Onde estavam Cantanhêde e FHC quando Lula encarou a ditadura?

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

A colunista da Folha de São Paulo Eliane Cantanhêde cometeu um texto revoltante na edição desta quinta-feira (27) daquele jornal, no qual cobrou exposição voluntária de Lula neste momento de crise política no Brasil. E, para variar, exaltou Fernando Henrique Cardoso por estar “se expondo” enquanto o petista teria “sumido”.

Segundo Cantanhêde, “O Brasil está de pernas para o ar e os Poderes estão atônitos diante da maior manifestação em décadas, mas o personagem mais popular do país, famoso no mundo inteiro, praticamente não disse nada até ontem”.

O “personagem” em questão deu algumas declarações, sim. Primeiro, endossou os protestos e, depois, convocou movimentos sociais e sindicatos para irem à rua disputar espaço com os fascistas e oportunistas que se assenhoraram das manifestações a fim de imporem suas pautas psicóticas, como extinção dos partidos, fechamento do Congresso e até volta da ditadura.

Mas, no geral, Lula vem se mantendo discreto, sim, sobretudo por respeito à líder política da Nação, a presidente Dilma Rousseff, quem tem o dever constitucional e a primazia política para indicar aos brasileiros que direção tomar, sempre convivendo com as críticas democráticas da oposição declarada e da não-declarada, à qual a colunista em questão pertence.

O que espanta na cobrança dessa senhora é o seu nível de amnésia – ou de má fé – ao sugerir oportunismo e covardia de um homem que foi à rua em um momento da história deste país em que não se podia denunciar e, assim, acuar as forças de repressão do Estado como fizeram os jovens que a polícia agrediu com violência desmedida.

Em 1979, sob a liderança de Lula, os metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema decidiram declarar greve geral da categoria. A reação das forças de repressão da ditadura, que desde o início da paralisação já era intensa, a partir dali se tornou ainda mais agressiva e violenta.

A Polícia Militar mobilizou toda a sua Tropa de Choque, cavalaria e soldados com cães para o ABC. A repressão não se limitou a bombas de efeito moral e balas de borracha. Quem enfrentava a ditadura não só corria risco de morte, mas de sofrer uma morte excruciante, sob tortura.

O ministro do Trabalho, naquele ano, decretou a segunda intervenção no sindicato presidido por Lula, cassando seus diretores da vida sindical, mas sem conseguir que se afastassem do comando do movimento.

Para calar Lula, a ditadura enviou agentes do DOPS à sua casa para prendê-lo, em uma operação coordenada pelo então governador Paulo Maluf que envolveu a prisão de inúmeros dirigentes sindicais em todo o ABC, inclusive sindicalistas e juristas de São Paulo.

Hoje é fácil sair à rua, convocar manifestações e denunciar a truculência policial. Hoje, FHC pode até dar pitacos sobre as massas que foram às ruas porque não corre risco de ir parar na cadeia ou de sumir da face da Terra. Aliás, quando esse risco era alto o “príncipe dos sociólogos” tratou de deixar o país, enquanto tantos outros ficaram e lutaram.

Àquela época, não se sabe onde andava a venenosa colunista da Folha. Provavelmente era uma menina. Talvez por isso não saiba que tanto ela quanto FHC precisarão comer muito arroz com feijão para cobrarem postura de um homem que se tornou famoso justamente por sua coragem diante de uma ditadura assassina.

Tags: , , , ,

191 Comentário

  1. A causa é legalidade neles brilhante martins por um país soberano

  2. EDU eu fui um privilegiado pois estou em algum ponto desta foto e participei da construção de um novo período da história do Brasil.Quanto a Cantanhede deveria estar em alguma redação vociferando como os donos da empresa onde ela trabalha exigindo que fossem jogados os cães de guarda da casa grande em cima dos trabalhadores, para que eles se colocassem em seus devidos lugares sem reclamar e é o que ela continua fazendo até hoje.

  3. EUA, China, Hong Kong e Brasil são os paises que mais interessam aos investidores
    O que há de interesse estrangeiro de olho nas manifestações ninguém desconfia, depois da Libia o Brasil se tornou motivo numero 1 de cobiça
    Não sejam marionetes de interesses estrangeiros, jovens brasileiros

  4. Você sabe quem é Eliane Cantanhêde? Não? Pois saiba:

    “Eliane Cantanhêde, chefe da sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, é mulher de Gilnei Rampazzo, um dos donos da GW, a produtora que cuidou das últimas campanhas eleitorais de Geraldo Alckmin e de José Serra. Gilnei Rampazzo é sócio de Luiz Gonzales, o marqueteiro escolhido pelo PSDB para coordenar a campanha presidencial de Geraldo Alckmin”.

    A informação é de um rola-bosta da revista-esgoto, ou detrito de maré baixa, logo, da turma dela.

    Com essa biografia profissional a serviço do PSDB, qualquer texto da Eliane deve ser lido com a parcimônia da dúvida, pelo menos.
    Eliane não é nenhuma bobinha. Pelo contrário, o texto dela tem objetivo claro, o de provocar algum incomodado a informar que Lula está sim trabalhando junto ao governo para buscar soluções políticas para a crise que afeta todos os poderes da Nação e algumas de suas instituições, uma delas os diversos veículos da mídia.

