Tragédia de Santa Maria vira alvo de politicagem e deboche

 

Confesso que adiei a composição deste texto o quanto pude. Passado o choque inicial com a tragédia épica que se abateu sobre Santa Maria, ainda que pouco confiante em que não acontecesse não quis considerar a hipótese de que sobreviesse o espetáculo de selvageria que se seguiu neste país.

Lembro-me de que, no domingo, minutos após saber que serei avô pela segunda vez, então ainda na mesa do almoço com os pais da criança (meu filho e minha nora), ouço a emissora FM em que escutávamos música falar sobre a tragédia, interrompendo o almoço em família e nos obrigando a ir à internet em busca de maiores informações.

Naquele instante, senti vergonha do pensamento que me tomou. Um horror humanitário como aquele e eu fui logo pensar em que arrumariam um jeito de criticar Lula ou Dilma ou até o PT pelo que ocorrera. Senti-me fanático e insensível.

Não tive que esperar muito para me redimir, ainda que preferisse ter me sentido mal comigo mesmo a ter que encarar a dura realidade de que há uma infestação de desumanidade no país.

Jornalistas conhecidos, órgãos de imprensa e internautas anônimos das redes sociais protagonizaram um show dos horrores. Frases e até imagens repugnantes foram construídas a toque da mais absoluta insensibilidade e falta de limites éticos.

Tudo em que o blogueiro e colunista da revista Veja Reinaldo Azevedo conseguiu pensar, poucas horas após a tragédia vir a público, foi em criticar o ex-presidente Lula por ter sido postado em seu perfil no Facebook uma mensagem de solidariedade às famílias das vítimas de Santa Maria (?!!).

No jornal O Globo e no site “Blog do Noblat”, hospedado no portal da Globo na internet, uma charge de Chico Caruso espantou multidões pelo mau-gosto, pelo oportunismo, pela insensibilidade e até pela burrice.

O que tem Dilma Rousseff a ver com a falta de fiscalização de uma casa noturna em um dos mais de cinco mil municípios brasileiros? Nada? Pois o cartunista que serve à família Marinho achou relevante colocá-la à frente de uma jaula flamejante exclamando “Santa Maria!”.

Que mensagem o cartunista mandou? O que ele quis dizer? Por que Dilma tinha que ser associada à tragédia? Não seria mais inteligente uma charge crítica à falta de fiscalização das autoridades de Santa Maria ou ao descaso do empresário inescrupuloso que dirigia aquela arapuca?

Por que não fazer uma charge poética sobre o sofrimento de toda uma nação? Não havia idéia melhor para aquele cretino usar em uma charge, já que, por alguma razão, julgou que tinha que fazer uma?

O envolvimento de Dilma no episódio via essa cretinice da charge se conectava com os comentáristas dos blogs de Noblat e Azevedo, que se uniam para acusá-la pela tragédia sob razões malucas, ininteligíveis, que nem seus formuladores souberam explicar.

Mas, tragicamente, não foi só. O jornal O Estado de São Paulo começou a espalhar, acriticamente, matéria insultuosa ao Brasil divulgada por um dos dois jornais ingleses que abriu guerra contra o governo Dilma. O subtítulo da matéria fez troça do lema de nossa bandeira.

O diário Financial Times trocou o lema Ordem e Progresso por “Idiotia e Progresso”. Ou seja: 200 milhões de brasileiros se tornaram “idiotas” por um tipo de tragédia que vem ocorrendo em várias partes do mundo, até nos Estados Unidos (2003).

Pior que tudo isso têm sido perfis nas redes sociais Twitter e Facebook, entre outras. Internautas anônimos estão se fartando de debochar do sofrimento que se abateu sobre o país inteiro usando, sem piedade, o que há de mais estupefaciente e repugnante no “humor negro”.

O que está acontecendo no país? Tenho 53 anos. Já vi muita coisa, mas essas pessoas capazes de não sentir um pingo de comiseração em um momento de tanta comoção não existiam. Ou, se existissem, ao menos tinham um mínimo de pudor.

Explorar politicamente uma tragédia como essa, no entanto, talvez seja o pior. Porque essa conduta asquerosa não veio de algum moleque cretino e mimado ou revoltado com o mundo, mas de homens supostamente esclarecidos e maduros.

Tags: , , , , , , , , , ,

229 Comentário

  1. O que a Inglaterra fez com a índia, com a China e com a África não foi idiotia, foi racista, criminoso, hediondo e anti-Humanidade. E a falida e quiçá dividida Espanha? Fez o mesmo holocausto racista, criminoso, hediondo e anti-Humanidade em outra paragens. Virou uma tabelinha: do Clarin para o Globo e a bola foi para fora. Do El País para o Estadão e o chute foi no povo brasileiro. Do Financial Times para a Folha e o chute foi no Mantega. Não li nenhuma manchete da imprensa internacional dizendo do sentimento de luto e pesar que acometeu o povo brasileiro. Sempre foi dito que para vender jornal vale até pisar no pescoço da mãe e que a imprensa gosta de sangue e lama, não sabia que gostava de cadáveres e da dor alheia.Senti a dor dos familiares das vítimas, pois a dor podia ser minha e da minha Família. Tenho, cada vez mais, nojo desses veículos de comunicação e de seus profissionais. Ainda bem, que cada vez mais, que se vê menos televisão e menos jornalões são vendidos no Brasil.

