O problema de Joaquim Barbosa

 

Em benefício dos fatos e da transparência desta análise, quero deixar registrado que estou entre os mais veementes críticos que o presidente do Supremo Tribunal Federal, doutor Joaquim Barbosa, conquistou ao longo de sua trajetória no ano passado – isso sem falar nos inimigos, entre os quais não me incluo por absoluta falta de motivos.

Sou um dos muitos inconformados com as condutas midiáticas e autoritárias de Barbosa, com esse seu desejo incontido de aparecer a qualquer custo, com aquela sua proverbial dificuldade em conviver com o contraditório, com a sua dolorosa falta de uma humildade lúcida que se espera de alguém que ocupe posição tão importante.

Apesar disso tudo, tenho minhas dúvidas de que o presidente do STF tenha feito alguma transação ilegal para adquirir o tão falado imóvel em Miami.

Claro que não dá para descartar nada em relação a qualquer um que se lambuze no tipo de poder em que Barbosa se lambuzou até o fastio. Um tipo híbrido de poder, uma mescla entre poder de Estado, poder político e poder financeiro, forjada nas relações às quais tem se entregado por atos e palavras.

Entretanto, não me parece provável que esse cavalheiro tenha cometido algum tipo de ilegalidade. Seria uma estupidez que não condiz com a sua inegável inteligência.

O que é legal, porém, não é necessariamente moral. Alguém que tem se dado a fazer críticas e acusações tão acerbas a tudo e a todos, por força de também ser um servidor público deve estar sempre disposto a explicar, paciente e detalhadamente, negócios milionários como a compra que fez de imóvel tão luxuoso nos Estados Unidos.

Contudo, não deve ser esse o problema do doutor Joaquim Barbosa. Antes, seu problema é o conceito deturpado sobre democracia e sobre direitos civis do qual padece e que não aplica para si mesmo por, claramente, julgar-se acima de suspeitas.

Barbosa é só mais um milionário em um colegiado em que há outros tão milionários quanto ele ou mais. Assim, espera-se que não seja julgado com um rigor quanto ao seu patrimônio que nem sempre é usado para os seus pares que não têm a mesma origem, mas que têm ligações ainda mais fortes com grupos políticos e que fazem negócios ainda menos transparentes.

Obviamente que o leitor saberá intuir a quem me refiro, acima de outros.

O presidente do STF, portanto, não é perigoso por ter feito ou vir a fazer tipos de negócios que são comuns a toda a magistratura, entre outras vertentes do serviço público. Ele é perigoso, sim, mas por sua mentalidade despótica, por sua vaidade embriagante, por seu temperamento imprevisível, por sua falta de capacidade de reflexão.

E, por tudo isso, vejo nele uma legítima ameaça à democracia que jamais deve ser combatida com o moralismo de quinta a que se dá tão frequentemente, mas com serenidade e objetividade quanto aos erros que já cometeu e aos que previsivelmente irá cometer, já que dificilmente virá a se dar conta deles, embriagado que vive consigo mesmo.

Tags: , ,

147 Comentário

  1. o pessoal que comenta sobre a Petrobras nao tem dito o basico: ela nao existe pra dar lucro em Bolsa.

    Mas pode e tem dado. Esse lucro nao precisa ser altissimo nem muito menos ser contínuo.
    A PEtrobras é a maior indutora, propulsora e causa eficiente (uma delas) do desenvolvimento do meu pais. Eu sou brasileiro exijo uma Petrobras assim – porem com reduçao de mais uns 20% de pulverizaçao do capital. Ou seja que seja menos privada. Profissional, eficiente e publica.
    E que os royalties redimam agora os maiores de nossos males antigos.
    E se for para fazer altos acordos com petroleiras externas que seja com as russas e chinesas.
    Esta claro?

