra, meu, é uma bomba atrás da outra que cai no ninho tucano PAULISTA. Está ficando bem claro quem está por trás das reportagens da IstoÉ (que de petista não tem nada): é obra de um certo minerim.

    Serra mexeu os pauzinhos para o Aébrio se tornar réu em processo por improbidade que corre no Tribunal de Justiça de MG. Agora o playboy do Leblon dá o troco em Serra, Alckmin e até no FHC. Aliás, como sabemos, o livro “A Privataria Tucana” também teve forte influência do minerim. Amaury Ribeiro era jornalista d’O Estado de Minas, jornal aecista.

    As denúncias que agora explodiram já eram conhecidas há muito tempo. Mas, sem pressão de mídia, não eram investigadas. Aébrio conseguiu obrigar o Ministério Público de SP a abandonar sua criminosa omissão. Tiveram que desarquivar mais de 40 processos.

    Agora, resta aguardar a vingança do Zé Bolinha de Papel contra o Aébrio Bafômetro Neves.

    • Mas, qual a motivação da Isto é hein?

    • Aebrio por trás da ISTOÉ.
      Vou assistir de camarote a guerrinha das aves de rapina.
      Deus é o não é brasileiro?
      Dilma reeleita no primeiro turno. Nem vamos precisar usar a bomba atômica: LULA. Bem que eu gostaria de uma chapa pura DILMA-LULA para tornar o PMDB refém dos dois.

  19. Ainda não sei como avaliar essa “conversão” da Globo. Será que está tentando desviar o foco do caso da sonegação da Globo naquele processo da Receita Federal? Sei não, mas pelo histórico da Globo devemos ficar com um é atrás. A Globo não dá ponto sem nó e, portanto, pode ter caroço nesse angú. Ou então a casa caiu?

  20. é tudo uma questão de estratégia, logo que a poeira baixar a Globo, a Folha e etc voltam à carga… Devemos ficar de olho…

  21. Isso significa que nossa elite perversa já encontrou candidato substituto.

    abçs

  22. Grande Eduardo-
    Suas esclarecedoras postagems sao motivos da sua credibilidade. A queda das vendas e os empilhamentos
    dos jorlaloes nas bancas, se tornaram realidade apos o Cidadania e outros, tambem
    blogs sujos, entrarem em a¢ao. Parabens pela enesima vez.

  23. Nao se iludam. Isto é resultado da briga interna do PSDB.
    È jogada ensaiada para o Aecio sair limpinho como bom menino.

  24. O mais triste em toda essa história é que, na verdade, os tucanos só deram continuidade a um antigo processo de espoliação do Estado, já sangrado por Malufs, Quércias, Fleuris, e agora Covas, Serras e Geraldos … A corrupção em São Paulo é SISTEMICA sim, para “surpresa” das vadias vestais da mídia porca … grande cúmplice de tudo isso aí …

  25. Quando do episódio da montagem escandalosa do mensalão, a rede sonegadora, não poupava nos adjetivos e substantivos ditos contra Lideres do PT, e contra o próprio PT. Deitaram e rolaram, horas e horas de programação para denegrir e colocar o Partido e seus membros na mesma lata nojenta da corrupção, que eles, o STF, PGR, PSDB e comparsas, chafurdaram até agora. Essas instituições encontram-se agora, todas elas em meio de denúncias e escandalos irreverssíveis. Quando na época, as “denúncias” eram contra seus contrários, eles chamavam esses de ladrões, corruptos, mensaleiros, petralhas e outros ditos. Agora é suspeito e supostas, mesmo estando tudo documenado e comprovado, ainda tentam salvar seus amiguinhos. a globo só noticiou porque viu sua concorrente a rede record ganhando em cima deles e só por isso. Convicção desses ai, esqueça, eles sequer sabem o que é isso! Se estão em dia com a Receita Federal, mostrem o DARF!

  26. Conhecendo a venus, o PT e Dilma que se preparem para o troco.

  27. A parte do Serra ainda está muito cifrada. O pig fica cheio de dedos ao falar do privateiro-mor. De qualquer forma, me parece que a opção pelo tucanato de Minas já foi feita. Talvez não por vontade própria, mas atropelados pelos fatos. Principalmente porque os fatos vieram da Europa, sede da Siemens, onde o pig não é porra nenhuma, muito menos o MP da tucanolândia.
    Mas uma coisa eu afirmo Edu, se sair algum escandalo envolvendo o Aécio no pig, mudo meu nome para Tancredo

