Descanse em paz, Roberto Civita

 

Morreu Roberto Civita. Morreu de câncer, ainda que a mídia demo-tucana não diga. E não diz porque não pode, ou porque dizer envolve uma lição de vida que a deprecia. A lição? Ora, não comemore o sofrimento de seus inimigos porque a fragilidade humana nos une a todos.

Minha hora chegará, como chegou para Civita. Porém, estou tranquilo.

Enquanto ele esteve doente eu jamais fiz o que ele fez com Lula através de seus blogueiros e colunistas amestrados, que ironizaram a doença do ex-presidente e deram curso a uma onda de frases hediondas que comemoravam seu câncer, hoje tido como curado.

Reinaldo Azevedo, um dos autômatos de Civita, foi particularmente cruel ao mandar o ex-presidente se tratar no SUS por ter elogiado o sistema durante seu governo. Quantos outros políticos elogiaram as próprias obras na saúde pública e jamais foram alvo dessa ironia?

O ex-tucano Mario Covas, por exemplo, elogiou a própria obra na saúde pública quando era governador de São Paulo e nem por isso a Veja e assemelhados o mandaram se tratar no SUS paulista. E muito menos o PT, que se solidarizou com ele.

Todos aqueles que não perdoaram Lula nem quando estava tão fragilizado, ainda que eu não acredite nisso deveriam refletir sobre a morte recente daquele que pagava o tal Azevedo para fazer coisas como aquelas – digo “pagava” porque, agora, não paga mais nada, ao menos nesta vida.

Não se comemora a doença ou a morte de semelhantes. Falar mal de Civita por sua obra à frente de seu império editorial, neste momento, não é a minha praia. Este é um momento de dor para os seus familiares.

Contudo, falar sobre como ele tratou o sofrimento de seus inimigos políticos faz todo sentido – e, como se sabe, o que faziam e continuam fazendo seus hoje ex-empregados era e é produto de sua visão de mundo, enquanto estava nele.

Mas a morte do ex-barão da imprensa tem um sentido mais amplo. Civita foi um homem tido como muito poderoso, do alto de seus bilhões de dólares e de seu império descomunal. Contudo, não queiram ver como todo esse poder se tornou nada, ao fim.

Não é bonito ver um ser humano agonizar, mas é necessário. Só assim nos damos conta do que somos, ou do que não somos. E o que nenhum de nós jamais será é “poderoso”, pois Poderoso só é Deus, para quem acredita Nele como eu.

E, para quem não acredita em Deus ou deuses, ninguém é poderoso.

Somos todos seres frágeis como uma flor ou um fio de cabelo. Falíveis, débeis, assustados com a nossa própria debilidade humana e com a nossa ínfima pequenez diante do desconhecido, ainda que alguns de nós queiram passar uma ideia diferente.

Lamento, porém, a morte de Civita. Tinha muitas críticas a lhe fazer e, agora, não tenho mais simplesmente porque ele deixou de existir. Posso criticar a obra, mas não o autor. Ele está fora do alcance de mortais como eu ou você que me lê.

Descanse em paz, portanto, Roberto Civita.

Tags: , , ,

173 Comentário

  1. Edu assino embaixo as suas palavras. Descanse em paz, Roberto Cevita.

  2. O sentimento de ódio não deve ser nutrido. Dele não vem coisas boas. Triste não fiquei, nem um pouco. Pior, fiquei indiferente. Achava-se muito, capaz de tudo… Duro mesmo é ser Presidente(a) nesse momento e ainda ter de mandar redigir uma nota de pesar.

  3. Também não tenho religião, mas devo confessar que minhas fervorosas preces tem dado resultado desde que Sergio Mota e os Magalhães (filho e pai) passaram dessa pra pior.
    O Brasil está cada vez melhor e isto é o que realmente importa.

  4. Será que àqueles que tem a vida estraçalhada, pelas ações Veja e semelhantes
    pensam a mesma coisa? pois eu te digo, Eduardo, a vida dele começou agora
    e a pena, também. Vc que é muito estudioso deveria ver um pouco de Física Quântica.
    Tenho certeza que pelo menos vai sofrer muito bem menos com as desventuras que a
    vida nos oferece.

    • É verdade Augusto, os religiosos diz que quem é bom vai para o céu e o mau para o inferno. É mais ou menos isso, só que eles veem com olhos místico. Um dia todos terão certeza do que acontece, a física quântica é o início para compreender. Tudo no universo funciona em frequência, tudo mesmo, desde o átomo que forma toda matéria e seres que vemos na Terra até o infinito do universo. Não adianta se mostrar “bom” é a nossa energia que determina a frequência que nos encontramos. Com certeza, o Sr.Civita partiu sem pagar o mal que fez para toda a nação, ele se encontra na baixa frequência, precisa de muita oração.

