Um plano para matar José Dirceu

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

Pensei muito antes de escrever este texto porque as informações espantosas e explosivas que contém foram reportadas por uma fonte que não se identifica. Todavia, à luz de acontecimentos recentes, penso que é meu dever de cidadão dividir tais informações com a sociedade, sempre deixando claro que não me foi oferecida prova alguma do que foi dito.

Ao longo da semana, logo de manhã cedinho, indo de casa para o escritório, o celular toca enquanto dirijo. Reluto em atender por questão de segurança, mas como tenho uma certa paranoia em relação a ligações de números que o identificador de chamadas não registra, atendo.

A pessoa, do outro lado, fica em silêncio. Após dizer “alô” uma meia dúzia de vezes, silencio. Ouço respiração do outro lado. Chego a supor que é só mais uma das ligações anônimas que vivo recebendo, mas estas sempre vêm com insultos e terminam rapidamente. Não tendo condições de ficar ouvindo respiração anônima enquanto dirijo, desligo.

Chego ao escritório, tomo o segundo desjejum do dia – composto de café preto e cigarro – e inicio a composição de um novo post, o que há anos vem sendo um ritual que pratico antes de começar o trabalho remunerado.

Enquanto me delicio com o prazer que o tabaco oferece quando consumido após uma xícara de café forte e puro, o celular volta a tocar. Mais uma vez, a tela de 2,5 polegadas do aparato informa que a ligação não foi identificada. Reluto em atender, mas a curiosidade é maior.

É uma voz masculina, rouca e abafada. Mais tarde, concluiria que a pessoa usou alguma coisa para abafar as próprias palavras de forma a dificultar a identificação. Talvez um pano. Mais tarde, pergunto-me por que a pessoa disfarçaria a própria voz se eu não a conhecesse…

Não farei suspense. Vamos direto aos fatos. O  sujeito antecipou o que de fato aconteceu: a dobradinha entre o procurador-geral da República e o presidente do Supremo Tribunal Federal para prenderem os réus do julgamento do mensalão sem que o resto daquela Corte pudesse deliberar sobre a proposta.

Até aí, nada demais. Havia especulações na imprensa sobre isso poder vir a ocorrer. Contudo, todos haverão de concordar que é muito estranha a pressa e as artimanhas usadas em dobradinha por Roberto Gurgel e Joaquim Barbosa de modo a colocar os réus na cadeia sem que os recursos deles sejam ao menos apreciados pelo pleno do STF.

Para que a pressa? Por que as manobras para evitar que uma decisão tão polêmica fosse referendada pelo resto da Corte?

O denunciante anônimo prossegue. Diz que Joaquim Barbosa vai tomar para si a execução penal dos réus e irá rejeitar pedidos da defesa de José Dirceu para ele ir para uma penitenciária melhor, sem superlotação e ao lado de condenados de menor periculosidade e de nível social mais alto – e, sim, existe isso, no Brasil.

Um detalhe: segundo o jornal O Estado de São Paulo, “As 74 penitenciárias do Estado de São Paulo estão com 170% de ocupação, segundo levantamento da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) atualizado no último dia 28.

A rede de penitenciárias tem capacidade para 59.739 presos, mas abriga 101.445 detentos. A Penitenciária Dr. Antonio Souza Neto (P-2), de Sorocaba, lidera o ranking da superlotação. Com capacidade para 500 detentos, a unidade está com 1.631 presos. Em segundo lugar, a penitenciária de Hortolândia, com a mesma capacidade, tem 1.587 detentos.

Outra unidade de Sorocaba, a Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro (P-1), é a terceira no ranking com 648 detentos em 210 vagas. De todas as unidades penitenciárias estaduais, apenas três, inauguradas recentemente, têm número de presos abaixo da capacidade – as de Tremembé, Presidente Venceslau e Pirajuí (feminina) (…)”

Segundo o informante anônimo, Barbosa tomaria para si a execução penal dos condenados no julgamento do mensalão e argumentaria que seria uma “bofetada no rosto da sociedade” se a eles fosse concedido benefício de irem para prisões “Vips” devido à “gravidade” de seus crimes.

O anônimo encerra a ligação dizendo que se Dirceu entrar em uma dessas cadeias, não sairá de lá vivo. Apesar de a pena em regime fechado que deverá cumprir ser de cerca de dois anos, esse tempo seria “mais do que suficiente” para ocorrer uma “briga” com algum detento na qual o ex-ministro perderia a vida.

O sujeito desligou na minha cara logo após dizer que se Dirceu entrar em uma penitenciária das que se constituem em sucursal do inferno na Terra, não sairá vivo.