    Eliane quer uma declaração qualquer para usar contra Dilma e assim tentar desmoralizar o governo. O que ela faz há muitos anos. Numa das poucas vezes em que se apresentou com cara de otimismo e alegria nos últimos anos foi quando noticiou uma reunião do PSDB e disse que o evento tinha uma massa diferente das massas que frequentavam os ambientes petistas, porque era uma massa cheirosa. Eliane é isso, puro preconceito.

    • Gostei da pontualização do Vianna (provocar algum incomodado a informar que Lula está sim trabalhando junto ao governo).

      Aproveito pra lembrar de ter lido noticias que na repressão daquelas greves do ABC, o Exército apareceu de baioneta montada nos fuzis.

      • Eliseu eu estava presente nas assembleias na vila Euclides e não vi soldados do exercito participando da repressão e sim tropas da PM com todo o aparato repressivo da época, inclusive com os famosos BRUCUTUS que eram veículos blindados da tropa de choque e que lançavam jatos de água contra os manifestantes. Quanto ao exercito o que eu vi foram helicopteros em voos rasantes sobre o estádio apontando metralhadores em direção aos trabalhadores.

  5. Edu ela não é tão nova como tenta parecer, estudava jornalismo na UNB e tirava uma de esquerdista.

  6. ♫ A Catatonha provavelmente estava tendo aulas de economia doméstica e bordando lencinhos no Colégio Sion; e o THC estava em cima do muro, até descobrir para onde o vento estava soprando – como sempre!

  7. ♫ Êpa! Segundo o Johan, a fedegosa já havia chegado aos 28 anos em 1978. Então devia estar fazendo curso “Espera Marido” na Lareira, que ainda tinha algum prestígio entre as encalhadas…

  8. E preciso entender que Globo-Veja-Folha-Estadao tem o mesmo publico cativo. Eles estao encolhendo devagar. Eles precisam continuar escrevendo o que agrada sua audiencia, a nossa elite atrasada que apoia os partidos de direita como DEM e PSDB. A direita encontra conforto na Midia e vive em um Pais completamente diferente da realidade. Qualquer cidadao com um minimo de bom senso, consegue exergar que O Brasil pos Lula e’ outro Pais, e que o governo FHC foi um fracasso para a maioria da populacao, mas nao foi um fracasso para a elite que se beneficiou de seu governo, principalmente esta mesma Midia. Logo, e’ simples, esta gente quer esta turma de volta. Esta turma nao so agrada a elite como a ciranda financeira de poucos incluindo grupos internacionais que no momento nao tem mercado pra ganhar dinheiro facil no mercado financeiro. O que me preocupa, e’ a mentira e desinformacao que eles propagam que acabam confundindo o cidadao que nao tem posicao ideologica. Os blogs como este, estao fazendo um grande trabalho pra desmentir e continuar informando a verdade. Eu considero a Velha Midia, terrorista, e em qualquer democracia deste planeta estaria enfrentando as cortes. O avanco da democracia e dos obstaculos que o executivo encontra pra poder ser mais eficiente com suas politicas transformadores, avancaria muito mais rapido se houvesse a reforma da Midia. Ainda mais triste e’ que esta turma nao tem menor sensibilidade pela palavra “SOBERANIA” que sob sua gestao estaria ameacada. E’ preciso lembrar que o Brasil nao e’ so a sexta economia do planeta, mas que temos a maior bio-diversidade do Planeta, temos 18% de fresh water do planeta, o pre-sal, a Petrobras, enorme reservas minerais, muitas entre as maiores reservas do planeta. A luta pra afastar esta ideologia neo-liberal que quebrou a Europa e ainda assombra nossa soberania comeca pela reforma da Midia. Vamos a luta.

  9. UAI cumpadi, e sobre REFORMA POLÍTICA – esta DISTRAÇÃO tentada por Brasília, nada ?

    NEM vc aqui vai propor debate, oferecer esclarecimento, nada, nadica ? ..vai deixar de novo pro Bernardo e a Gleisi de Mônaco, deitarem e rolarem ?

    Francamente, e depois quer que o povo fique ao vosso lado ?

    PRA que ? pra sermos novamente “voyeures” das orgias que a ESQUERDA ou direita fazem ao tomarem o poder em Brasília ?

    Reitero, você NÃO estão entendendo nada ..ou se esta, ERRA ao ficar fazendo cara de paisagem ao não PROPOR ou CLAMAR por nada ..ou será que pra vc, aí do Paraíso, esta tudo bem tb ?

    FALA verdade, num momento tão importante e RICO pra debates e aprendizagem, abrir artigo pra falar desta moça que já concordamos que merecia estar na cadeia é pouco, não ?

    e então, será que a reforma de DILMA vai contemplar, entre tantas, questões unânimes como?

