Presidente FHC, PT não governa para quem o senhor governou

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Ilustríssimo senhor doutor Fernando Henrique Cardoso,

Quem lhe escreve é um cidadão comum, sem filiação político-partidária e que ainda guarda na memória o sofrimento pelo qual passou quando o senhor – vá lá – “governou” o Brasil. Aquela foi uma época de muito sofrimento para todos, presidente.

Eis por que leio no jornal O Estado de São Paulo, estupefato, que o senhor declarou, na segunda-feira (25.3), textualmente, que “Essa gente não sabe governar o país”.

Por óbvio, o senhor se referiu ao Partido dos Trabalhadores, ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff, quem, desde os primeiros momentos da posse, brindou-o com cortesias que, a meu ver, foram exageradas e que, agora, o senhor retribui dessa forma.

Até entendo que, aos 80 e tantos anos, tendo deixado uma obra administrativa que a maioria absoluta dos brasileiros repudia até hoje – como mostram as sucessivas eleições que o seu partido perdeu –, o senhor esteja amargurado.

Contudo, presidente FHC, peço que entenda que o povo brasileiro – que ontem, quando lhe dava seus votos, o senhor dizia sábio – não o odeia. Apenas rejeita a sua forma de governar.

O senhor diz que o PT não sabe governar. O que as urnas dizem é que o PT realmente não sabe governar, mas não é para os milhões que o elegeram, reelegeram e re-reelegeram. O PT não sabe governar para os que foram priorizados pelo seu governo.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, em lugar do desemprego de 12,8% que o senhor deixou, implantou pleno emprego, com salários que se valorizam a cada mês.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, em lugar dos programas sociais de mentirinha que o senhor deixou, pôs o maior programa social do mundo, o qual retirou dezenas de milhões da pobreza e outros tantos milhões da miséria.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, em lugar da ausência total de divisas que o senhor deixou, construiu reservas cambiais de centenas e centenas de bilhões de dólares que, hoje, garantem imunidade do país a crises internacionais muito mais graves do que aquelas crises localizadas só em países mal governados que ocorreram à sua época.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT saber governar porque hoje a maioria afrodescendente que o IBGE diz haver no país está chegando às universidades, que não são mais “coisa de rico” como no seu tempo.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, ao contrário do que ocorreu no seu governo, hoje o Brasil não é visto como um país-mendigo que vagueia pelo mundo com o pires na mão – hoje, este país empresta dinheiro a países em dificuldades.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque, ao contrário de juros de até 45% ao mês que o senhor chegou a pagar aos agradecidos banqueiros que lhe doaram o prédio do Instituto que leva seu nome, o PT reduziu esses juros a um dígito.

Para o povo brasileiro, presidente FHC, o PT sabe governar porque está, após tanto tempo, acabando com negociatas como as que tornaram a energia elétrica no Brasil a segunda mais cara do mundo.

Poderia ficar escrevendo laudas e mais laudas para explicar as razões pelas quais o povo brasileiro não elege mais presidentes do seu partido após a verdadeira praga de gafanhotos que foi seu governo, mas acho que já me fiz entender.

Este povo lhe nega votos enquanto ignora as mesuras desmesuradas e os elogios sem fundamento que alguns donos de impérios de mídia lhe fazem à toa, presidente. É que o povo brasileiro sabe que o senhor sabia governar, sim, mas apenas para uma minoria abastada.

Assim sendo, presidente, o senhor haverá de concordar que os brasileiros rejeitarem seguidamente o PSDB no comando do país confere a esta missiva uma verossimilhança que não será a sua desfaçatez que irá anular.

Atenciosamente,

Eduardo Guimarães

—–

O Estado de São Paulo

25 de março de 2013

‘Essa gente não sabe governar o País’, diz FHC sobre PT

GUSTAVO PORTO – Agência Estado

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez nesta segunda-feira duras críticas ao governo, ao PT e à base aliada. “Essa gente não sabe governar o País. Olha o que fizeram com o petróleo. É um crime”, exemplificou, numa referência à crise da Petrobras.