    • Não é verdade o que vc diz

      ..uma IMENSA parcela do seu capital é formado por capital PRIVADO, ações cotadas e negociadas aqui e alhures ..fora que ela precisa dar lucro pra suportar seus investimentos e remunerar INCLUSIVE o governo, o ESTADO BRASILEIRO que poderia, num segundo momento, até a abrir mão do uso e abuso de impostos regressivos pára seu sustento (preferindo aqui atuar com proficiência e dividendos, coisa que funcionário público sequer sabe o que significa)

      ou será que vc prefere o sucateamento que existiu com o setor elétrico e das TELES e siderúrgicas que induziu-nos à privataria ?

      Ademais, MILHÕES, milhões de brasileiros aplicaram, foram convidados e induzidos a apostarem suas economias na CIA com seu FGTS (ou vc acha que todos devemos só esperar por um BOLSA FAMILIA pra sobrevivermos ?)

      ..e ainda, outros tantos fundos voltados a aposentadoria até do funcionalismo (correios, aeroviários, das teles, eletros etc etc) também contam com um bom desempenho desta empresa pra poderem bancar seus compromissos

      Quanto a ela ser indutora de modernidade e tecnologia, concordo e defendo isso com unhas e dentes, fato que é muito diferente de SUBSIDIAR ineficiência, incompetência e inoperância como as que ocorreram com os Navios que não foram entregues, as plataformas, ou as refinarias compradas superfaturadas ..ou mesmo de mantermos benefícios e estabilidades nababescas de funcionários descompromissados com o seu desempenho

      E sabe em verdade o que não pode acontecer com a bolsa e um governo sério deveria combater?

      ..é o fato de marginais ficarem dando desculpa de que manipulações exageradas, flutuações esquizofrênicas e sem fundamento, estas feitas pra satisfazer a interesses imediatistas e mesquinhos duns poucos indivíduos, é a bolsa admitir todo tipo de boataria pra insuflar, ou esvaziar valores de grandes companhias (aliás, como acontece com as proto empresas FANTASMAS do EIKE atualmente, ou mesmo com a petrolífera brasileira que não justifica tamanho valor pequeno), fazendo com isso criarem-se em nome dum mercado MANIPULADO, do dia pra noite, algumas fortunas, e milhares de falências (como pode vir a acontecer com muito fundoe de previdência)

      abrá.

      • primeiro, eu sou contrario a privatizaçao pulverizada ou nao, de mais que 1/3 do capital.

        E sou pela compra de plataformas aqui com 20 pct a mais de custo, sim. Foi a primeira proposta eleitoral de Lula e cumpriu. Com emprego nosso, sim. . E so no rio grande do sul 9000 empregos. E voce prefere plataformas e navios ex-Coreia, independentemente de “sub ou super”, romanelli?

        Ninguem foi notificado porque a industria do oleo nunca vai confirmar mas tem 70 bilhoes de BBL ali em baixo… E o índice de confirmaçao de poços “sucesso” é o mais alto do mundo. Vitoria nossa e f%#*+*d-se a chevron.
        Sobre os sindicatos, eu prefiro com eles, mas ha neolibs que acham q “sindicatos sim, mas so os patronais”

        Induzido por induzido compra de papeis, que seja para a Petrobras. porque a shell, GM, ou Bradesco tambem induzem e voce so entra na bolsa porque quer. Segundo porque a midia por muitos anos ‘induziu’ ela mesma as PP e ON exatamente visando muito lucro por muito tempo. E todo o bluechipismo nao era por amor ao setor publico mas ao joguinho do pregão.Agora que é outro ciclo, aquele de plantar, o jogador bolsista chorão faz muito bem que caia fora.
        Problema de captar capital fora nao existe. O que pode existir é captar MAIS ou captar menos em funçao somente de ajuste ao ritmo a
        otimo de produçao desejado. Nossa petrosauro tem captado 1 bi e esnobado a demanda de outros 2.
        O petroleo dá sempre sempre lucro, então que este venha para o maior acionista, é simples.
        O maior acionista a ser remunerado é o povo brasileiro, quer vc queira ou nao.. E este recebe dividendos de duas formas: do desenvolvimento/tecnologia/e empregos gerados e o dos cursos tecnicos e se quiser, da aposta bursatil.

