Um pronunciamento para Dilma

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

Atenção para um pronunciamento para a Excelentíssima Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff

—–

Minhas amigas e meus amigos,

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou na semana passada que o Brasil tem hoje o menor nível de desigualdade da história documentada do país.  Em 2011, o índice de Gini, que mede a desigualdade de renda entre os brasileiros, foi de 0,527, o menor desde 1960.

Entre 2001 e 2011, no Brasil, houve crescimento real de 91,2% na renda dos 10% mais pobres. No caso dos 10% mais ricos, o aumento foi 16,6%. Segundo o Ipea, o aumento da renda na base da pirâmide relativiza o fraco desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) no ano passado.

Comentar esse feito do Brasil ao longo da última década torna-se imperativo para prestar contas a você, cidadã ou cidadão, sobre que projeto de país o meu governo vem implantando. Um projeto em que todas as classes sociais estão ganhando, com aumento de renda e, consequentemente, de poder aquisitivo tanto para ricos quanto para pobres.

O Brasil promoveu justiça social, que é cada cidadão ter condição minimamente digna de vida, de não ter que se submeter à fome, ao desabrigo, a doenças há muito erradicadas no mundo desenvolvido, à ignorância, à violência, a condições a que qualquer um de nós ser submetido envergonha a todos, pois o próprio conceito de nação encerra o sentimento de solidariedade entre irmãos de sangue e cultura.

O Brasil de 2013, pois, é um país em que conseguir um emprego deixou de ser uma loteria como fora há mais de uma década, e no qual o salário já permite adquirir o básico para a dignidade, mas não só.  Para um contingente crescente de brasileiros, a renda do trabalho deu acesso a bens maiores e de todo tipo, inclusive culturais.

O país ainda não conseguiu, porém, melhorar consistentemente a qualidade dos seus serviços públicos. Além disso, as tensões sociais oriundas de ainda termos uma das piores distribuições de renda do mundo continua mantendo um nível de violência e criminalidade que poderia ser muito menor se o nosso Brasil fosse mais justo.

Nesse contexto, a queda da desigualdade anunciada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada sinaliza que caminhamos na direção correta. A melhora econômica que o Brasil experimentou ao longo da última década, quando o Produto Interno Bruto deu um salto, chegando hoje a quase 5 trilhões de reais, foi bem melhor distribuída entre os brasileiros.

Esses trilhões de reais que se somaram às riquezas que aqui se produz ano a ano não foram distribuídos como deveriam, mas foram distribuídos como nunca antes na história deste país se fez de maneira tão justa, por insuficiente que tenha sido.

O grande desafio do Brasil desta década, portanto, será fazer nos serviços públicos o que está se fazendo na construção de um patamar aceitável de justiça social, ou de uma distribuição de renda e de oportunidades que não empurre legiões de jovens para o crime ou para vidas improdutivas e, muitas vezes, com finais trágicos que oneram e até ameaçam a sociedade.

Este país, mostrando que é capaz de se tornar mais justo por decisão própria, seguramente será capaz de superar o desafio de tornar melhor a vida da coletividade por ação de melhores serviços públicos. Alcançadas as condições de trabalho e sobrevivência minimamente dignos, é hora de o Brasil alçar voos mais altos, rumo ao país que todos almejamos.

(…)

—–

Nota: é óbvio que o texto acima é uma ficção forjada pela esperança do blogueiro em seu país.

Tags: , , , , ,

114 Comentário

  1. Poxa, PRESIDENTA DILMA, arranje uma solução: Faça com o que o Departamento de Marketing e comunicação do seu governo funcione. substitua quem não está trabalhando !
    Uma ideia: quando algum periódico relacionar as boas coisas do seu governo, peça para dobrar, triplicar , etc. a edição em questão e distribuir de forma gratuita para a população ou doar como incentivo de assinatura. A POPULAÇÃO TEM O DIREITO E O DEVER DE SABER !! Por favor, vá a programas ou emissoras de rádio e TV favoráveis e faça o seu comercial.
    Não espere ser derrubada, para começar a reagir. DERRUBE PRIMEIRO, pergunte depois !!!