  5. Soube que no Inferno Satanás, está preparando uma greve, pois não quer receber o Robert Civita por lá.

    • Coitado do Chifrudo. O dono da Abril e do Estadão, na mesma semana, ninguém merece. Nem ele. Já pensou se resolvem fundar órgãos de “imprensa livre” por lá? Que inferno…

  6. Deixemos o ódio e a vingança pro lado da direitona, qua a familia dele tenha consolo.

  7. Como TODO ser humano, Roberto Civita tinha seus defeitos sim, mas esses não ofuscaram a sua inteligência, cultura e capacidade administrativa. Atributos que despertaram a ira de muitos ineptos!

  8. Morreu o marajá que “inventou” o Collor.
    Morreu o cidadão que não pensou nos cidadãos.
    Morreu o Editor que assassinou tantas notícias.
    Morreu o homem que mentiu para destruir homens sãos.

    Morreu de câncer, no Sírio Libanês, quem um dia mandou um canceroso se tratar no SUS.

    Morreu quem teve todo o poder mas que por vaidade perdeu todas as chances de ajudar o país.

    Logo a vaidade, o pecado predileto daquele que sempre inventou, assassinou e destruiu deste o início da humanidade.

    Civita, que recebas em dobro o que plantaste aqui na Terra aos homens de bem.

  9. Mino Carta fala sobre a morte de Ruy Mesquita sem jogar pedras no túmulo do dono do Estadão (http://bit.ly/13VK7wO).

    Em outro post, ainda de poucos dias atrás, este Blog da Cidadania teceu sóbrios comentários sobre o revide do prefeito do Rio de Janeiro a uma agressão completamente despropositada.

    Agora, fala sobre a inadequação de zombar das lágrimas da família do dono da VEJA.

    É o mínimo que homens racionais podem fazer. Ganha a luta política. Mesmo a guerra conta com o Direito Humanitário para minorar seus flagelos. A conflagração de ideias deve, sim, ter algo semelhante.

  10. Que Roberto Civita descanse na paz que cultivou enquanto estava por aqui.

  11. Não tenho por esse homem nenhuma admiração pelo que ele “tinha” e pelo que fez! Espero que tenha tido tempo de se arrepender ou ao menos de refletir pelo que fez enquanto dono da revista veja.

  12. De uma coisa eu sei: o mundo ficou um pouco melhor sem ele.

  13. Esses últimos dias parecem como as janelas para transferência de jogadores. E aproveitando o assunto, pergunto: Alguém aí sabe em que pé está a Sra. Lucia Hippolito? Éééé… aquela de escreveu que o Lula estava pagando pelas biritas que tomou em sua vida, quando o câncer de garganta foi detectado. Soube que ela teve um mal súbito em Paris e por puco não ficou por lá. Mas também soube que está se tratando em Brasília num hospital público.
    QUEM SOUBER QUE SE MANIFESTE, POIS A MÍDIA SIMPLESMENTE A ESCONDEU!!!!

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  14. Ele se foi….nós iremos….o que importa não é para onde iremos; no inferno ou no paraiso, mas sim o que fizemos aqui nesta vida maravilhosa!!!!prá lembrar: se todos os bonzinhos vão para o céu e os ruins , safados etc…para o inferno imaginem o céu?.srsrsrsr sem graça nenhuma até Sao Pedro fica depremido srsrsrrsrsrsrsrr

  15. Lendo o ‘coito de bandidos’ do Sr Civita é possível observar uma imprensa(?) tão minúscula.

    É possível observar o ódio que o Sr Civita tinha do governo do PT.

    Foi possível observar a ‘baixeza’ estampada em querer derrubar o atual governo.

    Acredito que, por isso, ele aceitava a ‘determinação’ do Cachoeira.

    Que o Civita descanse em paz, porque quando as ações são boas durante a vida a morte é um descanso!

  16. Morreu sem ver o legado de Lula destruído.

    Morreu sem ver o governo Dilma arruinado.

    Morreu sem ver o Zé Dirceu algemado na TV.

    Se o objetivo da vida dele era ver isto,morreu frustrado.

    Isto é triste. Não desejo um fim assim pra ninguém.

