Boato sobre o Bolsa Família exige pronunciamento de Dilma na TV

 

Vai se tornando progressivamente verossímil a hipótese de que o boato sobre o fim do programa Bolsa Família foi produto de orquestração. Como foi dito neste Blog na segunda-feira, a farsa requereu alto nível de organização para conseguir espalhar a mentira com tanta rapidez e por extensão tão grande do território nacional.

Quando alguém como o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo – que não é exatamente conhecido por se dar a “radicalismos” –, chega ao ponto de reconhecer a verossimilhança da tese de orquestração, pode-se ter certeza de que há mais do que parece nessa história que alguns tentam tratar como produto do acaso ou mera “brincadeira” de adolescente desocupado.

O problema é que esse super adolescente ou essa estranha brincadeira do destino nos quais alguns dizem acreditar piamente, causaram um sofrimento enorme à população assistida pelo Bolsa Família.

Leio na mídia, com tristeza, detalhes desse sofrimento. Ao mesmo tempo, leio gente que trata aquele povo como se fosse lixo só porque recebe alguns trocados do Estado, que o paga para que não morra de fome.

As pessoas estão assustadas, conforme mostra reportagem do portal UOL “Atendidos pelo Bolsa Família evitam falar sobre origem de boato que apontava fim do programa”.

A matéria inicia informando que “Algumas famílias entrevistadas pelo UOL afirmaram que ainda não acreditam que o programa [Bolsa Família] vai continuar, apesar da negativa do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)”.

É muito triste. Isso desmente por completo – e, espera-se, definitivamente – a hipótese maluca de alguns jornalistas com espaço na grande mídia no sentido de que o próprio governo Dilma, mancomunado com o PT, teria inventado o boato a fim de…

A fim de que, mesmo?

Enfim, não importa tanto o que diz uma mídia que vem falhando em vender suas teses políticas à maioria há pelo menos dez anos.

O que importa, então, é que esse efeito residual do boato revela que quem o engendrou pretendia provocar exatamente esse efeito, pois uma população tão frágil e tão assustada, diante da verossímil hipótese de que aquele dinheirinho era bom demais para ser verdade, acaba achando que benefício a pobre dura pouco mesmo.

Apesar do volume de informação na mídia sobre o boato, vê-se, portanto, a continuidade da boataria. A cada acusação ao governo na mídia, isso se espalha e a população assustada vai se assustando mais ainda.

É forçoso reconhecer, porém, que autoridades do Executivo Federal que saíram dando declarações políticas publicamente não deveriam tê-lo feito, mas a um comentário de três linhas de uma ministra de Estado no Twitter seguiu-se uma avalanche midiática de acusações ao governo de ter sido o autor da farsa, o que acaba dando margem ao tipo de desconfiança que pode, sim, estar surgindo entre uma população de baixas renda e escolaridade.

O mínimo a fazer diante dessa quase tragédia social que arrastou até pessoas com dificuldade de locomoção e colocou em desespero gente que já sofre o bastante no dia a dia será, ao menos, informá-la condignamente, tranquilizando-a.

Dessa maneira, urge que a presidente da República, Dilma Rousseff, venha a público, em pronunciamento de rádio e televisão com abrangência nacional, a fim de tranquilizar e instruir essa população no que diz respeito a esse novo tipo de criminalidade que está se instalando no país, o crime de alarma social.

O governo precisa refletir que sua comunicação com a população à qual vem beneficiando com seus programas sociais está se mostrando, no mínimo, falha. Não é possível que a versão governamental não esteja sendo capaz de comunicar efetivamente que tudo não passou de um golpe e que, por isso, ninguém tem com o que se preocupar.

Por último, resta refletir que não é possível mais o governo continuar dependendo quase que exclusivamente da veiculação interpretativa, pela mídia privada – que, como tal, tem interesses privados –, de suas ações e, agora, até de suas reações a ataques terroristas.  A ausência de uma atitude já passou da hora e do limite.

Tags: , , , , ,

122 Comentário

  1. Do ponto de vista da população é preciso sim uma conversa ao pé do ouvido.
    Do ponto de vista dos Terroristas matar na unha é uma boa solução.

  2. Além de cobrarmos o governo federal que se comunique, devemos nós nos comunicar também.

    É muito importante “curtir” os posts do Blog da Cidadania. É importante também postar comentários nos sites do uol, terra, ig, cbn. Reserve um tempínho para isso, para não deixar a direita dominar esses espaços que recebem centenas de milhares de visitas diárias.