  2. Caro Eduardo,

    Gostei muito da possibilidade deste texto ser um discurso de Dilma na TV.

    E concordo com o Carlos Henrique para que este conteúdo seja realmente encaminhado para a nossa presidenta.

    “…O que interessa é fazermos nossa parte, pressionando positivamente a Presidenta para que reaja ao terrorismo midiático. Envie o texto, via Secretaria Geral da Presidência(Gilberto Carvalho) e continuemos a apelar para a Presidenta para que assuma a “interpretação” que tanto falo em relação às “manifestações” hipócritas da classe média reacionária, sem conteúdo verdadeiro e que tinham como único objetivo atacar o Governo….”

    E te parabenizo pela qualidade de leitura e reflexão que você nos presenteia.

    Cordiais saudações.

    Eliane

  3. Salve, Edu.
    Tenho acompanhado seus textos como sempre fiz, desde priscas eras (priscas é ótimo, né?).
    Entretanto, me abstenho de postar devido à alta incidência de trolls que infestam o site e, você sabe, na nossa idade passar raiva com coisa pequena não é o melhor caminho; bater boca com indigentes não gera muita luz…
    Sigo te acompanhando, companheiro; um pouco mais distante, mas acompanhando.
    Tenho notado que vários nomes que eram “figurinhas” no seu blog, aos poucos desapareceram.
    Talvez estejam na mesma situação e sintam o mesmo que eu, não sei.
    Acompanham, mas não se intrometem. Hoje leio as postagens do Luis Prudente, do Carlos Henrique, do Ruy, do Valdir-BA, do Sávio, do Emerson, do Under_Siege, do anac, do El Bartho (esse é novo, né?) e do grande Locatelli – meu ídolo; enfim, de gente que comunga nossos ideais e deseja um Brasil melhor.
    De alguns outros, inomináveis, a canalha, passo por cima para evitar ter que responder ao lumpesinato tucanalha golpista.
    Continue escrevendo, meu caro Edu: suas pérolas não se perdem para aqueles que conhecem sua combatividade e os desígnios que o norteiam. Para os demais, porcos, que valha o aforismo.
    Certa vez definiram John Lennon como “Ser Humano Integral”. Desde que comecei a frequentar o Cidadania, acho que a definição é a que melhor cabe a você também.
    Um grande abraço.

    PS – Quando tiver um tempinho, por favor, me passe o telefone do Nelson Canesin: quem sabe poderemos discutir, em família, sem trolls, o que se discute aqui…
    Forte abraço.

  4. Edu, eu acresceria, ao belo “discurso” de Dilma”:
    Estamos publicando uma cartilha, com todas as políticas sociais construídas nestes últimos dez anos, com os resultados conquistados, na área da saúde e na área da educação, para conhecimento de cada cidadão brasileiro, e até para orientar as suas reividicações, indicando ao governo, outras demandas necessárias para bem servir ao povo”

    Isto se faz necessário, porque os meios de comunicação não informam, mas ao contrário, escondem, só por interesses partidários, e como nós sabemos, a mídia não pode tomar partido, pois perde a seriedade.

  5. O IDH brasileiro cresceu 47,5% nos últimos 20 anos e essa notícia passa quase que desapercebida no site do Globo, ao mesmo tempo em que é manchete no JB. Imaginem se fosse uma notícia negativa.
    É dessa forma que a mídia golpista age de modo subreptício.