  17. Em minha crença, quando morre um poderoso deste mundo que usou muito mal o seu poder, seu espírito terá que se defrontar com sua obra terrena.
    De sua consciência não poderá fugir, e isso vai lhe causar um sofrimento correspondente ao que infligiu a outros.
    Quanto a descansar, acho que não conseguirá tão cedo.

  18. O Eduardo é muito elegante.

    Penso que é menos um golpista sobre o solo do Brasil; um parasita que não era e nem se sentia brasileiro, apenas estava aqui porque aqui é que ele conseguia ter seu império bilionário.

    No entanto fica o sentimento de perda. Perda de que esse tipo viveu no bem-bom até o fim dos seus dias e escapou sem ter pago à sociedade os malefícios que causou. E o pior é que tal resultado serve de incentivo a outros da mesma laia.

  19. Meu Deus! Quanto raiva e ódio vocês estão destilando! Isso é coisa de humanos? Não, não creio. Recuso-me a crer. E não são as críticas, fundadas ou não, que estão a merecer o meu mais veemente repúdio, mas o desrespeito e a crueldade diante de um morto. Ísso me faz temer muito pelo futuro do nosso país, caso aqueles por quem vocês babam ovos consigam implantar, aqui, a ditadura comunofascista com que sonham dia e noite. É de se supor, pelo festival de grosserias e malignidades que ousam proferir diante do túmulo de um homem, que não irão se contentar em “apenas” desejar o sofrimento e a morte dos seus adversários políticos. Quem é capaz de profanar túmulos, é capaz de tudo! Ainda assim, só desejo que a vida lhes seja amena! Mas que, também, a Justiça barre, em tempo, os seus passos e, principalmente, os passos daqueles que os enganam e tutelam.

    Sejam quais forem os erros cometidos pelo Civita, como homem de mídia, ele já foi absolvido “per omnia saecula saeculorum'”, pelos inestimáveis serviços que prestou ao País que Presta, ao desvendar, em capas e reportagens memoráveis da sua revista, as assombrosas patifarias do Lula da Silva e de seus alopradíssimos apaniguados! Suponho, no entanto que seja exatamente por isso que vocês o odeiam tanto.

    • Mais este blog aqui é de esquerda e anti revista Veja, tem certeza que você está no blog correto?

    • Hariovaldo, és tu?

    • Poliana moça, é você!?

    • Lucas…Daniel. Dois apóstolos e vem aqui nos encher o saco? Não tem mais o que fazer? Suas opiniões são muito valiosas, mas pra quem? Procure saber um pouco mais sobre o crápula que acabou de falecer e não afoitamente tecer loas a um ser humano que beirava a completa falta de escrúpulo.

      • Sinto muito, mas você está muito mal informado. Daniel não era apóstolo. Então, se mal sabe o que diz, “não encha o saco”! Quanto ao mais, não creio que haja nenhum mal em “tecer loas a esse ser humano” que, segundo você, “beirava a completa falta de escrúpulo”. Pois, no meu entendimento, ele prestou imensos serviços ao País Que Presta, ao denunciar os podres de uma certa organização, bastante sofisticada, que vem devastando os seus cofres e instituições. Na verdade, eu só mereceria reparo se estivesse tecendo loas, afoitamente, aos crápulas que a lideram.

        • Certo!! O PAÌS QUE PRESTA é aquele que voce acha que presta. Voce deve ser daqueles que pagam pedágio com a mão direita…
          Continuo cada vez mais convencido de que o recém-falecido era totalmente aético e inescrupuloso. E isso não é meramente uma opinião, mas a constatação do que o ele fez durante toda vida. Leia um pouco mais sobre a história e menos revistas de consultório. Se conseguir.

          • Isso mesmo! O país que “eu acho” que presta, porque o outro, ou seja, o que você cultua, tenho a mais absoluta certeza de que não presta mesmo! E mais: se sou “daqueles que pagam pedágio com a mão direita”, você deve ser daqueles que, se a vigilancia der mole, passam pelo pedágio sem pagar. Por outro lado, também estou convencido de que aqueles que lideram a “‘sofisticada organização” a que você rende loas são “totalmente aéticos e inescrupulosos”. “E isso não é meramente uma opinião, mas a constatação do que eles fizeram durante toda vida”, e continuam fazendo. “Leia um pouco mais sobre a história e menos revistas de consultório”. “Se conseguir”, porque se lê do jeito que escreve, não lê.

    • Vai com este teu latim fora de hora pros quintos, picareta!
      Vc não teve todo este sentimento pra mandar o Lula pro SUS, né?

