Autores de enquete anti Lula já fizeram passeatas fracassadas

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

Uma notícia se espalhou pelos mais importantes veículos da grande imprensa brasileira no fim de semana: enquete de um Movimento que se intitula “31 de julho” – segundo o site, o nome vem do dia e mês do primeiro ato público do “movimento”, em 2011 – promoveu no Facebook enquete que resultou em “vitória” de Lula para o “Troféu Algemas de Ouro”.

A enquete foi intensamente divulgada por grandes meios de comunicação tais como O Globo, CBN, Folha de São Paulo e por sites de grupos de interesse político como o site do PSDB e o do ex-governador Anthony Garotinho

Desde o início, um nome liderou a votação: o do ex-presidente Lula, contra quem não pesa ação alguma na Justiça, mas que, na visão dos autores da “enquete” e dos que dela participaram, seria mais “corrupto” do que o ex-senador do DEM Demóstenes Torres, recentemente cassado pelo Senado e que está prestes a ser expulso do Ministério Público Federal de Goiás.

Tucanos como Eduardo Azeredo, acusado principal do inquérito do “mensalão do PSDB”, tiveram votações pífias.

Como se podia prever, a “enquete” redundou na “vitória” de Lula como “o político mais corrupto de 2012”. E, como ocorreu durante a coleta de votos, a iniciativa recebeu grande divulgação da mídia, tendo ido parar até em comentário da CBN que você pode conferir logo abaixo.

O que esses veículos não informaram é que o tal “Movimento 31 de Julho” é o mesmo que, ao longo do ano passado e do anterior, convocou várias passeatas no Rio de Janeiro sob a mesma campanha de divulgação da grande mídia, tendo conseguido reunir na Cinelândia, em 2011, cerca de 2,5 mil pessoas (segundo o site do PSDB – link não funciona, página foi apagada) para protestarem “contra a corrupção”.

No ambiente virtual, porém, o tal “31 de julho” conseguiu um resultado menos ruim que na rua, tendo, segundo seus organizadores, obtido cerca de 14 mil votos no total, 10 mil dos quais teriam ido para Lula. Contudo, esse resultado foi obtido após os organizadores da enquete terem expurgado milhares de votos que disseram que tinham sido falsificados contra o PSDB.

Não houve, porém, qualquer auditoria nem maiores informações da imprensa sobre quem são os organizadores, se os milhares de perfis no Facebook que participaram da enquete são mais reais do que os dos votantes que foram expurgados ou se estes realmente eram falsos.

Seja como for, os fatos acima falam por si. Houve coordenação entre grupos de mídia e o PSDB para divulgar a enquete e, depois, o seu resultado. O site do “Movimento 31 de Julho” praticamente só noticia fatos contra Lula, o PT e “mensaleiros” e a favor de juízes do STF que condenaram os réus da AP470.

Ou seja: quem fez a enquete indicou quem deveria ser o mais votado.

Enquetes assim existem às milhares na internet. Muitas com resultados bem mais expressivos. Aqui mesmo neste blog, um desagravo ao ministro Ricardo Lewandowski alcançou 15 mil manifestações de apoio no Facebook e um desagravo a Lula alcançou 4 mil. E sem uma única menção de grandes veículos da imprensa escrita e muito menos da eletrônica.

É legítimo fazer manifestações contra ou a favor de quem quer que seja. Todavia, quem não conhece o viés político da grande imprensa brasileira não entende por que uma enquete obviamente dirigida como essa ganhou tanta cobertura (de nível nacional), tendo ido parar até na mídia eletrônica. Mas você que lê este blog entende muito bem.

Tags: , , , , , , , , ,

208 Comentário

  1. Façamos iso rapidamente.

  2. Um dos maiores poderes dos barões midiáticos é pautarem a Sociedade, é preciso que a luta contra eles passe pela construção de uma pauta prórpia para os setores progressistas.

  3. Uma pauta que mostre as vitórias que o Brasil vem conseguindo com Lula e Dilma, apesar de tanta sabotagem. Essa é a discussão que devemos fazer.