    Em alguns deles, é preciso se cadastrar gratuitamente. Há também a opção de comentar com o login do facebook.

    Comentar nesses espaços é tão importante que os jornais O Globo e Estadão eliminaram caixas de comentários na maioria das notícias. A folha permite apenas comentários de assinantes. A CBN reduziu os comentários a 160 caracteres. Ou seja, sentiram o baque.

    Dilma é ruim de comunicação. Não vamos seguir o mau exemplo dela.

    • Perfeito.

    • Muito boa idéia!

    • Dilma se pronunciou imediatamente chamando de desumano e criminoso o autor do boato e reafirmou que o BF não seria extinto. Me desculpem, mas acho que ela não tem tempo para fazer pronunciamentos em rede nacional para cada boato que aparecer, mesmo porque se isso acontecesse, a fábrica de boatos aumentaria exponencialmente. Além do mais, já colocou a Polícia Federal para descobrir o autor. Parece-me que o boateiro deve estar satisfeito com o efeito de sua ação sobre os próprios blogueiros esquerdistas.Não caiam tão fácil nas arapucas desses marginais e vigaristas.

  3. Sou da mesma opinião do Locatelli. Para quem ainda não acredita, leia o livro do historiador Moniz Bandeira “Fórmula para o caos”, baseado quase que unicamente em documentos do governo americano. A idéia é criar o caos em qualquer área ligada aos interesses da população. Cansaram de fazer isso na Venezuela no governo Chávez e planejam fazer o mesmo com o Presidente Maduro.
    Em 64 mesmo enquanto os militares cumpriam instruções do governo americano e transferiam militares de acordo com o provável apoio ou não ao golpe, Prestes estava anunciando aos dirigentes da União Soviética que o Brasil estava próximo de uma revolução socialista. Portanto todo o cuidado é pouco.

  4. Meu caro Eduardo, só espero que a Presidenta Dilma tome a coragem de guerrilheira ( como o PIG a chama) e vá urgente para a TV, em horário nobre, e explique direitinho, com um português simples, quem foi ou foram os responsáveis direto por esse boato e que não tenha medo de desagradar a TV Globo, que como todos sabem, tem um verdadeiro pavor em ter que mexer na sua Grade de Programação.
    Um grande abraço.

  5. Caríssimo Eduardo,
    Sugeri à Maria Luiza Q.Tonelli, no facebook o seguinte: Já que a Dilma não gosta de falar, nem a Secom ou o Ministério de Comunicações fazem o seu papel, que a Presidência tenha um Porta-Voz conectado com todos os ministérios! Sala de imprensa do Palácio do Planalto, convoca-se a imprensa (duvido que algum órgão deixe de enviar alguém), uma única voz, uma única versão, nem precisaríamos que a Presidenta entrasse em rede nacional! Até o presidente Lula usou deste expediente no começo do seu governo, lembra do André Singer? Lula, mestre em comunicação, achou necessário no início do governo se utilizar do Porta-Voz, para “unificar” e dar credibilidade às informações! Ora, faz-se URGENTE e necessário que o governo tenha um Porta-Voz, porque, como todos sabemos a tendência da boataria é continuar, cada vez mais pesada ! Do jeito que está não pode ficar ! Mesmo nós, temos dificuldade de desconstruir os boatos ! As respostas a tudo têm que ser dadas via Planalto, sim, pois teria a atenção de todos! Não é hora para “brincar”, o assunto é muito sério!