    -FIM do voto secreto parlamentar, tanto pra cassação como pra votação de leis

    -FIM do voto obrigatório

    -IMPRESSÃO do voto eletrônico

    …ou até em questões polêmicas, mas coerentes, como:

    -FIM do voto pra menor INCONSEQUENTE e INIMPUTÁVEL

    -FIM do voto do ANALFABETO, isso em um país que JÁ DÁ escola gratuita pra todos ?

    • e sobre outras questões que admitem um UNIVERSO de opções:

      -será que esta reforma GARANTIRÁ a representativa isonômica e cidadã no Parlamentar Brasileiro ?

      Aquela do UM HOMEM, um voto . .ou será que a composição ainda vai respeitar o 7×70 dado a Estados FALIDOS e criados artificialmente pra poucos coronéis se refestelarem ?

      Lembre-se, hoje RR com 469 mil/habitantes tem 7 deputados (média de 67 mil votos), enquanto SP tem 42 milhões de habitantes e 70 parlamentares (média 600 mil votos)

      ..ou seja, pra todos os efeitos a OPINIÃO do cidadão Paulista (e isso vale pra TODOS os estados mais populosos) vale quase 10 vezes menos, DEZ vezes menos

      Será ? Será que aqui não era bom alertarmos sobre mais esta injustiça, que só beneficia caciques, aos nossos irmãos que estão nas ruas ?

      Pior que se formos ver o senado (que a tal reforma poderia diminuir pra DOIS senadores por Unidade Federativa, já que não dá pra acabar com aquela casa imprestável agora), a proporção sobe pra quase 100 ..ou seja, pro senado, a a OPINIÃO do cidadão brasileiro nascido dentro das terras de Roraima valem CEM VEZES mais dos que nascerem ladeados pelos rios e terras de Piratininga

      ..francamente

      e pensar ainda que os Estados mais populosos é quem pagam a conta por manterem estados artificiais que só tem município falido e cabide de emprego ..vai entender ??!1 ..e é destas bandeiras que eu falo pra você

      A propósito, o modelo do voto DISTRITAL proposto acabaria de VEZ, ou diminuiria esta desproporção ?

      ..LULA, luta pela democracia, exilados ..fala verdade, se formos observar de perto e com carinho, com neutralidade, ela NUNCA começou aqui de fato cumpadi ?

      • mais ainda ..teste de conhecimentos gerias

        Responda rápido, Quem são os 3 senadores por SP ?

        Eduardo, Aloysio e ..e ..quem disse MARTA errou, ela abdicou, hoje é ministra de Brasilia

        Hoje nosso 3o senador é do partido do Tiririca, um tal de Antonio Carlos (este que não é um Magalhães, ufa ..mas um Rodrigues ..do PR ..vai ver primo do Jair)

        e então, a tal reforma política vai acabar com o SUPLENTE de vez ?

        perguntas, debates, troca de conhecimento, vontades, respeito, consideração ao eleitor

        tá bom tá bom, pula meu comentário e vai pra outro que trate das madeixas da Cantanhede, ou dos doces lábios de THC ..eles são mais importantes

        http://www.youtube.com/watch?v=LRkyLtoITNc

        • Romanelli, por que você não faz seu próprio blog e escrever nele aquilo que VOCÊ quer discutir?

          Ah! sim, porque ninguém iria se interessar em ler.

          Mesmo assim vê se para de tentar mandar no que o Eduardo deve ou não colocar no blog DELE.

          É uma atitude tão boçal que constrange as pessoas por provocar vergonha alheia…

          • O comentário do Ruy foi a coisa mais sensata (depois do texto do Eduguim) que eu li.
            Estas sequencias de ‘sugestões’ sem pé nem cabeça, sem linha de raciocínio definida do romamala já estão dando nos nervos. Cai fora, velhaco!
            Vai criar seu blog e arrota suas excrescências lá!

  10. Muito bom, Eduardo. Me fez bem ler o seu artigo.

  11. Serra? Você está brincando? Lula está fazendo o que nessa foto aí em cima? Está enfrentando a ditadura, ora

  12. Dobrem a língua para falar de FHC.
    Agora o tucano mor é um membro imortal da ABL.
    Ao lado de Sarney e Merval, Fernando Henrique tomará seu chá das cinco.
    Alguém aí tem orgulho de citar que no Brasil existe uma academia de letras?
    Além do Augusto, do Romanelli e do tal de Alati?

    • THC, eu ? ..mas só faltava essa

      Vc viu Eduardo Guimarães ? Viu como vc ajudou a plantar este boato a meu respeito ? e isto não lhe pesa na consciência ? Justo isso que vc condena que outros façam com os teus ?! ..só que com um detalhe, além de buscar não ofender, EU não sou condenado por ROUBO, traição a princípios, promessas, projetos, programas e compromissos esquecidos ou mal construídos, ou mesmo de INcompetência no trato com a coisa pública ..o que defendo aqui ou alhures é só a cidadania plena – esta que vc parece que só abraçou no titulo

      e a você “etc etc LEAKS” (bispo de igreja)

      Olha, se vc não percebeu (talvez por não saber ler nem entender o que eu escrevo) isso pode ser problema seu.