  28. A última lista da Forbes mostra que a fortuna acumulada dos filhos do Roberto Marinho (eles não tem nome próprio, segundo o PHA) gira em torno de US$ 25 bilhões. Basta isso para mostrar a magnitude do poder da Globo e também a quais interesses de classe ela de fato atende. Tudo o que sai no JN segue a lógica desses interesses, principalmente matérias com mais de 5 minutos. Por isso, o traço natural da estratégia jornalística da Globo é a MANIPULAÇÃO. A análise do Edu a meu ver é bem correta: as recentes manifestações de rua e as denúncias de sonegação abalaram fortemente a imagem pública da Globo. Logo, ela decidiu “noticiar” também as falcatruas dos tucanos buscando restaurar a credibilidade comprometida. Mas é claro que ninguém minimamente consciente vai se iludir. O governo enriquece os Marinho com imensas verbas de publicidade, pois teme esse imenso poder de manipulação. Mas a Globo também teme o povo e o governo trabalhista da Dilma e, se pudesse, colocaria lá alguém mais palatável a seus interesses de classe. Portanto, aguardemos: na campanha eleitoral do ano que vem, se houver outra “bolinha de papel” que possa ser usada contra a Dilma, a Globo não vacilará em usá-la.

  29. É tirar o foco também da sonegação de bilhões. Mas tem medo pois a Globo esta perdendo o controle da informação. A chapa dela esta esquentando.

  30. E ai galera tucana que de vez em quando fala bobagem neste blog??????

    Quer dizer que o tal “domínio do fato” só fale para o PT?????????????????????????????

    Tenho que tirar o chapéu, realmente os tucanos são muito competentes……….PARA ROUBAR!!!!!!!

    Mais é um roubo feito por uma “massa cheirosa”!!!

  31. Só completando turma cheirosa…..

    Quer dizer que para vocês só o Lula tem obrigação de saber de tudo…..

    Agora estas “bobaginhas” de milhões referentes a coisas “menores” numa administração estadual, como metro e trens, 3, veja bem 3, eu disse 3 governadores do PSDB não tinham obrigação de saber. Então tá!!!!

    Se a oposição no Brasil fosse só os tucanos e não o PIG, acho que o PT se eternizaria no poder.

  32. De Cristiano Rezende Penha, de Campinas, SP, no “Painel do leitor”, da Folha:

    “De duas uma: ou o governo do PSDB é muito incompetente por não perceber que milhões de reais eram desviados há anos dos contratos do Metrô, ou o governo do PSDB é muito “competente” por desviar milhões de reais dos contratos do Metrô há anos e sem ninguém perceber”.

  33. É… Minha aposta e que tudo voltará ao normal no bananal. Ontem, por acaso, passei pelo lamaçal Canal 40 – ao ouvir a chamada do jornal da globonews quase quebrei a tv: A apresentadora, se referindo ao trempropinodutucano, conseguiu dizer que as empresas eram os bandidos, e em nenhum momento citou o psdb e seus larápios! Foi repugnante e revoltante! Não me iludo…

  34. A sujeira começa a ser mostrada em horário nobre. E o domínio do fato , Barbosa? Não vai ser aplicado aos ladrões do PSDB? Mas com o PSDB há uma diferença ,está recheado de provas. O MP vai jogar para debaixo do tapete ou vai investigar?