  6. As minhas contundentes manifestações contra os líderes e caudatários do PT não têm cunhos pessoais! No entanto, se referem ao mal que estes celerados vêm causando à Nação! Os petistas e seus vassalos, i.é, os fraudadores da Nação, estão percebendo como o chão que supunham sustentá-los foi feito de uma argamassa podre de corrupção; que a matéria prima que o PT usou foi a da mentira e a do engodo; que os pedreiros foram escolhidos entre os corruptos e que o chefe da obra não passa de um mentiroso! Assim, todo arcabouço está prestes a desmoronar! Para que se tenha uma idéia da obtusidade da mentalidade petista, um fato precisa ser narrado e pode ser generalizado para todo o País. Até pouco tempo, trabalhou conosco uma senhora que esperou por cinco anos (cinco anos!) para ser examinada pelo SUS sobre algumas erupções cutâneas! Confirmando este fato, temos visto em todo território nacional corredores de hospitais públicos abarrotados de enfermos nas piores condições; pessoas que viajam milhares de quilômetros e não são atendidas; construções abandonadas e aparelhos médicos encaixotados, enfim, provas da mais completa desídia e incompetência dos poderes públicos. E o que faz o PT? Premia exatamente o ministro da Saúde lançando-o candidato ao governo de São Paulo! Ou seja, dá uma demonstração do maior desprezo pela dignidade dos cidadãos!
    Eugênio José Alati
    Em tempo: a visão do PT sobre a realidade dos acontecimentos é tão sectária que atribuem à mídia todas as suas incompetências, inclusive o mal desempenho do PIB, o aumento dos juros e da inflação! Ou seja, os culpados de tudo são os que registram, não os causadores dos fatos!

  7. Eduardo, ajude o Governo a salvar vidas. Tomo a liberdade de pedir que você, com sua notória lucidez e facilidade em expor as idéias, faça um texto sobre esta mafia de branco que quer impedir o Brasil de universalizar o acessoa a saúde para poderem continuar a enriquecer. Nunca vi na história da humanidade tamanha hipocrisia como a destas entidades médicas. Infelizmente no Brasil grande parte dos médicos não se contenta em ser um classe média dignamente remunerado, eles querem ficar RICOS. Mostram seus contra-cheques de prefeituras com salários que acham baixos mais esquecem de dizer que na pratica recebem aquele valor para trabalhar mal e porcamente algumas poucas horas semanais. Viraram verdadeiros assassinos, pois a cada dia que passa na demora em implantar o programa são vidas que deixam de ser salvas. O que esta acontecendo no Brasil é surreal, uma categoria que salva vidas quer impedir o acesso da população ao serviço de saúde e ainda querem bloquear a criação de novas faculdades de medicina, isto mostra como a nossa elite é a mais perversa e cruel do planeta, pois a maior parte dos alunos dos cursos de medicina são oriundos de famílias classe média alta, salvo exceções. O maior medo deles é que os médicos estrangeiros mostrem como boa parte dos nossos são incompetente e desumanos.

    Eduardo, ajude o Brasil a salvar vidas, um médico atendendo numa garagem faz uma grande diferença.

  8. Rio de Janeiro, 30 de julho de 2013

    Presidência da República: Dilma Rousseff
    PROJETO: SOMANDO FORÇAS- MESTRES DO BRASIL

    Prezada presidenta Dilma Rousseff o último IDH revelou, que o Brasil melhorou, mas que ainda precisa avançar e investir mais na educação. Pensando nisso, gostaria de sugerir o projeto: SOMANDO FORÇAS- MESTRES DO BRASIL, onde o governo federal colocaria uma vez por dia por uma hora, dois professores na sala de aula para desenvolver em conjunto reforço escolar (projetos criativos) para as crianças da primeira série, até a quinta série, com aulas de português e matemática, que são as mais importantes, para um bom futuro escolar. Com isso, muito cedo, os estudantes (crianças) do Brasil já teriam uma base muito boa, para aprender e se desenvolver com mais confiança, e com mais conhecimentos dessas matérias. Com Isso no futuro o IDH pode melhorar ainda mais. Esse projeto pode mudar a vida de muitas crianças para melhor, e fazer com que essas matérias, deixem de ser o bicho papão do futuro das crianças brasileiras.

  9. De que adianta IDH, GINI e outras tralhas se quando se vai ao posto de saude não tem médico? não tem remedio? não tem nem energia eletrica?? esta é a saude publica do PT.

    • Do PT não, meu amigo, é do Brasil. SEMPRE foi assim. SEMPRE! E pela primeira vez, quando finalmente se pretende mudar este status quo, a máfia de branco formada pelos médicos brasileiros tenta, a todo custo, sabotar.

  10. Cabe um pedido de desculpas do blogueiro?

    Dilma sai em defesa de Joaquim Barbosa e diz que não há constrangimento entre eles

    A presidente Dilma Rousseff sai em defesa de Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). “Ele não fez nada”, afirma a petista sobre a imagem de TV que mostraria o magistrado cumprimentando o papa Francisco e passando reto por ela numa cerimônia no Rio de Janeiro, na semana passada.