    • Tá bom!!! Logo a Inglaterra, a rainha dos tablóides!!!!!! Nos poupe, senhor. A culpa não é só da Dilma, isso é certo, mas de nossas leis, do não cumprimento das mesmas, da facilidade em burlá-las sem maiores consequências, do povo brasileiro que não aprendeu a votar ainda. E salve o Carnaval – logo tudo será esquecido pelo povão.

      • A tragédia é, “também”, culpa de Dilma?!! Pode me dizer por que, diabos, Dilma tem algo que ver com uma das milhões de casas noturnas das milhares de cidades brasileiras que não cumpriu normas de segurança?

        • FHC e P36.
          O que me tem a dizer?

          • Ocorreu no período FHC, quando a Petrobras era comandada por um banqueiro e sucateada, preparada para a provatização, ou melhor, outra ação entre amigos.

  2. Acredito que o motivo de tanta revolta e uso de todos os meios para denegrir, fundamentadamente ou não, os PeTralhas que estão no governo é o fato de que a população que raciocina e que paga impostos esta de “saco cheio” com tanta corrupção, desgoverno e desvio de verbas públicas por parte desta turma que sufoca o país com seus desvios de dinheiro público através dos ralos da corrupção e do mau uso desta verba que leva a obras inacabadas e que ligam o nada a coisa nenhuma.

    À propósito, gostaria de saber porque o post que mostra o verdadeiro dono da boate de Santa Maria, sendo um deputado federal pelo PT, foi retirado de todas as páginas do Facebook onde estava postado.

    Isto é a democracia e a liberdade de opinião que o PT defende?

    • Senhor João Hélio,parece que o senhor está incluído no rol de pessoas que o Eduardo criticou. Não sei se o senhor é desinformado ou está agindo de má fé. O deputado do PT NÃO é o dono da Boate Kiss. A polícia federal já foi acionada para encontrar e acionar criminalmente o autor da montagem da mentira. Quanto à tal roubalheira , bem parece que o senhor está lendo muita Veja , Globo e Estadão, além de sofrer de Amnésia seletiva, já que não lembra de como as coisas eram nos governos anteriores, vide as privatizações criminosas que dilapidaram o patrimônio público (nosso!!!!) do Brasil beneficiando compadres e correligionários. Então, poupe-nos do seu moralismo direcionado.

      • Odete, não liga não, esse João Hélio é um morto de fome que por alguns trocadinhos, fica entrando em blogs sujos só para dizer asneiras, sendo ele próprio um corrupto, pois, aceita dinheiro para prejudicar todo o povo brasileiro, são tipo de gente que não vale a pena se estressar.

    • João Helio.
      Vc deveria enfriar a cabeça no vaso sanitario e dar a descarga.
      PQP!
      Ocupar um espaço num blog que trata de um assunto que deixa o pais inteiro
      chocado, para dizer essas besteiras. Tsc, tsc, tsc.

    • E por que babacas como você vem aqui neste Blog encher nosso saco?

      Volta pro seu Tio Rei, sua reinaldete, volta!

      Lá que é lugar para sua corja, cambada de urubu travestido de tucano ou vice-versa.

    • ” …que ligam o nada a coisa nenhuma.”

      O batráquio deve estar falando do cano do SSerra, que liga Sergipe ao Ceará.

    • É assim mesmo, João Helio, sem assento e sem nome de família!?
      Bom, nem vc mesmo, se existir, acredita nessa invenção de um piadista de mau gosto dando a boate Kiss como de propriedade de deoutado do PT!!!
      Que conveniente, não é mesmo?!
      Tosco, muito tosco!!!

    • Para mim ele é um lambe bota assumido.

    • Nossa. Como tem gente que não enxerga um palmo adiante do nariz!
      O deputado federal Pimenta foi indicado pela Câmara Federal para acompanhar o andamento das investigações em Santa Maria/RS por ser um político que representa a cidade.
      Algum canalha, propositadamente, tendenciosamente e criminosamente espalhou aos zumbis acéfalos que ele era, por ser do PT, não um representante da Câmara Federal com o poder de investigação mas sim o sócio majoritário da boate.
      Que país poderemos construir com este tipo de canalha que utiliza o sofrimento familiar alheio para intrigar e tirar vantagem?