  35. Claro que não! É resultado do medo que as mobilizações populares; mobilizações verdadeiras, progressistas e com objetivos progressistas definidos; têm causado aos globais, que vêem multidões em todo o Brasil avolumando-se na frente de suas sedes, cobrando-os pelos seus crimes, e sabem que muito mais virá no dia 30 de agosto; e com isso começam a temer não somente a perda da “credibilidade” que ainda possuem junto à população, embora bastante enfraquecida, mas o que acompanhará essa perda de popularidade, no contexto em que ela se dá, ou seja a conscientização dos cidadãos sobre a absurda situação oligárquica que caracteriza as comunicações no Brasil, um oligopólio controlado por treze famílias de uma única classe social, que controlam a opinião e a informação, impondo uma única versão dos fatos, censurando a divergência e usando esse controle como arma para a imposição dos seus objetivos políticos, detsruição de adversários e proteção de aliados. Essa é a causa da “imparcialidade” global, que não tem nada de imparcialidade, mas é apenas uma estratégia de sobrevivência. tanto que a “matéria”, apesar de criticar o PSDB , apontando um pouco os escândalos do partido que todo mundo já sabe, continuou a ser “boazinha”. Para começar não divulgou a interpretação óbvia de que o que Serra é acusado não é de tentar “impedir que a uma licitação atrasasse”, mas de realizar um acerto prévio entre duas empresas, com o objetivo claro de beneficiar ao menos um dela(que do contrário não tinha condições de vencer a licitação, por ter um preço muito maior)permitindo assim que essa empresa beneficiada, que possuía um esquema de propinas com os Governos do PSDB desde Covas, conseguisse participar de uma compra governamental da qual deveria ficar alijada por seu preço ser muito elevado. Ou seja, Serra gerou despesas desnecessárias para o Erário público para beneficiar a Siemens e é evidente que não fez isso por ser admirador da língua alemã. Além disso, a candura jornalística” da globo ao divulgar essa notícias, ouvindo o outro lado e não transformando acusações em condenações prévias(o que é correto, mas que ela jamais faria se fosse o PT envolvido no caso)evidenciam que se trata de uma estratégia defensiva da emissora dos Marinho; que além disso carrega um recente crime fiscal nas costas, junto com outros como o roubo de um processo, formação de quadrilha, assassinato e corrupção), estratégia essa que, por ser defensiva, nos mostra bem que a emissora dos Marinho está acuada, e com ela o o restante da oligarquia midiática que a segue(e que vê escancarada sua proteção ao PSDB ao “denunciar” escândalos que há anos escondia), o que se tem um lado perigoso, pode levá-los a atos extremos, principalmente diante da recuperação da popularidade de Dilma, ainda é a melhor forma de vencê-los, e principalmente de garantir a reeleição de Dilma. Manter Globo e asseclas na defesa, preocupados em salvar a própria pele, é a melhor forma de impedí-los de direcionar as energias, ou parte delas, para os golpes de 2014, que deverão obviamente ocorrer, mas com a Globo continuando a tentar safar-se da cadeia e de ser destruída pelas massas, virão enfraquecidos ou desacreditados. Acuemos a Globo.

  36. Caro Eduardo, não sei se estou correto, mas vou relatar o que eu senti assistindo essa semana os desdobramentos das denuncias da revista isto é.

    1ª a globo só falou porque esta acuada e com medo da passeata chegar as suas portas de novo e provocar mais descrédito ao seu principal produto o JN.

    2ª a globo fez a denuncia em tom leve e jornalisticamente correto, porem, elá usou um artificio que poucos perceberam, as imagem de políticos envolvidos não apareceram ainda em nenhuma reportagem, só do falecido Mario Covas, que inclusive poder causar dó nas pessoas afinal ele esta morto e estão achincalhando o nome de que não pode se defender.

    3ª as matérias da folha, globo, estadão, escondem os políticos tucanos, só colocaram Matarazzo, porque não tinham como deixá lo de fora, mas os graúdos ficaram todos, já a reportagem da veja é um absurdo por completo sem comentário no mundo atual.. Haaaa a imagem do Serra apareceu, ma é para fritar de vez, a mídia por enquanto aposta no Aécio…

  37. Olha que estranho: não tem ninguém no PSDB culpando a imprensa pelas falcatruas do partido. Não tem ninguém no PSDB pregando o “controle da mídia”. Não tem ninguém no PSDB chamando a imprensa de golpista. Que coisa, né?

    • Talvez isso se deva ao fato de a midia ser, de uma certa forma, cúmplice desses atos daninhos ao patrimônio público. No mínimo por omissão seletiva…

      Mas procure se informar e entender um pouco isso que você chama de “controle” da midia.

  38. Vocês de São Paulo já reparam que o Sr Mario Covas estar sendo ressuscitado para pagar o pato no lugar dos vivos pela grande imprenssa no lugar dos tucanos vivos.

  39. Cartel do metrô teria irrigado lista de Furnas no governo de FHC

    Tá no Hoje em Dia (de BH) – 13-08-2013

    A procuradora da República Andréa Bayão Ferreira acusa o ex-diretor de planejamento de Furnas, Dimas Toledo, empresários e políticos de participarem da “lista de Furnas”, uma caixinha de campanha clandestina que funcionou na estatal no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

    A denúncia reúne um arsenal de documentos da Polícia Federal e da Receita que, além de atestar a veracidade, comprova a existência de um “mensalão” organizado por Dimas na estatal.

    A suspeita é de desvio de mais de R$ 54 milhões em contratos superfaturados, que alimentavam os financiamentos ilegais de campanha de 153 políticos – incluindo as de ex-governadores de São Paulo e Minas Gerais. Em agosto de 2006, a PF recolheu R$ 1,2 milhão e outros US$ 356 mil, em Bauru (SP), na casa de Airton Antônio Daré, sócio da empresa Baruense Tecnologia e Serviço, que recebeu R$ 500 milhões de Furnas entre 2000 e 2005.

    Para o MP, o esquema era custeado por contratos superfaturados assinados pela estatal com as empresas Toshiba do Brasil e JP Engenharia Ltda.