    BRIGOU COM ELE
    Barbosa foi atacado em sites e mídias sociais pela suposta “arrogância” e falta de educação. “O ministro Joaquim chegou [ao local da audiência com o santo padre] e logo mandei chamá-lo para a sala em que eu estava. Ficamos duas horas conversando e vendo TV.”

    BRIGOU COMIGO
    Na hora dos cumprimentos, Dilma diz que apresentou Barbosa ao papa explicando que “esse senhor é o primeiro negro presidente do tribunal, pelos seus méritos, uma pessoa que se superou”. E emenda: “O papa se aproximou dele de forma afetiva e o ministro sorriu para mim”.

    É INÚTIL
    Dilma critica o fato de pessoas quererem “criar constrangimento” entre ela e o presidente do STF. “Já nos encontramos duas vezes nas últimas semanas, uma delas a meu pedido e outra a pedido dele. Como presidente de poder, o Joaquim Barbosa sempre foi extremamente correto comigo. E eu tenho absoluta clareza de que ele jamais faria uma coisa dessas [referindo-se à cena do papa].”

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2013/07/1318667-dilma-sai-em-defesa-de-joaquim-barbosa-e-diz-que-nao-ha-constrangimento-entre-eles.shtml

    • Considerando a fonte, será que Dilma realmente deu essas declarações? Ou puseram palavras em sua boca para defender o indefensável?

  11. Eduardo, como sempre, impecável !!!

  12. Eis a estratégia insana que a oposição via mídia está usando; tentando transformar fatos – Gini, IDHM – com boatos pessimistas; ultrapassando limites, e o que hoje lideres empresariais e outro que até foi ministro na ditadura; o que pensam. Acho importante devido não serem alinhados à esquerda propriamente.

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/110013/X%C3%B4-pessimismo-adverte-Benjamin-Steinbruch.htm

    Benjamim S “Temos efetivamente problemas com inflação, atividade econômica, contas públicas, contas externas, corrupção e em muitas outras áreas. Mas só pessoas impregnadas por pessimismo doentio ou mal-intencionadas podem considerar esses problemas como insuperáveis”

    Pois bem, um ou outro. Certos adversários políticos são mal intencionados pois têm a intenção de ganhar as eleições disseminando boatos contra o Brasil.
    E os inimigos políticos, só pode ser; pessimismo doentio.

    BS “Nem otimismo ingênuo, nem pessimismo doentio. Essa seria uma boa norma de conduta para todos os que torcem pelo Brasil e batalham pela melhoria de vida dos brasileiros.”

    Quanto a mim posso até ser considerado ingênuo com o tal dístico – America latina, berço de uma nova civilização – porem melhor do que a doença do pessimismo.

    Vejam a má intenção de alguns oposicionista para ganhar eleições a qualquer custo, conforme Delfin escreveu em 09/03/2011; -É preciso controlar o pessimismo – é o que está também por detras das manifestações

    “No momento em que as pessoas acreditarem que haverá uma redução dramática do crescimento, você primeiro mata o espírito animal do empresário. Depois, começa a colocar dúvidas sobre o emprego e, em seguida, sobre o consumo”

    Esse outro de Emílio Odebrecht em 12/01/2010.

    “Diante disto, me pergunto se a imprensa brasileira está em sintonia com a mundial – que aponta nossos defeitos, mas reconhece nossos méritos. Tal dúvida me surge porque há um Brasil que dá certo e que aparece pouco nos meios de comunicação. Aparentemente, o destaque é sempre dado ao escândalo do dia. Isso deixa a sensação de que não estamos conseguindo explicar aos brasileiros o que a imprensa internacional tem explicado aos europeus, norte-americanos e asiáticos.”

    “Tornar públicas as mazelas é obrigação da imprensa em um país livre. Mas falar somente do que há de ruim na vida nacional, dia após dia, alimenta e realimenta a visão negativa que o brasileiro ainda tem de si”

  13. A pergunta é: por quê a péssima equipe de comunicação da presidenta Dilma é intocável?

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.