      Penso que sou dos poucos aqui que, SEM SER partidário de verdadeiras SEITAS, tem trazido inúmeras propostas que poderiam muito bem ser confrontadas com respeito e conteúdo por TODOS vocês.

      pra mim é assim, da dialética e do debate franco e respeitoso é que construímos, que norteamos uma verdadeira democracia

      Por favor cumpadi, tenha dignidade, me conteste, critique e aperfeiçoe, traga dados, idéias, cite e prove da fonte de suas informações, convença. revolucione a mim e a todos aqui com seus pensamentos, e não com tentativas tolas de desconstrução barata.

      CIDADANIA é mais que um nome, é antes de tudo ATITUDE e respeito diante dos seres e da vida.

      e repito – HOJE defendo o voto branco ou NULO …sei que isso não anula eleição ..defendo uma democracia mais plebiscitária, mais participativa e menos representativa, feita por homens opacos com seus votos secretos

      ..sei tb que se formos 51%, que os eleitos saberão que eles tem a legalidade, mas que a LEGITIMIDADE estará sempre com o povo que necessita e DEVE ser sempre escutado

      Então gente, ideías, vcs tem ? ..ou será que farão que nem a “Dilma ANTONIETA” que ao ouvir do povo que queria mais saúde, educação, transporte e justiça/segurança acenou com “brioches”, ups, com reforma política ?

  13. “amnésia – ou de má fé”
    sr. Eduardo,
    tenho a certeza que, no caso da catanhede e da folha, a segunda opção é a correta.

  14. Perdão EDU: UMA VESTIA FRALDA E O OUTRO, COVARDE, SE ESCONDIA EMBAIXO DA FARDA!!!! DO PAPAI E DOS TITOS!!!!! Braga

  15. Caro Eduardo,

    Seria pedir demais a você que narrasse a verdadeira história do exílio de FHC?

  16. Isto é o que eles querem que o Lula faça, pois qualquer coisa que ele disser será explorado negativamente pelo PiG. O consagrado e querido presidente Lula não pode ser pautado pela velha mídia e ele sabe muito bem disso.
    Abaixo a tucanalha!

  17. Muitos chamam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “canalha” (pessoa sem moral, desonesta, patife, infame, velhaco) ao relembrar episódio em que teria lhe avisado sobre o esquema do mensalão no Congresso.
    Erraram no seguinte aspecto, se tirarmos o filtro da hipocrisia e se admitirmos que as atitudes e pensamentos dos nossos atuais políticos acarretam e proporcionam um Brasil nas atuais condições que vivemos, onde a morte, a dor, a violência, a fome e a miséria são fatos e regras; todos os políticos são CANALHAS.
    Esta generalização da canalhice que fundamenta o poder e o monopólio da canalhice mantém o Brasil injusto e pobre. Não acredito que Deus ligue para esta situação e queira interferir do contrário gostaria que Ele, uma única vez, fizesse os CANALHAS enxergarem o mal que fazem à humanidade e pediria a Deus que por um lapso de tempo abrisse a visão e o coração dos Canalhas que estão a todo o momento inventando subterfúgios mentais, religiosos e irracionais para justificarem o fato de serem assassinos da dignidade e felicidade humana, principalmente das crianças brasileiras.
    Sérgio Alberto Bastos da Paixão
    http://www.facebook.com/sergio.paixao.35

  18. A Globo e o resto da mídia golpista devem achar que os brasileiros têm cérebro de amendoim como Homer Simpson.

    Quando o PT começou, eles acusavam: “esse partido não tem voto de trabalhadores, só de intelectuais”.
    Depois, quando Lula ganhou a eleição, a acusação se inverteu: “esse partido não tem voto de intelectuais, só de trabalhadores analfabetos”.

    Outra contradição aparece agora: quando Lula exerce sua liderança natural, os “jornalistas” do PIG reclamam: “quem governa, afinal, Dilma ou Lula?”. Neste momento em que Lula não está visível, Cantanhêde resmunga: “cadê o Lula?”.

    Aqui temos uma resposta a esses resmungos: http://www.tijolaco.com.br/index.php/exclusivo-plebiscito-sera-em-agostolula-vai-comandar-a-luta/

  19. Não sei se alguém já comentou sobra a Catanhede vestir fraldas na época.
    Pesquisei no Google. Ela nasceu 1952, tem 61 anos. Começou no jornalismo ainda nos anos 60. Foi para o Jornal do Brasil no fim dos anos 70.

  20. E a pergunta que não quer calar continua: quem são os promotores do vandalismo, dos saques e da violência nos protestos “pacíficos e apartidários”? Só sabemos que são os mesmos que vão se deslocando de um Estado para o outro, de acordo com o local da Copa das Confederações, aproveitando-se das aglomerações. Se são sempre os mesmos, por quê os serviços de informações não conseguem identificá-los, bem como quem os financia?