Um registro imprescindível: o anônimo não fez acusação formal a ninguém. Não disse quem estaria conspirando para matar Dirceu.

Reflito, porém, o seguinte: diante das notícias sobre essa evidente armação para encarcerar previamente os condenados sem lhes dar o benefício legal de recorrerem das penas, não poderia deixar de relatar esse episódio. E, além disso, por que uma ligação anônima se a pessoa quisesse me dar apenas a sua opinião sobre o que pode ocorrer?

Concluo, pois, lembrando que a responsabilidade pela integridade física de condenados pela Justiça, é do Estado. E que o caráter político do julgamento do mensalão vem sendo cantado por dezenas de juristas, professores de Direito Penal, advogados, jornalistas e intelectuais, o que aumenta a responsabilidade dos que querem encarcerar Dirceu sumariamente.

Tags: , , , , ,

245 Comentário

  1. Ué, o mundo ainda não acabou!!??

  2. Se isto acontecer, o Joaquim Barbosa deverá responder por esse crime. Nunca ouvi dizer que alguém fosse condenado sem ter provas e ainda mais armarem para prender e jogar em qualquer canto um inocente. Será que esse procurador e o ” Sr” ministro já não pensaram nisto? Em um assassinato? se não pensaram estão se fazendo de lesos, pois qualquer um poderá dar fim na vida de Jose Dirceu na cadeia. Se eu fosse produtor de cinema, já estaria me preparando para produzir um filme sobre essa barbaridade praticada pelo STF, estes que deveriam fazer um julgamento limpo e justo e não a uma atitude tão nojenta como estão tendo. Sinto asco em falar nesses personagens do mal, Gurgel, Barbosa, Gilmar Fux, rosa, aliás só escapa o revisor, o resto pode jogar na privada.

  3. Meu querido, como o dito cujo conseguiu o n. do seu celular nem vou perguntar.
    Li varios comentarios, prestei bastante atencao com total isencao.
    O Dirceu assumiu o risco, não foi? Sei lá, ele entrou numa enrascada e não conseguiu se safar.
    Com certeza será respeitado na prisão.
    Dentro da cadeia a lei é outra.
    Preso da justiça não apanha mais da polícia não.
    Os outros detentos ficam amigo se o camarada não pisar na bola.
    Aconselhe o Dirceu para bancar os pedidos que vão chover em cima dele.
    Importante é pedir licenca e tirar os sapatos para entrar na cela. E bom ele ir trocando ideias com outros ex-detendos do lugar porque na cadeia é o lugar onde o filho chora e a mae nao escuta.
    Dois anos passam rapido.
    De boa, errou ta pagando e os presos logo deixam ele de lado.
    O negocio e nao desesperar.
    Cadeia foi feito para homem.

    • Conhece bem o ambiente, não?

    • Vê-se que você é do ramo. Respeito. Mas, se você não sabe, parece não saber o que todo mundo sabe, Dirceu já foi preso em 1969 pela ditadura empresarial-militar. Ele aguenta. Nós é que não aguentamos esse achincalhamento da democracia.

    • Aposto que você já errou muito e não está pagando nada, pelo nível de ruindade dos seus comentários!

    • Temos de manter a calma e a cautela. Parece que querem insuflar os ânimos. Não podemos entrar na onda de provocações, temos de desarmar tais intenções com inteligência. Por enquanto o STF não pode colocar o José Dirceu na cadeia. Caso se chegue a isto, teremos de pensar o que podemos fazer para denunciar que há a hipótese de um assassinato e colocar a boca no trombone internacional.

  4. A anarquia é sempre uma opção para os desesperados e a direita está desesperada. A morte de Dirceu poderia desencadear anarquia , e em anarquia tudo pode acontecer.

    Se a prisão em tempo de festas acontecer, há sim essa intenção e acho que Dirceu sabe disso. Muito mais tenho admiração por esse cara e Lula deve estar com o coração na mão com esse LOUCO, que se chama Barbosa.

    Mas a simples prisão do Dirceu em qualquer momento e sua sorte dentro da prisão deve estar deixando todas as forças de esquerdista de prontidão.

    Volto a dizer : Dirceu sabe que foi rifado para obscurecer o pais. Queria ter a metade da coragem desse cara.