  3. Já esperava uma manifestação de notória imbecilidade que domina a minoria conservadora e reacionária que perde eleições no Brasil há dez anos.
    Se foram capazes de atribuir ao Presidente Lula o protagonismo pelo acidente aéreo com o avião da TAM que não conseguíu frear em Congonhas, é fácil para estes gangsteres tentar envolver a Presidenta Dilma com a tragédia de S.Maria.
    Esta chocante ocorrência no município gaúcho, que guarda similaridade com muitos outros idênticos ocorridos ao redor do mundo, mostra do que é capaz a iniciativa privada na sua ganância por lucros sem a menor consideração pela segurança das pessoas. Desde que sejam garantidos seus ganhos, eles pouco se importam com quantos morram para que lucrem. Espero que os donos desta boate sejam julgados e condenados à pena máxima que a legislação permite.

  4. No domingo eu já vinha da casa do meu pai quando escutei no rádio notícias sobre a tragédia. Confesso que a primeira coisa que me veio à mente foi que isso seria usado, como sempre fazem, pelos inimigos do PT, do presidente Lula e da presidenta Dilma. Vendo na internet, por volta do meio dia, observei que eu poderia estar equivocado. Ledo engano. Com o passar das horas as hordas dos canalhas apareceram para tripudiar sobre uma tragédia que poderia ter acontecido em vários lugares do país e do mundo. Certas tragédias são incontroláveis tanto por fatores físicos ou erros humanos, neglegências, imcompetências ou tudo isso junto. Os canalhas que se refestelam com a tragédia são de um cinismo inacrditável. É algo mórbido, incompreensível. O radicalismo dos que são do contra pode enveredar por conflitos inimagináveis.