  21. Veja o PHA hoje, coloca uma matéria que expõe as sonegações fiscais da globo e os crimes de evasão de divisas feitas por um dos filhos do Roberto Marinho, temos que cobrar ação do Ministério da Justiça e do PGR que só faz ação seletiva. Cadê o mensalão tucano? Cadê o Joaquim Barbosa que é relator do mesmo. essa gente dá nojo.

  22. Caro Eduardo, já que esse cara é um tucanalha, lógico que está mentindo. É só isso que esses [tu]canalhas fazem.

    Todos conhecemos a História recente e sabemos que Lula foi o primeiro a enfrentar a ditadura organizando greves em uma época em que fazer isso levava a prisão, tortura e não raramente à morte.

    Lula só não foi preso em 78 e 79 por uma conjuntura de fatores que fizeram as forças repressoras avaliar que sua prisão iria provocar o aumento do movimento em defesa de seu líder. Mesmo assim não foram poucos os assassinos da ditadura (venerados pelos tucanalhas) que queriam sumir com o Lula.

    Acoragem e a liderança popular de Lula já está gravada de forma indelével na HIstória do Brasil, onde figura como o maior líder popular deste País, além de ser um dos maiores do mundo.

    Não é à toa que os [tu]canalhas são tão ressentidos com ele e seu imenso legado democrático.

  23. Quem é Cantanhêde ? Qual foi sua grande contribuição para livrar o Brasil da ditadura? Qual são seus compromissos com a classe trabalhadora e com aqueles e aquelas que estavam abaixo da linha da miséria? Entretanto, eu sei onde estava o LULA. Eu e o mundo, todos nós temos conhecimento da trajetória deste retirante, mais famoso da face da Terra. Agora todos podem sair às ruas, mostrar seus cartazes e indignações, mesmo aquelas que o Centrão não deixou passar no processo Constituinte e, que, cinicamente, a grande imprensa e os grandes jornalões figem esquecer ou fazer que nunca aconteceu. Desavergonhados, simulam estar diante de inéditas reivindicações. Parece até que as organizações estudantis, organizações sindicais e outros movimentos da sociedade nunca apresentaram suas necessidades, que estratégicamente, na imensa mioria das vezes foram atacadas pelos editoriais das Tvs, jornais e rádios: comandados pelos grandes grupos empresariais ( nacionais e internacionais ) .A reinvindição do Passe Livre sempre foi atacada, aqui em Florianópolis. Há dez anos, quando começaram as primeiras manifestações de rua, o Projeto de Lei era desqualificado e atacado pela imprensa local e, diziam que os estudantes não precisavam , pois o que estava em jogo era a saúde econômica das empresas, pois o município não tinha condições para investir no Passe Livre. Sabemos que a “PODEROSA” emissora de TV, usar o PASSE LIVRE como catalisador da desestabilização do Governo Dilma. Porém nossos estudantes sabem, muito bem, fazer a leitura desta realidade e não permitirão ser usados para propósitos reacionários e anti-democráticos. Quanto ao Dr. Sorbone Fernando Henrique Cardoso, é necessário que ele se acostume com o seu lugar na história do Brasil, na posição de VENDILHÃO DA PÁTRIA e CAPACHO DO NEOLIBERALISMO. Enquanto isso, LULA não sai dos sonhos dos brasileiros que lutam por um país justo, portanto ele não precisa falar, porque o POVO sabe o que ele pensa.