  6. O fato do governo, nestes últimos 10 anos, ter se aproximado quase que exclusivamente de países como a Argentina, Bolívia, Equador, Venezuela e Cuba, além de se restringir ao Mercosul; de ter demonstrado absurda simpatia para com o narcotráfico das Farc e no âmbito internacional ter dado apoio ostensivo a países como o Irã que municia terroristas islâmicos ligados a Al Quaeda, fez com que o Brasil se isolasse politicamente dos países do 1º mundo, em particular dos Estados Unidos que, quer queiramos ou não, é o País mais poderoso do mundo! Estes fatos políticos, afastaram o Brasil dos mega acordos econômicos entre os países desenvolvidos que têm por objetivos livrá-los da dependência de matérias primas. Assim, a China está ultimando um mega acordo com os EUA no qual o primeiro se comprometerá comprar laranjas exclusivamente do segundo, que só comprará um determinado produto do primeiro a despeito dos preços que serão compensados na transação de outras mercadorias! Estes arranjos políticos/econômicos internacionais, afetarão quase mortalmente as exportações brasileiras, que por sua vez serão prejudicadas ainda mais pela situação interna em vista das condições precaríssimas de nossa infra-estrutura relegada ao descaso e à malversação – vide os sobre-preços de todas as obras do PAC! A estes fatores externos e internos, deve-se acrescentar a evidente má gestão administrativa do País que se evidencia explicitamente com a volta da inflação (quase 7%), o aumento dos juros, ambos potencializados pelo ridículo PIB brasileiro! Indiferentes a tudo isso, temos assistindo o julgamento de importantes líderes políticos do PT e dos partidos aliados, por participarem das mais grosseiras formas de corrupção ou por atitudes das mais irresponsáveis perante à Nação – vide o papel do canalha José Dirceu no mensalão e o papel grotesco de um presidente da República que levava no avião presidencial a chefe do Gabinete da Casa Civil de São Paulo para as seus folguetos nas embaixadas brasileiras!(*) Note-se: às custas do povo brasileiro! E para enfeixar este contexto de desmazelos, eis que a presidente abandona a sua principal função e passa a se dedicar à sua campanha política para a reeleição! Mas o fato mais desalentador é o apoio que a maioria do povo tem demonstrado à maneira de governar do PT, i.é, uma parcela enorme de eleitores completamente alheios às injunções internacionais mas que se tornou dependente de um subsídio, o bolsa família. Porém, o mais criminoso de todo esse enlace de farsantes é o conluio das elites beneficiárias – a classe política, a categoria do funcionalismo público, os sindicatos pelegos, as Ongs que desviam recursos públicos e os jornalistas formadores de opinião que mantêm os crédulos caudatários com mentiras e falsidades, invenções e tergiversações!
    Atenciosamente, de um pessimista de plantão para os otimistas alheios à Nação!(**)
    (*) pessoalmente, nada tenho contra que um presidente tenha uma amante, mas que seja sustentada com seu dinheiro particular! O que não se admite, é que um presidente da República permita que sua amante consiga negócios corruptos em detrimento da Nação! O Lula ao nomear, permitir, autorizar, na cama, pedidos para os comparsas e quadrilheiros da Rosemary, literalmente deu o Brasil como forma de pagamento pelo tempo que passou em sua companhia, exatamente como na boate da novela Salve Jorge!
    (**) jamais um partido político como o PT, foi tão danoso para o meu País!
    Eugênio José Alati, e-mail: eugeniojosealati@yahoo.com.br

    • Um belo texto, a deixar os petistas sem argumentos.

    • Corajoso deixou o nome completo e o email, a patrulha já deve estar no encalço dele. Deverá em alguns dias rebeber a vista de um membro do partido travestido de funcionário do Estado, antes uma averiguada no sigilo bancário telefônico e uma qualquer desculpa para um processo.

  7. O Brsil teve que esperar a chegada do seculo XXI para iniciar mudanças,reformas,seja lá que nome isso tenha,que deviam ja ter sido feitas no periodo anterior a 64.Como o Brasil não fez as reformas que deviam ter sido feitas no periodo anterior a 64,voltamos exatamente ao ponto em que estavamos quando se deu o golpe civil-militar de 64.Ou seja andamos,andamos e voltamos ao mesmo ponto de partida.Isso acontece porque essas reformas(na verdade,as reformas de base de Jango)vão ter que ser feitas um dia,queiram ou não queiram as classes dominantes.Qualquer processo de mudança,em qualquer sociedade que seja,gera conflitos entre aqueles setores que irão perder privilegios com aqueles que de uma forma ou de outra vão se beneficiar com o processo de reforma,ainda mais numa sociedade com desigualade historicas onde uma elite arrogante e violenta sempre se beneficiou das politicas de Estado(não confundir com politicas de governo).Faça pronunciamento ou não,a sorte de Dilma está atrelada ao processo de reforma em curso.E essas redormas vão ser feitas,mais dia menos dia,com sangue ou sem sangue.