  5. É isso que vêm à mente todo tempo nesse caso de julgamento de mensalão (o do PT): as analogias com a ditadura. Um dos artigos mais lúcidos que li, e com reivindicações mais importantes, nesse período todo foi o do Tarso Genro, cujo link copio aqui para quem não tiver lido ainda:
    http://www.pt.org.br/noticias/view/artigo_acaeo_penal_470_e_o_triangulo_de_quatro_pontas_por_tarso_genro

  6. Não que os golpistas descartem a possibilidade de um golpe militar mas acho que isso, talvez, seria uma espécie de plano B (ou C). O golpismo “moderno” é mais sutil. Ocorre no dia a dia, a conta-gotas. Sua ação atua mais de forma a acuar as lideranças do campo progressista do que uma ação direta de tomada de poder (mesmo porque, institucionalmente, o poder já é delles e nunca deixou de ser. O PT ocupa, “apenas”, uma pequena parcela desse poder mas ao invés de procurar expandir se encolhe intimidado). Por isso, acredito seriamente no plano para assassinar José Dirceu e, quem sabe, João Paulo e Genuíno. Seria um recado da direita: “tão vendo? Não ousem demais. Sigam a nossa agenda e sobrevivam, mesmo que, politicamente, um pouquinho mortos”. E tem funcionado. Seja na timidez dos pronunciamentos parlamentares da base aliada, seja na fala do Zé Cardoso prestigiando o STF, seja no fato de não ter sido pautada a CPI da privataria tucana, seja no recuo do relatório do Odair, seja na mudez da CUT e dos movimentos sociais em geral liderados pelo PT e pelo PCdoB. Essa tática dá direita provou ter dado certo algumas vezes no passado. Um exemplo: lembro-me do debate para o segundo turno entre Lula e Collor. Quando Collor disse que Lula tinha uma aparelhagem de som melhor que a delle e Lula aceitou calado e constrangido. Quando, naquele momento, bastaria que Lula rebatesse dizendo algo do tipo: “quem é você, beneficiário de concessão de retransmissora de cadeia de televisão para falar isso. Quer aparelhagem de som (e imagem) melhor do que essa?” Mas há algo de falso-moralista na gênese da esquerda brasileira. A luta de classes pelo poder é uma guerra encarniçada e não há espaço para falsos melindres pseudo-éticos e “bom-mocistas”. Se Marx, Engels, Lenin e Stalin (esse mesmo! O bicho-papão comedor de criancinhas) tivessem o mesmo complexo que corrói a esquerda brasileira, ainda estaríamos trabalhando feito tatus quatorze horas por dia. Isso (já que o misticismo está na moda) se a “profecia” maia não se realizasse com vinte anos de antecedência.

  7. Se ele for assassinado na cadeia pode ter certeza que a culpa vai cair nas costas do governo , do jeitinho que a mídia golpista gosta.
    Vai ser uma munição e tanto para a mídia e a oposição não acha ?

    • E depois de apagar ZD, o PiG ainda vai dizer que foi o próprio PT que queimou o seu mais perigoso arquivo… Espero, pelo BEM DO BRASIL que isso não aconteça, ou eles acabam por despertar a ira do “elefante amarrado a um banquinho”, que é o POVO… Mas, imagina só por um momento que o Zé Dirceu vai para uma penitenciária comum e começa a organizar e liderar os detentos?! Aí ele seria não apenas um mártir, mas, sei lá, um SPARTACUS, e acabaria por ser beatificado como o santo padroeiro da DEMOCRACIA BRASILEIRA (!?) Para além de todas as divagações, o lema de nossa elite atrasista, arcaica, colonizada, provinciana e LEWINSKYANA parece ser o mesmo de ROMA contra CARTAGO. DELENDA CARTAGO!! DELENDA DIRCEU!! “À cruz com ZÈ DIRCEU!! Ele já nos afrontou na DITABRANDA, e esse atrevido ainda quer nos enfrentar agora, na “nossa era neoliberal”!? Assim não pode!! Assim não dá!!” Enquanto isso todos os processos contra a TUCANALHA vão sendo engavetados, prescritos, jogados para as calendas… PELAMOR!!

      NO PASSARÁN!! VIVA GENOÍNO!! VIVA ZÈ DIRCEU!! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE!! VIVA LULA!! VIVA DILMA!! VIVA O PT!! VIVA O BRASIL!! ABAIXO A DITADURA DO STF, MÍDIA E SEUS LACAIOS & ASSECLAS!! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ!! LEI DE MÍDIAS, JÁ!! “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  8. Vc já tentou alertá-lo Edu?

  9. Eduardo, Parabéns em denunciar isso. É assim que deve ser.

    Embora muitos aqui neste país queiram negar e renegar, mas o NAZISMO existe no Brasil, está vivo e é feito por quem acha que o “Brasil” e o “Governo” lhes pertence por direito. Ou seja. a elite imperial e seus porta vozes: a mídia nativa. Lembrem-se que o PSDB não quer perder mais nenhuma eleição de jeito nenhum (seus integrantes já disseram isso e eles já constataram que não tem cacife para ganhar de Lula), portanto….