      • Nada disso, “Zé Mané” Eu não conseguiria me fazer entender lá, pois, nos “quintos’, ao que se sabe, o idioma falado é o “chulês”, ou melhor, o “‘lulês”!. Assim, sendo, você é que se daria muito bem lá.

        Quanto ao seu chefete, bem que eu gostaria que ele se tratasse no SUS, onde, como ele mesmo disse, a assistencia médica “é perfeita”. Mas ele, para se solidarizar com os pobres e oprimidos deste país, preferiu, humildemente, tratar-se no Sírio-Libanês. Coitadinho. Não é, mesmo, uma piedosa e santa criatura?

        Por fim, cara, vou lhe fazer um pedido: largue a minha “picareta”! Vá pegar na “picareta” de outro, sô!

    • Hariosvaldo, seu sacana! Como é que eu não saquei antes?

      • Você, ao que tudo indica, só pensa “naquilo”! Sim, pois em que cada três palavras que fala, tem dois “sacos” no meio! Vá procurar o seu ‘touro”, “Bezerra”!

        • Kkkkkkkk. Valeu, cara! Nessa linha: tenho um apelido dos tempos de residência universitária, que me acompanha até hoje, porque o atributo que causou tal alcunha não pode ser descartado. E quando menos espero alguém que conviveu comigo aparece para espalhar. Pois bem, esse apelido comprova que não preciso de nehum touro. Abraço por trás!

          • Pelo contrário, a informação que você me deu é a peça que estava faltando no quebra-cabeças. Já ouviu falar num mecanismo de defesa chamado formação reativa? Pois é. Então, es mejor dejar que el toro viene. Mas, como você se mostrou bastante cordial, concedo-lhe o benefício da dúvida.

  20. Correção: substituir, logo no início, ”Quanto raiva e….” por “Quanta raiva e…”.

  21. Ele já foi tarde, Eduardo… Estou morrendo de vontade de ir até o túmulo dele com um cinzel e escrever “já foi tarde” na lápide. Não tenho nenhuma piedade para com canalhas, mesmo depois da morte merecida do mesmo.

  22. Escrúpulo não era o forte do falecido. Espero que o belzebu coloque o hospede na linha.

  23. Chegou a hora da verdadeira justiça, tudo será contabilizado na Justiça Suprema a Tudo e a Todos, nessa Organização Verdadeiramente Suprema, a Promotoria também é Suprema assim como seus Ministros, dessa não há como o ser humano mazelozo escapar, nem ter privilégios, descanse em paz Civita

  24. Muito estranha a morte, com poucos dias de diferença, de dois jornalistas importantes, influentes e opositores do (des)governo Lula-Dilma. Deve-se abrir uma investigação séria sobre essas mortes.

  25. Não vai fazer falta alguma, é uma pagina negra da imprensa brasileira e nada além disso.

  26. Me desculpe, meu caro Edu, mas desta vez não concordo com o seu texto.
    Um torturador ou um apoiador de torturas não deve deixar de ser responsabilizado apenas porque morre. Não tenho o menor receio de dizer que esse asqueroso senhor, cuja ação individual colaborou para a miséria e sofrimento de milhões, deve sofrer as consequências do que fez no inferno interior que lhe está reservado. Vai queimar nas brasas da sua própria consciência doentia, ao perceber os crimes que cometeu em vida. Quem semeia mentira desmedida, desonra alheia, intrigas abomináveis, malefícios sociais incalculáveis, não pode descansar em paz. Fosse de outra forma, qual seria o pagamento para aqueles que lutam a vida inteira por se manter dignos, coerentes, altruístas? Compartilhar da mesma paz com os apoiadores e financiadores de torturadores.
    Sou espiritualista, mas não sou idiota. Acredito em Deus, por isso acredito na justiça divina. E nela, está prevista a responsabilização de cada um por aquilo que faz em vida.
    Que todos os monstros de egoísmo que passaram pela terra -os dois últimos donos de mídia inclusos- se encontrem frente a frente com os resultados das perversidades que ajudaram a construir.
    Existe uma razão para que as pessoas percorram o caminho do bem, que lutem e perseverem nele. E esta razão é incompatível com as atrocidades dos donos do poder.
    Aproveito para comentar: o miserável milionário morreu de um câncer de língua. A mesma língua venenosa que usou contra os adversários em vida. Se olharmos bem, sempre há algum tipo de justiça nos eventos.

    • Perdão,.mas se o câncer fosse na garganta, valeria o mesmo raciocínio?