Fernando Henrique participa do Congresso do PSDB, em São Paulo.

“Juntaram o governo, com o partido, com o Estado, com o mesmo marqueteiro”, completou, numa referência aos anúncios feitos pela presidente Dilma Rousseff da redução do preço da energia e da desoneração da cesta básica, em cadeia nacional de rádio e televisão.

Ele classificou a alta de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB) como um “pibinho que chega numa época em que outros países crescem”.

FHC alertou ainda para a alta da inflação e rebateu as afirmações de que o PSDB é partido de ricos e banqueiros. “Quem dá dinheiro para banqueiros sem parar são eles. Dão ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que dá aos bancos”, ironizou.

O ex-presidente deixou o evento antes do pronunciamento do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Tags: ,

99 Comentário

  1. Eduardo, Boa tarde.

    O FHC faz parte da elite brasileira que tira o sapato nos EUA e Europa achando que isso é chic. Então, ele é tão vaidoso, que estava se achando tão importante mais tão importante por estar no meio daqueles homens poderosos que deu a impressão que ia explodir ou sair voando de felicidades. Aí o Clinton, por prevenção,segurou o colonizado tucano.

    • O Lula brincou de ser presidente,aproveitou para viajar as nossas custas.Fernando Henrique não foi tão ruim assim,O PT dos trabalhadores nunca fez uma lei se quer para trabalhadores ,só mordomia para pessoas do partidos,todos corruptos e genuinos.em toda a nossa história tivemos tres governantes,D.Pedro II ,Getulio e Jucelino.o primeiro criou o banco e caixa assim como correios,getulio ,tudo que temos de lei trabalhista ,inclusive o código penal que temos ai ,é de sua criação,Jucelino ,industrializou o pais.O que Lula fez ? a não ser deixar a corrupção a solta ,inclusive perder bilhões de dolares na venezuela de chaves,e ainda deixar o Chaves fazer chacotas do seu governo,e a transposição do São francisco?,procurem se informar mais da história de nossos governantes para depois falar sobre eles.queria ver o Lula governar na segunda guerra mundial ,foi um tremendo enganador 171 e ainda tem gente que acha que foi o melhor,O melhor de todos foi Getulio,que alem de honesto ,se preocupou com o povo trabalhador,criando carteira assinada e o salario minimo,que comprava 240 Kg de carne de primeira,e hoje,quanto compra o salario do PT?

      • Agora que o PSDB é um cartel ,isso eu concordo,,aqui em minas o Aécio destruiu nossa história,primeiro tirando a sede do governo da praça da liberdade que foi criada para tal,construindo um tal centro administrativo que quando chove inunda tudo,depois vendeu tudo que minas tinha,como,Telemig ,cemig ,não temos mais nada,e ainda o querem como presidente.

  2. Boa tarde a todos,

    Sou obrigado a discordar de muitos dos comentaristas aqui: o senhor em questão, que quebrou o país 3 vezes, ajudado por “jênios” do naipe de seu “ministro do planejamento” aquele que não se elege para mais nada, não está senil: ele SEMPRE foi assim: arrogante, elitista, privatista, indiferente ao povo que brasileiro, ao qual se dirige, em parcas e mal ordenadas palavras, somente quando tenta engambelar o maior número possivel de pessoas, com a brutal cumplicidade e amplificação da nossa mídia entreguista e racista; este mau cidadão sempre foi desagradavelmente assim. E da escandalosa privataria tucana, onde foi parar o dinheiro? Taí um globorepórter que nunca será feito…

  3. Comparar os dois governos é uma covardia, a diferença é tão gritante em absolutamente todos os campos de atuação dos respectivos governos que nas campanhas tucanas FHC é posto dentro do armário, se ele aparecer candidato tucano despenca mais ainda nas pesquisas, acabou virou um fanfarrão piadista, citar a Petrobras só pode ser brincadeira, quem não se lembra da plataforma P36 ou da Petrobrax, um joguete na tentativa de viabilizar sua doação, como como o fez com a Vale, estas foram as tristes marcas de sua gestão nesta grande empresa

  4. Enfim, ex-trumolólogo FHC, o povo aprendeu a votar em quem “governa” e, mais importante, aprendeu e hoje tem como limpar o traseiro, sabendo onde se encontra as m*s que levaram este país a bater às portas das latrinas de seus amigos de Florença.