  24. NA ÁREA SOCIAL LULA SE INTITULA O CRIADOR DO BOLSA FAMÍLIA, SENDO QUE FHC FOI QUEM PRIMEIRO INTRODUZIU UM PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, CONSTITUIDO PELO BOLSA ESCOLA, BOLSA ALIMENTAÇÃO, PETI ( PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL, AUXILIO GÁS ENTRE OUTROS, CONTEMPLANDO NA ÉPOCA CINCO MILHÕES DE BRASILEIROS, E LULA SIMPLESMENTE UNIFICOU ESTES BENÉFICIOS CHAMOU DE BOLSA FAMÍLIA E SE CONSIDERA O SALVADOR DOS POBRES NO PÁIS. A ÚNICA COISA QUE ELE FEZ FOI AMPLIAR O BENÉFICIO ATENDENDO UM MAIOR NÚMERO DE BRASILEIROS, ALGO QUE QUALQUER UM QUE ASSUMISSE A PRESIDÊNCIA NATURALMENTE FARIA, DANDO CONTINUIDADE AO PROGRAMA. AINDA NO GOVERNO FHC FOI IMPLANTADO O GASODUTO BRASIL-BOLIVIA E CRIADO A FUNDEF ( FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL) GARANTINDO MAIS RECURSOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, IMPLEMENTOU OBRAS DE INFRAESTRUTURA EM PRATICAMENTE TODO PAÍS COMO PORTOS DE PECÉM (CE) SUAPE (PE) E SEPETIBA E DUPLICAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESTRADAS FEDERAIS ENTRE OUTROS. CRIOU O ATUAL CÓDIGO DE TRANSITO BRASILEIRO ( MAIS RIGOROSO ) E A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. CRIOU NO GOVERNO ITAMAR E CONSOLIDOU EM SEU GOVERNO O PLANO REAL COM UMA POLÍTICA ECONOMICA DE ALTA CATEGORIA DANDO ESTABILIDADE AO PAÍS E COLOCANDO O BRASIL NO RUMO PARA O DESENVOLVIMENTO, DEPOIS DE ANOS DE INFLAÇÃO ALTA. VALE RECORDAR QUE FHC QUANDO ASSUMIU A PRESIDÊNCIA ELE PEGOU UM PAÍS COM PATIO INDUSTRIAL FALIDO, COM UM CONGRESSO ALTAMENTE CORRUPTO, E COM O LULA DO PT COMO ADVERSÁRIO POLÍTICO E CRÍTICO ARDORO DE SEU GOVERNO, CRIANDO TODAS DIFICULDADES PARA QUE ELE NÃO CONSEGUISSE IMPLEMENTAR SUAS REFORMAS ( O PT NÃO ASSINOU A CONSTITUIÇÃO DE 1988, VOTOU CONTRA A LEI DE RESPONSABILIDADE FICAL, NÃO CONCORDOU COM A CRIAÇÃO DO PROER, MOVEU SINDICATOS DE MOVIMENTOS SOCIAS CONTRA O GOVERNO DE FORMA CALUNIOSA E IDEOLÓGICA SEM SE PREOCUPAR SE SUAS AÇÕES PODERIAM OU NÃO PREJUDICAR O BRASIL, OU SEJA O PT NUNCA SOMOU SEMPRE FOI DO CONTRA). FHC DIFERENTE DE TODOS PRESIDENTES QUE TIVEMOS CRIOU O SISTEMA DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO TENDO A DIGNIDADE DE CUMPRIR QUANDO LULA ASSUMIU A PRESIDÊNCIA. PRIVATIZOU AS AÇÕES QUE O GOVERNO TINHA DA VALE, 27%, ALGUMAS RODOVIAS, A MAIORIA DOS BANCOS ESTADUAIS, O SISTEMA TELEFÔNICO BRASILEIRO ( VALE RECORDAR QUE TODAS ESTAS EMPRESAS GERAVA ALTOS DÉFICITS, COBRAVA ALTOSPREÇOS ATRASAVA ENTREGAS E MANTINHA GRANDE DEMANDA REPRIMIDA, ALÉM DE SERVIR PARA POLÍTICOS APADRINHAREM FAMILIARES, RETIRAR DINHEIRO PRA CAMPANHAS, INCHANDO A MAQUINA PÚBLICA E BUROCRATIZANDO PROCESSO) E ESTAS EMPRESAS HOJE GERAM MAIS EMPREGOS, MAIS IMPOSTOS E MELHORES SERVIÇOS A POPULAÇÃO. FHC ELABOROU O PLANO DIRETOR DA REFORMA DO ESTADO, SANCIONOU A LEI DO PETRÓLEO E ASSIM ACABOU COM O MONOPÓLIO ESTATAL DO PETRÓLEO NO BRASIL, ATACANDO TODAS AS FONTES DE DEFICIT PÚBLICO NO BRASIL, ELIMINANDO O PROBLEMA CRÓNICO DA INFLAÇÃO, E AINDA FEZ A REFORMA DA PREVIDÊNCIA. APROVOU LEIS MAIS DURAS SOBRE CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO E UMA LEI CRIMINALIZANDO A TORTURA POLICIAL. FOI NO GOVERNO FHC QUE SE AMPLIOU O INVESTIMENTO NO ENSINO PRIVADO SUPERIOR E HOUVE UM SALTO NOS ÍNDICES DE BRASILEIROS CURSANDO ENSINO SUPERIOR. DUPLICOU O TRECHO BH-SP-CU-FLORIANÓPOLIS 1290 KM , A BR 232 (RECIFE-CARUARU), JOÃO PESSOA-CAMPINA GRANDE, INCREMENTANDO A ECONOMIA NORDESTINA. ASFALTOU AS RODOVIAS DE TERRA DA REGIÃO NORTE PARA MELHORAR A ECONOMIA, FEZ A RODOVIA BR-174 988 KM LIGANDO