        • vc so fala asneira…se a petrobrás deixa de dar lucro, perde valor de mercado, é rebaixada pelas agências de risco, perde poder de conseguir recursos no exterior, não consegue mais fazer capitalização, e outras trocentas coisas que a levaria há falência , com a imensa dívida de longo prazo que hj possui. Os acionistas em 2010 pra capitalizar a empresa serviram né, agora pra dar resultado não? bem coisa de esquerdista que não entende nada de economia vir aqui se gabar.

    • e olha, só mais uma coisa pra refletirmos..

      A BOLSA de valores é hoje se não o MELHOR, um dos melhores instrumentos pra se promover uma boa distribuição de rendas e riquezas ..através dela o POBRE, em pequenas frações, pode SIM ter acesso ao capital e ao resultado de inúmeros empreendimentos que, caso em contrário, sem ela, estaria absurdamente impedido de fazê-lo

      daí a importância de sua regulação e acompanhamento por qq governo que se diga comprometido e que seja sério

      Claro, claro que sobra aos comunistas e socialistas mais arcaicos e SEM VISÃO, sobra ainda como alternativa ficarem esperados sentados por uma divisão igualitária do bolo que, convenhamos, mesmo eles já sabem que JAMAIS seria solução para os desafios atuais da humanidade.

    • É verdade sim, o que o Augusto falou. O objetivo primordial da Petrobrás é explorar um setor estratégico, como o petrolífero. Se der lucro, ótimo. Mas esse não é o seu objetivo, muito embora a Constituição Federal a equipare o regime jurídico da petroleira às empresas privadas. Sem contar que o famigerado FHC quebrou o monopólio da nossa petroleira. É só ler os Artigos 173 e 177 da CF.

    • JOAQUIM BARBOSA CONDENOU OS MENSALEIROS PETISTAS LOGO ELE DEVE SER LINXADO PELA IMPRENSA E PELA POPULAÇÃO POR DESRESPEITAR ÀS TRADIÇÕES DESSE PAÍS ONDE A CORRUPÇÃO SEMPRE PASSOU IMPUNE.. ALÉM DISSO TINHA RECEBIDO O CARGO PELO PRÓPRIO PT, LOGO DEVERIA Q GARANTIR QUE TUDO ACABASSE EM PIZZA, DESGRAÇADO!! AGORA POR CAUSA DA FALTA DE IMPUNIDADE TEREMOS QUE PAGAR COM DINHEIRO PÚBLICO A CRIAÇÃO DE NOVOS 4 TRIBUNAIS PARA GARANTIR QUE SE ALGUM OUTRO JUÍZ BANQUE O HONESTO HAJA PELO MENOS 3 QUE POSSAM SER CORRUPTOS E GARANTIR O FINAL EM PIZZA!! JORNALISTAS PETISTAS, MILITANTES E ESQUERDOPATAS VAMOS DIFAMAR O JUÍZ JOAQUIM BARBOSA, A BLOGUEIRA CUBANA, MÉDICOS BRASILEIROS E QUALQUER OUTRO QUE TENTE IMPEDIR QUE ESSE PAÍS AFUNDE NA SUJEIRA COMUNISTA!!!

  2. Tem que cassar a Globo ja’ !!!!

    Duas coisas saltam aos olhos nesse show de fascismo reacionario:

    https://www.youtube.com/watch?v=ryZWzq6c8do

    – O piguento chama a Presidenta de ASSALTANTE, com todas as letras em alto e bom som

    – Ele fala de manifestacao na Barra da Tijuca, onde so’ tem classe media nojenta-elite-direita-tucano-midiatica-judiciaria-policial, como bem disse a Marilena,

  3. Tenho vergonha e imensa tristeza deste senhor ser o presidente da mais alta corte, STF, do meu País.

  4. Esse cara ainda ver perder a empáfia. Ah, isso vai!

    • Já está perdendo com a aquisição de um apto em Mayame, pelo valor simbólico de 10,00 dólares. O imóvel vale 1 milhão. Através de uma empresa.
      Tem que se explicar rapidinho. Será que foi para sonegar?