      • Para o desumano em tela, que não conseguiu se livrar da doença, sim. Há aqueles que, mesmo com câncer na garganta, e com uma torcida mal disfarçada para que morresse, consegue superar a doença e retornar triunfalmente à ribalta. Há justiça divina presente nos eventos. Mesmo que alguns quase morram de raiva com isso.

        • Ah, agora entendo a lógica que rege o seu raciocínio: é a que permite julgar segundo dois pesos e duas medidas. Pois bem, então é bom que você aprenda uma outra, já consagrada na vida comum: “Pau que bate em Chico, bate também em Francisco”.

  27. Vá para o raio que te parta, nos quintos dos infernos. BOB Civita !!! Vc e todos que fô da sua família !!! E que DEUS tenha piedade do DEMÔNIO, senão esse grande ROLABOSTA faz uma VEJA lá embaixo e convence a demoniada a dar um GOLPE no diabo e entregar o inferno para os EUA. Vai ser lambesaco assim lá longe. Esse já foi tarde demais !!!

    ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !! NO PASSARÁN!! VIVA GENOÍNO!! V IVA ZÈ DIRCEU!! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE!! VIVA LULA!! VIVA DILMA!! VIVA O PT!! VIVA O BRASIL!! ABAIXO A DITADURA DO STF E MÍDIA LACAIOS & SEUS ASSECLAS!! LIBERTEM BRADLEY MANNING JÁ!! FORA YOANI !!CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ!! LEI DE MÍDIAS, JÁ!! “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  28. Que sua alma descanse e ele encontre a luz.

    • Só se for a luz das labaredas dos quintos do inferno. É do merecimento desse canalha apátrida.
      Se não houver merecimento diferente para quem busca uma vida honrada e virtuosa, qual seria o estímulo para perseverar no bem? Todos os canalhas merecem queimar, por bastante tempo, nas labaredas das suas próprias consciências em débito. E o débito espiritual desse canalha recém morto deve ser imenso.

  29. A caravana do Civita passou e os cães continuam ladrando…

  30. Não esqueçam também o que fizeram com o Hugo Chaves e até com o genial Oscar Niemayer. Esse mentecapto do reinaldo azevedo chegou a dizer que o presidente da Venezuela havia morrido por se tratar em Cuba e não nos EUA. É 100% idiota mesmo!

  31. Menos elegante que você, Eduardo,
    desejo que sua alma apenas descanse (e deixe a nossa) em paz..

  32. A democracia brasileira livrou-se deste inimigo publico. Será que o festival de maldades feitas por esta pessoa vai ser esquecida so pq ele morreu?.

  33. Ah, agora entendo a lógica que rege o seu raciocínio: é a que permite julgar segundo dois pesos e duas medidas. Pois bem, então é bom que você aprenda uma outra, já consagrada na vida comum: “Pau que bate em Chico, bate também em Francisco”.

  34. O Brasil é mesmo o país do eufemismo, da vaselina, do deixa pra lá, da anistia aos torturadores, do esqueça o que eu disse ou escrevi, do adeus elogioso a Tatcher, enquanto os ingleses comemoravam sua morte.
    Eu quero mais é comemorar quando morre uma praga dessas. Pena que não acredito em pós vida para iludir-me de que ele arda no inferno para sempre.
    Sei que vou morrer também de bala ou de câncer, niguém sabe. Mas que eu fico feliz quando morre um pilantra dessa espécie, ah fico! Só não fico mais feliz porque sei que dessa qualidade é igual a mosca, morre um e vem dez.

  35. Quando Chavez estava tratando do câncer em Cuba e o seu governo não revelava nada sobre seu estado de saúde, a mídia golpista metia o pau inclusive a Veja. Mas não é que essa mídia golpista que jogava pedra no governo chavista por nao revelar nada do tratamento de Hugo Chavez , foi lá e fez o mesmo e não divulgou nada do tratamento do câncer do Roberto Murdoch Civita!
    É queimaram a língua mais uma vez.

  36. civita, uma questao de fisica, teras uma reaçao igual ou maior onde estiveres…daquilo que praticastes entre nos que sabemos claramente com todas as letras, imagem e sons. se tens poderes descançe em paz.

  37. se tens poderes, descanse em paz com a consciencia leve

Trackbacks

  1. Depois de apoiar Yoani Sánches, Suplicy declara sua admiração por Bob Civita | SCOMBROS
  2. Mídia oculta greve da saúde em SP | SCOMBROS
  3. BC cederá novamente nos juros | SCOMBROS
  4. Descanse em paz, Roberto Civita | Altamiro Borges

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.