MANAUS, BOA VISTA E A FRONTEIRA COM VENEZUELA, E COM PERU E BOLÍVIA AO ASFALTAR A RODOVIA BR-317 331 KM LIGANDO RIO BRANCO E ASSIS, NA TRIPLICE FRONTEIRA. O PAÍS DEU UM SALTO NA ÁREA DA SAÚDE, ENTRE VÁRIAS OUTRAS MEDIDAS QUE COLOCOU O BRASIL NOS TRILHOS, COMO APROVAÇÃO DE VÁRIAS EMENDAS A CONSTITUIÇÃO QUE FACILITARAM A ENTRADA DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL O QUE AJUDOU A ACIRRAR A CONCORRÊNCIA INTERNA E DIMINUINDO PREÇOS BENEFICIANDO A POPULAÇÃO. ADOTOU A TERCEIRIZAÇÃO DE DETERMINADOS SERVIÇOS PÚBLICOS EM ÁREAS CONSIDERADAS NÃO ESSENCIAIS PODENDO ASSIM O GOVERNO DESOCUPAR A AGENDA E DIMINUIR A BUROCRÁCIA NESTES SETORE. LULA PEGOU O BRASIL ENCAMINHADO PARA SER UMA NAÇÃO BEM DESENVOLVIDA, TINHA NA ÉPOCA GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO APOIANDO, CONGRESSO A SEU FAVOR, UMA ECONOMIA MUNDIAL EXTREMAMENTE FAVORAVEL ( AO CONTRÁRIO DO FHC QUE EM SEU SEGUNDO MANDATO A ECONOMIA MUNDIAL TEVE UMA GRANDE RECESSÃO, OBRIGANDO O GOVERNO AUMENTAR OS JUROS E UM AUMENTO SIGNIFICATIVO DA DÍVIDA INTERNA) E SIMPLESMENTE NÃO FEZ NEHUMA REFORMA QUE O BRASIL HOJE TANTO NECESSITA, INSTITUCIONALIZOU A CORRUPÇÃO NO BRASIL ( O GOVERNO FHC TAMBÉM FOI MARCADO POR CORRUPÇÕES, CRISE NO SISTEMA ENERGÉTICO POR FALTA DE CHUVA, PLANEJAMENTO E AUSÊNCIA DE INVESTIMENTOS NO SETOR, MAS VALE RECORDAR QUE O GOVERNO FHC, QUANDO ASSUMIU O PAÍS PEGOU UMA HERANÇA PESADISSIMA DE POLITICOS QUE A DECADAS CORROMPEM O SISTEMA, ACM, SARNEY, CIRO GOMES ENTRE OUTRAS DEZENAS DE FAMÍLIAS QUE A ANOS IMPERAM NO PODER BRASILEIRO) MAS O PT ALÉM DE NÃO APOIAR NENHUMA MEDIDA BENÉFICA AO BRASIL NA GESTÃO DO FHC, FOI UM PARTIDO TERRORISTA E MORALISTA, QUE QUANDO ASSUMIU O GOVERNO MANTEVE ESTAS OLIGARQUIAS NO PODER. LULA COM EXPERIÊNCIA APENAS NA VIDA SINDICAL, AO INVÊS DE SEGUIR A POLÍTICA DE INVESTIMENOTS EM INFRA-ESTRUTURA ELE ADOTOU A POLÍTICA DE CAPITAL DE ESTADO, INCHANDO A MAQUINA PÚBLICA, DEIXANDO O MODELO DE GESTÃO PÚBLICO MAIS ARCAICO E BUROCRATIZANDO A VIDA DOS BRASILEIROS, DE EMPRESÁRIOS E EMPREENDEDORES. COMO PREFERIU NÃO ADOTAR REFORMAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO FEZ MIMOS FISCAIS A DETERMINADOS SETORES DA INDUSTRIA ( LINHA BRANCA E AUTOMOBILISTICA) COM POLÍTICAS IMEDIATISTAS QUE EM NADA ACRESCENTA AO PÁIS, QUE APÓS DEZ ANOS VIU QUE O MAIS IMPORTANTE É A MOBILIDADE URBANA, A SAÚDE E A EDUCAÇÃO. LULA NÃO IMPÓS O BRASIL PERANTE A AMÉRICA DO SUL POR QUESTÕES IDEOLÓGICAS, DANDO PREJUIZO A PETROBRÁS NA BOLIVIA E NA VENEZUELA, AUMENTOU EM 100 MILHÕES O VALOR PAGO AO PARAGUAI POR ITAÍPU. LULA FOI UM RETORCESSO NA POLÍTICA BRASILEIRA, E IMPONDO MUITAS TENTATIVAS DE QUE SEU PARTIDO PERPETUE NO PODER, PORÉM NÃO SE GOVERNA COM MEDIDAS IMEDIATISTAS, NEM COM POPULISMO, POIS ELE DEIXOU A DILMA UM PAÍS PIOR DO QUE QUANDO ELE ENCONTROU E ELEGEU AINDA UMA MULHER QUE SURGIU DO NADA PARA NÃO FAZER NADA. O QUE A DILMA FEZ EM DOIS ANOS DE GOVERNO? SIMPLESMENTE NADA E O RESULTADO FOI UMA INSTISFAÇÃO GERAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, E UMA DESACRETIDAÇÃO EM TODAS AS INSTITUIÇÕES NO BRASIL INDEPENDENTE DE BANDEIRA. A QUESTÃO NÃO É AONDE ESTA LULA OU FHC E SIM O QUE CADA UM FEZ PELO BRASIL E LULA SIMPLESMENTE IMPLANTOU UMA POLITICA DE RETROCESSO NO BRASIL, LOBOTOMIZANDO TODA USA MILITÂNCIA QUE O DEFENDE CEGAMENTE ACREDITANDO QUE ELE ESTA ISENTO DE SUAS FRAUDES POR FRAUDES DE GOVERNOS PASSADOS….O BRASIL TEM QUE OLHAR PRA FRENTE E COMEÇAR A PUNIR SEUS CRIMINOSOS HOJE PARA QUE AMANHA NOSSOS FUTUROS POLÍTICOS TENHAM MAIS POSTURA COM O DINHEIRO PÚBLICO E O CIDADÃO