  5. UMA PÉROLA DE ARTIGO. AGRADEÇO EDU E DIGO QUE TENHO MUITO RECEIO DO QUE ELE PODE FAZER. O ÚNICO JULGAMENTO QUE POSSO FAZER E NÃO É A COR QUE DEIXA A PESSOA BONITA OU FEIA, MAS JB PASSA UMA AROGANCIA E O DEIXA COMO O NEGRO MAIS FEIO QUE JA VI VAMOS FICAR DE OLHO BEM ABERTO.

  6. BRASIL GERA 123.836 EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM JUNHO.

    Sorry periferia!

  7. A irresponsabilidade do Lula é tamanha, que este pusilânime perdoou 717 milhões de dólares de dívidas que países africanos tinham para com o Brasil – na maioria governados por ditadores! Diante deste crime, tenham em mente milhares de favelados das grandes cidades; nos que vivem nos agrestes norte/nordestinos; nos sem terra; nos sem teto e nas vítimas das drogas que necessitam daqueles recursos! Ao lado desta aberração, recordem os episódios de corrupção com que o PT aviltou a Nação – dança da pizza, dólares na cueca, Waldomiro Diniz, os aloprados, o seis ministros exonerados, o Lula e a Rosemary no avião presidencial como num bordel internacional e no mensalão! Além do que, o País está sem infra-estrutura tais como grandes rodovias, ferrovias, hidroelétricas, portos e aeroportos; a inflação está corroendo a todos sem distinção; os juros e o dólar estão solapando o comércio e a indústria! E mais, os petistas arruinaram a Petrobrás que não construiu nenhuma refinaria, foi expropriada (em duas) pela Bolívia mas comprou uma em Pasadena nos Estados Unidos por um milhão de dólares a mais – um milhão de propinas que roubaram!
    Eugênio José Alati
    Em tempo: o saldo negativo nas transações do Brasil com o exterior foi recorde no primeiro semestre deste ano – o pior desde 1947 – somando US$ 43,5 bilhões, valor muito superior ao rombo registrado de janeiro a junho de 2012 (US$ 25,2 bilhões). Bravo PT! Bravo PT! Onde estes corruptos e incompetentes vão levar a Nação?

    • Nossa Eugênio José Alati 24/07/2013 • 15:48!!!

      Que idade voce tem? 12 anos? É o que parece pelo seu desconhecimento total do que era o Brasil até você ter nascido. Tudo bem que você seja um cara assim ” tão bem informado” a respeito do seu curto tempo de vida, mas seria bom você conhecer um pouco da historia do Brasil dos tempos em que você não havia nascido. Depois que você estudar um pouco sobre os anos 60,70,80 e 90 faça-se a seguinte pergunta: por que o Lula foi eleito? Ah e antes que você me responda que foi por conta da campanha eleitoral dele, suas promessas e coisa e tal, eu convido você a pensar de outro jeito, ou então refazer a pergunta: por o que a ditadura militar acabou, por que Sarney e Itamar não elegeram seus sucessores, por que Collor sofreu impeachement, e por que o PSDB esta fora do poder central por 12 anos?

      Grandes abraços,

      PS nesse exato momento estou vendo uma reportagem da Record, que não pode ser chamada de petralha de jeito nenhum, que mostra com uma clareza de fazer chorar o que aconteceu com as ferrovias brasileiras ( que deixaram de existir ) após o furacão privatista do FHC e sua corja.

      PS do PS na sequencia vejo a noticia de que alguns soldados da ROTA, estão sendo indiciados por estupro e outras modalidades de violencia sexual, à época da retomada do Pinheirinho em SJ dos Campos. Sob a batuta do PSDB. Ah mas deve ser algum engano o PSDB não faz isso não.