  5. A CORRIOLA DA INVEJA E DO MEDO

    Planta-se uma nova ordem no País, onde frutificam sentimentos fortes, em especial a Inveja e seu filho preferido, o Ódio. Após a Era Lula, quanta coisa mudou! Jamais as elites brasileiras admitiram um confronto sério entre as classes sociais; jamais imaginaram a possibilidade de a miséria e a pobreza ameaçarem posições até então restritas aos poderosos da sociedade. Mas este confronto aconteceu, e com muito maior rapidez do que esperavam os mais aquinhoados economicamente, donos do Poder e da Fortuna de variada origem, sempre construída seguindo modelos clássicos, onde os escrúpulos eram mandados às favas. Destituídos de sentidos morais consolidados, políticos, industriais, comerciantes, profissionais liberais, membros da aristocracia rural, enfim, todos estes que instituíam as classes sócio-econômicas dominantes detinham em suas mãos o destino da população em geral. Ela ou se mantinha enjaulada ou em bretes. De repente, porém, os filhos do patrão começaram a cruzar com os filhos das empregadas domésticas nas ruas de Nova Iorque, Paris, Roma, Madri, Lisboa e por aí em diante. Os porteiros dos edifícios “classe A” começaram a chegar com seus automóveis novos, pagos em sessenta prestações. Nos pátios dos campi universitários filhos dos operários passaram a cruzar com os filhos dos donos das empresas. Os motoristas, ainda um tanto acanhados, noticiavam aos patrões o êxito dos filhos, ora numa faculdade de Medicina, ora de Engenharia, ora de Direito, enquanto os filhos privilegiados das famílias abastadas, por “n” razões, naquele ano foram mal no vestibular. Pode ser que esses acontecimentos se dessem sob a batuta de qualquer mandatário, independentemente de partido político. Isso nunca importou, porque, de alguma forma, todos sempre esperaram o momento em que o Brasil desencadearia suas forças rumo ao progresso. Acontece que o fenômeno do crescimento deu-se justamente sob o Governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um retirante, um pau-de-arara das tórridas caatingas nordestinas, e que, segundo muitos, era analfabeto, pois só o segundo grau não se constituía em valor educacional que merecesse outra designação e destaque. Esse fato, de o progresso se dar sob a tutela do ex-presidente Lula, soou como arrogância, como uma vingança do metalúrgico, talvez tomado de recalques, traumas de infância, complexos de inferioridade e tal e tal. A inteligência e o descortino com que se sobressaiu Lula “ofendeu” os brios daqueles que sempre tiveram em suas mãos todos os instrumentais para fazer o Brasil crescer, mas que nunca conseguiram outra coisa, senão insucessos na economia e, em consequência, seguidos desastres nas empreitadas de cunho social. Os números econômicos da Era Lula são extraordinários. Em oito anos, o retirante, o metalúrgico, o nordestino analfabeto transformou a cara do País. Nesse período, diminuiu o número de pobres e miseráveis em quantitativos muito expressivos, a ponto de provocar repercussão em patamar universal. Hoje o brasileiro é respeitado em todo o mundo, o Brasil se notabiliza pela honradez e segurança para recebimento de investimentos polpudos a longo prazo, estando entre os quatro países do mundo mais creditados nesse sentido. O resto, todos o sabemos. Lula assumiu a presidência com a inflação a 12,5%; nossas reservas constituíam-se inexpressivas; a dívida externa parecia sem solução; o Governo anterior ao de Lula não investia em setores importantes, como o energético (inclusive provocando um Histórico apagão), o que gerava problemas na produção industrial e no bem estar da população. Ficaríamos aqui enumerando uma série de descalabros, sem contar com o criminoso processo de privatização levado a efeito por FHC, cujo maior desígnio parecia ser o desejo de entregar ao capital estrangeiro o nosso patrimônio, o patrimônio dos brasileiros. Por pouco não entregou a Petrobras, após ter entregue de graça a Vale do Rio Doce. De repente, o operário egresso dos solos esturricados de Garanhuns-PE desponta para salvar a pátria. E salva. Ora, isso despertou muita inveja naqueles que sempre tiveram tudo e nada conseguiram para o bem do Brasil e dos brasileiros. A coisa é tão séria que, mesmo depois de deixar o Governo, Lula é perseguido pelas forças minoritárias da Direita, cuja resistência se mantém, devido ao fato de se constituir por grupos economicamente fortes, apoiados pela Multimídia Nacional, ou, pelo menos, pelos maiores grupos midiáticos do País, como a Rede Globo, Editora Abril (VEJA), o Estadão, a Folha de São Paulo e alguns outros grupos de expressão financeira e econômica. Destaca-se bem nos informativos via Blogs e Sites dirigidos por jornalistas e outros profissionais, que Lula é o único ex-presidente no mundo que a oposição deseja “derrubar”. Há uma gente rasteira, miúda, medíocre, de cérebro mole, microcéfala que não larga o pé de Lula, tampouco da Dilma, e que demonstra ter muito medo de Lula. Medo mesmo, chegando a grau de fobia patológica digna de estudo e tratamento. Os partidos de Direita, a imprensa corrompida e suja que constitui o PIG – Partido da Imprensa Golpista, o PSDB de Sérgio Guerra, o DEM de Agripino Maia e o PPS de Roberto Freire, as instituições apócrifas TFP e Opus Dei – que teimam aderência ao catolicismo -, mais alguns grupos ordenados por voraz radicalismo, como o recente formado Instituto Millenium (que reúne nomes do jornalismo nacional, incluídos, aí, os respectivos donos das empresas midiáticas) todos, sem exceção, encetam verdadeira perseguição ao Governo, ao ex-presidente, ao PT e seus filiados ou simples admiradores. Um exemplo de patética perseguição deu-se quando Dilma anunciou o abatimento nas contas de luz: os confusos mentais prometeram representar contra ela, tão só pelo fato de a mesma estar vestindo roupa de cor vermelha, que é a cor do PT. Ora, a dimensão dos problemas do País não pede uma oposição ao Governo marcada de tanta mediocridade, talvez, melhor, infantilidade. Há um processo de inveja coletivo, a mesma inveja que provoca a ira, a perversidade, o desejo de destruir e, até, matar. Chegam a perder a sensibilidade, em nome dessa ambulatoriedade quase criminosa. Lula se acostumou ao silêncio, pois, diante dos ataques desnorteados, preferiu concentrar-se nos seus propósitos políticos e sociais a ver-se envolvido todos os dias em discussões sem sentido, para defender-se de acusações desprovidas de quaisquer adminículos probatórios. Trago à baila trecho da obra AS SETE MULHERES DE BARBA AZUL, de Anatole France: “O talento é o que menos se perdoa. O mundo pouco se importa com a vileza da alma e a deslealdade do coração. Aceita os perversos e os covardes. A própria riqueza desperta pouca inveja porque é sempre considerada imerecida. Até a glória de um homem comum não ofende ninguém. Mas há no talento uma soberba que deve ser expiada com ódios violentos e calúnias pérfidas.” Essa gente, pois, em nome do Brasil, deveria sentar o rabo num banquinho e começar a pensar sobre se tem condições de contribuir para o crescimento sócio-econômico do País. Basta de fofoca, chega de mexericos. Injuriar, caluniar e difamar é conduta de ociosos. É isso!

  6. A maioria das pessoas ainda veem a inglaterra como um país de 1ºmundo, rico,educado e poderoso , ha!!!! e ainda que tem uma rainha. Vejam só, uma rainha. Que coisa não, espantoso. O mundo não é mais o mesmo para a inglaterra e essa é a verdade. Até o seu melhor amigo, hoje é ex, porque o melhor amigo ou parceiro dos eua é isrrael. Quando o Brasil reduziu os juros a casa caiu para alguns ditos investidores, perderão a boquinha e que boquinha porque eles faturavam enormes dividendos que lhe davam muito prazer, sem obrigado. Eramos idiotas quando tivemos como presidentes, subalternos às rainhas e aos imperadores. Hoje somos outro país, outro povo, temos uma Presidenta que respeita nossa Pátria Amada Brasil.

  7. 1964 está apenas começando.

  8. Chocante…tantos jovens,tantos sonhos…serem usados mais uma vez.Cobrar responsabilidades?Todos queremos e precisamos,mas usar das emoções das pessoas é vulgar.