    Como cidadão, posso pouco fazer pelo meu país, senão acrescentar meu voto contra cânceres como o Sr. e seus amigos de cocho. Mas, na minha aposentadoria e meus tempos ócio, prometo fazer de tudo para mostrar ao povo, aos mais simples, quem atende pelo nome de FHC! Afinal, sou obrigado a reconhecer o teor de estrume que o Sr empresta à política deste país.

  5. A opinião da maioria da nação sobre se o ex-Presidente Lula ou a Presidenta Dilma e sua base aliada sabem governar, já foi dada em inúmeras eleições e enquetes sobre o apoio a esses dois líderes. Ninguém precisa de ouvir pitaco de quem foi repetidamente rejeitado pela população e quase levou o país à bancarrota.

  6. Esse FHC é mesmo muito cínico! O governo desse boquirroto não fez nada para o nosso país, aumentou a miséria e quase entregava a nossa soberania para os Estados Unidos, haja vista a ALCA que era vista com simpatia por esse entreguista dissimulado.

  7. caro Edu,

    obrigado por lavar minha alma!

    FHC deveria esquecer que existe. Se ele quer agradar ao povo brasileiro sugiro que mantenha a boca fechada, vá para o sofá, com chinelas calçadas e ponha-se a tricotar. É fácil, não precisa mentir, ser falso e hipócrita com as agulhas e linhas. Elas lhe darão uma boa companhia.

  8. Que dureza.
    Este maledetto FTHC só pode estar Alzheimeroso, não é possível que um ex-Presidente seja tão INCAPAZ de perceber o que foi seu DESgoverno e o que tem sido -com todos os reparos com relação à questão da Comunicação e de Minorias – os governos do PT.

    Pelamor!!!!

    FHC e suas crias, Vade RETRO, FOREVER!!!!!!

    and ever!!!!!!

    NUNCA MAIS, NUNCA MAIS!!!

  9. Boa Eduardo, toma essa fhc !!! (minúsculo mesmo que é só isso que esse sacripanta merece) .
    Seria mais útil ao país se vossa aborrecência se recolhesse a sua infinita insignificância e deixasse nossos ouvidos e mentes limpas.
    Vai tomar … banho seu pulha.

  10. Esse doutor que mandou esquecerem os livros que escreveu e levou o país à estagnação econômica que presenciamos jé apenas um pavão misterioso que perdeu a oportunidade e o time certo para se aposentar e deixar a sua imensa e inútil vaidade no asilo!

  11. Podem criticar fhc à vontade, mas não devem calá-lo, pois quando fala faz um estrago danado nos candidatos demotucanos ao trazer à memória o fracasso de seu desgoverno, tirando as dúvidas principalmente dos mais jovens, que não sofreram no seu tempo de presidente. Acrescento às críticas o “fator previdenciário” criado por ele,, que reduziu as pensões de milhões de aposentados. Aliás, isto precisa ser divulgado para milhões de aposentados descontentes com Lula e Dilma, sem saber que fhc foi o criador desse redutor.

  12. O senhor FHC é patético. E seu post, Eduardo, é límpido. Diz tudo. Vou guardar entre os meus preferidos.

  13. Mais um texto formidável, Eduardo!
    .
    E falando francamente, esse Fhc não foi um presidente, foi um “presidente”, ou um presidente para a elite, ou um presidente de mentirinha, aproveitando o que vc disse sobre o que foi o social no “governo” dele. Não passa de um dissimulado, egoísta, vaidoso descarado e falso, mentiroso como uma nota de três.
    .
    Desculpe mas, fazendo referência não à pessoa ( que felizmente não conheço), mas às questões políticas e econômicas adotadas em seu “governo” e as suas atitudes e dizeres quanto aos Governos petistas de Lula e Dilma, o que eu disse é a mais pura verdade.
    .
    Um abraço.