    • Eugênio, seu nome deveria ser Ingênuo, falou tudinho que a mídia cospe e os ingênuos engolem. ahahahahah

  8. caro edu.

    mudando um pouco de assunto

    eu estou aqui pensando,pensando,e ficou uma grande duvida.
    toda vez que tem quebra,quebra,depois que tem essas” MANIFESTAÇÕES PACIFICA”como dizem os noticias
    e quando os pacíficos manifestantes ou seja VÂNDALOS como são chamados esses bandidos quando são
    presos tem um monte de advogados de plantão para defender eles,gostaria de saber quem paga esses nobres advogado .agora quebra loja praças, prefeitura enfim quebra a cidade tem direito advogado MAIS UMA VEZ QUEM PAGA POR ESSES ADVOGADOS E PORQUE ELES ESTÃO LA ESPERANDO OS BANDIDOS CHEGAREM?

  9. Tenho a impressão que JB tem algum distúrbio. Parece que é revoltado por algum motivo ainda obscuro.
    Talvez a infância pobre ou vergonha de sua raça.

  10. Um pilantra, mal educado.

  11. Retirando a referência a uma “inegável inteligência”, eu diria que o texto melhor se aplicaria, com alguns sérios agravos no campo da imoralidade e da ilegalidade, a um certo político brasileiro, bastante conhecido..

  12. Que estocada!

  13. Dilma está cutucando a onça com vara curta, desnecessariamente, no caso de várias decisões simultâneas que estão desagradando à categoria médica por falta de diálogo. O veto à lei do Ato Médico, que vinha sendo discutido por todos no Congresso há onze anos, a questão de trazer médicos de fora sem revalidar o diploma, a extensão do curso de medicina para o SUS, o programa Mais Médicos, a abertura de mais faculdades de medicina, etc.
    A Presidenta precisa ser lembrada que o médico tem contato diário com muita gente que atende nos ambulatórios públicos municipais, estaduais e federais. E poderia conversar mais com seus órgãos de representação: Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira, Federação Nacional dos Médicos, etc.

  14. JOAQUIM BARBOSA CONDENOU OS MENSALEIROS PETISTAS LOGO ELE DEVE SER LINXADO PELA IMPRENSA E PELA POPULAÇÃO POR DESRESPEITAR ÀS TRADIÇÕES DESSE PAÍS ONDE A CORRUPÇÃO SEMPRE PASSOU IMPUNE.. ALÉM DISSO TINHA RECEBIDO O CARGO PELO PRÓPRIO PT, LOGO DEVERIA Q GARANTIR QUE TUDO ACABASSE EM PIZZA, DESGRAÇADO!! AGORA POR CAUSA DA FALTA DE IMPUNIDADE TEREMOS QUE PAGAR COM DINHEIRO PÚBLICO A CRIAÇÃO DE NOVOS 4 TRIBUNAIS PARA GARANTIR QUE SE ALGUM OUTRO JUÍZ BANQUE O HONESTO HAJA PELO MENOS 3 QUE POSSAM SER CORRUPTOS E GARANTIR O FINAL EM PIZZA!! JORNALISTAS PETISTAS, MILITANTES E ESQUERDOPATAS VAMOS DIFAMAR O JUÍZ JOAQUIM BARBOSA, A BLOGUEIRA CUBANA, MÉDICOS BRASILEIROS E QUALQUER OUTRO QUE TENTE IMPEDIR QUE ESSE PAÍS AFUNDE NA SUJEIRA!!!

  15. Conheço outro milionário especialista em comprar imóveis nababescos que tb nunca deu nem dá explicação nenhuma sobre suas rendas… um tal de palocci, conhece?

  16. Joaquim é agente da CIA. Ganhou um ap em Miami da colonia de “exilados cubanos” que são sustentados pela CIA. Joaquim Barbosa : pago pela CIA para provocar o governo federal.. Um provocador barato. Deve fugir para os EUA em breve. É só esperar para ver,

  17. Seu blog é muito bom, Eduardo Guimarães.

  18. Não suporto a figura do sr. Joaquim Barbosa, mas não acredito que ele seja corrupto.Acho mais que seja um deslumbrado, diferente do Gilmar dantas.

  19. joaquim vc é um vendido nojento

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.