  9. Pessoal, parece que Dilma finalmente saiu da letargia. Saiu no PHA que Dilma terá um encontro com Franklin Martins nessa quarta. É esperar pra ver as esperneadas dos 4 cavalheiros do apocalispe – Veja, Folha, Estadão e globo.

  10. Não sinto nenhuma vontade de discutir política, essa tragédia, que poderia ter sido evitada, foi de tal brutalidade e atordoante p/ qualquer pessoa que tenha o mínimo de sentimento que invocar ato político a não ser a omissão das autoridades na liberação de espaços públicos que colocam o público em perigo, o resto nesse momento é como de alguma forma auxiliar os milhares de familiares que sofrem uma dor lancinante e os jovens sobrevivente que estão em estado crítico. Tirar partido, qualquer que seja, de tamanha tragédia só pode partir de um espírito atordoado cuja alma convive nas profundezas do inferno.

  11. Não sinto nenhuma vontade de discutir política, essa tragédia, que poderia ter sido evitada, foi de tal brutalidade e atordoante p/ qualquer pessoa que tenha o mínimo de sentimento que invocar ato político a não ser a omissão das autoridades na liberação de espaços públicos que colocam o público em perigo, o resto nesse momento é como de alguma forma auxiliar os milhares de familiares que sofrem uma dor lancinante e os jovens sobrevivente que estão em estado crítico. Tirar partido, qualquer que seja, de tamanha tragédia só pode partir de um espírito atordoado cuja alma convive nas profundezas do inferno.

  12. Esse encontro Dilma e Franklin Martins vai fazer com que a turma do PIG tente apressar o golpe, agora como eles irão fazer isso? pior que a Petrobrás anunciou aumento dos combustíveis na Refinaria, amanhã vai ser uma festa as manchetes e Editorias dos jornalões e TVs do PIG.. imagina eles estão com saudades dos aumentos semanais e mensais na era FHC kkkkkkk

  13. O seu texto é irretorquível. A não ser por um detalhe: escrever que Reinaldo Azevedo “pensa” sem aspas. Reinaldinho “Sem Noção” imagina, como mosquito, hipopótamo, capivara, escaravelho… Pensamento é prerrogativa dos seres humanos, e não de inseto “rola-bosta”.

  14. Eu cheguei a tentar responder um post anônimo da Folha, mas acabei desistindo. Como diz Mano Brown, porcos não merecem pérolas, mas lavagem. O negócio é prosseguir fazendo o bem, e esquecer que existe gente assim, incapaz de compadecer-se com a dor alheia. Não sei como toleram a si mesmos.

  15. Além da tragédia de Santa Maria,- cuja dor afetou toda a nação – uma mais grave está ocorrendo no país todos os dias. Falo da obrigação de suportar diariamente a mediocridade e sandice da mídia oligopolizada. Alguém pode dizer: lê porque quer. Mas não é bem assim. É que eu sofro de uma curiosidade infantil. Comprometo-me comigo mesmo em nunca mais chegar perto, mas quando me dou conta estou a procura da idiotice do dia criada pelos dedos amestrados dos jornalistas servis aos patrões. Convenhamos, é difícil resistir. Ora, ouvir falar que parte da mídia coloca a culpa em Dilma pelo que aconteceu em Santa Maria, reconheçam a atratividade da leitura de algo tão rídiculo na modalidade pastelão. Como temos que conviver com a diversidade e dar voz à minoria, por menor que seja, aqui no bairro há um pesedebista. Estava revoltado: vocês viram a irresponsabilidade do governo? Qual, perguntamos? É, o governo é de vocês, aí ninguém vê nada…! Mas qual, insistimos? Ora, ora, a falta de fiscalização lá na casa de show de Santa Maria…que provocou a tragédia, tanta gente morta…ele disse. Tentamos ainda um argumento: mas o que o governo federal tem a ver com essa tragédia lá em Santa Maria? Não tem, ele replicou já irritado, é que vocês não lêm os jornais do Rio e S. Paulo, e ficam aí sem saber de nada. Depois dessa, saímos cada um pra um lado, com a certeza de que todos iriam atrás dos dedos alugados dos jornalistas amestrados para descobrir como conseguiram realizar o malabarismo mental de ligar a tragédia com o governo federal, culpando-o. É ou não é irresistível assistir a tragicomédia que acontece diariamente na “grande” imprensa brasileira?

  16. Alguma surpresa nesse tipo de atitude baixa por parte da ala fascista e reacionária? Eles usam qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, para atingir seus propósitos. O conservadorismo está em guerra (se é que alguém ainda não percebeu) e para eles qualquer arma vale para golpear o inimigo.