  8. Carp Eduardo,
    Qaundo soube do boato, foi a primeira sugestão que falei em minha casa.
    Vá a TV, ao PIG.

  9. Olha só, um assunto que não tem nada a ver, mas o tempo dirá quem tem razão. Hoje, Dilma fez uma das maiores cagadas da vida dela. O tempo dirá quem tem razão. Ela começa a perder militância a partir de hoje. O tempo dirá se estou certa ou errada, já está perdendo e vai perder mais.

    Dilma joga contra quem a apoio e cai cada vez mais no colo da direita. Não adiante PT ficar com discursinho disso ou daquilo, porque, em se tratando de política interna, a merda das decisões de Dilma em ir para a direita cada vez mais, vai perder quem ela tem, a esquerda, porque direita ela nunca teve. Está a cada dia, cavando sua sepultura.

  10. Oi, Edu: concordo. Dilma deveria ir à televisão e falar sobre o ocorrido. Mas, a mim, parece que a Dilma se tornou invisível.

  11. Eu não entendo essa COVARDIA que tomou conta do PT (Governo) depois do tal do mensalão. Tirando Zé Dirceu. Até Dilma. Essa era a hora da PF ser pressionada prá apresentar os criminosos desse boato.

  12. José Dirceu.
    “Tem gente que veio ao mundo para fazer o mal”, diz Lula sobre boato do Bolsa Família
    Publicado em 23-Mai-2013
    Ao se referir ao boato sobre o fim do Bolsa Família, o ex-presidente disse que “o Brasil tem milhões de pessoas boas, decentes, honestas, e tem gente assim. Tem gente que veio ao mundo para fazer o mal”. Mas ele acrescentou que os “boatos foram apenas boatos porque o Bolsa Família é tão consolidado no imaginário do povo que não vai atrapalhar, não”.
    Infelizmente, o ex-presidente Lula está coberto de razão quando diz que “tem gente que veio ao mundo para fazer o mal”, ao se referir sobre o boato de que o Bolsa Família iria acabar. O boato, que levou milhares de pessoas a agências da Caixa Econômica Federal, está sendo investigado pela Polícia Federal.

    “O Brasil tem milhões de pessoas boas, decentes, honestas, e tem gente assim. Tem gente que veio ao mundo para fazer o mal”, disse Lula ontem.

    Mas ele acrescentou que os “boatos foram apenas boatos porque o Bolsa Família é tão consolidado no imaginário do povo que não vai atrapalhar, não”.

    De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os autores do boato podem responder por fraude e estelionato. A apuração pode se estender além dos 30 dias inicialmente previstos.

    Após o boato, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou nota negando “qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família”.

    O ministério acrescentou que “assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa”.

  13. Prezado Eduguim. O Locatelli, sugerio frequentar os ; Uol,cbn etc., a minha sugestão é que evitem de maneira cabal tal frequencia, para que morram todos à mingua!

  14. Mais uma farsa do governo e o tiro saiu pela culatra ou deu um tiro no proprio pe. Terrorismo puro.

  15. “E se os boatos sobre o fim da Bolsa Família ocorrerem em 18 e 19 de outubro de 2014?
    O que ficou escancaradamente comprovado com os boatos sobre o fim da Bolsa Família?

    Que “neste país” é possível espalhar um boato em 48 horas, criando um estado de comoção e angústia em quase 50% do eleitorado nacional que, de alguma forma, é impactado por um programa de governo. Assim como foi com a Bolsa Família, o boato poderia ter sido com os depósitos em caderneta de poupança ou em conta corrente, atingindo os outros 50% dos brasileiros aptos a votar.

    Que o governo federal, mesmo sem saber de novos boatos, poderá estar novamente preparado para eles, depositando, como no que ocorreu, mais de R$ 2 bilhões de forma antecipada nas contas de TODOS os beneficiados pela Bolsa Família. Estes eleitores, após momentos de tensão, sairão aliviados e tranquilos com a presidente da República que garantiu o benefício, ainda por cima chamando de criminosos aqueles que espalharam tão infundada notícia.

    Que este boato, em vez de ser negativo, poderá informar que a presidente Dilma Rousseff depositou uma décima terceira parcela da Bolsa Família, apenas para provar que ela é a presidente dos pobres e que, se for reeleita, as coisas vão melhorar ainda mais.