  14. Imaginem vocês se isso aqui tivesse ocorrido na gestão do Lula:

    https://www.youtube.com/watch?v=kx6WIG7ygdI

    Foi assim que FHC se despediu da Presidência naquele ano de 2001.

    Dentre muitas, essa é uma das lembranças mais tristes que eu tenho da Era FHC.

    Havia também os constantes derramamentos de óleo nos “acidentes” da Petrobras, e as visitas trimestrais do FMI à Brasília para ditar onde o governo de FHC deveria cortar “gastos”.

  15. Mais um bom texto da prestigiosa marca eduguim, Olhando pra foto do ex-FHC (atual nada), tive a impressão de ver um cachorro manifestando sua alegria ao dono. Faltou o rabo abanando com vigor. Esse maldito vira-lata deveria ser processado por crime de lesa-patria.

  16. Existe alguem no Brasil que, em sã consciência, atribua peso específico aos pronunciamentos catatônicos e ressentidos do senhor FHC? Este senhor, de malfadada lembrança, deveria atender à determinação colonialista-autoritária do Rei Juan Carlos e calar-se, já que manteve-se sorridente e subserviente como um lacaio ao ser admoestado publicamente pelo presidente norte-americano durante reunião de cúpula presidencial. Nem sequer esboçou um gesto de réplica. Uma vergonha para o Brasil. Durante seu governo, embaixador brasileiro foi humilhado ao ser obrigado a retirar e limpar seus sapatos para ter acesso ao território norte-americano. Outra vergonha da qual não está isento o personagem brasileiro, senhor Horácio Lafer. FHC deveria explicar as transações comerciais fraudulentas das privatizações das teles e da Vale do Rio Doce. Explicar o caso do gás amazônico e tantos outros desvios de conhecimento público. Por que ele não esclarece o fato de familiares de seus ministros estarem adquirindo, a preços estratosféricos, participações em empresas pouco expressivas no cenário econômico nacional? O Eduardo Guimarães já abordou muitos aspectos econômicos que merecem enfática apuração. Muito mais ainda poderia ser citado aqui, no entanto já me daria por satisfeito se ocorresse um eco, por fanhoso que seja, do senhor FHC ao repto lançado pelo Edu, e que eu, na minha humilde condição de brasileiro trabalhador sem filiação partidária, subscrevo e reitero.

  17. Eduardo,
    Sabe de um negócio?… Eu posso ficar tranquilo; vc sempre está a frente, assumindo a defesa de nós, todos, brasileiros. E, isso, qdo não está a instigar a inteligência de seus leitores, com seus textos super didáticos, em aulas de nacionalidade.
    Ah! Não se aflija. As coisas vão acontecer exatamente como vc quer; com a justeza q vc é merecedor.
    Abraço, fraterno

  18. Maravilhoso texto. Me dá vontade de imprimir esse texto e enviar com a minha assinatura pro “dotorzinho” fhc.

  19. Na segunda vez que FHC esteve com Celso Lafer* em Washington, caiu uma forte chuva e quando a limusine que conduzia FHC parou em frente ao FMI, o ministro Lafer, vendo uma poça d’agua falou para o Presidente arregaçar a barra da calça para não molhá-la. Chegando na porta do FMI, assim que FHC desceu do carro, o chanceler Lafer falou para FHC baixar as calças:
    E FHC teria respondido: “Mas assim? sem conversar antes?”…

    *Celso Lafer é aquele chanceler “brasileiro”, do governo FHC, que em 02/2002 aceitou tirar os sapatos na alfândega para entrar nos EUnidos, obedecendo ordens um funcionariozinho de 30. escalão. Era o Brasil de FHC. Era a “política dos pés descalços”.

  20. Realmente, na foto só falta o FHC abanar o rabo, pois de língua de fora ele já está. Mas pensando bem prefiro os cachorros caninos, pois este cachorro é CACHORRO demais!!!!