  17. Hoje de manhã ao colocar Gasolina a R$2,99 lembrei de suas sábias palavras:

    …”O blog é meu mas eu tento fazer com que todos se responsabilizem. Releia o que escreveu naquele comentário. É um absurdo. Além disso, está aqui muito bem explicado por vários leitores a questão. Eu não consigo entender. Não existe apagão nenhum, o desconto vem dos contratos renegociados. Que tipo de idiotas maníacos-depressivos ficam insistindo em um fato que não existe, que não tem passado, presente ou futuro com tanta fé cega, ignorando dados, estatísticas e a própria realidade? É muito doloroso a gente ver algumas pessoas se deixarem levar por seus piores instintos e atuarem como veiculadoras de mentiras que, se colassem, prejudicariam o país. Reflita, meu filho. Você está agindo contra si mesmo, contra sua família e contra seu país ao menos nesse caso específico, tentando espalhar pânico sob uma miserável mentira…”

    Ahh sim, eu tinha esquecido. Sou contra minha familia e meu país pq pago R$280,00 de conta de Luz que com desconto vai ser de R$230 Desconto fenomenal de R$50,00. Obrigado Dilma.

    Mas eu rodo 320 km por dia (20 dias de trabalho) = 32 litros por dia. Antes pagava 2,70 o que equivale a R$ 82,00 por dia = R$1.640.

    Agora pago 3,00 por litro = 96,00 por dia x 20 = 1.920,00 por mes.

    Diferença de R$ 280,00 por mes, ouo seja eu pago uma conta de luz a mais por mês, 100%

    Qual foi a parta da reflexão que eu perdi???

    Espero que pelo menos seja coerente e responda, pode até censurar ou me mandar à merda.

    Mas responda

    • Você não merece resposta. Por mais que alguém tentar explicar, você não vai entender. Sua falta de inteligência é notória, quando compara coisas diferentes e utiliza fatos para transformá-los em situação. Eu já perdi meu tempo com você e basta…

  18. Roberto Gurgel é a nova musa do reacionarismo; Joaquim Barbosa deve estar morrendo de ciúmes… Veja:

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,acusacao-de-valerio-vai-para-1-instancia-confirma-gurgel-,990661,0.htm

    e

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,procurador-ve-consistencia-em-denuncia-e-aumenta-desgaste-de-renan–,990647,0.htm

    O motivo da investigação a ser instaurada contra Lula é óbvio; já com relação à exploração das acusações contra Renan Calheiros, a única motivação é causar bagunça na aliança governista, já que o PT, por motivos estratégicos, apóia a eleição desse crápula à presidência do senado. Roberto Gurgel vai usando o conteúdo de seu gavetão de acusações, conforme as necessidades da ala direitista e conservadora no congresso; o “insigne” procurador vem mostrando estar cada dia mais a serviço da reação, atendendo sempre aos interesses baixos da oposição. Será que ninguém põe um freio nesse sujeito?

  19. Posso brincar também? Se o FT pode, eu também posso!

    God Slays the Queen!

    Será que é pesado demais falar sobre o “Union Jerk”?

  20. Puts, isso é o fim dos tempos mesmo. Eu sou crítico confesso do PT, nem tanto do governo da Dilma, mas do PT, dos episódios do mensalão, algumas frases ditas pelo Lula como se estivesse em mesa de bar, o excesso de bolsas, essas coisas. Mas também fiquei muito entristecido com esses fatos, e mais ainda com os corneteiros de plantão que, sabe-se lá de onde tiraram essa idéia, relacionaram essa tragédia com o governo. Pura falta de noção. Ridículo isso.

    E o prefeito de lá nem é do PT, é do PP, se fosse pra acusar, que acusassem ele e a administração dele.

    Mas nem pra isso os fanáticos pararam pra pensar.

  21. Edu, a tragédia em Santa Maria é tão somente uma pequena mostra do grande risco que corremos em todos os locais públicos que frequentamos. Engenheiros e arquitetos estão muito preocupados com beleza e requinte que aumentam o valor das construções, porém quanto a segurança não estão nem aí. Observemos como são as entradas e as saídas dos locais que que frequentamos: templos mercados, estádios, consultórios, laborátórios clínicos, restaurantes, bares, etc. Considerando o pânico num momento de desespero todas as portas deveriam ter a sua capacidade triplicada, além de manter uma relação métrica e numérica diretamente proporcional à capacidade de concentração de público. Outro fator importante é a estupidez de equipamentos (extintores de incêndio, p.ex) sem que haja fiscalização eficiente sobre o seu funcionamento e, tão pouco, treinamento de pessoal para o seu manuseio. A tragédia nos leva a solidarizarmos aos familiares das vitimas, mas ao mesmo tempo deve nos alertar para atitudes e normas inconsequentes e omissas que proporcionam tais fatos.