    Como em doses por conta gotas, o plano foi o seguinte:

    1º Dirceu (2012)

    2º Lula ( 2013)

    3º Dilma (2014)

    Por último, voltar ao poder (a presidência).

    Não duvidem NUNCA e de nenhuma forma disso aí.

    Minha opinião:
    SÒ no Brasil uma parte desta “imprensa” dá voz, notoriedade e moral à bandidos e, pior, TODOS, TODOS acham isso normal.

    Só no Brasil bandidos se escondem em redações de jornais e revistas, pautam matérias para atacar escancaradamente seus desafetos (incluindo aí suposições e mentiras), e usam o conceito de que a “imprensa precisa ser livre” para se desvencilhar de criticas e não pagar por isso – manipulando assim a consciência de seus leitores e das pessoas de bem deste país, que não atentam para a realidade de seus maquiavélicos planos e conluios. Pior ainda, SÓ no Brasil eles não ARCAM com as consequências disso na justiça ou tornam-se objeto de ação eficaz e efetiva no poder judiciário. As que vão pra lá morrem logo na casca e não há sequer “direito de resposta” para os que sofrem ataques.

    Só no Brasil jornalista e barão da imprensa desrespeitam as leis e são imunes à elas, sem que haja sequer qualquer movimento sensato por parte de quem tem a autoridade para levá-los a dar satisfações a sociedade e ao povo brasileiro por se aliarem com bandidos, ladrões e corruptos do Estado.

    Só no Brasil…

    Meu pai quando era vivo dizia: “quem se alia com bandido, BANDIDO também é.

    O plano não é só pra matar José Dirceu, Lula também.

    Eu estou indignado com isso.

    Muito indignado.

    .

  10. Edu, a resposta está aqui:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/para-entender-o-xadrez-da-politica-2

    A oposição quer levantar a fervura política, quer provocar um confronto em campo aberto, nas ruas, visando apenas criar um ambiente de instabilidade propício a golpes. Eu acho, sinceramente, que quem te ligou faz parte dessa oposição, com o objetivo de , nada mais, nada menos, fazer vc publicar, melhor ainda se com certo pânico. EU NÃO ACHO ESSA HISTÓRIA VEROSSÍMIL. Até porque Dirceu ainda pode ser inocentado. Mas, por hora, a condenação de agora (existe a possibilidade de reverter!) já deu a vitória necessária à oposição. Não tem nexo algum, a direita não chegaria a esse ponto de assassinar ninguém, isso se chama provocação política. Alegar que a oposição (PSDB ? PPS ? Faz sentido isso ?) quer assassinar alguém é uma acusação gravíssima, sem provas, e não havendo provas, acho que nem deveria ter sido dada a atenção para essa chamada telefônica!!!, nem deveria ter sido publicado, pois só retroalimenta o jogo.

    • Ô meu caro, de que serve prova nesse país? Se dependesse de prova, Dirceu, Genoíno e o núcleo do PT não estariam condenados no famigerado STF.

  11. Impressiona tal fúria contra Dirceu. A dosimetria foi meticulosa no cálculo dos crimes inexistentes pra
    colocá-lo no regime fechado. O MP abusa do poder que tem!

    • É porque sabem que Dirceu é um homem extremamente inteligente, corajoso e compromissado em melhorar o Brasil.

  12. escrevo após a decisão de não prender os reus até o fim do recesso como seria o logico; o fato de estarmos presenciando coisas impensáveis até recentemente, mas previsiveis em se tratando de alijar o pt da politica nacional, quando qualquer artificio ou arbitrariedade sera aceita, tanto pela midia como pela tal “elite”, da margem a paranoias como essa de uma trama entre o procurador geral e o presidente do supremo afim de assassinar o dirceu; é preciso não nos deixarmos levar por esse tipo de alarme que pode inclusive contribuir pra descabar para a violencia; se isso vier acontecer é tudo que a direita quer pra justificar “medidas de excessão”,

  13. http://www.psiquiatriaesaudemental.com/

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  14. Ainda bem que o ministro JB na hora “h” amarelou diante das pressões e ponderações em relação ao ato inconsequente de prender José Dirceu antes da publicação do acordão do julgamento e dos recursos aos quais teria direito, e das sérias consequências que isso poderia acarretar.
    É sabido por todos que José Dirceu, homem que lutou contra a ditadura militar de 1964, é uma pessoas de muitos inimigos. E pessoas assim correm sério risco em ambientes de violência e volatilidade como as prisões.
    Pelo menos JB agiu com cerébro desta vez, diferentemente de como se comportou no julgamento da AP 470;

Trackbacks

  1. FATOS & FOTOS

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.