    Que o teste feito em 18 e 19 de maio de 2013, não se sabe por quem, funcionou, foi um sucesso. Pode acontecer a hora que este alguém, que ninguém ainda sabe quem foi, quiser repetir a estratégia. Até mesmo no sábado 18 e no domingo 19 de outubro de 2014, uma semana antes do segundo turno das eleições presidenciais do ano que vem.

    A oposição tem a obrigação, na próxima segunda-feira, de apresentar um pedido de CPI para investigar o que aconteceu, além de protocolar um projeto de lei que discipline a Bolsa Família, impedindo que ela possa ser manipulada, eleitoralmente. Não digam que não foram avisados”.

  16. O diálogo de Sócrates e Glauco: “Sócrates — Considera agora o que lhes acontecerá, naturalmente, se forem libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância. Que se liberte um desses prisioneiros, que seja ele obrigado a endireitar-se imediatamente, a voltar o pescoço, a caminhar, a erguer os olhos para a luz: ao fazer todos estes movimentos sofrerá, e o deslumbramento impedi-lo-á de distinguir os objetos de que antes via as sombras. Que achas que responderá se alguém lhe vier dizer que não viu até então senão fantasmas, mas que agora, mais perto da realidade e voltado para objetos mais reais, vê com mais justeza? Se, enfim, mostrando-lhe cada uma das coisas que passam, o obrigar, à força de perguntas, a dizer o que é? Não achas que ficará embaraçado e que as sombras que via outrora lhe parecerão mais verdadeiras do que os objetos que lhe mostram agora?” ….Alguem se lembra da alegoria da caverna do Platao? entao, qual a melhor maneira de se manter a pessoa alienada? é mostra para ela que ela deve teme-lo, e o PT esta fazendo isso muito bem. Isso foi somente um teste de poder, um aviso do tipo “somos nos que mandamos aqui”. e esta funcionando muito bem, afinal, esse povo preguiçoso do bolsa esmola querem apenas viver sem nada pra fazer, nao correm atras de um futuro melhor ….A tal tese de orquestração faz sentido, e agora já é de conhecimento que a CEF alterou Bolsa Família na véspera de boato sobre programa. Portanto a dona Mario do Rosário deve dar explicações na PF ao acusar oposição de plantar tais boatos.

  17. – Caixa antecipou saques do Bolsa Família um dia antes de boatos

    De acordo com o banco, melhorias no cadastro de informações sociais permitiram que o pagamento de todos os benefícios fosse liberado no dia 17, véspera do início dos boatos sobre o fim do programa. Pela regra oficial, o pagamento do Bolsa Família ocorre de forma escalonada na segunda quinzena de cada mês

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-05-25/caixa-liberou-saques-antecipados-do-bolsa-familia-um-dia-antes-de-inicio-de-boatos

    ___
    Ficou muito feio para a ministra Maria do Rosário ter se deixado levar pela pressa própria das redes sociais na hora de se manifestar sobre o assunto, acusando a oposição pelo ocorrido. (Pelo que sei, a Caixa não é administrada pela oposição…) A oposição pode até ter descoberto a antecipação e dela ter tentado se aproveitar, de algum modo. Não acho, contudo, que a coisa seja proveitosa para a oposição. Afinal, Dilma poderia mais tarde se pronunciar e dizer que o BF permanecerá com o PT, não se sabendo o que ocorreria em caso de vitória da oposição… O fato é que quem deu margem para o ocorrido foi a própria CEF, uma empresa pública, com a antecipação dos pagamentos que, por tudo que foi visto, foi mal planejada. Logo mais poderá surgir uma oportunidade de ouro para falar sobre algo de podre dos oposicionistas. Adiantará, perante o grande público, que a ministra fale algo, por mais verdadeiro que seja? Penso que não. Terá gasto seus cartuchos com tiros na água. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, já dizia o povo.

  18. Isto já é uma simulação para a próxima eleição. Uma notícia como essa a alguns dias do pleito pode desestabilizar uma candidatura.

Trackbacks

  1. Desemprego em queda incomoda a elite | SCOMBROS
  2. Lista Top 10 – Filhos dos Famosos | SCOMBROS
  3. Rômulo Gondim – O lado positivo da diminuição da popularidade de Dilma
  4. Creme de la Kremlin | SCOMBROS
  5. Bolsa Família e comunicação de Dilma | Altamiro Borges

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.