  22. Quando a tragédia aconteceu, eu pensei nisso, mas logo afastei da ideia, pelo horror que senti, só de pensar. Mas, para me poupar, não assisti televisão, nem li os jornalões. Porém como acesso meus emails pela web, não pude evitar de ver – e nem demorou – logo após a caminhada pela paz e pelo consolo e pela solidariedade que houve em Santa Maria, a foto de uma mulher com cara de indignada, vestida de branco, portanto sozinha e caminhando quase que sozinha, um cartaz que dizia alguma coisa que comparava a impunidade quanto aquelas mortes com o episódio do mensalão. Isso é de um cinismo tão aberrante, que eu nem sei o que dizer. É muita canalhice dessa gente desumana, perversa e torturadora, além do desrespeito e da indiferença para com a dor alheia. É uma coisa horrível, sob todos os aspectos. Parece um pesadelo, como essa minoria, detentora dos meios de comunicação, pode assombrar a vida das pessoas, que ficam como que reféns indefesas diante da ação violenta e usurpadora dessa orda de godos, visigodos e ostrogodos neoliberais-virtuais delirantes, capatazes enricados de uma avidez insaciável. É horrível. E desconcertante, ao mesmo tempo, pois trata-se de uma minoria com muito poder de comunicação e com muito dinheiro mas que, por outro lado, perde eleição! Caramba! Como é que se faz para desligar isso, hein?

  23. Edu

    Diante de uma dor coletiva tão intensa, fica difícil voltar à racionalidade. Revolta, indignação, tristeza, compaixão. Silêncio! Respeito é o que desejamos e esperamos. Os que praticam um mínimo de alteridade.
    Mas (tem sempre um mas) há que se explorar politicamente uma tragédia e, de preferência, fazer contorcionismos para atingir nosso alvo preferencial.
    Numa situação traumática como essa (e outras nem tanto) o clamor por leis, normas e fiscalização se coloca como prioridade. E sempre fico me perguntando quantos fiscais são e serão necessários para “vigiar” e “punir” os que encontram um jeitinho de burlar as leis e normas existentes, em função de seus interesses econômicos, políticos e/ou particulares.
    Respeitar e cumprir normas e leis existentes é uma questão de cidadania, de maturidade, de reconhecimento de responsabilidade social. Muitas vezes me vejo indagando sobre quanto tempo ainda vai demorar para rompermos com essa forma infantil e/ou adolescente de relação com o social, estimulada pelo individualismo, pelo consumismo, pelos preceitos capitalistas, martelados de forma clara ou subreptícia pela midia e, também, pelas publicidades e pela cultura do jeitinho.
    Hora de crescer, né não?
    Abraços carinhosos para Vitória e toda a família. Você, inclusive.

  24. Negro é uma etnia e não um adjetivo pejorativo. Substituiria “humor negro” por “humor mórbido”. Quanto ao restante do texto, concordo em todos aspectos.
    Parabéns!

  25. Isso, venho repetindo já a um bom tempo, está de acordo com a ascensão nazi-fascista neste país. Aumenta a tolerância da violência contra os indesejáveis, violência contra os “sacrificáveis” da siciedade, negros, pobres, gays, etc. Junto com isto vem a tolerância a dor, ao sofrimento, junto com uma maior flexibilização da identificação com o outro.
    O emancipação das minorias sociais possibilita uma pressão por seu reconhecimento, bem como a visibilidade que ganham, mas produz seu efeito colateral, qual seja, os grupos dos intolerantes também se fazem presente neste momento histórico, com o aumento das demandas sociais, os pensamentos fascistas ultra conservadores pegam carona, tenha visto uma tentativa mesmo de organização política deste quando da pretensão de refundação da ARENA: as minorias se organizando politicamente enquanto grupos específicos, tanto os oprimidos quanto os opressores.
    Flexibilização da violência acompanhada pela flexibilização da dor, da tolerância a morte. A desgraça é possível de se tornar piada.

  26. Fernando Carvalho, assino embaixo. Há uma série de grupos conservadores, também os chamados masculinistas, dentre outros, por trás de algumas manifestações de ódio.
    Compartilho dois exemplos aqui:
    http://www.brchan.org/bairro/res/41210.html#
    http://conservadoresateus.blogspot.com.br/2013/01/a-balada-de-santa-maria-e-o-mimimi-dos.html

    POR FAVOR ajudem a denunciar à PF, Ministério Pùblico… não é possível que alguém escreva essas coisas e isso seja considerado “liberdade de expressão”. Será que só vão acordar quando tivermos grupos neonazistas cometendo crimes bárbaros?

    • Caro Bruno,
      entendo sua indignação, mas entra lá quem quer e gosta. Acho, com todo respeito, vc está, talvez involuntariamente, fazendo propaganda desse site-porcaria. xá pra lá.

  27. Não, a Dilma não tem mesmo nada a ver com tudo o que aconteceu… a culpa é do sistema, da falta de fiscalização séria dos órgãos responsáveis e da negligência dos envolvidos.
    Usar, porém, acontecimentos como este para promover politicagem, seja para atacar ou sair em defesa dos nossos governantes, beira o ridículo.
    Admiro a presidente Dilma por ter ido até lá e dar apoio aos familiares e às vítimas. Mas isso não basta. Tanto a Presidente quanto nosso governador, Tarso Genro, devem cumprir seus papéis cobrando do MP ações efetivas de fiscalização e movendo esforços para tornar os nossos ambientes de entreterimento mais seguros.