  25. Eis a Cantanhéde, paga pelos herdeiros do Frias, aquele emprestador de carros para torturadores do Doi-Codi, a “diva”, especialista em tudo, agora pitonisa, a pronunciar a frase lapidar: “reeleição foi para o Beleléu”!!!!
    Nunca os Frias, Mesquitas e Marinhos moveram uma só palha pelo povo brasileiro. Os seus empregados trabalham para multiplicarem, dia após dia, as suas fortunas mal adquiridas, especialmente à época da ditadura, com demonização e cassação de adversários, perseguições desalmadas aos concorrentes e com polpudos ganhos e sonegação e dívidas perdoadas na base da chantagem e de todas as formas repugnantes e reprováveis, com estatais, erário, etc. A obra “A PRIVATARIA TUCANA” traz evidências, obra encaminhada às centenas de exemplares ao Procurador Gurgel que os olvidou, isto antes da derrota da PEC 37. A investigação da PRIVATARIA TUCANA dos amigos da Cantanhéde, esta sim, foi para o Beleléu. E a Cantanhéde, musa da febre amarela e da massa cheirosa silencia. Fala Cantanhéde!
    Pergunta: Cadê a voz da Cantanhéde quando, à época do mais nefasto desgoverno amparado nas costas dos oportunistas barões mafiomidiáticos, o desgoverno FHC, onde os seus ministros diziam estar no limiar da irresponsabilidade, corria frouxo e solto o endividamento do país e a entrega do patrimônio público em troca de propinas, de uma forma inédita e até hoje impune? Entreguismo inútil que empobreceu o país, deixando-o sem capacidade nenhuma de investimento e o seu povo diante do maior desemprego da sua história. À época do sorridente escarnecedor, o sociólogo prestes a tornar-se “imortal” pelas mãos dos marinhos, as reservas cambiais mal somavam US$ 15 bi, enquanto a dívida ascendia a mais de uma centena e meia de bilhões de dólares, Aquele governo era aliado do DataFalha e Globope, o governo dos sonhos da Dona Cantanhéde..
    Falar de corrupção a níveis estratosféricos de um período de governo vigente que tem deixado o país com quase 400 bi de dólares de reserva e dívida em valores muito inferiores às tais reservas? O que dizer então D. Cantanhéde, do (des)governo de antão, há mais de dez anos, que deixou o país nu, de joelhos e com a mão no bolso?
    O problema do governo da sra. Dilma não está só na Dona Marina, uma carismática nulidade que deixou o ministério do Lula porque não sabia de fato administrar a parte que lhe competia. A “evangélica” senhora aliou-se às ONGs estrangeiras que depenarão o país tão logo instalem um títere no Planalto, ainda mais se, graças aos rentistas Marinhos, Frias e banqueiros que cobram 200% ao ano de juros, vier a assumir e a instalar uma república de fanáticos religiosos, talhada na intolerância para com outras religiões. Com todo o seu carisma, a respeitável porém limitada Marina, caso assuma, certamente levará o país de volta ao entreguismo, ao rentismo e à bancarrota, pela ligação que possui com ONGs estrangeiras e amparada no uso político do fanatismo religioso. No entanto, o problema do governo Dilma não está somente na oposição oportunista dos que estão fora, sem discurso e que querem derrubá-lo por baixar o lucro dos rentistas e do deus mercado e procurar investir em produção, a partir das 12 mil obras importantes do PAC que afloram de posta a ponta no país. Infelizmente o maior problema do governo Dilma está lá dentro, onde conta com alguns ministérios, em especial o das Comunicações, totalmente sob as rédeas do Consórcio Globo-CIA, estes sim, os inimigos número 1 da independência e desenvolvimento da nação e do nosso povo.

  26. Ora, todo mundo sabe, à exaustão, que o Lula da Silva sempre foge da raia quando a coisa aperta para o lado dele. Para citar alguns exemplos bem representativos, foi assim durante o mensalão, o Rosegate e também agora, quando tem permanecido mudo e calado diante da derrocada do governo da sua governanta.

  27. Onde estava FHC?
    Em 1980 FHC era suplente de Franco Montoro no Senado, e trabalhava para restabelecer a democracia no Brasil por meios institucionais e não por ruptura como propunha o PT.
    Em 83 ele foi um dos lideres do movimento “Diretas Já” junto com Lula, Tancredo, Montoro, Covas, Suplicy e outros, e cuja primeira manifestação pública foi organizada pelo seu partido da época, o PMDB.

  28. E desde quanto este pé rapado encarou o Regime Militar, o brando?

    Foi um agitador que se inspirou no Lelé, o Filho da Polônia!

    E enquanto as ditaduras comunistas fuzilavam seus opositores sem julgamento, o Regime “brando” do Brasil tratou as “lacraias’ com mamão com açúcar!

    E deu no que deu!

    Vão consertar o estrago, MILITARES?

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.