  21. Pela alegria, devia ter acabado de fazer o exame da próstata , e o médico está do seu lado esquerdo, com aquelas mãozinhas…que ruim.

  22. o “profe” cardoso que não é bobo nem nada, vai procurar proteção na academia. Vai q dá um 5 min no batmam (barbosa) e ele vai pra cima da “Privataria/Sathiagraha”. Eu, hein!

  23. kkkkkkkkkkkkkk, eu também não sei governar.

  24. De fato. FHC não governou para Odebretch, Eiki Batista e afins. Isso é coisa do Lula da Silva.

  25. Em tempo, vejam o deleite de FHC com Clinton segurando seu ombro. Essa foto é o exemplo acabado da subserviência e da babação.

  26. Clinton estava a todo vapor naquela época! e com essas duas mão no ombro do FHC, sei não!!!!!

  27. Edu, de onde voce tirou 12,8% de desemprego?????? kkkk não leia a veja não!!!! brincadeira!

  28. A Petrobras , após o episódio da capitalização , no qual a velha mídia utilizou a mesma tática , se vê novamente bombardeada as vésperas das licitações de mais de duas centenas de campos petrolíferos.
    Alguns fatos neste novo ataque contra a Petrobras chamam a atenção , um deles um discurso de um senador do PDT esculhambando a Petrobras durante esta ofensiva puxada pela velha mídia e como sempre com atores no legislativo e do capital internacional , quando estes assuntos envolvem petróleo sempre geram ataques mais acirrados.
    Quando vemos um senador trabalhista urrando e esculhambando a Petrobras por esta exigir que equipamentos que serão adquiridos tenham 80% de conteúdo nacional , dizendo que isto encarece os investimentos e prejudica a Petrobras acendemos a luz amarela.
    Com presença em quase todos os setores a indústria petrolífera , Requião deu um show em seu pronunciamento sobre este mesmo fato , atuou de forma imoral desde a sua criação em diversos momentos e em diversos países , porem quando consegue que um senador trabalhista do partido de Getulio , Jango , Brizola e Darcy faça o pronunciamento que fez , temos que tirar o chapéu para eles e aumentar a vigilância para que a Petrobras e nossas reservas continuem a serem patrimônios do Brasil , quanto ao senador que vá dormir com o capeta pela eternidade.
    Concordo com Requião que melhor seria se não houvessem licitações e toda a exploração , mais de 30 bi de barris , destas reservas fosse feita pela Petrobras. Porem também concordo com o governo e Vanessa Graziotin , PCdoB-AM , essa merece um texto , as paginas da história a aguardam Senadora , que necessitamos de parceiros , sob o novo regime de exploração aprovado pelo congresso no qual a Petrobras terá ao menos 30% de participação em todos os poços , para acelerar a exploração das reservas e levar desenvolvimento a áreas que vão do interior nordestino até a Amazônia.
    Esta exploração ainda que com sócios internacionais acelerará a exploração , diminuirá as despesas com importação , ainda que boa parte das reservas não produza petróleo adequado para fabricação de combustíveis , existe a compensação e não menos importante , com a necessidade do conteúdo nacional está garantido a criação de polos de desenvolvimento de tecnologia.
    Vanessa Graziotin , PCdoB-AM , também ressaltou e reforçou a posição do governo de não se deixar intimidar por mais esta campanha contra a Petrobras e a nação e garantiu que a Petrobras participará das licitações com o mesmo empenho e disposição de arrecadar todos os poços possíveis os quais tenha capacidade para explora-los com eficiência.

  29. Esta foto diz tudo sobre fhc e seu governo. Me lembra um “viralata fazendo festa para o dono”.

  30. Caro Edu,
    Não entendi. Acho que vc tá sendo irônico dizendo que ENVIOU essa missiva para o FHC ?!?!

    Vídeo inesquecível:
    http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ

  31. Muito Bom,

    Parabéns companheiro! Este texto sim é digno de ser compartilhado nas redes sociais!

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.