    Elas foram contratadas, sem licitação pública, para realizar obras no Rio. A Alstom do Brasil e Siemens, acusadas de pagar mais US$ 20 milhões de propina a partidos, venceram vários contratos com Furnas.
    Elas aparecem na chamada lista de Furnas como possíveis financiadoras do esquema de repasse de dinheiro a políticos.

    fonte: http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/cartel-do-metro-teria-irrigado-lista-de-furnas-no-governo-de-fhc-1.157085

  40. Um outro motivo, Edu, para o fato da ‘Globo’ estar agindo dessa maneira é, com certeza, a forte queda da audiência do ‘JN’ e da emissora.

    A Globo deve ter pesquisas mostrando a crescente perda de credibilidade do ‘JN’ em função da sua descarada parcialidade, sempre atacando o PT e protegendo o PSDB-DEM.

    E se a audiência continuar caindo, a renda gerada pela publicidade despencará. E a Globo ficará mais pobre, bem como os filhos do Roberto Marinho.

  41. POVO HONESTO DE MINAS GERAIS – DO BRASIL INTEIRO

    PROCURADORES DE JUSTIÇA INDEPENDENTES DE MINAS GERAIS

    POLÍCIA FEDERAL DE MINAS GERAIS

    JORNALISTAS INDEPENDENTES DA FAMÍLIA DO CALIFA NARCO TRAFICANTE

    POLICIAIS HONESTOS PUBLICAM PROVAS INDESCUTÍVEIS QUE OS AEROPORTOS DE MONTEZUMA E CLAUDIO SERVIAM PARA O NARCO TRÁFICO

    E A REDE GLOBO E VEJA SE FAZEM DE MORTAS. Os fundamentalistas religiosos estelionatários são comparsas do NARCO TRÁFICO e do ASSALTO AOS COFRES PÚBLICOS.

    ATENÇÃO, ELEITORES:- PRESTEM UM MINUTO DE ATENÇÃO
    POLICIAL MINEIRO QUE DENUNCIOU AÉCIO NEVES & QUADRILHA MINEIRA É AMEAÇADO DE MORTE
    Policial mineiro Lucas Angelo, apresentou PROVAS DOCUMENTAIS da máfia narco traficante mineira COMANDADA PELA FAMÍLIA DE CANGACEIROS CUNHA NEVES.
    O policial corajoso compareceu junto à CORREGEDORIA DA POLÍCIA, E DO MINISTÉRIO MISTÉRIO MINEIRO, COM DOCUMENTOS DE PROVAS.
    Essas coisas JAMAIS a revista fascista Veja e sua co irmã Rede fascista GLOBO e coligadas, farão chegar ao POVO
    COMPARTILHEM – NÃO VAMOS DEIXAR O POLICIAL MINEIRO SOZINHO NESSA DE DENUNCIAR O CRIME ORGANIZADO – POLÍCIA MINEIRA DENUNCIA AÉCIO NEVER COMO BANDIDO PERIGOSO, TOXICÔMANO E AMIGO DE NARCO TRAFICANTES
    Professores mineiros, e profissionais da saúde mineira, denunciam Aébrio como o pior adminitrador em MINAS em todos os tempos.

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=22212

    https://www.youtube.com/watch?v=IpTIheiuEpo

  42. Eu tenho certeza que essa repentina divulgação dos escândalos não tem NADA A VER com o Serra. Ele jamais faria isso com o amigão Aécio. Ou faria?

  43. O QUE EU PODERIA HISTORIAR AQUI, O ANAC O FEZ COM MUITA SABEDORIA E PROFUNDO CONHECIMENTO DE CAUSA. PARABÉNS!!

  44. ANAC, LI PELA TERCEIRA VEZ O SEU TEXTO, É, DIDATICAMENTE ESPETACULAR! VALHA-TE DEUS, CRIATURA!!!

Trackbacks

  1. BRAZIL S.A
  2. Escândalos do PSDB represados por 19 anos inundam o JN | Blog da Cidadania | O LADO ESCURO DA LUA
  3. Cerra ficou pesado demais para o jn | Conversa Afiada
  4. Escândalos do PSDB represados por 19 anos inundam o JN | Desinformação Não!
  5. BRAZIL S.A
  6. Escândalos do PSDB inundam o JN | Irredutíveis Gauleses
  7. Escândalos do PSDB represados por 19 anos inundam o JN | Blog … : Revista Veja Brasil
  8. Escândalos do PSDB represados por 19 anos inundam o JN | Blog … | Veja, Brasil
  9. Escândalos do PSDB represados por 19 anos inundam o JN | Blog … | Veja, Brasil

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.