  4. O modus operandi (expressão típica da linguagem criminal) da mídia brasileira é esse mesmo que o Edu descreve. Fiz uma tentativa de charge no meu bloguinho a esse respeito, sob o título “Sérios Problemas’. Ali eu discuto bastante a questão da mídia, que no Brasil virou uma espécie de partido político mal-camuflado. Visitem!

    http://salafehrio.blogspot.com.br/

  5. Chega de viver na dfensiva, só rebatendo acusações. Partamos para a divulgação de nossos feitos.

  6. Enquete puchada por Marcelo Madureira, o idiota que pensa que é intelectual, não passa de um palhaço sem graça fazendo piadas idem

  7. Não ha demerito nenhum ser agraciado com um prêmio,foi uma votação portanto houve democracia e na sequencia o desejo popular, a dúvida agora é se Lula vai tomar posse do prêmio e ser titulado oficialmente pela entidade realizadora do concurso.

  8. Sempre golpistas.Um grupo manjado por destestar o Lula quer dar ares de credibilidade as suas maquinações .Só ganham eleições assim ,controladas e manipuladas.Como já disse ,ô gente chata!!!

  9. Não importa quem tenha patrocinado a enquete. Isso não a desmerece. As passeatas do Movimento 31 de Julho podem ter sido fracassadas, mas tem um movimento conhecido dos leitores que também já fez várias passeatas e protestos fracassados, em que apareceram no máximo uma meia dúzia de gatos pingados e isso sendo muito generoso. Então, vendo por esse ângulo, podemos concluir que 2,5 mil pessoas é um número de respeito e até razoavelmente muito expressivo. A enquete, portanto, é válida, sim! E, particularmente falando por mim, o resultado pareceu-me que expressa o sentimento de uma parcela cada vez maior da população para quem Lula fora o chefe do mensalão. Esses dias mesmo eu estava numa lotérica e logo notei que o assunto que povo discutia era justamente “por que Lula não fora julgado pelo STF”. E, olha, era o “povão” mesmo que estava discutindo isso. Não tive nada a ver com a conversa nem sequer a incentivei. Fiquei tão surpreso que acabei matando o tempo com os volantes para ver até onde a discussão iria dar. A conclusão a que cheguei foi que, finalmente, o povo está começando a se perguntar qual era o papel de Lula no mensalão, considerando que seu principal assessor direto foi condenado. Isso ficou claríssimo para mim nesse dia. O fato é que Lula está tão preocupado que foi lá na Prefeitura de São Paulo humilhar o Haddad e fará a mesma coisa com Dilma Rousseff. Ele quer mostrar que ainda é ele que manda e que, portanto, não aceitará que o deixem sozinho quando a onça resolver beber água. Além disso, hoje li uma matéria que mostra que muitos petistas estão preocupados com o constrangimento que certos companheiros causarão caso resolvam dar as caras na convenção do partido. Parece que a ficha está começando a cair.

    • Augusto

      70% da população brasileira apoiam o homem. Quer mais?

    • Ô Mickey Mouse, parece que eu vi você na foto deste post. Observe bem, lá atrás, atrás do Nosferatu Cerra há uma ratazana udenista, só pode ser você Mickey Mouse, percebe-se bem aquela sua orelha preta. Vê-se muito bem pela imagem que você está com uma camiseta escrita: USA.

      Cínico, mentiroso, udenista e estadunidense do Tea Party, eis você.

    • Vc é uma piada de mau gosto. Parece aquelas velhas da ditadura, de um discurso monótono e sem cabimento, baseados num mundo imaginário, “o fantástico mundo de augusto”.

  10. Vale a pena ler no ” NOVO JORNAL “: Aécioduto. O novo grande negócio da mídia nacional.
    ACORDA BRASIL!!! LEVANTA BRASIL!!!

  11. Vale a pena ler no ” NOVO JORNAL ” :Aécioduto . o novo grande negócio da mídia nacional .
    ACORDA BRASIL !!!!!!!!! LEVANTA BRASIL !!!!!!!!!

  12. Uma lição de matemática para aqueles que acreditam na versão do troféu ”algemas de ouro”

    unidade = 000.000.001
    dezena = 000.000.010
    centena = 000.000.100
    milhar = 000.001.000
    dezena de milhar = 000.010.000
    centena de milhar = 000.100.000
    milhão = 001.000.000
    dezena de milhão = 010.000.000
    centena de milhão= 100.000.000

    População brasileira = em torno de 200.000.000 de habitantes.
    votos do troféu algemas de ouro = 000.014.547.

    E dizem que as pessoas que escolheram Lula como o maior corrupto do Brasil representam o País. Essas pessoas que votaram são tão ignorantes como o sujeito que disse que passou de Brás de Pina tudo é roça.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.