  28. Tadinho do povo brasileiro, a colonização o escravizou de tal forma que ele sequer consegue respeitar a própria dor. Estadão é coisa podre , sempre foi , mas muitos ainda continuarão sendo assinantes, e outros tantos continuarão indo nas banquinhas das praças aos domingos para comprá-lo, isto da a esses coitados um ‘QUE’ de intelectual e bem informado . A desinformação já é coisa séria, mas pagar para ser feito de trouxa com notícias distorcidas e fraudulentas é demais!!!. Quanto Inglaterra e a sua realeza e seus veículos de informação, seu histórico de ” crimes e terrorismo” é secular, a história esta aí para confirmar. Coisa muito podre os bretões, é claro que alguns se salvam!!!

  29. O jornalista do Financial Times usou o “idiocy” para se referir aos idiotas mesmo, os que existem em todas as partes do mundo, não especificamente ao povo brasileiro. O que ele pretendeu foi um trocadilho com o lema da bandeira, querendo dizer que idiotices como essas servem para nos fazer progredir ao se fazer cumprir mais rigorosamente as leis.
    Na verdade, nessa matéria ele passa por cima das especulações politiqueiras de copa, olimpíada e o escambal, e até mesmo cita o caso de 2003 que você mencionou. Antes de sair criticando, por favor, leia, e não apenas repita o que ouviu falar. Nem todos vão até a fonte como eu fiz e você pode estar passando uma ideia errônea à frente. É só uma dica.
    “(…) Brazilians, so quick both to assert and to question their standing in the world, shouldn’t beat themselves up too much over the idiocy of Santa Maria. The tour manager who set off fireworks during a heavy metal show at the Station nightclub in Rhode Island, US, in 2003, causing 100 deaths, behaved no less idiotically.
    There are idiots all over the world and it is hard to legislate against them. Until Saturday, Brazil hadn’t had a tragedy on this scale for more than half a century. If the horrific events of the weekend result in more stringent application of its regulations, Brazil will have made more progress.”

    • Concordo com o Erik… sou leitor do blog e em vários momentos tive a mesma impressão, mas só agora resolvi participar comentando aquilo que leio.
      Quando falamos em ‘Nova Mídia’ nos referimos exatamente a quê? Cada vez mais percebo que trata-se apenas de reverter as notícias da mídia tradicional para uma ótica esquerdista, mas o quê isso significa?
      Para mim, quer dizer que toda a mídia, esteja ela renovada ou mantendo os moldes que já conhecemos bem, só serve como instrumento de manipulação.
      Há tempos não se faz jornalismo, o que eu vejo aqui é o mesmo que eu vejo em outros veículos de comunicação que tem lá suas relações com determinados partidos políticos.
      Enfim, citando vários comentários aqui já postados: “Salve Dilma, salve Lula, salve o PT” – Preferia SALVE A IMPARCIALIDADE.

  30. Querer ligar a Dilma a esta tragédia que se abateu no País só pode ser coisa de mentes doentias e manipuladas por uma mídia arcaica, raivosa e que destila ódio, diariamente.
    Ainda bem que o Brasil é maior e melhor que tudo isto.

  31. Pergunta aos idiotas: vender a Vale do Rio Doce pelo valor do lucro de um ano é o que?
    Para onde teria ido a diferença desse valor para o valor real?

  32. Vale a pena ler no “NOVO JORNAL ” :Aécio Neves : ” PROTOCOLO DE INTENÇÕES ” criou ” CARTEL DAS EMPREITEIRAS ” . ACORDA BRASIL !!!!!! LEVANTA BRASIL !!!!!!!

  33. Face – Voto Nulo Por Santa Maria
    ‘VOTO NULO NOS PROXIMOS 238 ANOS’ – desafio lançado por ‘Tubarc’ um cientista jogado no lixo como estes jovens. Justiça é fazer o Brasil o país do VOTO NULO para ser o país do futebol, carnaval, e Democracia Nula. Saímos da ditadura que impôs uma democracia sem escolha. Não adianta ir de novo para as ruas para protestar como o Lula e a Dilma, porque sempre está piorando. O voto NULO enraizado na nossa cultura é a melhor opção na consciência do brasileiro quando teclar na urna. Dizem que não sabemos votar o voto obrigatório. O voto NULO sempre será a voz do basta contra a democracia falsa, cara, ineficiente, corrupta que não cuida da coisa publica de todos. Quando o Brasil se tornar o país do voto NULO Santa Maria vai poder brilhar como o último basta do nosso desespero pela falta de HONESTIDADE no jeitinho brasileiro. Esta tragédia nos une numa causa única – Santa Maria abençoai o voto NULO – Chega!

  34. Ótimo blog.
    Parabéns!

Trackbacks

  1. ( E.V.S. )
  2. Combate ao Racismo Ambiental » Santa Maria: Tragédia vira alvo de deboche e politicagem
  3. E a Globo vai se superando na barbárie da cobertura da tragédia de Santa Maria | Maria Frô
  4. Santa Maria: Tragédia vira alvo de deboche e politicagem

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.